Ver Versão Completa : *Alguém bom mesmo: FREELANDER 2003 - Ventoinha ligando de 8 em 8 segundos
André Vaccaro
24/12/2014, 11:29
Pessoal, boa tarde.
Tenho uma Freelander 1 2003, e ultimamente ela tem apresentado um comportamento bem estranho. Começou a aquecer e sumir água. Pensei que fosse juntas do cabeçote ou do motor (parte de baixo), mas não há nenhum vazamento de óleo, a água não está misturando com o óleo (não está "espumando" o óleo), e não ferve direto. Simplesmente o motor está aquecendo mais que o normal.
Pensei em ineficiência de bomba d'água - em princípio, meu mecânico fez os testes e não deu nada na bomba.
Pensei em vazamentos nas mangueiras, naquelas "T"s de plástico que são um lixo, etc. Achei um pequeno vazamento em uma T, mandei fazer uma de alumínio, ficou excelente. Mas continua sumindo água.
Meu mecânico fez teste de pressão no sistema de água, aoparentemente, nada de vazamentos. Fizemos este teste umas cinco vezes, em meses diferentes.
De uns dois meses para cá, a ventoinha está ligando com uma constância enorme, na alta. Porém, com um comportamento muito estranho: fica uns oito segundos ligada na alta, desliga por dez segundos, liga de novo por oito, e continua assim.
Troquei o módulo da ventoinha, pensando que seria esse o problema. Testei quatro módulos semi-novos (inclusive um da Jaguar e um de BMW, que são idênticos), e o comportamento estranho continuou.
Meu mecânico então falou que teria que trocar o módulo, e então zerar a memória do módulo de controle geral do carro, que ele veria então o novo módulo, e começaria um comportamento do zero.
Fiz isso, e o comportamento da ventoinha continuou.
Então o mecânico falou que eu deveria trocar a ventoinha completa, motores, grade, defletor e módulo. Na Autostar, me pediram R$ 4.200,00!!!!
TROQUEI DE MECÂNICO rsrsrsrs
Sobrou uma outra alternativa: Leitura incorreta do sensor de temperatura do bloco do motor. Sensor código BMW1433076. Consegui encontrar em um amigo importador de peças para landRover aqui em SP, um zeradaço da LUCAS - excelente.
Troquei. Resultado.... Continua igual, ligando de 8 em 8 segundos a alta.
Por favor, alguém já teve algum problema desses? Podem por favor me ajudar de alguma forma, orientando o que pode ser?
Abraços
André
André Vaccaro
24/12/2014, 11:47
A propósito...
1) Já troquei a tampa do reservatório. Não era isso.
2) Válvula termostática - também não é - está OK, e abrindo e fechando corretamente.
3) A água some mais quando forço mais o motor, quando dou puxadas acima de 4500 rpm
4) Quando a água some, não pinga no chão, e nem pelo escapamento.
5) GRAÇAS A DEUS não está retornando óleo no reservatório.
SOCORRO, GALERA!!!
Boa tarde, André!
Na minha, tive problemas com sumiço lento de água por duas vezes. Na primeira vez bati muito a cabeça junto com o mecânico e no final o vazamento era pelo radiador de ar quente (heater matrix). Perdi tempo e $$ trocando várias peças inúteis até chegar no culpado. Na segunda, já com outro mecânico, ele matou a charada bem rápido. Era pelas conexões da válvula termostática com os canos que chegam nela. Ele trocou os O'rings e reconectou tudo. O vazamento nunca mais voltou. A peça de plástico que contém a válvula também pode rachar e provocar vazamento, mas no meu caso estava intacta.
São locais para vc examinar à procura de vazamentos. Mas nada que explique o comportamento da ventoinha.
Sds,
SM-S
André Vaccaro
12/01/2015, 16:14
Boa tarde, André!
