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Ver Versão Completa : O início de uma gaiola 4x4



baguaa
14/12/2014, 14:21
Boa tarde amigos,

Antes de mais nada peço desculpas por já ir me registrando e já abrir um novo post. espero que não vejam isso como prepotência.
Primeiramente gostaria de parabenizar pela galera tão participativa e que sempre esta disponível a tirar dúvidas e propor soluções para nossos brinquedos. Então César Candeleira, mali9ski, nilaraújo, leobnaval, mec art, Flávio Cadore e tantos outros que lí posts e mais posts muitas vezes altamente detalhados e de certa complexidade para um leigo como eu.... aos membros aqui fica a minha gratidão.
Antes de abrir este post me abundei de informações em outros como gaiola mudzila, 4x4 do nito, fusca baja 4x4, tração 4x4 em mecânica VW, como fazer? entre tantos outros.

Embasado nessas leituras e em algum conhecimento teórico sobre autos vislumbro meu projeto como uma gaiola 4x4, e posso confessar que os post do flávio cadore, nil e leo me infuelnciaram muito em querer partir para essa configuração... Então sem mais delongas quero apresentar para os amigos o que pretendo:


Como vou começar o projeto do 0 e é do 0, sem nenhuma pressa, e visando encontrar e comprar toda ou grande parte do aparato mecânico quero saber de vocês amigos do fórum se estou no caminho correto.
Claro que não quero gastar uma fortuna na gaiola, mas também nunca foi do meu feitio fazer uma coisa sem um bom nível de acabamento e principalmente com segurança.

Então para o projeto penso:

em uma gaiola para duas pessoas
chassis tubular ( gostei muito do chassis do dudu aranha)
Motor central
tração nas 4 ( integral ou parcial)
suspensão duplo A nas 4 rodas

Por coincidência, a única coisa desse projeto que tenho é a T-case do niva pois tinhamos um e foi uma das poucas coisas que sobrou dele.. rsrsrs e pelo que lí no fórum o pessoal vê ela como uma boa solução para fazer a tração nas 4.

Portanto gostaria das dicas dos amigos em que peças comprar ( motor ap mesmo ou cht ou outros) e assim sucessivamente para outras peças.

A intenção do post é exatamente essa, termos o maior número possivel de ideias quanto oc componentes a serem adotados no projeto.

P.s.: meu tio deu pt em uma amarock cambio manual, acho que se conversasse com ele poderia comprar essa caixa num preço interessante.
Seria viável adiciona-la ao projeto?

Muito obrigado mesmo pela possibilidade de participar do fórum.

BajaVerdão
14/12/2014, 14:32
Olá amigo, como você criou esse post, estou com dúvidas e sou novo aqui e não seu criar ?

baguaa
14/12/2014, 14:45
Simples amigo,
Para manter a organização do fórum, vá na categoria que o seu veículo pertence, tipo aqui fui em gaiolas e fusca bajas, quando você abrir do lado esquerdo vai ter em cor verde o nome crie um novo post... como isso você vai criar seu post.
Até mais.

BajaVerdão
14/12/2014, 14:51
Muito obrigado amigo !

j martins
14/12/2014, 15:09
vc pretende usar qual diferencial??

j martins
14/12/2014, 15:29
sugiro ao colega um modelo simples leve e eficiente
com motor traseiro e diferenciais de omega
ou motor dianteiro/central com diferenciais de chevete ou opala
segue uma foto p ter ideia

baguaa
14/12/2014, 16:15
Boa tarde J. Martins,

Então, como foi citado não tenho mecânica definida ainda, más vejo a discussão aqui no fórum que as gaiolas se dão muito bem com diferenciais do ômega 2.0 ligadas a t-case do niva...
Acredito que o que vou encontar com mais facilidade será um motor ap 1.8 ou 2.0 e se assim o for acaberei utilizando ele no projeto.
Más por enquanto estamos na fase exatamente de querer ideia dos amigos.
gostei muito deste design dessa gaiola, porém ela é 4x2 e eu estava interessado em torna-la 4x4
Gostaria muito da ideia do engenheiros de plantão ai do fórum... kkkk

baguaa
14/12/2014, 16:18
O design que me refiro é esse:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/131573-gaiola-susp-independente-tubular-motor-central-caixa-ap-motor-ap.html

j martins
14/12/2014, 21:13
vou explicar melhor as duas sao 4x4
design vc pode usar qq um depois que definir a mecanica

a verde 4x4 integral motor traseiro usando cambio transversal gm(sem uso de t-case)
freio a disco nas 4 e suspencao independente nas 4 e 2 dif de omega 2.0(fica super reduzida)
muito forte e velocidade maxima 65km/h

a azul e branca tbm 4x4 com opcao 4x2 na t-case
motor cambio 4m de cheva + t-case niva 2 dif de cheva tbm
freio a disco e susp independente so na dianteira
muito leve e se desdobra muito foto1
foto2 dif diant

fizemos as gaiolas na oficina depois do expediente
atualmente estamos trabalhando numa
com mecanica de hilux foto3

estas sao opçoes que vc pode decidir como melhor custo beneficio p vc

baguaa
14/12/2014, 23:42
entendi, porém nas minhas leituras não pensei que ficaria tão reduzida assim... segue a configuração que estaria pensando:

Motor ap 1.8 ou 2.0 central,
Caixa ( não sei ainda) mas o pessoal fala da caixa de chevete, acredito que consiga comprar uma da amarock manual de 6 marcahas. Seria uma boa para o projeto?
T-case do niva
dois diferencias do omega 2.0 cortados para trabalhar com homocinéticas, provavelmente do santana.

