PDA

Ver Versão Completa : Jabiraca JKU ainda original. Em Breve, modificações.

samucace
20/12/2014, 01:06
487495
Jabiraca adquirida. Bons momentos nos aguardam. La
eata original ainda. Estou pretendo fazer modificações em pneus, suspensão e PC. Mas pra frente.. Enquanto isso, vou curtindo um pouco com ela.

samucace
20/12/2014, 01:08
487496

Foto tirada ontem, caminho entre Jijoca e Jericoacoara no Ceara. Primeiros passos agradaram muito.

samucace
20/12/2014, 01:10
Para quem tiver a curiosidade, da um zoom na foto para ver um jegue no pé a duna na parte da frente do carro. Da pra ter uma noção do tamanho dela. Impressiona.

HERICK
20/12/2014, 05:36
Parabéns pela máquina! Acompanhando o tópico!

titanium
20/12/2014, 11:41
Show de bola, conterrâneo!

Capricha no carro!

Eu sou Cearense e tenho Paixão por botar o carro na Areia e nas Dunas!
:D

Acompanhando..

Abraços

samucace
04/01/2015, 17:22
Show de bola, conterrâneo!

Eu sou Cearense e tenho Paixão por botar o carro na Areia e nas Dunas!
:D

Abraços

fala Cearense.
Ainda não coloquei nas dunas do Porto das Dunas. Andei somente na praia com maré cheia entre lagoinha e Flexeiras. Não tive problemas. Andou tranquilo.

Abraço

samucace
21/01/2015, 13:20
Suspensão de 2,5" da Rubicon Express comprada, Pneus Bf All Terrian 315/70-17 encomendados e alargadores da AVM em casa.. esperando chegar para montar tudo!

samucace
06/02/2015, 09:25
492123
Demorou mas chegou!

Bf all Terrian 315/70-17

Alessandro Bearzi
06/02/2015, 18:06
492123
Demorou mas chegou!

Bf all Terrian 315/70-17

* Terrain ;)

samucace
10/02/2015, 13:09
* Terrain ;)

isso isso isso isso kkkkkkkkkkkkkk

Instalei já espaçadores da AVM e deu outra moral pro carro, mesmo com os pneus originais!

Alessandro Bearzi
10/02/2015, 17:44
isso isso isso isso kkkkkkkkkkkkkk

Instalei já espaçadores da AVM e deu outra moral pro carro, mesmo com os pneus originais!

Agora veja se vc vai numa loja que balanceie direitinho esses pneus. Eles pegam balanceamento até na máquina se o cara for competente. Faz uma diferença boa na hora de rodar na estrada.

samucace
10/02/2015, 21:58
Valeu pela dica. Vou procurar sim alguém bom pra fazer o balanceamento.. mas só depois de pintar os aros de preto.. Será a próxima modificação..

HERICK
11/02/2015, 03:57
Comprou em qual loja os BFs A/T? É do modelo novo? A BF deu uma remodelada nos modelos de pneus, poste fotos com os calçados novos hehehhe!

samucace
12/02/2015, 08:18
Herick, não estava sabendo de remodelada da Bf não. Nem perguntei se era modelo novo ou antigo.. Estou indo colocar os sapatos no carnaval e na volta, trago fotos da viagem..

Peguei em Fortaleza mesmo.. pneu para R17 tá difícil ainda, apesar dos Trollers novos serem 17 tb, ainda não tem muita oferta para pronta entrega. A espera foi curta, mas nada melhor do que ir na loja e sair calçado já!

samucace
12/02/2015, 08:20
Dando continuidade às modificações, instalado o by-pass no escapamento. O Y chegou em 7 dias comprado de fora. Rapidão demais!
O ronco ficou brabo, mas achei que no modo "silencioso" não ficou como era antes.. a patroa já chiou! rsrsrsrsrs

samucace
19/02/2015, 09:19
493164

Colocados os 315/70-17 All Terrain.

Como ainda não instalei a suspensão, tive que retirar o parachoque dianteiro original e diminuir umas ponteiras do protetor de plástico que fica abaixo do parachoque. Nada de mais. Coloquei também os espaçadores de roda e não sei se caberiam sem eles.
Assim, segue a foto para quem quiser colocar este pneu sem o lift, como no meu caso que estou aguardando o kit chegar.

samucace
20/02/2015, 13:50
493284

Segue mais uma!

samucace
07/04/2015, 19:42
498314

E o "lego" continua a ser montado.

samucace
07/04/2015, 19:47
A suspensão está na RF. Recebi um comunicado pra esclarecimentos e envio de documentação.
Alguem ja passou por isso?
Enviei Cpf, dados da compra, RENAVAM do carro pra comprovar que seria pra uso próprio. Estou achando que agora é pagar a taxa de importação e receber a mercadoria. Espero que sim. Kkk

Alessandro Bearzi
16/04/2015, 15:40
Sempre passo por isso...

A suspensão está na RF. Recebi um comunicado pra esclarecimentos e envio de documentação.
Alguem ja passou por isso?
Enviei Cpf, dados da compra, RENAVAM do carro pra comprovar que seria pra uso próprio. Estou achando que agora é pagar a taxa de importação e receber a mercadoria. Espero que sim. Kkk

samucace
19/04/2015, 07:57
Depois enviar toda documentação de compra, de pagar todas as milhares de taxas, enfim chegaram as peças

samucace
23/04/2015, 06:19
Kit instalado. O bicho ficou massa. Pensei que ia ficar muito duro, por conta da altura, mas mudou pouca coisa.

499773

samucace
23/04/2015, 06:20
O kit foi da Rubicon Express de 3,5" e os amortecedores da Sky Jacker

Alessandro Bearzi
30/04/2015, 21:09
Bacana cara, chegou a hora de trocar o meu atual kit de calço de 2.5 por um kit de molas. tô super na dúvida entre 2.5 e 3.5 para os atuais 35 e quem sabe 37 posteriores. Conta mais como anda a geometria do Jeep e desempenho. Não ficou muito altão não?

