PDA

Ver Versão Completa : Cherokee Sport 4.0L ou Explorer XLT V6?



saviocosta
22/01/2006, 23:58
Amigos, estou comprar um 4x4 grande, não vou fazer trihas radicais, mas pode ser que vá de vez em quando a um local de difícil acesso e que precise de um 4x4 confiável, mas também quero um pouco de conforto no dia-a-dia e na estrada, já me decidi, vai ser uma Cherokee Sport 4.0L ou uma Explorer V6, mas não consegui escolher qual. Então para facilitar minha escolha, venho aqui pedir a ajuda dos amigos sobre essa questão. Se puderem ajudar com todo tipo de informação sobre os carros eu agradeço. Estou no Rio de Janeiro. Gosto dos dois carros e sei que em alguns aspectos são bem diferentes.

Valeu

Wallace
23/01/2006, 11:19
Á Explorer tem mais conforto é maior e a Cherokee deve ser melhor no fora de estrada.
Acho que é mais uma questão de gosto, vai estar bem servido com ambos.

saviocosta
23/01/2006, 13:23
Mas ja me disseram que em termos de conforto a cherokee sport fica devendo muito pouco pra outros SUVs e que também tem bastante espaço.
Queria um pouco mais de detalhes:
Qual a diferença de consumo?
Qual dos dois tem menos problemas com GNV? E o espaço da mala como ficaria com o cilindro?
IPVA, qual ficaria mais caro?
Manutenção: terei problemas em conserta-los? Muito caro? Tem oficinas pros dois no Rio? Principalmente os independentes, pois na autorizada já ouvi que os dois são caros pra consertar.
Roubo, qual seria o mais visado?
Desculpem tantas perguntas, espero um dia poder colaborar tambem.

Obrigado

Marcelo Carvalhal
23/01/2006, 23:53
da uma olhada aqui e depois me fala se é confiável :mrgreen:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8185&postdays=0&postorder=asc&&start=4540

saviocosta
24/01/2006, 09:04
Nao entendi nada.

Luís Arato
24/01/2006, 14:53
Sávio

Já tive experiência com Explorer 97, hoje estou "vivendo" uma Cherokee Sport 97; tenho a dizer:

1. EXPLORER: mais amigável no dia-a-dia, melhor consumo, peças mais fáveis, as comuns mais baratas, mais mecânicos trabalham, maior conforto, muito boa de dirigir;

2. CHEROKEE SPORT: mais máquina, conusmo urbano entre 4 a 5 km/l, estrada por volta de 9 km/l, peças mais difícieis no Brasil, nos EUA fáceis de achar e com bom preço, mas tem que esperar 2 a 3 semanas; poucos mecânicos conhecem, menor conforto, boa de dirigir, ótima na estrada de terra;

3. DAS DUAS: sempre tem que tomar cuidado para não quebrar, usar com cabeça, ter sempre outro carro (esses veículos não podem ser o único carro da casa), quem compra, em geral, não está preocupado com consumo, mas com o conjunto proporcionado; nem pensar em preço de revenda, isto é bobagem nesses carros.

4. OPINIÃO PESSOAL (MERA OPINIÃO): razão = EXPLORER, paixão = CHEROKEE SPORT.

Em se tratando dessa matéria, fique com a paixão, :twisted: , porque custar, custa de qualquer forma, e, como paixão dá e passa, se não der certo, logo você arruma outra.

Sinceramente

lucas felipe
24/01/2006, 14:57
aproveitando o topico gostaria de saber de a explorer é boa em trilhas e se ela costuma quebrar fácil ou se ela tem algum defeito crônico...

[]'s

Luís Arato
25/01/2006, 11:45
Lucas

Prá falar a verdade, nunca vi uma Explorer em trilhas de verdade. No uso normal, estradas, ruas, poucas estradas de terra, nunca vi ou ouvi dizer se existem defeitos crônicos. Para mim, esses carros são bons no geral.

Sei que qualquer carro na trilha acaba dando algum defeito.

Walter L. L. Casitta
25/01/2006, 22:08
O Explorer original não é bom de trilha não, mas acredito que é muito, mas muito mais fácil de equipar e preparar pra trilha que uma Cherokee Sport...

saviocosta
25/01/2006, 22:23
Eu achava que a Cherokee Sport, mesmo toda original, já estaria preparada para fazer trilhas, pelo menos trilhas não muito radicais.
Pra quem gosta, a cherokee recebe bem o tal Kit GNV?

Wallace
26/01/2006, 07:23
Na Explorer se coloca pneu maior mais facilmente.
Mas colocar 31 e um kit de 3 na Cherokee Sport é barato e fica muito bom.
E tem que lembrar que ela tem diferenciais com menores "bolas" ai deve ficar no minimo equivalente a um Explorer com 33.
O problema é definir o que é uma trilha não muito radical!
Acho que a questão do GNV é equivalente para ambas.

Luís Arato
26/01/2006, 11:12
Wallace

quanto é esse "barato"?

acha que uma Cherokee Sport, gasolina, original pode fazer uma expedição para o Pantanal? o guia comentou que na versão do ano passado, cruzaram rios de mais de 50 cm; fora isso, lama e alagados "normais".

A minha está com 118.000 km, tem um mínimo de barulho em diferenciais, acho que o da frente, dá só para perceber na estrada; lubrificantes ok, acha melhor abrir para ver o que tem dentro?

Temos uma Explorer 97, está na família desde 0 km, hoje está com uns 80.000 km, mas só viu estradinhas de terra e esporadicamente, mesmo assim, acho que a Cherokee, mesmo mais usada, vai melhor na expedição; o que você acha?

Depois vou te consultando para os equipamentos: guincho, suporte para estepe externo, etc.

saviocosta
26/01/2006, 12:34
Bom, parece que os dois carros atendem as minhas necessidades, acho que só vou poder me decidir fazendo um teste com os dois, dirigindo e constatando de perto a questão do espaço. E vai depender também das condições dos carros que eu encontrar pra comprar.

Valeu

saviocosta
27/01/2006, 21:48
Meus camaradas,

Hoje fui ver uns carros e tentar dar umas voltas neles, eram cherokee's e Explorer's. Realmente cheguei à conclusão de que nunca havia dirigido carros de verdade, mas quanto à minha dúvida entre uma e outra, nada foi sanado, são dois carros fantásticos, acho que vou me decidir quando encontrar ou um ou outro que esteja num estado impecável.
Só mais uma dúvida, a Cherokee tem opção de bloqueio e a Explorer como funciona, não tem bloqueio?

Valeu

Wallace
28/01/2006, 17:44
Um kit de 3 polegadas para uma Cherokee custa uns US$ 700,00.
Eu digo que 60 cms de agua seria um bom limite para a original.
Com um kit de 3 pode considerar 70 cms.
Com o kit de 8 e pneus 35 a minha deve passar em uns 90 cms sem problemas ... :mrgreen:
Se precisar de mais espaço certamente para mim a Explorer é melhor.

