PDA

Ver Versão Completa : Jeep Wrangler 4 Portas - Perguntas Básicas antes decisão compra

GPedrazza
24/12/2014, 13:08
Pessoal, antes de mais nada feliz natal para todos.
Estou me decidindo entre comprar ou não um Wrangler 4 portas em 2015.

Sei que o carro "bebe bem", mas não seria de se esperar outra coisa de 1 V6. Como ando por por dia, esse problema eu deixo passar.

1 - Qual a medida que cabe aro 17 apenas usando calços? Não sei se tenho estômago pra trazer um kitlift completo de fora.
2 - Como fica a garantia de fábrica fazendo um lift com calços? E com kit Lift?
3 - Qual a furação das rodas do wrangler?
4 - Eu li em algum lugar que o wrangler já pode sair de fábrica com um lift, mantendo a garantia.
5 - Alguém já mexeu no escapamento pra deixar um ronco de v6?

Eu sei que existem diversos tópicos abertos. Eu procurei, li bastante coisa, mas encontro algumas infos meio desencontradas, em função do ano e modelo do carro, principalmente na questão de body lift/kit lift/medidas de pneu.

Agradeço a ajuda de todos.
Abs

RcPM
26/12/2014, 09:33

Sei que o carro "bebe bem", mas não seria de se esperar outra coisa de 1 V6. Como ando por por dia, esse problema eu deixo passar.

1 - Qual a medida que cabe aro 17 apenas usando calços? Não sei se tenho estômago pra trazer um kitlift completo de fora.
4 - Eu li em algum lugar que o wrangler já pode sair de fábrica com um lift, mantendo a garantia.

Eu sei que existem diversos tópicos abertos. Eu procurei, li bastante coisa, mas encontro algumas infos meio desencontradas, em função do ano e modelo do carro, principalmente na questão de body lift/kit lift/medidas de pneu.

Abs

Vou tentar te responder alguns itens:
1 - Até 33" dá pra resolver com calços; Obs.: Lift acima de 2" precisa mexer também na posição do escape em todos 3.6.
2 - Até barro no carro eles usam como desculpa para negar garantia;
3 - 5 furos Ø furação 5" (127mm);
4 - Desconheço, mas pelos preços praticados no BR deve sair mais caro o molho do que o peixe;
5 - Troquei o silencioso traseiro e ficou um ronco grave e gostoso, sem incomodar no uso diário.

abs,
Reinaldo

Alessandro Bearzi
26/12/2014, 11:10

Abs

GPedrazza,

Algumas respostas já estão aí, mas recomendo que você leia mais, bastante, todas as infos estão por aí e aos poucos você vai percebendo o consenso. Principalmente discernindo as infos referentes ao modelo 3.8 e ao 3.6. Se puder, leia em inglês, tem tudo tudo, o pessoal discute muito aprofundadamente lá fora. Em breve você vai perceber que body lift não é o melhor caminho a se seguir em um Wrangler 2015 e também que não existe diferença entre "kit lift" e "lift de calços" como você chama pois kit é simplesmente um conjunto de peças, no caso, usados para levantar a suspensão do carro, seja ele com calços (e demais peças indispensáveis para a correção da geometria) ou com molas e amortecedores.

Ps. Acabei de importar meu kit lift de calços completo, não recomendo você comprar nada disso no Brasil. A não ser que você prefira comprar tudo parcelado ao perceber que depois de comprar calços, vai precisar das swaybar links maiores, e depois perceber que vai precisar das trackbar brackets de trás, e quem sabe, da frente, e quem sabe, de prolongadores dos flexíveis do freio de trás, e quem sabe da frente...

Abraço e boas leituras

GPedrazza
27/12/2014, 12:20
Obrigado aos dois. Alessandro, você levantou seu jeep em quantas polegadas? Qual calço você encomendou?

Eu sinceramente entendo pouco de mecânica e gostaria de deixar o jeep um pouco mais alto mudando o mínimo possível no carro, o suficiente para entrar um pneu maior e deixar mais "brabo"
Abs

GPedrazza
27/12/2014, 12:24
Será que esse aqui é o que procuro? Pequeno lift sem mudar muita coisa

Jeep Suspension - Lift Kits, Suspensions & Shocks - -WS4 (http://www.rubiconexpress.com/Lift-Kits-Suspensions-Shocks/Jeep-Suspension.aspx?t_c=1&t_s=38&t_pt=3533&vgID=8&Rubicon%20Express%20Suspension%20Type_PQ=ECONOMY%2 0KIT&Manufacturer_PQ=Rubicon%20Express#tab5)

RcPM
27/12/2014, 17:26
Será que esse aqui é o que procuro? Pequeno lift sem mudar muita coisa

Jeep Suspension - Lift Kits, Suspensions & Shocks - -WS4 (http://www.rubiconexpress.com/Lift-Kits-Suspensions-Shocks/Jeep-Suspension.aspx?t_c=1&t_s=38&t_pt=3533&vgID=8&Rubicon%20Express%20Suspension%20Type_PQ=ECONOMY%2 0KIT&Manufacturer_PQ=Rubicon%20Express#tab5)

Se é para usar calços, sugiro este:
Teraflex 1155200 - Teraflex Leveling Kit for 07-15 Jeep® Wrangler & Wrangler Unlimited JK - Quadratec (http://www.quadratec.com/products/16190_1100_07.htm)

Veja o video de instalação
https://www.youtube.com/watch?v=ixC0OzIF5Go

samucace
03/01/2015, 21:40
Se é para usar calços, sugiro este:
Teraflex 1155200 - Teraflex Leveling Kit for 07-15 Jeep® Wrangler & Wrangler Unlimited JK - Quadratec (http://www.quadratec.com/products/16190_1100_07.htm)

Veja o video de instalação
https://www.youtube.com/watch?v=ixC0OzIF5Go

Mas esse kit so tem os calços para as molas. Não possui os calços par os amortecedores. Podem dar fim de curso? O ideal seria o kit mais completo com os calços nos amortecedores tb?

