Conectar

Ver Versão Completa : qual walkie-talkie para regiao montanhoso - perto de uma estação de radar

Florian77
11/12/2014, 11:53
Bom dia,

primeiro, muito obrigado para o site muito informativo! Estou novo aqui, e gosto muito!

Eu sou um alemão, que vai emigrar para viver com sua mãe no Brasil (ela tem 74 anos e é brasileira).
Ela mora em um sitio no sertão, com um monte de colinas e sem cobertura de celular (mas tem uma estação de radar a 10km de distância).
Eu pensei, pode ser otimo (e mais seguro para ela, em caso de emergência) de ter um walkie-talkie para nos comunicar, especialmente quando um de nós está andando no sitio.

Meu problema é que eu não tenho idéia, qual rádio para usar, e o que e permitido da Anatel. Você pode por favor me recomendar um? A distância é de até 3 km, e esta extremamente montanhoso.

Posso usar este walkie-talkie sem uma licença especial, ou eu tenho fazer o IARP / CEPT?
Vou fazer o teste de qualquer maneira, mas gostaria de começar o mais cedo possível.

obrigado & abracos,
Florian

andre_agostinho
12/12/2014, 01:18
Olá florian boa noite,
bem vindo ao brasil...vai gostar muito daqui,
os novos talkabout da Motorola falam bem pro seu caso é não precisam de licença pra vc usar.
se quiser tb pode deixar um Px (cb radio) base na casa pra ela e comprar um bom HT PRA FALAR TB DIRETO pra base que ficaria com sua mãe na casa....
teria que instalar uma antena base na casa ..das boas...
se vc estiver disposto pode tirar seu COER ( tem prova pra isso na anatel...bem fácil...e em minas as vagas são liberadas) depois comprar um rádio VHF / UHF BASE E UM HT...OU DOIS HTS DOS BONS.

Florian77
12/12/2014, 15:41
muito obrigado, Andre!!

Sao muitos boms, os walkie-talkies, e exatamente o que procurei! Vou dar uma olhada e comprar no mercado livre.
Tambem vou ver como fazer meu COER aqui em SC...

Olá florian boa noite,
bem vindo ao brasil...vai gostar muito daqui,
os novos talkabout da Motorola falam bem pro seu caso é não precisam de licença pra vc usar.
se quiser tb pode deixar um Px (cb radio) base na casa pra ela e comprar um bom HT PRA FALAR TB DIRETO pra base que ficaria com sua mãe na casa....
teria que instalar uma antena base na casa ..das boas...
se vc estiver disposto pode tirar seu COER ( tem prova pra isso na anatel...bem fácil...e em minas as vagas são liberadas) depois comprar um rádio VHF / UHF BASE E UM HT...OU DOIS HTS DOS BONS.

andre_agostinho
14/12/2014, 00:03
Veja florian, vc pode armar uma estação base de PX NA CASA (CB radio) e comprar um bom ht CB tb. A licença para CB RADIO no brasil não precisa de prova.
vc só precisa ter CPF NO BRASIL
entrar um sistemas.anatel.gov.br/scpx .... Criar um usuário e pedir o licenciamento da estações ...pagar umas taxas super baratas e ficar legalizado.
pode ser uma alternativa tb ao talkabout ...acho legal vc ter os dois no seu caso...sugestão....
quando vc tirar o coer, dependendo de onde mora sua mãe, vc pode utilizar-se das repetidoras ( tem VHF E UHF) em Florianópolis...basta vc comprar um conjunto bom de rádio e antena VHF/UHF
abs

PP5GAS
15/12/2014, 21:58
Florian

Aqui em SC a ANATEL abre vagas individuais para fazer o teste na sede em Florianópolis.
Para estudar você pode obter maiores informações em http://www.crarsul.com.br/

Dependendo da região em que vai morar, há possibilidade de cobertura com repetidoras VHF em link.

