PDA

Ver Versão Completa : MWM 2.8 X PowerStroke 2.8



IGORFROTA
24/01/2006, 09:00
Pessoal, qual o melhor motor ?
Em relação à desempenho, manutenção, durabilidade, etc....
Coloquem seus argumentos.
To pensando em trocar minha S10 Maxion 2.5 numa pickup mais nova.
Tenho preferencia pela Ranger, para confirmar a fama dela de ser mais robusta para o OffRoad. Mas ao mesmo tempo sempre ouço muitos elogios aos motores MWM.
Abraço

Walter L. L. Casitta
24/01/2006, 09:14
O motor MWM exige menos manutenção que o Maxion...
Ranger exige menos manutenção que a S10...

JOEL ALVES
24/01/2006, 09:46
IGORFROTA,

seja bem-vindo.

Já tive oportunidade de dirigir e testar veículos com os dois motores.

O PS é muito show de bola principalmente com TGV.

A suavidade e rápida subida de giros me impressionaram.

O MWM é mais áspero, porém não menos valente.

Eu iria de Ranger se fosse vc...

Com relação á manutenção: Os dois motores são muito roustos e por pertencerem á mesma fábrica -INTERNATIONAL - não há problemas de peças etc.

Pequeno jr
24/01/2006, 10:24
Na minha opinião se vc quer uma economia d aproximadamente 1km a mais, o MWM é mais economico. Outro fator é q o MWM é um pouco mais barulhento que o PS.

Agora, mais torque, potência (tgv) e ate sem TGV, desempenho o PS (power stroke 2.8 ) é o melhor.

Valor na manutenção não tem muita diferença entre os dois.

O lema do Walter é pura realidade ... acho q vc não deve pensar apenas na questão do motor na escolha do carro.

IGORFROTA
25/01/2006, 08:37
Realmente eu estou pretendendo ir para uma Rnger, até mesmo porque era essa a minha intenção antes de comprar a S10 que tenho agora.
Acho a Ranger realmente mais robusta mas tinha receio em relação ao motor. Acho que fiquei com restrição à MAXION em virtude do motor que equipa meu carro.
Um outro receio é em relação à rede de atendimento FORD.
Meu último carro era FORD e eu percebi a maior dificuldade em encontrar peças e também no valor.

A partir que qual ano eu encontro Ranger com 2.8 ?

Agradecido

Pequeno jr
25/01/2006, 09:41
2002

IGORFROTA
25/01/2006, 10:49
Joel, percebi que sua S10 possui intercooler.
Percebeu alguma diferença significativa no desempenho e no consumo ?
Qual o equipamento que vc colocou ? E o Custo ?

Percebi tambem que vc fez uma alteração na turbina.
Deu algumas voltinhas neh. Deve ter mandado abriar + a bomba tmb.
E então, melhorou significativamente o desempenho e o consumo ?

Tenho um certo receio de aumentar a pressão na turbina. O MAXION já é campeão em vazamentos (luto com isso direto).
Será que não compromete a vida útul do motor?

Acho que vou abrir um tópico sobre este assunto

Pequeno jr
25/01/2006, 11:29
Joel, percebi que sua S10 possui intercooler.
Percebeu alguma diferença significativa no desempenho e no consumo ?
Qual o equipamento que vc colocou ? E o Custo ?

Percebi tambem que vc fez uma alteração na turbina.
Deu algumas voltinhas neh. Deve ter mandado abriar + a bomba tmb.
E então, melhorou significativamente o desempenho e o consumo ?

Tenho um certo receio de aumentar a pressão na turbina. O MAXION já é campeão em vazamentos (luto com isso direto).
Será que não compromete a vida útul do motor?

Acho que vou abrir um tópico sobre este assunto

Ja há topicos falando sobre isso, mas o Maxion aguenta ate a base de 1,3bar tranquilamente. Ele original anda com 0,8.

O problema q na sua, se quiser melhorar a performace dela, vai ter que mexer alem da turbina instalar o intercooler. Acho que vc encontra ai no mercado por volta de uns R$ 1500,00 (acho que foi isso que falaram em outro topico).

IGORFROTA
27/01/2006, 10:58
Estou com muita vontade de partir para uma Ranger, porém, so tem com 2.8 a partir de 2002 e portanto fica um tanto cara.
Agora me fica a dúvida?
S10 2000 2.8 MWM ou Ranger 2000 2.5 MAXION ?
VOU FAZER DAS TRIPAS CORAÇÃO PARA CONSEGUIR MIGRAR PARA A POWERSTROKE, MAS E SE NAO DER ?
O que aconselham ?

Pequeno jr
27/01/2006, 11:22
Estou com muita vontade de partir para uma Ranger, porém, so tem com 2.8 a partir de 2002 e portanto fica um tanto cara.
Agora me fica a dúvida?
S10 2000 2.8 MWM ou Ranger 2000 2.5 MAXION ?
VOU FAZER DAS TRIPAS CORAÇÃO PARA CONSEGUIR MIGRAR PARA A POWERSTROKE, MAS E SE NAO DER ?
O que aconselham ?

Igor,

Olha so, andei no site da FIPE e verifiquei q não existe S-10 Cabine Dupla 4x4 ano 2000. So existe a partir de 2002 tbm. (posso estar errado, mas não encontrei)

Ano 2000 com motor 2.8 so achei cabine simples e dupla mas apenas 4x2.

Olha o valor da S-10: CD 4x4 2002 - GM - Chevrolet S10 Pick-Up Std 2.8 4x4 CD TB Int.Dies. - R$ 43.728,00. (preço médio).


Ford Ranger XL 2.8 8v 135cv 4x4 CD TB Diesel 003254-9 2002 R$ 45.772,00 (preço médio).

Agora, se for 4x2 ai ja muda a conversa.

murilloaquino
27/01/2006, 14:09
s-10 cabine dupla desde 1998 com traçao 4x4 e com motor maxion 2.5 (95cv)
a ranger foi ate 2001 com motor 2.5 maxion (115 cv)
Carro por carro va de ranger q é muito melhor q s-10
Motor por motor vai d mwm q é muito melhor...
minha modesta opiniao...
abraçoss

IGORFROTA
27/01/2006, 14:59
Tem S10 4x4 MWM 2.8 ano 2000 sim.
Aqui em Fortaleza já vi várias.
Em 2000 saiu tanto com o 2.5 Maxion como com 2.8 MWM. Acho que a partir de um determinado mes mudou tudo.
A partir de 2001, todas ja sairam com o 2.8 MWM.


Se o preço daqui fosse nessa média aí, eu realmente comprava a Ranger. Mas aqui uma Ranger 2002 custa nao menos que R$ 48000 e a S10 4x4 MWM 2.8 ano 2000 tah +/- R$ 42000

JOEL ALVES
29/01/2006, 00:11
Joel, percebi que sua S10 possui intercooler.
Percebeu alguma diferença significativa no desempenho e no consumo ?
Qual o equipamento que vc colocou ? E o Custo ?

Percebi tambem que vc fez uma alteração na turbina.
Deu algumas voltinhas neh. Deve ter mandado abriar + a bomba tmb.
E então, melhorou significativamente o desempenho e o consumo ?

Tenho um certo receio de aumentar a pressão na turbina. O MAXION já é campeão em vazamentos (luto com isso direto).
Será que não compromete a vida útul do motor?

Acho que vou abrir um tópico sobre este assunto

"Real Trucks are built , not bought!"

EU COMPREI MINHA S10 COM 150.000 Km RODADOS (REAIS) E ESTÁ EM EXECELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO. O MOTOR ESTAVA MARAVILHOSO, PORÉM UM POUCO PRESO EM BAIXAS ROTAÇÕES E ESGUELANDO EM TORNO DE 120Km/h. TAMBÉM FAZIA MUITA FUMAÇA EM GIROS UM POUCO MAIS ALTOS. JÁ HAVIA DIRIGIDO A RANGER 2.5 E A 2.8 POWER STROKE

COLOQUEI UM MANÔMETRO DE TURBO (R$60,00) E UM KIT INTERCOOLER ORIGINAL DA INTERNATIONAL (R$1200,00 - INSTALADO).

OS RESULTADOS DE GANHO DE TORQUE E POTÊNCIA FORAM MUITO BONS. PRINCIPALMENTE TORQUE EM BAIXA ROTAÇÃO.
SEGUNDO O SITE BEST CARS DE 95cv FUI PARA 105cv E DE 22Kgmf DE TORQUE, FUI PARA 25Kgmf. OS NÍVEIS DE FUMAÇA DIMINUÍRAM CONSIDERAVELMENTE.

JÁ ESTAVA FELIZ COM OS RESULTADOS EM TERMOS DE RUÍDO E PERFORMANCES QUANDO OBSERVEI UM COMENTÁRIO SOBRE A VÁLVULA WASTE-GATE. FUI A UM MECÂNICO E ELE DEU 10 VOLTAS NO PARAFUSO DA VÁLVULA WASTE-GATE E EU VIVI OUTRA REALIDADE...

MEU MANÔMETRO REGISTRAVA NO MÁXIMO 0.8 BAR E AGORA REGISTRA 1.4BAR. A TURBINA ENCHE MAIS RÁPIDO E O MATOR FICOU MAIS SILENCIOSO, SEM A SENSAÇÃO DE ESGUELAMENTO.

A PICAPE VIROU UM VERDADEIRO BÓLIDO - SE COMPARADA COM O MOTOR ORIGINAL - A SERRA QUE EU SUBIA AOS TAPAS EM 3a. AGORA SUBO RINDO EM 4a. AS RETOMADAS ESTÃO MUITO MAIS SEGURAS E SATISFATÓRIAS. A MANUTENÇÃO DA 5ª MARCHA EM ACLIVES FICOU MAIS FÁCIL. A FUMACEIRA COMO SE POR MILAGRE SUMIU.

SEGUNDO O BEST CARS WEB SITE, AGORA TENHO EM TORNO 120cv E TORQUE DE 29Kgmf. http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-s10td.htm

AGORA FICOU MUITO DIFÍCIL A TROCA POR OUTRA PICAPE SÓ POR CAUSA DO RENDIMENTO... A COMPRA DA S10 SE TORNOU UM EXCELENTE CUSTO BENEFÍCIO.

FUI ATÉ UMA DAS CASAS MAIS CONHECIDAS DE BOMBAS A DIESEL DO RIO DE JANEIRO E O ENGENHEIRO ME CONFIRMOU QUE A VÁVULA LDA SEGURA A ONDA COM RELAÇÃO AO AUMENTO DA PRESSÃO DO TURBO EM ATÉ 1.4 BAR. NÃO PRECISEI COM ISSO MECHER NA PRECIOSA BOMBA INJETORA.

O MOTOR GEMINI (OU LAND ROVER 300TD OU MAXION 2.5) É UM EXCELENTE MOTOR DESDE Q SEJAM OBSERVADOS OS SEGUINTES CUIDADOS:

*TROCA DO ÓLEO EM ATÉ NO MÁXIMO 8.000Km
*TROCA DA CORREIA DENTADA EM 80.000Km

ASSIM, OS INGLESES DE TODOS OS GRANDES CLUBES DE LAND ROVER ESPALHADOS PELO MUNDO TÊM ORIENTADO E OBTIDO GRANDE SUCESSO NOS USOS MAIS DUROS DO OFF-ROAD OU INDO À FEIRA COMPRAR CHICÓREA

SEGUNDO OSITE DA INTERNATIONAL:
clique aqui>> http://www.nav-international.com.br/motores.asp?id=3&idioma=1 <<clique aqui
FORAM FEITOS MAIS DE 540.000 MOTORES E AINDA SÃO PRODUZIDOS PARA A LAND ROVER E MATRA.
VC HÁ DE CONVIR QUE 540.000 BONECOS É UM NÚMERO EXPRESSIVO

VC SABIA QUE O MOTOR 2.8 POWER STROKE QUE EQUIPA A NOVA RANGER E O CROSS LANDER É UMA CONTINUIDADE (EVOLUÇÃO) DO BOM E VELHO 2.5

VC SABIA QUE HÁ GRANDE INTERCÂMBIO DE PEÇAS ENTRE ELES?

VC SABIA QUE MUITAS IDÉIAS NA CONSTRUÇÃO DO 2.8 FORAM APROVEITADAS DO 2.5?

POIS É, NÃO FAÇO APOLOGIA E NEM DEFESA DE NEHUMA MARCA OU MOTOR (APESAR DO MEU AVATAR), MAS O 2.5 COMIGO E COM MILHARES DE USUÁRIOS -DE RANGEIROS A LANDEIROS- TEM SE SAÍDO MUITÍSSIMO BEM - EU DISSE USUÁRIOS E NÃO O AMIGO DO AMIGO DO AMIGO QUE SOUBE PELA MÃE DA SOGRA DA CUNHADA DO PATOLINO...

Edintruder
30/01/2006, 22:40
Joel, :palmas:

Turtle
31/01/2006, 15:59
Gosto pessoal, vou de MWM 2.8.
132cv a 3600rpm!
E o barulhão é o melhor... Uma pena eu nunca ter dirigido o International 2.8 :lol:
Abraços aos colegass

Marcelo R. A. da Cunha
31/01/2006, 16:15
Eu fico com o MWM pelo conjunto RDC (Robustez, Durabilidade, e menor Consumo). :concordo: .

Mesmo quem não gosta da marca sabe que os motores da MWM são os mais resistentes e duráveis do mercado (nos segmentos disputados pela marca).

Antes que alguem reclame os Maxions tambem são bons motores, mas na minha opinião eu sou + o MWM.

rgds

LMPortocarrero
08/02/2006, 23:46
Meu pai nunca comprou veiculo nenhum c/ motor mwm, quando foi comprar o seu trator Valmet 985 s turbo escolheu a opção de motor Valmet em vez de mwm, qdo foi comprar o MF 235 escolheu o motor Perkins.

Hoje em dia ele prefere o mwm por uma única razão:RDC

Nós comcordamos c/ a sua opinião Marcelo!!! :concordo: :concordo: :concordo:

Heberson Barbosa
03/01/2010, 17:27
sempre ouvi muitos elogios do motor mwm. no quesito durabilidade e confiança. mais o motor PS é otimo em desempenho deixa quaquer s10 no chinelo. fazendo a manutençao correta na ranger 2.8 garanto ki nao vai ter problemas.

Eu iria de power strke se fosse vc

JEFFCATUNDA
03/01/2010, 17:48
sempre ouvi muitos elogios do motor mwm. no quesito durabilidade e confiança. mais o motor PS é otimo em desempenho deixa quaquer s10 no chinelo. fazendo a manutençao correta na ranger 2.8 garanto ki nao vai ter problemas.

Eu iria de power strke se fosse vc
O Igor fez esta pergunta em janeiro de 2006, a exatamente 4 anos...

Ele comprou uma Ranger... e isso há uns 3 anos mais ou menos....


topico antigo.

SAPO-BOMBA
03/01/2010, 21:26
Eu escolheria a Ranger PS 2.8 TGV, principalmente se fosse daquelas primeiras que dizem ter o diferencial mais curto...

duardobruno
04/01/2010, 08:54
Igor,

Olha so, andei no site da FIPE e verifiquei q não existe S-10 Cabine Dupla 4x4 ano 2000. So existe a partir de 2002 tbm. (posso estar errado, mas não encontrei)

Ano 2000 com motor 2.8 so achei cabine simples e dupla mas apenas 4x2.

Olha o valor da S-10: CD 4x4 2002 - GM - Chevrolet S10 Pick-Up Std 2.8 4x4 CD TB Int.Dies. - R$ 43.728,00. (preço médio).


Ford Ranger XL 2.8 8v 135cv 4x4 CD TB Diesel 003254-9 2002 R$ 45.772,00 (preço médio).

Agora, se for 4x2 ai ja muda a conversa.

Little Jr, cerrrteza que tem mano. Meu primo acabou de vender a dele. S10 2000, CD, 4x4. Meteu no negócio de uma casa por 40.000.

Walter L. L. Casitta
04/01/2010, 09:22
Prestatenção... Isso foi a 3 ou 4 anos atrás!.:putz::putz::putz::putz:

duardobruno
04/01/2010, 14:49
Prestatenção... Isso foi a 3 ou 4 anos atrás!.:putz::putz::putz::putz:

Oxi! E daí? Vai que o cara tem a dúvida até hoje....

sergiomfff
05/01/2010, 08:02
Oxi! E daí? Vai que o cara tem a dúvida até hoje....


:putz::putz::putz::putz::putz::putz:!!

duardobruno
05/01/2010, 08:29
:putz::putz::putz::putz::putz::putz:!!
:putz::putz::putz::putz: O q????

marciomeurer
06/09/2011, 17:05
:putz::putz::putz::putz: O q????

:parede::parede::parede::parede::parede::parede::p arede:

Rppel
06/09/2011, 17:33
:parede::parede::parede::parede::parede::parede::p arede:
Pá de ouro a Ressurreição
310672

Carlos A. C. Azevedo
06/09/2011, 18:47
Alguem ai tem alguma coisa a falar sobre algum dos dois motores ou vão ficar mandando emoticon um pro outro?

Pá de ouro esse pessoal não tem mesmo o que fazer:chorandoderir::chorandoderir:

Edintruder
06/09/2011, 21:41
Pá na cabeça e um soco na boca... ahahaha!

marciomeurer
07/09/2011, 10:24
posso até falar se ñ aparecer um pobre coitado falando "ahhh esse post é de 2006 o cara ja compro a ranger aaaaaaaaah"
comprei uma ranger tbm mes passado... 250 mil km ano 02/03 xlt n tem nenhum vazamento de oleo no motor, cambio ou diferencial, folga no diferencial (pesquisei e é normal) cambio impreciso para trocar de marchas, n bate lataria n tem nhoc nhoc mais a temperatura sobe devagar (bem devagar mais ja vou fazer uma limpeza de radiador e etc... para prevenir isso) aos 140 150km/h (tudo comparei com a s10 2000 2.8 mwm do meu irmão).... prefiro minha ranger 10 a 0! mto mais alta mais bonita e aguenta mto mais peso
ela so ta com um pequeno de vazamento na turbina e a turbina ta fazendo um barulho tipo o piu so que bem baixinho pq o escape é original... mais só vou meche nisso mais pra frente ao menos que vcs foristas me dêem um bom motivo para meche agora...
mais uma coisa se eu bota o escape direto ela vai pia alto?
att

Edintruder
07/09/2011, 12:59
Marcio, experimenta tirar o escapamento dela e veja como fica. Se gostares põe uma curva para o lado apenas que fica muito bom. Realmente, a comparação do 2.8 PS para o Sprint chega a ser desonesta no quesito condução. Até o HSD 2.5 é melhor de conduzir que o Sprint. Acho o sprint com uma faixa de torque muito pequena, e para os veículos que ele foi colocado, é muito "quadrado". No Troller acho que combinou legal, mas em SUV que preza pelo conforto, acho que o PS é muito mais acertado.
O PS só perde na durabilidade final, coisa que o Sprint vai tranquilo nos 500.000km (se bem cuidado) e o PS fica na casa dos 400.000 nas mesmas condições de uso e manutenção.

igominati
07/09/2011, 13:11
Fiz isto na silverado de colocar uma curva no meio da caminhonete, na cidade para zoar ficou legal, mas na estrada não tinha como aguentar o barulho do motor/turbina, aí veio o apelido "patrola", troquei o escapamento e voltei para o original. Agora na questão powerstroke x mwm, prefiro o mwm, mas nos 2.8 x 2.8, mas quando lançaram o 3.0 aí a coisa muda.