Estou pra pedir pro um kit pro meu tb. Mas gostei tanto do conforto dele, que fico com medo de colocar um kit completo com amortecedores e molas e o bicho ficar muito duro.
Peguei um jku a 20 dias e ja não agüento vê-lo original kkkk

Paulo_CW
04/01/2015, 15:51
Caro colega....
se vc gosta tanto das condições originais da vtr é bom ficar ciente q qualquer alteração que vc venha a fazer na suspensão vai acarretar em mudança mesmo que pequena desta condição "confortável"...
Outra questão é ver o uso da vtr.... e principalmente ,antes de tudo, qual o tamanho do pneu q vai usar e aí sim escolher o kit que vai ser instalado... pois são com estas definições q tudo começa....e aí sim ir adiante....
Para a situação q vc comentou.... Não vai encontrar pneu 33" para o aro 17".... Então talvez seja uma opção vc ir com pneu 285 e calços de no máximo 2"... acima disso as mudanças são bem mais profundas.... E quanto aos batentes de suspensão, se não comprar no kit, são muito fáceis de fazer por aqui mesmo.... Também precisará de extensões para os amortecedores....

samucace
05/01/2015, 10:23
Caro colega....
se vc gosta tanto das condições originais da vtr é bom ficar ciente q qualquer alteração que vc venha a fazer na suspensão vai acarretar em mudança mesmo que pequena desta condição "confortável"...
Outra questão é ver o uso da vtr.... e principalmente ,antes de tudo, qual o tamanho do pneu q vai usar e aí sim escolher o kit que vai ser instalado... pois são com estas definições q tudo começa....e aí sim ir adiante....
Para a situação q vc comentou.... Não vai encontrar pneu 33" para o aro 17".... Então talvez seja uma opção vc ir com pneu 285 e calços de no máximo 2"... acima disso as mudanças são bem mais profundas.... E quanto aos batentes de suspensão, se não comprar no kit, são muito fáceis de fazer por aqui mesmo.... Também precisará de extensões para os amortecedores....

Paulo,
Realmente o que vc falou faz sentido. Ver primeiro a configuração que se pretende e o objetivo que se tem pro carro para que so então defina o kit.
Não faço trilha pesada.. Alguns passeios e viagens (expedições) estão entre minhas atividades.
Sempre possui 4x4 e ja fiz muita trilha pesada, mas ultimamente tenho migrado pra viagens.
Assim, creio que não vou precisar de um curso de suspensão maior que o original. quanto aos pneus, pensei em nada exagerado. Pneus 285/75 ou no máximo 305/70.
Assim, um kit de 2" ou 2,5" acho que ta suficiente. Utilizaria as mesmas molas e amortecedores e substituiria algumas articulações. Acho da certo, né?

Grande abraço e valeu pelas dicas

Paulo_CW
05/01/2015, 10:46
Para a sua intenção, eu não iria de 2,5" como falei, no máx 2".... acima disso eu não consideraria um kit de calços e sim um kit completo com molas e amortecedores mais longos, batentes e bieletas , e daí já precisa reposicionar as track bars.... e aí vai longe dependendo da sua disposição$$$$$....
Só pra vc ter idéia, eu comprei um kit completo de 3" e não fiquei taaão satisfeito com o resultado, pois depois que instalei e fui aprendendo bastante sobre a viatura percebi que muita coisa precisa ser feita ou melhorada para o desempenho que procuro.... e atualmente estou trocando todo o Kit por peças independentes de várias marcas para que fique ao meu agrado....

Alessandro Bearzi
05/01/2015, 18:32
Obrigado aos dois. Alessandro, você levantou seu jeep em quantas polegadas? Qual calço você encomendou?

Eu sinceramente entendo pouco de mecânica e gostaria de deixar o jeep um pouco mais alto mudando o mínimo possível no carro, o suficiente para entrar um pneu maior e deixar mais "brabo"
Abs

Desculpe a demora GPedrazza,

Coloquei um kit da Teraflex de 2.5 com calços de molas, de amortecedores, drop bracket para a track bar traseira, prolongadores de batentes de suspensão dianteiros e traseiros, bieletas novas dianteiras e traseiras, também fiz as adaptações necessárias nas linhas de freio, além dos brackets de correção de geometria da AEV, e mais espaçadores hubcêntricos das rodas... Mas coloquei pneus 35. Depois faço um post.

Abraço

GPedrazza
05/01/2015, 19:30
Pessoal, acho que vou de kit básico 2 polegadas para entrar um 285 R17. Não faço trilha e minha intenção é deixar um pouco mais alto apenas.

Se eu pegar o kit de calços que falei acima, vou precisar mudar amortecedor, molas ou não preciso de mais nada?
Abs

Alessandro Bearzi
06/01/2015, 12:05
Pessoal, acho que vou de kit básico 2 polegadas para entrar um 285 R17. Não faço trilha e minha intenção é deixar um pouco mais alto apenas.

Se eu pegar o kit de calços que falei acima, vou precisar mudar amortecedor, molas ou não preciso de mais nada?
Abs

Dá uma olhada no tópico do Hellboy do Sandro Tannuri. No início, parece que ele usou a exata config que você quer.

Paulo_CW
06/01/2015, 14:37

Abs
Objetivamente.... o kit mais simples que tem para q vc precisa é este.....
Rubicon Express RE7132 - Rubicon Express Economy 2" Spacer Lift for 07-15 Jeep® Wrangler & Wrangler Unlimited JK - Quadratec (http://www.quadratec.com/products/16501_5401_07.htm)

FAPO
06/01/2015, 16:23
Não coloque calços nas molas, a dirigibilidade fica horrível.
Invista em um kit barato de boa qualidade como esse: 3.5in Suspension Lift Kit for 07-15 Jeep JK Wrangler Unlimited [609S] | Rough Country Suspension Systems (http://www.roughcountry.com/jeep-suspension-lift-kit-609s.html)
Se pode comprar um JKU, certamente pode comprar um simples kit como esse.
Não vai se arrepender.

samucace
07/01/2015, 07:24
Não coloque calços nas molas, a dirigibilidade fica horrível.
Invista em um kit barato de boa qualidade como esse: 3.5in Suspension Lift Kit for 07-15 Jeep JK Wrangler Unlimited [609S] | Rough Country Suspension Systems (http://www.roughcountry.com/jeep-suspension-lift-kit-609s.html)
Se pode comprar um JKU, certamente pode comprar um simples kit como esse.
Não vai se arrepender.