O kit foi da Rubicon Express de 3,5" e os amortecedores da Sky Jacker

samucace
06/05/2015, 08:40
Alessandro,

Quanto a geometria, não houve tanta alteração pois o kit vem com os extensores, barras, que corrigem as diferenças geradas pela elevação da suspensão. Levei para acertar toda a geometria e não houve dificuldades, segundo o alinhador.

Com relacao ao desempenho, ainda não testei em nenhuma trilha de verdade, mas a tenho algumas primeiras impressões. A altura ficou show, vão livre muito grande e em situações de erosões o carro passa fácil.
Mas achei algo estranho: pelo que notei, não devo ter aumentado o curso da suspensão tanto quanto aumentou a altura. Ou seja, elevei o Jeep em 3,5 " e a suspensão deve ter ganho 1" de curso a mais.

Gostaria que aguns mais experiente me falassem que realmente é assim ou se minha impressão está errada.

Alessandro Bearzi
06/05/2015, 17:34
De fato, vão livre é uma coisa, articulação é outra. A articulação vai depender bastante dos amortecedores que você comprou. E se você fez testes, tanto em rampa de RTI quando em campo, com as bieletas desconectadas para experimentar todo curso dos seus amortecedores. Não sei se esses Skyjackers aí são dos com mais curso não... procure saber exatamente as dimensões dele (aberto, fechado e curso) que aí tem como a gente avaliar. Eu coloquei Bilsteins com curso de 11,4 pol (para lift de 4 a 6) no meu lift de 2.5 pol. Com todo o resto sintonizado para isso, é claro. Estou querendo passar para os 37 e considerando um lift de 3.5 mas tentando ver se consigo ajustar em 2.5 para usá-los e manter o centro de gravidade mais baixo.

501125501126

samucace
07/05/2015, 07:29
Vou fazer o teste desconectado.

Mas as creio que o amortecedor vai limitar. Passo as medidas quando tiver tempo de fazer rsrsrsrs

samucace
21/05/2015, 12:39
Alessandro,

Realmente, não ganhei muito curso. O cilindro do sky jacker é pouca coisa maior que o original, assim, o curso tb não tem como ser muito maior.
Reparei que no kit da RE veio os batedores de suspensão, reduzindo o curso. Assim, creio que a saída seria colocar mesmos os amortecedores como vc fez, com um curso maior, além somente da "altura". Não fiz o teste ainda da rampa, desconectando a barra estabilizadora ou soltando os amortecedores.
Mas como uso o carro praticamente pra viagens e expedições, vou deixa-lo como está que me atende. Até pelo menos o dollar voltar pra faixa dos R$2 e pouco rsrsrsrsrsrs Tá muito inviável importar agora!

Grande abraço.

samucace
25/05/2015, 11:56
502689

Parachoque instalado, faltam as milhas e o guincho!

Não gostei muito das rodas, devo pintar de preto nessa semana!

Ta ficando 'bão'..

Alessandro Bearzi
25/05/2015, 14:41
502689

Ta ficando 'bão'..

Show! O jipe deve ser bom para o uso que a gente faz dele. Sendo assim, deve estar mais do que suficiente o seu. Continue dando feedback sobre a dirigibilidade. Estou numa dúvida danada entre molas de 2.5 ou 3.5...

Alessandro Bearzi
25/05/2015, 14:43
502689

Ta ficando 'bão'..

A propósito, por conta do lift de 3.5 você colocou já um draglink flip para evitar bumpsteer ou shimmy? Se não, está tendo algum desses comportamentos na suspa? Tô avaliando molas de 3.5 mas não queria ter que trocar a draglink, trackbar e etc no momento...

Paulo_CW
25/05/2015, 20:23
Samucace....
Só uma coisa a considerar, somente track bar reguláveis trazem o eixo para a posição original, as extensões do kit corrigem apenas a posição no sentido vertical, e o eixo permanece deslocado para a lateral.
Esse foi o motivo de eu colocar track bars com regulagem.... Além de permitir tirar fora estas extensões q são alvo de reapertos ....

samucace
26/05/2015, 13:16
Show! O jipe deve ser bom para o uso que a gente faz dele. Sendo assim, deve estar mais do que suficiente o seu. Continue dando feedback sobre a dirigibilidade. Estou numa dúvida danada entre molas de 2.5 ou 3.5...

Com certeza! Essa configuração está bem apropriada para minha proposta de uso!

Quanto a dirigibilidade, na minha percepção, ficou boa.. sinto apenas que ele joga ainda um pouco pra lateral quando descola do chão e retorna!
Seria esse comportamento que vc se referiu quanto ao bumpsteer ou shimmy? Poderia me orientar quanto a que peças usar, as causas e os sintomas?

Configuração que ficou meu JK:

Molas 3,5'' maiores, amortecedores mais altos e com pouca coisa maior de curso, batedores elevados, relocação das mangueiras de freios. Na dianteira, a draglink permaneceu a original, mas acho que ela já tem uma certa regulagem, apesar de não saber se a regulagem é suficiente; a trackbar foi substituída por uma regulável, os swaybar links permaneceram também originais. Na traseira, a track bar recebeu uma adaptação para elevar, mantendo o alinhamento original. As sways bar link foram substituídos por maiores.

samucace
26/05/2015, 13:23
Samucace....
Só uma coisa a considerar, somente track bar reguláveis trazem o eixo para a posição original, as extensões do kit corrigem apenas a posição no sentido vertical, e o eixo permanece deslocado para a lateral.
Esse foi o motivo de eu colocar track bars com regulagem.... Além de permitir tirar fora estas extensões q são alvo de reapertos ....