Rei da Terra
15/11/2011, 01:04
MOTOR: MWM x PS
CARRO: S10 x Ranger

Sei que o TOPICO nao e dirigido a um ou outro modelo, farei aqui uma breve comparação nao so dos motores mais tbm de 2 veiculos.

Desempenho = PS ele e realmente diferente do MWM em desempenho, e muito elástico.
Manutenção = MWM manutenção relativamente mais em conta e mais facil, mais confiavel que o PS.
Consumo = Acredito que nesse quesito da empate, lembrando q nao estou levando em consideração os veículos e sim os motores. Mas acredito que o MWM leve vantagem.
Torque = PS sem discussão, no caso do TGV sem ele a diferença já descontinua para o PS e a vantagem vai para o MWM.
Silencio = MWM, o PS leva vantagem por ser mais elástico.
Vibraçao = PS leva vantagem.

Suspensão = Ranger ganha por ser mais firme, so que ela chega ser muito dura pula demais, S10 muito mais macia, macia até demais, no meu caso como a minha e com a suspençao moderna, nao a problema de ficar instavel, ou algo do tipo, as primeiras realmente eram muuito moles, a minha e apenas firme e ao meu ver já foi resolvido o problema de suspensão da S10, pois a minha e firme sem ser dura.
Cambio = S10 mais firme e mais preciso, Ranger mais macio, em contra partida nao achei muito bem escalonado.
Freios = As 2 se equivalem.

Bom, como tenho uma S10, minha preferencia por ela fica bem clara. e assim como para seu motor. Mais nao acho que ela seja perfeita, mais a considero para min, lógico, como a melhor pick-up, até pq c nao fosse teria comprado outra, qualquer.
Mais deixo aqui um pouco da minha experiência com essas pick-ups e seus motores, desculpe se eu sai um pouco do tema do topico, mais eu nao consegui falar dos motores independentes. Lembrando o que foi falado e apenas impressões minhas... nao é regra.
Abraço Amigos.

Walter L. L. Casitta
15/11/2011, 01:57
MOTOR: MWM x PS
CARRO: S10 x Ranger

Sei que o TOPICO nao e dirigido a um ou outro modelo, farei aqui uma breve comparação nao so dos motores mais tbm de 2 veiculos.

Desempenho = PS ele e realmente diferente do MWM em desempenho, e muito elástico.
Manutenção = MWM manutenção relativamente mais em conta e mais facil, mais confiavel que o PS.
Consumo = Acredito que nesse quesito da empate, lembrando q nao estou levando em consideração os veículos e sim os motores. Mas acredito que o MWM leve vantagem.
Torque = PS sem discussão, no caso do TGV sem ele a diferença já descontinua para o PS e a vantagem vai para o MWM.
Silencio = MWM, o PS leva vantagem por ser mais elástico.
Vibraçao = PS leva vantagem.

Suspensão = Ranger ganha por ser mais firme, so que ela chega ser muito dura pula demais, S10 muito mais macia, macia até demais, no meu caso como a minha e com a suspençao moderna, nao a problema de ficar instavel, ou algo do tipo, as primeiras realmente eram muuito moles, a minha e apenas firme e ao meu ver já foi resolvido o problema de suspensão da S10, pois a minha e firme sem ser dura.
Cambio = S10 mais firme e mais preciso, Ranger mais macio, em contra partida nao achei muito bem escalonado.
Freios = As 2 se equivalem.

Bom, como tenho uma S10, minha preferencia por ela fica bem clara. e assim como para seu motor. Mais nao acho que ela seja perfeita, mais a considero para min, lógico, como a melhor pick-up, até pq c nao fosse teria comprado outra, qualquer.
Mais deixo aqui um pouco da minha experiência com essas pick-ups e seus motores, desculpe se eu sai um pouco do tema do topico, mais eu nao consegui falar dos motores independentes. Lembrando o que foi falado e apenas impressões minhas... nao é regra.
Abraço Amigos.

A verdade é que esse tipo de comparação não é muito saudável aqui no fórum. Mais a frente você vai entender isso melhor.

Até dá pra comparar o MWM com o PS. O PS em performance é bem superior ao MWM, mas exige um pouco mais de manutenção por usar correia na distribuição.

Comparar a Ranger com a S10 ficam plicado. A Ranger PS2.8 tem melhor desempenho, conforto, suspensão, estabilidade e até peças mais baratas.

Se a Ranger a ser compara for a 3.0 vira covardia.

SAPO-BOMBA
15/11/2011, 04:55
Se a Ranger a ser compara for a 3.0 vira covardia.

Nem me fala, pq eu lembro de gente que jurava de pés juntos que a S-10 2.8 não devia nada pra Ranger 3.0 em termos de desempenho... :mrgreen:

NGDaniel
15/11/2011, 09:27
Nem me fala, pq eu lembro de gente que jurava de pés juntos que a S-10 2.8 não devia nada pra Ranger 3.0 em termos de desempenho... :mrgreen:

Agora mesmo aparece um aqui pra afirmar isso...

Espia só..

MaurícioBsb
15/11/2011, 09:44
Sei não, mas nessa comparação acho que não tem nem conversa o PS 2.8 e o melhor, agora no quesito pickup, a Frontier é melhor que as duas só que usa o MWM!

Walter L. L. Casitta
15/11/2011, 10:20
Sei não, mas nessa comparação acho que não tem nem conversa o PS 2.8 e o melhor, agora no quesito pickup, a Frontier é melhor que as duas só que usa o MWM!

Enquanto o MWM ficava só na S10, a Ford sossegou com o PS 2.8. O 3.0 foi solução que a Ford encontrou pra dar o troco na Nissan...

Rei da Terra
15/11/2011, 14:22
Olha realmente o 2.8 MWM nao tem um desempenho muito bom, mais é bem silencioso, pelo o menos o meu e mais silencioso do que os motores Mitsubishi, considero os motores Mitsubishi bem silenciosos. Mais eu ainda fico com o bom e velho MWM, mesmo sabendo que os motores Internacionais estão tao bons, ou até melhores... eh galera e lembrando depois da fundição da MWM com a MAXION, q hj e a MWM Internacional, os motores de origem MAXION se transformarão, em durabilidade, desempenho td melhor.
Abraço Amigos!

PauloLimited
15/11/2011, 14:22
Essa Frontier MWM aqui em Uberaba se tiver umas 10 dela é muito, aqui ela é considerada a maior bomba que existe. Diferente da nova que depois que começo a ter essas promoções e propagandas de poneis ta vendendo muito, mas mesmo assim tem menos que as concorrentes.

Rei da Terra
15/11/2011, 14:26
Aki em Cbá tbm... o pessoal por aki anda reclamando mto das novas 2.5, uma pena pois eu a acho linda, com aquela "gabinona" quadrada.....

SAPO-BOMBA
15/11/2011, 18:43
Motor MWM Sprint e silencioso não cabem na mesma afirmativa...

Agora o Sprint 6 canecos é mais silencioso que o 4 canecos, fácil...

Imperador!
15/11/2011, 21:01
Em geral todos os motores 6 cilindros são mais silenciosos que os 4 cilindros, pois estes últimos precisam do compensador de massas pra reduzir a trepidação e os ruídos.

Rei da Terra
16/11/2011, 00:22
Sei que os MWM em geral realmente sao ruidosos. Mais nao sei se o isolamento acústico da S10 nova é melhor, ou se é a era ELETRONIC, pois a minha é beem silenciosa.

Lucas Nassif
16/11/2011, 07:59
Quem fala que o MWM 2.8 da S10/Frontier é barulhento, nunca viu um MWM 2.8 da Agrale funcionando...




[]`s

marciomeurer
16/11/2011, 12:55
2.8 ps é muito mais silencioso que o 2.8 mwm... não tem comparação...

Rei da Terra
16/11/2011, 12:57
Em tem um amigo meu q ele trabalha na COPEL Companhia Paranaense de Energia... e ele trabalha com um AM 200 se nao estou enganado, o dele e CS sabe tipo caminhonete, nao Jipe.
E tem um puta de um barulho, e o mais engraçado que é um barulho estralado...
Abraços.

Rei da Terra
16/11/2011, 13:01
Intao marcio, nao sei se ele e mais silencioso ou nao.
Sei que ao andar em uma ranger com um motor PS, percebe-se muito mais o barulho do motor dentro da Ranger, do que na S10, intao minha duvida é, ou a S10 tem isolamento acústico melhor que a Ranger ou o PS e mais barulhento...
Abraços

Lucas Nassif
16/11/2011, 13:05
Em tem um amigo meu q ele trabalha na COPEL Companhia Paranaense de Energia... e ele trabalha com um AM 200 se nao estou enganado, o dele e CS sabe tipo caminhonete, nao Jipe.
E tem um puta de um barulho, e o mais engraçado que é um barulho estralado...
Abraços.

Exatamente, a minha AM100 é a mesma coisa. Barulho estralado principalmente quando ta frio.

Rei da Terra
16/11/2011, 13:33
Em uma curiosidade, quanto teu Jipe faz de media?
Ja é electrónico?
Abraços

Lucas Nassif
16/11/2011, 13:56
Em uma curiosidade, quanto teu Jipe faz de media?
Ja é electrónico?
Abraços

O meu não é Jipe, é uma picape cabine dupla.

https://lh3.googleusercontent.com/-sJ-GbCTcW1U/TsA9KwU31yI/AAAAAAAAC-k/p50mBkfming/s720/DSC_0147.jpg

O motor é eletrônico by Reiko (194cv), tenho pneus 37", faz média de 8km/l.

dsamaz
22/03/2012, 17:58
Colegas,

neste tópico muito se falou do barulho do MWM e das vantagens da ranger sobre a S10.
Ninguém "entrou" dentros dos motores e explicou o porque disto ou daquilo.

Agora que o MWM 2.8 se foi com a chegada da nova S10, vou tentar postar a diferenças (e eventuais vantagens de um ou de outro).

Vou postar um detalhe por dia...


1º Sistema distribuidor

O sistema do MWM é incrível. Engrenagens com desgaste mínimo, lubrificadas pelo cubo, é capaz de funcionar "ad eternum" sem exigir trocas, manutenção ou reparos. Nunca houvi falar de alguém que tenha tido problemas com as engrenagens.
Simples, funcional, resistente. Não usa correntes ou (arghhh) correia com no maxion 2.8 power stroke.
Também deixa livre a frente do motor, simplificando e dando espaço para as trocas da correia dianteira (alternador) e outras manutenções. O único porém é se o motor for desmontado e na remontagem o meca montar uma engrenagem muito próxima de uma outra, deixar engrenagens "coladas", que aí, com o aquecimento elas dilatarão-se e se quebrarão mutuamente. Vai-se descobrir bem rápido este problema, nas primeiras vezes que o motor funcionar (provavelmente ainda estará dentro da garantia). Todos os mecânicos que mexem com MWM sabem que engrenagem não pode ficar colada uma na outra.

O maxion 2.8 usa correia dentada com tensionador, que por sinal é igual a do 2.5, porém existe nas auto-peças um modelo "mais resistente" para ele, tornando mais raro encontrar a peça "melhor". A troca do conjunto sempre passa dos R$600, podendo passar dos R$1.000, dependendo de onde se compra e onde será feito o serviço.
Exige troca a cada 120k km, não é confiável, não presta e é um "Ó" para trocar. Precisa desmontar metade do carro para isto. E ai ai se quebrar a correia... Quebra metade do motor todo (empena vareta e válvula, pode empenar biela, quebrar bloco)...

Existe muitos relatos de quebras da correia nos maxion antes dos 120k km e problemas com o serviço. Eu mesmo não optei por trocar o retentor dianteiro quando troquei a correia, embora tenha trocado também a polia inferior. Ocorre que para tirá-la o mecânico naturalmente machucou o retentor ou não sei se ele machuca-se sozinho, mas acabou ocasionando vazamento de óleo que quase leva à perda do motor todo. Teve que refazer tudo denovo. Realmente em cada troca desta correia, é bom trocar o rentetor dianteiro do eixo-virabrequim também (mais um custo).
Este sistema do 2.8ps maxion não leva em consideração uma realidade brasileira, onde as peças são adulteradas ou reconstituídas e vendidas como novas, a mão-de-obra desqualificada e não possui os equipamentos adequados, os dono de auto-peças são uns malucos que imaginam enricar em cada cliente que entra na loja (nenhum cobra menos de 200% de margem)... Por estes motivos o sistema de correias é tão mais ruim que o sistema de engrenagens do MWM.

Ponto para o MWM.
MWM 1 x 0 Maxion.


Amanhã ou depois postarei sobre a bomba de água e sistema de mangueiras dos dois motores; depois sobre a marca e facilidade de peças; cabeçotes ferro x liga-alumínio.
Daniel

MaurícioBsb
22/03/2012, 18:27
tem nem o que pensar MWM e um motor eterno hehe!

dsamaz
22/03/2012, 20:06
Segue imagem do sistema das engrenagens, tiradas do catálogo da MWM.

Alguns tópicos para nós debatermos sobre os dois motores:
1. camisas dos cilindros
2. transmissão do ponto (comando)
3. Bomba dagua x circulação arrefecimento x 2 válvulas termostáticas
4. depois sobre a marca e facilidade de peças
5. cabeçotes ferro x liga-alumínio




337482337483

dsamaz
23/03/2012, 14:45
Vamos ver a retífica da camisas dos 2 motores... Quem será que vai levar ponto neste quesito?

O MWM trabalha somente "standart", ou seja, não existe nas distribuidoras MWM pistões com medidas .25 .50 .75 a mais... Ele troca a camisa nas retíficas, sempre ficando standard.

Procedimento "difícil", "dificílimo", faz-se em casa isto.
Com uma talhadeira normal, porém afinada (lisa, fina igual faca) quebra-se a borda superior dela, com cuidado para não tocar o bloco. Após isto, basta bater nela que ela saí por baixo quebrando (sempre com cuidado para não machucar o bloco).
Depois que o motor está fora, é mais fácil tirar e colocar uma camisa do MWM sprint do que trocar o filtro de óleo do motor da ranger 2.8.
Para colocar é igualmente "difícil". Basta congelar ela. No dia seguinte, congelada, basta colocá-la que ela desliza para dentro, assim como faca quente na manteiga, pronta para o brunimento (a camisa deve estar na temperatura ambiente para o brunimento).

Custa cerca de R$45 cada uma, vem usinada (para pistões e aneis novos) ou semi-usinadas (pistões velhos com aneis novos); As semi-usinandas, se não me engano, ainda precisam das ranhuras (brunimento) e micro ajuste aos pistões. O brunimento custa entre R$20 a R$30 por camisa nas retíficas. Obs: não estou lembrado exatamente sobre as diferenças e detalhes da camisa-usinada e da outra... A MWM somente vende a semi-usinada, se não me engano, mas há também a usinada fornecida por outros fabricantes de camisas na medida exata para pistões novos (corrijam-me neste ponto se eu estiver enganado).



Agora o maxion 2.8, é tristeza neste aspecto...
Quando folga-se as camisas dos pistões, quando ele começa a "consumir" óleo em excesso, jogar compressão para fora das camisas e soltar fumaça branca, o procedimento é trocar os pistões por algum maior.

Numa retífica recente, eu queria manter os meus pistões standard, pois estavam perfeitos, dentro das medidas std, mas não existe em lugar nenhum da face da terra camisas que dê para adaptar no bloco do maxion 2.8, devido ao comprimento e diâmetro dos originais. Verifiquei exaustivamente dois catálogos de fabricantes de camisas, nenhum mesmo tinha uma camisa que desse para adaptar. Isto é tecnicamente um horror, pois tive que descartar meus pistões que estavam 100% perfeitos e dentro das medidas.

No meu caso houve desgaste da camisa e tive que comprar pistões novos!! Viram a falta de nexo no projeto do maxion? Se o problema está nas camisas, é nela que LOGICAMENTE devemos atuar... Não comprando novos pistões!

Teoricamente, se ninguém começar a produzir camisas standard para o Maxion 2.8, ele suporta no máximo duas retíficas de camisas, pois só existem os pistões .25 e .50 à venda. Não há como voltar para std. Enquanto o MWM suporta "infinitas" trocas de camisas.
Mais uma observação: não existe à venda pistões std para o 2.8, visto que também não existe a camisa. Caso alguém queira ou venha a precisar deste pistão, somente via encomenda (é difícil e demoooora....) ou romaria em muitas auto-peças.

Some-se a isto a questão que o projeto do 2.8 é derivado do mesmo bloco do 2.5, ou seja, a distância entre as camisas já está reduzida demasiadamente, o que invariavelmente, aumenta-se as chances de trincas no procedimento de torno. Uma probabilidade vai ao encontro de outra para o inssucesso da empreita. É a ausência de camisas std indo ao encontro do bloco com paredes finas...

O procedimento de retífica da força nestes casos custa 20x mais no maxion do que no MWM, pois o jogo de pistão + o serviço de abertura para as quatro camisas passa dos R$2.000. Fora que sempre é arriscado o procedimento de torno para abrir a camisa original em 0,25mm ou 0,5mm.

Lembrando que estou citando a simples questão do motor "fumar", onde deve-se enquadrar mais de 90% dos casos de conserto da força; não adentrei nas questões de quebra de biela, de eixo, onde o MWM poderia ficar tão caro quanto o maxion, considerando também que estes casos mais graves são em quantidade muito menores.


MWM 2x0 Maxion

Ninguém vai postar opinões aqui? Vou ficar no monólogo? Cadê os advogados do power stroke?

Obs:
Foto 1 -> pistões 0.25 e 0.50 do maxion disponíveis;
Foto 2 -> camisas std do sprint
Foto 3 -> camisas std do sprint

337628337629337630

marciomeurer
23/03/2012, 18:57
Ninguém vai postar opinões aqui? Vou ficar no monólogo? Cadê os advogados do power stroke?


na verdade comprei a ranger porque não gosto da s10 e gosto de conforto (hilux e l200 fora), frontier é difícil a mecânica na minha cidade... estou lendo atentamente o seu post

Daniel.Shimomoto
24/03/2012, 12:17
Dsmaz;

-> Para que ficar detonando um motor tão bom quanto o Powerstroke?! Você é o unico até agora que eu vi reclamando de retíficas em motores da linha HS/Powerstroke 2.5 e 2.8!

-> Correia dentada do HS arrebentando com 120mil km? Já era hora de troca fazia tempo. Qualquer veiculo com correia dentada tem que trocar!!!! E outra: Já vi correia dentada de HS arrebentada e geralmente o unico dano que causa é empenamento das hastes de válvulas....

-> Sistema de distribuição do MWM é pesado e complexo sim. Goste ou não tem que estar tudo justinho na regulagem das 10 (dez) engrenagens do sistema de distribuição senão faz barulho de moedor de carne. Dura a vida inteira mas se tiver que mexer....valha-me Deus!