E como seria a importação desse kit? Questão de imposto e principalmente se é permitido ou não. A loja manda direto ou melhor seria se conseguisse alguém pra mandar de lá ?
Li alguma coisa ja mas cada post tem uma opinião diferente. Uns dizem que importa sem problemas, pagando so o frete. Outros falam que importar essas peças e proibido.

valeu e vai ajudando aos iniciante rsrsr

FAPO
07/01/2015, 12:35
Esse é um kit simples, não é pesado e não contém nada que seja proibido. Já importei 2 kits da Rough Country para meus Jeeps.
Passo a passo: Crie uma conta no SHIPITO. Depois compre o kit de sua preferência com seu cartão internacional em qualquer loja virtual e envie para o Shipito. Eu envio para o Shipito do Oregon quando incide impostos americanos, e quando não incide envio para Nevada. Geralmente quando chega no deposito um kit desse é composto de 3 a 5 caixas.
Existe duas formas de ser enviada. Envie somete por FEDEX e DHL.
1º Envio de todas as caixas juntas declarando tudo corretamente, ou seja, faça o pedido para o SHIPITO declarar a mercadoria como consta na nota fiscal. Envie na modalidade Courier, não na modalidade formal. Envie como pessoa física e declare tb o seu CPF. Declare somente o frete de envio para o Shipito que consta na nota fiscal. Não declare o frete de envio da FEDEX/DHL para o Brasil.
2º Envie uma caixa de cada vez e declare um valor menor e peça para o SHIPITO eliminar todas as notas ficais e logos. Envie na modalidade Courier, não na modalidade formal. Envie como pessoa física e declare tb o seu CPF. Declare somente o frete de envio para o Shipito que consta na nota fiscal. Não declare o frete de envio da FEDEX/DHL para o Brasil.
Geralmente a mercadoria passa direto. (Não recomendo essa opção, porém sempre escolho essa! :twisted:)

Válido somente para envio de mercadorias/frete abaixo de 3.000 dólares.

Qualquer dúvida é só perguntar que tentarei ajudar.

Paulo_CW
07/01/2015, 13:22
Fazendo algumas considerações em função do que nosso amigo Samucace quer para a vtr...
Como já comentei em post anterior, qualquer alteração implica em mudança de dirigibilidade da vtr e no conforto que vc quer prezar.
Sem dúvida, Fapo, quanto mais completo o Kit, melhor... porém pra não se fazer algo indesejável.... aconselho primeiro a escolha dos pneus se partir para os 285... tem de ver o kit que pretende, pois por ex. 3,5" ficara muito estranho.... daí recomendo pelo menos o 315"... daí precisara reprogramar a eletrônica e precisa de no mínimo o AEV Procal.... com isso recomendo fortemente a troca das track bars... senão a vtr fica com os eixos pouco fara de posição....tbm com 315, a vtr ficará bem mais XoXa.... talvez vá querer trocar a relação.... e por aí vai.... e vai beeeemmmmm longe $$$$$$$ onde vai depender de sua exigência com que deseja.

Este comentário é apenas no intuito de certificar a necessidade de uso.... também já dirigi JKU equipado apenas com calços e se não for para uso de trilhas, não senti tanta diferença do original quanto meu equipado com kit completo de 3".... mas claro, o uso é outro...no meu caso que é trilha, os calços não são adequados.

Quanto a importação.... é isto que o Fapo comentou.... se for para comprar somente, o kit de calços por ex... é mais simples comprar direto de algumas lojas e lhe enviam diretamente.

FAPO
07/01/2015, 13:43
Concordo em partes Paulo. O uso do 315 ficaria visualmente mais bonito, porém o 285 ficaria muito bom tb com esse kit completo de 3.5". Eu analiso o custo X beneficio, não só a beleza.

Eu odeio calços de mola para estrada. Lombadas, ondulações, buracos, estabilidade muda muito, a suspensão não se comporta como deveria. Afirmo isso porque sou muito criterioso.

Se realmente quiser colocar calços que corriga parcialmente a elevação, esse é um kit "COMPLETO MUITO BOM!!!!!!!!" :twisted:: 2.5in Series II Suspension Lift Kit for 07-15 Jeep JK Wrangler | Rough Country Suspension Systems (http://www.roughcountry.com/jeep-suspension-lift-kit-634-7.html)

Se vc se contenta com pouco, essa é a solução. No offense!

Alessandro Bearzi
07/01/2015, 16:25
Concordo em partes Paulo. O uso do 315 ficaria visualmente mais bonito, porém o 285 ficaria muito bom tb com esse kit completo de 3.5". Eu analiso o custo X beneficio, não só a beleza.

Eu odeio calços de mola para estrada. Lombadas, ondulações, buracos, estabilidade muda muito, a suspensão não se comporta como deveria. Afirmo isso porque sou muito criterioso.

Se realmente quiser colocar calços que corriga parcialmente a elevação, esse é um kit "COMPLETO MUITO BOM!!!!!!!!" :twisted:: 2.5in Series II Suspension Lift Kit for 07-15 Jeep JK Wrangler | Rough Country Suspension Systems (http://www.roughcountry.com/jeep-suspension-lift-kit-634-7.html)

Me permita discordar, esse não é o kit de calços mais completo e sim o da Teraflex que, além de ter esses elementos todos, ainda tem os batentes de suspensão dianteiros e traseiros. Lift com calços pode ficar bem satisfatório (para situações que não demandam articulações extremas) se o camarada estudar direitinho as implicações de cada alteração e procurar contornar todas as fontes de problemas e deixar a geometria afinada. Quem reclama de, por exemplo, dirigibilidade afetada e reação à buracos certamente não corrigiu o caster, centralização dos eixos, calibragem adequada, balanceamento e etc...

Alessandro Bearzi
07/01/2015, 16:33
Fazendo algumas considerações em função do que nosso amigo Samucace quer para a vtr...
Como já comentei em post anterior, qualquer alteração implica em mudança de dirigibilidade da vtr e no conforto que vc quer prezar.
Sem dúvida, Fapo, quanto mais completo o Kit, melhor... porém pra não se fazer algo indesejável.... aconselho primeiro a escolha dos pneus se partir para os 285... tem de ver o kit que pretende, pois por ex. 3,5" ficara muito estranho.... daí recomendo pelo menos o 315"... daí precisara reprogramar a eletrônica e precisa de no mínimo o AEV Procal.... com isso recomendo fortemente a troca das track bars... senão a vtr fica com os eixos pouco fara de posição....tbm com 315, a vtr ficará bem mais XoXa.... talvez vá querer trocar a relação.... e por aí vai.... e vai beeeemmmmm longe $$$$$$$ onde vai depender de sua exigência com que deseja.