O kit que comprei veio a track bar dianteira inteira e a traseira veio um adaptador que elevou o ponto de fixação no eixo, corrigindo-o tb!

502789

samucace
27/05/2015, 09:51
502887
Essas foram as peças que chegaram. A track bar tem uma pequena parte roscada, diferente da original que era totalmente rígida. Creio que sirva para regulagem.
A track bar traseira recebeu o adaptador que elevou ela, permanecendo na posição original.
O restante está ai.

Gostaria que me dessem opinião sobre o kit, se aparentemente ele atende.

Como falei, só não fiquei 100% satisfeito pelos amortecedores não terem o curso maior, somente mais alto, o que me obrigou usar os adaptadores dos batedores, limitando o curso.

Paulo_CW
27/05/2015, 18:13
Sim esta trackbar da RE é regulável... justamente para poder voltar o eixo na posição original, pois quando você levanta a vtr o eixo é deslocado para a lateral..
A maioria dos adaptadores apenas volta a track bar para a altura original, mas não traz o eixo de volta permanecendo o eixo deslocado... isso é fácil de vc verificar, basta medir a distancia da borda interna da roda até o chassi... que deve ser igual de ambos lados.... esta é a função das track bar reguláveis.... também no caso das JKS a grande vantagem é eliminar estes adaptadores que são pontos vulneráveis de quebra.

samucace
27/05/2015, 19:25
Pois é. A track bar que veio é ajustável sim e está ajustada exatamente pra manter o eixo no centro.

Agora não entendi sobre o que o Alessandro falou da " draglink flip para evitar bumpsteer ou shimmy"
Queria saber o que é isso, o que causa isso é como evitar kkkk

Paulo_CW
27/05/2015, 21:09
Tentando ser breve e simples...
Que acontece é que a track bar e a drag link devem trabalhar o mais paralelas possíveis, quando se faz lift de suspensão, essa geometria original é alterada fazendo que a suspensão durante o seu movimento vertical (pra cima e para baixo) causem um descompasso entre o trabalho destas duas barras, ou seja, uma vai puxar a outra.... ou em outras palavras, a track bar se movimenta para cima e para baixo e a drag link tenta se ajustar a esse movimento e o jeito de fazer isso e se encurtando ou alongando, e a única maneira para isso acontecer, é virando as rodas de um lado para outro.... Não sei se fui claro.... Este efeito é notado fortemente em estradas sinuosas....
A correção deste efeito é realizado com a correção do paralismo entre as barras... Ou seja feito por track bars com curvatura certa, relocaçao da track bar (track bars brackets) troca do braço pitman por um mais longo (dropped pitman) que baixa a drag link ou ainda pela elevação do pivô do munhão da drag link...
No seu caso a track bar bracket que vei no kit, tem de fazer esta função...

samucace
28/05/2015, 12:33
Exatamente isso que vc descreveu, Paulo. Como a track bar está modificada e a drag link está original, mesmo ela tendo regulagem do tamanho, não estão tão paralelas como antes.
Da pra notar que durante um deslocamento vertical (caso de um salto) as barras vão se comportar um pouco diferentes uma da outra, podendo sim causar esse efeito que estou sentindo. Muito bem observado!
Neste caso seria modificar o ponto de fixação para manter o paralelismo, certo?
Não devo mexer nisso rsrsrsrsrsr

Essa imagem achei muito boa para observarmos o paralelismo e imaginarmos o efeito que pode está ocorrendo no meu jeep.

502996

Paulo_CW
28/05/2015, 12:54
Isso mesmo.....
Cuidado... Situações de bumpster são muito perigosas.... Imagine vc acelerando a vtr na rodovia e passar por uma irregularidade na estrada e a vtr ter este comportamento....tzzzzz é muito fácil de perder o controle...
Se o seu kit não está fazendo esta correção do paralelismo entre a drag link e a track bar, sugiro que vc compre um drop pitman.

Paulo_CW
28/05/2015, 15:56
Não aparece muito bem, mas veja como está a suspensão da minha vtr.... Praticamente paralelo

samucace
28/05/2015, 18:00
Vou fotografar a minha tb pra gente tirar a prova. Creio que esteja sim um pouco errada.
O drop pitman talvez seja a próxima melhoria.

dudarj
28/05/2015, 18:51
Com certeza! Essa configuração está bem apropriada para minha proposta de uso!

Quanto a dirigibilidade, na minha percepção, ficou boa.. sinto apenas que ele joga ainda um pouco pra lateral quando descola do chão e retorna!
Seria esse comportamento que vc se referiu quanto ao bumpsteer ou shimmy? Poderia me orientar quanto a que peças usar, as causas e os sintomas?

Configuração que ficou meu JK:

Molas 3,5'' maiores, amortecedores mais altos e com pouca coisa maior de curso, batedores elevados, relocação das mangueiras de freios. Na dianteira, a draglink permaneceu a original, mas acho que ela já tem uma certa regulagem, apesar de não saber se a regulagem é suficiente; a trackbar foi substituída por uma regulável, os swaybar links permaneceram também originais. Na traseira, a track bar recebeu uma adaptação para elevar, mantendo o alinhamento original. As sways bar link foram substituídos por maiores.

Pega as bieletas que foram retiradas da traseira e passe-as para a frente. Vc ja deve sentir melhora na dirigibilidade.

Use um kit de draglink flip. Regule o caster para uns 5graus (o caster, ou angulo do pino mestre, eh regulado pelas barras).

Isso irá melhorar e muito a sua dirigibilidade.

Se prepare pois mais cedo ou mais tarde o seu cardan dianteiro vai estragar.

dudarj
28/05/2015, 18:53
Vou fotografar a minha tb pra gente tirar a prova. Creio que esteja sim um pouco errada.
O drop pitman talvez seja a próxima melhoria.