-> No seu comentário, só faltou dizer uma UNICA coisa: São motores CONCEITUALMENTE DIFERENTES!!!!!!!!!!!!!!!!!

O Sprint é um motor de amplas aplicações mais comerciais, de caminhonetes a microonibus e o HS/PS é um motor para aplicações NÃO COMERCIAIS (como picapes, SUV's, etc.)

Claro que se você fizer um jipe ou um veiculo para uso sob condicões crueis usa-se preferencialmente o Sprint. Mas se a aplicação for particular e houver um cuidado maior com manutenção, a preferência recairia sobre o HS que tem muito mais potencia disponivel em baixas rotações que o MWM Sprint.

Daniel.Shimomoto
24/03/2012, 16:58
Faltou dizer....

-> Cabeçotes de aluminio favorecem a dissipação de calor, são mais leves e o reparo é mais simples embora aguente menos maus tratos.

-> Cabeçotes de ferro aguentam bem o tranco mas são mais pesados e em caso de trica, só Deus sabe a chatice que é arrumar alguém que solde de maneira satisfatoria (experiencia propria - Motor Ford FTO 4.2L Ford 6610.)

dsamaz
26/03/2012, 14:58
3. Toque do comando (abertura das válvulas)

No MWM o comando fica no cabeçote de ferro; tem uma polia dentada que é tocada pelas únicas 3 engrenagens intermediárias. Simples, funcional. O eixo de balancins é a mesma árvore de comando. São apenas duas engrenagens no bloco e uma intermediária no cabeçote.

Para colocar o MWM Sprint no ponto, penso que seja o motor mais fácil do mundo de fazer isto!
É só colocar a seta da polia dentada do eixo para cima; o eixo do comando (que fica na cabeçote) tem uma marcação bem grande escrito "PMS", é só colocar para cima esta marca. Pronto!

São apenas dois pontos a se verificar. Não tem importância nem ponto as engrenagens intermediárias.
Esta seta que tem no virabrequim é a mesma trava da polia, não tem como instalar esta polia dentada sem que a seta marque o ponto. Caso o meca não tenha como ver esta engrenagem, o volante tem uma marca ovalizada, que deve ficar para cima para marcar o ponto.
Tem a polia dianteira também que marca o ponto e pode substituir a polia traseira na marcação.

O maxion....
O ponto é determinado pela correia, tocada pela polia inferior. Esta correia toca o comando, que fica alojado no bloco (fica abaixo da bomba injetora).

Este comando toca as varetas que movem os balancins, que estão fixados no eixo de balancins no cabeçote.

Para colocar no ponto tem um manual que descreve isto. São uns 3 pontos que o meca deve observar.
Segue imagem de como colocar ele no ponto. Na prática nem é tão difícil. O ruim é ter que desmontar metade do carro para conseguir trocar a correia e colocar no ponto.


338258338259338260338261



MWM 3 X 0 Maxion

Daniel

marciomeurer
27/03/2012, 09:06
é trocar a correa dentada da ranger da trabalho, mais já se aproveita pra procurar vazamentos, checa-se as mangueiras (tirando o radiador fica mto mais fácil) e ainda da uma lavada no radiador... não acredito que seja ponto para o mwm... sim um empate!

dsamaz
27/03/2012, 09:38
Tudo bem Marcio?

Realmente pode ser empate, por não estarmos discutindo a questão da correia nem a facilidade de acesso.

Olhando apenas a questão do ponto e toque do comando, até que os dois são equivalentes, embora o sprint seja um pouco mais simples.

Mais tarde vou postar sobre o sistema hidráulico... Ainda estou separando imagens e lendo o que escrevi.

MWM 2 x 1 Power Stroke

Daniel



é trocar a correa dentada da ranger da trabalho, mais já se aproveita pra procurar vazamentos, checa-se as mangueiras (tirando o radiador fica mto mais fácil) e ainda da uma lavada no radiador... não acredito que seja ponto para o mwm... sim um empate!

Imperador!
27/03/2012, 09:38
Não contribuo, mas venho aprendendo aqui com o tópico...

Raposo
27/03/2012, 17:58
Esse problema do volante bi-massa do MWM é de lascar. Ainda tem o tencionador da correia dentada que volta e meia escangalha. Sem falar que o consumo aumenta consideravelmente quando a S10 está carregada. Por isso, acho melhor o Power Stroke que é um Maxxion anabolizado.
Abs.

dsamaz
27/03/2012, 19:43
4. Bomba dagua x circulação x arrefecimento x válvulas termostáticas

O Maxion Power Stroke 2.8 tem seis pontos negativos com relação ao sistema de circulação de água, se comparado ao Mwm 2.8.

Primeiro é a altura da bomba dágua, que está muito acima no bloco; e isto é sério pois em caso de vazar uns 2 litros ela já perde quase totalmente o seu poder de circulação, pois entra ar e ela não consegue succionar.
Isso não seria tão ruim se o cabeçote de liga-alumínio fosse quem seria mais prejudicado, ficando sem água e com bolhas de água fervente, mais propício a empenamentos e trincas. Temos 2 variáveis negativas indo ao encontro da tragédia: cabeçote que não aguenta aquecimento com bomba de água com predisposição à falhas com mínimos vazamentos.

O MWM possui a bomba no nível dos pistões, uns 20 cm abaixo se comparado ao outro, e isto significa que consegue trabalhar com eficiência pravavelmente sem a metade da água do sistema, ou seja, sem uns 6 litros dágua. Isso significa quem em pequenos vazamentos, o proprietário tem mais tempo, tem maior chance de detectar que está sem água e vazando. Aumenta-se as probabilidades da máquina continuar "viva".

Segundo, a posição da bomba do maxion fica na já-congestionada área dianteira do motor, tomando força da já-congestionada correia dianteira;
O sprint tem sua bomba na parte traseira-inferior, geralmente acima do motor de partida, tomando força da engrenagem intermediária superior do bloco. No sprint ela não possui ligação com mangueiras, apenas succiona e impulsiona diretamente dentro do bloco. As suas duas únicas e isoladas mangueiras são dispensáveis aqui no Amazonas, pois apenas levam água quente para a aquecer a cabine. Aqui coloca-se parafusos para tampar essas duas conexões.


Terceiro, as mangueiras do maxion: são dezenas! E não dá para eliminar nenhuma! Começa que o maxion suga do lado direito e o radiador tem sua boca inferior do lado esquerdo, ou seja, uma mangueira de 50mm tem que atravessar de fora-a-fora, de ponta-a-ponta o motor. É mais de 1,20 metro de mangueira grossa, passando por baixo e pelo lado! Rídiculo! Passa a milímetros do ventilador do alternador (que é de ferro), e lógico, comigo esta peça encostou na mangueira, que se machucou, apresentando vazamentos neste ponto.

Nessa longa viagem do radiador à bomba dágua, ela tem um tê que sobe ao reservatório. Esta mangueira tê-reservatório possui dois tês no meio, um vai para o resfriador de óleo e outro para o sistema de aquecimento da cabine. Deste sistema de aquecimento, vai para o fundo do cabeçote. É até difícil entender a circulação referente a esta mangueira que entra aos fundos do cabeçote. A bomba dagua suga do radiador e do bloco e empurra para a divisão válvula termostática/cabeçote. Uma parte é enviada da válvula para o radiador (ou não!), outra parte entra no cabeçote, que retorna à bomba dagua. Então, o que faz aquela mangueira do fundo? Até hoje não entendo se ela leva ou trás água (se vai ou se vem)...

De ligação ao reservatório, além desta principal que vai ao radiador, tem outras duas, uma do suspiro do motor e outra do suspiro do radiador (duas aparentemente inúteis - era para ser um simples parafuso para tirar o ar, sem mangueiras, sem conexão dupla com o reservatório)...
Tem mais uma mangueira da bomba dagua ao compartimento da válvula e outra grossa (uns 50mm) que vai ao radiador. Lógico que esta mangueira que vai ao radiador possui dois diâmetros, um com 50mm outro com 40mm, tornando-a única e mais difícil de instalar mangotes especiais.

No maxion, ainda tem mais uma mangueira, e esta é a mais "chata" de todas. Ela é um "U" de mais um menos uns 18cm, que liga o resfriador de óleo ao bloco. O problema dela é que uma boca tem 20mm e a outra 25mm e não existe em lugar nenhum da face da terra uma mangueira que dê para adaptar com qualidade. Na concessionária pedem R$155 para encomendar ela original. Claro que perdi meu motor uma vez por causa dela, vi uma vez o mecânico adaptando uma gambiarra com duas mangueiras e um pedaço de tubo de ferro naquele lugar. Uns 30 dias depois estourou e levou junto o cabeçote, empenando o mesmo. Ainda tem a localização dela, que precisa-se tirar o pneu para acessá-la.
Na última instalação que eu mesmo fiz, comprei três pedaços de mangueira americana Jason (1 x 25mm e outra com 20mm), lonadas por fora e com malha de aço por dentro e fiz um "U" com joelhos de aço-galvanizado, presas por braçadeiras navais (aquelas com porcas 19mm). Passou dos R$100 o custo, mas ficou muito melhor que a original.

Neste aspecto, o MWM é péssimo, uma mangueira curta que vai ao radiador e outra também pequena que vem do radiador! Outra fininha que liga ao reservatório de expansão. Chega a ser chato a simplicidade... Legal é sofrer com o maxion!


Quarto, outro ponto negativo do maxion refere-se ao preço irrisório de UMA válvula termostática (aprox. R$200), enquanto se compra as duas válvulas independentes do MWM por R$70. Ou seja, o maxion é 3x mais caro referente a uma simples troca de válvula.

Uma das diferenças do Maxion 2.8 para seu irmão 2.5 é justamente a válvula. Não que ela seja melhor, mas que ela é única e exclusiva, de diâmetro próprio. Enquanto quase todos os carros do mundo utilizam válvulas de 54mm de diâmetro, o motor 2.8 Power Stroke utiliza tamanho diferente, tornando impossível (sem adaptações) instalar válvulas baratas.

Outro detalhe: a carcaça da válvula do maxion é presa por 4 parafusos em forma de "quadrado", sendo os dois superiores totalmente retiráveis e os dois inferiores "guias", que não se retiram, apenas se afrouxam! Coitado do mecânico que retirar o parafuso esquerdo-inferior, pois não dá para colocá-lo novamente, pois bate no esticador da correia do alternador. Para colocá-lo ou diminui o tamanho do parafuso pela metade (foi o que fiz) ou tira-se o esticador + ventilador + correia + proteção do ventilador + mangueira intercooler + tubo do filtro de ar. Não é nada animador tirar o ventilador e o esticador do maxion, vejam os manuais sobre o assunto.


Quinto, a quantidade de válvulas. O maxion utiliza uma, enquanto o sprint, 2 válvulas. A priori o sprint seria 2x melhor, não? Não! O sprint diminui a probabilidade de problemas em muitas vezes mais. Vou explicar.
Os problemas com válvulas são dois, travam aberta ou fechadas. Quando abertas (mais raro de acontecer) apenas o motor deixa de esquentar, trabalha sempre frio, sendo perceptível no painel e incapaz de trazer outros danos mais sérios a curto prazo. Quando travam fechadas, leva imediatamente ao aquecimento do motor e empenamento do cabeçote no maxion. Se uma válvula do sprint trava, a outra continua funcionando, aumentando em muitas vezes a probabilidade de detecção do problema em vistorias de rotinas.

As válvulas eram para durar bem mais que 50 ou 60 mil kilometros, que é quando geralmente se troca elas. Ocorre que elas, por serem peças mecânicas, estão sujeitas a dar problemas antes do tempo; e os mecas e donos de carros também negligenciam esta questão, está aí o circo pronto para pegar fogo.

Show de bola a ideia de colocar 2 válvulas no sprint. Todos deveriam ser assim.

Sexto, o resfriador de óleo... O maxion pega água por mangueiras. Não dá para saber ao certo o sentido do fluxo da água naquele ponto. O espaço para reparação da mangueira é horrível, mesmo tirando a roda dianteira.
O MWM tem seu resfriador embutido no bloco, praticamente invisível para quem não o conhece, egando as 4 conexões (duas de água e 2 de óleo) nas galerias internas, simplificando o perfil geral do motor e diminuindo as probabilidades com falhas (eu perdi uma vez um motor maxion justamente por vazamentos nesta mangueira do resfriador).

MWM 3x1 Maxion

Daniel


338484338486338487338488

Trotta.79
27/03/2012, 20:33
dsamaz,

Não pare!!! Está muito interessante...

MaurícioBsb
27/03/2012, 22:45
Esse problema do volante bi-massa do MWM é de lascar. Ainda tem o tencionador da correia dentada que volta e meia escangalha. Sem falar que o consumo aumenta consideravelmente quando a S10 está carregada. Por isso, acho melhor o Power Stroke que é um Maxxion anabolizado.
Abs.

Tensionador de correia dentada? que eu saiba o MWM não tem correia dentada e sim a polyv dos acessorios, se for este troquei+ correia polyv+rolamentos de apoio (2) por R$250,00 tudo MWM ORIGINAL!

Trotta.79
28/03/2012, 07:49
Não posso falar da S10, da Ranger ou do Power Stroke. Mas do MWM Sprint posso!

Volante bi-massa do MWM não é de lascar, com 800 reais se coloca um fixo para vida toda ou se substitui o bi-massa por menos de 2000 mil reais pelos próximos 150.000 km ou mais. Se isso é um problema para esse tipo de viatura, é melhor não té-la.

Tensionador da correia polyV do alternador não engasgalha volta e meia. Aliás, nunca ouvi falar disso. Ele desgasta como em qualquer outro veículo.

Nunca percebi qualquer alteração relevante no consumo com o veículo carregado, quando em alta velocidade sim, o consumo aumenta. Mas acho que é o mesmo em qualquer viatura.

Não estou lembrado de cabeçote do MWM trincado, pode até acontecer. Mas não é um problema rotineiro deste motor. Aliás, esse motor simplesmente não esquenta, não importa em qual situação, e há casos de até mesmo com a hélice sem funcionar ele não esquenta.

MaurícioBsb
28/03/2012, 11:06
Não posso falar da S10, da Ranger ou do Power Stroke. Mas do MWM Sprint posso!

Volante bi-massa do MWM não é de lascar, com 800 reais se coloca um fixo para vida toda ou se substitui o bi-massa por menos de 2000 mil reais pelos próximos 150.000 km ou mais. Se isso é um problema para esse tipo de viatura, é melhor não té-la.

Tensionador da correia polyV do alternador não engasgalha volta e meia. Aliás, nunca ouvi falar disso. Ele desgasta como em qualquer outro veículo.

Nunca percebi qualquer alteração relevante no consumo com o veículo carregado, quando em alta velocidade sim, o consumo aumenta. Mas acho que é o mesmo em qualquer viatura.

Não estou lembrado de cabeçote do MWM trincado, pode até acontecer. Mas não é um problema rotineiro deste motor. Aliás, esse motor simplesmente não esquenta, não importa em qual situação, e há casos de até mesmo com a hélice sem funcionar ele não esquenta.

Isso e verdade, nas minhas andanças pelo sertão baiano quem conhece a estrada de correntina +ou- 190km de reta, estava trafegando a uns 170km e observei o ponteiro da temperatura subindo um pouco, estranhei mais apos uns 3 minutos voltou pro meio e so alegria ate o trevo do posto rosário!

marciomeurer
28/03/2012, 15:23
Daniel... eu ja tinha reparado que o PS tinha muitas mangueiras... mas não imaginava que era esta bronca toda não...

Daniel.Shimomoto
28/03/2012, 19:19
Para que falar mal do Powerstroke e fazer esses comparativos estranhos?

São dois motores de linhagens e conceitos de projetos diferentes! Totalmente distintos. O HS preza um pouco mais por vibrações e ruidos enquanto o MWM não liga para isso (tanto que precisa do Volante Bi-massa) e visa mais a robustez.

Se eu fosse fazer um carro para uso proprio, faria com HS Powerstroke sem pestanejar.

Agora se fosse um utilitário para trabalho em condições adversas, iria de MWM Sprint sem pestanejar também!

Cada motor no seu quadrado!

Renato Fraga
28/03/2012, 21:34
Quer dizer então que Ranger não é um carro para trabalho e condições adversas??????

Só pra passear, fazer o serviço que qualquer carro popular é capaz de fazer?????

E a Land Rover Defender???? Também é carro de boneca???? A F1000 tembém????

Maxion HSD e Powerstroke não valem nada na minha opinião. Tive os dois e um monte de problemas com ambos !!!

Em termos de carro, a Ranger é insuperavelmente melhor que qualquer outra concorrente, pena ter uma porcaria de motor, excetuando o NGD.

Abraços a todos

MaurícioBsb
28/03/2012, 21:42
Sem entrar no merito, mais o melhor motor que a F1000 já teve foi o MWM X10, até hoje são as mais valorizadas, já as maxion !!!!!!!!!!!

dsamaz
29/03/2012, 00:54
Tudo bem Renato?


"Em termos de carro, a Ranger é insuperavelmente melhor que qualquer outra concorrente, pena ter uma porcaria de motor, excetuando o NGD."

Realmente a ranger é excelente vtr. O sistema de 4x4, supensão e de direćão dela é muito melhor que a concorrente que carregava o motor mwm sprint 2.8.

Agora sobre o NGD 3.0, também chamado de power stroke, também chamado pelos íntimos de... de... de... "Maxion melhorado"... Maxion... Maxion...
Estou pesquisando sobre o mesmo...

Não engoli vários detalhes dele. E também parece que ele é o mesmo maxion 2.8 (que é o mesmo 2.5) melhorado... Veja as duas fotos anexas, elas não enganam. A primeira é o bloco do 3.0 e as outras duas, do 2.8. Vejam que muda apenas detalhes de furos onde pega a bomba injetora. Ou seja, é o mesmo motor, apenas modificado e com cabećote novo!

Por exemplo, todos os problemas que citei no último post foram mantidos no NGD. Na verdade criaram vários outros problemas crônicos, tais como valores absurdos de algumas pećas (um bico injetor custa R$1000, uma central R$5.000, uma bomba de alta pressão R$4.000), tampa traseira que enferruja, bicos que engripam no cabećote, esticador da corrente que sempre dá problemas, pistões ovais, isto mesmo, ovais.

Sabe porquê os pistões são ovais? Lembra que o bloco do 2.8 já está no limite mínimo de distância entre as camisas? Sabe como solucionar isto? Simples! Expande as camisas para os lados, tornando-as ovais! Agora, a pergunta, como será a retífica disto? Será que é como o 2.8 que não tem camisas std?

Um motor desses só presta se for novo. É aquele tipo de motor que não se compra usado nunca!

O manual dele e as propagandas até causam admiraćão, diz tratar de uma máquina revolucionária, mas analisando sob a luz da razão, sei não...
Vou parar de falar mal por aqui antes que me expulsem deste fórum... Mexer com o ngd é mexer com um amor profundo de vários membros daqui com este motor ha ha...

Para falar bem, dos motores disponíveis de 5 anos para cá, o ngd estaria empatado com o sprint como os melhores motores diesel pequenos no Brasil, em termos de custo-benefício. O benefício dele é superior (23 cv a mais), embora talvez este benefício dure menos (durabilidade) e perca um pouco nos custos.