Este comentário é apenas no intuito de certificar a necessidade de uso.... também já dirigi JKU equipado apenas com calços e se não for para uso de trilhas, não senti tanta diferença do original quanto meu equipado com kit completo de 3".... mas claro, o uso é outro...no meu caso que é trilha, os calços não são adequados.

Quanto a importação.... é isto que o Fapo comentou.... se for para comprar somente, o kit de calços por ex... é mais simples comprar direto de algumas lojas e lhe enviam diretamente.

Com relação ao desempenho com pneus 315, é preciso especificar de qual veículo estamos falando e quais as relações estão sendo usadas. Interessante esse ponto ter sido levantado hoje pois acabei de fazer um teste de aceleração com meu JKU recém configurado.

Dados: Jeep Wrangler Unlimited 3.6 2015. Relações 3.73, Pneus 315/70r17 - 34,4 polegadas com 26 libras. Aceleração de 0-100km/h após lift de 2.5 mais pneus = pouco mais de 10s. Me surpreendi...

488813

Paulo_CW
07/01/2015, 17:27

Então... justamente analisando o custo beneficio é importante atender a necessidade de cada um.... sinceramente eu não vejo a necessidade de investir em algo para qual não terá uso.... se optar por fazer, a história é outra... e aí, cada um com seu gosto, bolso e vontade de investir.
Eu por ex, depois de estudar e aprender sobre JKU, não volto a comprar um kit pronto, não que sejam ruins... mas todos estes de até U$ 1000,00 podem ficar muito melhores e até mais baratos se montados individualmente (partes de vários fabricantes), como molas, amortecedores, track bars que não precisão de suportes de reposicionamento, etc... é que eu estou fazendo atualmente para atender a minha situação em especifico.... afinal pra mim, o que é bom, é aquilo que atende ao que EU preciso... que não necessariamente seja bom, ou atenda a outros....

FAPO
07/01/2015, 18:22
Claro que permito Alessandro, alias a ideia do fórum é essa. Discussão de opiniões.

Outra dica. Não gastem dinheiro com o Procal. O Superchips 3570 é muito melhor e tem varias funções além de ser mais barato.
http://www.amazon.com/Superchips-3570-FlashCal-Jeep-Wrangler/dp/B00BRHM8FA/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1420661708&sr=8-2&keywords=superchips+jk

Eu tb gosto dessa ideia Paulo, o problema é o custo final do kit. Sempre vai ser mais caro.

Alessandro Bearzi
07/01/2015, 18:43
Claro que permito Alessandro, alias a ideia do fórum é essa. Discussão de opiniões.

Outra dica. Não gastem dinheiro com o Procal. O Superchips 3570 é muito melhor e tem varias funções além de ser mais barato.
Amazon.com: Superchips 3570 FlashCal for Jeep Wrangler JK: Automotive (http://www.amazon.com/Superchips-3570-FlashCal-Jeep-Wrangler/dp/B00BRHM8FA/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1420661708&sr=8-2&keywords=superchips+jk)

Eu tb gosto dessa ideia Paulo, o problema é o custo final do kit. Sempre vai ser mais caro.

Olá FAPO! Eu dei uma olhada no link do FlashCal e, depois de ter me maravilhado com a simplicidade, rapidez e gama de possibilidades de config que o PROCAL me deu, tenho duas observações. A primeira é, olhando rápido eu não achei nada que o Flashcal faz e que o PROCAL não faz. Aliás, o PROCAL configura pneus até maiores que o Flashcal. Aponta pra mim aí se eu deixei passar batido. E em segundo lugar, posto uma das avaliações de usuário do Flashcal que vi na página que você colou:

Not very happy, so far it does one thing... (http://www.amazon.com/review/R33PLEL1RU70F9/ref=cm_cr_dp_title/182-7115825-1236264?ie=UTF8&ASIN=B00BRHM8FA&nodeID=15684181&store=automotive)
By PWsFinest (http://www.amazon.com/gp/pdp/profile/A1YH3IMI1O2X3K/ref=cm_cr_dp_pdp/182-7115825-1236264) on April 19, 2014
Verified Purchase I bought this for my 2014 Wrangler for 3 reasons. 1) Change Tire Size 2) Change Tire Pressure 3) DRL activation.

All the other "features" are already changeable in the 2013-2014 models through the built in dash controls, so I'm not interested in those. This is how it works for the things I'm actually interested in:

1) This seems to have worked. The speedometer seems to be accurate when compared to a speed measurement device and was relatively straight forward to fix.

2) This works... kinda. I got larger tires with a higher load rating, which requires them to be run at a lower pressure (between 26-28 lbs, by my calculations and doing a chalk test). Apparently, for some unknown reason, the air pressure setting is off by 7 psi. If I set the psi to 28 on the Flashcal, the Jeep display says "Inflate - 35" and flashes the tire pressures and turns on the orange tire light. If I set the psi to 22, it says "Inflate - 29". Since 22 is the lowest allowable setting, 29 psi is the lowest I can run these tires. This is just asinine!

3) Not even an option. The only thing close is "Turn on Fog Lights with High Beams". It's advertised that it can use the fog lights or running lights as DRLs. This is just a completely false claim.

A friend of mine has the AEV Procal. It might be stupid with its dip switches, but the darn thing works. Everything he has tried (tire size, tire pressure, DRLs) has worked as advertised.

I have an email in to Superchips, so we'll see how their support is, but I'm seriously considering returning this and filing a lawsuit for false advertising. It's very clear that this unit does not work well with 2013-2014 Wranglers, yet they continue to advertise that it does all these things. I'm a fairly intelligent guy, I've followed the instructions, and I've updated it with their Spark software, so it's not user error.

UPDATE: 5 days later and no response from Superchips to my email. Sent another one. Apparently customer service is non-existent.

UPDATE 2: Two more emails and absolutely no response. I'm returning this and will never purchase a SuperChips product ever again. Terrible product, terrible customer service, and nothing but lies as far as a 2014 is concerned. Such a shame since this product has such potential and I wanted it to work...

Abraço!