Não use um drop pitman. Aliás, nunca vi ou soube de ninguém que usa isso em JK's. Se sua dirigibilidade está ruim, procure outros fatores. Até mesmo o uso de um flip kit de draglink

Paulo_CW
28/05/2015, 19:19
Duda... Pq não usar o drop pitmam? Vi, várias vtrs com elas nos EUA, inclusive suas instalação sendo indicada em loja da 4wheel drive... Mas claro q tbm concordo com o uso do flip kit é a melhor opção.... Mas claro que num tem café de graça, é a mais cara....

pedro bonadio
28/05/2015, 19:47
Desculpe Duda, mas ângulo de pino mestre não é possível ser regulado. À não ser que mude os munhões. KPI e Caster são diferentes.

dudarj
28/05/2015, 19:57
Duda... Pq não usar o drop pitmam? Vi, várias vtrs com elas nos EUA, inclusive suas instalação sendo indicada em loja da 4wheel drive... Mas claro q tbm concordo com o uso do flip kit é a melhor opção.... Mas claro que num tem café de graça, é a mais cara....

Resumindo o porque de usarem o flip kit ao inves do pitman:

"...a flip kit will allow you to run the factory pitman arm and that will put less leverage on your sector shaft. you will also be able to keep your drag link up higher and this will help clear the differental as well - something that's important with a lot of aftermarket covers. pretty much all the dropped pitman arms out there are made by the same manufacturer and a lot of the ones i've installed have sloppy splines allowing for movement on the sector shaft even after being properly installed. this causes handling issues. a drag link flip kit like the kind that evo makes comes with a well made axle side track bar relocation bracket. i have seen a lot of frame side brackets cause the factory mount to tear off - this has happend to me as well..."

Conheço pelo menos uns 15 JKs muito bem preparados aqui no BR e nenhum deles usa pitman rebaixado. Agora, cada um faz o que achar melhor. Minha opinião seria usar um flip e dormir tranquilo sabendo que está com um equipamento que não vai te causar problemas para frente.

Muitos dos que optam pelo drop pitman, fazem pq usam um bracket na panhard, para baixá-la, ao invés de barra com regulagem.

dudarj
28/05/2015, 20:04
Desculpe Duda, mas ângulo de pino mestre não é possível ser regulado. À não ser que mude os munhões. KPI e Caster são diferentes.

Desculpa pedro, justamente isso. Pensei numa coisa e escrevi outra.

pedro bonadio
28/05/2015, 20:07
:concordo:

samucace
29/05/2015, 09:38
Por isso esse fórum é massa. A galera conhece e troca as experiências. Muito bom.

Duda, meu jk não está ruim. Estou achando ele bem regulado e equilibrado. Vou procurar uma oficina pra conferir os ângulos que vc mencionou.

Quanto ao cardã, espero que demore.. Mas já sabia de muitas informações antes da compra do jk e antes das modificações. Então, tenho que ir me preparando aos poucos $$ kkkk

samucace
29/05/2015, 09:41
503043

Off topic:
Reuniao de ontem do Jeep-PE.

dudarj
29/05/2015, 13:00
Por isso esse fórum é massa. A galera conhece e troca as experiências. Muito bom.

Duda, meu jk não está ruim. Estou achando ele bem regulado e equilibrado. Vou procurar uma oficina pra conferir os ângulos que vc mencionou.

Quanto ao cardã, espero que demore.. Mas já sabia de muitas informações antes da compra do jk e antes das modificações. Então, tenho que ir me preparando aos poucos $$ kkkk

Não digo que possa estar ruim. As dicas foram apenas para melhorar.

samucace
30/05/2015, 11:28
Não digo que possa estar ruim. As dicas foram apenas para melhorar.

e as dicas vindas de um cara experiente valem muito rsrsrs.

Agradeço a ajuda bastante! Show demais

samucace
26/06/2015, 08:22
Instalei hoje os Hella 700ff.
Achei um pouco grande, mas já estou começando a gostar!
Gostaria de opiniões: O que acharam?

505681

samucace
26/06/2015, 22:39
Mais duas fotos tiradas agora pra tentar ouvir opiniões.

505772

505773

HERICK
27/06/2015, 04:37
Bom dia Lucas! Os faroletes ficaram massa, o tamanho GG deram à Jabiraca um ar invocado, parabéns e acompanhando...

Alessandro Bearzi
29/06/2015, 11:01
É isso aí! Vamos em frente

Mais duas fotos tiradas agora pra tentar ouvir opiniões.

505772

505773

samucace
01/07/2015, 22:16
Continuando os relatos sobre minha Jabiraca, está semana acendeu a luz do controle de estabilidade e algumas vezes ficava freando e corrigindo a trajetória mesmo com pequenas curvas.
Abri um tópico sobre este assunto e logo foi solucionado. O Dudarj conseguiu desvendar este mistério. Rsrsrs
Estava desalinhado. Bastou fazer o alinhamento que a luz apagou e o controle de estabilidade voltou a iniciar normal.

Por isso que eu gosto deste fórum. A turma sabe e passa o ir sabe!

HERICK
02/07/2015, 04:45
Continuando os relatos sobre minha Jabiraca, está semana acendeu a luz do controle de estabilidade e algumas vezes ficava freando e corrigindo a trajetória mesmo com pequenas curvas.
Abri um tópico sobre este assunto e logo foi solucionado. O Dudarj conseguiu desvendar este mistério. Rsrsrs
Estava desalinhado. Bastou fazer o alinhamento que a luz apagou e o controle de estabilidade voltou a iniciar normal.

Por isso que eu gosto deste fórum. A turma sabe e passa o ir sabe!