Nessa configuarção só atingiria 65km/h?

quais sugestões faria para que conseguisse atingir um pouco mais de velocidade? Pois poderei utitiza-la em alguns estradoes de areia, e nesse tipo de piso sempre precisamos um pouco mais de velocidade.

Obrigado pela ajuda j martins... super participativo mesmo.

j martins
15/12/2014, 02:09
se vc vai de motor ap o mais pratico seria cambio de chevete + t-case niva
se vc vai colocar de cambio da amarok ja vem com t-case junto porem seria bom colocar um motor com mais torque
os diferenciais do omega nao precisa ser cortado pois ja vem com semi eixo (nao sao de eixo rigido)

a gaiola verde atinge somente 65km pq nao usa t-case
usa cambio do vectra (bloqueado) com a saida do semi eixo 1 p cada diferencial
por isso fica bem reduzido nao anda tanto mais trepa com vontade

fiz uns calculos p usar cambio da hilux com t-case integrada + motor ap
achando q ia ficar bom mas na pratica nao ficou
acredito q tbm nao vai ficar com o da amarok

meu proximo projeto sera o seguinte 4x4 integral
motor golf 2.0 + fuel tech
cambio de logus 5m sem t-case
2 dif de omega 4.1 com bloqueio 100% na tras
freio disco e susp independente nas 4
ja fiz uma semelhante e ficou o bixo
vou fazer com motor central/ dianteiro ou seja o motor mais p tras perto do centro de gravidade
e os dois bancos quase em cima do eixo traseiro fica com a melhor distribuicáo de peso
isso é claro na minha humilde opiniao

veja tbm as opinioes dos colegas e faça um resumo das melhores ideias
espero ter ajudado

j martins
15/12/2014, 02:22
se vc vai de motor ap o mais pratico seria cambio de chevete + t-case niva
se vc vai colocar de cambio da amarok ja vem com t-case junto porem seria bom colocar um motor com mais torque
os diferenciais do omega nao precisa ser cortado pois ja vem com semi eixo (nao sao de eixo rigido)

a gaiola verde atinge somente 65km pq nao usa t-case
usa cambio do vectra (bloqueado) com a saida do semi eixo 1 p cada diferencial
por isso fica bem reduzido nao anda tanto mais trepa com vontade

fiz uns calculos p usar cambio da hilux com t-case integrada + motor ap
achando q ia ficar bom mas na pratica nao ficou
acredito q tbm nao vai ficar com o da amarok

meu proximo projeto sera o seguinte 4x4 integral
motor golf 2.0 + fuel tech
cambio de logus 5m sem t-case
2 dif de omega 4.1 com bloqueio 100% na tras
freio disco e susp independente nas 4
ja fiz uma semelhante e ficou o bixo
vou fazer com motor central/ dianteiro ou seja o motor mais p tras perto do centro de gravidade
e os dois bancos quase em cima do eixo traseiro fica com a melhor distribuicáo de peso
isso é claro na minha humilde opiniao

veja tbm as opinioes dos colegas e faça um resumo das melhores ideias
espero ter ajudado

baguaa
15/12/2014, 10:21
Bom dia,

Esta ajudando muito J. Martins, desde já gradeço sua colaboração,

Então partindo do pressuposto que usarei motor ap eu estou no caminho certo em pegar os diferenciais do omega e caixa do chevete com t-case de niva né?
Abraço

dudu aranha
15/12/2014, 10:54
se vc vai de motor ap o mais pratico seria cambio de chevete + t-case niva
se vc vai colocar de cambio da amarok ja vem com t-case junto porem seria bom colocar um motor com mais torque
os diferenciais do omega nao precisa ser cortado pois ja vem com semi eixo (nao sao de eixo rigido)

a gaiola verde atinge somente 65km pq nao usa t-case
usa cambio do vectra (bloqueado) com a saida do semi eixo 1 p cada diferencial
por isso fica bem reduzido nao anda tanto mais trepa com vontade

fiz uns calculos p usar cambio da hilux com t-case integrada + motor ap
achando q ia ficar bom mas na pratica nao ficou
acredito q tbm nao vai ficar com o da amarok

meu proximo projeto sera o seguinte 4x4 integral
motor golf 2.0 + fuel tech
cambio de logus 5m sem t-case
2 dif de omega 4.1 com bloqueio 100% na tras
freio disco e susp independente nas 4
ja fiz uma semelhante e ficou o bixo
vou fazer com motor central/ dianteiro ou seja o motor mais p tras perto do centro de gravidade
e os dois bancos quase em cima do eixo traseiro fica com a melhor distribuicáo de peso
isso é claro na minha humilde opiniao

veja tbm as opinioes dos colegas e faça um resumo das melhores ideias
espero ter ajudado

amigo porque vc acha que o com cambio de logus fica melhor que do vectra?
O ideal é achar o cambio mais longo possivel, logus ou gm no caso.
Tbm estou pessando em montar um 4x4 mas ainda nao defini a mecanica.