Abraço

Walter da Camper
15/12/2014, 22:52
É preciso fazer um teste, mas é praticamente certo que a 3Km em região montanhosa o Talk-About não irá alcançar, pois tem apenas 0,5 Watt.
Um HT barato de 5W com certeza alcança, pois é comumente usados em trilhas em distâncias até superiores. Pode ser até aqueles chineses (Baofeng), disponíveis no Mercado Livre por R$ 150,00.

Florian77
15/12/2014, 23:14
Boa noite Andre, PP5GAS e Walter

muito legal, obrigado pela ajuda! Ja comprei os talkabouts no mercadolivre, e vou experimentar na semana que vem no sitio.
Espero que funciona, e vou escrever mais como foi quando voltar.

Para falar a verdade, nao tenho nemhuma idea o que "ht CB tb" , "HT"ou "repetidoras VHF em link" significam.. mas hey, e um bom razao para fazer a prova! ;- )

Agradeco muito suas ajudas, e uma communidadae muito legal aqui!

abcs,
Florian

Walter da Camper
16/12/2014, 10:39
HT = handle talk (um walkie talk mais sofisticado)
CB = citzen band ou faixa do cidadão. São os rádios que operam na faixa de 27 Mhz, cuja licença não necessita fazer prova, apenas pagar uma taxa ao governo. Pode ser fixo, veicular, ou HT.
repetidoras VHF = estações instalada no alto de montanhas para fazer link entre rádios distantes.

Boa noite Andre, PP5GAS e Walter

muito legal, obrigado pela ajuda! Ja comprei os talkabouts no mercadolivre, e vou experimentar na semana que vem no sitio.
Espero que funciona, e vou escrever mais como foi quando voltar.

Para falar a verdade, nao tenho nemhuma idea o que "ht CB tb" , "HT"ou "repetidoras VHF em link" significam.. mas hey, e um bom razao para fazer a prova! ;- )

Agradeco muito suas ajudas, e uma communidadae muito legal aqui!

abcs,
Florian

andre_agostinho
16/12/2014, 23:50
Vc tem razão walter. Se entre a casa e o campo que elevou se deslocar...tiver uma montanha no meio vai ser complicado....mas florian, diga- nos qual região de Floripa é que podemos acertar mais...
abs

Florian77
17/12/2014, 17:04
Oi Walter e Andre - obrigado pelo explinacao. vamos ver como funciona - eu estou parte aqui em Florianopolis (Ingleses, Norte da Ilha), e parte em Urubici (SC). No fim de semana posso experimentar se da contato ou nao... aqui em Floripa funciona otimo (os talkabouts chegavam hoje).

abs

PP5GAS
17/12/2014, 20:58
Florian

Na região litorânea, caso de Floripa, a operação com walkie-talkie é mais viável.
Já em Urubici eles ficarão bem limitados. Em região montanhosa é melhor operar com repetidoras, porém é preciso ter licença de radioamador.
No seu caso será possível falar de Florianópolis com Urubici via repetidora 147.210 que está localizada em Rancho Queimado, bem ao lado da BR-282. Aliás você passa por lá para ir ao sítio. Essa repetidora está ligada a mais seis repetidoras mantidas pelo CRARSUL e pelo Clube de Radioamadores de Videira. Uma ampla cobertura do litoral ao Oeste Catarinense.
Porém aconselho a utilizar radio base para atracar melhor as repetidoras. Embora o uso de HT também seja possível, a potência de 5 watts limita ele bastante.
Quanto aos HT Baofeng temos tido ótimas referências. Os voluntários da Defesa Civil, com licença de radioamador, aqui de nossa cidade utilizam vinte aparelhos desses sem qualquer problema relatado até agora.
Faça o teste na ANATEL e logo vamos trocar QSO via VHF.

Abraço

Sérgio Bambirra
17/12/2014, 22:53
Vivendo e aprendendo! É 1ª vez que vejo mençaõ a HT para CB (PX), sempre achei que para "prestar" tinham que ser PY...

Não são muito comuns? Difícil de achar?