Na minha, tive problemas com sumiço lento de água por duas vezes. Na primeira vez bati muito a cabeça junto com o mecânico e no final o vazamento era pelo radiador de ar quente (heater matrix). Perdi tempo e $$ trocando várias peças inúteis até chegar no culpado. Na segunda, já com outro mecânico, ele matou a charada bem rápido. Era pelas conexões da válvula termostática com os canos que chegam nela. Ele trocou os O'rings e reconectou tudo. O vazamento nunca mais voltou. A peça de plástico que contém a válvula também pode rachar e provocar vazamento, mas no meu caso estava intacta.
São locais para vc examinar à procura de vazamentos. Mas nada que explique o comportamento da ventoinha.
Sds,
SM-S
Muito obrigado, SM-S!
Abraços
Quando o radiador do ar quente fura, é normal encontrar água no chão do passageiro ou quando liga o ar quente já sentir o cheiro de água de radiador. Rodar sem utilizar fluido e somente água de torneira faz isso acontecer.
Um lugar que pode sumir água nas Freelander V6 é na transmissão automática. A transmissão Jatco tem um radiador onde entra o fluido ATF e o fluído de refrigeração. Se o radiador furar internamente, a água entra na transmissão e acaba voltando o ATF para o reservatório também.
Sandro Coelho
12/10/2018, 13:17
Olá, Bom Dia a Todos!
Muito Prazer. Me chamo Sandro Coelho (Cacoal-Rondônia)
Tenho um FREELANDER I - Ano: 2005
No início desse ano (Fevereiro/Março) um mecânico (o que realmente mexia nesse carro acabou falecendo em um acidente de moto) aqui na cidade que eu moro, informou que ela estava com 1 Cilindro Ruim. Resumo. Abaixamos o motor e fizemos completo (Retífica Local). No final de Maio ele me entregou o veículo. Precisei ir em uma cidade vizinha (200km) e fui com ela, 70km daqui ela subiu o ponteiro da temperatura. Parei, etc... e foi aquela novela até chegar no Km 100 (demorei umas 4 horas) pois neste Km 100 tem um trevo de aceso a outros municípios com posto de gasolina, etc.. (uma vila). Abandonei o carro ali e segui de carona (carreta). Chegando novamente com ela na cidade (guinchada) levei ao mecânico. Ele então me condenou a tampa do reservatório de água do radiador. Comprei em SP (GETSET PARTS - compro praticamente tudo com eles). 15 dias depois trocamos o reservatório e a tampa. Continua o mesmo problema. Levamos então para um Eletricista. Ficou 4 dias com o carro fazendo testes. E disse não ter encontrado nenhum problema elétrico. Levei para outro que trabalha com radiadores. mandei envaretar e averiguar o sistema de arrefecimento. Aí veio a surpresa. Sistema sem Pressão. Porém quando aciona o Segundo estágio da Ventoinha, a água sobe no reservatório, entra em ebulição e joga fora pela tampa do mesmo! Não sei mais o que faço. Perdi a Fé no mecânico (disse que parte mecânica não tem problema) e ele é o menos ruim da cidade. Os demais é tal como minha Avó entende de madeira. Peço gentilmente ajuda aos Amigos que possam me dar um norte do que e como fazer.
Como desmontei o motor troquei:
- Bomba D'Água;
- Bomba de Óleo;
- Tampa e Reservatório de Água do Radiador;
- Válvula Termostática;
- Sensor de Temperatura (fica embaixo da Válvula Termostática);
- Juntas (Todas - Absolutamente todas - Superior e Inferior);
- Jogo de Parafuso do Comando (acho que esse é o nome);
Enfim. O básico e essencial quando se faz um motor completo, foi trocado nela.
* Não está entrando água no Motor, pois a Tampa e Vareta de Óleo limpinhas;
* Não está entrando Óleo no reservatório do Radiador (Limpo também);
Estou incomodado com isso, tendo em vista ser um excelente veículo.
Más estou sofrendo com ele.
Agradeço se puderem me ajudar
Att,
Sandro Coelho
titanium
12/10/2018, 15:03
Já passei por isso num carro...
O problema era ocasionado por um relé da ventoinha. Efetuada a troca, só alegria.
