Conectar

Ver Versão Completa : Japa SW4 94 duplo giro na chave para partida

emebros
23/12/2014, 21:38
Pessoal....sou novo no forum, tenho uma sw4-94 2.8.....após 4 meses de virar a chave de ignicao duas vezas para dar partida levei a neusa (japoneusa) para um auto eletrico ....o profissional jurou que em 30 anos de profissão nunca tinha visto isso. Após descunjurar..... fui pra casa fuçar na encrenca.....após 2 horas resolvi abrir o rele de partida, pois o rele na concessionaria nao sai por menos de 280 reais. Pra encurtar a conversa....troquei um capacitor de 10 mf-25 volts que custou 0,40 centavos.

emebros
23/12/2014, 21:54
487727segue imagem do rele

Eduardo Schaefer
24/12/2014, 00:57
Pois é emebros, quando comprei a minha JAPA (SW 94) acontecia a mesma coisa e eu pensava que era o corta corrente, depois de 2 anos começou a ligar na terceira ou quarta girada, resumo, "morri" nesse rele de R$ 280, bom saber disso se der problema no futuro

sandro_ventania
24/12/2014, 13:03
Puxa vida...estou tentando descobrir onde fica essa peça!

Eduardo Schaefer
24/12/2014, 19:23
Sandro, fica entre o deposito de fluido da D/H e a bateria, junto das caixas de fusiveis, compliquei ?

sandro_ventania
25/12/2014, 22:00
Sandro, fica entre o deposito de fluido da D/H e a bateria, junto das caixas de fusiveis, compliquei ?

Complicou não, explicou! Obrigado Eduardo...depois vou lá no carro dar uma conferida nessa peça.

Achei a dica excelente...obrigado por compartilhar emebros!

Osmar Junior
26/12/2014, 17:43
A minha é assim desde que comprei !!! Achei que fosse uma característica do carro !
O ex dono disse que era assim também desde que comprou ! rsrsrsrsrsrsrssr
Quando voltar de viagem vou dar uma olhada nisso !
Valeu Emebros pela iniciativa !

Abraços,

Osmar Junior
Santo André - SP

v_jordao
05/02/2015, 10:17
será que sempre o problema vai ser nesse capacitor? a minha de uns tempos pra cá ta assim tb, se eu ligo ela e espero a ação das velas aquecedoras terminar ela já não dá sinal, na segunda virada de chave dá sinal e pega, tirei o rele de partida e vou tentar trocar esse capacitor indicado pelo amigo do fórum...
se alguém teve problema parecido e resolveu somente trocando o capacitor posta ai pra gente o resultado.

v_jordao
05/02/2015, 16:36
em tempo pessoal, troquei o tal do capacitor, pelo menos nas primeiras partidas que dei depois da troca funcionou perfeitamente, qualquer coisa posto aqui se porventura voltar a falhar novamente. obrigado ao amigo pela dica

jipinhotoyota
06/02/2015, 00:50
O que seria virar a chave duas vezes pra ligar? A de vocês chega a fazer algum barulho ou ameaça virar o motor?

A minha também tenho que virar duas vezes a chave, mas é meio que uma ajeitadinha no miolo dela. Não faz qualquer barulho na primeira vez e liga direto na segunda.
Engraçado que comentei com o eletricista sobre isso. Ele mexe com arranque, motor de partida.
Ele disse que começou a reparar depois que estive lá na oficina a primeira vez, há cerca de 8 meses. Todas as Hilux que chegavam lá, segundo ele, tinha que fazer isso. kkkkk

Fiquei intrigado agora. Vou aguardar a resposta.
Porque pensei que o problema era no miolo da ignição.

