Ver Versão Completa : Hodômetro Hilux 2.5 Diesel 2011/2011
Seguinte meus caros, tenho aqui essa Hilux e como ja falei algumas vezes, uso pra trabalho... então, como trampo com viagens, é importante pra mim a precisão do km rodado. Faço praticamente o mesmo trajeto todo dia, e na Hilux marcava ~414km, mas essa semana que passou deixei a bruta pra lanternar a lateral e peguei a picape do véio, que é uma Nova Ranger que tava com 115km rodados quando ele me passou... ralei nela a semana e fui verificar a kilometragem, na Nova Ranger marcou ~427km, ou seja ta dando +/- 13km de diferença por dia, então gostaria de saber o que pode ser isso, tendo em visto que utilizo pneus com medidas originais nas duas picapes, na hilux 265/70 e na ranger 265/65. Esses 13km diários, no mês da 260, seria interessante pra mim precisar qual das duas ta marcando certo para que os cálculos como de média de consumo e tal sejam mais eficientes.
Ah, no gps a kilometragem da ranger fica mais próxima do que ele(gps) mostra, porém ainda um pouquinho abaixo.
Sugestões?
Agradeço desde já quem puder ajudar
Abs!
guilhermeabreu
15/12/2014, 15:48
BORJAOO
Caro amigo não sei se vc sabe , todo carro qdo sai de fábrica o velocímetro não marca a velocidade REAL , sempre sai marcando de 10 a 15% para mais , ou seja a km que vc roda num dia marca mais do que A DISTANCIA REAL .
E a solução vc já falou , é só vc marcar a distância diária no GPS e pronto , ou vc colocar um KIT MULTIMÍDIA em seu carro com isto vc terá o GPS no painel do seu carro .
Mas um carro nunca marca a mesma distância de outro carro no mesmo percurso por este motivo que já falei .
Obrigado guilherme, foi o que imaginei. Agora o engraçado é que o velocimetro da hilux é muito mais pareado com a velocidade que o gps marca do que a ranger, já o km rodado fica o contrário.
guilhermeabreu
16/12/2014, 00:28
Ai tem algo de errado , pois se velocidade marcada na Hilux é mais próxima a do GPS , obrigatoriamente a KM da Hilux tem que ser mais próxima da km do GPS tb .
E outra , o erro na velocidade e na km no velocímetro é sempre para mais do que o REAL , ex : se no seu velocímetro esta marcando 100km/h no GPS deverá estar marcando +- 92km/h , normalmente é em torno deste erro que a maioria dos carros tem .
Qdo vc falou :
Ah, no gps a kilometragem da ranger fica mais próxima do que ele(gps) mostra, porém ainda um pouquinho abaixo.
Ficou sem sentido , pois vc se referiu apenas ao GPS , qual km que fica abaixo , a KM do GPS em relação a Ranger ou a KM da Ranger em relação a do GPS ????
O km da ranger fica pouca coisa abaixo da do gps... tipo gps marca 434km ranger 427, hilux 414...
Quando peguei a hilux ela usava pneus 235/70 e a velocidade era muito superior a do gps, troquei para 265/70 e a velocidade ficou pertinho mesmo do gps, tipo 2, 3 km de diferença a 100 por hora.
Vou realizar novos testes, talvez eu tenha feito besteira e anotadl coisa errada...
guilhermeabreu
17/12/2014, 21:22
O km da ranger fica pouca coisa abaixo da do gps... tipo gps marca 434km ranger 427, hilux 414...
Quando peguei a hilux ela usava pneus 235/70 e a velocidade era muito superior a do gps, troquei para 265/70 e a velocidade ficou pertinho mesmo do gps, tipo 2, 3 km de diferença a 100 por hora.
Vou realizar novos testes, talvez eu tenha feito besteira e anotadl coisa errada...