Bom dia Lucas! Já comprei uma XT modificada pelo Dudarj e posso lhe garantir que ele sabe o que faz e o que fala, é uma peça fundamental deste fórum, temos que saudá-lo sempre! Forte abraço.

samucace
07/07/2015, 10:40
Pega as bieletas que foram retiradas da traseira e passe-as para a frente. Vc ja deve sentir melhora na dirigibilidade.

Use um kit de draglink flip. Regule o caster para uns 5graus (o caster, ou angulo do pino mestre, eh regulado pelas barras).

Isso irá melhorar e muito a sua dirigibilidade.

Se prepare pois mais cedo ou mais tarde o seu cardan dianteiro vai estragar.

Coloquei as bieletas traseiras na dianteira. Ficou bem melhor. A barra trabalha mais horizontal, como originalmente.

samucace
07/07/2015, 10:50
Ha um tempo tinha colocado este acessório no escapamento do meu jk. Mas, o soldador cometeu um erro de deixá-lo direcionado para o canister.

506622

Resultado disso foi o derretimento do canister.
506623

Procurei em ferro velho e em oficinas. Os preços estavam absurdos. Uns chegaram a pedir 2000 reais em um canister usado de cherokee.
Na Quadratec comprei por 100 dólares incluindo o frete. Como a gente precisa sustentar um monte de político, o valor dobrou com taxas de importação e icms. Mesmo assim, chegou em casa por 600 reais.

samucace
20/07/2015, 09:32
Acabei comprando também o reforço do eixo dianteiro. Vendido na Power. Alguma recomendação? A solda é tranquila, ou deve ter algum cuidado especial?

Uso pneus 35 e fui aconselhado a instalar. Não faço trilha pesada, mesmo assim seria importante utilizar?

Alessandro Bearzi
20/07/2015, 10:34
Há quem consiga empenar o C do munhão com pneus 33, há quem consiga rodar um ano com pneus 37 sem empená-lo. Tudo depende de como você utiliza o JKU. Se utilizá-lo com a finalidade para a qual ele foi projetado, é prudente instalar os reforços, não só do munhão como as sleeves da carcaça do eixo. Semi-eixos quebrados trocam-se, até mesmo coroa e pinhão quebrados trocam-se, agora, carcaça do eixo empenados... É um problema maior. Isso para veículos de trilha, para passear em shopping e pela cidade, e nunca tirar os pneus do chão... Pode ir até de pneus 40. :)

Acabei comprando também o reforço do eixo dianteiro. Vendido na Power. Alguma recomendação? A solda é tranquila, ou deve ter algum cuidado especial?

Uso pneus 35 e fui aconselhado a instalar. Não faço trilha pesada, mesmo assim seria importante utilizar?

samucace
21/07/2015, 12:52
Há quem consiga empenar o C do munhão com pneus 33, há quem consiga rodar um ano com pneus 37 sem empená-lo. Tudo depende de como você utiliza o JKU. Se utilizá-lo com a finalidade para a qual ele foi projetado, é prudente instalar os reforços, não só do munhão como as sleeves da carcaça do eixo. Semi-eixos quebrados trocam-se, até mesmo coroa e pinhão quebrados trocam-se, agora, carcaça do eixo empenados... É um problema maior. Isso para veículos de trilha, para passear em shopping e pela cidade, e nunca tirar os pneus do chão... Pode ir até de pneus 40. :)

Pois é Alessandro. Meu objetivo é expedição. CLaro que se tiver um obstáculo, vou passar (ou tentar)..mas meu objetivo não é trilha extrema.
Perguntei isso pois li em alguns tópico que com pneus maiores é melhor reforçar. Mas tb li em alguns tópicos que tem gente que usa bem o carro, com pneus grandes e não reforçaram ainda.

A pergunta é: Preciso de alguma preparação ou cuidados extras? Solda no local ou tem que tirar o eixo fora?

Vc reforçou o seu? Caso positivo, conta o procedimento que foi feito e os cuidados tomados. Valeu pela ajuda!

Alessandro Bearzi
21/07/2015, 18:42
Até hoje, eu botei para moer em trilhas, com pneus 35 e tudo em paz (sem modo idiota on, claro), MASSSSS, cansei de abusar da sorte e, como instalei os 37 essa semana, é questão de prazo para dar problema, com o meu perfil. Os reforços já estão em casa esperando para serem instalados, Nitro Axle Sleeves e os reforços do munhão. Até eu instalar, nada de trilha... Conto como foi quando eu parar no estaleiro.

Pois é Alessandro. Meu objetivo é expedição. CLaro que se tiver um obstáculo, vou passar (ou tentar)..mas meu objetivo não é trilha extrema.
Perguntei isso pois li em alguns tópico que com pneus maiores é melhor reforçar. Mas tb li em alguns tópicos que tem gente que usa bem o carro, com pneus grandes e não reforçaram ainda.

A pergunta é: Preciso de alguma preparação ou cuidados extras? Solda no local ou tem que tirar o eixo fora?

Vc reforçou o seu? Caso positivo, conta o procedimento que foi feito e os cuidados tomados. Valeu pela ajuda!

Paulo_CW
21/07/2015, 18:58
Alessandro... Depois conta como foi a dificuldade de instalar as Nitro Sleeves...

samucace
21/07/2015, 20:10
Essa nitro sleeves é o semi eixo mais reforçado?

Tenho aqui o reforço do munhão. A instalação deve ser feita com o eixo fora do carro? Acho que da pra fazer com o eixo no local, certo?

Paulo_CW
22/07/2015, 15:29
Lucas...
A Sleeve e literalmente uma manga, um tubo inserido dentro do tubo do eixo para reforçar o mesmo... geralmente ela é soldada no tubo do eixo, mas a Nitro tem um modelo diferente com estrias na ponta e entra no eixo a força... isso evita as soldas, mas na minha opinião, considero a soldada melhor por também oferecer reforço axial quanto a torção do eixo e não apenas para efeito de empenamento.