baguaa
15/12/2014, 12:40
Boa tarde galera,
Seguinte, para quem quiser montar uma mecânica 4x4 tb e queira usar t-case de niva tenho uma boa notícia.
Vou utilizar uma no meu projeto e tenho duas na mão aqui, como sei que a galera gosta de usar agente poderia trocar peças sem problema nenhum... agente negocia, o intuito é ajudar a galera aqui e ser ajudado também...
Por tanto tenho uma t-case de niva "sobrando" aqui, quem quiser negociar por outras peças que vou precisar estou as ordens... agora mesmo estou na busca dos diferencias de omega 2.0
att.: Thiago

fag.online
15/12/2014, 12:51
Baguaa, tenho 1 dif de omega 2.0 sobrando em casa... se quiser, faço de mano...

j martins
15/12/2014, 13:15
Bom dia,

Esta ajudando muito J. Martins, desde já gradeço sua colaboração,

Então partindo do pressuposto que usarei motor ap eu estou no caminho certo em pegar os diferenciais do omega e caixa do chevete com t-case de niva né?
Abraço

exatamente
e se quiser economizar o flange de motor e cambio(no caso de usar ap)
pode optar tbm pelo motor gm
pode usar cambio do omega (que fica perfeito com a t-case de niva)com o respectivo motor
ou qq motor gm sem adaptaçao economizando um dimdim e mao de obra

baguaa
15/12/2014, 13:24
Opa Fag.online....
o diferencial me interessa sim... basta combinar no preço kkkkk

J. Martins, com o cambio do ômega a relação não ficaria mais longa ainda? O motor estou inclinado pelo ap pelo preço de compra e o preço da manutenção também...
Aí na sua região por quanto acho um 2.0 injetado?

Um cara deu uima dica do v6 da ranger... o que vocês acham?

j martins
15/12/2014, 13:26
amigo porque vc acha que o com cambio de logus fica melhor que do vectra?
O ideal é achar o cambio mais longo possivel, logus ou gm no caso.
Tbm estou pessando em montar um 4x4 mas ainda nao defini a mecanica.

ola amigo, nao acho o cambio de logus melhor do q de vectra nunca
muito pelo contrario sou doente por mecanica gm
acontece q ja tinha o motor (ap) e p evitar adaptar o cambio so comprei esse do logus pq da bem certinho
se eu tivesse um motor gm sem sombra de duvidas iria atras de um cambio de vectra
ou se achar alguem que queira um conjunto vw troco sem pensar por um gm
comprei esse pq fiz uma troca boa por outras peças q tinha sobrando

baguaa
15/12/2014, 19:32
Salve salve galera...

Essas dúvidas nas adaptações são crueis rsrsrrsrs sempre vamos ter opiniões divergentes.
eu estou adotando o motor AP por acreditar ( e digo acreditar por não ter certeza), que será mais fácil e durável a adaptação para o 4x4, por ser mais prático conectalo a caixa do chevete e a caixa a t-case do niva.
Mas a suspensão ainda me traz grande dúvida, principalmente a traseira, se uso duplo A também ou IRS... qual seria mais eficiente?

vandoartur
15/12/2014, 22:15
boa noite rapazes,estava olhando esses projetos de vcs e sao parecido com o meu ,gaiola 4x4 com 2 caixas

baguaa
15/12/2014, 22:38
Boa noite Vando...

Estamos nessa empreitada desse projeto 4x4, porém nesse projeto pretendo utilizar sisteema com diferenciais e t-case ( que no meu caso vai ser do niva, pelomenos por enquanto é esse o pensamento)... Estamos aqui trocando ideia com os mais experientes para ver se estamos no caminho correto...
E tentando ser o mais paciente possível na confecção dela... estamos discutindo possibilidades para depois de grande parte decidido começar a comprar os componentes.

De antemão tenho na minha cabeça de utilizar:

1 motor 2.0 ap injetado
2 caixa do chevete, 4 ou 5 marchas
3 t-case do niva
4 diferenciais do omega 2.0
5 sistema de suspensão duplo A na dianteira
6 suspensão traseira ainda não definida ( ou irs ou duplo A)
freios não decididos ainda

Porém tudo isso é modificável, uma vez que estou discutindo com o pessoal antes de comprar os componentes.

vandoartur
15/12/2014, 23:13
dai baguaa,etamos ai para poder ajudar no maximo

vandoartur
15/12/2014, 23:18
vc vai por motor na frente ou atras?
eu usei e usaria a caixa de chevete 5 marchas,tem gente que pensa ao contrario,mas a minha nunca encomodou
sobre os freios ,atente achar de carro que tem freio a disco atras e depois vc coloca freio de mao .
isso é a minha opiniao ,waleu

vandoartur
15/12/2014, 23:25
a diferença da minha é que eu uso 2 eixo rigido do opala.

baguaa
16/12/2014, 00:05
Oi Vando...
Quero usar o motor central com tanque de combustível e outros apetrechos na frente para distribuir o melhor possível o peso

j martins
16/12/2014, 09:37
a diferença da minha é que eu uso 2 eixo rigido do opala.

ola vando, como vc fez na dianteira p virar pros lados?

vandoartur
16/12/2014, 09:56
ola vando, como vc fez na dianteira p virar pros lados?
ola martins,eu criei um munhao na ponta do eixo do opala ,sendo que um lado eu diminui o eixo,para resumir eu fiz estilo o troller, se voce nao foi na minha pagina ainda ,vai lá que tem mostrando alguma coisa mais detalhado.gaiola off road com 2 caixas.

fag.online
16/12/2014, 10:15
baguaa, não estás com a opção de enviar email ativada?
Seria mais fácil pra podermos negociar sem interferir no tópico.

baguaa
16/12/2014, 12:28
Bom dia galera,

Verdade Fag. não estava ativa, mas agora está.
Já pode enviar e-mail sem problemas.
Fag quanto a estrutura (design) a ser utilizado... qual me recomendaria?
Estava pensando em usar tipo o ariel atom só que tenho medo de não ficar segura para as trilhas.

