PDA

Ver Versão Completa : 4x4 na chuva



bob_f
23/01/2006, 10:56
Pessoal to com uma dúvida, e axu q eh interesse de todos !!

Seguinte.... Possuo uma Hillux sw4 98 e quandu vo pra serra, comu lah eh estrada de areia uso a 4x4 direto... ela fica bem mais estável e pula menos !!!
Na volta pra floripa... usei a 4x4 no asfalto.. obs- estava xovendu na hora-. Como jah podia imaginar... ela denovo me surpreendeu. Curvas ondi teoricamente iria fazer a uns 70 por hora tava fazendu a uns 90 !! com toda a segurança ... o carro tava nan mão !!!

Gostaria de saber se issu naum eh prejudicial pro sistema de tração, se eh aconcelhavel usala no asfalto no dia de xuva, o q vc's poderem me dar de dica agradeço desde jah !!!

Naum sei se o pneu influencia muitu.. mas ela tah calçada com Bfgooldrich- eh assim q se escreve ???- AT 265

Wallace
23/01/2006, 12:02
O 4x4 só deve ser usado em piso com baixa aderencia no seu caso.
Pois em curva algum pneu tem que escorregar.

SJKCaio
23/01/2006, 14:12
Já tive a mesma experiencia com a Hilux em piso de baixa aderencia.
Traduzindo baixa aderecia: asfalto novo (liso) trecho de serra onde passa muito caminhão (muito óleo sujando a pista) e curvas fechadas (Rod.Tamoios).

Funciona muito bem e a sensação de segurança é enorme. Com pneus meia vida sempre vai escorregar não tendo perigo de forçar a transferencia.

A única diferença significativa no modo de dirigir é ter que reduzir marcha e acelerar no meio da curva para a tração dianteira guiar a viatura :shock: :shock:

SJKCaio
23/01/2006, 14:17
PS: Já esqueci a tração ligada em asfalto seco e na primeira curva vc vai escutar o pneu traserio de dentro da curva cantando por ter o menor raio :x :x :x :x

Numa cg!@#$da dessas pode estragar muita coisa :parede: :parede: :parede:

Barba Ruiva
23/01/2006, 14:20
O 4x4 só deve ser usado em piso com baixa aderencia no seu caso.
Pois em curva algum pneu tem que escorregar.

Wallace,

Não sou mecânico... sou curioso, mas até onde eu sei, uma das funções do diferencial é justamente compensar a diferença na trajetória das rodas, a que fica dentro e a que fica fora da curva...
Só se tiver bloqueio no diferencial vai escorregar uma das duas, porque nesse caso ele não vai compensar, vai mandar exatamente a mesma força para as duas rodas, o que faz com que a roda do lado de dentro da curva patine não é!?

Abratz,

André Cestari

PS.: Recebeu meu e-mail!?

fmev2
23/01/2006, 16:50
Não sou mecânico... sou curioso, mas até onde eu sei, uma das funções do diferencial é justamente compensar a diferença na trajetória das rodas, a que fica dentro e a que fica fora da curva...
Só se tiver bloqueio no diferencial vai escorregar uma das duas, porque nesse caso ele não vai compensar, vai mandar exatamente a mesma força para as duas rodas, o que faz com que a roda do lado de dentro da curva patine não é!?


Barba ruiva, você está certo, é assim que o diferencial funciona. Só que no caso de um 4x4
os dois diferenciais estão tracionando ao mesmo tempo. Em curva, o difrencial dianteiro executa
um trajeto maior que o traseiro, gerando um desgaste maior nos pneus e um arrasto que culmina
num maior consumo de combustível.

Esse fenômeno só não é percebido em veículos com diferencial central, é o caso dos Land Rovers,
Nivas, Subaro Imprenza, ou qualquer outro com a sigla 4WD. Que é diferente de 4x4.
Em alguns 4x4 existe a opção 4x4 part time que é semelhante a um com diferencial central.

Espero ter exclarecido.