v_jordao
06/02/2015, 09:24
a minha era assim de uns tempos pra cá: sempre virava a chave e esperava a molinha do painel (referente as velas aquecedoras) apagarem virava a chave e nada na segunda vez ok, agora troquei o capacitor e voltou a ser como era antes, vira a chave, assim que a mola apaga ja da partida normal, "expliquei ou compliquei"

sandro_ventania
06/02/2015, 17:46
A minha tá normal, mas como foi falado das velas aquecedoras, queria dizer que me incomoda profundamente as velas aquecedores ligarem mesmo com o motor já quente! acho um desperdicio de bateria e das proprias velas que tem a sua vida encurtada.
Já estou trabalhando num jeito de mudar isso. Mecanicamente é fácil...quero tentar de modo automático...só ligar as velas se o motor estiver frio, aqueceu, não acende mais.

jipinhotoyota
07/02/2015, 14:21
a minha era assim de uns tempos pra cá: sempre virava a chave e esperava a molinha do painel (referente as velas aquecedoras) apagarem virava a chave e nada na segunda vez ok, agora troquei o capacitor e voltou a ser como era antes, vira a chave, assim que a mola apaga ja da partida normal, "expliquei ou compliquei"

v_jordao,

explicou. Parece ser o mesmo que acontece com o meu carro.
No seu caso, a dica resolveu, né? É tranquilo de fazer essa troca? Tem que soldar ou é só encaixar?

v_jordao
08/02/2015, 11:05
v_jordao,

explicou. Parece ser o mesmo que acontece com o meu carro.
No seu caso, a dica resolveu, né? É tranquilo de fazer essa troca? Tem que soldar ou é só encaixar?

através da foto nos primeiros posts, vc identifica o capacitor, que é um 10 mf-25 com seu ferrinho de solda tira o capacitor antigo e solda novamente no lugar o capacitor novo, não é difícil, tem que ter paciência, ah.. tem que tomar cuidado na hora de tirar o relê de dentro da capa protetora, pois geralmente esta ressecado e pode quebrar a capinha, a minha quebrou um pedacinho, depois de realizado o reparo e colocado a capinha no lugar vedei bem com silicone pra não ter perigo de entrar água..

jipinhotoyota
08/02/2015, 19:05
através da foto nos primeiros posts, vc identifica o capacitor, que é um 10 mf-25 com seu ferrinho de solda tira o capacitor antigo e solda novamente no lugar o capacitor novo, não é difícil, tem que ter paciência, ah.. tem que tomar cuidado na hora de tirar o relê de dentro da capa protetora, pois geralmente esta ressecado e pode quebrar a capinha, a minha quebrou um pedacinho, depois de realizado o reparo e colocado a capinha no lugar vedei bem com silicone pra não ter perigo de entrar água..

Valeu, v_jordao!

Assim que resolver uns outros pepinos, vou ver esse capacitor.

Osmar Junior
09/03/2015, 17:46
Acabei de trocar o capacitor e acabou o problema do duplo giro na chave !!!!
Muito boa a dica !!!!
Obrigado Emebros por compartilhar !!

Abraço,

Osmar Junior

j.lourenço
09/03/2015, 18:45
legal a minha tb fais isso amanha mesmo vou olha isso por isso que esse furom e show

emebros
05/07/2015, 00:20
Fico feliz do pessoal ter aproveitado a dica!!! Quanto ao aquecimento das velas mesmo quando o motor está aquecido, instalei uma chave do tipo "Tic-tac" interrompendo o circuito. Com essa medida, deixei de forçar a bateria, relê e as velas nos dias quentes.