Wallace
28/01/2006, 17:46
O bloqueio de diferencial original faz pouca diferença.
Normalmente todo o veiculo que tem opção de 4x4 no asfalto (4x4 Full-time) tem opção de bloqueio do diferencial central, mas isso não tem nada a ver com o bloqueio dos eixos,

saviocosta
29/01/2006, 09:29
Então há como instalar um bloqueio em um dos eixos da explorer pra aumentar sua capacidade off-road?
Em torno de quanto ficaria a instalação desse bloqueio(Peça + MO)?
Mas tô vendo que a Explorer 98 tá mais cara que uma Cherokee 98.

Wallace
29/01/2006, 11:11
O bloqueio de diferencial pode ser instalado tando na Cherokee como na Explorer.
O recomendado é sempre instalar primeiro no eixo traseiro onde faz mais diferença.
Dependendo do modelo de eixo tem muitas opções de bloqueios, com muitas diferenças entre eles, principalmente de preço.
Mas acho precipitado comprar um veiculo e já ir instalando um bloqueio de diferencial.
E também sou da opnião que antes de um bloqueio deve se instalar uim guincho.
Isso porque o bloqueio vai evitar de ficar em algumas situações, mas com o tempo voce vai confiar mais na capacidade do veiculo bloqueado e pode se colocar num local muito mais complicado e ai vai ficar mesmo.
E ai só deve sair no guincho mesmo.
E de toda forma voce falou que não faria nada radical !
O guincho muitas vezes também é recomendado para quem faz coisas leves se fizer isso sozinho, pois ai o guincho fica sendo o "segundo" veiculo.

saviocosta
29/01/2006, 13:01
Isso que vc falou faz sentido, já que não vou fazer nada radical, o melhor é comprar o carro e ir me adaptando, se a empolgação crescer e quiser fazer alguma trilha mais pesada, penso nessas modificações.

Outra coisa que tenho observado é uma diferença grande de preço entre a Explorer 97 e 98, isso se deve a alguma diferença entre os dois modelos, ou é so coincidência?

Também li aqui no forum que existem três tipos de Explorer: a 4x2 (essa não me interessa), a 4x4 e a 4WD. Qual a diferença entre essas duas últimas? E só vejo anunciarem a 4x4. Como posso identificar uma e outra ao olhar o carro?

Walter L. L. Casitta
29/01/2006, 13:49
Savio,
A Explorer 97 vem como motor V6 4.0 e a 98 com V8 5.0.

4x4 e 4WD, são a mesma coisa...

saviocosta
29/01/2006, 14:13
Mas o pessoal tem anunciado Explorer 98 com motor V6, será que não existia a possibilidade de se comprar uma em 98 e escolher a motorização (V6 ou V8)?

Walter L. L. Casitta
29/01/2006, 14:51
Explorer Limited são V8 e sairam a partir de 98 e as V6 até 98. Por isso tem 98 V6

saviocosta
29/01/2006, 15:12
Mas eu vejo gente anunciando Explorer V6 dizendo que é 98.

saviocosta
29/01/2006, 15:14
Valeu, mandei outra mensagem pq achei que a minha anterior não havia sido postada.
Já vi a resposta.
Valeu

Luís Arato
30/01/2006, 09:46
Quem comprar Explorer V8, vai ter que suportar o consumo, 3,7 km/l em cidade; se for cidade travada que nem Jaú, 3,0 km/l, tá "bom"; na estrada é "muito melhor", 5,0 a 6,0 km/l. Tem que gostare poder, $$$$$$$$.

Explorer V6, 97, automática, 4x4, consumo na cidade, aferido, 5,5km/l, estrada, 7,5 a 8 km/l, sem choro nem vela.

Outra "estatística", Cherokee Sport gosta de gasolina de maior octanagem, tipo Podium da "Peroba", Gold da Esso, Premium da Shell; pode até não ter um consumo muito melhor, mas com certeza, o motor afina bem; com a Podium (extremamente cara) o carro afina bem na estrada com giro acima das 2.000 rpm, na cidade parece desperdício.

saviocosta
30/01/2006, 14:21
V8 só se eu tivesse com grana pra comprar um posto junto, vou ficar na V6 mesmo, coloco um GNV bacana, no RJ não falta posto e depois, espero, vai ser só felicidade.

Walter L. L. Casitta
30/01/2006, 19:00
A Explorer V8 não tem reduzida. Só tem 4x4 full time. Não serve pra off-road...

LLeeoo
31/01/2006, 13:01
Walter, você não sabe a desilusão que você acabou de me dar... :|

já estava imaginando como o mundo muito mais divertido com uma Explorer V8 full 4x4...

estive vendo outros tempos de por um v8 da f-150 ou do mustang na Ranger (achei dois conjuntos com câmbio automático e transmissão 4x2 da f-150 a bom preço), mas justamente não consegui achar um câmbio com reduzida para instalar... será que levaria jeito de adaptar alguma coisa?

Walter L. L. Casitta
31/01/2006, 19:08
O câmbio de um veículo 4x2 é muito difícil de adaptar a caixa de transferência. Se quiser 4x4 tem que achar um conjunto 4x4 mesmo.
Você pode comprar a Explorer V8 dos seus sonhos e adaptar a caixa de transferência da Ranger por uns R$2000,00. Passaria a ter 4x2, 4x4 part-time e 4x4 reduzida.

Wallace
01/02/2006, 09:04
Outra "estatística", Cherokee Sport gosta de gasolina de maior octanagem, tipo Podium da "Peroba", Gold da Esso, Premium da Shell; pode até não ter um consumo muito melhor, mas com certeza, o motor afina bem; com a Podium (extremamente cara) o carro afina bem na estrada com giro acima das 2.000 rpm, na cidade parece desperdício.Não sei de onde tirou isso?
A taxa de compressão do motor da XJ permite usar qualquer porcaria da gasolina e não vai tirar proveito das gasolinas especiais.
Claro que uma normal aditivada é interesante pois tem mais detergentes para ajudar na limpeza do motor.

Luís Arato
01/02/2006, 09:30
É verdade, como eu disse, vai com qualquer gasolina, mas que gosta de gasolina boa, gosta, o motor afina melhor. Isso, posso dizer de experiência pessoal, faço este tipo de teste com todos os carros que tenho ou já tive.
Por exemplo, Ford Mondeo, 2.0, Zetec, vai bem com V-Power aditivada, já o Mitsubishi Galant V6, "prefere" Gold da Esso e Podium da Petrobras. A Explorer, vai bem tanto com Shell ou Esso.
É isso, inclusive, mencionei que "pode até não ter um consumo melhor", mas que o motor afina melhor, é inegável, basta testar.
Bom, claro que o motorista deve ter condições de "sentir" o carro.
Aliás, no próprio manual da Cherokee está escrito que a melhor condição de rendimento e economia será obtida com gasolinas de mais de 91 octanas. Com isso, quem conhece gasolina já sabe quais atendem à especificação.
De qualquer forma, tudo isso é pura curtição, para tornar o comum mais saboroso, só isso, é como preferir uma determinada marca de cerveja, faz diferença no primeiro gole, depois do quarto copo...............
Como não bebo, não fumo, gosto de procurar a melhor gasolina.