Em termos de potência a s10 eletrônica é igual a mesma s10 mecânica, mas a ranger com o maxion 3.0 eletrônico é o máximo! Bem mais potente, bem mais gostosa de dirigir. No meu servićo tem várias delas, cansei de andar nelas.

Quando tiver mais elementos (daqui alguns meses), vou postar "a verdade" sobre o ngd...

Daniel


338773338774338775



Quer dizer então que Ranger não é um carro para trabalho e condições adversas??????

Só pra passear, fazer o serviço que qualquer carro popular é capaz de fazer?????

E a Land Rover Defender???? Também é carro de boneca???? A F1000 tembém????

Maxion HSD e Powerstroke não valem nada na minha opinião. Tive os dois e um monte de problemas com ambos !!!

Em termos de carro, a Ranger é insuperavelmente melhor que qualquer outra concorrente, pena ter uma porcaria de motor, excetuando o NGD.

Abraços a todos

Renato Fraga
29/03/2012, 01:15
Eu não consigo ver você falando mau.

Está revelando a verdade apenas.

Referente ao NGD, admito que também está longe da Robustês, durabilidade e economia de um SPRINT, o qual eu sou fã!!!!

Mas comparado aos antecessores, dá menos dor de cabeça. Porém, como você disse, é novo, tem pouco tempo de mercado. Veremos daqui alguns anos, hehehehhe!!!!!

Abração e parabéns pelo belo conteúdo postado.

marciomeurer
29/03/2012, 09:04
Sem entrar no merito, mais o melhor motor que a F1000 já teve foi o MWM X10, até hoje são as mais valorizadas, já as maxion !!!!!!!!!!!

porque o x10 é melhor? porque canta sem pente? porque anda mais que os outros? rapais o melhor motor das F1000 sempre sera o 229! qualquer merdanico metido a mexanico sabe mecher num 229... as peças você encontra ate em lanchonete de salgados...

Imperador!
29/03/2012, 09:14
Começou a falar um parte que eu (acredito) dominar um pouquinho mais, o NGD...

1) Não é porque o bloco dos motores ser semelhante que pode se tirar conclusão de são versões melhoradas de seus antecessores. Como o Daniel falou, tem-se de ter em vista as aplicações de cada motor e, nesse caso, o NGD é voltado para aplicações de utilitários, enquanto que o Sprint é voltado para uso mais "robusto". Se isso fosse verdade, seria o mesmo que dizer que o 4D56 europeu (16v e 178cv) é o mesmo 4D56 que roda no Brasil, o que não é verdade. A mesma comparação pode ser feita entre o 4M40 e o 4M41 e, bem mais polêmico, o bloco da Amarok - que é o mesmo dos motores AP 2.0.

2) O NGD pode até ter usado um bloco parcialmente desenvolvido em cima do do 2.8 (afinal são do mesmo fabricante), mas para por aí. O NGD trouxe em 2005 grandes inovações - common rail, por exemplo - que são impossíveis de serem observadas em motores da época. Assim, enquanto que um Sprint CR como ser transformado em mecânico por ser efetivamente o mesmo motor, o NGD não pode passar por essa transformação por exigir a altíssima pressão do CR para funcionar adequadamente (estou falando de desempenho normal e não de serviço meia boca). Assim, dizer que o 3.0 é evolução do 2.8 é um erro, por se tratar de um projeto inteiramente novo. Claro que isso não impede de se usar alguns conceitos que estavam funcionando (time que ganha não se mexe?), mas o projeto era novo sim.

3) Não sei qual sua profissão, se for engenheiro mecânico ou similar, favor desconsiderar este item, mas existem razões de ordem técnica (ou mesmo comercial) que fazem as fábricas decidirem por um outro modelo de peça, de bico. A razão do pistão do NGD ser oval pode ser de ordem técnica (que não posso explicar) ou ordem comercial (impedir o intercambiamento de peças ou a popular adaptação), pois esse motor, assim como os Mit, só costuma se dar bem com peças de primeira linha ou originais.

4) Só participei do post porque começou a entrar na área de assunto que entendo (ou acho entender). Sua contribuição vem sendo muito valorosa e não estou defendendo o NGD por paixão ou coisa parecida, tanto que concordo com sua crítica acerca dos preços das peças. Só faço a ressalva que esse problema está presente em todos os motores CR do Brasil. (a bomba de alta do 4M41, custa R$ 9000 :O )

O NGD já é um motor consolidado, assim como o Sprint, mas cada um na sua área.
Abraço :concordo:

3)

Imperador!
29/03/2012, 09:19
"Em termos de carro, a Ranger é insuperavelmente melhor que qualquer outra concorrente, pena ter uma porcaria de motor, excetuando o NGD."

Discordo de você.
Tanto o 2.5, como o 2.8 e o 3.0 são bons motores são usá-los.
O 2.5 e o 3.0, especialmente, tem que ter a manutenção em dia, senão você pode ficar no meio da estrada sim.
O 2.8 ainda considero o motor mais robusto utilizado na Ranger, pois dá boa confiabilidade, manutenção dentro do normal, oferece bom desempenho e tem um consumo bem aceitável. Aliás, quando fui comprar minha Ranger, a opção era uma 2.8 (aí dei uma volta na 3.0 e tudo mudou kk )

Inventaram até uma frase aqui no fórum: "A Ranger não é melhor em nada, mas é boa em tudo".
E concordo plenamente com ela. Pelo que o colega dsmaz vem comentando acerca das diferenças entre o NGD, PS 2.8 e MWM 2.8, pode-se até concluir que não tenha o melhor motor, mas tenho certeza tem um excelente conjunto. Aliás, acredito que o melhor conjunto até o aparecimento da Hilux 3.0 D4D.

Marcelo Corradi
29/03/2012, 11:06
"A Ranger não é melhor em nada, mas é boa em tudo".

virou o meu lema!!! kkkkkkkkkkkkkk

Daniel.Shimomoto
29/03/2012, 11:27
Quanta abobrinha...Maxion melhorado, pistões ovais, Sprint como motor "inquebrável...nunca vi isso. Tá parecendo conversa de APzeiro

Vou citar apenas algumas "abobrinhas que li por aqui:

-> Não EXISTE PISTÃO OVAL nos Maxions ou no NGD!!!!! É tão ridiculo falar isso quanto a "bola quadrada" do personagem Kiko que meu filho assiste na Televisão. Daniel...Não envergonhe nosso nome...Testes com pistões ovais só foram mesmo em motocicletas de teste e motores experimentais. NGD nunca saiu com pistão oval nem Maxion, nem o International HS2.8L

-> Bico injetor do NGD é caro para caramba. Mas ainda assim é mais barato que o da Hilux, tido como "manutenção barata"

-> NGD3.0 = Maxion melhorado....Quanta abobrinha....A unica coisa que pelo que sei é comum com o Maxion são as bielas. E só. O resto é totalmente diferente. Pode ser que compartilhem até uma base comum (como a GM fez com a sua linha de motores 6 cilindros, cuja base deu origem a uma gama enorme de motores), mas dai dizer que é a mesma coisa...é muito simplismo.

-> Sprint=motor inquebrável. Será? As primeiras Silverados tinham fama de serem "quebradoras de Virabrequim"... É um motor que vibra demais, tanto que precisa de Volante de Bi-massa que quebra facil facil...O fato do Sprint ser vibrante é assumido até pela MWM em seus informativos técnicos quando explica as diferenças entre os volantes de bi-massa com os rigidos.

-> O MWM Sprint é um motor mais pesado por conta exatamente dessa robustez a mais sobre o HS. Fato. Ou acham que o peso das 10 engrenagens da caixa de distribuição são levinhas?

-> O MWM Sprint eletronico é tecnologicamente inferior ao NGD 3.0E. Muito inferior. Tão inferior que o MWM eletronico consome mais (pasmem!) que o Sprint mecanico! Que o diga os donos de S10!!!!

-> O NGD tem dois pecados gravissimos: Um deles de projeto e outro de construção. O de construção era o filtro de óleo. Corrigido na linha 2009. O de projeto é o sistema de "common rail" fabricado pela Siemens que é tão conhecido no mercado quanto videocassete betamax na década de 80.

Para falar com a razão é preciso ir além de desenhos. Como o Imperador! falou não dá para comparar falando só em desenho de blocos: O 4d56 estrangeiro tem semelhanças dimensionais com o nacional só que "bate" de 10 a zero o 4d56 Souza Ramos! O 2.0diesel da Amarok é o bloco do AP. E daí?

Tem que tomar cuidado com julgamentos como esse.

Daniel.Shimomoto
29/03/2012, 11:32
Discordo de você.
Tanto o 2.5, como o 2.8 e o 3.0 são bons motores são usá-los.
O 2.5 e o 3.0, especialmente, tem que ter a manutenção em dia, senão você pode ficar no meio da estrada sim.
O 2.8 ainda considero o motor mais robusto utilizado na Ranger, pois dá boa confiabilidade, manutenção dentro do normal, oferece bom desempenho e tem um consumo bem aceitável. Aliás, quando fui comprar minha Ranger, a opção era uma 2.8 (aí dei uma volta na 3.0 e tudo mudou kk )

Inventaram até uma frase aqui no fórum: "A Ranger não é melhor em nada, mas é boa em tudo".
E concordo plenamente com ela. Pelo que o colega dsmaz vem comentando acerca das diferenças entre o NGD, PS 2.8 e MWM 2.8, pode-se até concluir que não tenha o melhor motor, mas tenho certeza tem um excelente conjunto. Aliás, acredito que o melhor conjunto até o aparecimento da Hilux 3.0 D4D.

Imperador!

x2!!!! Também concordo que o PS2.8 é o mais robusto deles. Embora o Maxion funcionasse bem pra caramba na pele de OM-014LA na Mercedes Sprinter

Daniel.Shimomoto
29/03/2012, 11:38
Sem entrar no merito, mais o melhor motor que a F1000 já teve foi o MWM X10, até hoje são as mais valorizadas, já as maxion !!!!!!!!!!!

Esse assunto já foi mais do que discutido aqui...

O Maxion HS2.5 na F-1000 foi a maior bola fora da Ford: Um motor de baixa potencia disponivel num veiculo pesado e usado para carregar peso.

A F-1000 colocou um bom motor numa aplicação errada e estragou com ambos! Analogamente, seria a mesma coisa que colocar um X-10 na sua Frontier. Duvido que ela ficaria boa com 450kg dentro do cofre.

Ou colocar o Sprint da sua Frontier na F-250 4x4. Tambeem ficaria uma porcaria. Foi mais ou menos um absurdo desses que a Ford fez. E isso sem falar que acaba com a fama do motor.

Tambeem é importante salientar que quem 'salvou' o Sprint foi a Ford na F-250 pois na Silverado, ele ficou com fama de quebrador de virabrequim. E posteriormente a GM quando solicitou uma versão de 4 cilindros para a S10.

dsamaz
29/03/2012, 13:47
Tudo bem Daniel,

"Não EXISTE PISTÃO OVAL nos Maxions ou no NGD!!!!!"

Afirmei isto pois reparamos esta m* numa retífica dum amigo. Desculpe se assim não for, fui induzido ao erro também pelo manual técnico dele.

Eles afirmam que fizeram assim, oval, cônico, para melhorar o "turbilhamento", mas não procede. Foi assim a única forma que encontraram para aumentar a cilindrada, expandindo o mesmo para as bordas do bloco.

Veja a foto, refere-se a parte do manual que diz ser cônica a camisa e, em seguida, os pistões também.


"Não envergonhe nosso nome..."

Desculpe se assim vc pensa; nosso nome está tão bem quanto Deus determina, aliás, ele é nosso juiz, não?


"Bico injetor do NGD é caro para caramba"

Comparado ao MWM, é aproximadamente 90% a mais. Enquanto um é R$1.000, o outro é R$550 aqui no AM.


"A unica coisa que pelo que sei é comum com o Maxion são as bielas. E só. O resto é totalmente diferente."

No post anterior mostrei que o bloco é mais de 90% igual...


"O MWM Sprint eletronico é tecnologicamente inferior ao NGD 3.0E. Muito inferior. Tão inferior que o MWM eletronico consome mais (pasmem!) que o Sprint mecanico! Que o diga os donos de S10!!!!"

O NGD não consome mais que seu irmão 2.8 bombeado?? Ha ha...
A s10 eletrônica tem seu sistema quase que exatamente igual (em termos de princípios) que o NGD.
Os dois tem uma flauta, uma bomba no tanque, uma bomba de alta; uma central ligada pelo mesmo sistema de chicotes; um sensor de rotação (chamado ckp no ngd); um sensor de presença de água (chamado wif no ngd); um sensor de pressão do ar da admissão (chamado t-map no ngd).

A diferença é que as mesmas peças do NGD são mais caras e denominada pelas suas iniciais em inglês.


338814;

Anexo parte do manual que explica a conicidade das camisas e pistões.


Daniel



Quanta abobrinha...Maxion melhorado, pistões ovais, Sprint como motor "inquebrável...nunca vi isso. Tá parecendo conversa de APzeiro

Vou citar apenas algumas "abobrinhas que li por aqui:

-> Não EXISTE PISTÃO OVAL nos Maxions ou no NGD!!!!! É tão ridiculo falar isso quanto a "bola quadrada" do personagem Kiko que meu filho assiste na Televisão. Daniel...Não envergonhe nosso nome...Testes com pistões ovais só foram mesmo em motocicletas de teste e motores experimentais. NGD nunca saiu com pistão oval nem Maxion, nem o International HS2.8L

-> Bico injetor do NGD é caro para caramba. Mas ainda assim é mais barato que o da Hilux, tido como "manutenção barata"

-> NGD3.0 = Maxion melhorado....Quanta abobrinha....A unica coisa que pelo que sei é comum com o Maxion são as bielas. E só. O resto é totalmente diferente. Pode ser que compartilhem até uma base comum (como a GM fez com a sua linha de motores 6 cilindros, cuja base deu origem a uma gama enorme de motores), mas dai dizer que é a mesma coisa...é muito simplismo.

-> Sprint=motor inquebrável. Será? As primeiras Silverados tinham fama de serem "quebradoras de Virabrequim"... É um motor que vibra demais, tanto que precisa de Volante de Bi-massa que quebra facil facil...O fato do Sprint ser vibrante é assumido até pela MWM em seus informativos técnicos quando explica as diferenças entre os volantes de bi-massa com os rigidos.

-> O MWM Sprint é um motor mais pesado por conta exatamente dessa robustez a mais sobre o HS. Fato. Ou acham que o peso das 10 engrenagens da caixa de distribuição são levinhas?

-> O MWM Sprint eletronico é tecnologicamente inferior ao NGD 3.0E. Muito inferior. Tão inferior que o MWM eletronico consome mais (pasmem!) que o Sprint mecanico! Que o diga os donos de S10!!!!

-> O NGD tem dois pecados gravissimos: Um deles de projeto e outro de construção. O de construção era o filtro de óleo. Corrigido na linha 2009. O de projeto é o sistema de "common rail" fabricado pela Siemens que é tão conhecido no mercado quanto videocassete betamax na década de 80.

Para falar com a razão é preciso ir além de desenhos. Como o Imperador! falou não dá para comparar falando só em desenho de blocos: O 4d56 estrangeiro tem semelhanças dimensionais com o nacional só que "bate" de 10 a zero o 4d56 Souza Ramos! O 2.0diesel da Amarok é o bloco do AP. E daí?

Tem que tomar cuidado com julgamentos como esse.

Imperador!
29/03/2012, 14:21
Só um detalhe: O NGD consome menos que o PS 2.8 sim.

Daniel.Shimomoto
29/03/2012, 18:22
DSAMAZ;

Tá tudo errado. camara é diferente de pistão!!!

Depois vou comentar.

Elison
29/03/2012, 18:28
DSAMAZ;

Tá tudo errado. camara é diferente de pistão!!!

Depois vou comentar.
A camara fica no cabeçote, ela que tem formato conico, o pistao trabalha no bloco (camisa).

Raposo
29/03/2012, 18:54
Então vou trocar de pick up porque não quero um pkp que tem uma "porcaria" de motor. É o conselho que passo para os donos de Ranger, S10, Land Rover, Mercedes Sprinter...

Fabiano Oliveira
29/03/2012, 19:27
Só p esclarecer: o bloco da Amarok é derivado do bloco do motor VW 1.9 TDI, TOTALMENTE diferente do AP. TUDO é diferente no bloco. É outro bloco, nada do AP. Só os furos traseiros do bloco, onde vai a caixa de marchas coincidem c os furos do AP. Só isso!
Obrigado!

Daniel.Shimomoto
29/03/2012, 19:34
DSAMAZ;

Desculpa quando eu falei o termo "abobrinha" mas me revolta ver certos comentários infundados, depreciativos e desprovidos de qualquer conteúdo técnico apenas em busca de defender uma idéia.

Vamos por partes:

-> Pistão oval?!?! Já falei que isso é absurdo. A camara de combustão do NGD é CÔNICA, como a de muitos outros motores diesel. A camara pode assumir quaisquer formados, Conica, hemisférica, plana, etc. o que influencia é o desenho DA CABEÇA DO PISTAO e do cabeçote.

Não tem QUALQUER RELAÇAO com o pistão ser redondo!!!! Aliás, todo pistão é redondo exceto os casos que eu mencionei anteriormente. O manual NÃO TE INDUZIU AO ERRO. SEU ERRO FOI CONCEITUAL!!!!!

-> Injeção Common Rail: MWM Sprint = NGD?!?!?!

Você afirmou que os sistemas da S-10 e do NGD são iguais.os dois tem flauta, bomba submersa, rail de pressão, bico injetor. Fazer este tipo de afirmação é o mesmo que dizer que eu sou igual a você porque tenho dois olhos, nariz, boca, dentes, etc. Absurdo!

Sistema do MWM Sprint: É o sistema Bosch, de primeira geração. Trabalha com bico injetor comum, periodo unico de injeção (apenas uma injeção por ciclo "explosão" do motor diesel) e o rail é pressurizado a 1350 bar.

O NGD por outro lado usa um sistema desenvolvido pela Siemens (igual videocassete Betamax) mas de SEGUNDA geração. Tem bicos piezoeletricos, que mudam a angulaçao de trabalho conforme a temperatura e 3 injeções por ciclo de explosão (uma pre injeçao, uma injeção principal e uma injeção de requeima). Portanto só ai é tudo diferente do MWM Sprint. Não é só o adesivo.


(continua)

Trotta.79
29/03/2012, 21:16
Eu desconheço pistões com raio constante ao longo de toda sua circunferência. A não ser pistões industriais ou de navios.
As bordas que acomodam o movimento das bielas costumam ser maiores para maior vedação e durabilidade.

O tópico é MWM 2.8 X PowerStroke 2.8. E é claro que isso envolve paixões. Tenho uma Xterra com MWM. É um bom carro, mas não tô nem ai se é Nissan ou Toyota ou Ford. Não ganho nem um centavo para defender alguma marca.

As colocações do Dsamaz são muito boas para colocar conhecimentos técnicos no forum e estimular o tópico. Portanto, deixem os defensores do MWM e PowerStroke exporem suas opiniões.