Veja também se não está passando pressão do cilindro para o sistema de arrefecimento. Se sim, é a junta que foi embora...
Abraço e sorte aí.
O problema era ocasionado por um relé da ventoinha. Efetuada a troca, só alegria.
Veja também se não está passando pressão do cilindro para o sistema de arrefecimento. Se sim, é a junta que foi embora...
Abraço e sorte aí.
Mas se ele estava em rodovia, não teria porque acionar a ventoinha, pois o vento frontal já resfriaria suficientemente o motor.
Como você disse, creio em pressão indo do motor para o radiador via cabeçote trincado ou junta do motor rompida.:concordo:
titanium
15/10/2018, 06:59
Mas se ele estava em rodovia, não teria porque acionar a ventoinha, pois o vento frontal já resfriaria suficientemente o motor.
Como você disse, creio em pressão indo do motor para o radiador via cabeçote trincado ou junta do motor rompida.:concordo:
Dependendo da topografia do terreno, da temperatura do dia, do pé do motorista e da grade de ventilação do carro, apenas o vento que bate não é suficiente para resfriar não. Já passei por isso... achei que tinha perdido um cabeçote... no final das contas era Relê mesmo.
Mas esse motor v6 gosta de queimar uma junta, é problema crônico dele.
Basta ler nos foruns gringos.
Inclusive uma notícia triste ao colega.. no link abaixo tem um forista dizendo que quando a junta queima o cabeçote segue junto para as "cucuias".
Freelander Head Gasket issues? - Page 1 - Land Rover - PistonHeads (https://www.pistonheads.com/gassing/topic.asp?h=0&f=91&t=243967)
Espero não ser o caso acima, mas é bom verificar.
Abraços
Sandro Coelho
17/10/2018, 15:38
Obrigado Titanium.
Vou anotar essa informação e tentar viabilizar um mecânico que me informaram de Vilhena (220km daqui de Cacoal)!
Assim que eu consiga encontrar de fato o que possa ser, manterei informado vocês aqui!
Desculpas pela demora na postagem. Em trânsito a trabalho e longe de casa.
Att, Sandro
Abraço e sorte aí.
Sandro Coelho
17/10/2018, 15:42
Realmente Glaicon.
Eu estava na BR quando ocasionou a subida do ponteiro!
Sobre Junta de Cabeçote. Foi realizado um teste da seguinte forma:
- Abre-se a tampa do Reservatório;
- Liga o veículo e acelera;
- Caso a junta esteja queimada o reservatório entra em ebulição como se fosse um vulcão, caso não, ela não se mexe dentro do reservatório. Ao menos é o que me me informou a pessoa que fez esse teste. Como a água não se movimentou ele disse que a junta está boa.
Porém quando tampo o reservatório e coloco o veículo na rua, basta passar dos 3.000rpm que ele joga água pela tampa.
Está HORRÍVEL
Realmente Glaicon.
Eu estava na BR quando ocasionou a subida do ponteiro!
Sobre Junta de Cabeçote. Foi realizado um teste da seguinte forma:
- Abre-se a tampa do Reservatório;
- Liga o veículo e acelera;
- Caso a junta esteja queimada o reservatório entra em ebulição como se fosse um vulcão, caso não, ela não se mexe dentro do reservatório. Ao menos é o que me me informou a pessoa que fez esse teste. Como a água não se movimentou ele disse que a junta está boa.
Porém quando tampo o reservatório e coloco o veículo na rua, basta passar dos 3.000rpm que ele joga água pela tampa.
Está HORRÍVEL
Na primeira postagem você fala em perda d´água.
Faça um teste: guarde a viatura à noite, depois de um rodar normal. Na manhã seguinte abra a tampa do radiador e escute se faz um barulho de vácuo descomprimindo.
Se acontecer isto é porque está indo pressão de ar do motor para o sistema de refrigeração.
Com o resfriamento à noite, o motor recebe de volta esta pressão, criando vácuo na mangueira do radiador.