Ei, falando nisso, a taxa do motor 6 em linha é 9,8:1?

Wallace
01/02/2006, 09:53
Não esta lá no manual é 8.8 para 1... ai já viu né aceita qualquer porcaria de combustivel, alias este é o motivo da baixa taxa, aliado a longa duração do motor. Isso em sacrificio do consumo.
Se for seguir o manual não esqueça que ele foi pensado no motor 4 cilindros tambám que tem uma taxa um pouco maior (9.2).
E que no proprio manual fala que pode usar gasolina com até 10% de alcool, mas hoje temos muito mais que isso :parede:

samukanvas
01/02/2006, 11:12
É verdade, como eu disse, vai com qualquer gasolina, mas que gosta de gasolina boa, gosta, o motor afina melhor. Isso, posso dizer de experiência pessoal, faço este tipo de teste com todos os carros que tenho ou já tive.
Por exemplo, Ford Mondeo, 2.0, Zetec, vai bem com V-Power aditivada, já o Mitsubishi Galant V6, "prefere" Gold da Esso e Podium da Petrobras. A Explorer, vai bem tanto com Shell ou Esso.
É isso, inclusive, mencionei que "pode até não ter um consumo melhor", mas que o motor afina melhor, é inegável, basta testar.
Bom, claro que o motorista deve ter condições de "sentir" o carro.


Luiz,

Fiquei curioso com essa sua sensibilidade para diferentes marcas de gasolina. Diga exatamente como é que vc sabe que um carro "prefere" uma gasolina a outra. O que é "afinar melhor" o motor?

Posso estar errado, mas escutei de alguem que todas as gasolinas são provenientes da petrobras no brasil. Somente são adicionados detergentes pelas marcas. Fiquei em dúvida... :pensativo:

Luís Arato
01/02/2006, 16:08
Bom, é verdade que as gasolinas vêm da Peroba, pois no distinto Brasil há o infeliz monopólio da refinação, portanto, a origem é sempre a mesma.
Mas, os blends, ou misturas, são feitas pelas próprias distribuidoras, Shell, Esso, etc. Cada uma delas desenvolve os tais aditivos.
É bom lembrar que a gasolina tem mais ou menos 9 aditivos, como: anti-espumante, anti-corrosivo, anti-detonante, "anti-isso", "anti-aquilo".
Coisa que o álcool hidratado não tinha nenhum até bem pouco tempo. Também pudera o álcool tem menos de 1/3 da idade da gasolina.
A única gasolina diferente é a Podium da Petrobras, criada a partir de cadeias de hidrocarbonetos menores do as da gasolina pura, derivada de refinação comum. É de verdade uma gasolina especial, cuja queima é melhor, principalmente na faixa dos giros médios. Isso vem das pesquisas do desenvolvimento de gasolina para Fórmula 1.
Pode-se dizer que a Podium é gasolina só no nome, mas é, como se diz, "outra coisa". Bem melhor, é claro. Em Sampa pode chegar a R$ 3,90 o litrinho, aqui em Jaú nem pensar, mais próximo só em Bauru.
Bom, vamos às "sensibilidades".
Para mim, sentir o motor, é ter a sensação de que ao apertar o acelerador, ele responde rápido, com um funcionamento do motor liso, que dá para aproveitar a força do motor para cada faixa de giro.
Calma, explico.
Basta sentir a força do motor perto da faixa de torque de qualquer motor, se tá com gasolina boa, o giro vai lá, rápido, sem trepidação, como se diz, sem asperezas. O carro fica gostoso de dirigir.
Quando se usa um combustível "porcaria" vem o giro, mas não vem a força. Isso é resultado da queima, você sabe.
Olha só, se você usar um álcool hidratado no seu carro, sem estar preparado, vai usar um combustível com poder calorífico cerca de 25% da gasolina; resultado, parado, até que o motor pode ligar e girar, mas não terá força, certo? É assim que funciona.
Com isso, testo, segundo meus humildes critérios, claro, as gasolinas, e vou tirando minhas, igualmente humildes, conclusões.
Mas, pode crer, não são tão sem fundamento assim.
Afinal, não fiz pós-gradução em engenharia térmica, especialidade em combustão, Poli, USP, 1983 a 1987, à toa. Alguma coisa a gente sempre aprende.
A verdade é que gosto muito de carros e motores, sou engenheiro mecânico e advogado, hoje atuo praticamente só em Direito, mas jamais deixarei de curtir a mecânica.

Luís Arato
01/02/2006, 17:45
Wallace
Em relação ao consumo, sabe o que acho, tem a ver com o "escorregamento" do conversor de torque do câmbio automático, demora muito para responder, dai, o motor gira, mas o carro nào sai do lugar.
A Mitsubishi, a muitas outras marcas, tem um câmbio automático adaptativo, isto é, se o motorista é meio lerdão, para nào dizer, bundão, o câmbia fica lento, com reações suaves; se de repente quiser acelerar, vai levar um susto, pois acelera, o giro vai no vermelho, e o carro nào sai do lugar; no meu Galant leva pau até de Gol, sem menosprezar este carro, claro.
Na Cherokee, li, tem uma tal de embreagem junto ao conversor, que ainda nào entendi como funciona, mas segundo o manual, é artifício para economizar.
Sabe como funciona essa embreagem?

samukanvas
02/02/2006, 11:14
Luis,

Te perguntei aquilo porque se todas as gasolinas vem do mesmo lugar, devem ter as mesmas características. Os detergentes são tão influentes na mistura a ponto de alterar o desempenho do carro pra pior ou são as gasolinas batizadas que determinam a variação de um posto pra outro como vc sentiu? :pensativo:

Luís Arato
02/02/2006, 12:15
Samu

Concordo com você, pois na verdade, os aditivos usuais alteram pouco a forma da queima e o comportamento da gasolina, mesmo que a base seja a mesma.

Acho mesmo que o que influencia é o anti-detonante, que dá a famosa octanagem, e principalmente a limpeza e pureza do líquido em si. Isso não vale para a Podium que é produzida de forma especial, a base não é a mesma. Quando estou "rico", :twisted: , páro num posto da Peroba e "mando" encher o tanque. Nem olho para o marcador, pois se olhar, com certeza, vou mandar parar, :shock: .

Claro que um solvente, embora em algumas concentrações possa se misturar à gasolina, não é um aditivo, mas um verdadeiro ESTELIONATO, visto que, como você disse, tem dono de posto, e muitos - arriscaria, que dá as BATIZADAS, :parede: , para faturar mais.

Álccol também não é aditivo. Aqui na região de Jaú tem muita usina, quando sobra álccol, pode crer que os postos "bandidos" batizam mais ainda a gastrol.

Nesse caso, tenho mais "uma das minhas maluquices", :roll: : NÃO COLOCAR GASOLINA EM QUALQUER POSTO, salvo em estado de extrema necessidade, claro, Posto sem bandeira, só se for por legítima defesa, :evil: . Ai, é por só o que precisar para chegar no seu posto de confiança.