Imperador!
29/03/2012, 21:28
Até onde eu vi, ninguém está defendo cegamente A, B ou C.
Há discordâncias pontuais e voltadas em aspectos técnicos.

Daniel.Shimomoto
29/03/2012, 21:29
-> Consumo: Não dá nem para comparar! O NGD é mais economico que o Powerstroke 2.8L. Os unicos veiculos que se equiparam em consumo (mas sem a mesma potencia do NGD) são as S-10 com o Sprint mecanico (o Sprint eletronico bebe pra caramba) e as Rangers HS2.5L que fazem seus 13,5km/L andando a 110km/h (marcas estas que a Ranger NGD fazem facilmente).

Se duvida que o NGD é mais economico que o HS pergunte a qualquer pessoa que tenha tido Ranger 2.8 e depois adquiriu uma 3.0. E sem hahahaha porque isso não tem graça nenhuma. É realidade e ponto.

-> Estrutura de bloco:

Pode ser que conceitualmente os blocos compartilhem de semelhanças, mas as peças são diferentes sim! Não existe intercambialidade entre elas.

O recusro se usar bases de blocos de mesma origem são comuns na industria automobilistica: A VW usa a mesma origem de Bloco no motor do Amarok (o 2.0 é derivado do VW 1.9TDi que por sua vez é a evolução do AP1.9 que por sua vez foram projetados a partir de um bloco/projeto base da Audi do final dos anos 60 - Fato, goste os Amarokeiros ou não é um fato.).

O 4d56 da Mitsubihi, hoje um motor modernissimo com 178cv na Europa tem sua origem nos anos 70 num motor a gasolina. O bloco, do ponto de viusta construtivo e mesmo de aparencia deve ser muitissimo semelhante, entretanto tudo é diferente. Nem o 4d56 Souza Ramos guarda qualquer semelhança com o modelo europeu.
________________

Comparações são inevitáveis. Entretanto dfender e ser um ardoroso fâ de um produto e para defender uma posição ir contra outros produtos semelhantes, falando informações infundadas, baseadas em conhecimentos técnicos vagos, deixa a coisa muito pobre. Quem perde somos todos pois o fórum acaba ficando sem consistência, analogo a aqueles foruns que tem umas coisas do tipo "meu carro com filtro de ar esportivo corre mais que o do irmão do cunhado do meu vizinho que está com comando bravo." Juro que já vi coisas assim.

Abracos

Daniel.Shimomoto
29/03/2012, 21:34
Eu desconheço pistões com raio constante ao longo de toda sua circunferência. A não ser pistões industriais ou de navios.
As bordas que acomodam o movimento das bielas costumam ser maiores para maior vedação e durabilidade.

O tópico é MWM 2.8 X PowerStroke 2.8. E é claro que isso envolve paixões. Tenho uma Xterra com MWM. É um bom carro, mas não tô nem ai se é Nissan ou Toyota ou Ford. Não ganho nem um centavo para defender alguma marca.

As colocações do Dsamaz são muito boas para colocar conhecimentos técnicos no forum e estimular o tópico. Portanto, deixem os defensores do MWM e PowerStroke exporem suas opiniões.

Você nunca viu pistão de raio constante?!?!?! A cabeça do pistão não tem raio constante? A camisa não tem raio constante?!?!

Sem comentários... :parede:

Giovani
30/03/2012, 01:58
Discordo de você.
Tanto o 2.5, como o 2.8 e o 3.0 são bons motores são usá-los.
O 2.5 e o 3.0, especialmente, tem que ter a manutenção em dia, senão você pode ficar no meio da estrada sim.
O 2.8 ainda considero o motor mais robusto utilizado na Ranger, pois dá boa confiabilidade, manutenção dentro do normal, oferece bom desempenho e tem um consumo bem aceitável. Aliás, quando fui comprar minha Ranger, a opção era uma 2.8 (aí dei uma volta na 3.0 e tudo mudou kk )

Inventaram até uma frase aqui no fórum: "A Ranger não é melhor em nada, mas é boa em tudo".
E concordo plenamente com ela. Pelo que o colega dsmaz vem comentando acerca das diferenças entre o NGD, PS 2.8 e MWM 2.8, pode-se até concluir que não tenha o melhor motor, mas tenho certeza tem um excelente conjunto. Aliás, acredito que o melhor conjunto até o aparecimento da Hilux 3.0 D4D.
HS 2.8 e 3.0D4D = Ambos com turbina TGV. Isso faz uma p* diferença.
Mancada da Ford não ter usado TGV no 3.0.
O Troller que usou o MWM 2.8 e agora o NGD 3.0 nunca foi abençoado com uma TGV. Essa história de encher turbina, trocar de marcha e ter que encher de novo é uma b*. Esse comportamento "quadrado" é para caminhão!
Alguns desenvolveram o hábito de não tirar o pé do acelerador nas trocas de marcha...
O TGV também viabiliza um bom casamento entre motor diesel e câmbio automático.

Em tempo...
HS 2.8 rules! 8---)
Motor sem eletrônica, confiável, mais leve, mais silencioso, com mais torque, andador e "redondo"!

[]'s

Trotta.79
30/03/2012, 07:22
Até onde eu vi, ninguém está defendo cegamente A, B ou C.
Há discordâncias pontuais e voltadas em aspectos técnicos.

Estamos lendo o mesmo tópico? Veja ai pra trás se não tem gente falando que adora alguma viatura!!!

Trotta.79
30/03/2012, 07:34
Você nunca viu pistão de raio constante?!?!?! A cabeça do pistão não tem raio constante? A camisa não tem raio constante?!?!Sem comentários... :parede:Amigo,Eu me confundi, queria dizer que o diâmetro da cabeça costuma ser menor devido à dilatação.Mas se vc for mais educado no tratamento com os colegas aqui, acho que seria bom, não?:parede:

Marcelo Corradi
30/03/2012, 08:48
q eu saiba todo pistão é um pouco oval. o raio num é constante não.

Imperador!
30/03/2012, 10:05
Estamos lendo o mesmo tópico? Veja ai pra trás se não tem gente falando que adora alguma viatura!!!
Estou falando a partir das contribuições do dsamaz. Pra trás, tem muita besteira escrita sim.


HS 2.8 e 3.0D4D = Ambos com turbina TGV. Isso faz uma p* diferença.
Mancada da Ford não ter usado TGV no 3.0.
O Troller que usou o MWM 2.8 e agora o NGD 3.0 nunca foi abençoado com uma TGV.

Concordo. Nunca cotei a turbina pro 3.0, mas eu acho que deve custar uns 3000 no mínimo. Se fosse uma TGV (iria ter que ser controlada eletronicamente, como na Hilux) iria custar no mínimo 5000. A TGV do 2.8 custa mais de 4500 por aí...

O NGD é homologado pela International com 180cv se usar TGV; se for com WG, fica com 163cv, como temos na Ranger e Troller.
Eu acho que o limitador foi o custo mesmo...

Daniel.Shimomoto
30/03/2012, 12:05
Amigo,Eu me confundi, queria dizer que o diâmetro da cabeça costuma ser menor devido à dilatação.Mas se vc for mais educado no tratamento com os colegas aqui, acho que seria bom, não?:parede:

Trotta;

O problema não é ser ou não educado. É vocês que estão falando coisas que desafia o senso lógico. Pistão oval, common rail identico de motores diferentes mudando apenas o adesivo...logo logo vão falar da "bola quadrada" do programa do Chaves, que meu filho assiste como uma realidade facctível e existente...

Giovani
30/03/2012, 13:13
Concordo. Nunca cotei a turbina pro 3.0, mas eu acho que deve custar uns 3000 no mínimo. Se fosse uma TGV (iria ter que ser controlada eletronicamente, como na Hilux) iria custar no mínimo 5000. A TGV do 2.8 custa mais de 4500 por aí...

O NGD é homologado pela International com 180cv se usar TGV; se for com WG, fica com 163cv, como temos na Ranger e Troller.
Eu acho que o limitador foi o custo mesmo...
Talvez... Mas se foi por economia, foi uma economia burra. Esses preços são de peças de reposição. O custo na produção deve ser uns 20% disso, ou menos.
O melhor desempenho da TGV resultaria num volume maior de vendas. Não tem pq não usar. A Hilux é a prova. Conhecida por ter um motor "manco", quando mudou a versão, nem parecia ser uma Toyota. Dominou o mercado.
Hoje estão vindo todas com TGV e a Amarok com o "bi-turbo" que tem a mesma função. Parece que a ficha caiu.
O HS 2.8 estava à frente de todas.

[]'s

dsamaz
30/03/2012, 13:14
Tudo bem Shimomoto?

Sobre o sistema CommonRail da Ranger, ele é de terceira geração, e não segunda como vc afirma. Veja o manual ele afirma tanto que é de 3º, quanto de 2º geração.
E a injeção de combustível é feita em duas etapas, e não em três como vc afirma (pré-injeção e injeção principal). Não existe a tal "injeção de re-queima".
E esta "grande vantagem" traduz-se somente em diminuir ruidos causados pela combustão e vibrações no motor. Esta "grande vantagem" traduz-se também nos custos, tudo no sistema é o dobro do preço.
Toda a "grande" diferença então entre os dois sistema estaria somente nos bicos injetores e no programa da central, que controla a injeção em duas fases.
Das centenas de peças do sistema de injeção, temos então que, e termos de trabalho, apenas o bico injetor é diferente. E logicamente, a central tem programa capaz de acionar os bicos de forma diferente.

As outras dezenas de peças são "iguais" (em operação), logo os sistemas são equivalentes! Pode-se dizer que são "iguais"!

É o mesmo que pegarmos dois pneus com as mesmas medidas, voltados ambos para o "off road", possuidores ambos do mesmo desenho da banda de rolagem, fabricado nas mesmas indústrias chinesas, mesmo nome comercial, mas um deles tem uma linha azul e fabricante diferente! Pode-se dizer que são iguais ou não?

Sobre os pistões e camisas ovais, posso ter afirmado algo do gênero, porém pode ser que não seja. É uma informação meio "torta" em meio a dezenas de fatos concretos. Peço novamente desculpas pela desatenção neste sentido. O manual diz que alguma coisa lá é cônico, embora este manual também possa estar errado.
Após analisar as camisas e pistões com micrômetro, poderemos ter os valores exatos e será postado aqui os resultados...

Agora, sobre o ngd, suas fragilidades (se comparadas ao MWM 2.8), quase todas, do 2.8ps foram herdadas. A saber os pincipais:
1. sistema de distribuição frágil (relativamente); a corrente com seu problemático sistema de tensão ainda é um ponto frágil. Pode até ser que a corrente aguente uns 300k kilometros, mas duvido que o tensionador aguente 120mil... Logo, de qualquer forma é necessário manutenção.
2. frente do motor toda congestionada para manutenção;
3. apenas uma válvula termostática
4. mesmíssimo problema da ausência de camisas standard (permite no máximo duas retíficas) e é necessário trocar toda vez os pistões (de 10 a 20x mais caro que o mesmo procedimento no MWM)
5. bomba dagua: continua muito alta e na nada-congestionada frente do motor

Uns pontos que não tenho certeza, porém pode ser problemático:
1. diâmetro da válvula termostática (será que é 54mm "universal")?
2. as mangueiras, será que eliminou as dezenas que haviam no irmão 2.8?


E ainda apareceram outros problemas, segundo relatos frequentes neste fórum e na internet em geral:
1. bomba de vácuo, que foi tirada da traseira do alternador e inserida na já-congestionadíssima frente do motor
2. tensionadores problemáticos das correntes (a melhor coisa a fazer lá é soldar uma porca e meter um parafuso para tensionar as correntes);
3. ferrugem que pega na traseira da tampa devido a vazamento de um selo;
4. pescador da bomba de diesel do tanque que entope fácil
5. bico que engripa (cola) no cabeçote de alumínio
6. bomba dagua que quebra facilmente (muitos relatos)
7. ausência de disponibilidade da turbina TGV, traduzindo em "trancos" quando a mesma entra em operação.
8. criou-se um sistema "top crazy" apertadíssimo para abertura de válvulas, transferindo o comando para o cabeçote mas sem eliminar o eixo de balancins. Por que não fizeram como no MWM onde o eixo de balancins é o mesmo comando?

Mais um detalhe pequeno sobre o ngd3.0: ele tem apenas um borrifador de óleo para cada pistão, enquanto o MWM tem dois. Isto deve traduzir para o MWM em melhor lubrificação e dissipação do calor naquela área.

Finalmente temos uma melhoria com relação aos "problemas" do 2.8ps quando eliminou a ligação via mangueira para o resfriador de óleo (não tenho certeza);


Este fórum está recheado de relatos sobre o ngd, segue alguns:
Tinha um troller 2.8/2005 não deu problema nenhum com motor até aos 40.000km, quando o vendi.
Meu troller atual 2007/2008 3.0 eletrônico hoje com 15.000 km. Aos 13.000 km começou a perder potência na estrada e a mangueira que liga o turbo ao intercooler se soltou e foi corroída pela polia do motor do ar condicionado.
Fonte: hmeneguzzi7: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/48002-ngd-internacional-3-0-pesquisa-de-vida-util-e-problemas.html


Comparação entre o 3.0 e o MWM no Troller by schneider_herb:
Acho que o motor eletronico não é o mesmo que o antigo MWM que aguentava qualquer situação. Hoje não compraria mais nenhum Troller com motor 3.0. Nem na apresentação do novo Troller em Atibaia a equipe evitou de entrar em águas onde a Troller garante até 80 cms.


Outro do membro schneider_herb: "Espero que seja este o último 3.0 que terei. Acho bom analisarem os prós e contras na compra de um 3.0 Electronic. Espero que os possuidores de Troller 3.0 mais recentes, tenham mais sorte que os primeiros lançamentos que acredito, foram um desastre."



Entupimento da bomba que fica no tanque (por Jera). Lógico que é super legal reparar este "defeitinho", começando pela emoção que é tirar o tanque...
"e a 3a peneira que fica dentro da bomba é a mais fina de todas. nela a sujeira acumulada não era grãos de terra ou sujeira em sí, eram pelos de algodão!!! acredito que seja fiapos do filtro do diesel que tem nos postos de gasolina. o filtro vai soltando os fiapos e com o tempo acumula tudo nessa peneira. aí quando vc pega parece um algodão mesmo. pra ver como é, pega um algodão e tenta desfiar ele todo. ficam aqueles fiapos bem pequenos. o acumulo desses fiapos que entopiu a peneira."


Outro relato sobre o entupimento do filtro (by PequenoJr):
"Ontem estava na ford Alvorada e lá estavam 2 rangers com problema relacionado ao Diesel.
A primeira, morro abaixo e de pé embaixo mal chegava aos 120km/h. Na reta com muito custo chegava aos 80km/h.
A segunda parecia um fusca com o platinado desrregulado. Teve que vir rebocada."


Relato de um dos moderadores (Giovani) sobre a ferrugem na parte traseira da tampa:
"O motor 3.0 tem mesmo um problema com um selo, que fica atrás da caixa de distribuição. Ele vaza e provoca a corrosão da caixa. O vazamento não é perceptível, até que a corrosão perfure a caixa. Quem tem um motor desses, na Ranger ou no Troller, pode ser contemplado. Com sorte se consegue uma garantia, mesmo depois de 1 ano."

Problemas com mangueiras (herdados do 2.8) relatado por Jojoba:
"Duas mangueiras furadaa, uma raspava no capo e outra no motor, ferveu o carro, sem a luz de modo de segurança alertar ou qq outra luz."

Sobre o consumo, o colega Fellipece afirma sobre a ranger com 3.0: "1) consumoi alto 7.8km"
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/48002-ngd-internacional-3-0-pesquisa-de-vida-util-e-problemas-6.html


Sobre as correntes, veja o relato do Jera em 2008:
"o barulho que mudava o som do motor era a corrente do motor. houve um desgaste nos tuchos da corrente e aí ele prendia e dava este defeito. quando eu ficava com o motor ligado em marcha lenta por algum tempo as vezes isso acontecia tb. tive que trocar a corrente do motor......1800,00 reais comprada na autorizada international. a troca foi feita aos 110.000km. se quiser dps coloco fotos do kit da corrente....to sem a maquina agora pra pegar a foto.
o meu mecanico particular trabalha na ford e nos finais de semana trabalha em casa....todo dia ele mexe nesses motores e mts ja trocaram a corrente."
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/48002-ngd-internacional-3-0-pesquisa-de-vida-util-e-problemas-3.html

Não se encontra reclamações semelhantes sobre as engrenagens do MWM...

Aliás, sobre o peso do sistema de engrenagen do MWM, que você bateu 2x neste ponto, pode-se afirmar que cada engrenagem deve pesar aproximadamente 1 quilo, passando no total apenas uns 5 quilos a mais que o sistema do power stroke e ficando equivalente ao sistema do NGD, que também é pesado. Agora, o que são 5 quilos para o motor? E este tipo de massa é daquelas que não influenciam em nada a questão do desenvolvimento da potência e assuntos relacionados.

Afirmo que JAMAIS COMPRARIA UMA RANGER COM MOTOR 3.0 E MAIS DE 15MIL KILOMETROS.
Talvez eu até compre, se encontrar uma a preço de banana, dada, quase de graça, e NOVA! NGD usado (com mais de 20mil km) é bomba. Aquelas do ano 2005 e 2006, NUNCA!


Resumindo, de tantos problemas que aparecerão COM CERTEZA, a ranger com o 3.0ngd é mais uma picape para ficar no máximo até os 120 ou 150k kilometros. Coisa que não ocorre com a rival com o motor MWM.
Futuramente pesquisarei mais sobre o ngd 3.0 e postarei no tópico adequado (este tópico é do Maxion 2.8 X MWM 2.8)... Isto é só uma "pincelada".

Hoje tenho uma notícia pessoal. Estou alegre, muito feliz:
Consegui hoje "vender" (e receber) minha ranger 2.8ps. Maxion nunca mais!

Digo vender entre aspas porque o preço foi simbólico, visto que queria passá-la adiante.
Ela estourou o motor outra vez nesta quarta-feira (28/3), quando a bomba dágua simplesmente quebrou e vazou o líquido de arrefecimento; o novo dono ficou ciente direito do problema. Vai ter que sacar o cabeçote outra vez, pois o mesmo empenou...
Acho que deve ser praga pois estava escrevendo estes itens aqui no fórum... he he

O NGD caminha para o mesmo caminho do 2.8ps e do 2.5; agora começarão a aparecer os problemas com as mangueiras, bicos, cabeçote, tensionadores, eletrônica e componentes ruins.

Daniel



DSAMAZ;

Desculpa quando eu falei o termo "abobrinha" mas me revolta ver certos comentários infundados, depreciativos e desprovidos de qualquer conteúdo técnico apenas em busca de defender uma idéia.

Vamos por partes:

-> Pistão oval?!?! Já falei que isso é absurdo. A camara de combustão do NGD é CÔNICA, como a de muitos outros motores diesel. A camara pode assumir quaisquer formados, Conica, hemisférica, plana, etc. o que influencia é o desenho DA CABEÇA DO PISTAO e do cabeçote.