Se acontecer isto deverá ser junta de cabeçote rompida ou o próprio cabeçote trincado.
Se fosse viatura à diesel seria isso, com certeza.
Mas, como é à gasolina, a chance já é um pouco menor.
Verifique.:concordo:
Sandro Coelho
18/10/2018, 09:49
Bom Dia Glaicon
Realmente quando o segundo estágio da Ventoinha dispara o Vaso Reservatório do Radiador entra em Ebulição, a água sobe e sai pela tampa!
Porém isso só ocorre neste momento (Segundo Estágio). Enquanto ela trabalha no primeiro estágio e/ou RPM abaixo de 2500 giros ela não ferve (usar esse linguajar mais objetivo).
E diante deste FATO, eu nem andando com o veículo estou. Está definitivamente parada na garagem a espera de um milagre.
A região que eu resido é terrível (Mecânicos aqui de ZERO a DEZ eu daria nota ZERO).
Farei um teste conforme você menciona, más dentro de casa mesmo. Ligarei o veículo a noite e deixarei a temperatura subir normal 90ºC, tão logo a ventoinha (Primeiro Estágio) disparar, vou desligá-lo e deixar amanhecer o dia para observar conforme a sua orientação e lhe informo seguido a esse teste!
Fortíssimo Abraço
Obrigado pelas dicas.
Na primeira postagem você fala em perda d'água.
Faça um teste: guarde a viatura à noite, depois de um rodar normal. Na manhã seguinte abra a tampa do radiador e escute se faz um barulho de vácuo descomprimindo.
Se acontecer isto é porque está indo pressão de ar do motor para o sistema de refrigeração.
Com o resfriamento à noite, o motor recebe de volta esta pressão, criando vácuo na mangueira do radiador.
Se acontecer isto deverá ser junta de cabeçote rompida ou o próprio cabeçote trincado.
Se fosse viatura à diesel seria isso, com certeza.
Mas, como é à gasolina, a chance já é um pouco menor.
Verifique.:concordo:[/QUOTE]
Com a viatura apenas em marcha lenta talvez não funcione, pois o motor não trabalhará sob carga.
O uso normal do veículo é que produzirá calor suficiente para dilatação dos metais, inclusive da trinca do cabeçote, gerando a passagem da pressão.
Mas, em todo caso, faça o teste.
Inclusive, com o motor ligado, dê algumas aceleradas e observe se a mangueira superior do radiador fica estufada ou dura.:concordo:
Sandro Coelho
05/12/2018, 16:24
Olá Glaicon e Titanium
Após muitos dias, volto a fazer uma postagem e de pronto informo *NÃO CONSEGUI SOLUCIONAR O PROBLEMA!*
É um misto de Frustração e Descrédito na Marca Land Rover!
Troquei novamente Bomba d' Água e Termostato - E NADA.
Abriu o 2º Estágio e pronto, a água subiu e saiu novamente pela tampa do reservatório.
Agora mais uma *suspeita* - SELO DO MOTOR!
A cada minuto surge uma nova *suspeita*!
Honestamente não sei mais o que fazer. Desânimo Total com o carro!
Assim que eu crie coragem ($$$) novamente para abrir esse motor trago a vocês informações pertinentes.
Peço desculpas pelo sumiço. O trabalho me exige muito mais do que o carro. E esse carro passou a não ser a minha prioridade a tempos.
Forte Abraço em vocês!
Lamento, Sandro.
Infelizmente, daqui para frente será só achismo.
Por isso, prefiro nem opinar, para não causar mais confusão.
Boa sorte!:concordo:
titanium
06/12/2018, 07:00
Olá Sandro,
É como falei na mensagem que mandei em Outubro: esse motor v6 é um bom motor, mas tem problema crônico de queimar junta E COM ISSO vem a trinca no cabeçote.
Infelizmente, me parece que o famigerado problema crônico atingiu sua freelander.
Todas as coisas que você trocou são importantes e deveriam ser substituídas de toda forma.