Com certeza, estamos falando de motores ok, regulados, sem carbonizações em excesso, etc. Pelo o que você deve acelerar, :mrgreen: , imagino que o motor de sua "viatura" deva ser "branquinho", limpinho, por dentro - claro.

O seu motor é original ou tem alguma preparação, equalização de câmaras, aumento de taxa, comando para torque, coletor de escape, etc?

Quer fazer um teste? Passe num aeródromo e "compre" (implore pra alguém vender, salvo se você tiver avião, claro) gasolina de aviação, encha o tanque e sinta, definitivamente, a diferença. Só não vá viciar, porque embora a gasolina de aviação não seja tão cara, quem vende para particular põe um ágio absurdo.

samukanvas
02/02/2006, 12:53
Vixe Luis :putz: ,

As minhas tentativas de comprar gasolina de avião foram todas frustradas no rio de janeiro.... :mrgreen: O único lugar que eu consegui comprar foi numa pista de ultraleves... mas já faz mais de 2 anos.... naquela época era muito cara perto do preço de aeroporto (por sinal, em londrina é o lugar mais fácil que comprei :mrgreen: ). Hoje então.... :parede: Primeira coisa que faço é passar toooooooda a gasolina por um pedaço de camurça (separa a água da gasolina.... nem acreditei quando ví pela 1ª vez :lol: ) porque o pessoal de ultraleve gosta de ganhar + um pouco e depois usava pra competição. Coisa que não faço mais.... é bonito ver a ponta do escape branquinha :mrgreen:

Vc não é maluco não :discordo: .... eu abasteço em apenas 2 postos de gasolina. Um do lado de casa e outro do lado do trabalho.... não tem erro. Pode tirar válvula do meu carro e vender como 0km na loja... :mrgreen: No jipe só fiz escape e coletor.... no samurai não precisa mexer muito que ele vai bem com o que tem :concordo:

No carro de rua (como está bem véinha a motorização) estou começando a comprar em pedaços. Cabeçote, pistão, biela, vira e volante vão ser modificados.... + uma taxinha e uns bicos pra álcool.... coletor e escape já estão no lugar em teste :mrgreen: A caranga vai passar a tomar só cana.... :concordo:

Beto Lacerda
02/02/2006, 13:01
estive vendo outros tempos de por um v8 da f-150 ou do mustang na Ranger (achei dois conjuntos com câmbio automático e transmissão 4x2 da f-150 a bom preço), mas justamente não consegui achar um câmbio com reduzida para instalar... será que levaria jeito de adaptar alguma coisa?
onde onde ??? :lol: V-8 injetado e cambio auto a preço bom .. onde ??
[]'s

Luís Arato
02/02/2006, 14:52
Ei Samu
Aproveita para "trabalhar" o cabeçote do seu carro de rua. Fica bão "prá xuxu". Válvulas maiores também, etc e tal. Mas, pelo visto, você sabe o que está fazendo, :concordo: .

O site de vocês está fora do "ar", não consigo "dar um pulo lá", tá com algum problema?

Essa peneirada com camurça é interessante, vou fazer um teste.

samukanvas
02/02/2006, 15:26
Ei Samu
Aproveita para "trabalhar" o cabeçote do seu carro de rua. Fica bão "prá xuxu". Válvulas maiores também, etc e tal. Mas, pelo visto, você sabe o que está fazendo, :concordo: .

O site de vocês está fora do "ar", não consigo "dar um pulo lá", tá com algum problema?

Essa peneirada com camurça é interessante, vou fazer um teste.

O trabalho no cabeçote é via paula faria.... eu nem penso em meter a mão.... só de pensar em adequar molas de válvula pro comando e giro que eu tenho em mente já para o sistema: "ocorreu um erro fatal e o programa será finalizado" sabe? :putz: Não será nada pra ganhar um gp de f1, mas deixará triste quem acha que é um carro normal... :mrgreen:

O "çaite" do gruPinho $ofreu um problema de cu$$$tos e e$tá $endo e$tudada uma $olução viável. Se é que vc me entende.... :lol:

A "peneirada" com camurça deve ser feita com ela crua, sabe? tipo ainda "macia".... se for daquelas tratadas, coloridas, perfumadas, sei lá o que mais :roll: .... já era.... principalmente se tiver sofrido tratamento impermeabilizante.... :mrgreen:

Luís Arato
02/02/2006, 19:45
É isso, amici, fazer as coisas direito, porque se fizer mais ou menos o resultado também é mais ou menos.

Ei, pérai, :pensativo: , camurça não é um tipo de couro? Como é que passa a gasolina? :o , ou não passa, :? , "vai pelos lados", mesmo? ou seria um feltro? (tô inventando, mind storming).

Se eu puser a mão no casaco de camurça da minha "patroa", :twisted: , nem precisa responder, vai dar velório, :cry: .

Níracas
05/02/2006, 12:18
Olá pessoal, tudo bom?
Galera, sou mais um feliz proprietário de uma Explorer, acabei de pegar a minha esses dias.
Ela é muito boa mesmo, nossa, gostei muito dela, foi minha melhor compra que fiz, ehehhehe, num tem igual, vale a pena ou melhor vale todo o dinheiro gasto.
Tenho uma pergunta a fazer, tem uma troca de oléo que tem que ser feita com tantos km, vocês saberiam me informar, tipo a da Ranger se não estiver enganado é por volta dos 160.000 km, agora da Explorer eu não sei se é igual, é que eu ainda não estou com o manual dela, o cara vai trazer essa semana. Então, queria saber com quantos km tem que ser feita essa troca.
Um abraço a todos.

saviocosta
05/02/2006, 22:08
Nícaras,

Estou pra comprar uma explorer ou uma cherokee, vai depender do que encontrar de melhor em estado e preço, e gostaria de saber qual o ano da explorer que vc comprou.
To querendo uma 98, vamos ver se consigo, senão vai ser uma cherokee sport 98.

Valeu.

faleirovg
06/02/2006, 15:11
Oi gente,

sou novo no site e proprietário de uma Cherokee Sport 97/98. Comprei o Jeep fazem 4 meses e não tenho nada a reclamar, pelo contrário, fiquei muito satisfeito. Nos últimos dias verifiquei um pequeno vazamento de óleo no "volante" do motor. Deve pingar uma gota por dia ou a cada dois dias. É bem pouco. Levei na oficina e o mecânico disse que por enquanto não valeria a pena mexer, pois é normal devido a grande pressão de trabalho do motor. Tenho verificado o nível do óleo e não tem baixado.
Isso procede? É mesmo normal?

Luís Arato
06/02/2006, 18:02
Embora também seja novato em Cherokee Sport, posso, sem medo algum, afirmar que não existe vazamento em qualquer carro que seja normal. Essa de "grande pressão" é boa, :roll: . Prepare o "bolso".

Níracas
06/02/2006, 23:17
Saviocosta, tudo bom?