BORJAOO
Esta sua fala agora esta coerente , qdo vc tem o carro com pneus originais , é aquilo que te falei , o erro do velocímetro é em torno de 10% a 15% para mais que marca o carro em relação ao GPS , e qdo vc troca os pneus por outros maiores vc vai corrigindo este erro , e aproximando da marcação do GPS como vc acabou de relatar .
Ex:
Qdo tinha a SW4 93 ela veio com pneus 235x75x15 , e qdo estava a 100km/h o GPS marcava 92km/h , ao trocar estes pneus pelos 255x75x15 qdo estava a 100km/h o GPS passou a marcar 98km/h , talvez se trocasse o pneu para 265x75x15 qdo o carro estivesse a 100km/h o GPS tb deveria estar marcando 100km/h , mas vendi o carro antes de fazer este último teste .
mas por que o hodômetro não se ajusta junto com o velocímetro? achei que fosse +/- o mesmo "sensor" que media isso... a hilux acima de 100km/h fica 99% precisa velocímetro com gps!
guilhermeabreu
17/12/2014, 22:59
mas por que o hodômetro não se ajusta junto com o velocímetro? achei que fosse +/- o mesmo "sensor" que media isso... a hilux acima de 100km/h fica 99% precisa velocímetro com gps!
BORJAOO
O sensor é o mesmo , ou melhor o que mede a distância é o que faz o velocimetro medir a velocidade , se a distância não esta correta o velocímetro tb não esta , qdo a SW4 93 estava com pneu 235 eu ia de uma cidade a outra no meu trabalho o odômetro marcva 52km e estando a 100km/h o GPS marcva 92km/h , qdo coloquei o pneu 255 o odômetro marcava 48km e qdo estav a 100km/h o GPS marcava 98 km/h e a distância entre as duas cidades pelo GPS é de 46,5km , ou seja : a medida que vc tenta corrigir a distância que seu velocímetro marca errado com pneus maiores a velocidade tb vai aproximando da real do GPS , se o seu velocímetro marca uma distância muito errada a velocidade tb será muito errada , se o seu velocímetro marcar a distância correta/exata , a velocidade do seu velocímetro será IDÊNTICA A DO GPS .
Concluindo tudo isto :
Para vc que esta querendo fazer a média de consumo real do seu carro a única opção é vc usar a distância REAL percorrida pelo GPS e dividir esta distância pelo número de litros consumido no percurso , o resto é o resto , ou seja vc vai ficar só elocubrando contas que não acaba mais e NUNCA VC IRÁ SABER O CONSUMO REAL DO SEU CARRO , todas as pessoas que citam que o carro dele faz tantos km/l , ESTAS PESSOAS NÃO ESTÃO FALANDO DE UM CONSUMO REAL , com certeza absoluta o carro esta consumindo mais do que eles estão dizendo PELA RAZÃO SIMPLES QUE JÁ FALEI QUE O ODÔMETRO/VELOCÍMETRO DE NENHUM CARRO MARCA A DISTÂNCIA CORRETA , SEMPRE MARCA UMA KM MAIS ALTA DO QUE ELE REALMENTE ANDOU .
Platenik
20/12/2014, 19:35
Mestre Guilherme,
As medidas 235, 265, etc não são relativas a largura da banda de rodagem? Para interferir na velocidade e consequente distância medida a alteração seria na altura do pneu, ou seja, no diâmetro final roda pneu, certo? Ou não?
Mestre Guilherme,
As medidas 235, 265, etc não são relativas a largura da banda de rodagem? Para interferir na velocidade e consequente distância medida a alteração seria na altura do pneu, ou seja, no diâmetro final roda pneu, certo? Ou não?
Certo. Porém, a medida da altura do pneu é dada em percentual da largura. Consequentemente, a altura total depende da largura da banda de rodagem. Por isso deve-se ter atenção a toda denominação do pneu (xxx/70 ou xxx/75).