Creio que agora a questão é:
- Cabeçote novo;
- Parafusos de fixação do cabeçote novos (sugiro marca AMC);
- Junta de cabeçote de primeira linha (Original, Victor Reinz, Elring) - ao retirar o cabeçote, já pedir para o mecânico medir a protuberância/projeção do pistão em relação ao topo do bloco, de modo que você possa escolher a junta adequada;
- Já aproveitar a empreita e comprar o kit de peças para o cabeçote: tuchos, algum balancim quebrado, válvulas de entrada e escape, retentores, anéis, etc.
- Se for usar cola silicone, use a melhor possível. Eu sugiro comprar da ELRING ou da própria Land Rover, vendida na Turner.
Peças de motor sugiro olhar na Turner Engineering (com a Frida) e na DLS (com o Paul ou com o Mark), ambos por e-mail.
Land Rover Engine Parts - Cylinder heads, camshafts, pistons, bearings (https://www.turnerengineering.co.uk/)
DLS UK Ltd - Derbyshire's No.1 Land Rover Parts and Service Centre (https://www.dls-uk.co.uk/) (tem uma parceria forte com os landeiros do Brasil, mas texto escrito em inglês, ok!? rsrsrs)
O Frete via DHL-Express deve chegar em 3 dias e o da TNT em uns 11.
Desculpe não poder te dar uma notícia animadora...
Abraço e sorte na empreita.
Olá Glaicon e Titanium
Após muitos dias, volto a fazer uma postagem e de pronto informo *NÃO CONSEGUI SOLUCIONAR O PROBLEMA!*
É um misto de Frustração e Descrédito na Marca Land Rover!
Troquei novamente Bomba d' Água e Termostato - E NADA.
Abriu o 2º Estágio e pronto, a água subiu e saiu novamente pela tampa do reservatório.
Agora mais uma *suspeita* - SELO DO MOTOR!
A cada minuto surge uma nova *suspeita*!
Honestamente não sei mais o que fazer. Desânimo Total com o carro!
Assim que eu crie coragem ($$$) novamente para abrir esse motor trago a vocês informações pertinentes.
Peço desculpas pelo sumiço. O trabalho me exige muito mais do que o carro. E esse carro passou a não ser a minha prioridade a tempos.
Forte Abraço em vocês!
Bom dia, estou vendo seu problema agora, nem sei se está mais com ela mas vamos lá o que sei deste carro.
1° - você verá que a valvula termostatica, o cabo reto e o curvo que estão abaixo do coletor de admissão são de plástico e conectam-se em metais, o vazamento principal que faz sumir água é exatamente ali. Como vaza somente após usar devido a pressão de funcionamento da água, o metal aquecido apaga os rastros evaporando a água.
Tenta retirar os tubos e ver se já estão gastos devido a utilização e caloria do motor, se não tiverem na hora de colocar use um silicone de alta temperatura para auxiliar na vedação correta e para não deixar vazar mais. Não sei quanto tempo vai durar, depende da qualidade do serviço.
Esse problema é cronico do carro e já relatado em fóruns ingleses pelos antigos donos.
2° - a alta temperatura, apresentada muitas vezes por um salto repentino no ponteiro, assim como as borbulhas no reservatório, deve ser por causada entrada de ar de algum vazamento ou até mesmo do 1° problema que expus. Tente tirar o ara através do sangrador existente e do procedimento normal que é feito em todos os carros, o processo é um pouco demorado.
Se apresentar novamente esse problema, vai ter que achar e resolver o problema de vazamento, não tem jeito.
3° - ventoinha ligando rapidamente é normal nesse carro após aquecido e em trânsito constante, procure em fóruns europeus ou no próprio manual que explica o funcionamento.
Detalhe é que poucos mecânicos envontram esses defeitos, o dono tem que ficar atento mesmo e procurar aos poucos entender sobre o carro, a literatura e conhecimento prático dele é muito pouco no Brasil
Espero ter ajudado, estou mexendo exatamente agora nesses problemas no meu carro.