Abs

shuther4x4
07/07/2015, 01:05
Perfeita a dica.
A minha começou com isso e um auto eletrico falou que teria de tirar o motor de arranque. Como não vi logica nisso acabei deixando. hoje estou até acostumado rs. mas agora sei o que é. Valeu!!!
Detalhe: Na época que começou procurei em tudo quanto é lugar sobre esse defeito

Fejao
04/10/2015, 21:55
Toyoteiros,

hoje inventei de abrir o relê pra soldar a tal pecinha milagrosa mas acho que abri o relê errado, da foto 2. abri e nao tinha o tal do capacitor..... tirei algumas fotos de outros reles: alguem pode confirmar para mim qual é o relê da partida? é o da foto 1, fora da caixa dos fusiveis (cinza)? e para que serve o Glow Plug Relay? E o Head Relay?

abs

Fejao
17/10/2015, 17:36
acabei de trocar o capacitor e realmente funcionou!!!! muito boa essa dica

rfdex
17/10/2015, 18:02
GLOW PLUG RELAY = relê temporizador das velas de pré-aquecimento (que controla aquela luz da "molinha" no painel e a energia que alimentam as velas). Abraço

sandro_ventania
18/10/2015, 20:53
GLOW PLUG RELAY = relê temporizador das velas de pré-aquecimento (que controla aquela luz da "molinha" no painel e a energia que alimentam as velas). Abraço

Que é justamente o da segunda foto postada pelo fejao, certo?
O do capacitor é realmente o cinza perto da caixa de fusiveis...certo Fejao?

Fejao
20/10/2015, 13:14
1 2

3

Foto 1 - Starter Relê - aqui que está o capacitor
Foto 2 - Glow Plug - abri por engano..rs
Foto 3 - Caixa de fusíveis - não mexi nada aqui

roberto_sw4_1997
15/03/2016, 08:03
ALGUEM PODE ME DIZER QUE RELE É ESSE DA FOTO 2 AO LADO DA CILINDRO DA EMBREAGEM , A MINHA 1995 NÃO TEM
NO AGUARDO ROBERTO

Uma duvida tbm ,sobre o rele de partida, é facil desmontar?? como peço o capacitor na casa de peças, SE ALGUEM PUDER AJUDAR AGRADEÇO DESDE JÁ
ABRÇ
ROBERTO

mauro manoel
17/03/2016, 14:00
amigo gostaria de agradecer esse post que vc compartilhou aqui, me ajudou bastante. Gastei dinheiro no eletrico e nada, continuava pegando só na segunda tentativa quando nao demorava varias, só foi trocar o capacitor e resolveu o problema. vlw!!

jotajulian
22/03/2016, 23:41
Pessoal, sem querer fugir muito do assunto, mas já fugindo... qual é a rotação em marcha lenta da 2.8 maçarico de vocês? a minha trabalha a 500rpm, achei muito baixa, mas como tenho ela a pouco tempo e é meu primeiro carro diesel, tenho essa duvida. Abraço!

TCHEIGOR
23/03/2016, 01:15
Pessoal, sem querer fugir muito do assunto, mas já fugindo... qual é a rotação em marcha lenta da 2.8 maçarico de vocês? a minha trabalha a 500rpm, achei muito baixa, mas como tenho ela a pouco tempo e é meu primeiro carro diesel, tenho essa duvida. Abraço!

Meu motor 2.8 (3L) fica em 750RPM. 900RPM COM A/C LIGADO.

TCHEIGOR
23/03/2016, 18:46
corrigindo, 700RPM sem A/C e 800RPM com A/C

shuther4x4
04/05/2016, 19:05
Pessoal....sou novo no forum, tenho uma sw4-94 2.8.....após 4 meses de virar a chave de ignicao duas vezas para dar partida levei a neusa (japoneusa) para um auto eletrico ....o profissional jurou que em 30 anos de profissão nunca tinha visto isso. Após descunjurar..... fui pra casa fuçar na encrenca.....após 2 horas resolvi abrir o rele de partida, pois o rele na concessionaria nao sai por menos de 280 reais. Pra encurtar a conversa....troquei um capacitor de 10 mf-25 volts que custou 0,40 centavos.

Agradecer ao Emebros pela dica.
A minha estava assim, e domingo ficou sem partida. Como bateria e nova, fui pelo mais em conta antes de ver arranque, já que antes estava com dupo giro na chave para partida. E bingo. 15 centavos e problema resolvido.

