PDA

Ver Versão Completa : Ford Ranger Flex 2015 com Kit GNV

Ranger Torrez
08/12/2014, 11:16
Olá caros usuários, resolvi ingressar ao fórum e partilhar a mudança que fiz em minha nova Ranger pois busquei na net antes e não achei praticamente nada.
Comprei uma Ranger 2014/15 zero, atualmente esta com 10.000 km.
Anterior a Ranger tive uma Hilux 2009 Flex e uma Freemont 2012, a Ambas rodei 100 mil km por ano ( Na Gasolina )
A Hilux fazia até 11 na BR a Freemont até 12, Lembrando que eu viajo em rodovias pois sou fotografo de casamentos e viajando para cobrir os eventos e atender clientes.
Outubro 2014 troquei a Freemont em uma Ranger LXS 2015 ( Já tem Piloto Automático ) mais ai veio a surpresa a Ranger não faz mais de 7,5 na rodovia e cidade nem tive coragem de fazer média.
Sempre fui totalmente preconceituoso ao GNV ( Aspirado ) por falta de conhecimento não sabia da existência do Injetado.
Tenho um amigo que tem um Ranger do modelo novo 2013 com Kit Gás e sempre me falou que era bom etc... ai comecei a pesquisar fiz varias ligações falei com outros usuários que fizeram a adaptação todos aparentemente satisfeitos.
Pronto resolvi fazer, peguei ela a 1 semana.
Conclusões de acordo com minhas necessidades.
Sábado 06/12/14 fiz 430 KM sendo 280 de BR . a 120km/h no Piloto. 100 KM BR a 110 km/h No piloto, e o restante em cidade transito pesado e uns 25 de estrada de chão muito ruim.
Gastei R$ 92.50 de Gás ( Não paguei barato no gás, 20 Metros a 2.40 e 19 metros a 2.20 ) na minha região tem até 2.00
Resultado Na Gasolina Gastária R$ 180.00 isso abastecendo no local mais barato e não tão confiável.
Ainda é muito precoce para dar um veredicto, quando concluir 1500 KM tenho que levar para revisão do gás e fazer os ajustes de acordo com o meu feedback.
Hoje zerei o gás total e completei de novo e agora vou fazer média de verdade.
Qualquer duvida posso tentar ajudar.

Abs a Todos

Ranger Torrez
09/12/2014, 22:39
Primeira média Real.
Abasteci com 20 metros cúbicos de gás gastei 40,00 andei 210 km somente dentro da cidade, ar condicionado Direto, antes da gasolina a média era de 5,5 a 6 kms por litros sem pegar trânsito. Agora no gás fez 10 km por metro, economia visível

Contras
Andando no gás ela está dando ( as vezes ) uns solavancos ao trocar algumas marchas e um só dia pela manhã ela não pegou de primeira, mais peguei na segunda tentativa, liguei para o instalador ele me disse que problema estava relacionado a ajustes entro o álcool e gasolina e disse que na revisão de 1500 km ele ajusta isso no scanner
Breve vou fazer teste real na rodovia.

ggpoa
10/12/2014, 06:37
Bom dia.
Aqui em PoA faco 7,5 km/l na cidade e ,qdo pego estrada, andando em torno de 90 a 100 km/h, sempre faco mais de 9 km/l. Carga pequena, 3 a 4 pessoas, gasolina aditivada br sempre.
Sempre tive interesse no GNV, mas a minha ta com um ano e 7000 km, rodo muito pouco!
Abc

Ranger Torrez
10/12/2014, 19:32
Segunda Média Real!
Mesmo não acreditando muito fiz a média na Rodovia hoje.
Completei o Gás e peguei a BR de Torres - RS a Ararangua- SC chegando lá abasteci novamente, não peguei transito algum.
Fiz média rodando a 110 KM/h no piloto automatico.
Média de acordo com gasto por m³.
Fez 14,7 km c/ 1m³ ...

Demojr
10/12/2014, 22:27
Torrez, vc procurou saber referente a garantia do carro junto com a concessionária??? Aqui em salvador eles informam que feito a instalação do Gnv eu perco a garantia! Por sua experiência é altamente notório o uso do GNV. Fora os engasgos que vc relatou teve mais algum problema???
Valeu. Abs

Ranger Torrez
11/12/2014, 02:12
Bom Demojr, sobre as engasgadas o instalador já tinha me alertado sobre supostos ajustes que faríamos aos 1500 km rodados de acordo com minha forma de andar, pretendo ir lá na próxima sexta ou no sábado.
Problemas até agora somente isso mesmo.
Sobre a garantia não perguntei na Ford, terça 16 tenho a revisão dos 10 mil agendada.
Pesquisei antes e fiquei sabendo que a própria Ford em SC fazia a instalação do kit até cerca de um ano atrás pois tinha um acordo com governo algo assim. Aqui em Sta Catarina existe uma campanha em mídia muito grande induzindo a transformação para GNV.
Mais não sei os motivos que a Ford parou de oferecer o kit nas caminhonetes novas, descobri que a Italo Gás a instaladora que fez serviço para mim era a empresa que prestava o serviço que a Ford vendia.
Perguntei em OFF para um amigo que tem 4 autorizadas ele me disse que se por ventura eu perder a garantia e vier a dar algum problema existe margem na lei para isso, pois não existe nada que prove que sendo utilizado de forma correta venha comprometer o uso do motor.
Eu não acredito que não venha acontecer isso com esse kit injetado. O carro da partida sempre na gasolina e eu vou cuidar de fazer todas a revisões corretamente e também troco de carro todo o ano.

Demojr
11/12/2014, 07:27
Aqui em salvador rodo entre 60 e 100km por dia e não consigo fazer mais que 7km/L e isso com pé de isopor mas no ar DIRETO!

Demojr
11/12/2014, 07:34
Ahh..... Se troca de carro todo ano então ta beleza! Mas aqui em salvador tem uma referenciada da ford que fazia a instalação nas ranger's que eram homologadas até o ano de 2012. A minha deu problema na embreagem e perguntei ao gerente gerente de pôs venda e o mesmo informou se tivesse o gnv a garantia não cobre! E ai fico com receio de instalar e o carro da problema em alguma outra coisa mesmo que não tenha nada haver com a instalação do kit e eles negam a garantia e ter que ir brigar na justiça e isso demora meses para resolver, já que aqui no Brasil essas coisas não funcionam!

CONFIDENTE
11/12/2014, 08:59
Demojr,
Meu amigo, ACHO que você esta equivocado, mesmo com a instalação do GNV voce perderia a garantia do Motor e não do carro inteiro.

Infelizmente vendi a minha Ranger XLT antiga de 2006, nela vinha um manual a parte para instalação do GNV, fiz isso, nunca deu problema, comprei a viatura de um amigo desde zero e coloquei com 31 mil, fiquei com a viatura ate 136 mil e como disse, nunca tive qualquer problema. Pelas pesquisas que eu fiz e ate mesmo falando com a vendedora (depois de fechar o negocio) é que se fosse GNV de 5ª Geração não perderia a garantia do MOTOR.

Comprei a minha agora e coloquei com cerca de 400 Km, só não o fiz antes porque fiz duas viagens Rio x Cabo Frio, mas para ter ideia, já emplaquei com o GNV instalado.

A diferença desse para o outro é que é de 5ª Geração e o outro de 3ª, estou adorando o desempenho do carango, estou fazendo o mesmo ou mais do que o Ranger Torrez, não sinto engasgo, sacudida quando passa para o GVN como era o de 3ª geração, a unica diferença é que no 5ª Geração ele demora exatos 2 Km para entrar de resto o GNV é maravilhoso, minha esposa tem um VECTRA Elite 2006 com o mesmo GNV e não tem o que reclamar, esta vendendo para ir para a FORD.

Agora voltando a questão inicial eu ACHO que voce só perde a garantia daquilo que voce não fizer na autorizada e não do carro inteiro.

Ranger Torrez
11/12/2014, 17:35
Segue vídeo que gravei esplicando http://youtu.be/K4zgJV_B1lc

CONFIDENTE
11/12/2014, 18:43
Ranger Torrez,
Otimo video, acho que voce disse tudo que resumindo quer dizer "Faço sempre manutenção", como disse tive uma 2006 com GNV 3º Geração ou aspirado como disse, coloquei com 31 e vendi com 136 mil, NUNCA tive qualquer problema, no 3ª Geração, fui do RJ para Beto Carrero 2 vezes todas no GNV, fui para o Paraiba quase 70% no GNV, ou seja foi um carro muito rodado de estrada.

Como disse em outro Topico o controle de estabilidade esta aceso direto, amanha estou agendado para ir na CSS mandar ver isso, se perdi a garantia aviso a voces, mas como disse o Ranger Torres, eu tambem nao vou ficar muito preocupado pois cuido muito bem do carro, posso dar azar com esse mas aprendi com a minha outra é que mecanico detesta FORD pelo simples fato de não achar peças isso se da pelo simples detalhe de não dar defeito (vejam bem é uma opinião MINHA com um carro anterior que rodei mais de 100 mil e só troquei pastilhas de freio).

Aqui no Rio, muita, muita gente usa GNV, acho que existem mais postos de GNV que de Gasolina e Alcool, alem de ser mais barato, temos desconto de 70% no IPVA, em media o Metro ta 1,69, então a nossa experiencia com GNV é muito grande, esses ajustes que voce falou sã normais no 5ª Geração, no meu caso a instalador colocou um funcionario dentro do carro com o computador e pediu para ir com ele ate a minha casa, cerca de 10 km da loja e o cara foi fazendo ajustes no motor, segundo ele foi ajustando ao meu modo de dirigir, com isso o consumo foi para 14, 15 por Metro.

Amanha dou noticias se perdi ou nao garantia do caro todo ou so do motor.

Abs,

Demojr
11/12/2014, 21:11
Belo vídeo explicativo TORREZ. Muito bom o local onde colocou o marcador de comunstivel (GNV). Pessoal,acho que vocês não entenderam o que quis dizer referente a garantia. Quando falei que se perderia a garantia de qualquer peça do veículo como um simples forro de porta até um motor ela não cobre em carros que têm GNV. Essa informação foi dada em todas as concessionárias daqui de salvador e também fiz essa pergunta no 0800 703 3673 ( central atendimento ford ) e também no próprio site onde tem "fale conosco" que abre um chat em tempo real você conversando com eles. E aqui em salvador não tem desconto em IPVA para quem tem GNV. Eu tenho este receio pq a minha ranger com esses problemas apresentados,a concessionária informou que não cobria se estivesse com GNV. Não estou querendo ser um desmotivador do GNV, pelo contrário, estou tentando de todo jeito saber como posso brigar com eles para aceitarem a instalação do kit porque sei que vale muito. Já tenho orçamento tudo pronto para instalar, só que quero fazer com a tranquilidade de q não vou perder a garantia, pq se for pra brigar em justiça a dor de cabeça é grande. CONFIDENTe, Estou no aguardo do seu relato da visita a concessionária. Abs e boa noite

CONFIDENTE
12/12/2014, 12:23
amigos,
Deixei o carro hoje pela manha na CSS e posso lhes garantir garantia nao perde, mais tarde pego o carro e entro para contar tudo, mas garantia NAO PERDE, ate mais tarde.

Abs

marcoswiedemann
12/12/2014, 16:06
Onde ficou instalado o cilindro de gas e quantos metros é.
Se possível posta umas fotos.

Ranger Torrez
12/12/2014, 20:23
Amanhã vou fazer a revisão no GNV
http://youtu.be/GxTvSiBLcIY

CONFIDENTE
12/12/2014, 21:18
Amigos,
escrevi pra cacete e na hora de postar a mensagem não foi mesmo estando conectado, vou reescrever tudo no Word e depois posto aqui amanhã, hoje to muito cansado, mas peguei a viatura hoje a tarde e não perdi a garantia, não perderei e o carro está perfeito

Ranger Torrez
12/12/2014, 21:31
Top que ótima noticia!
Segue mais um vídeo Perdi mais 3 mil nos últimos dois meses.
http://youtu.be/3HIBqJyYlQA

Junior84
13/12/2014, 01:29
Ei amigo Ranger Torrez (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/93239.html) , poderia escrever seu raciocínio. Acho que não entendi pelo vídeo. Desculpe a ignorância, raciocino melhor lendo.

CONFIDENTE
13/12/2014, 10:07
Vamos ver se agora vai
Ontem deixei a viatura na CSS , meu problema estava com a luz de reserva acendendo com meio tanque, ABS e estabilidade também acendendoFui atendido pelo. Chefe da oficina, uma pessoa muito legal, tranquilo e excelente profissional, abaixo vou tentar resumir ou escrever tudo o que ele me disse baseado nas perguntas que fiz em quase meia hora de conversa:
" Cara, com esse Kit GNV que está instalado no seu carro você não perde a garantia do seu motor, não se perde garantia do caro inteiro por colocar GNV, isso acontece com GVN de 3 geracao ou aspirado, esse seu é um GNV multipolo, aliás, nem do motor você perde a garantia, você perde a garantia de PARTES do motor ( foi discorrendo sobre as partes que agora não me lembro mais), perde a garantia do catalizador, cano de descarga, nem da carroceria você perde a garantia, você perde a garantia de onde fez os furos para colocar o cilindro, digamos que ali crie uma oxidação, ferrugem, ali não se cobre, não existe lógica em condenar uma porta se você não a alterou, a posição oficial da FORD é que perde a garantia, mas somos orientados a usar o bom senso, não vou retirar a sua garantia por colocar um kit de 5 geracao, não sou leviano, seja só isso daqui ( me mostrou uma mangueira com o símbolo do INMETRO) é um selo de homologação de um órgão federal, veja esse outro , esse é esse, o governo estadual te dá desconto se colocar IPVA o governo fala que o GNV é mais limpo que não emite poluição, então não serei eu ou a FORD que diremos ao contrário, na minha oficina eu não tiro garantia de carro algum nessas condições, e um fato muito importante juridicamente você está protegido, se alguém não te cobrir você aciona na justiça, como disse eu não tiro e nem sei de nenhuma autorizada que tenha tirado a garantia com GNV de 5 geracao, tanto é que o seu carro será consertado, deixe ai e volte na parte da tarde que vai ta pronto"

]Bom meu amigos, é isso, peguei a viatura e está excelente, com isso dou, de minha parte, encerrado esse assunto ( depois de uma noite muito mau dormida de sono achando que perderia a garantia do carro inteiro), e faço aqui novamente minhas as palavras do Torres Ranger, " se cuidar do carro com as devidas manutenções acho que dificilmente terei problemas", não falarei publicamente onde levei o carro pois o carro foi tão sincero e aberto comigo que tenho medo de prejudicá-lo já que sei que o pessoal dos fabricantes ficam lendo esses fóruns da vida.
O conselho que posso dar a alguém é : se querem colocar GNV coloquem em uma boa convertedora, aqui no Rio gastei 4.500,00, bem acima da média mas em uma convertedora que já foi autorizada pela ford quando ela oficialmente cobria a garantia, já coloquei 3 kits lá e nunca tive qualquer problema é se tiverem problemas e alguma CSS tire a sua garantia entrem na justiça, claro, com um bom advogado.

abracos a todos

hmautomacao
13/12/2014, 13:12
Pessoal, inicialmente, parabéns pela iniciativa de vocês em divulgar a experiencia com o uso do GNV. Já ha algum tempo tenho pesquisado sem exito sobre a instalação do GNV na NR.
Por conta das conclusões de vocês, decidi instalar o Kit de 5a Gr em minha viatura. Já marquei um um instalador homologado para a próxima segunda-feira. Ontem, passeio um bom pedaço da tarde e metade da manha de hoje acompanhando uma instalação e gostei do que vi.
Sem desmerecer ninguém, perguntei sobre o consumo na estrada (14,7 km/m3) citando o exemplo de vocês e segundo o instalador, é bem difícil conseguir esta marca na NR mas, que não é impossível (Rodando abaixo de 80 km, região plana, tempo frio mas sem chuva, etc...) mas, que no mínimo eu conseguiria fazer 11Km/m3 na estrada com a minha realidade, marca que acho bem razoável, tendo em vista que só consigo fazer 9 km/l na gasolina andando a 100 Km/h. Detalhe, a gasolina aditivada aqui em Salvador custa absurdos R$ 3,42

De qualquer forma, obrigado a vocês que desbravaram mais esta fronteira com a NR.

Vamos ver se agora vai
Ontem deixei a viatura na CSS , meu problema estava com a luz de reserva acendendo com meio tanque, ABS e estabilidade também acendendoFui atendido pelo. Chefe da oficina, uma pessoa muito legal, tranquilo e excelente profissional, abaixo vou tentar resumir ou escrever tudo o que ele me disse baseado nas perguntas que fiz em quase meia hora de conversa:
" Cara, com esse Kit GNV que está instalado no seu carro você não perde a garantia do seu motor, não se perde garantia do caro inteiro por colocar GNV, isso acontece com GVN de 3 geracao ou aspirado, esse seu é um GNV multipolo, aliás, nem do motor você perde a garantia, você perde a garantia de PARTES do motor ( foi discorrendo sobre as partes que agora não me lembro mais), perde a garantia do catalizador, cano de descarga, nem da carroceria você perde a garantia, você perde a garantia de onde fez os furos para colocar o cilindro, digamos que ali crie uma oxidação, ferrugem, ali não se cobre, não existe lógica em condenar uma porta se você não a alterou, a posição oficial da FORD é que perde a garantia, mas somos orientados a usar o bom senso, não vou retirar a sua garantia por colocar um kit de 5 geracao, não sou leviano, seja só isso daqui ( me mostrou uma mangueira com o símbolo do INMETRO) é um selo de homologação de um órgão federal, veja esse outro , esse é esse, o governo estadual te dá desconto se colocar IPVA o governo fala que o GNV é mais limpo que não emite poluição, então não serei eu ou a FORD que diremos ao contrário, na minha oficina eu não tiro garantia de carro algum nessas condições, e um fato muito importante juridicamente você está protegido, se alguém não te cobrir você aciona na justiça, como disse eu não tiro e nem sei de nenhuma autorizada que tenha tirado a garantia com GNV de 5 geracao, tanto é que o seu carro será consertado, deixe ai e volte na parte da tarde que vai ta pronto"

]Bom meu amigos, é isso, peguei a viatura e está excelente, com isso dou, de minha parte, encerrado esse assunto ( depois de uma noite muito mau dormida de sono achando que perderia a garantia do carro inteiro), e faço aqui novamente minhas as palavras do Torres Ranger, " se cuidar do carro com as devidas manutenções acho que dificilmente terei problemas", não falarei publicamente onde levei o carro pois o carro foi tão sincero e aberto comigo que tenho medo de prejudicá-lo já que sei que o pessoal dos fabricantes ficam lendo esses fóruns da vida.
O conselho que posso dar a alguém é : se querem colocar GNV coloquem em uma boa convertedora, aqui no Rio gastei 4.500,00, bem acima da média mas em uma convertedora que já foi autorizada pela ford quando ela oficialmente cobria a garantia, já coloquei 3 kits lá e nunca tive qualquer problema é se tiverem problemas e alguma CSS tire a sua garantia entrem na justiça, claro, com um bom advogado.

abracos a todos

Ranger Torrez
13/12/2014, 19:51
Lembrando que o consumo de 14,8 foi eu que citei e eu mesmo disse que acha impossível, inacreditável!
Mais não tenho como e nem porque contar história.
A média foi feita da seguinte forma.
Abasteci em um posto em Torres - RS e me desloquei a 110 até Sombrio SC constantemente em 110 no piloto, aproximadamente 45 kms chegando lá abasteci novamente e fazendo a conta de acordo com metros e kms deu os14,8 eu também fiquei meio perplexo!
De qualquer forma, hoje fiz a manutenção dos 1500 no GVN e logo posto um vídeo explicando.

