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Ver Versão Completa : Acabei de fazer o motor da Hilux é preciso viajar.



EdeGerald
19/12/2014, 06:04
Amigos preciso de um conselho, minha Hilux sw4 está saindo de uma retifica de motor completa, com peças de primeira e tudo mais, preciso fazer uma viagem de fim de ano que vou rodar 800 km ida, irei testar ela antes da viagem e irei andar uns 80 km na cidade, alguém pode me aconselhar de como fazer esse trecho sem judiar do motor novo? Será que posso rodar isso na primeira pegada? Minha intenção é parar a cada 200 km para dar uma aliviada e rodar na maciota...O que me dizem...

calhiandro
19/12/2014, 09:09
Que modelo e que ano é a viatura?

guilhermeabreu
19/12/2014, 09:57
EDEGERALD

pode fazer tranquilo é só não passar de 100km/h .

Qdo tive minha SW4 93 e qdo fiz o motor pela m primeira vez e ficou 100% , peguei o carro numa tarde e no dia seguinte fui para Natal-RN apenas 3.000km de ida , troquei o óleo nos primeiros 1000km , depois treoquei com 3.000km e após acada 5.000km , rodei 7.000km ao todo , o meca falou para eu fazer uma revisão com ele com 5.000km , mas estava viajando ainda qdo voltei , não fiz a tal revisão , só fiz a revisão qdo tinha rodado 60.000km e ao fazer ele me disse que estava tudo certo que não precisou de reaperto de nada .

Boa sorte com a sua , mas pode usar tranquilo só não passar dos 100km/h e evitar de usar num giro só , deve variar o giro nos primeiros 3.000km , mas não deve dar giro alto acima dos 3.000rpm e depois pau na máquina .

r0d
19/12/2014, 10:41
Se você puder, instale um manômetro para monitorar a pressão do óleo e um termômetro com alarme para monitorar a temperatura do cabeçote. Viaje monitorando esses dois você terá uma relativa tranquilidade. Qualquer problema de lubrificação ou vazamento de óleo será indicado pelo manômetro. Qualquer problema no arrefecimento será indicado pelo termômetro.

Marcelo_Taz
20/12/2014, 00:50
Acabei de fazer o motor da minha, tudo novo inclusive o bloco, rsssss.

O mecanico pediu para trocar óleo com 1.000, 2.000, 3.000 e depois normal com 5.000.

Andei 1.100 troquei, andei 1.500 acabei de trocar.

Fiz uma viagem de 1.100, andando 400km entre 100 e 110 km/h.

Vou fazer agora uma viagem de 3.000/3.500.

Ele regulou a minha BI para a viatura ficar com menos torque, assim eu vou mantendo a aceleração e a velocidade final mais travada. Segundo ele é para preservar o motor nesses primeiros 10.000.

No final das contas eu até gosto, meu pé fica mais leve, economizo diesel, curto mais a viagem, converso mais com minha mulher e meu filho durante o trajeto e respeitando a velocidade das estradas tem anos que não levo uma multa.

Se voce fez seu motor com quem sabe fazer vai na fé.

abs

sandro_ventania
20/12/2014, 22:35
Resumindo...não chegue aos 100km/h e varie a faixa de giro, não andando por muito tempo na mesma velocidade.
Não esqueça de trocar o óleo e filtro aṕos 1.000km.
Ahhh...e não faça muitas paradas como voce disse...se vier a parar muito (mulher faz xixi toda hora), deixe o carro ligado.

Glaicon
21/12/2014, 09:17
Ahhh...e não faça muitas paradas como voce disse...se vier a parar muito (mulher faz xixi toda hora), deixe o carro ligado.
Credo! Sobrou até pra esposa do cara.
Tudo para poupar nossas viaturas.:mrgreen:

Clandio
21/12/2014, 09:41
Credo! Sobrou até pra esposa do cara.
Tudo para poupar nossas viaturas.:mrgreen:

Hahahaha. Tomara que ela não acesse o fórum.

Giu Bernardon
21/12/2014, 11:06
Há quem diga exatamente o contrário (deixo claro que não tenho opinião formada a respeito), como se pode ver nesse site, onde ele descreve um método de amaciamento no qual se deve "esmerilhar" o motor nos primeiros quilômetros para vedar os anéis completamente, o que traria mais longevidade e potência...

Break In Secrets--How To Break In New Motorcycle and Car Engines For More Power (http://www.mototuneusa.com/break_in_secrets.htm)

Troller-a-vista
21/12/2014, 11:31
nunca fiz uma retifica, nem pretendo fazer... mas eu entendo da seguinte forma:
a) levou numa oficina com equipo novo e de primeira
b) substituiu por peças de primeira
c) montou corretamente

tudo isso somado, entao vc deveria ter um conjunto correto, e sejamos francos, o cabra coloca mais material e refaz a perfuracao, a menos que os tornos sejam ruins e velhos, as perfuracoes serao perfeitas.

