Ver Versão Completa : Arrumar motor MWM 229-4 da F1000 94 SS Compensa????
max_santos
08/12/2014, 20:03
Boa Noite a todos! Amigos estou em um dilema?
Comprei a uns meses uma Milona 94 SS MWM 229 4x2, a princípio de procedência a pintura, interior e pneus novos. Sabia que tinha umas coisa na mecânica pra fazer mas tudo certo.
Refiz:
* Toda suspensão dianteira e traseira, amortecedores, buchas, molas, etc... - tudo novo.
* Direção -pivôs, buchas, junção coluna direção, rolamentos e buchas da coluna de direção, etc ...- tudo novo
* Parte elétrica: alternador, todas as gambiarras que tinha foi tudo corrigido.
* Parte estética: para-choques, rodas, tudo pintadinho do jeito que queria.
* Todos os fluido com exceção do de freio tudo novo.
* Sistema de arrefecimento: válvula, bomba d'água, limpeza de todo sistema, mangueiras, fluído, etc... - tudo novo ( a antigo dono deixo a água circulando direto nela e rodando sempre fria) Hoje entendi por que!!!!
Nos meu planos faltava agora dar uma boa revisão nos freios e uma recuperação geral no painel. Com isso estaria nova!!!!
Viajei com ela ontem 300km, tudo normal. Hoje quando dei uma saída ela quase ferveu. Coloquei a válvula termostática antiga que passava a água direto pra chegar um casa e investigar o que aconteceu. Para minha tristeza, vi que está vazando água entre o 2 e 3 cilindro ( neste ponto vi uma trinca no bloco que já havia sido soldado ) e vazando água na junta do 4 cilindro. Acredito que quando coloquei o sistema de arrefecimento original (aumentando a pressão no sistema ) deu esse problema, pro isso estava circulando a água direto.
Agora vem a dúvida? Compensa arrumar o motor? Mas arrumar direito. Ou vender e partir pra outra. Tenho medo de começar e entrar em um clico vicioso. Preciso de uma pickup confiável uso ela pra o trabalho com viagem longas e transporte de cargas médias. Se optar em arrumar agora seria a hora de turbinar? Quanto acham que gastarei?
Abraço a todos!
robson010203
08/12/2014, 21:21
esse motor dificilmente dá problema, essa questão da trinca é um pouco preocupante, mas caso tenha sido feito um serviço de qualidade e o bloco nao tenha perdido suas caracteristicas originais (medidas, não tenha ficado com deformidades pelo calor da solda), o restante é fácil de resolver, troque os selos do cabeçote( é muito comum vazar por eles), as juntas, enfim faça uma boa revisão no motor e ele trabalhará por muito tempo, porém antes de qualquer intervenção o ideal seria fazer uma boa avaliação nesse bloco pois se ele estiver com problemas você vai gastar e não terá resultado
micheltakashima
09/12/2014, 12:20
Bom dia Robson caso tenha interesse estarei vendendo o motor mwm 229-4 da minha que estou trocando por um 229-6
Boa Noite a todos! Amigos estou em um dilema?
Comprei a uns meses uma Milona 94 SS MWM 229 4x2, a princípio de procedência a pintura, interior e pneus novos. Sabia que tinha umas coisa na mecânica pra fazer mas tudo certo.
Refiz:
* Toda suspensão dianteira e traseira, amortecedores, buchas, molas, etc... - tudo novo.
* Direção -pivôs, buchas, junção coluna direção, rolamentos e buchas da coluna de direção, etc ...- tudo novo
* Parte elétrica: alternador, todas as gambiarras que tinha foi tudo corrigido.
* Parte estética: para-choques, rodas, tudo pintadinho do jeito que queria.
* Todos os fluido com exceção do de freio tudo novo.
* Sistema de arrefecimento: válvula, bomba d'água, limpeza de todo sistema, mangueiras, fluído, etc... - tudo novo ( a antigo dono deixo a água circulando direto nela e rodando sempre fria) Hoje entendi por que!!!!
Nos meu planos faltava agora dar uma boa revisão nos freios e uma recuperação geral no painel. Com isso estaria nova!!!!