Pessoal, inicialmente, parabéns pela iniciativa de vocês em divulgar a experiencia com o uso do GNV. Já ha algum tempo tenho pesquisado sem exito sobre a instalação do GNV na NR.
Por conta das conclusões de vocês, decidi instalar o Kit de 5a Gr em minha viatura. Já marquei um um instalador homologado para a próxima segunda-feira. Ontem, passeio um bom pedaço da tarde e metade da manha de hoje acompanhando uma instalação e gostei do que vi.
Sem desmerecer ninguém, perguntei sobre o consumo na estrada (14,7 km/m3) citando o exemplo de vocês e segundo o instalador, é bem difícil conseguir esta marca na NR mas, que não é impossível (Rodando abaixo de 80 km, região plana, tempo frio mas sem chuva, etc...) mas, que no mínimo eu conseguiria fazer 11Km/m3 na estrada com a minha realidade, marca que acho bem razoável, tendo em vista que só consigo fazer 9 km/l na gasolina andando a 100 Km/h. Detalhe, a gasolina aditivada aqui em Salvador custa absurdos R$ 3,42

De qualquer forma, obrigado a vocês que desbravaram mais esta fronteira com a NR.

Demojr
13/12/2014, 20:07
Hmautomacao, você também é de salvador? Se sim vamos manter contato, a instaladora que se referiu seria a Rodegas??? Com esse post do nosso amigo CONFIDENTE fiquei mais confiante referente a garantia. Se for instala na Rodegas lá na frente tem a ford revisa, se der de uma passada lá e converse com Paulo que é o supervisor de pós venda, converse referente a garantia se instalando o gás. Meu contato é 71-88486566.

hmautomacao
13/12/2014, 21:21
Demojr, boa noite. A instaladora é uma nova aqui nos 2 Leões, quase em frente ao posto de gasolina. Os donos são os mesmos da Gaspoint do Ogunja. Conheci ele hoje pela manhã e ele disse que já tem 14 anos de experiência. Como disse acompanhei a instalação de um 5a Gr em um Corsa 1.4 e ficou show. Instalação limpa, muito bem feita. Eles estão querendo colocar um cilindro de 21m3 argumentando que o de 25 fica passando da Carroceria mas, pelo vídeo que o companheiro postou, parece que da e sobra o de 25. Segunda vou mostrar o vídeo para o instalador e tentar colocar igual. Desculpe os erros mas estou respondendo do celular e o bendito corretor atrapalha mais que ajuda.

Ranger Torrez
13/12/2014, 21:28
Revisão feita carro esta 100% não mudou praticamente nada de desempenho para combustível liquido. porém não fiz média ainda lembrando que antes ela esta gastando pouco, mais com falhas ou seja muito pouco combustível sendo injetado.
http://youtu.be/-Rge3zaGR8I

CONFIDENTE
13/12/2014, 22:10
Gás Point GNV - Tabela de Autonomia (http://gaspoint.com.br/gnv/tabela_de_autonomia.asp)
O ranger Torres tem razao! o consumo e esse mesmo.
sempre usei essa tabela e da certinho

Demojr
14/12/2014, 00:05
conheco o pessoal da gaspoint, fui na loja dele ali no Ogunja mesmo! Se eu fosse instalar seria na Rodegas que é a instaladora credenciada pela ford em instala o kit nas ranger do modelo 2012. Você nas concessionárias daqui de salvador procurou saber da garantia? Perguntou em alguma concessionaria pra ver como fica???

Demojr
14/12/2014, 08:08
Está de parabéns Torres! Seus vídeos são excelentes! Me tire uma dúvida, no kit instalado na sua ranger sabe dizer se eles colocaram uma peça que se chama variador de avanço? Porque nas instaladoras daqui em outros carros eles instalam está peça e na ranger me informaram que não era necessário. Você disse no vídeo que não percebe diferença alguma quando está em combust. Líquido e o GNV? Não sente perder potência depois que deram esses ajustes finos? Obrigado!

hmautomacao
14/12/2014, 09:15
Para falar a verdade, não estou muito preocupado com a garantia. Já rodei 22k para me certificar que o carro não tem nenhum problema crônico de motor ou caixa. Como disse, escolhi a gaspoint por comodidade e pela organização da oficina. A nova loja deles parece uma concessionária, muito limpa e organizada. Como trabalho com serviço, sei identificar uma boa oficina pelo visual e pelo conhecimento técnico do proprietário. Conheço mecânica de forma bem razoável e para alguém me enrolar é bem difícil. Conversei bastante com o responsável da oficina e ele se mostrou bem seguro. Soube responder a todas as minhas perguntas sem gaguejar ou tentar me enrolar. Meu único porém é sobre o tamanho do cilindro que ele quer colocar de 21m3 afirmando que o de 25m3 empurraria a capota marítima para cima. O vídeo que foi postado contradiz o que ele disse e amanhã, vou mostrar a ele e ver o que diz. Estive tb na Burigas, que é a oficina certificada pela Fiat mas, não gostei do que vi. Achei muito desorganizada, e a atendente bastante desinteressada, apesar de ter um bom estoque de peças. Mas é o caso, se para vender já não me senti confortável imagine para reparar algum problema!! Vou instalar amanhã e posto as minhas impressões na terça, após retirar o carro. Até da para manter o carro na gasolina mas, acho um absurdo R$ 3,42 no litro.

hmautomacao
14/12/2014, 09:18
Quanto ao variados de avanço, nos kits mais modernos ele já vem embutido no próprio módulo de controle.

CONFIDENTE
14/12/2014, 09:55
conheco o pessoal da gaspoint, fui na loja dele ali no Ogunja mesmo! Se eu fosse instalar seria na Rodegas que é a instaladora credenciada pela ford em instala o kit nas ranger do modelo 2012. Você nas concessionárias daqui de salvador procurou saber da garantia? Perguntou em alguma concessionaria pra ver como fica???
Dmorj e amigos,
como disse sobre a minha conversa com o chefe da oficina, foi um resumo de mais de 30 minutos de conversa, algumas coisa esqueci e outra suprimi por não achar conveniente, uma delas foi mais ou menos isso :
"se você chegar aqui na CSS e perguntar sobre garantia todos, inclusive eu, vamos falar que perde a garantia, e cá entre nós quem vai comprar um carro como esse de mais de 90 mil , com esse tamanho não vai se preocupar com o consumo que faz não é mesmo? E a questão não é apenas o consumo, o seguro fica mais caro, muitas seguradoras nem seguram o GNV. Estou te falando isso porque você já comprou o carro já instalou o GNV, mas como te disse a posição oficial dea FORD é de que perde a garantia"

abs,

Demojr
14/12/2014, 10:10
A posição da ford é que perde a garantia total do veículo ou das peças as quais ele citou pra vc?

Ranger Torrez
14/12/2014, 19:29
Primeira Média após a revisão do GNV!
Abasteci ontem 20m3 rodou 227 km 70% Rodovia e 30% Cidade.
Acho que ficara assim, pois carro esta rodando muito bem, se mexer pode até ficar mais economico mais pode ficar sem força e falhando como esta antes.

Média 11,35 por M3

hmautomacao
14/12/2014, 20:11
Acho que chega aos 12 por m3 rodando 100% rodovia. Seu cilindro de 25m3 é o reduzido ou o normal? Estou perguntando pois é igual ao seu que quero instalar.

CONFIDENTE
14/12/2014, 22:10
Ranger torres,
Reparei no seu Primeiro vídeo que a luz o combustível está acesa mesmo marcando 1/4, já reparou nisso??, se positivo quando começou antes ou depois do gnv?
abs,

Ranger Torrez
14/12/2014, 23:24
Em um dos vídeos acima expliquei sobre a luz da reserva, segundo instalador o carro faz a média apartir dos bicos e não da bóia, então segundo ele quando se roda longas distâncias ele interpreta que esta gastando o combustível líquido, mais na verdade está no gas

Ranger torres,
Reparei no seu Primeiro vídeo que a luz o combustível está acesa mesmo marcando 1/4, já reparou nisso??, se positivo quando começou antes ou depois do gnv?
abs,

Ranger Torrez
15/12/2014, 09:20
Sim 25 Metros

Acho que chega aos 12 por m3 rodando 100% rodovia. Seu cilindro de 25m3 é o reduzido ou o normal? Estou perguntando pois é igual ao seu que quero instalar.

CONFIDENTE
15/12/2014, 09:57
Ranger Torres,
Essa luz não pode acender, nos kits de 3ª Geração tinha uma peça que fazia essa luz e da injeção apagarem justamente para os bicos não ficarem injetando o que nao existia e mandando informação errada para o modulo, nos de 5ª não existe essa peça e já vem tudo na instalação.

Meu amigo, vou te dar um conselho, não é o GNV que causou isso, mas a programação da sua viatura, por isso que fui a CSS e lá o falei com o chefe que achava isso besteira pois ia baixando mesmo estando no GNV então eu achava que ele fazia uma "matematica" entre Km x o que ele achava que tinha no tanque e ia baixando e ele "Não, não, isso é muito sério (e foi discorrendo sobre o que disse acima sobre o kit de 3ª geração),
primeiro: Não era para acender pois o Kit faz esse trabalho
segundo: a quantidade de gasolina que tem no tanque para a kilometragem que ele ainda vai rodar com Alcool esta errada, esta muito baixa;
terceiro: esta mandando informação errada para o modulo, se continuar assim o carro vai para por "falta" de combustivel
quarta: veja só, se estivesse tudo correto quando fosse desligado o KIT era para ela apagar,

Portanto meu amigo corre pra CSS e mostra isso, claro, se ela apaar quando for para o combustivel original ta tudo correto.

Abs,

Ranger Torrez
15/12/2014, 14:49
Mais não sei se alguém citou luz da injeção? não foi eu, meu carro esta certinho sem luz da injeção.
A minha esta cem nenhuma luz de alerta ligada, estava com do combustível mais não esta mais.

Ranger Torres,
Essa luz não pode acender, nos kits de 3ª Geração tinha uma peça que fazia essa luz e da injeção apagarem justamente para os bicos não ficarem injetando o que nao existia e mandando informação errada para o modulo, nos de 5ª não existe essa peça e já vem tudo na instalação.

Meu amigo, vou te dar um conselho, não é o GNV que causou isso, mas a programação da sua viatura, por isso que fui a CSS e lá o falei com o chefe que achava isso besteira pois ia baixando mesmo estando no GNV então eu achava que ele fazia uma "matematica" entre Km x o que ele achava que tinha no tanque e ia baixando e ele "Não, não, isso é muito sério (e foi discorrendo sobre o que disse acima sobre o kit de 3ª geração),
primeiro: Não era para acender pois o Kit faz esse trabalho
segundo: a quantidade de gasolina que tem no tanque para a kilometragem que ele ainda vai rodar com Alcool esta errada, esta muito baixa;
terceiro: esta mandando informação errada para o modulo, se continuar assim o carro vai para por "falta" de combustivel
quarta: veja só, se estivesse tudo correto quando fosse desligado o KIT era para ela apagar,

Portanto meu amigo corre pra CSS e mostra isso, claro, se ela apaar quando for para o combustivel original ta tudo correto.

Abs,

Ranger Torrez
15/12/2014, 14:55
Sobre Garantia!
Tinha agendado a revisão amanhã na Juvel Ford Torres - RS ai hoje por curiosidade fui até a oficina e perguntei ao mecânico que me conhece, se perderia a garantia, ele de pronto me disse não sei, perai deixa eu ligar para a matriz.
Perguntaram para ele pelo telefone, Onde vc comprou a caminhonete? ele me repassou e respondi. Forauto Ford Araranguá SC
Ele ficou mais alguns minutos ao telefone, desligou e me disse.
É Márcio infelizmente você perdeu a garantia total do carro.
Eu de minha vez fui na recepção e cancelei a revisão para amanhã.
Agora a tarde liguei para a Forauto SC e perguntei se perderia a garantia, o gerente me disse, quem instalou? eu fulano de tal!
Ele não, você não perde a garantia fazendo revisão aqui.
Pronto! agendado para quinta pela manhã a revisão da Ranger e permaneço com garantia Total.

CONFIDENTE
15/12/2014, 16:38
Ranger Torrez,
Ao contrario do que muitos acham (e torcem para isso) que perde a garantia mas não perde, como o chefe da oficina da CSS que fui "Usa-se usa o bom senso".
Quanto a luz que vi acesa, esta no seu primeiro vídeo, aos 0:11 inclusive ate faz o barulho de que o carro esta na reserva nos 0:10 sg, pela posição eu vi que é Luz de Combustível, veja la no vídeo que ela fica amarela.

Agora revi o seu terceiro vídeo (explicação sobre a economia que ja fez com o GNV) com você dirigindo e a luz de combustível esta acesa durante todo o trajeto mesmo com o carro com 1/4 de combustível.

Abs,

CONFIDENTE
15/12/2014, 17:14
Ranger Torrez,
Desculpe, mas agora que vi o seu video da primeira revisão do GNV e a luz esta apagada, o que o cara te falou é verdade, só que aqui no rio (e acho que em qualquer lugar) quando se coloca o GNV de 5ª voce escolhe um combustível, geralmente se escolhe o Alcool, segundo o cara da oficina, a gasolina já tem 30% de alcool então fica dificil regular o carro pela gasolina, então escolhe o Alcool para fazer a regulagem (mas nada impede que voce use a gasolina, minha esposa tem um Vectra que só coloca Gasolina e o carro não apresenta problemas), pelo que entendi os problemas de engasgo acabaram justamente quando colocou o Alcool na sua viatura.

Parabens pelos videos e por estar feliz com o GNV, alem de econômico ajudamos a poluir bem menos o meio ambiente.

hmautomacao
16/12/2014, 11:59
Bom dia pessoal.
Retirei a vtr ontem as 22:00hr.
Apos a instalação, a marcha lenta na gasolina caiu um pouco e esta com um pequeno vasamento no cofre do motor. Vou levar para verificar o vasamento e a marcha lenta.

Não senti perda de potência mas, ela ficou mais progressiva, menos arisca no acelerador.

Vpu postando a experiência aos poucos.

hmautomacao
16/12/2014, 21:05
Vazamento ok.
Problema da marcha lenta ok.
Após re-mapear o sistema de injeção de GNV, melhorou um pouco o comportamento nas acelerações.

Problemas.
Ao pisar no acelerador rapidamente, o motor ainda dá uma rateada antes de acelerar.
Nova re-configuração prevista. Se possível na quinta-feira ou amanha a tarde.

Primeiro teste de abastecimento. Rodando em condições fora do normal, (Acelerando muito com carro parado para configurar sistema, acelerando forte para trocar marchas, cilindro não foi completamente cheio no primeiro abastecimento) fez uma média de 7,3 com ar 100% ligado. Achei um posto que empurra bastante gnv no cilindro esfriando o gás. Completei novamente e vamos ver se melhora. Detalhe, rodei apenas 61 km.

Em tempo, no post anterior o correto é *Vazamento (Bendito teclado do celular).

Forte abraço.

CONFIDENTE
17/12/2014, 08:38
Hmautomação,
Parabens, esses erros são normais, no 3 ou 4 ajuste a coisa fica toda redondinha.
Só não entendi direito esse "vazamento", foi o gas vazando é isso?

Abs,

Ranger Torrez
17/12/2014, 09:58
HmAutomação, essa ''Ratiadinhas'' era que dava na minha antes da regulagem dos 1500, apos ajuste carro ficou 100% já foi rodado 1000 km de sábado para cá e esta tudo ok.

hmautomacao
17/12/2014, 13:18
Bom dia pessoal.
Vamos lá.
Problema de aceleração ok.
Agora está top. Realmente, existe uma pequena perda de potência, dá para sentir no acelerador, principalmente subindo ladeira mas, nada igual ao kit de 3a gr.

Confidente, sim tinha um pequeno vazamento na conexão da valvula de redução que deu muito trabalbo para identificar pois era miito sutil. Como meu nariz não se engana, acabamos achando o safado do vazamento.

Agora, indo ao inmetro para fazer a inspeção.

Forte abraço a todos.

CONFIDENTE
17/12/2014, 16:26
Hmautomacao,
Como uso carro com GNV desde 2008 e ja tive 3 carros, assim como dei ao Ranger Torres, vou dar uma dica a voce,que pode usar ou não...

Perda de potencia de GNV de 5ª geração é quase minima, moro em um morro, subo em 3ª com Ar ligado e a viatura ainda pede a 4ª marcha, a potencia esta relacionada a injeção do carro, como os nossos são novos a injeção esta zero bala, então ela não é o problema.

Vou te passar o que aconteceu com a minha pois tive os mesmos problemas que voce esta tendo e mesmo depois de todos os ajustes o carro não ficou legal, então a oficina trocou os bicos injetores do GNV, olhe no sue KIT e vera a peça que tem os 4 bicos injetores, essa peça tem de ser de um diametro menor, com isso a potencia aumenta consideravelmente (quando troquei, a minha viatura passou a ser completamente diferente, muito mais potente) e o consumo melhora, dai a explicação porque o Ranger Torres faz mais de 14, 15 Km por Metro, em relação a minha faço a mesma media só que o meu cilindro é de 20 e não de 25 do Ranger Torres, ahhh e antes que venham com a historia de garantia novamente...não não perde a garantia do carro se colocar GNV de 20 metros, como detalhei em meu post.