Logo, somando tudo e tirando alguma coisa, pra mim mecanico que refaz um motor e diminui a potencia e ainda manda vc ficar trocando oleo e ficando dirigindo que nem uma lesma é por que não fez direito, nao garante o servico, é porco ou fez na base do olhometro ....

vc compra um carro zero e nao tem que fazer nada disso! se as peças sao IGUAIS (de primeira qualidade), só o furo foi refeito. logo, pode checar o cacete logo depois dos primeiros 500 km tranquilamente, sem contar que não deve e não pode soltar limalha a mais que o esperado de um carro zero.

ademais, essa historia de manter a rpm é quase impossivel ficar oscilando, vai ficar fazendo o que? andar trocando de marcha a cada 500 metros? estando a 5 . 50 ... 500 ou 5.000 rpm, o curso e movimento das peças sao AS MESMAS, a unica diferenca estará na flutuacao das molas, mas isso só vai acontecer se andar muito tempo em altissima rotacao, velocidade maxima, isso é raro e ninguem vai andar assim pq simplesmente o motor rapidamente te manda recado pra diminuir. Sobre a lubrificacao envolvida, nao ha menor chance de faltar oleo, se faltar, vai faltar com 4 km rodado ou 400 mil km ,,, vai faltar sempre... ai ja eh um problema de bomba de oleo e projeto, nada tem haver com a retifica.

pra mim, nego que diminui a potencia e fica de enrolacao só quer dizer uma coisa: ta esperando vc passar do prazo de garantia pra tirar o dela da reta pq fez merda ou nao se garante.

posso estar errado claro mas tem que me provar do contrario

sandro_ventania
21/12/2014, 22:57
Troller...qualquer carro 0km...pode ler o manual...tem periodo e modo de amaciamento do motor!
A maioria nem lê o manual...e coitado do cara que pega esse carro usado!
Motor retificado é como carro 0km...tem que respeitar o amaciamento, para ter um motor funcionando igual reloginho.
Vai quebrar? NÃO! mas se a intenção é ficar com o carro...melhor fazer direito.

rfdex
21/12/2014, 23:42
Há quem diga exatamente o contrário (deixo claro que não tenho opinião formada a respeito), como se pode ver nesse site, onde ele descreve um método de amaciamento no qual se deve "esmerilhar" o motor nos primeiros quilômetros para vedar os anéis completamente, o que traria mais longevidade e potência...

Break In Secrets--How To Break In New Motorcycle and Car Engines For More Power (http://www.mototuneusa.com/break_in_secrets.htm)

Ja ouvi de mecanicos diesel experientes e bons dd servico que o motor deve ser amaciado da mesma forma que sera seu uso normal ao longo da vida util, sob pena ate mesmo de quebrar posteriormente ou ficar frouxo ou beberao. Ate em motos eu ja comprovei isso em motores que eu mesmo abri e fiz. Se vai andar no talo, no limite, amacie dessa forma. Obviamente voce nao termina de montar um motor e abusa. Deixe-o funcionar uns quilometros, uns minutos pra testar vazamento, etc. Se esta impecavel, use normal, atentando para sua temperatura e trocas de oleo e filtros na devida hora. Abraco

Troller-a-vista
22/12/2014, 13:32
Troller...qualquer carro 0km...pode ler o manual...tem periodo e modo de amaciamento do motor!
A maioria nem lê o manual...e coitado do cara que pega esse carro usado!
Motor retificado é como carro 0km...tem que respeitar o amaciamento, para ter um motor funcionando igual reloginho.
Vai quebrar? NÃO! mas se a intenção é ficar com o carro...melhor fazer direito.

nos meus ultimos 6 carros nao vieram com nenhuma instrucao de amaciamento do motor, inclusive nos manuais da GM vem escrito que os carros atuais nao precisam de amaciamento devido as novas tecnologias de construcao e metalurgia.

de qqr forma, TODAS as fabricas tem a primeira troca de oleo junto com a primeira revisao aos 10 mil km.

o que se faz ainda dentro da fabrica e manter o funcionamento do motor por ao menos 20 minutos em marhca lenta com o intuito de selar e criar uma camada de protecao nas pecas internas com o aquecimento do motor, depois disso, vao pro patio e loja...

sempre que compro carro levo na manha por alguns dias,m normalmente ate uns 1500 a 2000 mil, isso obvio eh mais cagaco por estar com um bem caro novinho em folha.

vendi meus carros acima de 100 mil km perfeitos, tanto que tenho ate hj sempre amigos que desejam meus carros usados...