Grato.

vandoartur
16/12/2014, 12:49
Oi Vando...
Quero usar o motor central com tanque de combustível e outros apetrechos na frente para distribuir o melhor possível o peso
certo mais o motor vai ter preferencia na parte de tras?
a minha eu distribuir tambem, e tem lugar para mais duas a tres pessoas atras e bloquei o dif trazeiro que dai nao força tanto porque o motor e dianteiro .

baguaa
16/12/2014, 13:09
Sim, tenho preferencia pelo motor na parte centrar por uma característica que gosto bastante:

Quando em arrancadas e subidas bruscas a tendência é o deslocamento da massa para trás, portanto irá jogar mais peso no eixo traseiro e por consequência maior atrito e maior tração.
Então é esse o motivo de dispor o motor central/ traseiro.

j martins
16/12/2014, 14:37
vando
eu tbm tava com uma ideia semelhante a tua com 2 caixas
mas deixar a cx do estort com alavanca e usar para reduzir qdo precisar
me corrijam se estiver errado
se deixar a cx do escort numa 5 poderia usar as marchas da cx do cheva normalmente p cidade
e qdo usar na trilha engatar por ex uma 3 na do escort e usar as marchas da cx do cheva
e se quiser reduzir bastante colocar numa 1 do escort e usar as do cheva tbm conforme precisar

pergunto aos colegas estou enganado ou estou no caminho certo

baguaa
16/12/2014, 14:58
J. Martins, posso estar enganado. Mas vai o que penso...

Pelo que li das discussões no tópico maquina blue, mais uma 4x4 e outros, o que a galera discute muito é a velocidade de giro de cada eixo, que elas tem que ser idênticas para que nada "frite" ( quebre).
A solução empregada é a adoção da t-case do niva, por ela ter um diferencial central, permitindo que as rodas girem em velocidades distintas e mesmo assim ficando tudo inteiro rsrrsrs....
Posso estar enganado, más você não poderá colocar as rodas dianteiras para rodarem em velocidade diferente das traseiras. a não ser que use um diferencial central como o niva.

mali9ski
16/12/2014, 16:30
vando
eu tbm tava com uma ideia semelhante a tua com 2 caixas
mas deixar a cx do estort com alavanca e usar para reduzir qdo precisar
me corrijam se estiver errado
se deixar a cx do escort numa 5 poderia usar as marchas da cx do cheva normalmente p cidade
e qdo usar na trilha engatar por ex uma 3 na do escort e usar as marchas da cx do cheva
e se quiser reduzir bastante colocar numa 1 do escort e usar as do cheva tbm conforme precisar

pergunto aos colegas estou enganado ou estou no caminho certo

Vai continuar sendo extremamente reduzida.....

a caixa de cambio por mais que vc pegue uma bem longa com 5ª 0,89 como alguns excort's por exemplo, vai ter a redução do diferencial que sera no minimo uns 3:1 e as trasnferencias normais são entre 2 e 2,5:1

uma trasnferencia no final das contas não custa para justificar usar uma caixa de carro.

quanto a que amigo falou as relações seriam as memas pois a 2ª caixa seria usada de trasnferencia apenas o que comprometeria o conjunto seria o fato de ter que bloquear o diferencial da caixa que não compensaria as curvas,e poderia quebrar......

valew

vandoartur
16/12/2014, 17:09
baguaar ,tiro pela minha que e motor na frente ,quando ela sobe morro ela pega parelho as 4 rodas.
as 4 rodas giram na mesma velocidade ,pois os 2 diferencial sao do mesmo modelo e tamanho,tanto é que o trazeiro da minha e bloqueado 100% e nao quebra devido o motor ser na frente ,a caixa do escort que faz o papel da te-case tem o diferencial bloqueado tambem ,para nao fazer o sistema X nos valos e barrancos .

vandoartur
16/12/2014, 17:20
martins , a caixa do escort nao precisa de alavanca ,se deixar na quinta marcha ja esta mais do que bom ela tem reduçao suficiente para levar a sua gaiola e mais 2 de arrasto se precisar (desde que tenha pneu),se vc usar uma do chevett estilo a minha coloca uma de 5 marchas na estrada vc conseque andar uns 60 km/h de boa sem forçar muito o motor ,se fazer o motor da giro ela da uns 85 km/h ,usando a mesma configuraçao que usei, mas na trilha éo bixo a força que tem ,se vc parar em meio morro vc arranca bem ,mesmo com a do escort na quinta marcha. isso éo que acontece com a minha ,dessas configuraçao toda so oque me encomodou foi os tirantes dos eixos que nao aguentava eu puxava os colegas e estoravas tudo ,mas nunca vim rebocado ,ela vinha 4x2. agora ja mudei tudo ate tenho umas fotos no meu topico que estou trocando .

vandoartur
16/12/2014, 17:27
agora estou pensando em trocar a caixa de escort por uma te-case ,porque emplaquei a minha gaiola e dai vou andar mais em rodovia ,mas como disse pensando mas se trocar faço com pesar.