Eu comprei uma 94/94 XLT automática, antiguinha ela, ehehhe. Paguei nela R$ 20.000,00 aqui na minha cidade, mas ela é completa, top mesmo, tem bancos de couro e são elétricos, veio com alarme, o antigo dono dela colocou pneus novos faz pouco tempo, vidros elétricos, ar, etc. e sem contar que ta boa d pintura, não precisei fazer nada nela. Para mim valeu a pena.
Tomara que de certo para você pegar uma 98, ou a Cherokee caso não seja possível a Explorer, as duas são excelentes pelo que o pessoal fala, bom se fosse para mim qualquer uma tava valendo, mas no meu caso a única possível era a Explorer, eheheh. Nossa muito melhor do que meu carrinho que eu tinha antes, um tempra 98/99, eheheh sem comparações né. Agora só troco minha Explorer se for por outra SUV independentemente de qual for, ehehehhe.

freitasjr
07/02/2006, 04:03
Samu
Concordo com você, pois na verdade, os aditivos usuais alteram pouco a forma da queima e o comportamento da gasolina, mesmo que a base seja a mesma.

Acho mesmo que o que influencia é o anti-detonante, que dá a famosa octanagem, e principalmente a limpeza e pureza do líquido em si. Isso não vale para a Podium que é produzida de forma especial, a base não é a mesma. Quando estou "rico", :twisted: , páro num posto da Peroba e "mando" encher o tanque. Nem olho para o marcador, pois se olhar, com certeza, vou mandar parar, :shock: ...


Olá Luís, isso que vc comentou nessa Msg e em outras nesse tópico a respeito de que determinadas gasolinas dão mais "vigor" ao motor do carro(melhor resposta ao pisar no acelerador) é verdade, faz sentido, apesar de todas terem como base a gasosa da Petrobrás.

Digo isso pelo fato de, não sei o porque, o motivo pelo qual, o meu carro (Pajero TR4 automática) tem uma disposição melhor com os combustíveis da Esso. Eu acredito que possa ser pelo fato dele estar equipado com um computador que interfere em alguns sinais da central do carro aumentando o torque do mesmo(parecido com o módulo HPE que vem nas L200 Sport), onde um deles que ele interfere, é justamente a mistura ar combustível.

Quando ele foi mapeado p/ o motor do meu carro, o mesmo estava usando combustível do posto da SAT. O engenheiro que fez o mapeamento p/ o motor do meu carro disse-me que se eu quizesse melhor desempenho com uma gasolina de maior octanagem ou a Podium ele teria que remapear de novo p/ que pudesse tirar o máximo de proveito. Como aqui em Natal/RN não tem a Podium(a melhorzinha que tem é a Shell Power) ele calibrou o módulo p/ gasolina comum mesmo(gasolina normal sem grandes octanagens). Pelos testes que fiz a que se deu melhor foi a da Esso. Logo o que vc falou faz sentido.

A pouco tempo, retirei o catalizador e troquei o diâmetro do escapemento por um maior, logo com isso, terei que remapear de novo o módulo(Unichip), p/ puder tirar melhor aproveitamento dessa modificação que fiz no escapamento, tanto de desempenho como de consumo.

Terei que esperar a oportunidade deles(eng e técnicos da Multiturbo) vierem aqui em Natal de novo(acho que daqui a 1 mês eles passam por aqui de novo), pois a revenda mais próxima deles é em Recife que estão acabando de aprontar. Então quando eles remapearem de novo, e eu testar os combustíveis, posto aqui as considerações.

Abraço a todos, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Paulo Souza
07/02/2006, 12:14
Pessoal,

Como proprietário de uma "vovó" Cherokee Sport 1991, preciso opinar, pois o carro para mim é muito bom, já fiz trilhas bem pesadas e ela se comportou muito bem assim como na cidade para o dia a dia é pau para toda obra. Nunca vi Explorer em trilhas, mas de qualquer maneira meu voto é pela Cherokee.

Abraço e boa sorte,

Luís Arato
07/02/2006, 17:18
Francisco

Primeiro algumas coincidências:

1. eu também tenho o sobre nome Freitas, sou Luís Eduardo de Freitas Arato;

2. morei 1 ano em Natal, em 1986, o acho dos Cruzados, do Sarnei, foi a única época na vida que chequei a "ganhar" US$ 15.000,00; infelizmente, não durou 4 meses, visto que o tal plano econômico, para variar, naufragou na praia mesmo;

3. em Natal trabalhei para um escritório de engenharia que prestava servícos de projetos para a Petrobrás, nessa época foi muita plataforma, as famosas PUBs, helicópteros, gasodutos (tive o privilégio de projetar uma parte do gasoduto Nordestão, bem o primeiro trecho, estação de compressão de Serraria, algumas coletoras, enfim, muita coisa boa;

4. velejei à vontade por aquele "marzão", na época levei meu 470, classe olímpica, e "voava" entre Ponta Negra e a Boca do Potenji, Iate Clube;

Bom, se ficar falando nisso, não páro mais.....os luaus, Búzios, Touros (mergulhos), cajueiro, e outras coisas, que se reveladas, com certeza dá divórcio.

mas, sim, as gasolinas, vamos lá.

De fato, meu Galant, da Mitsubishi ia bem só com ESSO, Gold de maior octanagem e maior controle de qualidade; com a Podium virava "avião", na maioria das multas de excesso de veloca que tomei tinham a Podium de cumplice. Imagine, 2.4, V6, 24 válulvas, torque máximo a 4750 rpm? Era mais de 200 km/h, com certeza.

OK, feio andar nessas velocas, mas como resistir?

Como disse o Wallace, o motor é ajustado pela média mesmo. Baixas taxas, calibragens para qualquer "porcaria" com nome de gasolina, portanto, se fosse possível escolher uma só, haveria a possibilidade de se ajustar somente para bons combustíveis.

Infelizmente, é o que temos, mas se puder fazer esses ajustes, com certeza o motor da TR vai render mais. Eu, pessoalmente, estou só esperando me capitalizar um pouco para, no minimo, "abrir" o cabeçote da Cherokee, dar umas pequenas ajustadas por ali, na esperança (pode ser em vão - claro) de "arrumar" mais uns hp, ou melhor, na minha idade, uns kgm.

Ah, Praia do Meio, dos Artistas, Costeira, Petrópolis, Redinha, Genipabu (quanta "arrelia" de buggy, os famosos Selvagem), Potenji do Sul .......

freitasjr
08/02/2006, 02:12
Francisco
Primeiro algumas coincidências:
1. eu também tenho o sobre nome Freitas, sou Luís Eduardo de Freitas Arato;


Opa será que somos parentes e não sabemos !!? :) hehehe



2. morei 1 ano em Natal, em 1986, o acho dos Cruzados, do Sarnei, foi a única época na vida que chequei a "ganhar" US$ 15.000,00; infelizmente, não durou 4 meses, visto que o tal plano econômico, para variar, naufragou na praia mesmo;

3. em Natal trabalhei para um escritório de engenharia que prestava servícos de projetos para a Petrobrás, nessa época foi muita plataforma, as famosas PUBs, helicópteros, gasodutos (tive o privilégio de projetar uma parte do gasoduto Nordestão, bem o primeiro trecho, estação de compressão de Serraria, algumas coletoras, enfim, muita coisa boa;


Que beleza, trabalhaste bastante aqui então heim. Depois de tanto tempo, a cidade já estar bem diferente.