VALMIR SANTOS
14/06/2016, 23:57
OLA amantes das Japa, a minha depois de 1 ano com este problema , graças ao amigo emembros, resolvi o problema das 10 viradas de chave que eu dava ate pegar, trocando apena o capacitor, porem eu não tinha o de 10mf x 25v e coloquei um de 22mf x 35 e esta tudo bem e funcionando perfeitamente, obrigado emenbros por compartilhar. VALEUUUU!

lucasdenes
23/06/2016, 20:23
Amigo , a minha não tem esse capacitor já abri o relê , ou será se abri outro .minha é uma Sr5 94

Felipe Pacheco Ventura
08/02/2017, 09:54
Pessoal, minha sw4 a mais de 1 ano comigo sempre teve esse problema de ligar. Quando eu virava a chave ela não pegava de primeira. Aí lendo aqui no tópico vi que o pessoal aquecia a vela 2 vezes antes de ligar. Fiz isso todo esse tempo, porém ela nunca ligou muito bem, sempre deu um nhec, nhec antes da partida. E de vez em quando ela não dava nenhum sinal de partida. Não acionava o motor de arranque. Levei o carro no meu eletricista de confiança e ele falou que poderia ser o aterramento. Então comprei 1 metro de cabo de 35mm e ele colocou um aterramento independente. Deixou o original e colocou no mesmo borne, esse cabo fazendo um aterramento a um parafuso do motor. Aquele parafuso que segura tipo de uma alça invertida, cabeça para baixo.
RESUMINDO FICOU SHOW.
O carro agora pega de primeira, parecendo que saiu de fábrica.

fellipe-td5
08/02/2017, 10:01
Felipe, boa a dica! Só pra ver se eu entendi direito: esse aterramento independente é do motor de arranque?

Felipe Pacheco Ventura
08/02/2017, 20:14
Olá, chará. O cabo pega no borne negativo da bateria junto com o original e vai nesse parafuso que segura aquela peça que parece uma alça invertida no próprio motor.
Ajudei ????

Felipe Pacheco Ventura
08/02/2017, 20:20
Corrigindo, Xará......
Sim, mais deixe o aterramento antigo e faça essa ponte com um cabo.

SandroGaúcho
08/02/2017, 20:26
Olá, chará. O cabo pega no borne negativo da bateria junto com o original e vai nesse parafuso que segura aquela peça que parece uma alça invertida no próprio motor.
Ajudei ????

Fala Felipe Pacheco Ventura,
Por favor, tens como tirar uma foto dessa "alça invertida"?

E o relé é esse aí da foto?

543271

Abraço

Felipe Pacheco Ventura
08/02/2017, 21:03
543272543272543272543272

Deu para identificar....
Descuple, mandei repetido.

Felipe Pacheco Ventura
08/02/2017, 21:05
543273

Essa foto ficou mais de perto.

fellipe-td5
08/02/2017, 23:34
AH!! É um aterramento extra do proprio polo negativo da bateria, é isso? Se for é ainda mais simples de fazer!!

Felipe Pacheco Ventura
09/02/2017, 07:38
Isso...
Vc vai gastar uns r$ 40, entre fio e terminal.
Pra mim o eletricista nem cobrou a mão de obra, coisa muito simples.
Porém não mexa na instalação que já está feita, coloque o fio no mesmo terminal que está a outra instalação.
543286
Espero ter ajudado.
Abraços.

SandroGaúcho
09/02/2017, 08:23
Obrigado Felipe!

SandroGaúcho
09/02/2017, 08:26
Emembros,

Muito obrigado por sua colaboração, o relé que você trocou o capacitor é esse indicado na foto?