vandoartur
16/12/2014, 17:33
dai mali quanto tempo, usei essa do escort na epoca porque sabe aqui para encontrar uma era dificil ,digamos do niva nao tinha e era caro para mim na epoca ,e essa do escort eu ja tinha e nao quebra e se quebrar e facil de achar peças pó qualquer ferro v
tem .essa foi a minha ideia.!!!!!

j martins
16/12/2014, 17:35
martins , a caixa do escort nao precisa de alavanca ,se deixar na quinta marcha ja esta mais do que bom ela tem reduçao suficiente para levar a sua gaiola e mais 2 de arrasto se precisar (desde que tenha pneu),se vc usar uma do chevett estilo a minha coloca uma de 5 marchas na estrada vc conseque andar uns 60 km/h de boa sem forçar muito o motor ,se fazer o motor da giro ela da uns 85 km/h ,usando a mesma configuraçao que usei, mas na trilha éo bixo a força que tem ,se vc parar em meio morro vc arranca bem ,mesmo com a do escort na quinta marcha. isso éo que acontece com a minha ,dessas configuraçao toda so oque me encomodou foi os tirantes dos eixos que nao aguentava eu puxava os colegas e estoravas tudo ,mas nunca vim rebocado ,ela vinha 4x2. agora ja mudei tudo ate tenho umas fotos no meu topico que estou trocando .


mas a tua nessa configuraçao nao fica 4x4 permanente

j martins
16/12/2014, 17:57
J. Martins, posso estar enganado. Mas vai o que penso...

Pelo que li das discussões no tópico maquina blue, mais uma 4x4 e outros, o que a galera discute muito é a velocidade de giro de cada eixo, que elas tem que ser idênticas para que nada "frite" ( quebre).
A solução empregada é a adoção da t-case do niva, por ela ter um diferencial central, permitindo que as rodas girem em velocidades distintas e mesmo assim ficando tudo inteiro rsrrsrs....
Posso estar enganado, más você não poderá colocar as rodas dianteiras para rodarem em velocidade diferente das traseiras. a não ser que use um diferencial central como o niva.

baguar
acho que nos nao temo falando a mesma coisa
ate onde sei t-case tem um sistema de engate e desengate p a dianteira
alem de um sistema de reducao nao tem diferencial central
e a t-case do niva ou qq t-case nao vai largar rotacao diferente p os diferenciais

baguaa
16/12/2014, 18:01
J. Martins, concordo, a t case vai lançar a mesma rotação. Mas e as rodas?
tipo se na frente nao for um diferencial, mas sim uma caixa como o amigo falou, ela vai ter uma rotaçao
e as de tras tocadas por um diferencial, tipo do omega ou outro qualquer teriam outra devido a diferença da relaçao....
então cada conjunto de rodas estaria em uma relação diferente. Estou enganado?

vandoartur
16/12/2014, 18:21
martins ,quando ela quebrava o tirante o eixo saia de sua posiçao e desbunhava a tulipa ,que faz a ligaçao entre a caixa do escort e o cardã que vai para o diferencial ,nisso ela ficava tracionando só na frente ,por isso falei 4x2
mas nomalmente ela é 4x4 integral .

j martins
16/12/2014, 18:24
martins ,quando ela quebrava o tirante o eixo saia de sua posiçao e desbunhava a tulipa ,que faz a ligaçao entre a caixa do escort e o cardã que vai para o diferencial ,nisso ela ficava tracionando só na frente ,por isso falei 4x2
mas nomalmente ela é 4x4 integral .

certo entendi
parabens pela gaiola

vandoartur
16/12/2014, 18:24
baguaa, vc esta certo a te-case tem o mesmo giro para as 2 saida ,os 2 diferencial tem que ser do mesmo modelo ou reduçao.

baguaa
16/12/2014, 18:28
Galera brigado pela participação de vcs aqui nesse nosso post...
Mas quero idéias galera.... Um cara veio me oferecer aqui um motor da ranger o v6 com a caixa...
O que vcs acham? acha que pode ser furada?
Pelo tamanho que ví me parece que não é tão mais pesado que o ap....
Mas a manutenção não deve ser das mais gatinhas...
E AÏ GALAERA!!!! O que vcs acham? será que pode ser furada?

j martins
16/12/2014, 18:29
J. Martins, concordo, a t case vai lançar a mesma rotação. Mas e as rodas?
tipo se na frente nao for um diferencial, mas sim uma caixa como o amigo falou, ela vai ter uma rotaçao
e as de tras tocadas por um diferencial, tipo do omega ou outro qualquer teriam outra devido a diferença da relaçao....
então cada conjunto de rodas estaria em uma relação diferente. Estou enganado?

ainda acho que nao estamos falando a msm coisa
estamos falando de um motor um cambio uma t-case (ou uma cx transversal)
e mais dois diferenciais
4x4 tem q ser com dois diferenciais com msm relaçao
com esses itens tem q funcionar

vandoartur
16/12/2014, 18:31
certo entendi
parabens pela gaiola
obrigado ,se precisar de alguma ajuda que eu possa ser util estamos ai ...