Então meu amigo, converse com o cara da convertedora, como disse é uma dica e experiencia do que aconteceu comigo.

Um abraço e aproveite os beneficios do GNV.

barttrevisan
17/12/2014, 16:59
Boa tarde, pessoal!
Sou novo no fórum, mas o titulo me chamou a atenção, tbm tenho uma Ranger 12/13 com Kit gás 5 geração e cilindro (mosca branca original da ranger 2011, 25.4mt3), coloquei a 1 ano por não aguentar ela no álcool ou gasolina, preferi perder a garantia em prol do meu bolso em geral, antes 4.5lm/l no álcool na cidade e agora 10 km/mt3 de gás, pista chega a 14km/mt3 e olha que a minha ainda roda com rodas r22'. juro não me arrependi nunca, vale a pena e indico muito.

hmautomacao
17/12/2014, 22:11
Confidente, boa noite. Muito obrigado mas, nao entendi o que voce falou. A peça que vc esta falando deve ser a flauta e a mesma ja vem com o kit, ou seja, é dimenaionada para receber um determinado conjunto de bicos. O que o seu instalador fez foi trocar o conjunto inteiro? Bicos e flautas? Não entendi tambem quando voce falou de diâmetro... Menor diâmetro em relação a que? No meu caso, a perda de potência equivale a mudança do alcool para gasolina. É perceptível mas não incomoda. Vc nao sente a mesma coisa?

Quanto a redução do diâmetro dos bicos, isto pode ser compensado reduzindo a vazão do gnv tanto através do tempo de injeção como reduzindo a pressão do redutor, que por padrão é de 2 bar. O efeito seria exatamente o mesmo. Acredito que algum bico seu nao estava funcionando bem e o instalador colocou um de outro fabricante, dando esta desculpa por um outro motivo qualquer (tipo, ele nao tinha um da mesma marca para substituir). Agora, se o seu instalador for de sua extrema confiança (tipo amigo que não vai dar uma desculpa esfarrapada qualquer), procure saber dele tecnicamente o motivo da substituição do conjunto de bicos.

Muito obrigado e desculpe as perguntas.

Ranger Torrez
17/12/2014, 22:55
Amanhã as 9:20 tenho a revisão na Ford Forauto SC e veremos se vou perder a garantia.
Conto mais na volta, vou tentar gravar um vídeo com gerente.

CONFIDENTE
17/12/2014, 23:15
Hautomação,
Como disse em posts anteriores, a gasolina já vem com 30% de Alcool, por isso a regulagem do GNV é feita pelo Alcool, mas nada impede que você use a gasolina, havia entendido que a perda de potencia se dava no GNV e não no combustível original da viatura.

Cada veiculo tem uma característica, assim como também cada modelo de KIt o meu é Lovato, onde coloquei são extremamente sérios e quando a FORD instalava oficialmente o GNV eles eram credenciados e não existe a minima possibilidade de terem 'engatilhado´o meu KIT, como disse inicialmente, estava com a Luz do Combustível e depois o controle de estabilidade também, sou horrível para informações técnicas, mas pelo que me lembro o que ele disse, tecnicamente estava tendo uma vazão muito grande de GNV e com isso era enviada uma informação errada ao TB, e o primeiro sintoma era uma falta de combustível que não existia e depois o controle de estabilidade, segundo o pessoal da FORD na CSS alguns ao invés de acender a Luz de Estabilidade acendem o ABS e por ai vai, pelo que me lembro, (e eu vi) foi trocado todos os bicos injetores do GNV, ou como disse a Flauta com os bicos, os antigos tinham abraçadeiras e esse tem umas presilhas, foi colocado tambem o variador de avanço (peça opcional nos Kits, se passar o mouse na imagem que vou colocar no link, vera o que ele faz) acredito que isso que fez toda a diferença no desempenho da viatura.

Bom é isso, espero ter ajudado,

kit lovato (http://www.gaspoint.com.br/gnv/kits/lovato/kitLovato.html)

Gás Point - verdades sobre a perda de potência (http://gaspoint.com.br/gnv/perda_potencia.asp)

Ranger Torrez
18/12/2014, 15:48
Pronto carro revisado na ford mantendo a garantia total.
E feliz da vida com GNV!

CONFIDENTE
18/12/2014, 16:36
Pronto carro revisado na ford mantendo a garantia total.
E feliz da vida com GNV!

Ranger Torres,
Parabens meu amigo, quem sabe com esse topico a lenda urbana de que a garantia vai para o espaço com colocação de GNV acabe.

hmautomacao
18/12/2014, 18:22
Boa tarde pessoal.
CONFIDENTE, a perda de potência se dá apenas no GNV. Apenas fiz uma analogia entre a mudança de alcool para gasolina e da gasolina para o GNV.
Ainda sinto um certo "Embolar" no momento das acelerações (Não sobe giro de forma tão lisa como na gasolina) mas, pode ser preciosismo meu pois, sou muito chato e crítico. Quanto ao consumo, estou achando meio alto pois, aos 104Km apagou a terceira bolinha do marcador, ficando apenas 1 acesa... Certo, levei o carro para o inmetro ontem onde o pessoal leva uns 15 a vinte minutos acelerando o carro, peguei um baita-engarrafamento hoje... De qualquer forma, domingo vou fazer uma viagem de +- 300Km e ai sim, vai dar para sentir a autonomia da criança. Aqui e SSA o transito é uma loucura, do nada trava tudo e vc fica parado. O bom é que o pessoal da InjetGas é muito cortêz e educado e tem bastante paciência comigo e com minha chatice. Hoje fui lá ver a questão do consumo e o técnico me pediu para rodar até o cilindro zerar, abastecer novamente no mesmo posto e rodar novamente. Ai sim, poderia ter uma média mais sólida.

No mais, vou postando a minha experiência e agradecendo a vocês que tiveram a iniciativa de abrir o forum.

Acredito que com o tempo, ficará tudo justo e perfeito.

Forte abraço a todos.

Ranger Torres,
Parabens meu amigo, quem sabe com esse topico a lenda urbana de que a garantia vai para o espaço com colocação de GNV acabe.

hmautomacao
18/12/2014, 23:51
Em tempo, meu kit é Lovato. Demojr, meu tel 83028338. Me desculpe mas nao tinha visto o seu nr. Se quiser, podemos marcar para vc ver a viatura com o kit instalado. Converso com o Albert e ele te ezplica tudo direitinho.

hmautomacao
20/12/2014, 09:33
Bom dia pessoal.
Primeiro abastecimento completo no GNV. Média de 7,8 Km/m3 no transito caótico de Salvador.
Na gasolina, nas mesmas circunstancias, eu faço uma média de 6 a 6,5 Km/L.
Nesta média também foram feitos alguns ajustes e a aferição do inmetro, que consomem gnv
com o carro parado. Amanha, pequena viagem de 300km e farei a aferição do carro na estrada.

Bom final de semana a todos.

hmautomacao
20/12/2014, 09:35
Ah, fiz algumas contas aqui, e o Km/M3 ficou em R$ 0,25. com a gasolina a R$ 3,42 eu estou fazendo proporcionalmente 13,45 Km/L de gasolina. Isto pegando engarrafamento todo santo dia.

Forte abraço.

Ranger Torrez
21/12/2014, 20:04
Hoje observei um possível problema!
Vamos ver alguém pode me dizer algo.
Ao sair da garagem hoje pela manhã com carro ainda frio, portanto ainda no gasolina minha filha com vidro aberto me disse que cheiro de gás pai.
Parei carro ligado, ele ainda na gasolina e ''cheirei''em volta toda, consegui sentir um cheiro em baixo do paralama dianteiro ao lado do motorista, abri o capo e vi que que somente daquele lado tinha um cheiro de gás, mais um cheiro diferente como se tivesse queimado, Ex: cheiro de gasolina de carro afogado, não mesmo cheiro do gás lá no posto.É normal o carro expelir pelo cano o cheiro do gás que queima ou não? eu nunca tive carro a gás então para mim é estranho.

hmautomacao
21/12/2014, 21:00
Boa noite pessoal. CONFIDENTE e Rangertorres, no kit de vocês foi instalado o variador de avanço?
Rangertorres, voce esta desligando o carro na gasolina? Eu percebi que quando converto o carro ainda frio, ele fica falhando e cheirando a gás. Sempre converto para gasolina antes de desligar a noite e pela manhã, eu rodo uns 10 minutos antes de converter. Espero ate a temperatura passar do primeiro ponto. Fim uma viagem hoje e só consegui fazer 10 km/m3 na estrada andando a 100km/h. Andei lendo sobre o variador de fazes e que alguns sistemas ja vem com ele no proprio módulo. Amanha vou ligar para a Landirenzo e me informar sobre meu kit Lovaco.

CONFIDENTE
21/12/2014, 22:58
Ranger Torres,
Cheiro de gás tem quando entra o gás não antes, o que você pode fazer para conferir se existe um vazamento no sistema é fechar o GNV, veja onde absteve que tem uma trava, puxe a trava e vire-a ,o GNV vai parar de entrar no sistema, ligue o carro e confira, tive um carro que vazava desligado, era uma folga em uma junta antes da trava se segurança, quando acordava o cheiro era forte na garagem.
confirmando, você pode pegar uma esponja com sabão e ir passando nas juntas para ver se sai bolhas e leve a viatura na loja que eles fazem o reparo rápido e nao se desespere isso é normal, ainda mais se andar com a viatura em terrenos acidentados, o que você pode ver também é se o kit está bem fixado, algumas convertedoras não fixam direito, e com o balanço da viatura acaba dando folga em alguma conexão, o meu por exemplo, quando estive na CSS o chefe pediu para fixar o filtro pois estava solto, amanhã posto as fotos como ficou depois que pedi para fixá-lo.

Fugindo um pouco do assunto: abri um tópico sobre o console refrigerado da XLT você cães na sua,se puder de sua opinião la.

Boa sorte

CONFIDENTE
21/12/2014, 23:14
Hmautomacao,
Com o KIT de 5 geracao o GVN só entra depois que o sistema estiver todo com lubrificado com combustível, quando tinha o de 3 rodava uns 2, 3km e colocava no GNV e quando voltava pra casa fazia a mesma coisa, quando passei para o de 5 deixei de fazer.
quanto ao variador de avanço muitas convertedoras não colocam pois encaraecem o KIT, no meu colocado depois, como falei mesmo com os ajustes o carro não tinha potência. Veja no link que coloquei no post anterior ( estou do celular e não sei colocar por aqui) e verá como é o variador da Lovato, e veja se tem na sua viatura.
o meu KIT só desligo quando acaba o gás, normalmente deixo ligado direto

Uma coisa que você pode levar em conta é a questão da gasolina, pelo que sei é li, GNV de 5 geracao tem que usar e ser regulado pelo álcool , mas aparentemente Ta parecendo que não tem o variador de avanço na sua viatura.
abs,

hmautomacao
22/12/2014, 00:05
Realmente nao foi instalado. Quanto custou o seu, só para wue eu tenha um valor de referência? Amanhã vou comprar esta briga.

CONFIDENTE
22/12/2014, 09:17
Hmautomação,
Eles falam que é opcional mas não é (eu acho que já vem no Kit de fabrica), essa convertedora que faço o meu é conhecida por ser cara, o meu Kit instalado saiu por R$ 4.500,00 com cilindro de 20, eles não colocaram na instalação, como o carro não ficou do jeito que queria eles colocaram depois e não me cobraram nada, ou seja, se o carro ficar bom economizamos no variador de avanço entendeu??

Segue o site oficial da LOvato, pelo que entendi (nao domino o ingles) alguns Kits vem com Variador e outros não. LPG systems range for all the vehicles with aspirated and injection engine - Products | LOVATO GAS (http://www.lovatogas.com/php/eng/impianti_gpl/)

CONFIDENTE
22/12/2014, 09:33
Ranger Torres,
Segue abaixo a as fotos as trava de segurança que me referi.
Vista superior
487613

Vista frontral

487614

CONFIDENTE
22/12/2014, 09:53
Pontos de Fixação do GNV,
Amigos o meu GNV esta fixado assim na minha viatura.
487615

487616

487617

hmautomacao
22/12/2014, 20:57
CONFIDENTE, boa noite.
Estive na instaladora hoje conversando com o proprietário, que me colocou para falar com um tecnico da Lovato. O técnico me garantiu que este kit ja possui Variador de avanço na própria central e que a Lovato não dispõe do variador plug and play para ela. Expliquei o seu caso e, segundo ele, alguns instaladores estão fazendo adaptações buscando um melhor ajuste e, entre elas, a adaptação do variador de avanço. Como sou teimoso, tentei ligar para a matriz da Landrenzo só que eles não atendem. Vou esperar passar as festas de final de ano e tentar novamente. Busquei no site da landrenzo e da lovato que vc passou e em nenhum deles, vi citação do variador de avanço, vi apenas nos kits de 3a geração. Conversei sobfe o meu consumo ontem na estrada e ele me perguntou a que velocidade eu estava. Respondi que entre 110 e 130 e disse que a esta velocidade na gasolina conseguia algo como 8kml. Ele me mandou colocar 30% em cima e me disse que a minha media de 10km m3 não esta muito distante da realidade. De fato, olhando friamente os numeros, ele esta certo. Estava com 5 pessoas no carro, pneus com 35 lbs.. De resto, so alegria.

CONFIDENTE
22/12/2014, 21:31
Hmautomação,
O nosso objetivo aqui é sempre ajudar, baseado nas experiencias que temos em nossas viaturas.

O variador de avanço, no meu caso, foi posto porque minha viatura apresentava o mesmo problema que a sua e não admiti (justamente por ter tido varios carros com GNV) que não tivesse potencia, ficasse rateando, afinal paguei R$ 4.500,00 e o carro não esta em seu estado "normal", então por conscidencia estava na convertedora no dia um engenheiro da Lovato que disse na minha frente para colocarem o variador de avanço e isso foi feito, colocaram, saimos com a viaruta e o tecnico ao lado fazendo a regulagem, quero deixar claro que o meu consumo hoje gira na casa de 13, 14 por metro na estrada e 10, 11 na cidade, claro que o consumo varia muito do peso do pé no acelerador...eheheheheheh

Agora, se o cara que lhe atendeu disse que é uma adaptação, se fizeram essa na minha é uma adaptação idêntica a um variador de avanço e a viatura ficou perfeita, acho, sendo adaptação ou não a sua viatura não pode ficar do jeito que detalhou.

Um abraço,

Ranger Torrez
22/12/2014, 22:39
Como comuniquei acima, o problema era vazamento mesmo, fui lá hoje e ele achou 2 vazamentos nas mangueiras reapertou e tudo ok. Vi alguns posts acima sobre variador algo sim, não vi mais amanhã vou ver e vejo se o meu tem ou não,

hmautomacao
22/12/2014, 23:37
CONFIDENTE, boa noite. Não me leve a mal, por favor. Da mesma forma que você, ou talvez até um pouco mais, sou leigo no assunto GNV. Tenho um bom conhecimento em mecânica mas, quando o assunto é gnv, as variáveis são muitas e a documentação muito escassa. Esta é a minha primeira conversão e o unico parâmetro que tenho é uma parati 1.8 2004 que meu padrastro teve e converteu a gas. Era muito ruim, disto eu lembro. O carro em si, esta muito bom, e tem pouca diferença em relação a gasolina. O que procuro é a perfeição e isto é utopia. Em nenhum momento eu quis desmerecer a sua instalação, e se deixei transparecer isto, me desculpe. Você é a minha referência e mostro sempre os seus posts na instaladora. Como disse, em nenhum site da landirenzo ou lovato é citado o uso do variador de avanço nos kits de 5a geração e isto, é algo a ser levado em consideração. Queria muito mas, muito mesmo conseguir as suas médias de consumo e é este o meu motivo de tantas visitas. Espero sempre poder contar com as suas considerações. O pessoal da injetgas me disse que, se eu quiser, eles instalam o variador sem problemas mas, foram taxativos em afirmar que é desaconselhável e que a lovato nao dispõe de um modelo plug and play para a ford ranger. Eles colocam o T30 na sua,? Sabe dizer a disposição dos dips switchs? Tiveram que cotar algum fio ou foi plug and play?
Ranger torres, muito obrigado e fico no aguardo. Que bom que resolveu o vazamento.

Muito obrigado meus amigos e espero estar ajudando tanto quanto vocês.

CONFIDENTE
23/12/2014, 08:17
Hmautomação,
Meu amigo, voce não me ofendeu e nem ofendera, estamos em um Forum e a troca de experiencia é sempre valida e benefica para todos que participam, eu adoro forum pois são opiniões de usuarios e não de "especialistas" que vendem os produtos e serviços e muitas vezes sabem tanto ou muitas vezes MENOS do que nos (é o que parece com o que estão lhe atendendo), portanto não se acanhe.

Vou colocar o link novamente do post que coloquei da Gaspoint (quero deixar claro que não conheço, nunca fui, e nem sei onde é essa empresa, apenas fiz uma pesquisa no Google com a palavra "o que é variador de avanço" e cheguei nela) e como disse no meu post o variador de avanço é um item OPCIONAL, quero pedir desculpas pois ontem disse que vinha no KIT original e não vem, mas relendo a postagem original vi que escrevi que se tratava de um item OPCIONAL, como pode ver na imagem abaixo:

487673
Fonte: kit lovato (http://www.gaspoint.com.br/gnv/kits/lovato/kitLovato.html)

Como disse, onde instalei são extramente sérios e competentes (nao vou fazer propaganda de ninguém) e talvez por isso caros, e não acredito que tenham feito alguma gambiara, veja bem, não estou ofendido, pois poderiam te feito também, só não postei a foto do variador de avanço originalmente por não achar necessário, mas como pode ver nas fotos abaixo não se trata de uma adaptação como tentaram lhe passar, ahhhh e antes que venham lhe dizer que o variador é de ma ou boa qualidade isso eu sinceramente não faço a minima ideia pois não entendo disso, o que eu sei é que esta instalado e depois de instalado a minha viatura é outra, para melhor.