543287

Felipe Pacheco Ventura
09/02/2017, 08:41
De nada, Sandro.
Espero que resolva.
:curtir:

Marcio Valerio
13/02/2017, 23:56
Eu já enfrentei um outro tipo de problema. Rodava uns 30 a 50 kms em média na estrada, parava em algum lugar para tomar um café, e na saída, virava a chave, acendia tudo e nada de partida e nem sinal de arranque. Depois de uns 10 minutos já com o motor frio, o motor pegava de primeira. Família já no carro ficava desesperada e quando escutávamos o clássico barulho do motor diesel trabalhando, era um alívio total!!! rs!!! Defeito: escova do motor de arranque, simples assim. Fica a dica aí para os irmãos da lendária 93 Japa!!!

SandroGaúcho
15/02/2017, 16:23
Opa

Valeu Marcio, mas o arranque foi feito a pouco tempo e então eu descarto essa hipótese, inclusive eu já comprei esse capacitor, 30 centavos cada e agora só falta um tempinho para substitui-lo.

Até mais...

emebros
04/04/2017, 14:19
Caro Sandro veja os Posts 20 ao 24.

abs

Wander98br
23/04/2017, 16:49
Quero agradecer a solução encontrada pelo amigo aqui do forum. O eletricista ficou impressionado quando eu disse que o problema do duplo giro de chave para ligar a SW4 era o capacitor do rele da partida.

Quando foi postado aqui a solução meu carro ainda não tinha apresentado o problema. Estou muito satisfeito. Alias, o preço do capacitor custou apenas R$ 0,23 centavos.

Muito obrigado.

jipinhotoyota
15/05/2017, 16:27
Senhores,

poderiam me ajudar a identificar o relê?? Até agora não encontrei o meu. Abri alguns, inclusive os dois que se encontram dentro do compartimento de fusíveis. No entanto, nenhum deles tem o tal capacitor.

Alguém poderia indicar o bendito??
Gastei uma nota no eletricista, trocando o automático do motor de arranque, para continuar o problema.Se bem que precisava dar uma geral no arranque mesmo...

marcelot
16/05/2017, 07:39
É esse indicado na foto:

547923

Senhores,

poderiam me ajudar a identificar o relê?? Até agora não encontrei o meu. Abri alguns, inclusive os dois que se encontram dentro do compartimento de fusíveis. No entanto, nenhum deles tem o tal capacitor.

Alguém poderia indicar o bendito??
Gastei uma nota no eletricista, trocando o automático do motor de arranque, para continuar o problema.Se bem que precisava dar uma geral no arranque mesmo...

jipinhotoyota
16/05/2017, 12:30
É esse indicado na foto:

547923

Obrigado, amigo.

Não estou com o carro agora pra conferir, mas, salvo engano, identifiquei este relê em meio a outros fios, próximo ao alternador. E não consegui remover a capa, pois estava ressecado demais. Fiquei com medo de quebrar. Então, é o danado.

Obrigado pela ajuda.

toyoteiroAM
27/05/2017, 11:11
eu no forum acabei vendo o poster desse assunto e vi q o q eu achava normal não era,tirei hj o relê e troquei a peça,dei 10 merreis pro cara da eletronica e agora o carro pega de primeira,valeu ai galera

jipinhotoyota
30/05/2017, 17:32
SENSACIONAL!

Após anos com o carro apresentando este defeito infeliz, também efetuei a troca do capacitor e agora pega no estalo!!
Uma das melhores dicas.
Deveria constar de um tópico fixo com as principais dicas do carro.

sandro_ventania
31/05/2017, 19:23
O mais incrivel dessa dica...quem tem esse defeito, troca miolo da ignição, motor de arranque, etc...mas nunca desconfia desse capacitor!
O cara que descobriu isso...merece um prêmio!

jipinhotoyota
02/06/2017, 16:12
Sem dúvida, Sandro!
Muito boa dica mesmo. No Auto Elétrico, mexeram no automático do arranque e persistiu o problema.
Disseram que era o comutador. Brincadeira, né...
Mas eu já sabia dessa dica há um bom tempo. Aí, corri atrás do capacitor. :euforico:

Fejao
01/06/2018, 11:47
kkkkkk, verdade! O antigo dono da minha Toyota andava com as 2 chaves e sabia que se a primeira não funcionasse a segunda daria partida no carro...rsrsrsrs..brincadeira! mas essa dica é top mesmo!!!