Não tem QUALQUER RELAÇAO com o pistão ser redondo!!!! Aliás, todo pistão é redondo exceto os casos que eu mencionei anteriormente. O manual NÃO TE INDUZIU AO ERRO. SEU ERRO FOI CONCEITUAL!!!!!

-> Injeção Common Rail: MWM Sprint = NGD?!?!?!

Você afirmou que os sistemas da S-10 e do NGD são iguais.os dois tem flauta, bomba submersa, rail de pressão, bico injetor. Fazer este tipo de afirmação é o mesmo que dizer que eu sou igual a você porque tenho dois olhos, nariz, boca, dentes, etc. Absurdo!

Sistema do MWM Sprint: É o sistema Bosch, de primeira geração. Trabalha com bico injetor comum, periodo unico de injeção (apenas uma injeção por ciclo "explosão" do motor diesel) e o rail é pressurizado a 1350 bar.

O NGD por outro lado usa um sistema desenvolvido pela Siemens (igual videocassete Betamax) mas de SEGUNDA geração. Tem bicos piezoeletricos, que mudam a angulaçao de trabalho conforme a temperatura e 3 injeções por ciclo de explosão (uma pre injeçao, uma injeção principal e uma injeção de requeima). Portanto só ai é tudo diferente do MWM Sprint. Não é só o adesivo.


(continua)

Marcelo Corradi
30/03/2012, 13:27
por isso q fico no V6, dá menos dor de cabeça......

roneo
30/03/2012, 14:09
Parece que o dsamaz sofreu bastante com problemas em seu ps na ranger. Quanto ao último relato não acho que o entupimento da bomba que fica no tanque não seja um problema do motor (o que tem uma coisa com a outra? - o problema não seria do combustível?). Sua ex ranger deve ter sido montada em dia de clássico na Argentina (como li um relato uma vez de uma saveiro em que o proprietário dizia que ele levava ela na concessionária e ninguém conseguia regular ela perfeitamente, e ainda zoavam ele dizendo que o carro devia ter sido montado em dia de final entre coríntias e palmeiras rsrsrsrs).
Aqui no fórum mesmo já ouvi relatos de pessoas retirando o sistema eletrônico do sprint e passando ele para mecânico pois dava muito problema (relato de algum proprietário de agrale, se não me engano) e nesse mesmo relato foi dito que as forças armadas só compram agrales mecânicos pois os eletrônicos não tinham confiabilidade.
Nota:
Os agrales das forças armadas usam até hoje os sprint, apesar do modelo para pessoa física e jurídica usar um cummins agora. Dizem que o mwm é barato de manter e confiável (não posso afirmar pois não conheço), mas antes que digam que é apenas por isso que o mwm é usado pelas forças armadas imaginem a bagunça que seria se trocassem o motor das viaturas que são compradas novas, teriam que treinar mecânicos novamente e as peças não poderiam ser usadas por qualquer carro, sendo mais radical, poderia chegar ao ponto de ser como aconteceu na segunda guerra em que os caminhões utilizados eram de diferentes fabricantes e cada um com sua mecânica própria, não havia intercâmbio de peças e os caminhões ficavam dias parados com defeito causando grandes transtornos par o pessoal da logística.
Valeu!

lcdalzoc
30/03/2012, 14:46
Muito legal esse tópico.
Mas para meu uso, nunca trocaria a porcaria do meu Maxionzinho 2.5 pela britadeira endeusada do Sprint 2.8.
:mrgreen:

Daniel.Shimomoto
30/03/2012, 15:41
DanielSAMAZ;

Tudo bem?

Mais uma vez peço licença mas você está comentendo generalizações altamente depreciativas a fim de defender uma idêia (legitima e fundamentada) mas que não precisa ser fundamentada em opiniões depreciativas vindas de alguns usuários que nnao foram bem sucedidos em seu uso. Vamos por partes:

-> Sobre os pistões "ovais"

"Sobre os pistões e camisas ovais, posso ter afirmado algo do gênero, porém pode ser que não seja. É uma informação meio "torta" em meio a dezenas de fatos concretos. Peço novamente desculpas pela desatenção neste sentido. O manual diz que alguma coisa lá é cônico, embora este manual também possa estar errado."

Desculpe afirmar de maneira tão incisiva. O manual é MUITO CLARO!!!!!!!!!! Se você não soube ler o que lá estava escrito, não soube interpretar, todos os seus argumentos estão automaticamente invalidados pois foram lidos a luz da paixão, e de uma idéia fixa. E tudo que é feito com fanatismo fica invalidado.


-> Já vi inumeros NGD's com mais de 200 mil km. Vi um NGD aberto (o proprietário andou com ele sem água no radiador e empenou o cabeçote) numa Ranger com 350 mil km (quando abriu o cabeçote) e o motor intacto do ponto de vista de camisas, riscados, compressão, etc. E isso sem falar no tensionador da corrente (e no proprio sistema de correntes) que estava ok.

-> O motor da Ranger aguenta muitos mil km. Como te falei conheço uma Ranger de uma empresa daqui da cidade, usada a trabalho (importante que se diga) com mais de 400 mil km e trabalhando. Sobre o sistemas de corrente de distribuição, sou um exemplo disso. A minha está com 140 mil km e o tensionador da correia funciona muito bem. Aliás, o motor da minha está muito bom.

-> O Troller adotou o NGD você sabe porque? Porque a partir de 2006 as normas Euro III exigiram que muitos motores fossem eletronicos para se adequarem aos limites de emissões. O Sprint perderia muita potencia se continuasse mecanico, portanto trocaram pelo NGD.

Caso a escolha tivesse recaído sobre o Sprint Eletronico, os problemas continuariam os mesmos do NGD. Eletronica e agua continuam não se entendendo muito bem, seja no Sprint (que como foi afirmado, muitos estão "mecanizando") seja no NGD.

-> O NGD apresenta problemas no sistema de alimentação. Realidade. Ele e todos os motores eletronicos de segunda geração mais moderna (como a Triton e Hilux) são sensíveis a combustivel adulterados. Logo você não pode crucificar um propulsor apenas por conta de diesel pirata.

-> Já que o assunto é combustivel...Você está dizendo que NGD não presta porque o diesel colocado nele é ruim? Altamente técnico esse ponto de vista...Quer dizer que se eu colocar diesel ruim e o motor quebrar, a culpa é do motor?????????????

-> Alto consumo? Nunca ouvi sequer alguem comentar isso. O individuo que disse que a Ranger bebe demais devia estar a 150km/h. Ai até a minha bebe pra kct. E voltamos a historia dos foruns com "Eu escutei do vizinho do irmão do meu cunhado que a Ranger NGD..."

-> O Sprint, goste você ou não tem uma curva de potencia muito ruim. É fraco em baixas rotações, apresentando-se apenas depois das 2200 rpms. Ao contrário do HS que começa a entregar potencia a partir dos 1400 giros, sem recorrer a cabeçotes multivalvulas e outras "estratégias" para manter-se dentro das normas Euro II

-> O Sprint eletronico é terrivel em termos de consumo. Bebe mais do que os mecanicos. Vide todos os proprietários de S10 mecanicas e eletronicas do forum. Pergunte a eles.

-> Quantidade de injetores de óleo embaixo do pistão não quer dizer nada. É detalhe construtivo. O importante é a sua atuação no motor. Analogamente, é a mesma coisa que você dizer que se cabe 4L de óleo no carter, lubrifica-se mais do que um veiculo com 3L. Se o óleo nao for bombeado corretamente e, se não circular de acordo com o projeto, pode colocar 100L que de nada vai adiantar. Assim são os injetores de óleo.

-> Falta de VNT. Realmente ficaria bom um VNT no NGD. Só que não chega a ser uma encessidade imperativa. Nem deixar o motor sendo dirigidos aos trancos pois o Sprint também não tem VNT e só apresenta uma curva de potencia satisfatoria a partir das 2200rpms. E mesmo assim não é la essas coisas.
_______________________________

Olha, eu respeito e admiro sua "paixão" pelo MWM Sprint. Admiro mesmo. Mas vejo isso de uma maneira extremamente negativa na medida em que você usa SUPOSIÇÕES sobre o NGD para defender uma idéia. Tudo o que você escreveu foram suposicões e os defeitos relatados, exemplo de motor mal cuidado (problema de bomba de agua estourada=falta de aditivo na proporção CORRETA), corrosões internas, idem,

Se eu for falar do meu gosto pessoal, pdoeria falar um monte de coisas. Entre eles que eu acho o MWM Sprint um lixo de motor, com uma pessima curva de potencia, vibrante igual um OM314 do Mercedinho 608, barulhento igual um moedor de carne. Poderia citar uma historia de um cara que mandou abrir um MWM Sprint que estava batendo e quando foram ver era o trem de engrenagens traseiro que uma delas tinha arrebentado um dente...Mas é um CASO!!!! NÃO POSSO GENERALIZAR COMO VOCE ESTA INFELIZMENTE FAZENDO. O Sprint, apesar de eu achar uma porcaria, é um motor de inegaveis qualidades entre elas a robustez!

Falar "ah, esse é o ultimo HS/Powerstroke que eu compro" ou "ah, esse é o ultimo NGD" isso tudo é lixo. É que não existia forum em 1998 mas a coisa que eu mais escutei nessa época foi:"Motor MWM Sprint não presta! Quebra virabrequim!" Depois vieram com a conversa de que a culpa era do fato do virabrequim e a polia de contrapeso serem argentinas...

Defenda sua idéia Mas não desmereça os demais. não calunie nem difame. Nem temei com quem tem uma Ranger com 140 mil km desde zero e conhece e não tem medo de assumir todas as suas qualidades e defeitos.

Daniel

Trotta.79
30/03/2012, 17:53
Bom, lendo e participando de leve do tópico. Fico feliz em estar com meu MWM sprint 2.8. Se tudo der certo, terei pelo menos mais uns 300.000km de motor pela frente.
Valeu

marciomeurer
30/03/2012, 18:19
aeee vamos todos comprar a nova pick-up strada com locker que não atola em lugar nenhum!!! aquilo sim mermão!!! tem ate uns bfzinhos pra ela agora =)

dalmolin
30/03/2012, 20:49
esses sprint 6 cil , que quebravam o virabrequim tbm eh coisa que o povo ae ta falando sem ter visto o defunto....

o problema foi a polia frontal , que pesa 13 kg , e trancava um contrapeso que tem dentro dela , e ae vira um samba do crioulo doido aquilo girando a 3000 rpm.

o povo fala A QUEBRA DO vira , parece que virava tudo em pedaços , mas na realidade o motor continuava funcionando , o que quebrava era uma lasquina bem na ponta do vira , onde estavam os 4 parafusos que fixam a polia .

Tanto eh que muita gente soldava , montava com uma polia nova , e pau de novo. Aqui na cidade mesmo , tem uma silverado que eu sei que eh soldada.

Daniel.Shimomoto
30/03/2012, 21:51
esses sprint 6 cil , que quebravam o virabrequim tbm eh coisa que o povo ae ta falando sem ter visto o defunto....

o problema foi a polia frontal , que pesa 13 kg , e trancava um contrapeso que tem dentro dela , e ae vira um samba do crioulo doido aquilo girando a 3000 rpm.

o povo fala A QUEBRA DO vira , parece que virava tudo em pedaços , mas na realidade o motor continuava funcionando , o que quebrava era uma lasquina bem na ponta do vira , onde estavam os 4 parafusos que fixam a polia .

Tanto eh que muita gente soldava , montava com uma polia nova , e pau de novo. Aqui na cidade mesmo , tem uma silverado que eu sei que eh soldada.

Gostei da sua ponderação. É por ai mesmo. Soldava-se a polia (o certo era trocar tudo e não soldar - mas custava caro), o funcionamento ficava desbalanceado e o motor ficava uma porcaria.

Viram só como é facil difamar um produto BOM? Era um problema de nascença de um produto revolucionário (o UNICO High Speed 6 cilindros do mundo) que girava excessivamente (3800 rpms). Depois limitaram a 3400 rpms, mudaram alguns detalhes e o Sprint 6 cilindros fez historia.

Mas no final dos anos 90 ninguém queria saber deles. A Silverado (como a F-1000 fez com o HSD) queimou um bom produto. E porque? Foram (injustamente) difamados.

Abs!!!

dsamaz
30/03/2012, 23:51
Tudo bem Shimomoto?

Sobre o que afirmaste:

-> Já vi inumeros NGD's com mais de 200 mil km. Vi um NGD aberto (o proprietário andou com ele sem água no radiador e empenou o cabeçote) numa Ranger com 350 mil km (quando abriu o cabeçote) e o motor intacto do ponto de vista de camisas, riscados, compressão, etc. E isso sem falar no tensionador da corrente (e no proprio sistema de correntes) que estava ok.

Você sabe que é mais fácil um pneu simples de loja rodar 350 mil km que aquele tensionador resistir a 350 mil kilometros... Impossível!
Se o sistema estava ok é porque foi feita a manutenćão preventiva ou reparativa.


"Já que o assunto é combustivel...Você está dizendo que NGD não presta porque o diesel colocado nele é ruim? Altamente técnico esse ponto de vista...Quer dizer que se eu colocar diesel ruim e o motor quebrar, a culpa é do motor?????????????"

Errado, o assunto não é combustível. Trata-se da peneira que entope. No meu servićo (órgão público) tem mais de 10 Ranger 3.0 (todas 2007)... De tanto problema que este sistema apresenta, certa vez decidiu-se por enviar todas à oficina para adaptar um outro sistema de peneira... Uma a uma foram adaptadas.
Veja o que postei (não foi relacionado a combustível, e sim à peneira): "4. pescador da bomba de diesel do tanque que entope fácil"



"Olha, eu respeito e admiro sua "paixão" pelo MWM Sprint. Admiro mesmo."

Pode ser um dos melhores motores do mundo.


"problema de bomba de agua estourada=falta de aditivo na proporção CORRETA"

Errado! Não havia nenhuma corrosão naquela bomba, nem no motor ou radiador. Aliás, as "palhetas" são de plástico e as outras estruturas dela, alumínio (mais difícil de enferrujar). Estourou porque o alumínio é uma m* para estas pećas, assim como a bomba do 3.0.
Boa é a bomba dágua do sprint que é de ferro (parede bem grossa)...


-------------------

Vamos voltar ao assunto do tópico? Ainda falta debatermos a diferença entre os cabeçotes do mwm X ps 2.8...
Por que será que o power stroke resolveu utilizar nada-mais nada-menos que a exorbitância de 16 parafusos para prender o cabeçote ao bloco, incluindo 4 "magavilhosos" M8? Quantos destes já se romperam na hora do "aperto"? Será que 10 não faria o serviço bem feito?
Por que será que o alumínio é tão mais ruim que o ferro-fundido?? Vamos pesquisar?

Daniel




DanielSAMAZ;

Tudo bem?

Mais uma vez peço licença mas você está comentendo generalizações altamente depreciativas a fim de defender uma idêia (legitima e fundamentada) mas que não precisa ser fundamentada em opiniões depreciativas vindas de alguns usuários que nnao foram bem sucedidos em seu uso. Vamos por partes:

-> Sobre os pistões "ovais"

"Sobre os pistões e camisas ovais, posso ter afirmado algo do gênero, porém pode ser que não seja. É uma informação meio "torta" em meio a dezenas de fatos concretos. Peço novamente desculpas pela desatenção neste sentido. O manual diz que alguma coisa lá é cônico, embora este manual também possa estar errado."

Desculpe afirmar de maneira tão incisiva. O manual é MUITO CLARO!!!!!!!!!! Se você não soube ler o que lá estava escrito, não soube interpretar, todos os seus argumentos estão automaticamente invalidados pois foram lidos a luz da paixão, e de uma idéia fixa. E tudo que é feito com fanatismo fica invalidado.


-> Já vi inumeros NGD's com mais de 200 mil km. Vi um NGD aberto (o proprietário andou com ele sem água no radiador e empenou o cabeçote) numa Ranger com 350 mil km (quando abriu o cabeçote) e o motor intacto do ponto de vista de camisas, riscados, compressão, etc. E isso sem falar no tensionador da corrente (e no proprio sistema de correntes) que estava ok.

-> O motor da Ranger aguenta muitos mil km. Como te falei conheço uma Ranger de uma empresa daqui da cidade, usada a trabalho (importante que se diga) com mais de 400 mil km e trabalhando. Sobre o sistemas de corrente de distribuição, sou um exemplo disso. A minha está com 140 mil km e o tensionador da correia funciona muito bem. Aliás, o motor da minha está muito bom.

-> O Troller adotou o NGD você sabe porque? Porque a partir de 2006 as normas Euro III exigiram que muitos motores fossem eletronicos para se adequarem aos limites de emissões. O Sprint perderia muita potencia se continuasse mecanico, portanto trocaram pelo NGD.

Caso a escolha tivesse recaído sobre o Sprint Eletronico, os problemas continuariam os mesmos do NGD. Eletronica e agua continuam não se entendendo muito bem, seja no Sprint (que como foi afirmado, muitos estão "mecanizando") seja no NGD.

-> O NGD apresenta problemas no sistema de alimentação. Realidade. Ele e todos os motores eletronicos de segunda geração mais moderna (como a Triton e Hilux) são sensíveis a combustivel adulterados. Logo você não pode crucificar um propulsor apenas por conta de diesel pirata.

-> Já que o assunto é combustivel...Você está dizendo que NGD não presta porque o diesel colocado nele é ruim? Altamente técnico esse ponto de vista...Quer dizer que se eu colocar diesel ruim e o motor quebrar, a culpa é do motor?????????????

-> Alto consumo? Nunca ouvi sequer alguem comentar isso. O individuo que disse que a Ranger bebe demais devia estar a 150km/h. Ai até a minha bebe pra kct. E voltamos a historia dos foruns com "Eu escutei do vizinho do irmão do meu cunhado que a Ranger NGD..."

-> O Sprint, goste você ou não tem uma curva de potencia muito ruim. É fraco em baixas rotações, apresentando-se apenas depois das 2200 rpms. Ao contrário do HS que começa a entregar potencia a partir dos 1400 giros, sem recorrer a cabeçotes multivalvulas e outras "estratégias" para manter-se dentro das normas Euro II

-> O Sprint eletronico é terrivel em termos de consumo. Bebe mais do que os mecanicos. Vide todos os proprietários de S10 mecanicas e eletronicas do forum. Pergunte a eles.

-> Quantidade de injetores de óleo embaixo do pistão não quer dizer nada. É detalhe construtivo. O importante é a sua atuação no motor. Analogamente, é a mesma coisa que você dizer que se cabe 4L de óleo no carter, lubrifica-se mais do que um veiculo com 3L. Se o óleo nao for bombeado corretamente e, se não circular de acordo com o projeto, pode colocar 100L que de nada vai adiantar. Assim são os injetores de óleo.

