PDA

Ver Versão Completa : Suzuki Grand Vitara 2007 com condução pesada, motor com soluços e muito fraco!

davsmedhot
21/12/2014, 10:53
Olá galera:

Há 3 dia levei o meu Suzuki para a estação para troca de oleo do motor. Aproveitei dei uma lavagem geral e coloquei aditivo no tanque.
O problema é que desd esse dia comecei a sentir o carro meio pesado. Preguiçozo. Onde a terceira está muito fraca..constantemente tenho que meter a segunda.
Ontem saí há noite e com o carro cheio (eramos 5) e depois de uns 20 minutos rodando o motor não desenvolvia nada nada! Em plano recto tive que meter a 1ª!! e mesmo assim o motor não estava a desenvolver-se. Tive que parar o carro. No neutro o motor funcionava com alguns "soluços"
Após uma hora tentei arrancar de novo e já arrancou melhor mas mesmo assim ainda sinto que o motor não está a desenvolver-se.

Possiveis causas:

Lavagem do motor com água: Sei que pode trazer alguns problemas mas confirmei com a pessoa que eles usaram apenas ar comprimido no motor para limpar.

Aditivo errado: confirmei que foi aditivo para gasolina que é o meu caso

Tanque cheio: o aditivo foi todo colocado com o tanque a 55%. Diz-se que deve ser com o tanque cheio. Mas confirmando com o pessoal da estação eles dizem que isso não é problema pois há muita gente que nem tem o tanque a metade e coloca todo o aditivo e nunca tiveram nenhum problema.

Alguém pode me dar uma dica de qual será o problema?
Agradeço

mas.marco
21/12/2014, 14:34
Olá galera:

Há 3 dia levei o meu Suzuki para a estação para troca de oleo do motor. Aproveitei dei uma lavagem geral e coloquei aditivo no tanque.
O problema é que desd esse dia comecei a sentir o carro meio pesado. Preguiçozo. Onde a terceira está muito fraca..constantemente tenho que meter a segunda.
Ontem saí há noite e com o carro cheio (eramos 5) e depois de uns 20 minutos rodando o motor não desenvolvia nada nada! Em plano recto tive que meter a 1ª!! e mesmo assim o motor não estava a desenvolver-se. Tive que parar o carro. No neutro o motor funcionava com alguns "soluços"
Após uma hora tentei arrancar de novo e já arrancou melhor mas mesmo assim ainda sinto que o motor não está a desenvolver-se.

Possiveis causas:

Lavagem do motor com água: Sei que pode trazer alguns problemas mas confirmei com a pessoa que eles usaram apenas ar comprimido no motor para limpar.

Tanque cheio: o aditivo foi todo colocado com o tanque a 55%. Diz-se que deve ser com o tanque cheio. Mas confirmando com o pessoal da estação eles dizem que isso não é problema pois há muita gente que nem tem o tanque a metade e coloca todo o aditivo e nunca tiveram nenhum problema.

Agradeço

VocÊ estava presente quando lavaram o motor?

Pode ser água nas velas. Não adianta tapar, vai cair.

Ou

Sujeira no tanque. Não sei que aditivo usou... pode ser feito a sujeira do fundo soltar e esta agarrada no pescador.

Sao duas coisas simples: Retirar as velas e olhar; tirar o tanque, soltar a bomba e olhar o pescador. Aproveita pra limpar.

davsmedhot
23/12/2014, 05:38
ok. Irei verificar isso. Grato pela resposta

MARCANGIANE
23/12/2014, 09:45
como dito,verifique as bobinas,velas e veja se o filtro de ar está molhado.

se depois disso não funcionar verifique o filtro de combustível,verificar pressão da bomba de combustível.

99,99% de ser água nas velas
abraço.

Olá galera:

Possiveis causas:

Agradeço

Chuva
24/12/2014, 18:38
Alem das velas, existem aqueles parafusinhos maledetos das bobinas.. eles já são uma lástima, enferrujam e com água devem piorar.. vale a pena conferir!! e se serve de aviso não tente tirar ou trocar, é uma novela que fiz e deu certo, mas nem todo mundo deve conseguir. O ideal é pegar uma chavinha de fenda e raspar um pouco a cabeça desses parafusos até ver alguma brilhosidade.. ajuda no contato com a molinha do supressor..

Posta ai a solução do ajuste tb por favor!