Bom, se ficar falando nisso, não páro mais.....os luaus, Búzios, Touros (mergulhos), cajueiro, e outras coisas, que se reveladas, com certeza dá divórcio.


Ah o cajueiro, considerado o maior do mundo aqui, e a cada ano cresce mais. Em Touros, Maracajaú o pessoal faz trilhas por aqui.
mas, sim, as gasolinas, vamos lá.



Como disse o Wallace, o motor é ajustado pela média mesmo. Baixas taxas, calibragens para qualquer "porcaria" com nome de gasolina, portanto, se fosse possível escolher uma só, haveria a possibilidade de se ajustar somente para bons combustíveis.
Infelizmente, é o que temos, mas se puder fazer esses ajustes, com certeza o motor da TR vai render mais.


Caso eu não venha a trocar de carro(adoro a TR4 mas o consumo é muito alto 7 km/Litro na cidade) por uma Pajero Sport a diesel, como eu disse antes vou mandar remapearem o Unichip de novo p/ obter uma melhora no torque e no consumo da gasosa a fim de extrair o máximo da troca de escapamento que fiz. Vamos ver se pode ficar melhor ainda.



Eu, pessoalmente, estou só esperando me capitalizar um pouco para, no minimo, "abrir" o cabeçote da Cherokee, dar umas pequenas ajustadas por ali, na esperança (pode ser em vão - claro) de "arrumar" mais uns hp, ou melhor, na minha idade, uns kgm.


Que bom, espero que tenhas sucesso. Caso consigas uma melhora significativa, abre um tópico aqui no forúm e põe a suas considerações, dizendo como ficou o desempenho e consumo com as modificações. Assim outros que lerem e gostarem, poderão tentar fazer o mesmo em seus carros.



Ah, Praia do Meio, dos Artistas, Costeira, Petrópolis, Redinha, Genipabu (quanta "arrelia" de buggy, os famosos Selvagem), Potenji do Sul .......

Aqui passeamos muito nas Dunas em Jacumã, Pitangi, Maracajaú(Litoral Norte) , Genipabú é um caso a parte, 1º era privatizado, depois uma parte foi desapropriada, tá a maior confusão, pra passear em algumas partes de Genipabú só pagando a bugueiros. Tem Búzios, Tabatinga, Pipa(Litoral Sul) aonde o pessoal faz umas trilhas tb.

E vc quando vai aparecer por aqui em Natal novamente ? Vem passar as férias aqui com a sua Cheroka :concordo:

Abraços, cordialmente, Francisco de Freitas...

Dennis Figueiredo
09/02/2006, 14:24
ba...... eu sou outro que to tava na XJ mas to começando a pender pro lado da Explorer, mas eu gosto da modelo 94.

Luís Arato
09/02/2006, 17:40
Embora ninguém tenha perguntado, acho que Explorer é SUV, e Cherokee Sport não é.

Porque?

Por que não!!!

SUV é amigável no dirigir, o que não se confunde com facilidade de dirigir; é mais espaçosa, suave, silenciosa, enfim, como "sente" Dennis Figueiredo, mais conforto.

Grand Cherokee é SUV, como Blazer, XTerra, Pajero Sport, mesmo as Full novas, Hilux SW, etc.

Cherokee Sport é outra coisa, embora seja muito boa de dirigir, trata-se de um JEEP, na acepção da palavra, evoluído, com certeza, mas que conserva a essência de sua origem.

A questão vai além da técnica, beira a filosofia.

Arbass
09/02/2006, 19:11
Caro Luís,

Tirando proveito de seus conhecimentos em gasolinas e combustão, gostaria de fazer uma pergunta:

É mito ou verdade que não se deve usar dois tipos diferentes de gasolinas aditivadas ao mesmo tempo, pelo suposto risco de que aditivos diferentes podem se combinar e formar depósitos que podem ser nocivos ao motor e sistema de injeção?

Obrigado pela atenção,
:concordo:
Ary

Luís Arato
09/02/2006, 20:39
HUMMMMMMM, :pensativo: , não sei dizer.

Mas sei que a gasolina é um composto de hidrocarbonetos que pode ter entre 5 a 20 átomos de carbono, acho que com média, de 8 a 12. Na produção por destilação, vêm "de presente" alguns outros hidrocarbonetos já combinados como olefinas, aromáticos (leia-se solventes) e até alguns compostos de enxofre e nitrogênio.

Esses "intrusos" vão ao longo do tempo da vida da gasolina, e isso inclui a estocagem até no tanque do carro, estragando a gasolina, quebrando e combinado as cadeias de hidrocarbonos formando ácidos e mesmo alguns polímeros pesados.

Assim são formadas as "gomas", que vão se formando sem parar, e por serem mais pesadas que a gasolina, vão para o "fundo" de tudo, tanque, tubulações, reservatórios, carburadores, coletores, válvulas de admissão, grudando em "tudo" também.

Esse processo acontece com todas as gasosas, acho que até com a Podium da Petrobras, mas é mais pronunciado nas gasolinas comuns, que não têm os aditivos anti-dispersante e detergente.

Nas "aditivadas", já com esses aditivos, há um processo de "limpeza", para que a goma seja dissolvida ou mesmo fragmentada.

Nesse ponto, posso afirmar que se usarmos muito tempo uma gasolina comum e passarmos para uma aditivada, numa "tacada" só, essa "limpeza" de goma pode entupir "tudo", giglês, passagens, injetores, etc.; tudo pela "movimentação das gomas removidas.

Melhor então, ir "acostumando" o motor aos poucos com a aditivada. Por certo que quanto mais aditivada melhor será o resultado.

Já ouvi que gasolina aditivada estragaria até o óleo do motor, provocando uma degradação, mas isto é assunto para outra vez.

Mas, pensando em mistura de diversas marcas, na qual os respectivos aditivos pudessem se combinar, gerando outras gomas, acho que até pode ser.

Como os aditivos não passam a integrar a molécula da gasolina em si, mas são dispersos entre elas, até que podem eventualmente separar da mistura (física, não química), e se combinarem formando uma goma mais pesada ainda, para "danar tudo".

Será que haveria uma quebra da dispersão, gerando "doses" cavalares de detergentes, provocando uma limpeza brutal e em curto tempo?

Nessa hipotética possibilidade haveria sim um prejuízo, pois as gomas normais seriam removidas em grandes quantidades, mas não teriam tempo de queimar, acabando depositadas em algum lugar do motor; lógico que pequenos espaços são o maior alvo, leia-se, bicos injetores (se fosse uns 10 anos atrás, diria giglês).

Mas, vou pesquisar a natureza desses aditivos, junto às "produtoras", melhor, distribuidoras, em especial a Petrobras, e falo depois se tem cabimento ou não.

Por enquanto, meu voto é que pode sim ocorrer um estrago.

Luís Arato
13/02/2006, 08:35
Ary

A engenharia da Petrobras informou que, em tese, não há problemas em misturar gasolinas aditivadas de marcas diferentes. O que pode acontecer, é perder as características se misturar Podium com Supra, ou qualquer aditivada com gasolina comum.