TCHEIGOR
22/12/2014, 17:05
Aí é que me refiro, o manual das japinhas manda não ultrapassar determinada RPM durante amaciamento (acho que é 4000 RPM, não tenho certeza, mas sei que é bem mais do que normalmente usamos!) Acontece que nem depois de amaciado o povo passa de 3000 RPM! Até já questionei em outro tópico se essa amaciada muito suave que a maioria fez nas japas não comprometeu a performance e durabilidade do motor.
Acho que estão subutilizando o motor 3L das japas. Eu nunca ando a menos de 2000 RPM e troco marcha pelos 3000 RPM, motor totalmente retificado e com 45 mil km sem nenhum problema. Seguindo o manual!

sandro_ventania
22/12/2014, 20:57
A troca de marcha pelo manual é próxima de 2.300rpm.
No motor 3L o torque máximo fica entre 2.000 e 2.500 rpm e é onde devemos fazer as trocas de marchas.
O maior desempenho também é nessa faixa...então se voce aguentar viajar nessa faixa de giro...terá a maior economia possivel..rsrsrr!!!

rfdex
22/12/2014, 21:59
Na minha ex-Japa acho que troquei marcha em 3000rpm uma única vez. Só trocava entre 2 e 2,5 mil.

TCHEIGOR
22/12/2014, 23:46
Pois é vai muito do modo de dirigir. Entre 2000 e 3000RPM que o motor deslancha! Nessa faixa você pisa e ele responde na hora. Claro que dá pra andar mais na manha, mas dá dó do motor, eu não gosto de ouvir motor apanhando, pedindo redução. Potência máxima do 3L em 3400 rpm. Como vocês ultrapassam com segurança a menos de 2300 RPM???

O que fala o manual para o período de amaciamento: (motor 3L copiado na íntegra do manual original)

"O seu veículo não necessita de um plano de amaciamento complexo. Abaixo estão relacionados os poucos mas importantes cuidados durante os primeiros 1000km, que poderão influir em futuras economias e maior vida do seu veículo:

-Não conduza a mais de 100km/h

-Mantenha o motor em uma faixa de rotação entre 2000 e 4000 RPM

-Evite acelerações rápidas

-Se possível evite frenagem brusca durante os primeiros 300km

-Não conduza lentamente com marchas de velocidades mais altas

-Não conduza durante muito tempo em uma mesma marcha, nem baixa nem alta.

-Não reboque objetos durante os primeiros 800km"


Sobra as trocas de marcha, tem o seguinte:

"para se obter uma boa economia de combustível, associada a um bom rendimento do veículo, devemos mudar as marchas nas velocidades estimadas abaixo:

ACELERAÇÃO
MARCHAS
1ª p/ 2ª 24 km/h
2ª p/ 3ª 40 km/h
3ª p/ 4ª 65 km/h ***
4ª p/ 5ª 72 km/h

REDUÇÃO
MARCHAS
5ª p/ 4ª 50 km/h
4ª p/ 3ª 40 km/h
3ª p/ 2ª 30 km/h
2ª p/ 1ª 20 km/h

VELOCIDADES MÁXIMAS PERMISSÍVEIS:

Para se dirigir em autoestradas ou ultrapassar veículos mais lentos, pode-se necessitar de uma aceleração máxima. Observe que as velocidades por marcha não ultrapassem as máximas permissíveis a seguir:

MOTOR 3L
MARCHA
1ª 29 km/h e na reduzida 11 km/h
2ª 50 km/h e na reduzida 19 km/h
3ª 80 km/h e na reduzida 31 km/h
4ª 120 km/h e na reduzida 47 km/h

*** no meu caso, com pneu 31', 65 km/h em 3ª dá 3000RPM. No caso de pneu original (que é o que o manual considera) deve dar um pouco mais. Isso pra economia e rendimento. :curtir:

feitosac
24/12/2014, 18:16
Amigos preciso de um conselho, minha Hilux sw4 está saindo de uma retifica de motor completa, com peças de primeira e tudo mais, preciso fazer uma viagem de fim de ano que vou rodar 800 km ida, irei testar ela antes da viagem e irei andar uns 80 km na cidade, alguém pode me aconselhar de como fazer esse trecho sem judiar do motor novo? Será que posso rodar isso na primeira pegada? Minha intenção é parar a cada 200 km para dar uma aliviada e rodar na maciota...O que me dizem...

Amacie o motor conforme o manual dela indica, como se fosse a primeira vez eheheh.
Abs.