-> Falta de VNT. Realmente ficaria bom um VNT no NGD. Só que não chega a ser uma encessidade imperativa. Nem deixar o motor sendo dirigidos aos trancos pois o Sprint também não tem VNT e só apresenta uma curva de potencia satisfatoria a partir das 2200rpms. E mesmo assim não é la essas coisas.
_______________________________

Olha, eu respeito e admiro sua "paixão" pelo MWM Sprint. Admiro mesmo. Mas vejo isso de uma maneira extremamente negativa na medida em que você usa SUPOSIÇÕES sobre o NGD para defender uma idéia. Tudo o que você escreveu foram suposicões e os defeitos relatados, exemplo de motor mal cuidado (problema de bomba de agua estourada=falta de aditivo na proporção CORRETA), corrosões internas, idem,

Se eu for falar do meu gosto pessoal, pdoeria falar um monte de coisas. Entre eles que eu acho o MWM Sprint um lixo de motor, com uma pessima curva de potencia, vibrante igual um OM314 do Mercedinho 608, barulhento igual um moedor de carne. Poderia citar uma historia de um cara que mandou abrir um MWM Sprint que estava batendo e quando foram ver era o trem de engrenagens traseiro que uma delas tinha arrebentado um dente...Mas é um CASO!!!! NÃO POSSO GENERALIZAR COMO VOCE ESTA INFELIZMENTE FAZENDO. O Sprint, apesar de eu achar uma porcaria, é um motor de inegaveis qualidades entre elas a robustez!

Falar "ah, esse é o ultimo HS/Powerstroke que eu compro" ou "ah, esse é o ultimo NGD" isso tudo é lixo. É que não existia forum em 1998 mas a coisa que eu mais escutei nessa época foi:"Motor MWM Sprint não presta! Quebra virabrequim!" Depois vieram com a conversa de que a culpa era do fato do virabrequim e a polia de contrapeso serem argentinas...

Defenda sua idéia Mas não desmereça os demais. não calunie nem difame. Nem temei com quem tem uma Ranger com 140 mil km desde zero e conhece e não tem medo de assumir todas as suas qualidades e defeitos.

Daniel

Daniel.Shimomoto
31/03/2012, 14:21
DSAMAZ;

Espera um pouco...A verdade está aparecendo

-> Você está afirmando que os NGD's que você conhece são NGD's de trabalho, empresa e serviço publico.

Trabalhando nisso, você deve saber muito bem que esses são veiculos de manutencão preventiva inexistente e manutenção corretiva que muitas vezes deixa a desejar. Qualquer carro de empresa e de serviço publico é assim mesmo dizendo que não. NGD, Maxion HS2.5 e HS2.8 Powerstroke são motores que requerem bons tratos, diesel de qualidade e uma manutencnao CORRETIVA com peças de primeira linha. Pelo que eu entendi, você trabalha na PM, certo? Então você cohece o sistema. A manutenção preventiva é deficiente (inexistente) e a corretiva, muitas vezes feita "como dá" pois vocês precisam no veiculo para trabalho e não tem tempo para ficar esperando.

Neste caso, tenho que concordar: Maxion HS, Powerstroke 2.8L e NGD são propulsore INADEQUADOS para essa utilização. Mas continuam (e continuarão sendo) MOTORES EXCEPCIONAIS!!!!!!

-> Você afirmou que o problema das Ranger do seu trabalho são os filtros e o pescador do tanque. Não tem haver com combustivel

(Errado, o assunto não é combustível. Trata-se da peneira que entope. No meu servićo (órgão público) tem mais de 10 Ranger 3.0 (todas 2007)... De tanto problema que este sistema apresenta, certa vez decidiu-se por enviar todas à oficina para adaptar um outro sistema de peneira... Uma a uma foram adaptadas.
Veja o que postei (não foi relacionado a combustível, e sim à peneira): "4. pescador da bomba de diesel do tanque que entope fácil")

Oras, faça-me o favor. O pescador e a peneira ficam em contato com o que? Combustivel! Diesel de qualidade boa ou não! É preferivel entupir o filtro que estourar um bico injetor!

Minha Ranger tem 140 mil km e recentemente mandei abrir o tanque para limpar. Sabe qual foi o resultado? Peneiras e sistemas de filtros do tanque INTACTOS! sem qualquer sinal de sujeira gracas a que? Graças ao Diesel que eu coloco na Ranger.

O mesmo eu não posso dizer de órgãos publicos e carros de empresa.

-> Tensionador da corrente. A picape que eu vi com 350 mil km e o sistema de distribuição ok pertence a um sujeito que eu conheço, que tem uma firma que fabrica peças para currais e te asseguro que não houve manutenção nem preventiva nem corretiva no sistema de distribuição. Ele comprou a Ranger na mesma época que eu.

-> HS2.8L com 16 parafusos no cabeçote: Por acaso os parafusos foram substituidos quando da remoção do cabeçote? Você sabia que os parafusos tanto do HS quanto do NGD tem que ser trocados quando da remoção do cabeçote porque eles sofrem estiramento e podem se romper quando da remontagem?

Isso tem nome: Manutenção e montagem mal feita feita por gente que nunca leu uma virgula do que vem no manual.

-> Aluminio ser uma mer...para fabricação dos motores: ERRADO!!!!! Até blocos de motores estão sendo feito em aluminio. Se fosse tão ruim assim...

O Aluminio apresenta inumeras vantagens construtivas sobre algumas peças similares feitas em ferro: Cabeçotes de aluminio por exemplo, além de serem mais leves, facilitam a dissipação de calor. Carcaça da bomba de água, idem. Agora ambas as peças sofrem desgastes e estão sujeitas a problemas se por exemplo estiverem em contato com água do sistema de arrefecimento sem aditivo.

-> Voce comentou: "Errado! Não havia nenhuma corrosão naquela bomba, nem no motor ou radiador. Aliás, as "palhetas" são de plástico e as outras estruturas dela, alumínio (mais difícil de enferrujar). Estourou porque o alumínio é uma m* para estas pećas, assim como a bomba do 3.0."

Aluminio é sujeito SIM a corrosão e ao estrago caso seja colocado água pura sem aditivo na proporção correta. O aluminio não enferruja em contato com a água como o ferro, mas o processo de circulação da água pode provocar outras formas de corrosão como cavitação e corrosão galvanica. Leia mais sobre o assunto em InfoMet - Informaes britadas, fundidas e laminadas - Metais & Ligas (http://www.infomet.com.br/metais-e-ligas-conteudos.php?cod_tema=10&cod_secao=11&cod_assunto=59)

Qualquer material (ferro fundido, aluminio, aço) estão sujeitos a corrosão! Mesmo a "carcaça de grande espessura do Sprint" está sujeita a ela. Especialmente se a água que estver em contato tiver metais halogenos ou alcalinos. Água do sistema de águas tratadas da cidade são verdadeiros venenos para os motores, seja eles feitos com peças em ferro fundido ou em aluminio.

O melhor fabricado pela MWM (O D-229) sofre demais com corrosão: A circulação de água pelo bloco do motor, sem aditivo no sistema de arrefecimento provoca uma corrosão galvanica nas camisas que simplesmente perfura os mais de 5mm de espessura da camisa umida! Já vi "n" casos assim.

DSAMAZ, TUDO NA VIDA depende para que serve. Coloca um MWM D-229 na sua X terra e verá a verdadeira Merd@ que ficará. Um lixo! Mas o 229 continuará excelente (esse sim um dos melhores motores já fabricados até hoje no Brasil e no mundo talvez) e a X terra um excelente veiculo. Mas o uso de ambos não significa que funcionará direito pois não foram projetados para tal.

Não adianta colocar veiculos e propulsores complexos em veiculos que são usados para trabalho, com manutencnao deficiente e uso intensivo. Aproveitando que parece que você é PM, deixa eu te contar uma historia: Aqui no estado de São paulo, "alguem" teve a brilhante ideia de equipar as Policias com Vectras 2.2L automáticos. Foi um fiasco! Os carros que mais duraram aguentaram 2 anos. Enquanto isso os VW Santanas adquiridos na mesma época continuam na linha de frente, 12 anos depois.

Agora te pergunto: Vectra é ruim? Santana é o melhor carro do mundo? Não para ambas as perguntas. Mas o uso dado no Vectra foi errado e representou dinheiro desperdicado pois o Vectra não é carro para uso intenso sem qualquer manutencão (ou manutencão feita de qualquer jeito), como o Santana que aguenta a pancada.

O Topico desviou do assunto. Sim desviou porque ele já nasceu torto e errado. Eu no seu lugar pediria o trancamento dele pois está representando um atraso de vida discutir e comparar maça com amendoim.

Trotta.79
31/03/2012, 17:09
Esse tópico já ficou cansativo mesmo. Aliás todo tópico que os foristas ficam disputando quem está com a razão dá nisso.
Mas de qualquer forma tem informações interessantes.

O Powerstroke 2.8 é um motor espetacular mas precisa de mais cuidados na manutenção e no seu trato.
O MWM Sprint 2.8 também é um motor espetacular e é um Ogro em termos de manutenção. É um motor de serviço.
Todos dois podem ser preparados para potências mais altas, mas se não me engano o MWM é mais "elástico" nesse ponto.

Trotta.79
31/03/2012, 17:14
O DSAMAZ não é da PM, ele comprou um Xterra da PM!

Daniel.Shimomoto
31/03/2012, 21:20
Esse tópico já ficou cansativo mesmo. Aliás todo tópico que os foristas ficam disputando quem está com a razão dá nisso.
Mas de qualquer forma tem informações interessantes.

O Powerstroke 2.8 é um motor espetacular mas precisa de mais cuidados na manutenção e no seu trato.
O MWM Sprint 2.8 também é um motor espetacular e é um Ogro em termos de manutenção. É um motor de serviço.
Todos dois podem ser preparados para potências mais altas, mas se não me engano o MWM é mais "elástico" nesse ponto.

Falou com sabedoria Trotta! Desculpe-me ter sido indelicado com você posts atrás!

-> HS Powerstroke 2.8 e NGD são motores excelentes mas requerem tratos de manutenção e cuidado com peças (aceitam bem peças de primeira linha e só). Tem maior potencia disponivel em baixa rotação.

-> MWM Sprint. Motor excelente também, dispensa cuidados especiais em manutenção e aguentam "muita pancada". São melhores também para preparações em potencias mais altas. O Raschmotorem sempre prepara MWM Sprint, especialmente os mecanicos que aguentam bem o rojão e são mais fáceis de mexer.

Abraços!

dsamaz
31/03/2012, 21:21
Tudo bem Trotta?

Realmente comećou a ficar chato o debate...

Sobre a última postagem, informei que a bomba dagua do sprint é de ferro. Não procede totalmente. Ela é uma liga de ferro-alumínio, porém com mais "ferro" que a mesma do power stroke... Pensei que era ferro, pois por fora e ainda sujo, assim parece, mas olhando bem, percebe-se que tem alumínio. Mas ela é pesadona, não é a mesma coisa da bomba do 2.8ps...

Sobre a PM, até seria interessante, mas não faćo parte dos quadros deles...

Hoje teve uma frontier num leilão daqui... Até cheguei a dar um lance, mas não fui o finalista... De carro velho, seja MWM ou Power stroke, é dor de cabeća na certa...
Chegou até 15 mil, mas provavelmente o banco não venderá, pois ficou em "condicional"... Ainda posso comprar no próximo leilão, daqui uns 15-20 dias he he...

Link do leilão:
NISSAN FRONTIER 4X4 XE JXR1927 94DCEUD226J680861 B - LEILÃO Manaus (http://www.leilaomanaus.com.br/index.php/lotes/visualizar/8622.html)

Daniel



O DSAMAZ não é da PM, ele comprou um Xterra da PM!

Renato Fraga
31/03/2012, 21:28
Discordo de você.
Tanto o 2.5, como o 2.8 e o 3.0 são bons motores são usá-los.
O 2.5 e o 3.0, especialmente, tem que ter a manutenção em dia, senão você pode ficar no meio da estrada sim.
O 2.8 ainda considero o motor mais robusto utilizado na Ranger, pois dá boa confiabilidade, manutenção dentro do normal, oferece bom desempenho e tem um consumo bem aceitável. Aliás, quando fui comprar minha Ranger, a opção era uma 2.8 (aí dei uma volta na 3.0 e tudo mudou kk )

Inventaram até uma frase aqui no fórum: "A Ranger não é melhor em nada, mas é boa em tudo".
E concordo plenamente com ela. Pelo que o colega dsmaz vem comentando acerca das diferenças entre o NGD, PS 2.8 e MWM 2.8, pode-se até concluir que não tenha o melhor motor, mas tenho certeza tem um excelente conjunto. Aliás, acredito que o melhor conjunto até o aparecimento da Hilux 3.0 D4D.

Bom, como tentei dizer anteriormente, já tive uma ranger 2.5, uma 2.8 e agora uma 3.0.

A 3.0 compramos 0km. As outras duas, semi novas, mas ambas com boa procedência, pouco uso e sempre fizemos a manutenção em dia nas oficinas mais renomadas da minha cidade. A dor de cabeça foi grande e o prejuízo enorme.

Assino em baixo de quem afirma que 2.5 HSD e 2.8 PS não presta. Pura verdade !!!!!

Renato Fraga
31/03/2012, 21:40
DSAMAZ;

Tá tudo errado. camara é diferente de pistão!!!

Depois vou comentar.

Ao que eu sei, nos motores diesel, a câmara de combustão está na cabeça do pistão, e não propriamente no cabeçote !!!!

Renato Fraga
31/03/2012, 21:51
Você nunca viu pistão de raio constante?!?!?! A cabeça do pistão não tem raio constante? A camisa não tem raio constante?!?!

Sem comentários... :parede:

Pistões fundidos geralmente são ovais, porém, uma ovalização muito sutil principalmente na região sa saia. O topo do pistão é redondo. Isso se deve ao fato da dilatação que acaba uniformizando o formato do pistão. Entretanto o cilindro é CILINDRICO. Isso ocorre na maioria dos motores aspirados de ciclo OTTO.

Pistões forjados, em sua maioria são cilindricos, porém dilatam-se bem mais que os fundidos, e no caso de muitos motores diesel, não possuem saia e sua cabeça é e aço.

Se o NGD tem pistões ovais???? ok, mas como é feita a usinagem do bloco???? Usa camisas????
Pistões forjados

Daniel.Shimomoto
31/03/2012, 22:37
Ao que eu sei, nos motores diesel, a câmara de combustão está na cabeça do pistão, e não propriamente no cabeçote !!!!

Camara é camara. Pistão é pistão. A camara fica no cabeçote nos motores otto, no pistão nos motores diesel de injeção direta, integrar-se com o cabeçote nos de injeção indireta (injeção numa antecamara), e pode assumir o formato que quiser: conico, plano, hemisférico, etc.

Pistão será sempre cilindrico. Diferenças serão micrometricas. A camara de combustão por outro lado, de qualquer jeito.


Bom, como tentei dizer anteriormente, já tive uma ranger 2.5, uma 2.8 e agora uma 3.0.

A 3.0 compramos 0km. As outras duas, semi novas, mas ambas com boa procedência, pouco uso e sempre fizemos a manutenção em dia nas oficinas mais renomadas da minha cidade. A dor de cabeça foi grande e o prejuízo enorme.

Assino em baixo de quem afirma que 2.5 HSD e 2.8 PS não presta. Pura verdade !!!!!

Você é o primeiro que escuto criticar os 2.8L Powerstroke.

Todos dos proprietários de Ranger 2.8L PS que eu conheço e são pelo menos uns 10, falam maravilhas do carro. E um outro que tive Ranger 2.8 (hoje anda de Hilux) também elogiou muito.

Apenas deles teve problemas com a turbina TGV numa Ranger de primeira série de 2.8L. Teve que trocar umas duas, mas na garantia. Rodou 140 mil km com o carro e a unica critica com relação ao motor era o consumo que no uso dele era de 10km/L rodoviário, andando a uns 130km/h. Inclusive antes de eu pegar a minha 3.0 zero km eu quase comprei essa picape de segunda mão, por isso que conheço o historico dela.

E Apenas 1 unico deles sabe que o PS2.8 é evolução do HS2.5. O resto acha que o carro tem outro motor totalmente diferente.

E entre os (poucos) proprietários de Ranger Maxion que eu conheço (uns 3) a única queixa deles é do motor ser fraco e vazar muito óleo.


Pistões fundidos geralmente são ovais, porém, uma ovalização muito sutil principalmente na região sa saia. O topo do pistão é redondo. Isso se deve ao fato da dilatação que acaba uniformizando o formato do pistão. Entretanto o cilindro é CILINDRICO. Isso ocorre na maioria dos motores aspirados de ciclo OTTO.

Pistões forjados, em sua maioria são cilindricos, porém dilatam-se bem mais que os fundidos, e no caso de muitos motores diesel, não possuem saia e sua cabeça é e aço.

Se o NGD tem pistões ovais???? ok, mas como é feita a usinagem do bloco???? Usa camisas????
Pistões forjados

O NGD e os Maxions não tem pistões ovais! E não usa camisa removivel. O pistao vai no proprio bloco do motor. Apenas o Sprint usa camisas secas.

Os pistões do NGD/HS/Sprint são fundidos.

Abraços

Daniel.Shimomoto
31/03/2012, 22:39
Tudo bem Trotta?

Realmente comećou a ficar chato o debate...

Sobre a última postagem, informei que a bomba dagua do sprint é de ferro. Não procede totalmente. Ela é uma liga de ferro-alumínio, porém com mais "ferro" que a mesma do power stroke... Pensei que era ferro, pois por fora e ainda sujo, assim parece, mas olhando bem, percebe-se que tem alumínio. Mas ela é pesadona, não é a mesma coisa da bomba do 2.8ps...

Sobre a PM, até seria interessante, mas não faćo parte dos quadros deles...

Hoje teve uma frontier num leilão daqui... Até cheguei a dar um lance, mas não fui o finalista... De carro velho, seja MWM ou Power stroke, é dor de cabeća na certa...
Chegou até 15 mil, mas provavelmente o banco não venderá, pois ficou em "condicional"... Ainda posso comprar no próximo leilão, daqui uns 15-20 dias he he...

Link do leilão:
NISSAN FRONTIER 4X4 XE JXR1927 94DCEUD226J680861 B - LEILÃO Manaus (http://www.leilaomanaus.com.br/index.php/lotes/visualizar/8622.html)

Daniel

Daniel;

Numa coisa concordamos. Carro velho dá dor de cabeça.

Mas se eu fosse arrematar uma viatura de leilão, é mais facil colocar de pé um motor MWM Sprint. Sem pestanejar!

Abraços!

roneo
31/03/2012, 22:51
Tudo bem Trotta?

Realmente comećou a ficar chato o debate...

Sobre a última postagem, informei que a bomba dagua do sprint é de ferro. Não procede totalmente. Ela é uma liga de ferro-alumínio, porém com mais "ferro" que a mesma do power stroke... Pensei que era ferro, pois por fora e ainda sujo, assim parece, mas olhando bem, percebe-se que tem alumínio. Mas ela é pesadona, não é a mesma coisa da bomba do 2.8ps...

Sobre a PM, até seria interessante, mas não faćo parte dos quadros deles...

Hoje teve uma frontier num leilão daqui... Até cheguei a dar um lance, mas não fui o finalista... De carro velho, seja MWM ou Power stroke, é dor de cabeća na certa...
Chegou até 15 mil, mas provavelmente o banco não venderá, pois ficou em "condicional"... Ainda posso comprar no próximo leilão, daqui uns 15-20 dias he he...