Wallace
26/01/2006, 06:46
Acho que o dianteiro executa um trajeto menor, mas o importante é que é uma distancia diferente.
Cuidado com as siglas, acho que tem até uns que usam 4WD e nem são 4x4...
A 4x4 part-time é quando NÂO se tem ou não se usa o diferencial central, assim não pode andar em 4x4 em piso com aderencia. É por isso que é part time, ou seja, para usar em parte do tempo (onde não tem aderencia).
A 4x4 Full-time é que usa o deferencial central e que pode ser usada em 4x4 no asfalto sem problemas.

Vina
30/01/2006, 18:56
Olá Amigos!

Tô achando esta conversa muito interessante, mas, por favor não se aborreçam mas tenho muita curiosidade e pouco conhecimento :oops: . O que quer dizer 4 WD? É o mesmo que 4 x 4 integral? Possui vantagens sobre o sistema das bands?

Abraço a todos!

Wallace
01/02/2006, 08:26
4WD originalmente deveria ser tração nas 4 rodas, independente do tipo de tração 4x4 que tiver.
Mas a Gurgel por exemplo usava a sigla 4WD com outro significado, mesmo porque não era 4x4.

mauricera
11/02/2006, 10:38
Pessoal to com uma dúvida, e axu q eh interesse de todos !!

Seguinte.... Possuo uma Hillux sw4 98 e quandu vo pra serra, comu lah eh estrada de areia uso a 4x4 direto... ela fica bem mais estável e pula menos !!!
Na volta pra floripa... usei a 4x4 no asfalto.. obs- estava xovendu na hora-. Como jah podia imaginar... ela denovo me surpreendeu. Curvas ondi teoricamente iria fazer a uns 70 por hora tava fazendu a uns 90 !! com toda a segurança ... o carro tava nan mão !!!

Gostaria de saber se issu naum eh prejudicial pro sistema de tração, se eh aconcelhavel usala no asfalto no dia de xuva, o q vc's poderem me dar de dica agradeço desde jah !!!

Naum sei se o pneu influencia muitu.. mas ela tah calçada com Bfgooldrich- eh assim q se escreve ???- AT 265

Exemplo:
Cherokee Sport---- 4x4 Full-time - Permitido acionar com solo seco e com atrito, podendo ser usado em asfalto e todo o tempo se necessário.

Fora isso, sem dif. central, acho loucura em piso seco.
Esta é minha opinião.
Abraços,
Mauricera

Wallace
12/02/2006, 20:09
Só cuidado que nem todas as Cheorkees Sport tem a opção 4x4 Full-time

greengo
29/03/2006, 22:37
4WD = 4 Rodas Condutoras (literalmente)
AWD = tração nas 4 rodas permanente (Subaru e outros)
4x4 = 4 rodas das 4 com tração

Wallace
30/03/2006, 17:08
Essa nomenclatura nem sempre serve.
A gurgel tinha sigla 4WD (ou AWD) no carajas que não tinha nada de 4x4.
As Grand Cheorkees são 4x4 permanentes mas não usam o AWD.

vagnermonteiro
06/04/2006, 18:39
A minha SW4 tem as siglas 4WD naquela paradas de borracha atrás dos pneus trasieros.
E no diferencial traseiro existe um adesivo: LSD

Acho que não tem diferencial central não....

[s]
Vagner

I2MF
06/05/2006, 20:06
Conselho aos Jipeiros! Jipe/pickup que NÃO SÃO 4x4 full time (tempo integral) devem ser utilizadas com o 4x4 acionado apenas em situações de baixa aderência nas rodas. NUNCA use o 4x4 em asfalto, pois o seu carro part time (4x2 com 4x4 opcional) foi projetado para rodar 4x2 quando não houve necessidade de 4x4. Existe todo um estudo para que o projeto do seu carro seja assim. Se vc usar o 4x4 no asfalto com um carro part time, vc pode até não perceber, mas mais cedo ou mais tarde terá problemas, pois o uso indevido acelera o desgaste de peças e pode até procar a quebra de uma ponta de eixo. 4x4 em asfalto é apenas para carros FULL TIME (Niva, Land,...). BAND NUNCA!!!! CUIDE DO SEU CARRO. Se quer segurança nas curvas com uma BAND, reduza a velocidade e boa viagem!!

Atenciosamente!

I2MF