487674

487675

487676

487677

Quanto a perfeição que voce fala, não acho que seja uma utopia, a minha viatura (e pelo que vejo nos videos do Ranger Torres) é sereninha, calma, o cambio não fica balançando como ficava antes do variador de avanço, concordo que a Lovato não tenha um KIT plug and Play para a Ranger, por isso o engenheiro falou para colocar um no meu, concordo que cada motorista tenha uma caracteristica, mas não concordo que cada carro tenha uma caracteristica, carros são iguais, podem ter defeitos, mas são iguais no seu projeto como bom conhecedor de mecanica voce sabe disso, então meu amigo, não utopia querer que a sua viatura fique igual ao do vizinho, ainda mais se ela é zero.

O que eu acho e vou repetir aqui é: Acho que voce esta usando o combustivel errado, faça um teste usando o alcool.

Agora vamos ao consumo, eu acho que o seu consumo esta legal, estou colocando abaixo a tabela que coloquei em outra postagem, um detalhe que voce deve levar em conta é que DIFICILMENTE voce conseguira encher o seu tanque com o que ele realmente comporta, salvo em raras exceções, aqui no Rio, apenas alguns postos consigo encher com 20 Metros, portanto a coluna de tamanho do cilindro deve ser usava como a quantidade abastecida e não como tamanho do cilindro, mas acredito que ao colocar o variador de avanço o seu consumo mudara.

Um outro detalhe é que a tabela abaixo é antiga do tempo do GNV de 3ª Geração, portanto o seu consumo sera maior que o gas que entrar no GNV, por exemplo quando abasteço 16, 17 Mt rodo 119 a 123 Km, levando em consideração que o carro roda 5 Km por litro, não tenho um parametro do quanto ele roda no Alcool porque já emplaquei a viatura com o GNV.

487678
Fonte: Gás Point GNV - Tabela de Autonomia (http://gaspoint.com.br/gnv/tabela_de_autonomia.asp).

Um abraço e espero ter ajudado

hmautomacao
23/12/2014, 11:48
Pessoal, bom dia.
CONFIDENTE, seu variador de avanço é da própria Lovato. Quanto ao plug and play, me referi apenas ao variador de avanço e não ao kit em si. Cada fabricante automotivo adota um tipo de conector elétrico e o modelo do nosso carro não é previsto para este variador, por isto eu questionei se ouve corte de fio para instala-lo.
Quanto ao consumo que você citou para a sua Vtr, esta muito parecido com o meu, na faixa de 7,5 km/m3 em perímetro urbano, levando em consideração que você esta rodando 123 km com 16m3.

Forte abraço meu velho.

CONFIDENTE
26/12/2014, 11:23
Amigos,
Espero que todos tenham passado um Natal maravilhoso.
Desde a instalação do GNV, reparei que o computador da viatura vai diminuindo a quilometragem a ser percorrida com o combustível liquido no tanque mesmo estando no GNV, achava que isso era um "preço a pagar" pela adaptação...Mas depois da colocação do variador de avanço a coisa mudou....

Pois bem, deixei a família na Região do lagos e vim para trabalhar, um percurso de de 130 km, e reparei que a Quilometragem não saia de 139 Km a ser percorrida, fui andando e nada de mudar, então parei, tirei uma foto e quando cheguei no trabalho tirei outra, como podem ver nada mudou, infelizmente só registrei com 20 km finais mas rodei o percurso inteiro e nada mudou nos 139 km, vou passar a reparar mais isso, talvez não seja uma "anomalia" como dizem os especialistas, abraços.

487867

487868

hmautomacao
04/01/2015, 23:27
Feliz Ano Novo pessoal.
CONFIDENTE, quantos graus o seu pessoal adiantou no se variador de avanço?

Forte abraço.

CONFIDENTE
05/01/2015, 11:13
hmautomacao,
Meu amigo, sinceramente não presto atenção nesses detalhes, esses dias vou estar fora da cidade e não vou poder ir lá, mas assim que voltar pergunto e lhe passo.

Abs,

Marcos

CONFIDENTE
05/01/2015, 11:26
Amigos,
Estou em ferias com a molecada e os congestionamentos são normais onde estou, coisa que não acontece no meu dia a dia.
Pois bem em engarrafamentos em que fico naquele lenga lenga de marchas 1ª, 2ª no máximo 3ª a viatura apos algum tempo, acende a luz do controle de estabilidade, quando desligo e ligo novamente ela apaga e não acende mais, como não enfrentei mais engarrafamentos desde então não sei se vai acontecer novamente.

488548

hmautomacao
06/01/2015, 15:06
Bom dia.

Liguei para a Landirenzo/Lovato e falei sobre nossas viaturas. O técnico me garantiu que as mesmas deve ter o variador de avanço instalado.

Forte abraço a todos.

CONFIDENTE
06/01/2015, 22:23
Hmautomação,
Então aquela materia que li não sei onde sobre não instalarem o Variador para baratear o KIt era verdade.
Abs,

hmautomacao
07/01/2015, 08:27
Exatamente. Eles indicam o modelo Shark. Já estou providenciando com minha instaladora. Forte abraço a todos.

hmautomacao
11/01/2015, 13:35
Pessoal, bom dia... Vamos lá...
Seguindo o conselho de CONFIDENTE, resolvi a 15 dias substituir o combustível do tanque por alcool.
Bem, a VTR melhorou o consumo no GNV consideravelmente. Hoje, faço em média 9,5 a 10 Km/M3 de GNV dentro de SSA, ante a 7.5 km/m3 com gasolina no tanque.
Ainda não tive a oportunidade de testar com esta configuração na estrada. Ficou a pergunta, por que da melhora?? Estudando um pouco, descobri que o alcool demora um pouco mais para queimar, assim como o GNV que demora ainda mais que o alcool. Quando substitui o combustível do tanque, o sistema de injeção adianta o ponto de ignição em alguns graus, o que beneficia a queima do GNV. Bem, como ainda não instalei o Variador de Avanço, que a instaladora ficou de fazer nesta semana, acredito que terei médias ainda melhores pois, o variador adianta o ponto de ignição privilegiando a queima do GNV.

No mais, o carro esta muito bom e a tendencia é ficar melhor ainda com a instalação do variador.... Estou super satisfeito com a conversão (+R$)...

Em tempo, todos pararam de postar as suas impressões no forum???
Vamos lá galera, tem muita gente que não instalou ainda por falta de informação.

Forte abraço a todos.

CONFIDENTE
12/01/2015, 12:26
Hmautomação,
Pelo que entendi nas minhas pesquisa e pelo que o pessoal da convertedora me disse, a regulagem do GNV em carro Flex se da pelo Alcool, pois a Gasolina já vem com 30% de Alcool, então a regulagem é melhor no Alcool, mas nada impede de se usar a Gasolina.
Agora o porque disso, não tenho tutano e nem paciencia para entender essas coisas, ahahahahahaha.

Abraços,

hmautomacao
12/01/2015, 16:39
CONFIDENTE, boa tarde.
É o seguinte... O combustível que esta no tanque, no meu caso, interfere no consumo pois, minha VTR ainda não dispõe do variador de avanço. O ponto de ignição é determinado pela central do carro de acordo com a leitura da sonda-lambda, que identifica qual combustivel esta sendo queimado no momento. Quando a central identifica que é alcool, a mesma adianta o ponto de ignição do veículo em alguns graus mas, insuficiente para queimar 100% do GNV (A central do gnv simula a sonda-lambda para o veículo de acordo com as ultimas leituras feitas pela mesma quando do momento da queima do combustível liquido.) Quando é instalado o variador de avanço, o mesmo só funciona quando o veículo esta no modo gnv, adiantando o ponto de ignição em até 12 graus para compensar a lentidão da queima do GNV. Sem este variador, uma parte do combustivel aspirado é jogada fora, sem queimar pelo escapamento pois, não há tempo hábil para a queima total do combustível, por isto, se adianta o ponto de ignição, o que aumenta o tempo hábil para total queima do combustível, proporcionando o aumento de potência e a diminuição do consumo.

Forte abraço.

hmautomacao
29/01/2015, 07:46
Bom dia pessoal.
CONFIDENTE, voce poderia tirar uma foto da posição das chaves dos seu variador de avanço? Instalei o meu ontem mas, o carro acendeu a luz de injeção. Muito obrigado.

CONFIDENTE
29/01/2015, 10:07
hmautomação,
Voce quis dizer onde ele foi instalado? é isso?, não têm naquelas fotos que postei antes onde mostro onde ele foi instalado?

Quanto essa luz acendendo, como disse em postagem anteriores, isso acontece por regulagem, na minha viatura, se fico muito tempo em engarrafamentos a luz de estabilidade acende mas ainda não tive tempo de ir ver, mas que foi resolvida quando instalou e regulou o Variador e agora voltou, mas se desligar e ligar novamente ela apaga.

Uma coisa é certa, antes disso acontecer a Luz de Combustível já acendeu e você não percebeu ou achou que fosse a partida fria (a minha quando a estimativa de combustível chega em 80 K restantes ela acende, mesmo o tanque estando cheio, para resolver isso eu abasteço 10,00 e a luz apaga), essa explicação quem me deu foi o chefe da oficina da CSS, segundo ele quem acende primeiro é o combustível, depois vai acendendo, Estabilidade, Injeção ate Air Bag, na minha é o controle de estabilidade, a sua é a injeção, outros podem ser o Airbag.

Abs,

hmautomacao
29/01/2015, 23:46
A minha acendeu e não apagou. Levei em um check up e eles identificaram que era o variador. Quando coloco o conector de emergência o erro some. Com o variador, da erro de sensor do volante aberto. O carro ficou muito bom mas, olhar aquela luz no painel acesa é de matar...

CONFIDENTE
30/01/2015, 22:21
hmautomação,
Vou tirar as fotos detalhada e posto aqui,
Mas meu amigo os caras da convertedora tem que descascar esse pepino pra voce.
Pelo que me lembro o pessoal da CSS disse que o problema era na sonda lambida, levei na convertedora e com a instalação do variador de avanço a coisa mudou, mas depois de um tempo fica voltando quando pego engarrafamento (dai lembrei que o engenheiro da Lovato havia dito que aquela flauta que trocaram enjetava muito gas e interferia no controle de estabilidade), acho que a regulagem \ programação mudou, vou tentar antes do carnaval levar na convertedora..

hmautomacao
31/01/2015, 21:21
Pessoal, boa noite.
Confidente, o pessoal aqui esta a toda trabalhando no meu carro. Graças a Deus, eles são bem tranquilos e acabei ficando amigo de todos (Melhor um cliente chato e amigo que um chato-encrenqueiro) kkk.

Conversamos com o técnico da Landirenzo e ele nos orientou a colocar o variador AEB Shark, com programação específica para a Ford Ranger 2.5 Flex. O variador chegou na sexta-feira e fizemos a parte elétrica, ficando faltando apenas a programação do variador (Sim, ele é programado com um firmware específico para o veículo, com a curva de avanço do carro), diferente do Cobra que é meio que genérico (Na teoria, funciona com qualquer veículo). Acredito que segunda ou terça-feira, eles devam estar programando e finalizando a instalação. Outra coisa que notei é que, com o Cobra, quando o carro passa de 4000 rpm começa a amarrar um pouco pois, nestas condições, o variador deveria parar de atuar, o que não acontece. Acho que o Shark vai resolver este problema com uma melhor curva de avanço.
Ficando bom (Não acendendo mais luzes no painel), te manterei informado para que você parta para a briga ai com a sua convertedora. No mais meu amigo, muito obrigado.

Forte abraço e fica com Deus.

hmautomacao
05/02/2015, 18:45
Pessoal, boa tarde.
Instalei o variador AeB 516N Shark com o firmware da Ranger...
O carro é outro....
Ainda estou brincando com as configurações pois, vira e volta, a luz da injeção acende.
Iniciamos com 9' com o sensor do acelerador desativado (com o avanço sempre ativo). O carro apagou no meio do transito e acendeu a exclamação no painel...
Como rodo com alcool e a central já faz um avanço, reduzi para 6'... 6' do Shark + 6~7' da central do carro dá aproximadamente 12~13' e ativei o sensor do acelerador. O carro não morre mas, vira e volta acende a luz da injeção.
Agora, desabilitei novamente o sensor do pedal e mantive nos 6'. Vou esperar a luz apagar (Comprei um OBDII mas estou aguardando chegar +- 2 meses no ebay) e ver se ela vai voltar a acender. Como instalei tudo ontem, vou esperar zerar o cilindro e fazer um novo abastecimento para colocar o consumo com o variador. Antes dele, estava em 8.4 km/m3 na cidade e 9~10 km/m3 na estrada dependendo do pé.

É isto, sempre que possível, vou postando aqui minhas impressões.

CONFIDENTE
05/02/2015, 19:32
hmautomação,
Parabéns meu amigo e obrigado por compartilhar com o pessoal.
Essa semana estou enrrolado e na semana que vem é curta devido ao carnaval, e acho que só vou na convertedora apos o carnaval.

"O carro não morre mas, vira e volta acende a luz da injeção" lendo isso, lembrei que no meu foi trocado aquela peça que conecta as mangueiras dos bicos injetores (acho que se chama flauta), sera que a saida para voce não seria isso? para o meu problema que estava, com a troca dessa peça e a instalação do variador o caro ficou outro.

O meu consumo na estrada esta na casa de 13 km por metro, tirando essa luz que acende em engarrafamentos o carro ta show de bola, peguei o IPVA e o desconto de 75% me deixou mais alegre ainda.

hmautomacao
08/02/2015, 18:36
Confidente, boa tarde.
Por favor, dava para você postar uma foto das chaves do seu variador? Fucam sob a proteção de borracha. Vetifica também se com o carro parado e sem acelerar se o led do variador fica aceso.

Vc roda com álcool, não é isto?
Meu carro não acende a injeção no alcool mas no gas, acende e não apaga. Se retirar o variador, ela apaga mas o carro não fica tão bom.

Muito obrigado meu amigo.

Charles_Curitiba
10/02/2015, 00:04
Ola Pessoal, estava lendo o topico desde o iniciu e fiquei surpreso, pra não dizer chateado, comprei meu carro uma 12-13 xls dupla com 11 mil km, há 1 ano e pouco, carro novo unico dono tudo revisado e na garantia. Como ja conhecia o gnv 5a geração na outra ranger que tive, cabine simples e tal, achei que daria uma resposta equivalente. Na outra eu cheguei a rodar 380km com 25 metros...no geral era 13, 14km por m3 na estrada. E agora, quando instalei a nova geração chamada "plug-n-drive" nesta nova camionete não consegui fazer mais de 11km na estrada, bem na maciota. O conjunto que tenho é da marca BRC, fiz questão de instalar essa pois na outra que tive era essa marca e nunca me deu problema. Este também não dá só que o consumo achei que poderia ser melhor. Vejo voces comentando que faz 13, 14..kraleo, era isso que eu queria. Quanto ao comportamento bem, ele não da tranco nenhum na passagem de um combustivel pra outro, nem se quer na troca de marcha. Mantem a lenta e tals...o carro já esta com 60 mil km e não altera o consumo. A instaladora era a Cantelle, se alguem conhece outra melhor em Curitiba e puder me dar alguma referencia eu agradeço.

hmautomacao
10/02/2015, 12:54
Charles, bem vindo amigo.
O Confidente e o RangerTorres, conseguem fazer 13 km/M3 com a viatura deles.
A minha, até o momento só consegui 11 km/m3 na estrada. Instalei o variador de avanço mas ainda não fiz o reabastecimento com um tanque apenas com o variador para ver o resultado. Estou tendo alguns problemas com ajuste (Após o variador, acende a luz de injeção). Comprei um OBDII e estou recebendo hoje ou amanha para repassar o status de erro para o pessoal da Lovato.

Hoje devo também completar o cilindro e ver o consumo se melhorou com o avanço. O carro melhora muito com a instalação dele (variador), parece outro carro... Não embola, não rateia na aceleração... Apenas tenho dificuldade na partida pela manha (Nunca havia rodado com alcool no carro e ao trocar de combustível, o carro não pega bem na primeira partida)... No mais, estou gostando do carro sim.

Forte abraço.

Roger RJ
10/02/2015, 17:38
Amigos, comprei uma Ranger 2014/2015 XLT, estou na duvida, qual o kit de 5º geração devo colocar, LADIRENZO OU BRC, o que vocês acham ???

hmautomacao
10/02/2015, 20:58
Boa noite pessoal.
Bem, conforme combinado, fiz o abastecimento.
Resumo da ópera. 10.4 km/m3 no trânsito de Salvador!!!!!!
Esta para lá de bom... Na sexta, vou pegar estrada. 200km e fazer o teste de consumo na estrada.
Agora, é esperar o OBD2 chegar para ver o status de erro da ECU e passar para o pessoal da Landirenzo.

Roger, seja bem vindo ao nosso forum. Eu, iria de Landirenzo, sem medo de errar.
O equipamento da BRC parou no tempo. É só comparar o tamanho do redutor das duas marcas para entender o que estou falando.

Forte abraço e boa sorte.

Charles_Curitiba
10/02/2015, 21:37
Charles, bem vindo amigo.
O Confidente e o RangerTorres, conseguem fazer 13 km/M3 com a viatura deles.
A minha, até o momento só consegui 11 km/m3 na estrada. Instalei o variador de avanço mas ainda não fiz o reabastecimento com um tanque apenas com o variador para ver o resultado. Estou tendo alguns problemas com ajuste (Após o variador, acende a luz de injeção). Comprei um OBDII e estou recebendo hoje ou amanha para repassar o status de erro para o pessoal da Lovato.

Hoje devo também completar o cilindro e ver o consumo se melhorou com o avanço. O carro melhora muito com a instalação dele (variador), parece outro carro... Não embola, não rateia na aceleração... Apenas tenho dificuldade na partida pela manha (Nunca havia rodado com alcool no carro e ao trocar de combustível, o carro não pega bem na primeira partida)... No mais, estou gostando do carro sim.

Forte abraço.

