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Ver Versão Completa : DIY - SW4 2.8D - Troca das buchas das bieletas e das barras estabilizadoras



jipinhotoyota
26/12/2014, 17:29
Boa tarde,pessoal!

Comprei as buchas das bieletas e das barras estabilizadoras da SW4 2.8D.
Como parece um serviço simples, gostaria de trocar em casa.

As buchas da barra estabilizadora já são abertas. Sendo assim, acredito que são bem tranquilas de substituir as que lá estão, bastando remover as abraçadeiras que fixam as mesmas na barra.

Já as buchas das bieletas, qual seria o procedimento?
Basta retirar a porca que fixa as bieletas? Não precisa colocar em macaco, mexer em outra peça?
Acho que é só isso, mas gostaria de uma confirmação dos amigos.

Obs: Todas as buchas são originais Toyota. Espero começar 2015 sem nenhum "tec tec" na suspensão.
hehehehe

Um abraço e um bom fim de ano para todos!

sandro_ventania
28/12/2014, 13:11
Jipinho é isso mesmo, sem mistério nenhum!
Não precisa de macaco, nem nada...só soltar a porca da bieleta, solte dos dois lados que fica mais facil movimentar a barra para retirar as buchas. Ao colocar, não aperte demais, apenas encoste com firmeza, para a borracha ainda ter movimento para absorver impactos.

jipinhotoyota
29/12/2014, 12:04
Jipinho é isso mesmo, sem mistério nenhum!
Não precisa de macaco, nem nada...só soltar a porca da bieleta, solte dos dois lados que fica mais facil movimentar a barra para retirar as buchas. Ao colocar, não aperte demais, apenas encoste com firmeza, para a borracha ainda ter movimento para absorver impactos.

Valeu, Sandro!

Eu troquei logo após ter criado o tópico.
Tirei as porcas das bieletas traseiras, mas não consegui tirar as buchas inferiores. Tirei, então, as abraçadeiras da barra estabilizadora traseira.Aí, ficou fácil.
Troquei as buchas da barra estabilizadora traseira e das bieletas. O acesso a uma das buchas da barra tava horrível. Custei a tirar o parafuso superior.

Já na dianteira, a troca das buchas da barra estabilizadora foi mais tranquilo. Os parafusos são mais acessíveis.
Mas não consegui trocar as buchas das bieletas dianteiras.
Eu tenho que tirar a porca por baixo da bandeja inferior, certo? As ferramentas que tinha em mãos não alcançavam a porca, que fica uns 5cm pra dentro do parafuso, dentro da bandeja.

O procedimento seria esse mesmo?

No geral, fiquei satisfeito, pois o carro parece mais macio e os barulhos que estavam fazendo quando passava por buracos sumiram. Agora, tá parecendo carro zero km. kkkk

Obrigado.

sandro_ventania
29/12/2014, 20:37
É...realmente na dianteira a porca fica por baixo e dentro da bandeja uns 5cm...mas eu consegui acessar com uma simples chave de boca, trabalhando com ela meio inclinada. Mas o ideal seria uma chave sextavada tipo canhão ou L, mas comprida, para o parafuso não atrapalhar chegar na porca. Se tiver furadeira, dá pra abrir um canal no fundo da chave para o parafuso se encaixar e a chave alcançar a porca.
É isso aí...economizou 100,00 do mecânico...transforma isso em diesel e vai passear!

jipinhotoyota
04/01/2015, 14:29
É...realmente na dianteira a porca fica por baixo e dentro da bandeja uns 5cm...mas eu consegui acessar com uma simples chave de boca, trabalhando com ela meio inclinada. Mas o ideal seria uma chave sextavada tipo canhão ou L, mas comprida, para o parafuso não atrapalhar chegar na porca. Se tiver furadeira, dá pra abrir um canal no fundo da chave para o parafuso se encaixar e a chave alcançar a porca.
É isso aí...economizou 100,00 do mecânico...transforma isso em diesel e vai passear!

Boa ideia, Sandro!

Não mexi na viatura depois daquele dia.
Vou esperar mais umas duas semanas e tentar novamente, junto com a troca do óleo do motor e dos filtros.
Mas é possível que as buchas dianteiras estejam em boas condições, já que o carro ficou silencioso.
No entanto, vou trocar mesmo assim. Já comprei mesmo. :cool:

Além da economia, é muito bom aprender cada vez mais sobre nosso carro.
Você sabe como é...