Link do leilão:
NISSAN FRONTIER 4X4 XE JXR1927 94DCEUD226J680861 B - LEILÃO Manaus (http://www.leilaomanaus.com.br/index.php/lotes/visualizar/8622.html)

Daniel

Não me lembro direito, mas acho que se misturar alumínio com ferro a liga fica quebradiça.
(posso estar falando uma besteira enorme)

Renato Fraga
01/04/2012, 00:10
Camara é camara. Pistão é pistão. A camara fica no cabeçote nos motores otto, no pistão nos motores diesel de injeção direta, integrar-se com o cabeçote nos de injeção indireta (injeção numa antecamara), e pode assumir o formato que quiser: conico, plano, hemisférico, etc.

Pistão será sempre cilindrico. Diferenças serão micrometricas. A camara de combustão por outro lado, de qualquer jeito.



Você é o primeiro que escuto criticar os 2.8L Powerstroke.

Todos dos proprietários de Ranger 2.8L PS que eu conheço e são pelo menos uns 10, falam maravilhas do carro. E um outro que tive Ranger 2.8 (hoje anda de Hilux) também elogiou muito.

Apenas deles teve problemas com a turbina TGV numa Ranger de primeira série de 2.8L. Teve que trocar umas duas, mas na garantia. Rodou 140 mil km com o carro e a unica critica com relação ao motor era o consumo que no uso dele era de 10km/L rodoviário, andando a uns 130km/h. Inclusive antes de eu pegar a minha 3.0 zero km eu quase comprei essa picape de segunda mão, por isso que conheço o historico dela.

E Apenas 1 unico deles sabe que o PS2.8 é evolução do HS2.5. O resto acha que o carro tem outro motor totalmente diferente.

E entre os (poucos) proprietários de Ranger Maxion que eu conheço (uns 3) a única queixa deles é do motor ser fraco e vazar muito óleo.



O NGD e os Maxions não tem pistões ovais! E não usa camisa removivel. O pistao vai no proprio bloco do motor. Apenas o Sprint usa camisas secas.

Os pistões do NGD/HS/Sprint são fundidos.

Abraços

Mas a cabeça onde está a câmara é de aço forjado !!!!

Daniel.Shimomoto
01/04/2012, 00:24
Mas a cabeça onde está a câmara é de aço forjado !!!!

Essa informação eu não tinha conhecimento. valeu mesmo. AChei que era um pistão comum mesmo.

Abraços

Giovani
01/04/2012, 01:02
Bom, como tentei dizer anteriormente, já tive uma ranger 2.5, uma 2.8 e agora uma 3.0.

A 3.0 compramos 0km. As outras duas, semi novas, mas ambas com boa procedência, pouco uso e sempre fizemos a manutenção em dia nas oficinas mais renomadas da minha cidade. A dor de cabeça foi grande e o prejuízo enorme.

Assino em baixo de quem afirma que 2.5 HSD e 2.8 PS não presta. Pura verdade !!!!!
Acho que você teve azar. Ou com as pkp's ou com os mecânicos. Como foram duas, imagino que seja a 2ª opção.
Aqui também existem mecânicos "renomados". Eu confio só em 1 ou 2, que não estão entre eles.
Oficina bonita também não é sinônimo de qualidade no serviço. Muitas vezes é apenas o resultado do lucro sobre a venda de peças.

[]'s

Daniel.Shimomoto
01/04/2012, 11:42
Acho que você teve azar. Ou com as pkp's ou com os mecânicos. Como foram duas, imagino que seja a 2ª opção.
Aqui também existem mecânicos "renomados". Eu confio só em 1 ou 2, que não estão entre eles.
Oficina bonita também não é sinônimo de qualidade no serviço. Muitas vezes é apenas o resultado do lucro sobre a venda de peças.

[]'s

x1000!!!!!!

O melhor mecanico e mais confiável tem uma oficina super simples, 70 anos de idade e a humildade de falar que aprende todos os dias

O mais "marreta" tem uma oficina maravilhosa, 10 funcionários (sendo que apenas 1 entende de mecanica, o resto tudo é lavador de peças), cobra caro para caramba e servico de meio dia ele faz em 2 e manda uma fatura proporcional a esse tempo. E adora condenar os motores dos carros dos outros para ver se ganha bastante mexendo no carro ou compra o mesmo veiculo a preco de banana. E por assim vai...

SERGIO AUGUSTO
01/04/2012, 11:53
x1000!!!!!!

O melhor mecanico e mais confiável tem uma oficina super simples, 70 anos de idade e a humildade de falar que aprende todos os dias

O mais "marreta" tem uma oficina maravilhosa, 10 funcionários (sendo que apenas 1 entende de mecanica, o resto tudo é lavador de peças), cobra caro para caramba e servico de meio dia ele faz em 2 e manda uma fatura proporcional a esse tempo. E adora condenar os motores dos carros dos outros para ver se ganha bastante mexendo no carro ou compra o mesmo veiculo a preco de banana. E por assim vai...
Fala Daniel:
O que "grifei" acima, na sua citação, é a "peça" que mais da problema, no tão defamado e injustiçado motor VM das Dakotas e Cherokees spor diesel, hehehe...., como nos outros motores também.
Abraço.
Sérgio

Renato Fraga
01/04/2012, 12:56
Acho que você teve azar. Ou com as pkp's ou com os mecânicos. Como foram duas, imagino que seja a 2ª opção.
Aqui também existem mecânicos "renomados". Eu confio só em 1 ou 2, que não estão entre eles.
Oficina bonita também não é sinônimo de qualidade no serviço. Muitas vezes é apenas o resultado do lucro sobre a venda de peças.

[]'s

Pois é, quando começamos a ter repetidos problemas, a primeira coisa que fizemos foi trocar de oficina.

Os repetidos problemas foram com diversas oficinas, e a maioria delas muito bem recomendadas. Eu descarto essa hipótese apesar de saber que um mau profissional é o maior responsável por problemas insolúveis.

Abraços a todos

PauloLimited
01/04/2012, 13:11
O mais "marreta" tem uma oficina maravilhosa, 10 funcionários (sendo que apenas 1 entende de mecanica, o resto tudo é lavador de peças), cobra caro para caramba e servico de meio dia ele faz em 2 e manda uma fatura proporcional a esse tempo. E adora condenar os motores dos carros dos outros para ver se ganha bastante mexendo no carro ou compra o mesmo veiculo a preco de banana. E por assim vai...

Igual a Goiania Turbos, parece até que vc já foi lá, descreveu os cara direitinho.

Sobre o tópico o que deu trabalho numa Ranger 2.8 que agente tem foi a bomba d'água, trocada 2x, a primeira com mais de 140 mil rodados(num lembro exato) e depois deve que ser trocada denovo colocando a original, segunda linha num presta.

marciomeurer
02/04/2012, 09:48
o motor da PS 2.8 tem uns vazamentos de oleos muito chatos, pois para descobrir se tem que desmontar tudo pra achar... um grande problema pois precisa de tempo e QUASE ninguém aqui tem tempo pra deixar o carro na oficina por 1 dia inteiro, ainda mais sem saber o quanto vai gastar... é quase a mesma coisa que deixar sua mulher numa loja da Le Postiche com seu maravilhoso visa platinum!!!

Rei da Terra
07/10/2012, 19:51
Sou apaixonado nos motores CUMMINS, e hj tenho um veiculo com motor MWM 2.8 e um com MAXION 2.5, e sempre fui apaixonado em um motor desde seu lançamento que é o NGD 3.0 PowerStroke, esse provavelmente seria um motor a se pensar na hora de efetuar a troca do meu motor MAXION, sempre achei que ficaria muito bom esse motor na F-1000... Hj se fosse para min trocar meu motor por algum seria certamente esse NGD 3.0 PowerStroke, economico, robusto, forte com um bom torque e o melhor Silencioso ;D e com uma manutenção relativamente barata ... Abç

Daniel.Shimomoto
07/10/2012, 21:51
Sou apaixonado nos motores CUMMINS, e hj tenho um veiculo com motor MWM 2.8 e um com MAXION 2.5, e sempre fui apaixonado em um motor desde seu lançamento que é o NGD 3.0 PowerStroke, esse provavelmente seria um motor a se pensar na hora de efetuar a troca do meu motor MAXION, sempre achei que ficaria muito bom esse motor na F-1000... Hj se fosse para min trocar meu motor por algum seria certamente esse NGD 3.0 PowerStroke, economico, robusto, forte com um bom torque e o melhor Silencioso ;D e com uma manutenção relativamente barata ... Abç

Pensa num Cummins....combina muito mais com a F-1000!

Abs!!!

PauloLimited
07/10/2012, 23:22
Cummins da F-250 antiga e o MWM X-10 numa F, é show.

Rei da Terra
08/10/2012, 00:19
Esses motores que vc's citaram sao motores muito grande e gastadores, barulhentos... Sempre tive vontade de ver um NGD 3.0 girando nessa F-1000 kkk... Mas eu penso q é muito caro para realizar tal feito. Eu vou montar um projeto de transformação p/ essa F-1000 minha com esse NGD 3.0 pq ele nao é um motor grande e nem é pequeno, é MODERNO, silencioso e o melhor ele é económico. Vou amadurecer essa ideia minha de transformar ela um dia para 3.0 ;D quem sabe seraá a 1ºF-MIL com motor NGD 3.0. Alguem sabe me informar c para transformar ela para esse motor eu teria muita dificuldade por ele ser eletronico? ou é simples tbm como os outros q sao BI... Abç a todos.

Renato Fraga
08/10/2012, 12:41
Boa sorte....

Nunca vai ver tanto fio na sua frente !!!!

Rei da Terra
08/10/2012, 12:46
Esse é meu medo kkkk.... ;D

Rei da Terra
09/10/2012, 16:29
Andei pensando bem esse final de semana e vou gastar em media 18 Barões para transformar ela p/ NGD 3.0. Ai fiz alguns cálculos e mudei meu pensamento ou melhor fui obrigado a mudar $$$ hehee. O dia que for mexer nesse meu motor, e espero que demore bastante pq agora nao to preparado para isso $$$ kkk... Vou fazer essas modificações para deixar ele mais esperto:

1-Bicos Rash
2-Regulagem BI na bancada
3-Turbina com coletor da 2.8 P.S com TGV

Abç

Rei da Terra
09/10/2012, 16:36
*4-Intercooler da ranger 2.8 P.S
Abç

Daniel.Shimomoto
09/10/2012, 19:35
Andei pensando bem esse final de semana e vou gastar em media 18 Barões para transformar ela p/ NGD 3.0. Ai fiz alguns cálculos e mudei meu pensamento ou melhor fui obrigado a mudar $$$ hehee. O dia que for mexer nesse meu motor, e espero que demore bastante pq agora nao to preparado para isso $$$ kkk... Vou fazer essas modificações para deixar ele mais esperto:

1-Bicos Rash
2-Regulagem BI na bancada
3-Turbina com coletor da 2.8 P.S com TGV

Abç

Marcos;

Essa configuração já deixa a F-1000 bem mais esperta.

Posso estar falando uma enorme besteira mas ACHO que dá para colocar o virabrequim da 2.8 no 2.5 e ganhar alguns cm3 a mais.


Boa sorte....

Nunca vai ver tanto fio na sua frente !!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkk

Abs!!!!

Rei da Terra
10/10/2012, 16:27
Daniel os mecânicos aqui de Cuiabá falarão a mesma coisa. Mas tem que fazer mais algumas coisas p/ isso.
Esse projeto que montei e falei aqui, é um projeto futuro. Eu realmente vinha pensando em um NGD 3.0 mas o problema nem é tanto o $$$ kkk... Mas a dor de cabeça que vai dar p/ fazer isso, pois é um motor eletrónico, e aqui em Cuiabá é bem complicado achar mecânicos preparados para tal serviço e bem dispostos. Abç Marcos

Daniel.Shimomoto
10/10/2012, 22:24
Daniel os mecânicos aqui de Cuiabá falarão a mesma coisa. Mas tem que fazer mais algumas coisas p/ isso.
Esse projeto que montei e falei aqui, é um projeto futuro. Eu realmente vinha pensando em um NGD 3.0 mas o problema nem é tanto o $$$ kkk... Mas a dor de cabeça que vai dar p/ fazer isso, pois é um motor eletrónico, e aqui em Cuiabá é bem complicado achar mecânicos preparados para tal serviço e bem dispostos. Abç Marcos

Marcos;

Eu sinceramente adoro o NGD3.0E, sou fã de carterinha, acho um motor espetacular, um show a parte, mas do ponto de vista de instalação e adaptação em outro veiculo, posso estar errado mas acredito que seja de instalação muitissimo mais complexa.

Jogo como opção a ser analisada para sua F-1000 o MWM Sprint 4.08 TCE do caminhão VW 8-140 VUC. Apesar dos 140cv (igual ao 2.8 da S-10), a curva de potencia dele é melhor que o do 2.8.

Pensa no assunto e depois conversamos mais!

Abraços!

Rei da Terra
11/10/2012, 13:12
Marcos;

Eu sinceramente adoro o NGD3.0E, sou fã de carterinha, acho um motor espetacular, um show a parte, mas do ponto de vista de instalação e adaptação em outro veiculo, posso estar errado mas acredito que seja de instalação muitissimo mais complexa.

Jogo como opção a ser analisada para sua F-1000 o MWM Sprint 4.08 TCE do caminhão VW 8-140 VUC. Apesar dos 140cv (igual ao 2.8 da S-10), a curva de potencia dele é melhor que o do 2.8.

Pensa no assunto e depois conversamos mais!

Abraços!

Bll Daniel vou analisar aqui certinho... Mudando de assunto um pouco.
Vc saberia me dizer quais os diferenciais que sairao nas F-1000 HSD? Pois eu tive uma XL que parece que era ALBARUS mas nao é certeza tbm, e essa XLT é SPICER... nao sei c é original, me falarao que sim, mas to com duvidas, me falarao tbm que ele era traçao positiva.
Abç's Amigo!

Marcos Faria

Daniel.Shimomoto
11/10/2012, 13:24
Bll Daniel vou analisar aqui certinho... Mudando de assunto um pouco.
Vc saberia me dizer quais os diferenciais que sairao nas F-1000 HSD? Pois eu tive uma XL que parece que era ALBARUS mas nao é certeza tbm, e essa XLT é SPICER... nao sei c é original, me falarao que sim, mas to com duvidas, me falarao tbm que ele era traçao positiva.
Abç's Amigo!

Marcos Faria

Vou para o seu topico para nao fugir ao assunto, tudo bem? Ai a gente conversa mais!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/71843-f1000-hsd-1997-novo-no-topico-58.html#post1791560

Abraços

jipeiroMT
12/11/2012, 13:04
Comparação entre o 3.0 e o MWM no Troller by schneider_herb:
Acho que o motor eletronico não é o mesmo que o antigo MWM que aguentava qualquer situação. Hoje não compraria mais nenhum Troller com motor 3.0. Nem na apresentação do novo Troller em Atibaia a equipe evitou de entrar em águas onde a Troller garante até 80 cms.


Todos de Troller 3.0:

http://www.youtube.com/watch?v=LypzvY4KaxA (http://www.youtube.com/watch?v=LypzvY4KaxA&feature=bf_next&list=PLC_vdpwAZe9BK4zqNqb5fgu0Wo6bW0WkY)
http://www.youtube.com/watch?v=qdbow7FEYyw (http://www.youtube.com/watch?v=qdbow7FEYyw&feature=bf_next&list=PLC_vdpwAZe9BK4zqNqb5fgu0Wo6bW0WkY)
http://www.youtube.com/watch?v=pPUjFQM0f0A (http://www.youtube.com/watch?v=pPUjFQM0f0A&feature=bf_next&list=PLC_vdpwAZe9BK4zqNqb5fgu0Wo6bW0WkY)
http://www.youtube.com/watch?v=3xpNx65Xiq8 (http://www.youtube.com/watch?v=3xpNx65Xiq8&feature=bf_next&list=PLC_vdpwAZe9BK4zqNqb5fgu0Wo6bW0WkY)
http://www.youtube.com/watch?v=HrlaG0w1FPU (http://www.youtube.com/watch?v=HrlaG0w1FPU&feature=bf_next&list=PLC_vdpwAZe9BK4zqNqb5fgu0Wo6bW0WkY)
http://www.youtube.com/watch?v=2TNDAgr1T2Y (http://www.youtube.com/watch?v=2TNDAgr1T2Y&feature=bf_next&list=PLC_vdpwAZe9BK4zqNqb5fgu0Wo6bW0WkY)
http://www.youtube.com/watch?v=Nu7RaWjVgVo (http://www.youtube.com/watch?v=Nu7RaWjVgVo&feature=bf_next&list=PLC_vdpwAZe9BK4zqNqb5fgu0Wo6bW0WkY)
http://www.youtube.com/watch?v=7iuyeAug9X4 (http://www.youtube.com/watch?v=7iuyeAug9X4&feature=bf_next&list=PLC_vdpwAZe9BK4zqNqb5fgu0Wo6bW0WkY)
http://www.youtube.com/watch?v=YUp9_FnFv1s (http://www.youtube.com/watch?v=YUp9_FnFv1s&feature=bf_next&list=PLC_vdpwAZe9BK4zqNqb5fgu0Wo6bW0WkY)
http://www.youtube.com/watch?v=nUXTyNynCsc (http://www.youtube.com/watch?v=nUXTyNynCsc&list=PLC_vdpwAZe9BK4zqNqb5fgu0Wo6bW0WkY&index=1&feature=plpp_video)
http://www.youtube.com/watch?v=LT8zd23gw9E (http://www.youtube.com/watch?v=LT8zd23gw9E&feature=BFa&list=PLC_vdpwAZe9BK4zqNqb5fgu0Wo6bW0WkY)
http://www.youtube.com/watch?v=Vu9LXAYsOWA (http://www.youtube.com/watch?v=Vu9LXAYsOWA&feature=bf_next&list=PLC_vdpwAZe9BK4zqNqb5fgu0Wo6bW0WkY)
http://www.youtube.com/watch?v=BbglflU6tEE (http://www.youtube.com/watch?v=BbglflU6tEE&feature=bf_next&list=PLC_vdpwAZe9BK4zqNqb5fgu0Wo6bW0WkY)
http://www.youtube.com/watch?v=XsQEwMSsI_E (http://www.youtube.com/watch?v=XsQEwMSsI_E&feature=bf_next&list=PLC_vdpwAZe9BK4zqNqb5fgu0Wo6bW0WkY&index=5)

FernandoDias
29/11/2013, 20:55
Ressuscitando o tópico...

Estou pesquisando minha primeira viatura com a finalidade de viajar pela América do Sul e gostaria de saber qual destes dois motores conta com melhor disponibilidade de peças pela América Latina.

Como não tenho certeza da qualidade do diesel que vou achar pelo caminho, realmente vou dar preferência por um motor sem eletrônica, pois parece que os sistemas eletrônicos são muito "sensíveis" a qualquer contaminação, adulteração ou aumento do teor de chumbo no combustível.

Assim minha lista ficou um pouco limitada quanto aos motores (colocaria o cummins na lista de opções, mais algum?) e os modelos de viatura ficaram igualmente restritos (modelos de antes de 2005), restando saber em qual motor poderei confiar mais para minas "quase expedições".

Grato pela ajuda!