O reforço do "C" do munhão (C-Gussets) é mais fácil de realizar com o eixo fora da vtr... até pq para soldar o reforço inferior, são poucos os soldadores que tem habilidade para fazer com qualidade sendo que teria de ser feita de ponta cabeça... pelo certo ainda, como o reforço pega dois metais distintos, o material do "C" do munhão e o material do tubo do eixo, para se ter qualidade total da solda, "o ideal" é aquecer o "C" do munhão com maçarico antes de soldar para se equalizar os diferentes metais e posteriormente fazer um resfriamento muito lento... mas dificilmente o pessoal faz isso...

marcelog
23/07/2015, 10:35
Lucas...
A Sleeve e literalmente uma manga, um tubo inserido dentro do tubo do eixo para reforçar o mesmo... geralmente ela é soldada no tubo do eixo, mas a Nitro tem um modelo diferente com estrias na ponta e entra no eixo a força... isso evita as soldas, mas na minha opinião, considero a soldada melhor por também oferecer reforço axial quanto a torção do eixo e não apenas para efeito de empenamento.

O reforço do "C" do munhão (C-Gussets) é mais fácil de realizar com o eixo fora da vtr... até pq para soldar o reforço inferior, são poucos os soldadores que tem habilidade para fazer com qualidade sendo que teria de ser feita de ponta cabeça... pelo certo ainda, como o reforço pega dois metais distintos, o material do "C" do munhão e o material do tubo do eixo, para se ter qualidade total da solda, "o ideal" é aquecer o "C" do munhão com maçarico antes de soldar para se equalizar os diferentes metais e posteriormente fazer um resfriamento muito lento... mas dificilmente o pessoal faz isso...

Paulo, bom dia! Desculpe usar esse tópico, mas não estou encontrando teus dados de contato. Estou precisando de algumas proteções para minha Pajero e gostaria de trocar uma idéia contigo, se for possivel. Se puder passar teu celular ou e-mail agradeço. O meu é 48 9194-1067. Abraço.

dudarj
23/07/2015, 19:16
Até hoje, eu botei para moer em trilhas, com pneus 35 e tudo em paz (sem modo idiota on, claro), MASSSSS, cansei de abusar da sorte e, como instalei os 37 essa semana, é questão de prazo para dar problema, com o meu perfil. Os reforços já estão em casa esperando para serem instalados, Nitro Axle Sleeves e os reforços do munhão. Até eu instalar, nada de trilha... Conto como foi quando eu parar no estaleiro.

Cuidado com semi-eixo dianteiro. Botar o carro p moer nas trilhas com o 37 é certeza de estourar um semi. Que relaçoes está usando na dianteira?

Alessandro Bearzi
27/07/2015, 19:25
Fala Duda! Já pedindo perdão por sequestrar o tópico do parceiro aqui mas... estou usando as relações 3.73 originais ainda, e nessa configuração atual com Trepadores 37, nada de botar pra moer em trilhas antes de conseguir um tempo pra instalar os reforços, que já estão em casa...

Cuidado com semi-eixo dianteiro. Botar o carro p moer nas trilhas com o 37 é certeza de estourar um semi. Que relaçoes está usando na dianteira?

samucace
03/09/2015, 10:43
Instalado o guincho dianteiro. Acabei pegando um pequeno, de 8500lb, mas comprei uma patesca e uma cinta grande de 10t e deve ajudar bastante multiplicando a força do guincho.
Para minhas viagens, deve ser suficiente.

dudarj
03/09/2015, 16:38
Se o guincho for bom, não vai ter problemas!

Lauro Paiva
03/09/2015, 19:31
Instalado o guincho dianteiro. Acabei pegando um pequeno, de 8500lb, mas comprei uma patesca e uma cinta grande de 10t e deve ajudar bastante multiplicando a força do guincho.
Para minhas viagens, deve ser suficiente.

Boa Noite samucace,
Um pitaco se me permitir, na fixação do guincho se for no para choque reveja todos os parafusos e porcas para ter certeza que são forjados de preferencia, bom como os que fixam o próprio guincho na mesa.
Ja vi muitos para choques e mesas saírem do carro por falta desse detalhe.
No mais bom trabalho!!!

samucace
07/09/2015, 07:29
Duda, ele não é das melhores marcas, mas por ser novo, acredito que dará pra me tirar de alguma situação de necessidade. Não faço trilhas de lama, apenas viagens e expedições. Claro que um maior me garantiria mais tranquilidade.. Futuramente troco. Valeu pela dica.

Lauro.
Vou verificar os suportes e parafusos de fixação que vc falou. Agradeco.

samucace
07/09/2015, 07:32
De ontem: passeio na cachoeira do Urubu em Primavera-PE.

511218
511219
511220
511221

HERICK
07/09/2015, 09:54
Show Lucas! Linda paisagem, rolou um Rock Crawler hehehehhe, forte abraço.

samucace
07/09/2015, 19:53
Rolo de leve, Herick. Estávamos atrasados pro churrasco e não deu pra brincar mais.
Mas esse rio da pra subir ou descer melhor alguns metrô, por dentro d'Água com pedra. Voltaremos com certeza lá pra testar desconectada a suspensão.
Grande abraço

samucace
23/09/2015, 13:38
Snorkel chegou. Devo já Instalar essa semana!
Acabei comprando o modelo Safari que entra pela lateral do Capô. O original achei muito alto o valor e o que fura a lateral, não gostei dos modelos!

Já estou achando até mais bonito que os outros kkkkk

samucace
23/09/2015, 13:39
512633

Ta ai!

Alguém tem alguma recomendação para a instalação dele? Ou referente ao corte no capô? Devo fazer na semana que vem só!