FAPO
07/01/2015, 18:54
Poxa Alessandro, só o painel frontal e a facilidade de programação do Superchips já abate o Procal. E quem vai colocar pneus acima de 44.25" em um JK?
Concorda? :)

Paulo_CW
07/01/2015, 19:08
Alessandro....
Este é apenas um comentário.... Já vi várias reclamações no jk fórum, owners e pirate com os mesmos comentários.... e não encontrei nada sobre o AEV... Como dito no post copiado... as estúpidas chavezinhas comutadoras funcionam....
Hj eu tenho na vtr o BullyDog... mas antes dele tbm tinha optado pela compra do Procal justamente pelos comentários gringos.

samucace
07/01/2015, 23:01
Agradeço a todos pelos comentários. Para isso que servem os fóruns rsrsrsrs pena que nem todo tópico é assim.

A escolha do pneu já está quase definida. Vou de 285 pois ainda é meu único carro e uso diariamente. Claro que um 315 ficaria mais show. Próximos passos. Rsrsrs. Lendo os tópicos vi que te os mais experiente algumas vezes iniciam com modificações suaves.
Partindo dai, tenho dias opções: os calços de 2" ou um kit de lift de suspensão completo de 2" ou 2,5".
Vou tentar comprar pelas lojas e despachar pelo fedex os calços por ser mais barato e resolver parte do meu problema, mesmo que me arrependa logo por não ter comprado o kit completo.

Obrigado mais uma vez pela ajuda. Está sendo de grande importância.

samucace
07/01/2015, 23:05
Outra pergunta. Usar os alargadores de roda tipo da avm para caber um pneu maior, junto com o calço é muito prejudicial? Sei que vai forçar mais o eixo. Mas e comum usá-los?

FAPO
08/01/2015, 06:55
Como vc vai comprar somente os calços, o certo é comprar direto no Ebay, o frete é só 50 dólares para o Brasil.
Dois vendedores que enviam diretamente.
- 2007 2014 Jeep Wrangler JK 2 5" Full Lift Leveling Spacer Shock Extenders Kit | eBay (http://www.ebay.com/itm/2007-2014-Jeep-Wrangler-JK-2-5-Full-Lift-Leveling-Spacer-Shock-Extenders-Kit-/261613207393?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3ce95cbf61&vxp=mtr)
- HM 2007 Jeep Wrangler JK 2 5" Full Lift Kit Suspension Coil Spacer Leveling Kit | eBay (http://www.ebay.com/itm/HM-2007-Jeep-Wrangler-JK-2-5-Full-Lift-Kit-Suspension-Coil-Spacer-Leveling-Kit-/281405849379?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item4185187f23&vxp=mtr)

Existe uma terceira opção que é um body lift de 2". Sua suspensão continua original, o lift é na carroceria.

O caso dos espaçadores de roda é parecido com o caso da suspensão X calços. "Poder, poder, pode!!!" usar espaçadores mas o ideal mesmo seria comprar rodas com Offset negativo. Espaçadores irão forçar seu semi-eixo e rolamentos e pode quebrar os prisioneiros ou até mesmo trincar. Já pensou se isso acontece em alta velocidade? Eu tb não usaria.

Paulo_CW
08/01/2015, 07:15
Outra pergunta. Usar os alargadores de roda tipo da avm para caber um pneu maior, junto com o calço é muito prejudicial? Sei que vai forçar mais o eixo. Mas e comum usá-los?
Para pneu 285 nas rodas originais não precisa Espaçador nenhum.....
Somente para pneus maiores que é necessário espessador ou rodas com off set negativo

Alessandro Bearzi
08/01/2015, 09:32

Na verdade, se você usar as rodas originais e pneus maiores com os calços, é praticamente consenso que você vai ter que usar espaçadores, dependendo do tamanho do pneu (285 ou 33 para cima).

Com relação a forçar o eixo, não força nada a mais do que forçaria com uma roda de equivalente backspace, ou seja, com 4,5 ou 4,75 etc lembrando que a roda original tem 6,25. Claro, desde de que você use espaçadores de qualidade hubcêntricos e não lugcêntricos. Lembrando, os hubcêntricos são aqueles que se "acomodam" naquele buraco central da roda não ficando apoiados somente nos parafusos.

Paulo_CW
08/01/2015, 10:11
Alessandro...
Volto insistir.... 285 não precisa de calços.... somente se você trocar a suspensão e precisar de toda a torção.... não é o caso do uso com calços de molas.
Quanto a espaçadores é praticamente obrigatório usar hubcêntricos.... senão as chances de problemas com balanceamento são muito grandes.

FAPO
08/01/2015, 10:46
Com relação a forçar o eixo, não força nada a mais do que forçaria com uma roda de equivalente backspace

Permita-me discordar. Não sei explicar direito mas isso é questão de física lógica.

Usando espaçadores teríamos 2 forças interligadas pelo espaçador, a roda e o cubo de roda. O espaçador seria o "ponto fraco". Isso pra mim é uma gambiarra. Força e força muito.
Já a roda com backspace teríamos somente uma força interligada entre a roda e o cubo de roda.

Se eu fosse um gato e tivesse 7 vidas não me importaria de usá-los!!!

Alessandro Bearzi
08/01/2015, 10:49
Alessandro...
Volto insistir.... 285 não precisa de calços.... somente se você trocar a suspensão e precisar de toda a torção.... não é o caso do uso com calços de molas.
Quanto a espaçadores é praticamente obrigatório usar hubcêntricos.... senão as chances de problemas com balanceamento são muito grandes.

Isso Paulo! Me expressei mal, quis dizer 285 para cima, não incluindo este ;)

Alessandro Bearzi
08/01/2015, 11:01
Permita-me discordar. Não sei explicar direito mas isso é questão de física lógica.

Usando espaçadores teríamos 2 forças interligadas pelo espaçador, a roda e o cubo de roda. O espaçador seria o "ponto fraco". Isso pra mim é uma gambiarra. Força e força muito.
Já a roda com backspace teríamos somente uma força interligada entre a roda e o cubo de roda.

Se eu fosse um gato e tivesse 7 vidas não me importaria de usá-los!!!

FAPO, o seu exemplo é justamente o que dissemos que não deve ser usado: um espaçador lugcêntrico de má qualidade (Chinês). É praticamente consenso lá fora que alargadores de rodas hubcêntricos bem instalados com torque indicado pelo fabricante, com utilização da locktite indicada para travar roscas, e com a checagem de torque feita com a priodicidade indicada, não oferecerá mais risco do que rodas com o backspace equivalente. Já estou no meu segundo set, em veículos diferentes e sem problemas. É claro que, preferir, todos preferem já partir para a roda sem alargador mas quem está fazendo o uso adequado, não precisa se apavorar de forma nenhuma enquanto não parte para a solução definitiva.

