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Ver Versão Completa : motor 364 qual modelo?



blind75
21/12/2014, 11:00
Aonde no motor teria indicado qual modelo? A plaquetinha em cima do motor não está.
Não sei se tem um post sobre o assunto. Vejo que tem alguns modelos na serie e não identifico o meu.
Obrigado Henrique.

Glauco mendes
21/12/2014, 19:06
Aonde no motor teria indicado qual modelo? A plaquetinha em cima do motor não está.
Não sei se tem um post sobre o assunto. Vejo que tem alguns modelos na serie e não identifico o meu.
Obrigado Henrique.

Amigão ñ tem muito segredo, motores 364 que equipam as band's e alguns MB, 364A equipam os MB e ja são turbos e o 364LA que equipam os MB turbo e intercooler....

blind75
22/12/2014, 10:04
To com duvida pq o motor original da minha 85 é o 314, mas quando comprei o carro passado 2 anos veio a bater por aquecimento. Na oportunidade comprei de um amigo q tinha capotado o caminhão o 364 e comprei a turbina que ele também ja tinha adquirido. É um monstro o motor.. Mas gostaria de saber o modelo . Abs e obrigado ai.

Sergio c
22/12/2014, 14:41
Blind, os motores da geração OM 364 são uma evolução dos motores OM 314(pouca coisa), que são divididos em OM 364 maçarico, "MB 709", OM 364A, "MB 912", com turbo e LDA e OM 364LA, "MB 710 e 914", com turbo, intercooler e LDA.
O OM 364LA é exatamente igual nas MB 710 e 914, mas a potência declarada da 710 e 115cv e da 914 é de 140cv(deve mudar o comando e bicos injetores).

Esse seu motor 364, se o antigo dono ia turbinar, era o do MB 709.

Glauco mendes
22/12/2014, 14:50
To com duvida pq o motor original da minha 85 é o 314, mas quando comprei o carro passado 2 anos veio a bater por aquecimento. Na oportunidade comprei de um amigo q tinha capotado o caminhão o 364 e comprei a turbina que ele também ja tinha adquirido. É um monstro o motor.. Mas gostaria de saber o modelo . Abs e obrigado ai.

Acredito ser um 364 o caminhão era aspirado? vc turbinou depois?

T.Azevedo
22/12/2014, 15:09
O coletor do caminhao 709 é diferente do da bandeirante 364? Pergunto isso pois vi um 709 maçarico e o coletor era igual do 710 plus, ou seja, entrada virada pra frente.

O dono disse que é original. Vai saber.

T.Azevedo
22/12/2014, 15:10
Que turbina você usou esse motor teu?

Sergio c
22/12/2014, 20:26
Que turbina você usou esse motor teu?
Azevedo, todos os OM364 de caminhões tem a entrada de ar pela frente do motor, sendo que nas bands com motor 364, o coletor de ar parece uma salsicha grande e a entrada de ar é pela lateral, logo acima do motor de partida. Um abraço.

T.Azevedo
22/12/2014, 21:07
Aposto que essa duvida é comum.
Acreditava que apenas do 710 plus e 914 tinham esse coletor particular pra frente recebendo ar do intercooler.

Ja não é mais tão fácil identificar por foto logo de cara se o Blind75 tirar uma...

Valeu Sergio!!!

Sergioporto
22/12/2014, 21:39
Azevedo, todos os OM364 de caminhões tem a entrada de ar pela frente do motor, sendo que nas bands com motor 364, o coletor de ar parece uma salsicha grande e a entrada de ar é pela lateral, logo acima do motor de partida. Um abraço.
To precisando um coletor deste,com entrada pela frente e tirar a gambiarra que fiz quando instalei o intercoler.Deve sair uns bons $$$$$$

Glauco mendes
22/12/2014, 22:25
Sergio outro dia cotei o valor deste coletor na autorizada MB e o valor é 2.200 pois só tem original e ñ achei um usado, segue fotos do meu motor que vou usar....

Sergio c
22/12/2014, 22:30
Aposto que essa duvida é comum.
Acreditava que apenas do 710 plus e 914 tinham esse coletor particular pra frente recebendo ar do intercooler.

Ja não é mais tão fácil identificar por foto logo de cara se o Blind75 tirar uma...

Valeu Sergio!!!
Azevedo, eu me equivoquei nos motores e tu tens razão, o motor da MB 912 tem o coletor virado para baixo, pois tem somente a turbina(primeira foto), sendo parecido com uma salsicha: os motores do MB 709(maçarico), segunda foto, além dos MB 710 e 914 tem o coletor virado para a frente, estes últimos por causa do intercooler.
O coletor do 364 da band é parecido com o da MB 912, mas com a abertura na lateral dele(terceira foto).

T.Azevedo
22/12/2014, 22:52
Então Sérgio mas e o OM364 do caminhão mercedes maçarico. Essa é a duvida.

Coletor igual na band e no 709 ou não?