Platenik
21/12/2014, 07:14
Exatamente, mas observe que o Borjaoo e o Dr Guilherme trocaram pneus com altura 70. Entendo que a velocidade e a distância não deveriam mudar, concorda?
Eu entendi que o Borjaoo trocou um 235/70 por um 265/70. Assim 70% de 235 é 164,5 e 70% de 265 é 185,5. Ou seja, essa mudança não interfere só na largura do pneu. Interfere na altura e consequentemente no diâmetro também.
Platenik
21/12/2014, 09:35
Ok, perfeitamente entendido.
Valeu!
guilhermeabreu
22/12/2014, 14:15
Ok, perfeitamente entendido.
Valeu!
PLATENIK
Eu dormi de toca , e não rspondi sua dúvida , mas o pessoal já respondeu e agora vc entendeu .
Em que ficou o seu carro ???? esta andando ainda com ele meia bomba ?
Abraço
Platenik
22/12/2014, 18:12
Dr Guilherme, estou saudosista de nossas conversas.
No tópico do problema explanei que fiz algumas análises e trabalhei na válvula SPV da BI, liberando mais diesel e aí o carro ficou bom até demais, ou seja, fumaçando muito e bebendo. como não consegui o ajuste ideal comprei uma válvula nova e o desempenho normalizou, sem fumaça e fazendo 10, 11 por litro.
Ainda não pega como deve ser, principalmente frio. As velas estão boas.
Parei as pesquisas para o fim de ano e em janeiro retorno aos estudos. A eletrônica atrapalha por falta de conhecimento do algoritmo de controle da central.
O amigo sabe, por exemplo, como o botão idle up atua? Ou onde?
Em análise do problema de variação do velocímetro, o sensor está ok e normalizou com o reset da central.
Sempre penso em algum problema de solução bem simples, como algum problema de conexão elétrica, assim estou revisando conector por conector, mas para ligar e a saída da lenta para 1000 rpm, ainda me dá trabalho.
O Dr Sabe a posição de trabalho na lenta da borboleta?
Sei que o Dr vai falar do amigo Manoel, mas não tenho como levar o carro para a CCS em Campos, poderia sim, levar em um fds para ele, entende?
Grande abraço e se não nos comunicarmos até o Natal, deixo meus votos de muita saúde e felicidades para todos os seus.
guilhermeabreu
22/12/2014, 22:31
Dr Guilherme, estou saudosista de nossas conversas.
No tópico do problema explanei que fiz algumas análises e trabalhei na válvula SPV da BI, liberando mais diesel e aí o carro ficou bom até demais, ou seja, fumaçando muito e bebendo. como não consegui o ajuste ideal comprei uma válvula nova e o desempenho normalizou, sem fumaça e fazendo 10, 11 por litro.
Ainda não pega como deve ser, principalmente frio. As velas estão boas.
Parei as pesquisas para o fim de ano e em janeiro retorno aos estudos. A eletrônica atrapalha por falta de conhecimento do algoritmo de controle da central.
O amigo sabe, por exemplo, como o botão idle up atua? Ou onde?
Em análise do problema de variação do velocímetro, o sensor está ok e normalizou com o reset da central.
Sempre penso em algum problema de solução bem simples, como algum problema de conexão elétrica, assim estou revisando conector por conector, mas para ligar e a saída da lenta para 1000 rpm, ainda me dá trabalho.
O Dr Sabe a posição de trabalho na lenta da borboleta?
Sei que o Dr vai falar do amigo Manoel, mas não tenho como levar o carro para a CCS em Campos, poderia sim, levar em um fds para ele, entende?
Grande abraço e se não nos comunicarmos até o Natal, deixo meus votos de muita saúde e felicidades para todos os seus.
PLATENIK
Será o maior prazer em vc dar um pulinho aqui num final de semana deixa passar as festas e depois a gente combina .
Feliz NATAL pra vc e toda a família .
Forte abraço
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