Alessandro Bearzi
08/01/2015, 11:06
Esses aqui são extremamente populares e utilizados nos USA, aqui no Brasil, a AVM produz com qualidade igual também. Perceba o ponto de ancoragem na roda... Eles dão garantia VITALÍCIA.

Jeep 1.5" Thick Wheel Spacers (http://www.spidertrax.com/2007-Up-JK-Wrangler-Unlimited?sc=2&category=9993)

FAPO
08/01/2015, 11:14
Entendi. Mas ainda não fui persuadido! :mrgreen:

samucace
10/01/2015, 11:22
Esse é um kit simples, não é pesado e não contém nada que seja proibido. Já importei 2 kits da Rough Country para meus Jeeps.
Passo a passo: Crie uma conta no SHIPITO. Depois compre o kit de sua preferência com seu cartão internacional em qualquer loja virtual e envie para o Shipito. Eu envio para o Shipito do Oregon quando incide impostos americanos, e quando não incide envio para Nevada. Geralmente quando chega no deposito um kit desse é composto de 3 a 5 caixas.
Existe duas formas de ser enviada. Envie somete por FEDEX e DHL.
1º Envio de todas as caixas juntas declarando tudo corretamente, ou seja, faça o pedido para o SHIPITO declarar a mercadoria como consta na nota fiscal. Envie na modalidade Courier, não na modalidade formal. Envie como pessoa física e declare tb o seu CPF. Declare somente o frete de envio para o Shipito que consta na nota fiscal. Não declare o frete de envio da FEDEX/DHL para o Brasil.
2º Envie uma caixa de cada vez e declare um valor menor e peça para o SHIPITO eliminar todas as notas ficais e logos. Envie na modalidade Courier, não na modalidade formal. Envie como pessoa física e declare tb o seu CPF. Declare somente o frete de envio para o Shipito que consta na nota fiscal. Não declare o frete de envio da FEDEX/DHL para o Brasil.
Geralmente a mercadoria passa direto. (Não recomendo essa opção, porém sempre escolho essa! :twisted:)

Válido somente para envio de mercadorias/frete abaixo de 3.000 dólares.

Qualquer dúvida é só perguntar que tentarei ajudar.

FAPO,
a imortacao desses produtos é permitida, né.. Até se não me engano os U$3000,00! Mas declarando, ja paga o imposto normal. Corre algum risco de ficar apreendida? Estando tudo declarado conforme nota e com imposto pago? Ja estou tendo uma idéia de aumentar o tamanho dos pneus kkkkk e ja precisaria do kit de suspensão um pouco mais completo.
Estou lendo bastante os tópicos daqui a um tempo e alguns americanos tb. Ta me influenciando kkkkk
abraço

GPedrazza
10/01/2015, 12:28
Pessoal,
Obrigado a todos pela ajuda. As coisas estão clareando. Como disse antes entendo muito pouco de mecânica.

De acordo com a indicação de alguns de vcs, olhei o site da Rough Country. Vou me restringir até 2.5 pois preciso entrar em garagens aqui no Rio.

Encontrei 2 kits de 2.5, um deles inclusive foi indicado aqui. O primeiro tem batente/calços e o outro molas. Na prática qual a diferençA? Um é melhor que o outro de que forma? Ou apenas diferente?

1 - Calços + amortecedor performance 2.2
http://www.roughcountry.com/jeep-suspension-lift-kit-634-7.html

2 - Molas + Amortecedor performance 2.2
http://www.roughcountry.com/jeep-suspension-lift-kit-901c.html

Obrigado

FAPO
12/01/2015, 01:35
Samuca, totalmente permitida. Até 3 mil dólares incluso frete a importação é simples via courier, acima de 3 mil é importação formal e fica muito burocrático precisando de despachantes e Radar na Receita.
Não corre nenhum risco se utilizar a 1º opção descrita por mim. É só declarar conforme a invoice e não haverá problemas. A 2º opção é loteria, sempre dei sorte (não na loteria :evil:).
Calcule os impostos aqui www.tributado.net (http://www.tributado.net/)

Gpedrazza, pra mim não existe meio termo, ou é 8 ou é 80.
A diferença do kit de 3.5" COMPLETO para o kit de 2.5" com amortecedores inclusos é só 150 dólares.
Se fosse para comprar um kit incompleto eu compraria o 1º com calços sem os amortecedores, ele acompanha extensores para os amortecedores originais, bieletas e suporte trackbar. Isso seria provisório até comprar um kit completo decente.
Acho que + 1" não vai impedir de entrar em garagens. É quase imperceptível a diferença.
Calços é gambiarra e tudo se resume a segurança. Essa é a MINHA modesta opinião.

GPedrazza
12/01/2015, 11:44
Oi, FAPO
Obrigado pelas respostas. O fato não é nem a diferença de valor do kit 2.5 pro 3.5.

É que lendo aqui pelo forum, vi sempre pessoas dizendo que acima de 3.5 eu teria que mudar outras coisas no carro depois de colocar a suspensão, procede?

abs

FAPO
12/01/2015, 13:07
Se for o motor 3.6L, não precisa comprar mais nada, além disso: www.roughcountry.com/exhaust-extensions-1030.html (http://www.roughcountry.com/exhaust-extensions-1030.html)
Se for o motor 3.8L, nada.

E se um dia resolver comprar novos amortecedores com curso de suspensão maior e bieletas desconectáveis para máxima articulação, talvez precise trocar o cardã dianteiro por um maior com junta CV 1310.

samucace
12/01/2015, 13:54
FAPO, está nos ajudando muito.
Qual a diferença entre o envio corrier ou pelos correios? Desculpe a ignorância da pergunta rsrsrsrs
No site para o cálculo não deu diferença nos valores do imposto.

ftr_santos
12/01/2015, 15:42
FAPO, está nos ajudando muito.
Qual a diferença entre o envio corrier ou pelos correios? Desculpe a ignorância da pergunta rsrsrsrs
No site para o cálculo não deu diferença nos valores do imposto.

Tem muita diferença, na verdade. Falo pela minha experiência.