[ ] e boa sorte!!

davsmedhot
30/12/2014, 05:39
Oi pessoal!
So hoje consegui levar o carro à oficina mas parece que já identificaram o problema.
Das 4 bobinas de ignição apenas 1 está funcionando.
Agora tenho que comprar 3.
Alguem sabe me indicar uma loja online onde eu possa comprar isso? Pretendo comprar as peças originais.
Grato pela atenção!!

Chuva
30/12/2014, 08:19
Nao seria 3 funcionando e 1 bixada? Veja com o mecanico sobre a limpeza dos parafusos e supressores.. como são caras o mechanico deve estar te engambelando!!! Q fdp!

Se tivesse que comprar 4 o carro nem ligaria... eu acredito no mal contato ainda.. leve pra casa e tente fazer o que descrevi acima com uma chave de fenda, para limpar/raspar os contatos. Não tem choro, é simples.. só tira-las na sua garagem, limpar tudo ou o máximo que puder e montar de novo..

Veja foto de onde fica esse parafuso, o carro estava normal antes de lavar o motor, né?

488174

Se precisar mesmo comprar, tem pra vender no mercado livre usada por umas R$ 100 dilmas. Nova na suzucar.com.br custava por volta de 300. No ebay tb tem.

[ ]

MARCANGIANE
30/12/2014, 10:11
caro amigo!

pense: só aconteceu após você lavar o motor faça o que o amigo chuva disse que vai dar certo

todas as vezes que eu mesmo lavo o motor retiro as bobinas e as limpo sempre,sempre tem umidade nelas

cada uma original custa mais de 400 reais.

abraço

Oi pessoal!
So hoje consegui levar o carro à oficina mas parece que já identificaram o problema.
Das 4 bobinas de ignição apenas 1 está funcionando.
Agora tenho que comprar 3.
Alguem sabe me indicar uma loja online onde eu possa comprar isso? Pretendo comprar as peças originais.
Grato pela atenção!!

davsmedhot
31/12/2014, 12:20
Oi pessoal:

O mecânico acho que não está me enganando porque ele até disse que aqui há só um à venda e como eu preciso de 3 (3 mesmo) não valia comprar aqui no meu país porque é muito caro. Para eu mesmo procurar fora onde eu quiser e comprar.
Ele diz que essas bobinas estão fazendo faisca e por isso não estão funcionando.
Mas de facto esse problema apareceu depois da lavagem. Apesar de terem dito que não lavaram o motor com água. Que foi apenas sopro de ar.
Mas mesmo assim acho ke não custa verifcar. Mas desculpem perguntar, essas bobinas são facilmente encontradas no motor? Vou ver agora, mas se puderem dar algum dica onde encontrar rapidamente.
Grato pelas respostas!

MARCANGIANE
31/12/2014, 12:47
Caro amigo a função da bobina é justamente jogar a centelha(faísca)nas velas para poder queimar o combustível.
agora se ela estiver VAZANDO corrente (com rachaduras)ai tem que trocar mesmo.

se o mecânico disse que elas estão ruins porque estão "fazendo" faíscas............acho muito estranho esta linguagem de diagnóstico.

abraço.

Oi pessoal:

O mecânico acho que não está me enganando porque ele até disse que aqui há só um à venda e como eu preciso de 3 (3 mesmo) não valia comprar aqui no meu país porque é muito caro. Para eu mesmo procurar fora onde eu quiser e comprar.
Ele diz que essas bobinas estão fazendo faisca e por isso não estão funcionando.
Mas de facto esse problema apareceu depois da lavagem. Apesar de terem dito que não lavaram o motor com água. Que foi apenas sopro de ar.
Mas mesmo assim acho ke não custa verifcar. Mas desculpem perguntar, essas bobinas são facilmente encontradas no motor? Vou ver agora, mas se puderem dar algum dica onde encontrar rapidamente.
Grato pelas respostas!

davsmedhot
31/12/2014, 16:01
Bom, tenho ke verificar entao as bobinas. Sao as que estao em baixo da tampa de proteçao nao eh? Estao 4. Desligo o cabo e pelo que vi tem apenas um parafuso ke precisa ser desapertado para retirar a bobina. Apos retirar o parafuso puxo a bobina para cima. Eh isso?

Chuva
03/01/2015, 08:50
isso Davs.. sem medo de ser feliz.. é um parafuso em cada uma..

