PDA

Ver Versão Completa : viajar usando o radioamador



Júnior DRM
11/12/2014, 21:34
Ola eu moro no Paraná, agora no fim do ano vou fazer uma viajem para o Mato Grosso, vou até perto da divisa do Mato Grosso com o Tocantins, eu sou portador de um COER e tenho 2 HTs um Baofeng UV5 RA e um GP 78 Elite, para usar nas trilhas, como é complicado descobrir as repetidoras q são usadas nos lugares por onde vou passar, gostaria de saber se compensa levar eles pra ficar acompanhando a frequequencia 146.520 ou alguma outra, levarei a licença e o COER, mas os HTs não tem selo da ANATEL, quais complicações posso ter?

andre_agostinho
12/12/2014, 01:48
Olá amigo...viajei bem pelo Mato Grosso e vc vai conseguir poucas repetidoras lá...tem em Várzea grande e outra em cuiaba
Repetidoras do Mato Grosso
Frequencia off-set Cidade Indicativo Subtom Situação
146.940 -600 Cuiabá
433.000 -5000 Rondonópolis
439.000 -5000 Várzea Grande

eu tentei contato várias vezes pela repetidora e nunca consegui falar com ninguem
possuir só o coer não resolve pois vc precisa de um indicativo pra operar...que vc consegue qdo entra no sistema da anatel...pede...paga e o tem.
eu aconselho um PX MOVEL com botina na região...fala-se mais

Júnior DRM
12/12/2014, 12:09
Muito obrigado pela ajuda André, o px eu até tenho mas o problema do px é que o carro é do meu e nem ele vai gostar muito q eu fure e ou corte os fios do carro dele e nem eu vou querer hehehe, quando falei q tenho COER achei q tinha ficado subentendido q também tenho o indicativo, quando paguei as guias de recolhimento no banco já veio tudo junto, indicativo, COER e licença de estação, pelo visto e alguns lugares é diferente.

andre_agostinho
14/12/2014, 00:23
Olá junior....se vc já tem indicativo ...blz..use o vhf e uhf, na região do MT tem pouca gente falando...pelo menos eu nunca consegui nenhum contato usando as repetidoras......
por isso que falei do PX...MAS vc tem razão...fazer ligação no carro dos outros não da muito certo.....kkk:farted:

Fernando Camelier
14/12/2014, 19:57
Olá amigo...viajei bem pelo Mato Grosso e vc vai conseguir poucas repetidoras lá...tem em Várzea grande e outra em cuiaba
Repetidoras do Mato Grosso
Frequencia off-set Cidade Indicativo Subtom Situação
146.940 -600 Cuiabá
433.000 -5000 Rondonópolis
439.000 -5000 Várzea Grande

eu tentei contato várias vezes pela repetidora e nunca consegui falar com ninguem
possuir só o coer não resolve pois vc precisa de um indicativo pra operar...que vc consegue qdo entra no sistema da anatel...pede...paga e o tem.
eu aconselho um PX MOVEL com botina na região...fala-se mais

André, eu não aconselharia NUNCA utilizar botinas. Por que?
A botina é um amplificador de potência que geralmente amplifica além do sinal principal, sinais indesejados (espúrios e harmônicos) e, com certeza, vão provocar algum tipo de interferência.
Precisamos ter consciência que nosso direito termina onde começa o de nossos vizinhos.
No caso do Júnior, a saída é utilizar o Radioamador mesmo.
Tentar descobrir nos clubes locais quais as frequências utilizadas e rezar pra ter alguém ouvindo quando precisar.
Um abraço!

andre_agostinho
15/12/2014, 00:06
André, eu não aconselharia NUNCA utilizar botinas. Por que?
A botina é um amplificador de potência que geralmente amplifica além do sinal principal, sinais indesejados (espúrios e harmônicos) e, com certeza, vão provocar algum tipo de interferência.
Precisamos ter consciência que nosso direito termina onde começa o de nossos vizinhos.
No caso do Júnior, a saída é utilizar o Radioamador mesmo.
Tentar descobrir nos clubes locais quais as frequências utilizadas e rezar pra ter alguém ouvindo quando precisar.
Um abraço!

Eu concordo com vc sobre as botinas...porém não posso deixar de citar que ela já me salvou na trilha que estava fazendo com um outro jipeiro amigo meu e, no meio do mato..o jeep quebrou feio e ele se machucou feio tb...e .o PX dele não alcançava ninguém...se eu estivesse com o meu sem botina...não tinha chegado o resgate no QTH...( que consegui contato com um caminhoneiro que avisou a polícia rodoviária logo em atibaia....o amplificador ajudou muito nessa hora
no meio do mato, meu vhf não serviu pra nada tb....
entao entendo...concordo com a lei e com vc...mas não custa nada se precaver quando vai pro mato....eu instalo sempre que vou pra trilha depois dessa...e removo quando estou no dia a dia...fiz um esquema plug n play....:angel:
Abs

andre_agostinho
15/12/2014, 00:07
Ah...detalhe...não precisa dizer que celular não pegava por lá....né?

Júnior DRM
15/12/2014, 15:52
Muito obrigado André e Fernando, vou ter q ver o q faço, mas pelo que estou vendo é torcer para q corra tudo bem e que o celular tenha bastante cobertura hahaha

andre_agostinho
24/12/2014, 01:32
Ola Junior....se vc for pegar só estrada....vá de PX...estive em Mato Grosso semana passada em cuiaba... E de lá segui para alta floresta....mais ou menos uns 750 km...eu estava com Px e PY no carro...só falei em px praticamente...Tem até algumas "almas" no py...mas é escasso....Como tem muito caminhao pras banda de lá....a comunicacao...MEsmo utilizando a potência nominal do rádio da pra se virar bem...Dependendo de qual é seu carro..coloque uma boa antena no centro do teto...e manda ver....se for de jipe..troller....eu colocaria Maria mole pelo menos nessa viagem...Fiz um esquema no meu Bóris com 2 antenas Maria mole atras...co-faseadas ...uma em cada ponta do parachoque traseiro ligando as duas no rádio com cabo de 75 ohms ( não é de 50ohms)...aumentou bastante a abrangência da antena...e tenho gostado muito dos resultados...e tenho falado longe com ela...mesmo sem o amp...qqr coisa dou as dicas...Qual sua VTR.?