Pelos correios você pagará 60% de imposto de importação calculado sobre o valor da mercadoria, sem o valor do frete, e mais nada, pelo menos aqui em São Paulo. Há Estados que cobram ICMS também, pelo que sei. Ah! Recentemente os correios passaram a cobrar uma tarifa de R$ 12,00 na retirada da mercadoria na agência. Sim, quando é tributada, a mercadoria não é entregue em casa, tem que ser retirada no correio. Às vezes pode ser liberada sem qualquer tributação

Por courrier, além do imposto de importação de 60%, há ICMS de 18% e o valor dos impostos é calculado sobre o valor da mercadoria, mais uma parte do valor do frete. Além disso, existem taxas de desembaraço aduaneiro cobradas pelas empresas de courrier, cujo valor é variável. Na prática, o valor dos tributos/taxas, ronda 100% do valor da mercadoria, e é sempre tributada.

Entretanto, por courrier chega sempre no endereço do destinatário, é muito rápido (2 a 3 dias, enquanto pelo correio pode demorar de 10 a 60 dias ou mais, é imprevisível) e, dependendo do tamanho e peso da mercadoria, pode ser que não seja aceita pelos correios, mas o seja pelo courrier.

[]s.
Fábio

FAPO
12/01/2015, 17:02
Exatamente como o Fabio disse.
Tem coisas que compensam trazer pelos correios USPS, e outras compensam trazer via courier (dhl/fedex).
Correios USPS tem limite de peso (66 libras). Acima de 500 dólares tem que preencher uma DI (declaração de importação). As couries preenchem automaticamente a DI. Nunca precisei pagar despachante porque estou ciente das regras, a mercadoria não pode configurar comércio, é essencial a declaração do seu CPF como pessoa física, verificar se o produto tem restrição, etc. Não existe segredo, leia muito sobre o assunto e vai ficar craque.

Na maioria das vezes opto por couries pela velocidade, prefiro pagar um pouco mais e ter um serviço mais eficaz sendo entregue na porta da minha casa.
A vida é muito curta pra ficar esperando até 3 meses um simples produto chegar.

FAPO
12/01/2015, 17:19
Esse site é nota 1000 pra quem quer aprender sobre importação, aprendi e aprendo muito nele: http://compranoexterior.com.br/

bernardo kral
14/01/2015, 10:50
Oi, FAPO
Obrigado pelas respostas. O fato não é nem a diferença de valor do kit 2.5 pro 3.5.

É que lendo aqui pelo forum, vi sempre pessoas dizendo que acima de 3.5 eu teria que mudar outras coisas no carro depois de colocar a suspensão, procede?

abs

Em minha humilde opinião, considerando o uso pretendido de seu wrangler e pneus 285/70, a melhor opção seria um kit com calços até 2" ou 2.5". Note que a suspensão original apresenta um pequeno calço de borracha na sede das molas sem que seja considerado "gambiarra". Com estes kits (recomendo o AEV ou Teraflex) altera-se muito pouco o rodar original. É necessário a inclusão de novos bump stops (na mesma altura do lift) e amortecedores com curso maior ou extensões. Opcionalmente, caso queira corrigir o pequeno deslocamento lateral dos eixos vc poderá comprar um track bar relocation bracket. Pessoalmente acho desnecessário. Nesta configuração não há necessidade nem de alinhamento posterior (talvez apenas uma pequena correção na convergência). Os kits vem com adaptadores para os links da barra estabilizadora que visam aumentar seu comprimento. Neste caso é mais útil comprar um quick disconnect (JKS ou Teraflex) que custam pouco e melhoram bem sua articulação quando desconectados. Caso queira um pouco mais de altura, sem ter que mexer em outros componentes, vc pode adicionar um body lift de até 1.25". É fácil de instalar, barato e o da Rough Country vem com um bracket para subir o parachoque traseiro que do contrário fica com um vão muito grande. Para pneus 285/70 vc não precisa de espaçadores mesmo com a roda original. Acima disto será necessário ou compre rodas com um backspacing menor. Para um kit de 3.5" vc vai precisar alterar vários componentes e, sinceramente, a aparência com pneus 285/70 vai ficar meio estranha. Neste caso optaria por pneus 315.
Sds
Bernardo

samucace
14/01/2015, 11:28
Na verdade, se você usar as rodas originais e pneus maiores com os calços, é praticamente consenso que você vai ter que usar espaçadores, dependendo do tamanho do pneu (285 ou 33 para cima).

Com relação a forçar o eixo, não força nada a mais do que forçaria com uma roda de equivalente backspace, ou seja, com 4,5 ou 4,75 etc lembrando que a roda original tem 6,25. Claro, desde de que você use espaçadores de qualidade hubcêntricos e não lugcêntricos. Lembrando, os hubcêntricos são aqueles que se "acomodam" naquele buraco central da roda não ficando apoiados somente nos parafusos.

Alessandro, não estou conseguindo te enviar os links por MP. Segue por aqui mesmo.
Os demais, se puderem ajudar, é so falar a opinião quant a utilização desses kits da Rubicon Express.
Configuração do meu JKU será pneus 315/70-17 com lift de 2,5 e aros originais com espacadores por enquanto.

http://www.quadratec.com/products/16300_6015_07.htm
http://www.quadratec.com/products/16300_6013.htm

agraeco a ajuda

samucace
14/01/2015, 11:31
Gostaria é saber a diferença entre os dois kits. Vi que um deles os amortecedores são monotube no outro são twintube. Na pratica, qual a diferença que vai dar pra perceber?

Paulo_CW
14/01/2015, 12:17
Segue a diferença...

http://www.onallcylinders.com/wp-content/uploads/2013/03/mono-vs-twin-shocks.jpg (http://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0CAcQjRw&url=http%3A%2F%2Fwww.onallcylinders.com%2F2013%2F0 3%2F19%2Fvideo-mono-tube-vs-twin-tube-shocks%2F&ei=dnq2VMPPFYSlNpyVgPAG&bvm=bv.83640239,d.cWc&psig=AFQjCNFU3Q74H5Al7VtNW9EfWNKAgNG2Sw&ust=1421331288489622)

Paulo_CW
14/01/2015, 14:10
Resumidamente...
Twin tube são os amortecedores mais comuns e que tem tendência em perder sua eficiência quando em uso intenso da suspensão por ex. ruas muito ruins
Mono tube, são mais caros e melhores para situações mais exigidas da suspensão, possuem maior pressão e são mais firmes, por isso muito melhor eficiência em trilhas onde a suspensão trabalha bastante e sendo mais exigida.
Ambos são eficientes para o uso que se destinam.... ou seja como vai usar a vtr.