Tem uma reportagem na Quatro Rodas de dezembro de 2005, a respeito dos efeitos das gasolinas batizadas. A coisa é feia. Lá mostra até casos limites, com travamentos de motor, etc.

O negócio é não usar gasolina sem referência.

Quando ao fato de que ditribuidora nenhuma garante um melhor consumo, com certeza tem relação com o Código de Defesa do Consumidor, visto que uma melhora depende de muitos fatores como forma de dirigir, motor regulado, pneus ok, etc.

Arbass
13/02/2006, 14:16
Luiz,

Obrigado pela resposta.

Abusando da sua boa vontade :lol: , tenho outra questão:

Minha XJ tem GNV e uso muito pouca gasolina.
Qual o limite máximo de tempo que devo deixar a gasolina (aditivada) no tanque, sem prejuízo na qualidade da mesma ?

Desde já grato,

Ary

Paulo Souza
14/02/2006, 10:51
Arbass, qdo a minha ainda tinha GNV, recebi recomendação de vários mecânicos especializados, que o bom era você sair de casa com gasolina e chegar em casa com gasolina, ou seja 1 ou 2 km na saida e 1 ou 2 km na chegada em casa rodar com gasolina.

Abraço,

vyko
14/02/2006, 11:44
Minha XJ tem GNV e uso muito pouca gasolina.
Qual o limite máximo de tempo que devo deixar a gasolina (aditivada) no tanque, sem prejuízo na qualidade da mesma ?

Desde já grato,

Ary

Acabei de instalar o Kit Gas na minha, e depois de muitas pesquisas com alguns amigos engenheiros, recebi a info de que em 30 dias as propriedades da gasolina começam a mudar acentuadamente, ela "envelhece" mesmo, fora que evapora constantemente!!!

A instrução foi de andar sempre com 1/4 de tanque, suficiente para umas 2 semanas de saidas e chegadas com o combustivel! Logico q ao viajar sempre é bom encher o tanque a não ser q vc tenha certeza de abastecimente de GNV no caminho todo!

Luís Arato
14/02/2006, 18:58
Ary

Segundo a engenharia da Petrobras, um carro com GNV deve ser abastecido com no mínimo 1/4 de tanque, para evitar que haja danos na bomba, mangueiras e bicos injetores. Em outras palavras, mesmo sem alimentar o cilindro do motor com gasolina, o sistema fica sempre "cheio", evitando os tais danos, ressecamentos, etc.

A gasolina não deve ficar no tanque por mais de 2 meses, que é o seu prazo de validade. Como já comentamos, o envelhecimento (oxidação) da gasolina gera as gomas, e os estragos podem ser diversos.

Essas recomendações constam de um "manual do usuário de GNV", que as instaladoras devem distribuir aos consumidores.

Níracas
01/03/2006, 21:53
Fala pessoal, tudo bom?
Vou aproveitar o tópico para tirar algumas dúvidas que surgiram.
Bom, como sabem, tenho uma Explorer 94, e percebi que na estrada entra ar pela entrada de ar do ar-condicionado, mesmo estando desligado, ai levei em uma pessoa que trabalha com ar-condicionado e falou que isso era normal das Explorer, e o pessoal que tem usa o ar-condicionado na pista para não ter esse problema, queria saber se isso é verdade ou não?
Outra coisa é que reparei que na primeira partida dela do dia, quando engato a ré ela sai normal, mas dai quando coloco no D, o circulado, ela demora um pouco para sair, como se não estivese engatado a marcha, é normal isso ou não? depois, durante o uso no dia fica normal, sem esse problema.
No manual dela, fala que ela tem um sensor que diz quando a porta esta aberta, o ''Door Ajar'', a minha não esta aparecendo esse sinal no painel quando uma porta fica aberta, alguém saberia me dizer o que é ou ela não possui?
Ah, outra coisa, não teria como eu desligar a luz de dentro dela quando eu abro a parte de trás dela, tipo, as vezes eu abro a parte de trás e fico sentado vendo o movimento aqui na cidade e a luz fica acessa, teria alguma forma de apagar ela?
Muita pergunta hein pessoal, eheheh, bom, espero não pertubar vocês por enquanto, quem sabe só mais tarde, ehehehehehe, eu espero que não apareça mais dúvidas.
Valeu galera.
abraço a todos.

Elizeu Souza
08/12/2007, 14:17
Por favor clique em um dos ícones de Resposta Rápida em uma das mensagens para ativar a janela de Resposta Rápida.

Elizeu Souza
08/12/2007, 14:24
Depois da explanação do Luiz Amato entre o Explorer e o Cherokee . vou comprar a Cherokee. Mais mais vale uma paixão. Dane-se o consumo.

Márcio T
08/12/2007, 22:42
Olá, Níracas. Tudo bem?


...na estrada entra ar pela entrada de ar do ar-condicionado, mesmo estando desligado, ai levei em uma pessoa que trabalha com ar-condicionado e falou que isso era normal das Explorer, e o pessoal que tem usa o ar-condicionado na pista para não ter esse problema, queria saber se isso é verdade ou não?

Existe um controle para o ar condicionado e outro para o ventilador, sendo que este não tem posição 0 (desligado). Assim, a única maneira de bloquear totalmente o ar (refrigerado ou não) é fechando as aletas de cada saída. Se o caso é que, mesmo direcionando o ar para baixo ou para o vidro frontal, o ar continua saindo pelo painel frontal, é porque o controle direcional está com problema. Este controle é um pequeno diafragma a vácuo que fica atrás do porta-luvas.


Outra coisa é que reparei que na primeira partida dela do dia, quando engato a ré ela sai normal, mas dai quando coloco no D, o circulado, ela demora um pouco para sair, como se não estivese engatado a marcha, é normal isso ou não? depois, durante o uso no dia fica normal, sem esse problema.

O sintoma é típico de nível de óleo baixo. Observe que o nível de óleo da transmissão deve ser verificado com o motor aquecido e funcionando. Li em algum boletim técnico que a tampa inferior deste modelo de transmissão foi modificada, para "guardar" mais óleo para a operação "a frio" e evitar este problema.


No manual dela, fala que ela tem um sensor que diz quando a porta esta aberta, o ''Door Ajar'', a minha não esta aparecendo esse sinal no painel quando uma porta fica aberta, alguém saberia me dizer o que é ou ela não possui?

Observe se quando você vira a chave na ignição, antes de dar a partida, acende uma luz vermelha na parte superior, acima do velocímetro e do conta-giros com a inscrição DOOR AJAAR. É possível que a lâmpada esteja queimada, pois acho que não é um item opcional, mas padrão de fábrica.


Ah, outra coisa, não teria como eu desligar a luz de dentro dela quando eu abro a parte de trás dela, tipo, as vezes eu abro a parte de trás e fico sentado vendo o movimento aqui na cidade e a luz fica acessa, teria alguma forma de apagar ela?