Então, neste ponto a respeito de não pegar pela manha o que aconteceu comigo...viajei pra uma região onde não tinha gas e o alcool estava muito, mas muito mais em conta em relação a gasolina..tipo 1,98 contra 3,40 da gasola ai andei quase a semana inteira no alcool. Esqueci que o instalador tinha me avisado que, ao trocar de combustivel era necessario fazer uma nova configuração no modulo do gnv. E realmente aconteceu que, ao chegar numa cidade que tinha gnv (o carro com alcool no tanque) ao passar para o Gas Natural o carro pipocava, não dava lenta, apagava, etc..ai eu tinha que funcionar ele no alcool mas pegava tranquilo. Inclusive pela manha ela pegava normalmente no alcool, mas ao passar pro gas era aquele carnaval. Bem agora que cheguei em Curitiba abasteci com gasolina andei durante 2 dias na gasolina e o gas voltou ao normal. Esse avanço que voce fala o instalador disse que no BRC Plug-n-drive já vem, ou seja já estava instalado no meu carro. Falei com outro instalador hoje do kit Lovato pra tirar a cisma e o mesmo disse que não tem muita diferença mesmo, que aparentemente meu carro estava normal oq ue pode ser que tenha que fazer e´trocar as velas...a cada quantos km voces trocam das suas?

hmautomacao
10/02/2015, 22:08
Charles, boa noite. Esta informação do variador de avanço, no kit da BRC eu não sei mas, o que tenho pesquisado é que é de uso obrigatório o variador de avanço. O carro melhora muito, mas muito mesmo. Eles dizem isto para baratear o kit e pelo fato de grandes motores como o da ranger a perda de potencia é muito pequena. Mas colocando o variador o carro melhora muito. Quanto a troca de combustível, é verdade mesmo. Se trocar, tem que mudar o mapa da injeção de gas.
Meu carro esta com 25k e até o momento, não troquei velas. Coloquei gas com 20k.

CONFIDENTE
20/02/2015, 17:05
Confidente, boa tarde.
Por favor, dava para você postar uma foto das chaves do seu variador? Fucam sob a proteção de borracha. Vetifica também se com o carro parado e sem acelerar se o led do variador fica aceso.

Vc roda com álcool, não é isto?
Meu carro não acende a injeção no alcool mas no gas, acende e não apaga. Se retirar o variador, ela apaga mas o carro não fica tão bom.

Muito obrigado meu amigo.

Hmautomação,
Meu amigo, devido ao "esquindo-esquindo" de carnaval o meu celular deu pau e nao estou conseguindo tirar as fotos, vou tentar ver isso amanha.

Só rodo no alcool, pois a regulagem da viatura foi feita por ela e preferi por ele pois a gasolina oficialmente já vem com 30% de alcool, acho que a sua deve estar acontecendo a mesma coisa, o problema deve estar na programação do que o aparelho propriamente dito.

CONFIDENTE
20/02/2015, 17:27
Roger e Charles,
Sejam bem vindo ao Forum,

Meu amigos, como o Hmautomação disse a minha viatura faz (tem tempos que nao confiro)13 e ja chegou a 14 por Km, coloquei com ela zero, foi emplacada já com o GNV, ate agora (fora uns problemas que tenho que sanar quando for na convertedora, tais como a luz do controle de estabilidade acender quando pego engarrafamento e apagar quando desligo e ligo a viatura novamente) o caro esta maravilhoso com 6 mil rodados e acredito que va fazer mais pois o carro esta cada dia mais "solto'.

Infelizmente, existe um preconceito em relação ao GNV, e torço para que ele continue, pois assim o governo não olha pra nós e continua dando os incentivos principalmente o IPVA R$ 745,00 que paguei na ultima semana eheheheheh.

O preconceito é grande, mas critica quem nunca teve e se teve não tratou a manutenção da viatura como devia, já vi carros que nunca mais viram a cor do combustível liquido depois que colocaram GNV, esses dão todos os problemas possíveis e imagináveis e querem "pixar" o GNV.

Uma coisa é certa, a manutenção do GNV de 5ª e a 3ª é COMPLETAMENTE diferente, já tive os 2 Kits a manutenção do 3ª geração é muito mais facil do que a de 5ª, pois ela é toda "mecanica", enquanto que no de 5ª é "informatica" pura, tudo tem que estar funcionando 100%, principalmente a injeção, o que por tabela, aumenta a vida util do motor já que os cuidados são maiores.

Vou ser sincero, e acho que é cedo para falar isso afinal ainda estou com 6 mil, a minha viatura antiga rodei mais de 100 mil com GNV de 3ª Geração, mas tenho a impressão que a manutenção do GNV de 3ª é muito mais facil, mas estou feliz da vida com o de 5ª e não o trocaria, e tenho a impressão tambem, que o pessoal das convertedoras ainda nao estão dominando a tecnologia como dominam a de 3ª geração.

Bellobahia
24/02/2015, 21:09
Boa noite,
Estou pretendendo comprar um S-10 flex, a versao de entrada, pois a nova (2.5) no pode usar o kit gnv de 5 so o de 6 que eu acho que ainda nao tem aqui.
Gostaria de saber se algum de vcs tem ou sabe de alguem que tenha a S-10 e tenha feito isso, e se valeu a pena?

Hmautomação,
Sou de salvador tambem, gostaria de saber se aqui tambem a desconto no ipva e onde e quanto custou o seu kit?

Desde ja agradeco a todos
abcs

hmautomacao
25/02/2015, 17:48
Boa tarde BelloBahia e seja bem vindo.
Na Bahia, ainda não dispomos do desconto do IPVA. Segundo e pessoal da InjetGas, eles ainda estão analisando o caso (estado).
Meu kit, um Lovato 5a Gr custou R$ ~ 4.000,00 com toda a documentação pronta R$ 3.500,00 apenas o kit. + R$ 250,00 do variador de avanço. Se vale a penas, e como. Me arrependo apenas de ter rodado com a Vtr sem converter antes. Na S10, não sei informar mas, na Rager o kit cai como uma luva. Só tenho problemas com a luz da injeção que não apaga nem assoprando. Nem o técnico da Landirenzo me deu solução pro problema (Tenho o contato dele e já fizemos de tudo para resolver).

Instalei na InjetGas (Av. 2 Leões) e eles tem convênio com a CCS da Chevrolet (Se não me engano, aquela da Av. Heitor Dias).
Procure o Albert lá que ele vai te explicar tudo e pode falar em meu nome. Eu assisti uma palestra do pessoal da Tury a convite deles e, segundo o técnico da Tury, apenas alguns veículos europeus possuem kit de 6a geração pois, eles são homologados individualmente para cada veículo. Segundo ele, a grande dificuldade dos veículos com injeção direta é que, o combustível refrigera os bicos injetores e, quando da conversão para o kit de 6a geração, esta refrigeração é parcialmente perdida (sim, parcialmente pois, os kits 6a gr são hibridos). Ou seja, o combustível líquido é injetado em pequenas quantidades junto ao GNV para refrigerar os bicos. Por isto, cada veículo tem uma calibragem exclusiva e, caso algum bico queime (segundo ele), cada um pode chegar a até R$ 2.000,00 dependendo do veículo. Um maluco tentou instalar um 5a Gr numa Captiva V6 e torrou todos os bicos, tendo um prejuízo de quase R$ 10.000,00 no Rio...

Boa noite,
Estou pretendendo comprar um S-10 flex, a versao de entrada, pois a nova (2.5) no pode usar o kit gnv de 5 so o de 6 que eu acho que ainda nao tem aqui.
Gostaria de saber se algum de vcs tem ou sabe de alguem que tenha a S-10 e tenha feito isso, e se valeu a pena?

Hmautomação,
Sou de salvador tambem, gostaria de saber se aqui tambem a desconto no ipva e onde e quanto custou o seu kit?

Desde ja agradeco a todos
abcs

gurco
26/02/2015, 21:36
Boa noite,

Moro em Feira de Santana. Sou mais um dono de S10 no fórum da Ranger. Estou na mesma situação do BelloBahia. Tenho a S10 desde jul/2012. Quero instalar o kit gás em Salvador e vi que tem dois membros de Salvador que já fizeram. Neste tópico estão as melhores informações da net sobre a instalação. Estou na dúvida entre BRC e Lovato. Tem um kit da BRC, chamado BRC Sequent Plug & Drive, que parece ser melhor que o Lovato segundo este comparativo:
http://www.gaspoint.com.br/gnv/comparativo.asp

Hmautomacao, você pode passar o telefone da sua instadora?

hmautomacao
28/02/2015, 19:16
Gurco, boa noite e seja bem vindo.
Injetgas 7133899100, procure Albert e pose falar que foi Helio quem indicou. Não posso avaliar o BRC pois nunca rodei com ele mas, o Lovato funciona muito bem. Acredito que neste quesito, o que conta mesmo é a mão de obra do instalador e a sua posterior boa vontade de corrigir as falhas. No youtube, tem um cabra de Feira que instalou numa ranger. Da uma procurada. Doete abraço.

gurco
02/03/2015, 21:15
Obrigado Hmautomacao.

Encontrei o video no youtube do cara que instalou na Ranger. Ele fala de 9 km/m3. Fui na convertedora que ele indicou aqui mesmo em Feira e fiz o orçamento. R$ 3.200,00. O kit deles é Lovato. Me garantiram que já vem com variador de avanço. Mas não gostei muito do aspecto da oficina. Vou dar uma pesquisada na convertedora de Salvador também.

hmautomacao
04/03/2015, 11:46
Obrigado Hmautomacao.

Encontrei o video no youtube do cara que instalou na Ranger. Ele fala de 9 km/m3. Fui na convertedora que ele indicou aqui mesmo em Feira e fiz o orçamento. R$ 3.200,00. O kit deles é Lovato. Me garantiram que já vem com variador de avanço. Mas não gostei muito do aspecto da oficina. Vou dar uma pesquisada na convertedora de Salvador também.

A InjetGas é muito limpa e organizada e foi isto que me levou a instalar o kit lá. Acabei fazendo amizade com o pessoal de tanto que enchi o saco deles, eheheh....
O kit da Lovato não vem com variador de avanço... Ele é instalado a parte, como opcional.
E te digo mais, o carro com o variador é outro veículo, acredite.

CONFIDENTE
05/03/2015, 08:38
Salve salve amigos,
Infelizmente ainda não tive tempo de ir na convertedora sanar o problema que estou, luz de estabilidade acendendo quando estou em engarrafamentos, mas que apaga e não volta mais quando desligo e ligo novamente.

Na ultima sexta feira fiz uma viagem longa, com bastantes subidas e viatura com a caçamba relativamente carregada e resolvi anotar o resultado:

22.30 metros cubicos
284,8 Km percorridos
12,77 Media por metro

Quanto ao Kit Lovato nao vir com o Variador de avanço, acho uma sacanagem essas convertedoras cobrarem 4, 5 mil num Kit e não colocarem, afinal fica claro que ao colocarem o variador o carro é outro, ou seja, não é tão opcional assim.

O meu Kit é um LOvato com Variador de avanço Cobra.

hmautomacao
06/03/2015, 14:41
Salve salve amigos,
Infelizmente ainda não tive tempo de ir na convertedora sanar o problema que estou, luz de estabilidade acendendo quando estou em engarrafamentos, mas que apaga e não volta mais quando desligo e ligo novamente.

Na ultima sexta feira fiz uma viagem longa, com bastantes subidas e viatura com a caçamba relativamente carregada e resolvi anotar o resultado:

22.30 metros cubicos
284,8 Km percorridos
12,77 Media por metro

Quanto ao Kit Lovato nao vir com o Variador de avanço, acho uma sacanagem essas convertedoras cobrarem 4, 5 mil num Kit e não colocarem, afinal fica claro que ao colocarem o variador o carro é outro, ou seja, não é tão opcional assim.

O meu Kit é um LOvato com Variador de avanço Cobra.

CONFIDENTE, Boa tarde...

Não se esqueça de perguntar com quantos graus o seu variador foi programado.

Forte abraço.

hmautomacao
10/03/2015, 18:57
Desisti de tentar apagar a luz da injeção. Após a instalação do variador, ela só apaga colocando a chave de segurança ou rodando no comb. Líquido. Hoje fui a CCS e atualizei a central do carro na esperança de ser este o problema pois, ja fizemos de tudo. O carro funciona super bem mas, a maldita luz de injeção esta lá, para me alucinar. Nem o Reginaldo da Landirenzo conseguiu orientar a galera da instaladora aqui sobre o assunto. Teoricamente, esta tudo certo. Eu apago o erro e saio para rodar. Se não parar por 1000km, a lampada não acende mas, se o carro ficar em baixa, marcha lenta, apresenta o erro P0340.

Ai no sul, se alguem puder perguntar a um instalador a solução, eu ficaria muito grato. Forte abraço a todos.

CONFIDENTE
11/03/2015, 09:07
hmautomação,
Meu amigo, não se desespere eheheheh infelizmente estou sem tempo para ir na convertedora, mas na semana que vem irei lá sem falta, mas pesquisando o seu assunto, achei a resposta abaixo, como voce fala que é "chato" já deve ter visto essa parte, mas nao custa nada tentar ajuda-lo. Acho que a segunda explicacão que o cara da é a que se encaixa no seu caso, ja que ninguem aqui relatou esse problema e como sempre falo a regulagem deve ser feita pelo alcool.

"caro amigo, a resposta e longa rsrsrsrs, quando se instala o GNV em carro com injeção ocorre o acendimento da Luz do painel por dois fatores, primeiro os sensores dos bicos que reconhecem a passagem de combustivel liquido não conseguem mais efetuar a leitura informando que houve falha e que os bicos estão desligados, isso ocorre muitas vezes pq a instaladora do GNV não instalou o simulador de bicos que normalmente o fazem pelo fator economia, o simulador de bicos mente para o modulo informando que ainda esta passando combustivel liquido e muitas instaladoras de gas simplemente colocam um rele que desliga os bicos injetores.
outra possibilidade e a sonda lambda que vai no escapamento ela esta programada para reconhecer o co2 da queima ou da gasolina ou do alcool e no gnv as referencia fogem das diretrizes do modulo onde o mudulo detecta como falha os sistemas de gnv de ultima geração tem o simulador de sonda onde manda o sinal para o modulo informando que a queima esta correta caso nao tenha a luz do painel ficara acesa, em alguns veiculo esse fato gera ate falhas de funcionamento e caso sejam sistemas de gnv antigos que nao tem esse simulador as vezes e ate necessario a retirada do kit, bom como no seu caso so acende e nao falha, não a problema algum rodar com ela acesa, o modulo só esta indicando que o sistema esta com mal funcionamento ou os nao esta passando conbustivel pelo bico ou a sonda nao reconhece a queima."

CONFIDENTE
11/03/2015, 09:27
hmautomação,
Acabei esquecendo de colocar outra materia que achei sobre o seu problema no site da Gas Point, eles dizem mais ou menos a explicação que postei anteriormente, segue o link: http://gaspoint.com.br/gnv/limitacoes.asp e http://gaspoint.com.br/gnv/flex.asp

Falha de bicos injetores

Esta falha é causada pela ausência, isso mesmo, ausência do simulador de bicos. Por incrível que pareça, algumas convertedoras, na tentativa de reduzir custos, suprimem o simulador de bicos, substituindo-o por um relê. Claro, o relê desliga os bicos, mas ninguém informa isto ao módulo, que assustado, acende luzes desesperado. A solução é instalar o simulador de bicos, que além de desligá-los, irá dizer ao módulo que os bicos ainda estão ligados. O módulo, por sua vez acreditará nesta pequena mentira que vale a pena.

Falha de simulação de sonda

Quando o carro queima gasolina, produz gases que vão embora pelo cano do escapamento. Dentro do cano, há um sensor chamado Sonda Lambda. Este sensor consegue medir a concentração de oxigênio presente nos gases. Com a variação do percentual de O², o módulo calcula se a mistura está rica ou pobre. Mas que mistura é esta? É a proporção entre ar e combustível, quanto mais ar, mais pobre e quanto mais combustível, mais rica.
Mistura pobre é um problema sério, pois o efeito é equivalente ao efeito maçarico, ou seja, calor excessivo que pode prejudicar seriamente o motor do carro.
Bem, mais uma vez, o módulo espera receber um determinado sinal, que desta vez é produzido pela sonda. Quando queimamos gás, o sinal se altera, afinal o combustível é outro. Então é necessário fornecer ao módulo um sinal coerente. Isto é um trabalho para o Simulador de Sonda.
Os kits modernos gerenciados possuem simulador interno, como o Just G3, por exemplo. Então o módulo não irá reclamar.
Kits não gerenciados não possuem simulador de sonda, e aí é que começa o problema, pois o módulo não só acende luzes, como também começa a tentar corrigir o que ele considera como um erro de mistura, tornando as partidas e mesmo o rodar no combustível líquido, uma experiência desagradável.

hmautomacao
13/03/2015, 16:38
CONFIDENTE, muito obrigado pelo interesse... De coração.
Já li de tudo.. Levo horas pesquisando na internet...
O que você postou acredito que não venha ao caso pois, nossos kits de 5a geração já possuem simulador de bicos e ele utiliza a sonda-lambda para medir a queima. O erro no meu carro, é de sincronismo (ou a falta dele) entre a arvore de comando e o virabrequim. O erro P0340 é um informativo que de o sistema não esta conseguindo ler o sensor de fase do carro, que no nosso caso, fica localizado na parte superior traseira do motor (atras do coletor de ar). Caso você vá ao seu instalador, por favor, procure saber dele (anota por favor) o que ele ligou no variador de avanço. No nosso caso, ligamos os sensores (TPS, PMS e fase). O fio marrom, de retorno da injeção, esta desligado conforme orientação do pessoal da Landirenzo. O terra esta ligado a bateria, a alimentação do variador esta ligado na chave. Toda a fiação foi conferida e o veículo funciona perfeitamente. Apenas a bendita luz do painel que teima em acender quando mantenho o veículo em baixa, o que é quase uma constância do transito de Salvador. Através do OBDII (Sim, comprei um), consegui identificar o momento em que o erro ocorre, ou seja, apenas quando tiro o pé do acelerador e o carro fica funcionando em marcha-lenta. Mantendo o carro acima de 1000RPM, o erro não se faz presente.

Mais uma vez, muito obrigado e um ótimo final de semana a todos.

CONFIDENTE
13/03/2015, 19:12
HMAUTOMAÇÃO,
Meu amigo, vamos resolver sim seu problema, infelizmente sou um zero a esquerda nessas coisas de mecanica, etc, o que sei fui apredendno lendo pesquisando e nos carros que tive com GNV de 3ª Geração, vendo o que escreveu "O fio marrom, de retorno da injeção, esta desligado conforme orientação do pessoal da Landirenzo. O terra esta ligado a bateria, a alimentação do variador esta ligado na chave , repare nas fotos que postei nas paginas anteriores que tem um fusivel azul, uma perna é ligada na bateria que vai depois lá para o outro lado do carro e a outra perna vai para o variador de avanço, o seu tem isso?