vandoartur
16/12/2014, 18:43
Galera brigado pela participação de vcs aqui nesse nosso post...
Mas quero idéias galera.... Um cara veio me oferecer aqui um motor da ranger o v6 com a caixa...
O que vcs acham? acha que pode ser furada?
Pelo tamanho que ví me parece que não é tão mais pesado que o ap....
Mas a manutenção não deve ser das mais gatinhas...
E AÏ GALAERA!!!! O que vcs acham? será que pode ser furada?
baguaar ,ideias de construir gaiola é igual a bun...,cada um tem a sua,nos etavamos dizendo com fizemos as nossas para vc ter noçao de como fazer ,como motor ,caixa ,te-case,diferencial e posiçao dos mesmos ,porque nao existe a formula certa .

baguaa
16/12/2014, 18:55
Vando e esse motor v6 pode ser uma má escolha?
Alguém pode falar alguma coisa sobre ele?

vandoartur
16/12/2014, 19:35
minha opiniao ,se vc colocar um motor desse esquece essas mecanica que nos usamos ,e parti para mecanica mais forte de jeep,f 75 ,rural e por ai vai.

baguaa
16/12/2014, 19:52
bom saber disso vandoartur...

Mas ai as adaptações seriam monstuosas... os diferenciais teriam que ser cortados para receber homocinéticas...
nem sei como faria o bloqueio
a reduçao do jipe não sei se é uma boa ideia...
Apesar de na minha terra vc achar jipe rural e afins aos kilos.... mas odeio jipe... kkkkk nunca gostei!
Tem um na minha casa ( do meu tio) motor caixa de hillux 2.5
diferenciais do jipe
freios a disco
direção hidraulica.... mas pra mim sempre vai ser jipe.
Então o mais correto é usar motor ap mesmo né?
Para termos essa configuração.
você acha que a t-case do niva não aguentaria a "ignorância" do V6 zão né?

vandoartur
16/12/2014, 20:00
bom saber disso vandoartur...

Mas ai as adaptações seriam monstuosas... os diferenciais teriam que ser cortados para receber homocinéticas...
nem sei como faria o bloqueio
a reduçao do jipe não sei se é uma boa ideia...
Apesar de na minha terra vc achar jipe rural e afins aos kilos.... mas odeio jipe... kkkkk nunca gostei!
Tem um na minha casa ( do meu tio) motor caixa de hillux 2.5
diferenciais do jipe
freios a disco
direção hidraulica.... mas pra mim sempre vai ser jipe.
Então o mais correto é usar motor ap mesmo né?
Para termos essa configuração.
você acha que a t-case do niva não aguentaria a "ignorância" do V6 zão né?
sim ,o motor do niva se nao me engano é 1.3 ou 1.4,aguentar um ap 2.0 ja é bastante ,imagina um v6.

baguaa
16/12/2014, 20:14
Obrigado pelo apoio Vando...

É isso que engrandece o tópico, ajuda dos amigos, com isso erramos menos e somos mais felizes.
Estou aberto a todo tipo de crítica, afinal, tenho certeza que o intuito é ajudar e sermos ajudados da melhor forma possível.

E volto a dizer, tenho "sobrando" uma t-case do niva aqui... quem tiver interessado em trocar por outra peça do meu interesse agente conversa na hora!

baguaa
16/12/2014, 20:18
Fag...
Ainda estou no aguardo da proposta do diferencial...
Galera, precisando também de uma caixa do chevete, de preferencia 5 marchas.. e os dois diferenciais do ômega 2.0
se alguém tiver ai é so mandar msg

vandoartur
16/12/2014, 21:48
Quantos vc quer na te case do niva

baguaa
16/12/2014, 21:56
Vando, meu interesse seria trocar por outros componentes, como os diferenciais do omega por ex...
Mas aceito propostas na t-case
Qualquer coisa posto fotos.
p.s.: Saberia me dizer por quanto de media esta o diferencial do ômega?

vandoartur
16/12/2014, 22:10
Baguar nao sei .mas deixo para.o amigo.fag

baguaa
16/12/2014, 22:16
Estou no aguardo dele vando
Más ele sumiu... e de todas as formas vou precisar de dois

vinijost
17/12/2014, 10:16
Estou no aguardo dele vando
Más ele sumiu... e de todas as formas vou precisar de dois


Opaa.. te interessa trocar em uma caixa chevette 5 marchas sua reduzida do niva?

Valeu!!

baguaa
17/12/2014, 11:25
Bom dia Vini jóia?

Da uma melhorada pra nois aí?
A cx do chevete na redução do niva pau a pau fica ruim pra mim não fica não?
Mas podemos falar sobre isso.
meu e-mail é t.brito.nogueira@uol.com.br
Abraço

dudu aranha
17/12/2014, 12:15
Baguaa li tudo, nao sei se descidiu algo mas, vai algumas sugestoes que já penssei em fazer só nao sei se dá certo.
1 motor gm (astra/kadett/vectra) caixa gm transfersal se achar o f23, pois dizem que ele aguenta até 400cv, 2 diferenciais de omega.
colocar motor central atraz do banco/ no caso na transversal
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/gaiola-baja-e-buggy/318640d1320266189-gaiola-motor-ap-na-transversal-image21_big.jpg
tipo essa porem como vc usaria o diferencial de omega ele poderia fica coloca colado na caixa jogando o motor mais p traz, com isso vc poderia fazer um desing mais de gaiola.
Diferencial da caixa f23 poderia usar blocante de tipo esse
Blocante 80% GM F18 / F 16 Astra Vectra Monza Kadett - JR RACING PARTS (http://loja.jrracingparts.com.br/ecommerce_site/produto_19416_5336_Blocante-80-GM-F18-F-16-Astra-Vectra-Monza-Kadett-)
assim com nos de omega, p travar quando vc jogar potencia e deslizar quando precisar curvar.
alavanca de marcha via cabo, que pode ser do vectra novo ou vc fazer um, embreagem hidrauliaca ou via cabo msm.
manga de eixos de corcel ou outra similar.
suspecao dianteira duplo A e traseira tipo irs ou tipo essa abaixo que melhora ainda mais a distribuicao de peso.