Lauro Paiva
23/09/2015, 21:27
Samucace,

Ta ficando animal !!!!!
sobre o snorkel uma sugestão de mergulhador, kkkk, onde você tiver duas borrachas fazendo uma emenda coloca pasta de silicone ( pode ser aquelas que os técnicos de eletrônica usam quando colocam dissipador) melhora MUITO vedação, e se quiser colocar nos terminais da bateria evitam bastante a oxidação,mas so funciona se você tiver a paciência de retirar os conectores desmontar os parafusos deixar tudo bem limpo antes e depois uma camada generosa de pasta de silicone.
Assim por muito, muito tempo você não vai ter problemas com mau contato.
A vaselina eh um paliativo cujo principal problema eh ser dissolvido pela água.
Sobre a colocação do snorkel, meca, meca de novo, veja se da para abrir a porta, se não interfere em alguma fiação ou antena, emfim.
Olhe com atenção antes de furar.
E no mais aproveite muito sua viatura que esta ficando um espetáculo!!!!

samucace
07/10/2015, 08:11
Lauro, valeu pelos elogios..

Acompanharei a colocação do snorkel de perto, como vc recomendou.. realmente tem que ficar ajustado pra evitar interferências. Vou procurar uma oficina boa de funilaria e fazer junto com eles..
Quanto a vedação, boa dica esta do silicone e farei isso sim.. já usei bastante em motos de trilha e jipes que já tive!

Valeu

Lauro Paiva
07/10/2015, 19:03
A sorte favorece os audaciosos!!!!
boa sorte!!!!

samucace
14/10/2015, 14:35
Com dor no coração, mas..

514226

514227

Agora é tarde kkkkk

samucace
14/10/2015, 14:38
Lauro, se a sorte favorece os audaciosos, ela esteve ao meu lado. Tudo certo.
Depois de montado, a dor no coração passou!! Só alegria!

vou apenas reforçar a vedação, pois ainda está sem encaixar a caixa do filtro nos olhos embaixo dela. Tenho que forçar mais pra entrar

514228

Lauro Paiva
16/10/2015, 21:38
Beleza!!!!
Lembrei de outra dica que vem do tempo dos veleiros, kkkk
quando usar abraçadeira so use de inox e sempre duas.
Uma virada para cada lado de modo que aquela peca que tem o parafuso e que faz um calombo esteja sendo vedado pela segunda abraçadeira.
Pode parecer exagero, mas isso garante estanqueidade e essa preocupação você não tem mais.
Relação custo beneficio enorme!!!

samucace
25/10/2015, 10:42
Lauro, no caso desse snorkel, a braçadeira ficou só no chapéu. Ele é todo inteiro e não tem outro local de conexão. A Ligação com o filtro de ar é muito firme e foi vedada com silicone preto. Acho que resolveu.
Outros snorkels que vi tinham vários pontos de ligação, aumentando a chance de falhar. Por isso escolhi esse.

Valeu

samucace
06/11/2015, 13:20
515941

Mais uma foto com o Snorkel. Achei que ficou muito bom!

Lauro Paiva
06/11/2015, 20:27
515941

Show!!!!!
TRabalho de primeira !!!!
Agora manda umas fotos pode dentro com o capot aberto para se ver os detalhes!!!!

Marcelo Oyarzábal
06/11/2015, 21:00
515941

Muito bonito, ficou mais "invocado" ainda.
Parabéns

Hirossk
07/11/2015, 08:04
Ficou ótimo! Parabéns pela viatura e pelo excelente tópico! Acompanhando e aprendendo....
Abraços.

samucace
26/11/2015, 13:33
Lauro, vou fotografar com detalhes do corte, ligação com o filtro..achei que ficou bom demais..
Restante da galera, valeu pelos elogios..

Abraço

samucace
17/12/2015, 10:06
Corte do capô sob o acabamento. Cobre todas as falhas do corte da chapa.
518692

Olha o corte por dentro. O acabamento não fica dos melhores..talvez se tiver mais paciência, consiga.. Corte com calma mas podia ter saido melhor..mas o acabamento preto de fora cobre tudo!
518693

Conectando o snorkel ao filtro. Acabamento primeira, isolamento bem feito, totalmente plug and play..
518694

samucace
17/12/2015, 10:08
O importante é pintar onde corte.. enferruja rápido depois que tira a tinta. Passei esmalte de unha mesmo, resistente demais e transparente..

samucace
13/01/2016, 10:52
Mais mimo pra Rural!

520167
Faróis de led com angel eyes

520168
Milhas de led branco

520170

samucace
02/02/2016, 09:37
Referente à utilização do snorkel, conversando com amigos nos grupos de jipe, alguns usam com a boca virada pra frente alegando uma menor perda com o uso do snorkel, pois o ar entraria mais direto, deixando virado pra trás só em trilhas de lama e barro.. outros usam voltado pra trás direto para evitar estradas com chuva e eventuais esquecimentos em trilhas..

Uso o meu pra trás, pois uma vez peguei uma estrada com chuva e ele virado pra frente e fiquei imaginando a quantidade de água da chuva que estava entrando ali e sendo aspirada pra dentro do motor.. não tem perigo de calço hidráulico pois a quantidade aspirada é pouca..mas ficar entrando água no motor creio que não seja uma boa a longo prazo.