Vou colocar a imagem que copiei do site pois não tenho mais a original, retirei a seta anterior e coloquei uma outra veja se da para ver direito,

495437

gurco
14/03/2015, 22:46
Nem instalei ainda mas o variador de avanço é o que ainda me faz pensar em não instalar. Fui em outra convertedora aqui em Feira de Santana. Tive uma boa impressão. Mas a conversa com o gerente me desanimou. Estava indo tudo muito bem, mas quando perguntei sobre o variador, não gostei da resposta. Ele disse que o kit vinha com variador, mas que ele não trazia quase nenhuma vantagem, e que alguns carros "não aceitavam" variador. Sinceramente não me convenceu.
Então liguei para a convertedora de Salvador, a mesma do hmautomacao, e falei com o Albert. Ele me disse a mesma coisa, que o variador não mudava muita coisa e que alguns carros não aceitam. Também me disse que o kit deles (Lovato) não vem com o variador, e que eles nem tem na loja. Tem que fazer pedido e aguardar uns 30 dias, e custa mais R$ 300,00.
Fiquei na dúvida.
Como é que os kits de Feira de Santana vem com variador e o de Salvador não vem, se são da mesma marca? O Albert me pareceu mais honesto, porque afirmou logo que não vem com variador.

Parece que cada veículo exige um variador específico. No nosso caso (S10 e Ranger) deve ser do tipo fônico. Cada carro exige um modelo específico. Parece que existem alguns modelos programáveis que podem ser programados para vários carros.

Existem variadores do tipo MAP/MAF, que é menos eficiente mas dizem que funciona em qualquer carro.

Sinceramente acho que esse pessoal não sabe instalar o variador. Ou devem estar usando o do tipo MAP/MAF ou estão usando os fônicos, mas de modelos incompatíveis ou mal programados ou instalado errado.

hmautomacao
16/03/2015, 17:28
Gurco, boa tarde.
1 - O kit não vem com variador (Ponto para o Albert).
2 - O carro muda muito com variador (E para melhor - Menos 1 ponto para o Albert)
3 - Não existe isto do carro não aceitar. O que acontece (no meu caso por exemplo) é que, em baixa rotação a luz de injeção acende. Com o obdII eu verifiquei que é apenas uma advertencia. O carro em si, funciona bem. Fiz algumas modificações na instalação do meu kit e consegui minimizar muito o acendimento da lampada de emergência e hoje, acende apenas em engarrafamentos (Assim como o do CONFIDENTE). Eu e ele (CONFIDENTE) estamos trabalhando em paralelo para resolver a questão. Já tenho algumas dicas de como instalar o variador para gerar o menor error possível.
Lembre-se, é uma adaptação e não, uma instalação de fábrica.

Todos os dias dou Graças a Deus de ter instalado o GNV com o Albert, que é um cara muito gente-boa e paciente. Acabei ficando amigo de toda a equipe e quando em vez, levo alguma gracinha para eles (Sorvete, bombom), para manter a galera com boa vontade com minha vtr e as experiências que fiz com o variador.

Hoje, fiz uma viagem a Feira de Santana (118 Km) de Salvador, ida e volta e o carro fez (pela primeira vez, após as modificações que fiz na sexta no variador de injeção) 12,5 Km/M3, rodando a 100Km/h ida e volta. Para validar melhor minha aferição, re-abasteci no mesmo posto/bomba que havia abastecido na ida.

Dicas de instalação do variador:
1 - Instale o variador indicado para o seu carro (procure se informar junto ao pessoal da Landirenzo);
2 - Instale o variador o mais próximo possível da ECU do seu carro;
3 - O terra (GND) do variador deve ser ligado diretamente a bateria;
4 - O sensor TPS do variador deve ser ligado a pista onde a tenção é maior (Aceleradores eletrônicos possuem 2 pistas "potenciômetros"). Instale sempre na pista com maior voltagem;

Estou no aguardo do CONFIDENTE que vai levar a viatura dele para a revisão e assim, vou poder bater um papo com o técnico dele no Rio. Lá, é a Meca do GNV no Brasil.... Tenho uma ideia para trocar com a galera de lá mas, não queria partir para a tentativa e erro... Vou aguardar.

Forte abraço e boa sorte.

hmautomacao
16/03/2015, 17:36
Em tempo, o variador da Ranger é do tipo Fônico mas, existem vários modelos e no caso da Ranger, o específico é o Shark da AeB, com programação própria. Os variadores MAP/MAF na verdade, enganam a central, forçando-as a avançar o ponto de ignição mas, dentro dos limites pre-estabelecidos pela programação da ECU. Ou seja, nunca o veículo vai funcionar com o avanço ideal para o GNV. Os fônicos avançam o ponto de fato mas, em alguns veículos, a rede CAN detecta um avanço maior que o pre-definido para o mapa de injeção e por isto, a lampada de injeção acende. Lembrando sempre que em caso de veículos abastecidos com Alcool, o recomendado é um avanço de 6 a 9 graus no máximo pois, este avanço é adicional ao avanço original feito pela ECU por conta do alcool. Meu carro esta com 9 graus. Com 6, o carro funciona mais redondo em alta-rotação e fica mais fraco em regimes de baixa. Com 9, é o contrário... O carro fica bem experto em baixa (Nem parece que esta no GNV) mas, acima de 3500rpm, você sente que ele perde fôlego.

Forte abraço.

hmautomacao
16/03/2015, 20:18
Lendo agoea meu post, percebi o erro de digitação. Leia-se tensão.

MauroChaves
05/04/2015, 13:02
Boa tarde pessoal,

Acompanho eventualmente alguns tópicos aqui do fórum, e pesquisando sobre o assunto GNV para nova ranger, encontrei este tópico, e acabei resolvendo muitas dúvidas relativas a instalação, garantia e etc... Sou do Rio de Janeiro e vou a procura de uma boa instaladora de GNV.

CONFIDENTE vi nos seus posts que você também é do rio e esta satisfeito com a sua instalação, mas percebi que você sempre tomou cuidado em não divulgar no tópico a instaladora. Você se importaria em passar estas informações por mensagem privada?

Se mais alguém do Rio quiser contribuir com sua experiência eu fico muito agradecido.

kako.carvalho.1
13/04/2015, 12:55
Boa tarde pessoal,

Acompanho eventualmente alguns tópicos aqui do fórum, e pesquisando sobre o assunto GNV para nova ranger, encontrei este tópico, e acabei resolvendo muitas dúvidas relativas a instalação, garantia e etc... Sou do Rio de Janeiro e vou a procura de uma boa instaladora de GNV.

CONFIDENTE vi nos seus posts que você também é do rio e esta satisfeito com a sua instalação, mas percebi que você sempre tomou cuidado em não divulgar no tópico a instaladora. Você se importaria em passar estas informações por mensagem privada?

Se mais alguém do Rio quiser contribuir com sua experiência eu fico muito agradecido.

Olá Amigos, Me decidi em comprar uma Picape, Flex, seminova e colocar o GNV, mas fiquei em dúvida pela Ranger ou Hilux , gostaria da opinião de quem puder :

Ranger :

Prós:
Melhor Design, Manutenção da Garantia.
Contras:
Câmbio Manual e menor disponibilidade de semi-novos

Hilux :
Prós : Cambio Automático e maior disponibilidade de Seminovos
Contra: Perda da Garantia

O que Acham, falta alguma coisa ???

Comentários

Croquelopes
01/05/2015, 11:07
Olá pessoal!
Tenho uma Ranger Ltd 2014 e estou querendo convertê la para gnv. Gostaria de pedir ao pessoal mais experiente com gnv que postassem um "resumão" dos melhores equipamentos e marcas para a Ranger. Desde já agradeço.

MauroChaves
03/05/2015, 12:35
Prezados,

Decidi realmente colocar o GNV, então se alguém tiver alguma dica sobre instaladora no Rio de Janeiro, eu agradeço.

Eduardo Alemão
04/05/2015, 18:11
Desisti de tentar apagar a luz da injeção. Após a instalação do variador, ela só apaga colocando a chave de segurança ou rodando no comb. Líquido. Hoje fui a CCS e atualizei a central do carro na esperança de ser este o problema pois, ja fizemos de tudo. O carro funciona super bem mas, a maldita luz de injeção esta lá, para me alucinar. Nem o Reginaldo da Landirenzo conseguiu orientar a galera da instaladora aqui sobre o assunto. Teoricamente, esta tudo certo. Eu apago o erro e saio para rodar. Se não parar por 1000km, a lampada não acende mas, se o carro ficar em baixa, marcha lenta, apresenta o erro P0340.

Na minha Ranger (2008 XLS GNV) liga essa luz da injeção com frequência. As vezes ela apaga sozinha, em outras basta levar num scanner e pedir pro cara dar um reset. É problema de leitura da sona lambda relacionado ao gnv, tipo ela não "entende" o gnv....

MauroChaves
12/05/2015, 20:55
Deixei hoje a Ranger pra fazer a instalação do gnv, em breve volto e a postar as minhas impressões, espero ficar satisfeito como o resto dos colegas.

MauroChaves
14/05/2015, 20:33
Continuando a minha experiência com a instalação do GNV. Deixei na instaladora no dia 12/05/2015 pela manhã e me deram um prazo até dia 14/05/2015 para entregar. No dia 13 liguei para saber como estava o serviço e para minha surpresa estava pronto, infelizmente não estava programado para isso e tive que deixar para o dia seguinte. Hoje fui buscar o carro e gostei muito do restante do atendimento. Fizemos os testes, e tudo foi muito bem explicado.

Como estava em bom horário resolvi levar direto para fazer homologação da instalação, passei antes em um posto onde as bombas tem uma boa pressão e mesmo o cilindro não estando vazio foram quase 22m(o cilindro instalado no kit é dado como de 22m). Rodei muito pouco até agora, algo em torno de 30km, mas não percebi nenhuma perda de potência e nenhuma outra anomalia, o kit foi instalado já com variador cobra, e se continuar assim ficarei extremamente satisfeito com a aquisição. Depois vou deixando mais impressões do kit, seu comportamento e consumo.

MauroChaves
23/05/2015, 07:58
O primeiro abastecimento já foi, achei o rendimento baixo, espero que melhore nos próximos, se não levarei para regular. Rodei 232km na cidade, neste trânsito do rio. Pé pesado e entre 40% a 50% de uso do ar condicionado. Média foi de 10km por metro ³, acredito que possa melhorar ou pelo menos manter quando estiver usando o ar 100% do tempo.

CONFIDENTE
28/05/2015, 10:22
Salve, salve companheiros,
Depois de um longo inverno acho que estou de volta.
Mauro Chaves, bem vindo aos benefícios de quem tem GNV na viatura.
Esse consumo de 10 por metro é normal para um primeiro abastecimento, e cá entre nos para uma viatura que roda 7 por litro já esta de bom tamanho ne.
Apos fazer a primeira revisão de 10 mil minha ficou fazendo 11, 12 por metro na estrada quando vou de Niteroi a Cabo Frio dependendo da força no pé, antes estava fazendo 13,5, 14, ja cheguei a 15, levei na convertedora e regularam e aparentemente voltou ao normal, vou ver em uma viagem que farei a são paulo no final de semana.

Quanto a Luz do controle de estabilidade que acendia quando estava em engarrafamentos ela nao acende mais, conversando com o cara da convertedora (ao contrario da Bahia Hmautomação, aqui no Rio os tecnicos não são tão receptivos a explicações) ele disse que aparentemente é uma "anomalia" do sistema, uns carros acendem injeção , outros estabilidade, outros nada, essa explicação mais ou menos que o chefe da concessionaria me deu logo quando coloquei o GNV, e eu acredito (sem qualquer embasamento tecnico) é que depende do motorista, pois dependendo do pé a carga e quantidade de GVN é injetada de forma diferente, pode ser uma completa idiotice, mas como disse, nao existe qualquer embasamento tecnico.
Um abraço a todos e estou por aui novamente.

ranger2015
30/05/2015, 07:47
Bom dia a todos, eu sou do estado do Espírito Santo e ingressei nesse fórum pq acho que vocês podem me ajudar, eu comprei uma ranger xlt 2.5 flex 2015, e mandei colocar o kit 5°geração GNV Lovato, e tem 2 duas semanas que estou usando, mas estou com um problema que ta tirando meu sono. Quando desligo o carro no GNV, no outro dia o carro não quer pegar de jeito algum, já levei varias vezes na loja onde instalei o kit, VILA GÁS em Vila velha e eles não estão descobrindo o que esta acontecendo com meu carro. Acharam que podia ser o tempo da injeção que alterou mas foi verificado e mapeado e tudo ok. Alguém por acaso tem uma ideia pra me dar sobre como resolver esse problema????

Moipessoa
30/05/2015, 08:59
Bom dia a todos, eu sou do estado do Espírito Santo e ingressei nesse fórum pq acho que vocês podem me ajudar, eu comprei uma ranger xlt 2.5 flex 2015, e mandei colocar o kit 5°geração GNV Lovato, e tem 2 duas semanas que estou usando, mas estou com um problema que ta tirando meu sono. Quando desligo o carro no GNV, no outro dia o carro não quer pegar de jeito algum, já levei varias vezes na loja onde instalei o kit, VILA GÁS em Vila velha e eles não estão descobrindo o que esta acontecendo com meu carro. Acharam que podia ser o tempo da injeção que alterou mas foi verificado e mapeado e tudo ok. Alguém por acaso tem uma ideia pra me dar sobre como resolver esse problema????

leve a pick up em candotti e peça pra ele verificar, vindo de campo grande, ultimo posto a direita antes de subir para a 2a ponte.

MauroChaves
31/05/2015, 10:21
Salve, salve companheiros,
Depois de um longo inverno acho que estou de volta.
Mauro Chaves, bem vindo aos benefícios de quem tem GNV na viatura.
Esse consumo de 10 por metro é normal para um primeiro abastecimento, e cá entre nos para uma viatura que roda 7 por litro já esta de bom tamanho ne.
Apos fazer a primeira revisão de 10 mil minha ficou fazendo 11, 12 por metro na estrada quando vou de Niteroi a Cabo Frio dependendo da força no pé, antes estava fazendo 13,5, 14, ja cheguei a 15, levei na convertedora e regularam e aparentemente voltou ao normal, vou ver em uma viagem que farei a são paulo no final de semana.

Quanto a Luz do controle de estabilidade que acendia quando estava em engarrafamentos ela nao acende mais, conversando com o cara da convertedora (ao contrario da Bahia Hmautomação, aqui no Rio os tecnicos não são tão receptivos a explicações) ele disse que aparentemente é uma "anomalia" do sistema, uns carros acendem injeção , outros estabilidade, outros nada, essa explicação mais ou menos que o chefe da concessionaria me deu logo quando coloquei o GNV, e eu acredito (sem qualquer embasamento tecnico) é que depende do motorista, pois dependendo do pé a carga e quantidade de GVN é injetada de forma diferente, pode ser uma completa idiotice, mas como disse, nao existe qualquer embasamento tecnico.
Um abraço a todos e estou por aui novamente.

Confidente,

Mesmo assim espero que melhore, me contento com 11km e 12km por m³. Quanto a luz do controle de estabilidade, acendeu outro dia que peguei um engarrafamento maior, você fez algo ou a sua simplesmente parou de acender?

Outra pequena anomalia é que o CB continua computando o consumo de combustível no cálculo de autonomia do combustível restante.

gurco
03/06/2015, 08:47
Finalmente, instalei o kit gás ontem. Instalei aqui em feira mesmo. Foi instalado o variador Panda.
Peguei ontem à tarde e logo de cara não percebi nenhuma alteração no desempenho. Nenhuma luz de injeção acendeu. Até agora rodei 30 Km na cidade e 65Km em rodovia.
Não notei diferença nenhuma. Se houve perda é imperceptível.

CONFIDENTE
08/06/2015, 13:40
Mauro Chaves,
Quanto a luz do controle de estabilidade, assim como diz a musica do Chico Buarque "Assim como veio se foi nao se sabe pra onde", ela simplesmente sumiu, o que reforça a minha tese (sem qualquer embasamento tecnico) de que depende do pé e que o computador da viatura vai "aprendendo", sumiu e depois de tanto tempo em uma viagem que fiz a Sampa, acendeu mas apagou assim que desliguei e liguei a viatura.

Quanto ao consumo fui a sao paulo e voltei, como tem muita fartura de postos com GNV deixei zerar em um dos trechos e bateu consumo de 14,22 Metros com o ar ligado e em sampa, com o aquecedor ligado, acredito que talvez melhore, ja que a viatura esta com 10.100 Km rodados, de qualquer forma para um veiculo do tamanho da ranger fazer isso com qualquer combustivel é absurdamente economico.

MIPESSOA,
Meu amigo, esse problema que esta enfrentando (ja que nao retornou ara dizer se resolveu), a meu ver nao esta relacionado ao GNV, ate onde sei, o GNV só entra em funcionamento quando o motor esta todo lubrificado e segundo sei tambem é IMPOSSIVEL ele dar partida pelo GNV.
Meu kit tambem é Lovato, e nao vi essa opção de desligar o Alcooll na chave,m so tem a opção de desligar o GNV, o meu fica ligado direto no GNV, mas ele só da a partida pelo Alcool e depois que rodo uns 2 Km ele entra no GNV, uma perguntinha que pode parecer besta, o reservatorio de partida fria ta com gasolina adtivada??

Um abraço,

MauroChaves
08/06/2015, 13:58
Confidente, se pressionar por uns 10 segundos o botão de controle ele liga no GNV. Isso seria para emergências.

Moipessoa
08/06/2015, 14:16
Mauro Chaves,
Quanto a luz do controle de estabilidade, assim como diz a musica do Chico Buarque "Assim como veio se foi nao se sabe pra onde", ela simplesmente sumiu, o que reforça a minha tese (sem qualquer embasamento tecnico) de que depende do pé e que o computador da viatura vai "aprendendo", sumiu e depois de tanto tempo em uma viagem que fiz a Sampa, acendeu mas apagou assim que desliguei e liguei a viatura.

Quanto ao consumo fui a sao paulo e voltei, como tem muita fartura de postos com GNV deixei zerar em um dos trechos e bateu consumo de 14,22 Metros com o ar ligado e em sampa, com o aquecedor ligado, acredito que talvez melhore, ja que a viatura esta com 10.100 Km rodados, de qualquer forma para um veiculo do tamanho da ranger fazer isso com qualquer combustivel é absurdamente economico.