o unico problema seria a relaçao curta, porem o sapinho deve ter isso mais longo, assim como diferencial.
http://www.clicknoclick.com.br/loja/produto/Engrenagem-3%AA-e-4%AA--Vectra.ht

http://i288.photobucket.com/albums/ll187/RHINOPARTSANDPERFORMANCE/RZR%20XP%20900/27.jpg


http://i1215.photobucket.com/albums/cc515/waszak1977/HCR10.jpg?t=1302412814


projeto 4x4 é complicado, leva tempo e dinheiro muita coisa vc tem que testar, e a pessoa p executar o projeto tbm tem ki ser ferra, nunca testei minhas sujestoes é so minha opniao de como faria uma 4x4 os amigos podem contestar minhas ideas ou me corrigir em algo
espero ter ajudado.

baguaa
17/12/2014, 13:52
Boa tarde Dudu,

E como ajudou, você sempre com post super detalhados e técnicos... porém na sua fala do executor ser fera é o maior problema...
POis eu sou só um leigo curioso e a única pessoa que constrói gaiolas aqui na cidade que moro Redenção PA não me parece ser muito técnico....
Então para sair uma coisa boa vou ter que ficar no pé...

Poderia postar aqui algum exemplos que você acha legal de design de gaiola?

Muito obrigado mesmo dudu

kleverton moreira
17/12/2014, 14:35
Baguaa se você colocar o motor da ranger da pra você fazer uma gaiola parecida com aquelas americanas. Eu me depararo o com o mesmo problema não conheço ninguém aqui na minha cidade que faz gaiola mas a gente vai dando um jeito, boa sorte no projeto. Abraços!
487275487276

baguaa
17/12/2014, 15:06
Boa tarde kleverton....

Da sim, mas igual a essas ai só em um futuro bemmmmmmm distante rsrsrrsrs
o tempoR$$$$$ não da ainda... principalmente essas suspensões, diferenciais e cositas mais que não temos acesso....

Mas gostei demais da ideia....

Falando sobre o motor da ranger, um amigo citou aqui que achava que a t-case do niva não aguenta. Depois fui pensar bem friamente e realmente acho que tem rasão.

O que a galera mais experiente acha?

P.S.: quem puder postar aqui projetos e idéias de designs da gaiola vou ficar agradecido

dudu aranha
17/12/2014, 15:30
Boa tarde kleverton....

Da sim, mas igual a essas ai só em um futuro bemmmmmmm distante rsrsrrsrs
o tempoR$$$$$ não da ainda... principalmente essas suspensões, diferenciais e cositas mais que não temos acesso....

Mas gostei demais da ideia....

Falando sobre o motor da ranger, um amigo citou aqui que achava que a t-case do niva não aguenta. Depois fui pensar bem friamente e realmente acho que tem rasão.

O que a galera mais experiente acha?

P.S.: quem puder postar aqui projetos e idéias de designs da gaiola vou ficar agradecido
opniao de desing p motor traseiro
tipo baja

487280
487281
487286487287


ou gaiola msm, gostei dessa com esses cortes retos lembra o aviao invisivel
http://2.bp.blogspot.com/_DhKAeKmsyao/SN-D8djzhaI/AAAAAAAAADQ/McXjadG8p1g/s320/F117+foto.jpg

487283
487282

487284
487285

ou assim
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQae3x_7aoW5F5JgUixxhatklKBkgj2a CHK1vbQjksrWCWaG2T1
http://www.pirate4x4.com/trailreports/offroad_expo06/monster_buggy2.jpg

baguaa
17/12/2014, 15:42
Nowwwww...... Também gostei demais dudu, agora a questão é... será que damos conta de construir pelomenos pareceida rsrsrsrs

Esse é o porem...

mali9ski
17/12/2014, 15:44
Boa tarde kleverton....

Da sim, mas igual a essas ai só em um futuro bemmmmmmm distante rsrsrrsrs
o tempoR$$$$$ não da ainda... principalmente essas suspensões, diferenciais e cositas mais que não temos acesso....

Mas gostei demais da ideia....

Falando sobre o motor da ranger, um amigo citou aqui que achava que a t-case do niva não aguenta. Depois fui pensar bem friamente e realmente acho que tem rasão.

O que a galera mais experiente acha?


P.S.: quem puder postar aqui projetos e idéias de designs da gaiola vou ficar agradecido

Amigo se a grana esta curta não aconselho entrar num V6 vortec, que o motor com muito torque e uma corrente, vai puchando todos os custos para cima..

mas tem que ir sonhando, o segredo para essas coisa é o tempo, se vc fizer uma mais simples e ir rodando com tempo vc pode ir comprando as peças juntando grana errando concertando aprendendo com o primeiro projeto e mais tarde pode realizar outro mais elaborado...