Se esta tendendo a fazer isso é pq o carro está na sua garagem,, certo? ou seja, andou até ela..

Vc tira esse parafuso sextavado, maior, o rabicho do plug que cada uma tem e puxa para cima, fazendo movimentos rotativos, lentos e puxando pra cima.. nada sério, isso é só para tirar a bobina acoplada com o "cachimbo" ou supressor (um canudo de plástico que tem dentro uma mola comprida que liga o parafuso da bobina com a cabeçorra da vela, sacou?). Se nao sair junto pode ser mais dificil um pouco de retirar o supressor depois do buraco do motor. Vc pode usar um alicate para puxar mas com muito cuidado para nao rasgar, é borracha..

Vc tirando esse cj dê uma limpadinha nas pontas das molas, podem estar oxidadas, e na cabeça do parafusinho que está na BOBINA, ele é geralmente o problema! NAO TENTE RETIRÁ-LO! Se ver alguma bobina sem a cabeça do parafuso é pq seu brilhante mecânico já tentou tirar.. kkkk eu tb ja fiz isso e me f....

A cabeça quebra e fica só o cotoco do corpo do parafuso para dar contato com a mola.. um contato menor, menos eficiencia..

Enfim, com uma chave de fenda bem pqna tente LIXAR a cabeça de cada parafusinhoo de cada uma das 4 bobinas.. eles deve estar bem pretos e sem contato.. vc tem que ver alguma luz no fim do tunel, ver alguma parte da cabeça do parafuso brilhar..

nao deixe cair ou bata as bobinas plásticas no chao.. se estão velhas e talvez trincadas para dar fuga o problema pode se agravar.. use uma toalhinha fofinha na superficie que for trabalhar as bobinas.. talvez um pouco de wd-40 ajude a LUSTRAR a cabeça do parafuso, retirando um pouco da nhaca preta que fica nela..

E sobre as velas, não te falou nada esse mecanico? Aqui a historia muda e o grau de dificuldade aumenta, principalmente na 2 vela, que se for retirar para dar uma olhada é muito chata, ja que a barra estabilizadora atrapalha bem. Seria legal secar o melhor o possivel o buraco onde elas ficam e depois retirá-las. Depois secar bem com um paninho com alcool esse mesmo buraco, tomando muito cuidado para nao deixar cair ferrugem dentro do motor (pelos buracos das velas). Esse e um trampo bem mais pesado, não dificil, mas requer um pouco mais de habilidade. Descrevi só para vc saber que teria mais essa etapa que seu mecanico poderia ter feito. Um outro problema de se fazer essa parte das velas é recoloca-las com o aperto correto. O torque mais proximo do ideal é bem vindo..

Enfim, é isso, se fizer a parte das bobinas já está joia.. seguem algumas fotos das bobinas para vc as identifica-las melhor. Não sou só eu, mas muita gente tb faz o estilo "ursulão' do pica pau pra brincar com o carro.. kkk

Boa sorte e poste o resultado ou foto dos seus parafusos e bobinas..

[ ]s

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/115224-aos-poucos-mas-vou-comecar-tracker-07-x-barro-39.html

davsmedhot
05/01/2015, 15:04
Chuva, obrigado pela explanaçao mas as minhas bobinas sao diferentes e nao tem nenhum parafuso.
Posso colocar fotos depois mas acontece que levei para uma segunda opiniao e o outro mecanico disse que o computador nao encontrou nenhum problema com as bobinas e que se fosse isso deveria aparecer uma sinalizaçao no tablier.
Ele disse tambem que saiu com o carro e que pelo que sentiu do motor ao ha nenhum problema com este mas sim com a bomba do tanque de combustivel....
2 opinioes completamente diferentes..acho que tenho que ter uma terceira opiniao. So que ja nao conheco nenhum mecanico com sistema computadorizado para verificar o carro. Devo ir num outro mecanico qualquer?

davsmedhot
05/01/2015, 15:56
Ele ja me mostrou que as bobinas de igniçao estao bem pois com o motor funcionado ele foi desconectando uma por uma e fomos ouvindo que ao desconectar uma o carro começava a tremer de leve...

davsmedhot
05/01/2015, 16:09
Ele ja me mostrou que as bobinas de igniçao estao bem pois com o motor funcionado ele foi desconectando uma por uma e fomos ouvindo que ao desconectar uma o carro começava a tremer de leve...