Léo Urbano
03/09/2018, 14:42

Meus agradecimentos ao emebros!!!
Comprei minha viatura (SW4 93 2.8) faz uns 2 meses ...
Sobre o problema, o dono anterior não soube explicar ... Me disse que poderia ser algum sistema de segurança para que o motor só pegasse se acionado 2x!!!
Vim pesquisar no Fórum e ... BINGO!!! Exatamente o que acontece!!! Sorte que não cai em nenhuma Auto Elétrica como algum amigos aqui tiveram o desprazer de cair (sem fazer julgamento de qq qualquer profissional!!).
É isso, vivendo e aprendendo!! E aprendendo graças a quem se dispõe a ensinar!!
Agora é fazer o reparo e seguir em frente ...
Vlw!! Abraço,

SandroGaúcho
28/05/2021, 15:53
Olá pessoal!

Acho que chegou a hora de mexer nesse relé... alguns dias a traz fiquei na mão, virava a chave, acendia as luzes do painel normalmente mas nada dava sinal de arranque, nada, sem barulho nenhum.

Anteriormente já estava no jeito de ligar somente na segunda virada da chave mas nesse dia piorou e depois no dia seguinte voltou a funcionar na segunda virada.

Graças as informações de vocês eu identifiquei o relé, abri e tem um capacitor conforme vocês descreveram, entretanto, estou preocupado em substituir o existem pelo indicado, 10uF 25v -40+105°C, então pergunto...

Qual exatamente a especificação do capacitor original?

Eu não sou formado na área de eletrônica e o que consegui ver no capacitor original é HLX M +125°C 36AR.

Por favor, peço ajuda.

Abraço

SandroGaúcho
30/05/2021, 17:35
Pessoal;

Acabei substituindo o capacitor, ele é polarizado e até neste momento o problema foi resolvi de "duplo giro de chave" para ligar.

A maior dificuldade foi realmente de abrir a capa sem quebrar a borda.

Até

Eliezer
05/09/2021, 14:03
Pessoal;

Acabei substituindo o capacitor, ele é polarizado e até neste momento o problema foi resolvi de "duplo giro de chave" para ligar.

A maior dificuldade foi realmente de abrir a capa sem quebrar a borda.

Até

Boas... qual capacitor usou?? Grato

xibiu!!!
05/09/2021, 19:04

https://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/146075-japa-sw4-94-duplo-giro-na-chave-para-partida-1.html#post2226702

https://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/146075-japa-sw4-94-duplo-giro-na-chave-para-partida-2.html#post2241958

https://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/146075-japa-sw4-94-duplo-giro-na-chave-para-partida-5.html#post2540787

Eliezer
06/09/2021, 12:31
Boas galera, a minha Hilux 2.8 93 tava a algum tempo com problema de duplo giro na chave.... hoje resolvi mexer, tirei o relê abri, não foi muito difícil e levei numa eletrônica de um amigo aqui, na hora ele trocou pra mim por um capacitor simples de 10x50v.. que é mais resistente... Batata.. na hora funcionou.. dica top do membro emebros.. (https://www.4x4brasil.com.br/forum/members/93743-emebros.html)

SandroGaúcho
08/09/2021, 08:19

Eliezer

Só vi agora sua mensagem, mas creio que tu já conseguiu resolver, ótimo!

Abraço

Eliezer
12/09/2021, 20:38
Eliezer

Só vi agora sua mensagem, mas creio que tu já conseguiu resolver, ótimo!

Abraço

Opa... sim.. Valeu..