Eu particularmente, sou da opinião de gaiola 4x4 com melhor custo beneficio, ainda é motor 4cil, Gm ou Vw caixa de chevette, trasnferencia do niva e diferencias do omega.....

eu se fosse fazer outro projeto hoje e tivesse $$$ pra investir, faria mais baseado nos ultra4 do que nas ''gaiolas americanas''

mas ''brasileirado'' é claro...

eu usaria um motor diesel com bastante torque e com bomba injetora ( com bomba aberta e preparação basica) eu gosto bastante do maxion S4 turbo plus, uma caixa e trasnferencia ou de uma defender hiluz sw4 ou pajero full (integral) eixos os bom e velhos dana 44/3 rigidos na traseira e independentes na dianteira e é claro motor traseiro, com estrutura 100% tubolar e pneus pelo menos um 37,5 mudzilla da vida....

ja que tudo munda ta postando fotos da net dos desejos vou postar os meus....487289 487290487291

valew

baguaa
17/12/2014, 22:31
Boa noite amigos,

Verdade mali9ski temos que a cada dia pegando experiência e gostando mais e mais da coisa.
Porém perguntei sobre o motor da ranger por ser uma oportunidade e estar quase do preço de um ap 2.0, mas imaginava que poderia ser mais complicado de usalo no projeto.
Mas o que mais quero é agradecer a sua presença aqui no tópico, espero que esteja sempre por aqui ajudando agente nessa empreitada!
Quanto ao sonhos, sim, esses não podem morrer, e quanto ele for vivo, nossas gaiolas nunca vão estar boas, sempre estaremos procurando mais e mais.

P.S.: Galera, amanha estarei viajando bem cedo e vou entrar com menos frequência no fórum, portanto se sumir um pouquinho não vão pensar que desisti viu!
Vou aproveitar essa viagem pelo interior e tentar garimpar o maior número possivel de peças pelo menor preço..
Obrigado a todos pela ajuda que vocês vem me dando
Feliz natal a todos e as respectivas famílias.
Que Deus sempre esteja nos abençoando mais e mais!

fag.online
19/12/2014, 10:22
Baguaa, desculpe a demora, final de ano a correria é grande.
Vou te mandar um email agora

fag.online
19/12/2014, 10:23
Baguaa, infelizmente a opção de te mandar email está fora, entra no www.GaiolaClubCriciuma.com.br (http://www.tigresoffroad.com.br/) no setor de contato, tem meus dados lá. No aguardo

myneirinho
08/01/2015, 13:01
Ola amigo quero fazer hma 4x4 .otor ap 1.8 com duas caixas. Tem algu.a foto para mi ajudar e me dizer c fica bom gostaria da opicao 4x2 também obrigado

myneirinho
08/01/2015, 23:01
Ola me entereso tenho um motor ap 1.8 e caixa do bx traseira qual caixa poderia colocar na frente precisaria colocar algo amais ou posso itetligar com carda direto? OObrigado

andersonazevedo1
04/02/2017, 21:51
Boa noite, pessoal. Sou totalmente iniciante no lance 4x4, mas queria montar uma aranha 4x4 para 02 lugares sem gastar muito. Alguem teria algum projeto detalhado para me fornecer?

OSBRI
27/03/2017, 14:21
Boa noite, pessoal. Sou totalmente iniciante no lance 4x4, mas queria montar uma aranha 4x4 para 02 lugares sem gastar muito. Alguem teria algum projeto detalhado para me fornecer?

Boa tarde andersonazevedo1
Primeiramente você teria que definir o que seria prá você "gastar muito"...
Digo isso porque sou amante e praticante do off-road, há cerca de 15 anos (com jipes), e há mais ou menos 10 anos, me apaixonei pelas gaiolas, apesar de nunca ter pilotado uma...
Há cerca de um ano e meio resolví procurar por uma e acabei achando aqui mesmo na grande BH, uma com motor a ar, EMPLACADA, por apenas R$11 mil (muito raro)...
O problema, foi o fato de eu não ter confiado muito em sua estrutura, uma vez que tenho uma "nano-empresa" no ramo de micro soldagem, além de ser ferramenteiro especializado em moldes para injeção de plásticos;
Diante desta questão, resolvi então fabricar minha própria gaiola, seguindo requisitos técnicos, buscando muuuiiita informação, inclusive aqui no fórum, mesmo não sendo usuário na época, e em janeiro de 2016 pus a mão na massa e comecei sua fabricação, também achando que não "gastaria muito"!!!
Não foi fácil não, uma vez que eu não tinha um projeto definido para seguir, foi mesmo "na raça", onde dei muita cabeçada, tive de abrir mão do meu precioso tempo, inclusive com a família, para me dedicar ao máximo na construção dela...
Hoje, após 14 meses, estou com ela praticamente pronta, estou só no aguardo da papelada que será despachada pelo Nil, também aqui do fórum, e o mais cômico nesta história toda, é que até aqui, foram gastos exatos R$19 mil, bem acima do valor daquela gaiola lá do início, e ainda não está computado o valor da mão-de-obra, uma vez que fui eu quem a fez, mas vou lhe dizer uma coisa, valeu cada centavo gasto com ela, pois ficou exatamente como eu queria;
Resumindo: Procure não se apegar muito ao que você possa vir à gastar, pois o mais importante é o prazer de ver um projeto seu concluído, e o melhor, poder desfrutar/usufruir do mesmo!!!
Não sei se ajudei muito no seu problema, na verdade acho que não ajudei em nada, mas de qualquer maneira fica a dica;
As fotos dela estão em anexo.
Abraços e boa sorte na procura!!
Fábio A.Brisolla545530545531