MIPESSOA,
Meu amigo, esse problema que esta enfrentando (ja que nao retornou ara dizer se resolveu), a meu ver nao esta relacionado ao GNV, ate onde sei, o GNV só entra em funcionamento quando o motor esta todo lubrificado e segundo sei tambem é IMPOSSIVEL ele dar partida pelo GNV.
Meu kit tambem é Lovato, e nao vi essa opção de desligar o Alcooll na chave,m so tem a opção de desligar o GNV, o meu fica ligado direto no GNV, mas ele só da a partida pelo Alcool e depois que rodo uns 2 Km ele entra no GNV, uma perguntinha que pode parecer besta, o reservatorio de partida fria ta com gasolina adtivada??

Um abraço,

sou eu não, só recomendei uma oficina que entende de gerenciamento eletrônico próximo da cidade do forista.
:concordo:

CONFIDENTE
09/06/2015, 13:14
Mauro,
Não sabia desse "macete", então o problema do nosso amigo pode estar na chave.

Moipessoa,
Foi mau brother, agora que vi o post do Ranger2015. eheheh, vamos aguardar para ver se ele volta com a solução do problema dele.

ranger2015
21/06/2015, 22:08
Foi mau pessoal pela demora, mas estava viajando. O pessoal da concessionária Ford junto com o responsável técnico da instaladora GNV conseguiram descobrir que o tempo da injeção do meu carro estava para gasolina, e foi isso que estava trazendo transtorno, a ranger 2015 só funciona corretamente no GNV com alcool no tanque. Agora carro está muito bom e com desempenho muito parecido com o carro na gasolina. Mas eu estou tendo problema é com a "luz do controle de estabilidade" que esta ascendedo de vez em quando e percebi que quando ela está acesa o "assistente de rampa" não funciona. Até agora não consegui solução e explicação para isso.

CONFIDENTE
22/06/2015, 15:13
Ranger2015,
Ainda bem que conseguiu, essa solução é o que eu sempre alerto aos amigos aqui, a regulagem tem que ser pelo Álcool e não pela gasolina.
Quanto a luz de estabilidade já falei sobre isso nos meus topicos, o chefe da CSS que minha viatura é cuidada, disse "o problema pode aparecer na injeção, air bag, controle de estabilidade..o seu foi estabilidade.", como disse, o meu problema sumiu do mesmo jeito que apareceu, continuo achando que é devido ao pé do motorista e com o tempo o modulo "vai aprendendo".

ranger2015
22/06/2015, 20:05
Confidente,
Eu torço para que a central aprenda logo, pois fico sem confiança no carro para viajar com essa luz acesa direto. Mas valeu pela dica.

LeoVelasco
26/06/2015, 15:53
Ola meus amigos, acompanhei todos os post e vídeos aqui postados, bem, a minha Nova Ranger XLT 2014, resolvi colocar o kit gás como vocês colocaram, estava na dúvida de qual geração seria o mais correto, pelo que pesquiso o de 5 ° geração parece ser muito bom mesmo, mas percebo que uma boa instalação e uma configuração personalizada fazem toda diferença para obter os melhores resultados e satisfação, e pesquisando as oficinas aqui do Rio de Janeiro me parece que a melhor conta com um equipamento chamado dinamômetro, equipamento esse que simula o carro em todas as situações, sem ter que andar pela rua. Será colocado em todas as marchas e acelerações possíveis, podendo assim mapear realmente todas as necessidades do carro.
A marca do kit é a Landi Renzo Omegas New OBD.
Levarei o carro na próxima semana.
Alguem ja utilizou este modo com dinamômetro?
E eles dizem quem este kit é o top mundial, alguma opinião a respeito?
Abraço.

CONFIDENTE
04/07/2015, 11:41
Salve, salve,
Ranger 2015,
Fica tranquilo, O fato da luz estar acessa (nessa condição especifica)não significa que o controle de estabilidade esteja funcionando ou não, pois voce já sabe que o problema é ocasionado pelo GNV, isso me foi garantido pelo chefe da CSS da minha viatura, no meu caso, eu desligava o carro e religava e a luz apagava e nao acendia mais naquele dia.

Leovelasco,
Esse kit (como dizemos aqui no rio) é o "pica dos picas", conheço essa loja e achei que tinha fechado, pelo menos passei outro dia e estava, ali na Avenida Brasil, altura de Bonsucesso..... pelo que sei, eles são os únicos que tem esse equipamento por aqui, esse kit é a primeira linha da LOVATO, que é o que a maioria colocou nas viaturas aqui do Forum.

Boa sorte e de noticias.

ranger2015
05/07/2015, 15:35
CONFIDENTE,
Verdade, mas quando a luz do controle de estabilidade está acesa meu assistente de rampa não funciona, a sua voce já testou em uma ladeira? Essa semana vou levar meu carro novamente na Oficina GNV para trocar os bicos do gnv para de menor diâmetro, porque meu carro está fazendo um consumo absurdo no gnv, 6km na cidade e 10 na estrada, o técnico está alegando que não precisa instalar o "variador de avanço" , que só a troca dos bicos vai resolver meu problema. Mas andei tendo problema com o carro morrendo do nada, parece que não segura a aceleração. Vou tentar resolver esses desafios e volto aqui para postar as conclusões.

CONFIDENTE
07/07/2015, 18:47
ranger2015.
Ahhhhh meu amigo, então o problema esta ai no controle de estabilidade, cheguei ate a postar isso no inicio do Forum, a minha estava assim acendendo, quando levei na oficina, eles trocaram tudo (veja minhas postagem anteriores) inclusive os bicos, acham que chamam de flauta essa peça, com um diametro menor, colocaram o variador de avanço, ai a uz passou a acender em engarrafamentos, e desligava e a luz apagava e nao acendia mais, ate que um dia ela sumiu e nao acendeu mais.
O consumo esta muito alto mesmo.
Boa sorte lá e de noticias

ranger2015
12/07/2015, 20:25
CONFIDENTE.
Levei meu carro para trocar os bicos na quinta feira, mas eles nâo colocaram o variador de avanço, alegando que não existio mesmo para ranger nova. Qual é o modelo instalado na sua ranger? Eu vou procurar a mesma marca e mandar instalar no meu carro, pq o consumo dela ainda continua alto. Haaaaa, eu reparei que depois que foi trocado os bicos do gnv, a luz do controle de estabilidade parou de acender, pelo menos isso de notícia positiva, kkkk.

CONFIDENTE
14/07/2015, 09:40
Ranger2015,
Meu amigo, se ler todos os topicos vai constatar que eles estão tentando te enrolar, pois se não existe como TODOS os veículos aqui do Forum tem???

Veja no tópico que coloquei AQUI (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/145726-ford-ranger-flex-2015-com-kit-gnv-6.html) e vera que o meu é um variador de avanço da marca COBRA, mas encontrara da marca SHARK, entre outros aqui mesmo no FORUM, acho que você deva exigir isso sim, se eles querem economizar que te de descontos, por essas e outras que nao cito nome de instaladoras aqui no Forum, pois a grande maioria, senao todas, querem enrolar o consumidor, nao se importam de conquistar o cliente mas apenas vender, instalar e pronto.

Um abraço.

lctelecom
15/07/2015, 22:08

A minha está acontecendo a mesma coisa, levei num mecânico e ele trocou a sonda lambda (colocou uma genérica) e o carro voltou a pegar na gasolina, mas está estranho. Encomendei outra sonda original estou esperando a 20 dias pego amanhã e vou levar na loja oficial da Landi Renzo para ver se resolve. Já passei lá e o dono me garantiu que vai ficar 100%. Vamos ver.

ranger2015
17/07/2015, 13:16
Na minha ranger foi descoberto que o problema estava na mudança de tempo na injeção, a ranger 2015 tem esse problema. Quando eu tinha gasolina no tanque, e estava usando o gnv ela rodava normal mas no outro dia quando eu ia ligar, ela entendia que o tempo de queima era o alcool, pq a injeção não reconhece o gnv e identifica como alcool, entao para ligar o carro de manhã ela injetava muita gasolina como se fosse alcool e o carro afogava. O problema acabou quando eu acabei com a gasolina no tanque e coloquei alcool. Mas antes de voce desligar o carro você tem que rodar uns 20km para injecao identificar o combustivel no tanque (álcool). Agora ta muito bom. Acho que o seu problema nao é com sonda. Espero te ajudar com essa dica.

ranger2015
19/07/2015, 09:23
Ranger2015,
Meu amigo, se ler todos os topicos vai constatar que eles estão tentando te enrolar, pois se não existe como TODOS os veículos aqui do Forum tem???

Veja no tópico que coloquei AQUI (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/145726-ford-ranger-flex-2015-com-kit-gnv-6.html) e vera que o meu é um variador de avanço da marca COBRA, mas encontrara da marca SHARK, entre outros aqui mesmo no FORUM, acho que você deva exigir isso sim, se eles querem economizar que te de descontos, por essas e outras que nao cito nome de instaladoras aqui no Forum, pois a grande maioria, senao todas, querem enrolar o consumidor, nao se importam de conquistar o cliente mas apenas vender, instalar e pronto.

Um abraço.

A sua ranger é 2015? Eu vou testar o variador Cobra, mas todos estão dizendo que minha viatura tem que ser o SHARK, só que eu ouvi falar que ele é mais complicado para deixar o carro no ponto certo, sem ficar acendendo essas luzes no painel.

CONFIDENTE
21/07/2015, 18:01
ranger2015,
A minha é 2014, o meu é Cobra, o Hmautomação colocou o Shark e não ficou legal (pelo que me lembro tem que pesquisar nos topicos, a luz de injeção passou a acender).

Uma coisa que nao consigo entender nesses caras de convertedoras que eles falam "a sua caminhonete tem que ser o tal variador" poooor...quer dizer que o seu carro é diferente do meu? (sem entrar no merito de ano de fabricação) os projetos são diferentes para cada cliente??? ate onde sei, 2013, 2014, 2015 o que mudou foi a estetica e nao a motorização das viaturas, então essa "estorinha" é coisa de gente que nao conhece o que estão fazendo e como já disse outra vezes, estão mais preocupados em vender, instalar e pronto.
A impressão que eu tenho é que , mesmo depois de tanto tempo, os caras ainda nao dominam as tecnicas de viaturas como as nossas, estão mais acostumados com taxistas e carros com motorização baixa.

A merda é que procurar uma outra convertedora eles não vao querer consertar e se consertar vao te cobrar caro, mas o certo era ir em uma outra convertedora e eles instalarem o variador.
Boa sorte

lctelecom
23/07/2015, 13:27
Na minha ranger foi descoberto que o problema estava na mudança de tempo na injeção, a ranger 2015 tem esse problema. Quando eu tinha gasolina no tanque, e estava usando o gnv ela rodava normal mas no outro dia quando eu ia ligar, ela entendia que o tempo de queima era o alcool, pq a injeção não reconhece o gnv e identifica como alcool, entao para ligar o carro de manhã ela injetava muita gasolina como se fosse alcool e o carro afogava. O problema acabou quando eu acabei com a gasolina no tanque e coloquei alcool. Mas antes de voce desligar o carro você tem que rodar uns 20km para injecao identificar o combustivel no tanque (álcool). Agora ta muito bom. Acho que o seu problema nao é com sonda. Espero te ajudar com essa dica.

Obrigado pela dica. Fui na lj e eles não quiseram mexer no carro por ele não estar com a sonda lambda original, fui na ford encomendei uma sonda original e mesmo assim não quiser trocar.

Então, fui em outra lj e o mecânico me falou que é muito difícil a sonda queimar (só ocorre se o catalisador queimar e a temperatura fica muito alta) e que meu redutor estava colocado errado (estava posição "deitada" e o colocou "em pé"), regulou o carro, e disse que eu podia usar qualquer sonda (desde que seja de boa qualidade).

O carro está bem melhor, mas de vez enquanto da um rateada (parece meu Peugeot quando coloquei gasolina vagabunda) e a luz da injeção fica acesa direto e o consumo está em torno de 8 km por metro cubico.

Acho que a única coisa que falta verificar á o jogo de vela, alguém já trocou o jogo de vela da Nova Ranger a gás? Se sim com quantos Km?

hmautomacao
23/07/2015, 16:40
Pessoal, boa tarde....
Junto com o CONFIDENTE e o RangerTorres, fui um dos primeiros a me aventurar na empreitada de colocar GNV na Ranger. Vamos lá... Meu variador é o AeB Shark, esta com 12' de avanço, tanque sempre com alcool. Na cidade (Salvador, sempre com engarrafamentos) faço 10km/m3 e na estrada a média fica em torno de 12 a 13 km/m3. A metodologia de calculo que uso, acredito ser a mais adequada. Zero o cilindro, e faço o abastecimento. Em seguida, rodo até zerar novamente e vejo quantos km rodou e finalmente divido a km rodada pela quantidade de m3 do primeiro abastecimento. Existe uma grande diferença de pressão nos postos de gnv e mesmo abastecendo no mesmo posto, a pressão varia de acordo com o momento do abastecimento (Compressor ligado ou não, numero de carros abastecendo simultaneamente) e por isto, desisti de aferir da forma tradicional.
O problema da luz de injeção eu resolvi colocando uma chave liga-desliga no variador de avanço, junto a alavanca de câmbio (tipo push-down com led) onde, desligo o variador em caso de engarrafamentos. Ao contrário de CONFIDENTE, não tenho paciência de esperar a viatura se adequar ao GNV por livre e espontânea vontade e parti para a ignorância (eheheh)... Sim, o carro precisa do variador de avanço... Rodei 2 meses sem variador no início e o carro é outro.. Perde força e consome bem mais GNV. A velocidade de queima do GNV é bem menor que a do alcool e muito menor que a da gasolina e, sem o variador de avanço, uma boa parte do GNV é jogada pela descarga, vindo a se queimar no catalizador, o que aumenta a temperatura do mesmo e ocasionando muitas vezes, a queima da sonda-lambda.

Forte abraço a todos.

ranger2015
27/07/2015, 07:36
Eu ainda nao consegui instalar o variador de avanço, mas já estou com o aparelho na mão. Agora a respeito da luz de estabiliade que estava acendendo, consegui resolver trocando os bicos do gnv para outro de diamentro menor. O carro está funcionando tudo como original, perfeito, a quantidade exagerada de gnv injetado no motor interfere nessa parte eletronica como controle de estabilidade, assistencia de rampa, piloto automatico, paravam de funcionar derrepente quando acendia a luz da estabilidade. Entao a conclusão é que essas luzes nao podem ficar acendendo do nada, ta acontecendo alguma coisa de anormal, mas isso foi uma conclusão do mecânico do gnv.

CONFIDENTE
27/07/2015, 11:05
Ranger2015,
Aparentemente os caras estão aprendendo a trabalhar, os procedimentos e as informações que o mecanico do GNV lhe passou, foram as mesmas que o chefe da CSS da minha viatura me deu e tambem ao hmautomação, isso reforça mais ainda o que sempre falo que os caras não tem experiencia de instalação em carros do porte dos nossos.
Ainda bem que tudo foi resolvido.

ctpacheco
13/08/2015, 18:33
Boa noite a todos. Primeiro parabéns pelas informações sobre GNV na Ranger.
Comprei uma viatura 2007 XLS gasolina com 20 mil quilômetros. Sou o segundo dono. Eu assim como a primeira dona também rodo pouco, mas o consumo e o ipva me fazem pensar em passa-la para GNV. Várias pessoas colocaram suas experiência e na maioria positiva. O CONFIDENTE que é do Rio de Janeiro informou que já teve outras viaturas também com GNV.
CONFIDENTE e demais pessoas do RJ primeiramente onde instalar? Porque se escuta que em alguns casos estragam com o carro !
E qual o KIT? O LORENZO que foi mencionado várias vezes? Para esta viatura é que geração 5ª ?
Obrigado. Carlos.

CONFIDENTE
17/08/2015, 09:26
Ctpacheco,
Tive uma viatura 2007 mas era XLT, comprei com 33 e vendi com 136 e desde que comprei coloquei o GNV e NUNCA tive aporrinhação.
Na época, não havia no RJ o de 5ª Geração, nessa versão a Ford dava oficialmente garantia no motor e a instalação era feita pela White Martins, hoje, por alguma razão, a Ford nao faz mais isso, mas não perdemos a garantia, não é esse o caso, coloquei o de 3ª Geração, acho que hoje não existe e se existe a diferença entre o de 3ª e 5ª é muito pouca, se o seu carro tem manual, veja que existe um manual a parte aconselhando a colocação do GNV, inclusive essa viatura já vem preparada para o GNV na parte de mangueiras e filtro de ar.
Não gosto de fazer propaganda de onde instalo, pois pode ter problemas (assim como tive inicialmente, mas nada que desabone a instaladora, muito pelo contrario, para mim é a melhor de Niteroi) mas é a mesma empresa que coloquei em todos os carros que tive, um Palio, Uma Ranger 2007 , um Vectra Elite que é da minha esposa ate hoje, e a minha viatura nova 2014.
Acosnelho colocar o da LOVATO que pelo que sei, é a segunda linha da Lorenzo.
Um abraço e boa sorte.

ranger2015
19/08/2015, 20:17
Meu carro não aceitou o variador de avanço "Cobra", quando foi instalado o carro não pegava de jeito nenhum, então não tem jeito, vou ter que instalar o variador "SHARK" mais estou com dúvidas em relação a ele ficar acendendo a luz da injeção, como nosso amigo "hmautomação" disse em sua experiência. Esse botão que foi usado para desligar o variador, por causa da luz de injeção, deve ser ligado direto no variador? Se for acionado com o carro em funcionamento não vai desligar o carro tb?

hmautomacao
27/08/2015, 17:42
Ranger2015, boa tarde.
Sim, liguei o botão push-down diretamente no variador.
No fio que sai da eletroválvula para ele.

Em engarrafamentos, eu desligo o variador.
Pelo que já vi em vários fóruns, este problema é apresentado nos modelos XLS pois, não possuem o controle de estabilidade daí, acende a luz de injeção. Quando estou em transito pesado, desligo o variador.

Hoje minha média aqui em SSA esta em torno de 10km/m3...

Forte abraço.

lctelecom
31/08/2015, 17:56
Bom Pessoal,

No final troquei a sonda lambda do carro voltei na loja do gás e o carro ficou perfeito, não tem diferença quando o carro está no gas ou gasolina.
OBS: Eles tiraram o variador e falaram que não existe variador compatível com a Ranger e me entregaram.

O carro está perfeito.

Abs

ctpacheco
01/09/2015, 20:34
CONFIDENTE

Obrigado pelo retorno ! Realmente no manual menciona o uso de gas para este motor !

Caso queira indicar a instalado sem problemas. É bom ter um referencia.