Alessandro Bearzi
14/01/2015, 17:38
Alessandro, não estou conseguindo te enviar os links por MP. Segue por aqui mesmo.
Os demais, se puderem ajudar, é so falar a opinião quant a utilização desses kits da Rubicon Express.
Configuração do meu JKU será pneus 315/70-17 com lift de 2,5 e aros originais com espacadores por enquanto.

http://www.quadratec.com/products/16300_6015_07.htm
http://www.quadratec.com/products/16300_6013.htm

agraeco a ajuda

Respondido já! Já te antecipo que nessa config o bicho já vai ficar lindão. Babo no meu todos os dias. :drool:

Ps. Coloquei os AEV Correction drop brackets com o meu kit de 2.5' pra garantir a ride quality logo de partida. Não quis arriscar, montei junto com o kit e o que posso dizer é que tá muito redondo meu JKU para um veículo com cerca de 30cm de vão livre. Não tem aquele mergulho quando freia, o caster tá positivo (cerca de +5), adequado segundo o alinhamento e o carro não joga muito de um lado para o outro nas curvas. Repito, não tenho margem de comparação porque não sei como seria com o lift e sem a correção mas já li muita gente reclamando que a viatura fica flighty (meio flutuando em velocidades de rodovia) aí já me precavi. Bem, mas eu não troquei os braços inferiores dianteiros por outros ajustáveis. Mais para diante posso fazer isso para recuperar uns 2, 3cm que perdi de altura livre na região do suporte do braço inferior dianteiro.

http://www.aev-conversions.com/shop/jk-geometry-correction-brackets-frt

samucace
15/01/2015, 07:46
Resumidamente...
Twin tube são os amortecedores mais comuns e que tem tendência em perder sua eficiência quando em uso intenso da suspensão por ex. ruas muito ruins
Mono tube, são mais caros e melhores para situações mais exigidas da suspensão, possuem maior pressão e são mais firmes, por isso muito melhor eficiência em trilhas onde a suspensão trabalha bastante e sendo mais exigida.
Ambos são eficientes para o uso que se destinam.... ou seja como vai usar a vtr.

Paulo. Valeu pela rápida explicação.
A ultima frase resumiu tudo kkkkkkk eficiência para o uso que se destinam. Pensando aqui comigo, acabei optando pelos twintube por não serem tão firmes e provavelmente não deixarem o carro tão rígido. Como ainda não faço trilha com ele e meu desejo seria por expedição, creio que esses amortecedores que citei atendem pelo menos inicialmente, e vão servir de primeira experiência kkkk. Caso veja que posso melhorar o "balançado" do carro, futuramente posso partir pros fox ou blisteins.
Bom até que vai servir de parâmetro comparativo.

samucace
15/01/2015, 08:58
Respondido já! Já te antecipo que nessa config o bicho já vai ficar lindão. Babo no meu todos os dias. :drool:

Ps. Coloquei os AEV Correction drop brackets com o meu kit de 2.5' pra garantir a ride quality logo de partida. Não quis arriscar, montei junto com o kit e o que posso dizer é que tá muito redondo meu JKU para um veículo com cerca de 30cm de vão livre. Não tem aquele mergulho quando freia, o caster tá positivo (cerca de +5), adequado segundo o alinhamento e o carro não joga muito de um lado para o outro nas curvas. Repito, não tenho margem de comparação porque não sei como seria com o lift e sem a correção mas já li muita gente reclamando que a viatura fica flighty (meio flutuando em velocidades de rodovia) aí já me precavi. Bem, mas eu não troquei os braços inferiores dianteiros por outros ajustáveis. Mais para diante posso fazer isso para recuperar uns 2, 3cm que perdi de altura livre na região do suporte do braço inferior dianteiro.

http://www.aev-conversions.com/shop/jk-geometry-correction-brackets-frt

Aesaandro, valeu pela dica.. Vou inserir na lista de melhorias!!

Paulo_CW
15/01/2015, 09:20
Paulo. Valeu pela rápida explicação.
A ultima frase resumiu tudo kkkkkkk eficiência para o uso que se destinam. Pensando aqui comigo, acabei optando pelos twintube por não serem tão firmes e provavelmente não deixarem o carro tão rígido. Como ainda não faço trilha com ele e meu desejo seria por expedição, creio que esses amortecedores que citei atendem pelo menos inicialmente, e vão servir de primeira experiência kkkk. Caso veja que posso melhorar o "balançado" do carro, futuramente posso partir pros fox ou blisteins.
Bom até que vai servir de parâmetro comparativo.
OS amortecedores vão lhe atender muito bem, se vc não tem acessórios extras que deixem a frente da vtr pesada, não vai se incomodar... os monotubes são excelentes como no meu caso onde tenho PC de aço, guincho etc... que deixa a vtr com mais de 60kg extras só na frente....
Com certeza se for pra partir para monotube, o melhor é partir para Fox ou Bilsten

Sandro Tannuri
15/01/2015, 20:33
Fiquei impresionado com o nível de informação aqui, parabéns a todos os participantes.

Se o amigo do RJ quiser podemos nos encontrar e conversar sobre possibilidades, mas o resumo do que eu penso é:

285 no JKU fica pequeno e 37" precisa mudar tudo embaixo do carro logo eu pensaria num 315. Não pensar bastante antes de escolher o pneu vai fazer gastar 2 ou 3 vezes até ficar satisfeito. Gaste certo na 1a vez
Para usar mais no asfalto e expedições eu iria de AEV, os caras valorizam a dirigibilidade e sabem o que fazem.
Nunca usei Rough Country, mas a imagem que tenho deles é de opção econômica. Eu iria de AEV para estrada, RE ou RK para trilha.

Abraços,

samucace
17/01/2015, 08:23
Sandro. Realmente a turma entende do assunto e está disposta a ajudar. Objetivo do tópico alcançado kkkk

Apesar de não ter sido o criador do tópico, acabei sanando as dúvidas que tinha em relação ao kit de suspensão.
Eu acabei optando pelo kit de 2,5" da RE com amortecedores twintube por ser mais macios que o monotube. Caso num futuro veja a necessidade de mais rigidez, opto pelo fox ou blisteins.