Lauro Paiva
03/02/2016, 09:11
Ta bonito demais!!!!!!!!!!!!
PARABÉNS!!!!!!!!
SERVIÇO DE GENTE GRANDE, KKKKK
Esse caso de para onde se vira o topo do snrokel eu lembro que um cara ouvindo a discussao achou por bem colocar no meio termo, assim a entrada de ar ficou virado para a lateral da vtr.
E ele comecou a reclamar que o carro ficou mais fraco, pouca coisa, mas mais fraco!!!!
Ate que (acho que era isso) o snorkel dele virou uma especie de especie de trompa de vácuo, o fato eh que ele virou para frente e acabou o problema, para traz tambem funcionava normal, kkkkk.
Emfim, essas brincadeiras ajudam a tornar nosso meio mais pitoresco.
Forte abraco!!!!!

samucace
28/02/2016, 07:46
523614

Continuando do a preparação da Rural, instalei a barra de led. O suporte foi feito por um amigo. Ficou bom demais.

samucace
28/02/2016, 07:48
Próxima modificacao será a relação de diferencial. Com a troca dos pneus originais por maiores, o Jeep ficou fraco, marchas muito alongadas. Isso melhora com uma relação 4.88. Estudo ainda passar pra 5.13, mas estou lendo ainda sobre isso.

samucace
28/02/2016, 21:55
Quanto ao snorkel, sinceramente não senti nenhuma diferença usando ele pra frente ou pra trás. Deve da alguma piorada se usar pra trás altas velocidades. Pode criar uma região de menor pressao ali na entrada do ar. Mas creio que somente em grandes velocidades, que não é o caso de andar no Jeep.
Valeu

HERICK
29/02/2016, 05:10
Essa barra de Leds é tudo de bom! As noites se tornaram dias agora hehehehhehe.

Lauro Paiva
29/02/2016, 20:29
Caro Samucace,

To querendo uma barra de leds dessas para o meu porco, que tal essa sua, como foi na trilha:?:
Comprou aonde.
e de novo a vtr ta ficando um estouro!!!!

samucace
01/03/2016, 08:59
Ainda não instalei a fiação. Estou com bebê novo em casa e sem tempo de mexer no jeep. Mas fiz trilhas noturnas com amigos com barras de led e são fantásticas. Fizemos churrasco na praia de madrugada e a barra ficava ligada iluminando ao longe, para ficar visível alguém se aproximando. Deixa um dia na frente da viatura.
Outra situação que vivi com essa mesma galera foi em Fortaleza, brincando nas dunas. Estávamos na duna do turbo e no fim da tarde se reúnem muitos jipes para o desafio lá. Com a noite se aproximando, muito foram embora..mas ligamos a barra de led e deu ainda pra brincar até mais tarde. Fica um dia.
Assim que instalar a fiação da minha, posto aqui o resultado.

Lauro Paiva
01/03/2016, 23:42
Parabéns pelo baby!!!!
Queria saber onde vc ocmprou a sua barra de led, e qual o modelo dela. E quantos Wattts
Forte abraco!!!!!

samucace
03/03/2016, 13:31
Pra falar a verdade, nem sei qual a marca. Comprei de um amigo que viajou pros EUA e voltou com ela. Trouxe pro seu Troller mas não se atentou pro tamanho. Ela não cabe no teto do Troller. Me vendeu praticamente pelo preço de lá com o dólar atual..
Se não me engano, são 300w

samucace
09/12/2016, 10:35
Bom tempo depois, vou atualizar por aqui.

540285

Com a instalação da suspensão de 3,5", o caster modificou um pouco o ângulo original, fazendo sentir na suspensão uma piora. Corrigido com a instalação desses brackets. O carro ficou outro após essa modificação. Recomendo.

540286

samucace
09/12/2016, 10:39
Comprei a capota de lona de um amigo, lá do Amapá.
Então, alguém deve ter tirado na época de me vender o carro. Comprei numa revenda, voltei pra perguntar da capota e silêncio absoluto.
Fica outro carro, verão total.. cuidados com a segurança nunca é demais.. assim procuro sempre parar em estacionamentos privados.

540287

Marcelo Oyarzábal
09/12/2016, 11:26
Bom tempo depois, vou atualizar por aqui.

540285

Com a instalação da suspensão de 3,5", o caster modificou um pouco o ângulo original, fazendo sentir na suspensão uma piora. Corrigido com a instalação desses brackets. O carro ficou outro após essa modificação. Recomendo.

540286

Olá. Não sabia que o chassis era tão forte desse Jeep. Muito boa essas alterações, ta nota 10 o Jeepão.

samucace
20/12/2016, 16:23
Olá. Não sabia que o chassis era tão forte desse Jeep. Muito boa essas alterações, ta nota 10 o Jeepão.

Valeu.. ele é reforçado sim, mas leve. Bem projetado pra ser resistente e leve.

samucace
20/12/2016, 16:29
Pensando no que foi falado lá atrás, com medo do macaco original não conseguir levantar o carro e sabendo da necessidade em eventuais passeios (já precisei algumas vezes do hi lift) comprei um e instalei no capô. Até agora está bem firme, não atrapalhou muito o esguicho da água (pegou pouco mas consegue molhar o vidro todo).

540841

540842

samucace
20/12/2016, 16:33
Um próximo passo que penso em fazer nele é a instalação do terceiro banco no porta malas. Uma das fotos ai é de internet com o banco do jk original. Outra é foto de um colega com bancos da Dakar.
Ficaria com 7 lugares, principalmente pra crianças no último banco, mas pelas fotos parece que cabe dois adultos em trajetos menores.

540843

540844

540845

samucace
25/01/2017, 09:06
Rodas 17 x 9" chegaram. Tirar o espaçador.

542446

542447

samucace
25/01/2017, 09:11
Instalado! Achei show. Jogou um pouco pra fora as rodas, mas nem tanto..

542448

Achei que aparentemente os pneus ficaram pequeno. Partiu pros 37"! rsrsrs
542449

samucace
03/02/2017, 15:55
542977

542976

Instalado o reservatório de água na parte "perdida" ali do porta malas. Reservatório de climatizados de ar condicionado de caminhão. R$70 reais e funciona que é uma beleza. Pode ser instalado na tampa traseira, mas perde espaço do porta malas.

Na mesma foto da pra ver o bagageiro interno também instalado. Está ficando do jeito que eu quero!