Tu tens razão acho que o 709 tem o mesmo coletor dos que tem intercooler de fabrica.

Sergio c
23/12/2014, 08:35
Azevedo, pelo que sei o OM 364 maçarico tb tem o coletor virado para a frente, pois todos os caminhões MB que citamos tem o filtro de ar no lado do carona, ou vem a mangueira do intercooler pela frente também.

A exceção é o motor da MB912. como ela não tem intercooler, a entrada de ar vai direto na turbina que tb sopra direto no coletor de admissão logo acima, sem nenhuma curva nas mangueiras, como vê-se na primeira foto que postei. Achei uma excelente idéia essa de mandar o ar pressurizado da turbina direto no coletor, sem curvas, mas o ar deve entrar no coletor com uma temperatura meio alta.

hercilio.neto
23/12/2014, 09:40
Mais uma coisa pra minha 'listinha" de upgrades.
Na hora de intercoolar, vou querer esse coletor de admissão com entrada frontal.
Deixa o cofre bem mais ajeitado. Menos dutos e menos curvas.

Sergioporto
23/12/2014, 13:14
Então Sérgio mas e o OM364 do caminhão mercedes maçarico. Essa é a duvida.

Coletor igual na band e no 709 ou não?

Tu tens razão acho que o 709 tem o mesmo coletor dos que tem intercooler de fabrica.
Cacilda !!!!2.200,00 (!!!!@.200,00) num coletor ? Vou arrumar um intercoler estragado,tirar a boca dele e mandar soldar no coletor original!!

RODRIGO TOMITÃO
23/12/2014, 15:19
a band com 364 chegou a sair com acoplamento viscoso??

hercilio.neto
23/12/2014, 18:57
Cacilda !!!!2.200,00 num coletor ? Vou arrumar um intercoler estragado,tirar a boca dele e mandar soldar no coletor original!!
Sergio,
Explica melhor como seria isso.

Sergio c
23/12/2014, 19:22
a band com 364 chegou a sair com acoplamento viscoso??
Acho que não, as bands vieram com ligação direta na ventoinha, com seis pás de alumínio.
O motor da MB 710 que instalei na minha já veio com acoplamento viscoso e hélice de 10 pás, em plástico.

Sergioporto
23/12/2014, 20:34
Sergio,
Explica melhor como seria isso.
Bom hercilio,pensei o seguinte ;Tapo o bocal original ,pode ser com mangueira ou tampa cega,vai que precise usar um dia.
pensei num intercooler danificado pois tem diametro menor que bocal original ,nao precisaria fazer reduçoes como acontece hoje. Furaria coletor original na frente ,num angulo que pudesse conectar mangueira sem curva ao intercooler,bastaria cortar a boca de um intercooler e mandar soldar no coletor original.Esta é minha idéia mas tem que analisar mais um pouco mas é viável.

blind75
24/12/2014, 16:08
Blind, os motores da geração OM 364 são uma evolução dos motores OM 314(pouca coisa), que são divididos em OM 364 maçarico, "MB 709", OM 364A, "MB 912", com turbo e LDA e OM 364LA, "MB 710 e 914", com turbo, intercooler e LDA.
O OM 364LA é exatamente igual nas MB 710 e 914, mas a potência declarada da 710 e 115cv e da 914 é de 140cv(deve mudar o comando e bicos injetores).

Esse seu motor 364, se o antigo dono ia turbinar, era o do MB 709.

Exato Sérgio, parece que é ele mesmo então. Inclusive em uma revisão da bomba os bicos eram de aspirado... Meu coletor era entrada p frente como mostra uma foto aqui...

blind75
24/12/2014, 16:21
Aposto que essa duvida é comum.
Acreditava que apenas do 710 plus e 914 tinham esse coletor particular pra frente recebendo ar do intercooler.

Ja não é mais tão fácil identificar por foto logo de cara se o Blind75 tirar uma...

Valeu Sergio!!!
O meu coletor recebia o ar pela frente, cortei e fiz a entrada como esse da foto que sai pelo meio.. o motor é um monstro com essa turbina. Nunca esquenta. Subo uma serra de pé no fundo e não chega nos 60 graus. Os bicos eram de carro aspirado.outro indicio de ser o 364.

blind75
24/12/2014, 16:32
Obrigado a todos pela leitura aula. Quando recebia o ar pela frente eu cogitava usar intercooler, mas depois da alteração para lateral e mudança de bicos da bomba p bicos turbo, fica p próximo plano.
Um ótimo natal aos toyoteiros. Obrigado mais uma vez.

T.Azevedo
25/12/2014, 13:49
O meu coletor recebia o ar pela frente, cortei e fiz a entrada como esse da foto que sai pelo meio.. o motor é um monstro com essa turbina. Nunca esquenta. Subo uma serra de pé no fundo e não chega nos 60 graus. Os bicos eram de carro aspirado.outro indicio de ser o 364.