Viajei com ela ontem 300km, tudo normal. Hoje quando dei uma saída ela quase ferveu. Coloquei a válvula termostática antiga que passava a água direto pra chegar um casa e investigar o que aconteceu. Para minha tristeza, vi que está vazando água entre o 2 e 3 cilindro ( neste ponto vi uma trinca no bloco que já havia sido soldado ) e vazando água na junta do 4 cilindro. Acredito que quando coloquei o sistema de arrefecimento original (aumentando a pressão no sistema ) deu esse problema, pro isso estava circulando a água direto.
Agora vem a dúvida? Compensa arrumar o motor? Mas arrumar direito. Ou vender e partir pra outra. Tenho medo de começar e entrar em um clico vicioso. Preciso de uma pickup confiável uso ela pra o trabalho com viagem longas e transporte de cargas médias. Se optar em arrumar agora seria a hora de turbinar? Quanto acham que gastarei?
Abraço a todos!
robson010203
09/12/2014, 16:14
Obrigado Michel, mas no momento estou preparando um cummins max power da f250 para colocar na minha, porém esse motor não é difícil de vender, boa sorte na venda
micheltakashima
09/12/2014, 17:13
O robson desculpa eu estava oferecendo para o max_santos, eu sei do seu projeto com o cummins inclusive estou acompanhando e foi um dos tantos projetos desse forum que me inspiraram a fazer o meu, afinal se estão colocando um cummins eletronico com até computador de bordo em uma f1000 o que é um 229-6 não é mesmo? Obrigado pela atenção e parabens pelo otimo projeto que está fazendo, e detalhe você é o mentor engenheiro e mecânico do seu projeto parabéns.
Obrigado Michel, mas no momento estou preparando um cummins max power da f250 para colocar na minha, porém esse motor não é difícil de vender, boa sorte na venda
robson010203
09/12/2014, 18:45
Eu imaginei, para ele seria uma boa pedida caso o motor dele não dê conserto, eu também admiro sua coragem, confesso que a vontade era de por um cummins 6 cilindros (o ronco do 6 canecos e impressionante) mas desisti por causa do peso. Vamos acompanhado as modificaçoes.
max_santos
09/12/2014, 21:59
O robson desculpa eu estava oferecendo para o max_santos, eu sei do seu projeto com o cummins inclusive estou acompanhando e foi um dos tantos projetos desse forum que me inspiraram a fazer o meu, afinal se estão colocando um cummins eletronico com até computador de bordo em uma f1000 o que é um 229-6 não é mesmo? Obrigado pela atenção e parabens pelo otimo projeto que está fazendo, e detalhe você é o mentor engenheiro e mecânico do seu projeto parabéns.
Michel, vou levar ela essa semana para uma avaliação completa e te dou notícias. Estou mais na dúvida agora em arrumar ou não, pois encontrei um F250 2010, na minha cidade que sempre era do meu interesse(meu vizinho), único dono com 33000km(originais) muito nova mesmo. Caminhonete só de passeios de fim de semanas nunca vi ela suja de terra pra ter ideia. Vou avaliar o $$$$ do conserto da F1000 para decidir o que fazer. Valeu!!!!
max_santos
09/12/2014, 22:01
Robson, muito obrigado pelas dicas!!!!
Daniel.Shimomoto
09/12/2014, 22:34
max, D229 é um dos motores mais baratos que tem para arrumar.
Se arrumar um mecanico bom, não tem porque o 229 não ficar bom porque ele não tem segredo. A unica coisa que tem que ficar perfeito (e isso vale para qualquer motor diesel) é a altura do pistão (que não pode ser cortado como gostam algumas retificas marretas) em relação ao bloco. Fora isso, dificil algo dar errado.
Ramon Pires
09/12/2014, 22:42
Se o bloco nao tiver conserto pode comprar um semibloco, acho que é uns 8 conto no maximo, e vem com toda a parte interna e até os cabeçote se nao me engano, e sobra uns componente do teu motor p vender...
max_santos
17/12/2014, 08:12
Pessoal, muito obrigado pelas dicas!!! Ontem veio a notícia boa!!!! o Bloco está ok! nas medidas corretas, tudo certinho. O problema é somente na junta do 4º cabeçote mesmo. Como final de ano é complicado em janeiro será reparada da maneira que deve ser. Dependendo de como as coisas estiverem vou mandar trocar o kit completo.
Mais uma vez muito obrigado mesmo!!! Abraço a todos!