Sds.

andre_agostinho
18/12/2014, 01:19
Florian

Na região litorânea, caso de Floripa, a operação com walkie-talkie é mais viável.
Já em Urubici eles ficarão bem limitados. Em região montanhosa é melhor operar com repetidoras, porém é preciso ter licença de radioamador.
No seu caso será possível falar de Florianópolis com Urubici via repetidora 147.210 que está localizada em Rancho Queimado, bem ao lado da BR-282. Aliás você passa por lá para ir ao sítio. Essa repetidora está ligada a mais seis repetidoras mantidas pelo CRARSUL e pelo Clube de Radioamadores de Videira. Uma ampla cobertura do litoral ao Oeste Catarinense.
Porém aconselho a utilizar radio base para atracar melhor as repetidoras. Embora o uso de HT também seja possível, a potência de 5 watts limita ele bastante.
Quanto aos HT Baofeng temos tido ótimas referências. Os voluntários da Defesa Civil, com licença de radioamador, aqui de nossa cidade utilizam vinte aparelhos desses sem qualquer problema relatado até agora.
Faça o teste na ANATEL e logo vamos trocar QSO via VHF.

Abraço
eu tenho um BAOFENG e tenho gostado...BBB ...bom...bonito e barato....pelo preço acho que vale a pena...mas tentei ver se ele é homologado pela ANATEL ...o site deles tava com Pau....
nessa região de urubici...é melhor atracar com PY mesmo se tem repetidora....e atracar com uma base na casa e HT pra rodar...talvez um no carro com 50W pra movel

Walter da Camper
18/12/2014, 11:58
Realmente é muito raro de se encontrar um HT PX. Eu tenho um Alan 95Plus que veio junto quando comprei o Jeep.
A faixa de PX hoje em dia é mais usada pelos caminhoneiros. O HT funciona razoavelmente na estrada, mas a alcance não deve ser muito longo devido à baixa potência e à antena. Eu uso apenas para ouvir os caminhoneiros durante as viagens.

487374

Vivendo e aprendendo! É 1ª vez que vejo mençaõ a HT para CB (PX), sempre achei que para "prestar" tinham que ser PY...

Não são muito comuns? Difícil de achar?

Sds.

Sérgio Bambirra
18/12/2014, 13:36
Valeu Walter! Então, pelo jeito, o melhor é mesmo investir num desses Baofeng da vida. Para operá-los tem que fazer a prova da ANATEL, etc, etc?

Sds.

Walter da Camper
18/12/2014, 18:02
Para operar PY tem que fazer a prova da Anatel, mas nenhum rádio xing-ling é homologado, pois são capazes de transmitir fora da faixa autorizada de 144 a 148 Mhz. O Baofeng transmite de 136 a 174.
Que eu me lembre somente são homologados modelos das marcas mais conhecidas como Yaesu, Icom, Kenwood, Motorola, que custam 10x o preço dos xing-ling.

PP5GAS
18/12/2014, 21:15
Para operar PY tem que fazer a prova da Anatel, mas nenhum rádio xing-ling é homologado, pois são capazes de transmitir fora da faixa autorizada de 144 a 148 Mhz. O Baofeng transmite de 136 a 174.
Que eu me lembre somente são homologados modelos das marcas mais conhecidas como Yaesu, Icom, Kenwood, Motorola, que custam 10x o preço dos xing-ling.

Tenho um HT FT-50R Yaesu que custou o valor de 5 Baofeng. Utilizo ambos e não vejo muita diferença na operação, embora goste mais dos menus do Yaesu.

Caramba, quanto tempo que não vejo um Alan 95. No século anterior tínhamos um exemplar por aqui. Outro muito utilizado naqueles tempos era o base Alan87. Bom rádio.

Abraço

IsmaelMatos
19/12/2014, 07:58
Boas notícias para quem quer comprar um radio Baofeng: uma consulta ao sistema da Anatel aponta homologacões para modelos da marca.

Segue o link para consulta. Para consultar, indicar o nome do fabricante (baofeng) e marcar a opção "contendo", depois clicar "confirmar" lá no rodapé da página.

SGCH - SISTEMA DE GESTÃO DE CERTIFICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO - [SIS versão 2.2.62] (http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/Consulta/Homologacao/Tela.asp?SISQSmodulo=10199)

Saudações a todos,