Blind75 poem uma foto para agente ver como ficou. Se quiser trocar pelo original que entra ar pelo meio candidatos não vão faltar rsrs. Eu mesmo animo em trocar. Quero instalar intercooler em breve.

Sérgio Porto to com o intercooler do 1620 aqui e tem as curvas do jeito que você disse. Da pra adaptar certinho.

Peguei esse intercooler em um ferro velho. Tem uns amassados na colmeia. Comprei pelo $ do kg apenas para estudar o melhor jeito de instalar na Band. 1620 pode caber mas é tão grosso que não sobra espaço pra um futuro Ar cond.

blind75
26/12/2014, 07:49
Bom dia srs. Ai o motor. Detalhe p símbolo colocado ao lado no coletor.kkkk o angulo das curvas melhorou na ultima adaptação o que melhorou demais a performance. .487864

blind75
26/12/2014, 08:15
Desta maneira que deixei p fazer o upgrade do intercooler, que seria virar a parte fria/saida do ar da turbina p lado de fora e indo p frente p intercooler e voltando p coletor mais a cima no mesmo angulo. Essa entrada pelo meio no coletor é mil vezes mais eficiente. Rodei do outro jeito por anos, demora demais a encher. Assim o ciclo é quase imediato.tipo arrancar de segunda a 10 metros da subida e ela girar mesmo. Detalhe que minha relação e curta.. Muda bastante pelo que li ne. Srs. Abraços.

blind75
26/12/2014, 08:26
Quem tiver dicas para me dar por favor, a minha experiência com Toyota esta no início.

hercilio.neto
26/12/2014, 18:52
No caso do intercooler, o ar pressurizado chega direto do radiador para o coletor. Por isso a ligação fica mais curta e reta quando a entrada da admissão é frontal.
Importante o seu relato de que a entrada lateral influencia (para melhor) na performance. Vale uma pesquisa.

hercilio.neto
26/12/2014, 18:58
Henrique,
Como é o suspiro do óleo, você usa um reservatório para não pingar? não ficou claro na foto.

T.Azevedo
26/12/2014, 20:59
Interessante a posição da turbina

T.Azevedo
26/12/2014, 21:04
Não to conseguindo postar foto. Internet ruim aqui na roça Mas a posição da minha é diferente.

blind75
27/12/2014, 08:05
Bom dia Srs,
Hercílio bao. Cara ela tinha um suspiro em cima com reservatório e outro em baixo simples, ficou o de baixo simples. Pra gente conferir as vezes a compressão. O mecânico me advertiu dizendo q óleo podia estar sofrendo e baixando.. Pareceu engraçado, mas melhorou demais em relação ao consumo do óleo, que junto com outros tratos(aperto tampa, silicone na Tampa cabeçote, do próprio suspiro de baixo, etc) zeraram o baixar do óleo. Tenho um t para ligar o suspiro ao suspiro do compressor de ar e estes no alto, para caso necessário por o extensor.
Primeiro usava a entrada do coletor na frente pensando no intercooler, mas em reunião de loucos aqui em casa o melhor que encontramos foi alimentar tudo ao mesmo tempo. E minha turbina não da 0,7bar. Eu faço subidas de 110 km/h tirando o pe.tbn tem a relação curta.
Azevedo, lembro de ir no torneiro e virar minha saída/escape. Ficou apertado na hr, mas bom no resultado.

blind75
27/12/2014, 08:12
Não consigo postar fotos em 90 % das vezes. Desanima. Pq depois esquece e não posta mais.

T.Azevedo
27/12/2014, 11:59
A turbina da minha da 0,5. Tem força de sobra mas depois que vi esse video abaixo comecei querer mais kkkk. Não para ter velocidade mas para ultrapassar mais rápido. Os 35" pesam um pouco.

Bom o video é de um 14b, bem diferente mas da gosto de ver.


http://m.youtube.com/watch?v=skzcQJOq_7k

blind75
27/12/2014, 16:19
Ótimo hein, 14b tem uma faixa maior de giro ne. Mas Azevedo com o dimensionamento correto, não vejo superioridade. Meu carro não sopra pq tenho paredes grossas no escape, com manta, e na admissão. Ando com a bomba fechada e anda tipo isso. Se abrir um cabelo cara, a turbina passa p ,9 e fica de corrida mesmo. Mas passa a gastar monstro. Detalhe, ai fica no limite da O2 da prefeitura. Fazer um vídeo p mostra depois. To viajando, quando na estrada eu faço. Abs ai. Esse vídeo da vontade mesmo .kkkkk fino.

Sergio c
27/12/2014, 19:28
Blind, fizeram umas soldas boas nesse coletor heheheheh.

Sergio c
15/05/2015, 08:50
Segue um manual com vista explodida do motor OM 364, não é de primeira mas dá para se ter uma ideia das peças e sua montagem.

Sergio c
15/05/2015, 18:25
Senhores Moderadores, o arquivo é muito extenso e não pode ser enviado, favor apagar os meus posts 37 e 38 desse tópico. Obrigado pela atenção.