Ao lado do botão de ligar os faróis, tem um reostato que regula a intensidade da luz do painel. Rodando todo para cima, você ouve um click e acende a luz do salão mesmo com as portas fechadas. Rodando para baixo, varia a intensidade de luz do painel e acende a luz quando uma porta é aberta, até que, no fim do curso, dá outro click e apaga a luz do salão, mesmo com a porta aberta.

Desculpe se não funcionar na sua Explorer, porque a minha é da 2ª Geração.

Espero que ajude.

Márcio

Guilherme A. Araújo
21/09/2010, 14:20
Pessoal, tendo em vista que o tópico está beeem antigo, e nao gostaria de abrir outro com o mesmo assunto, gostaria de saber:
Atualmente, qual seria melhor?
Explorer V6 ou a Cherokee Sport.
Estou em duvida entre uma e outra, sou fã da Cheroka, mas adoro carro da Ford!!!
Será meu unico carro, pois quero trocar a Ranger pra um 4x4 automatico de valor similar ou mais baixo...
E gosto de fazer passeios e trilhas, com um poukiiinho de lama, hehe...

As opinioes ainda continuam as mesmas ou teria alguma mudaça atualmente?

Cherokee ou Explorer? E qual os melhores modelos dela, ano etc... se mudou algo ou sei lá..

Abraços

Guilherme A. Araújo
23/09/2010, 10:01
Vamo lá galera, estou ressucitando o Tópico, preciso de ajuda...

samukanvas
23/09/2010, 10:43
Fala Guilherme, tudo bom?

Cara, a cherokee é um carro que tem mais opção de acessórios pra se montar um bom 4x4. É mais leve e tem bastante peças nos EUA.

A explorer eu acho que seria mais confortável (mais mimos e tal), tem a vantagem de compartilhar um monte de coisas com a ranger. É um pouco mais limitada em relação a kits, mas tem bastante coisa.

Pra mim, pensando só em trilhas, o que deixa a explorer pra trás é o eixo dianteiro, pois eu gosto mais de erosões. Senão acho que seria empate... Os dois são ótimos carros :concordo:

Abs :concordo:

Glaicon
23/09/2010, 11:06
Pessoal, tendo em vista que o tópico está beeem antigo, e nao gostaria de abrir outro com o mesmo assunto, gostaria de saber:
Atualmente, qual seria melhor?
Explorer V6 ou a Cherokee Sport.
Estou em duvida entre uma e outra, sou fã da Cheroka, mas adoro carro da Ford!!!
Será meu unico carro, pois quero trocar a Ranger pra um 4x4 automatico de valor similar ou mais baixo...
E gosto de fazer passeios e trilhas, com um poukiiinho de lama, hehe...

As opinioes ainda continuam as mesmas ou teria alguma mudaça atualmente?

Cherokee ou Explorer? E qual os melhores modelos dela, ano etc... se mudou algo ou sei lá..

Abraços


Cherokee é show!
O 4X4 pra cidade (full-time) é excelente.
Caixa automática de 4 velocidades + overdrive.
Não quebra.
Boa altura, mesmo original.
Preço do seguro não é assustador.
Peças fáceis de se encontrar.
Boa sorte na sua compra.:concordo:

Guilherme A. Araújo
23/09/2010, 11:25
Bom, por enqto tá na mesma.
Pra facilitar, será praticamente meu unico carro, o cbt eu deixo com meu irmao, e o trller nao é só meu... uso muito na cidade e pra viajar.
Trilhas de vez eqndo e nao muito pesadas, pra isso tenho o javali e o troller.
Aqui é mais barro mesmo e um pouco de água.
Dif. dianteiro, farei igual fiz na ranger, um dreno na parte de baixo, pois desmontar praticamente o eixo todo a cada troca de oleo nao dá!!!

No mais, quero um conforto de um carro automatico 4x4.
Qto a cherokee tenho medo do fato de ela ter o chassi integrado(monobloco) num acidente entortar tudo e perder o carro, sei lá,posso estar falando besteira.
Na Explo pra levantar ela fica mais facil e mais barato, BL, na cheroka tem q pedir de fora ou investir grana aki, praticamente o dobro do q faria na explo...
esses pontos que eu quero analisar.
Nunca andei em nenhuma das duas, por isso tantas duvidas,e portanto, preciso mesmo de muuuuitas opinioes!!

Desde já agradeço,

MARCELOLUCHESI
23/09/2010, 11:33
Gilherme não sei se vai te ajudar, eu sou suspeito em falar, Eu compraria uma cherokee pois gosto da Linha "Jeep" e tenho um jeep mesmo sabendo de todos os problemas que tem e como solucionar, e tudo que o Samukanvas falou de acessorios, peças, kit, carro mais leve, talves melhor em algumas trilhas.

PORÉM "acho" que a exlpo é mais robusta que a Cheroca por exemplo, eu nunca vi explo, como também pajerinho, quebrar semi eixos com pneus maiores, cherokas toda a semana tem uma progurando bengala. Como você já está acostumado com a linha FORD e gosta como eu gosto da linha Jeep. Iria de EXPLORER.

Cláudio Brasília
23/09/2010, 12:27
Boa tarde,
No site do Acervo Digital da Revista Quatro Rodas:

http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/home.aspx

Tem um comparativo, com alguns carros mais apropriadamente equiparados em tamanho, no ano de 2000, Edição de março (40 Anos), página 38, o que nos dá mais uma grande fonte de pesquisa e uma melhor idéia destes carros; reportagem onde aparece um WJ e, também, um Explorer, dentre outros veículos off-road. Bom proveito a todos, um grande abraço e saudações.

Guilherme A. Araújo
23/09/2010, 13:22
Boa tarde,
No site do Acervo Digital da Revista Quatro Rodas:

http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/home.aspx

Tem um comparativo, com alguns carros mais apropriadamente equiparados em tamanho, no ano de 2000, Edição de março (40 Anos), página 38, o que nos dá mais uma grande fonte de pesquisa e uma melhor idéia destes carros; reportagem onde aparece um WJ e, também, um Explorer, dentre outros veículos off-road. Bom proveito a todos, um grande abraço e saudações.
O que eu queria era uma amteria da Cherokee Sport!!
E ia ser uma boa se tivesse a comparaçao com explo V6!!
Achei uma materia na ediçao de Agosto de 2004, pag 126, mas nao valeu de grande coisa nao...
E um detalhe, se referem ao motor como sendo um V6, e todos sabemos que um 6 em linha!!
Pq será que cometerma este erro? e na matéria da nova sport, disseram a mesma coisa, o motor V6 foi mantido, juntamente com o cambio....

Sergio Caieiras
19/11/2010, 20:14
Boa noite amigos, adorei o forum e os papos. Eu me apaixonei...vazando óleo por um Jeep Cherokee Sport 4.0 V6, 1997, pretendo para uso comum, trabalhar e etc, exceto quando vou para São Thomé das Letras, no sítio que pego umas estradas de terra. Uma zero é muito cara (para meu bolso). Mas já vi que será um casamento. Quem dentre todos tiver algo de ruim para dizer esta é a hora (falem tudo não escondam nada...). Não quero quebrar a cara com esta paixão. Abraço!