Estou consciente que podem haver problemas de ajsutes no inicio e que o KIT quanto melhor mais chance de funcinar.

Já escutei pessoas dizerem que quanto a regulagem tem que ser ou gas ou gasolina. Isso procede.?

Estou realmente pensando em passa-la para gas. Pois como disse apesar de ser 2007 eu a comprei ano passado de uma pessoa conhecida e estava com 17 mil kilometros. Hoje já cheguei aos 20.800. Portanto nao rodo muito mas o consumo é bem alto e andando suave na cidade faz 7 e na estrada 9.

Mais uma vez obrigado pelas dicas

Carlos T Pacheco

Ctpacheco,
Tive uma viatura 2007 mas era XLT, comprei com 33 e vendi com 136 e desde que comprei coloquei o GNV e NUNCA tive aporrinhação.
Na época, não havia no RJ o de 5ª Geração, nessa versão a Ford dava oficialmente garantia no motor e a instalação era feita pela White Martins, hoje, por alguma razão, a Ford nao faz mais isso, mas não perdemos a garantia, não é esse o caso, coloquei o de 3ª Geração, acho que hoje não existe e se existe a diferença entre o de 3ª e 5ª é muito pouca, se o seu carro tem manual, veja que existe um manual a parte aconselhando a colocação do GNV, inclusive essa viatura já vem preparada para o GNV na parte de mangueiras e filtro de ar.
Não gosto de fazer propaganda de onde instalo, pois pode ter problemas (assim como tive inicialmente, mas nada que desabone a instaladora, muito pelo contrario, para mim é a melhor de Niteroi) mas é a mesma empresa que coloquei em todos os carros que tive, um Palio, Uma Ranger 2007 , um Vectra Elite que é da minha esposa ate hoje, e a minha viatura nova 2014.
Acosnelho colocar o da LOVATO que pelo que sei, é a segunda linha da Lorenzo.
Um abraço e boa sorte.

Croquelopes
25/09/2015, 17:47
Olá pessoal, alguém instalou o kit naquela instaladora do Rio que tem dinamômetro?

Croquelopes
25/09/2015, 17:54
Olá LeoVelasco,

Você fez a instalação nesse local? Qual sua opnião? Quero instalar lá também.

Suas impressões serão importantes. Obrigado.

Ola meus amigos, acompanhei todos os post e vídeos aqui postados, bem, a minha Nova Ranger XLT 2014, resolvi colocar o kit gás como vocês colocaram, estava na dúvida de qual geração seria o mais correto, pelo que pesquiso o de 5 ° geração parece ser muito bom mesmo, mas percebo que uma boa instalação e uma configuração personalizada fazem toda diferença para obter os melhores resultados e satisfação, e pesquisando as oficinas aqui do Rio de Janeiro me parece que a melhor conta com um equipamento chamado dinamômetro, equipamento esse que simula o carro em todas as situações, sem ter que andar pela rua. Será colocado em todas as marchas e acelerações possíveis, podendo assim mapear realmente todas as necessidades do carro.
A marca do kit é a Landi Renzo Omegas New OBD.
Levarei o carro na próxima semana.
Alguem ja utilizou este modo com dinamômetro?
E eles dizem quem este kit é o top mundial, alguma opinião a respeito?
Abraço.

lctelecom
28/09/2015, 14:05
Olá LeoVelasco,

Você fez a instalação nesse local? Qual sua opnião? Quero instalar lá também.

Suas impressões serão importantes. Obrigado.

O problema da instalação está no ajuste do KIT, a maioria das instaladoras usam um mecanismo automático de configuração apropriado para carros gasolina (e não flex). O resultado fica aceitável, mas o carro não fica igual a gasolina/alcool. Tem uma loja na av. Brasil (não sei se é a mesma citada por vc) que só trabalha com material de primeira linha e a configuração do gás não é feita de forma automatica e o resultado costuma ser muito bom. O carro fica praticamente igual ao combustivel original.

Obs: Antes de instalar tem que rodar no alcool e depois só alcool tb, isso melhora o rendimento e facilita a configuração do gás.

rmuniz
29/09/2015, 22:21
Finalmente, instalei o kit gás ontem. Instalei aqui em feira mesmo. Foi instalado o variador Panda.
Peguei ontem à tarde e logo de cara não percebi nenhuma alteração no desempenho. Nenhuma luz de injeção acendeu. Até agora rodei 30 Km na cidade e 65Km em rodovia.
Não notei diferença nenhuma. Se houve perda é imperceptível.

Olá companheiro,

E então, Como anda a viatura? Também sou de fsa. onde instalou? Ficou satisfeito com o serviço/atendimento/explicações técnicas?

rbcranger
04/11/2015, 01:54
Ola amigos, sou novo no Fórum, tenho uma Ranger 2013 XLS com Kit GNV 5º G colocado recentemente, li alguns posts anteriores falando sobre o variador AeB 516N Shark com o firmware da Ranger, estou comprando pra minha, pois segundo informações realmente muda muito o funcionamento com ele instalado, gostaria de pedir aos amigos que já colocaram em suas Rangers uma ajuda sobre qual regulagem deixar, quais recomendações e também qual combustível deixar, pois uns falam que é melhor no Etanol outros dizem que é melhor deixar na Gasolina, desde já agradeço...

rbcranger
16/11/2015, 15:15
Olá amigo hmautomacao, td bom, sou novo aqui, tenho uma Ranger 2013 flex com o kit GNV Landrenzo NG2 Ômegas, e estou pra colocar o Variador AEB SHARK, vi que vc q colocou, teria como me da uma força em relação às regulagens que vc deixou a sua, desde de já agradeço.

rbcranger
26/11/2015, 12:39
Obrigado pela dica. Fui na lj e eles não quiseram mexer no carro por ele não estar com a sonda lambda original, fui na ford encomendei uma sonda original e mesmo assim não quiser trocar.

Então, fui em outra lj e o mecânico me falou que é muito difícil a sonda queimar (só ocorre se o catalisador queimar e a temperatura fica muito alta) e que meu redutor estava colocado errado (estava posição "deitada" e o colocou "em pé"), regulou o carro, e disse que eu podia usar qualquer sonda (desde que seja de boa qualidade).

O carro está bem melhor, mas de vez enquanto da um rateada (parece meu Peugeot quando coloquei gasolina vagabunda) e a luz da injeção fica acesa direto e o consumo está em torno de 8 km por metro cubico.

Acho que a única coisa que falta verificar á o jogo de vela, alguém já trocou o jogo de vela da Nova Ranger a gás? Se sim com quantos Km?

Ola amigo, recentemente resolvi colocar o Kit GNV na minha Ranger XLS Flex 2013, mas antes de colocar, fiz uma revisão, troquei o óleo e todos os filtros (Fora da Agencia) as velas acabei trocando na agencia da Ford mesmo, pois saiu R$ 165,00 trocada, original de iridiun, e todos me aconselharam a trocar as velas a cada 20.000 KM usando GNV.

Dvnasc
14/12/2015, 22:53
Boa noite pessoal, primeiramente gostaria de parabenizar pelo fórum, muito bom e foi com base nos depoimentos aqui que tomei a decisão e coloquei o kit GNV na minha RANGER 13/13 XLT. Está muito recentemente ainda, instalei o KIT a semana passada, mas as primeiras impressões são boas: Não senti que perdeu potencia (Em subidas um pouco é verdade) do resto vai bem. O kit instalado foi o Ladirenzo com variador de avanço. A única coisa que está me incomodando é que apesar do cilindro ser de 25 Mts cúbico não consigo colocar mais de 16 Mts. Já testei isso em pelo menos 6 postos diferentes com pressão de 200 a 210 na bomba. Alguém tem ideia o que pode ser ?

rbcranger
15/12/2015, 02:53
Ola Amigo Dvnasc, isso aconteceu comigo também, segundo informações isso ocorre por várias situações, 1º como vc acabou de instalar recentemente seu Kit, provavelmente tem um pouco de ar dentro do cilindro, a maneira que eu encontrei de amenizar isso foi enchendo o cilindro e deixando acabar ate apitar o alarme do GNV, fiz isso umas 5 X e coube mais, 2º de acordo com a temperatura ambiente se tiver calor parece que a pressão dentro do cilindro aumenta consequentemente vai menos GNV devido a essa pressão, se tiver meio frio com certeza vai mais, eu tenho 2 de 25m³ , o máximo que ja coloquei foi 45/46,5, não mais que isso, qnd foi 46,5 era 5:00 da manhã e estava uma friaca do caramba. Aproveitando qual variador vc colocou ?
Att.
rbcranger

lorenzo santangelo
31/03/2016, 18:40
tenho uma 2013 com gnv tb de quinta geração e as vezes o marcador do painel do combustivel liquido baixa junto com o do gnv! alguem ja teve isso?? ai vc vai no posto e coloca uns 20 reais e o ponteiro sobe bem mais quebos 20 que vc colocou! oq sera?

rbcranger
01/04/2016, 08:28
Bom dia Lorenzo, isso é normal, pois o sistema de medição de combustível da Nova Ranger é marcado de acordo com o tempo de injeção dos bicos, por isso baixa, pois como é burlado a injeção ( Combustível liquido), pro sistema é como se ainda estivesse rodando no liquido, então ela marca tal consumo, qnd vc abastece o sistema detecta que houve alteração na boia do tanque e refaz os cálculos e volta a subir o marcador, mas isso é simples de resolver, na minha 2013/2013 coloquei um modulo da Tury de reset de indicador de combustível, seria esse, mas confirma com o instalador o modelo certo, Reset Indicador De Nível De Combustível Tury T72 - R$ 88,02 no MercadoLivr (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698661846-reset-indicador-de-nivel-de-combustivel-tury-t72-_JM)
Esse modulo simula abastecimento a cada 2 minutos qnd desliga a chave, ai fica normal o indicador de combustível entendeu.
Espero ter ajudado, tentei explicar do meu jeito, qualquer duvida estou aqui !!

lorenzo santangelo
04/04/2016, 13:01
muito obrigado amigo! estava preocupado. outra coisa q aconteceu com a minha é que ela do nada perde a força! tando no alcool como no gnv! dai desligo ela e ligo novamente e fica perfeita! oq sera?

giovanimf
20/04/2016, 11:25
Bom dia pessoal, li várias vezes esse post sobre GNV, tanto que coloquei GNV na minha, RANGER 2013 há um ano, conforme eu li na internet, o melhor seria o landirenzo 5 geração, fiz a instalação na região metropolitana de Porto Alegre RS, não senti muita mudança no desempenho, puxo um vitara no cambão ou no reboque de carro, sem problemas, mas nunca consegui alcançar a media de consumo de 12km/m3 e as vezes o consumo extrapola chegando a menos de 8 km/m3, cabe ressaltar que tudo isso sem fazer força, ou seja, quando puxo ou coloco carga desconsidero a média. A economia é brutal, mas o que me incomoda e a baixa autonomia, tenho dois cilindros de 15m embaixo do carro, ou seja deveria na estrada fazer mais de 300km e não consigo. QUEM souber de uma mecanica que possa regular a minha camionete na região de Porto Alegre agradeço.

rmuniz
09/05/2016, 10:53
E ai pessoal quer instalou em SALVADOR?!

Como estão as VTR? Satisfeitos? Onde instalaram?

Devanie
24/07/2016, 09:59
Boa tarde BelloBahia e seja bem vindo.
Na Bahia, ainda não dispomos do desconto do IPVA. Segundo e pessoal da InjetGas, eles ainda estão analisando o caso (estado).
Meu kit, um Lovato 5a Gr custou R$ ~ 4.000,00 com toda a documentação pronta R$ 3.500,00 apenas o kit. + R$ 250,00 do variador de avanço. Se vale a penas, e como. Me arrependo apenas de ter rodado com a Vtr sem converter antes. Na S10, não sei informar mas, na Rager o kit cai como uma luva. Só tenho problemas com a luz da injeção que não apaga nem assoprando. Nem o técnico da Landirenzo me deu solução pro problema (Tenho o contato dele e já fizemos de tudo para resolver).

Instalei na InjetGas (Av. 2 Leões) e eles tem convênio com a CCS da Chevrolet (Se não me engano, aquela da Av. Heitor Dias).
Procure o Albert lá que ele vai te explicar tudo e pode falar em meu nome. Eu assisti uma palestra do pessoal da Tury a convite deles e, segundo o técnico da Tury, apenas alguns veículos europeus possuem kit de 6a geração pois, eles são homologados individualmente para cada veículo. Segundo ele, a grande dificuldade dos veículos com injeção direta é que, o combustível refrigera os bicos injetores e, quando da conversão para o kit de 6a geração, esta refrigeração é parcialmente perdida (sim, parcialmente pois, os kits 6a gr são hibridos). Ou seja, o combustível líquido é injetado em pequenas quantidades junto ao GNV para refrigerar os bicos. Por isto, cada veículo tem uma calibragem exclusiva e, caso algum bico queime (segundo ele), cada um pode chegar a até R$ 2.000,00 dependendo do veículo. Um maluco tentou instalar um 5a Gr numa Captiva V6 e torrou todos os bicos, tendo um prejuízo de quase R$ 10.000,00 no Rio...

Amigo minha ranger só faz 8 por metro cúbico. Me passe o telefone de onde vc converteu aqui em Salvador por favor.

Preciso diminuir esse consumo mas onde fiz a conversão o pessoal não consegue não.

Grato.

Devanie
24/07/2016, 13:47
CONFIDENTE,
Verdade, mas quando a luz do controle de estabilidade está acesa meu assistente de rampa não funciona, a sua voce já testou em uma ladeira? Essa semana vou levar meu carro novamente na Oficina GNV para trocar os bicos do gnv para de menor diâmetro, porque meu carro está fazendo um consumo absurdo no gnv, 6km na cidade e 10 na estrada, o técnico está alegando que não precisa instalar o "variador de avanço" , que só a troca dos bicos vai resolver meu problema. Mas andei tendo problema com o carro morrendo do nada, parece que não segura a aceleração. Vou tentar resolver esses desafios e volto aqui para postar as conclusões.

Boa tarde o consumo melhorou depois da troca dos bicos?

CONFIDENTE
11/09/2016, 09:31
Salve salve pessoal,
NAo tenho entrado muito no Forum, atualmente a viatura esta otima, o consumo esta na casa de 12 Km por metro, o cilindro apesar de 22 metros nao entra mais que 20, so em um posto em são gonçalo RJ que pega ate mais de 22, mas como aqui postos com GNV é uma fartura nao atrapalha muito, fiz uma viagem a Santa Catarina e a viatura fez quase 14 por metro na estrada com ar, tem mais de um ano que nao faço uma "olhada" no GNV.

A lua co controle de estabilidade quando pego engarrafamento ela acende, mas ligo e desligo a viatura e ela some e ano acende mais.

A Luz do consumo de combustivel baixando mesmo no GNV descobri um pequeno "macete", quando chego em casa ou paro (e lembro) abro o tanque, tiro a tampa e coloco novamente e a luz apaga e volta aos caclculos normais como se tivesse abastecido.

Como ja dito aqui antes, muitas convertedoras tem uma regulagem "automatica", ou seja, tem uma programação no computador e tascam na sua viatura, no meu caso foi assim no inicio, mas reclamando eles colocaram o tecnico no meu carro com o laptop instalado e fizemos o caminho ate a minha casa, no caminho ele foi fazendo os ajustes, moro em morro e tudo foi calibrado, pronto nunca mais tive problemas, já coloquei GNV em um outro carro da minha esposa e o prcedimento foi o mesmo, então acho que o certo seria as convertedoras fazerem isso, pois a regulagem vai sendo feita de acordo com o pe do mtorista.
UM abraço a todos

Erick Quedevez
10/10/2016, 09:13
Meu carro não aceitou o variador de avanço "Cobra", quando foi instalado o carro não pegava de jeito nenhum, então não tem jeito, vou ter que instalar o variador "SHARK" mais estou com dúvidas em relação a ele ficar acendendo a luz da injeção, como nosso amigo "hmautomação" disse em sua experiência. Esse botão que foi usado para desligar o variador, por causa da luz de injeção, deve ser ligado direto no variador? Se for acionado com o carro em funcionamento não vai desligar o carro tb?

Ranger2015, também sou do Espirito Santo (Vila Velha). Tenho uma Hilux 3.0D/2007. Estou pensando em pular para um Ranger Flex 2014 ou 2015 e instalar o GNV. Vi que você, assim como os outros colegas, teve alguns problemas de acendimento de luzes de advertência. Como está a viatura hoje? Conseguiu solucionar tudo? Como ficou o seu consumo?

Em tempo, agradeço ao empenho de Ranger Torrez, CONFIDENTE e hmautomacao, li todos os relatos de vocês, são muito úteis para quem pretende entrar no GNV.

Abraço!

RANGER14
27/10/2016, 15:47
Boa tarde caros amigos. Possuo uma Ranger flex 2014 onde instalei um kit gnv 5ª Lovato com variador Tury 36 .Após dois meses de alegria. Vieram os problemas,onde a luz de injeção ficou acesa direto,andando alguns dias vieram mais supresas. Com a luz de injeção acesa no painel, acederam a luz do controle de estabilidade e o sensor de estacionamento ficou ativado direto com a luz de ré. Aos poucos o carro foi perdendo força e apagou. Desligando a chave e ligando novamente o carro voltou a funcionar porem a luz da injeçao ainda contiunua acesa. Retido o processo por vários dias o carro não funcionou mais. Alguém com o mesmo problema ou uma solução para me ajudar??
Grande Abraço..

leoseromat
25/01/2017, 00:26
boa noite, poderia me dizer qual o novo diâmetro dos bicos do gnv que acabou o problema da luz da tração da ranger, a minha esá com o kit lovato com bico D?

Glaucoluiz
03/05/2017, 19:12
Fala amigo, cara moro em Niterói e estou com o mesmo problema dá luz de estabilidade acendendo quando estou no GNV, como você resolveu?? Pode me ajudar? Minha ranger e XLT 2013

Glaucoluiz
03/05/2017, 19:14
Cara me ajuda aí, como vc resolveu seu problema dá luz de estabilidade acendendo?? Tô com o mesmo problema

Cassambito
22/12/2017, 14:46
Agendei a instalação na minha XLT 2014 pra dia 02/01.

Gasolina aqui ta batendo R$4,30 o litro e o GNV R$ 1,68 o m³.

A principio vou instalar embaixo, dois cilindros de 12,5m³, e kit KGM, tudo por R$ 6.500 em até 7x sem juros.

Perguntei sobre o kit BRC, me informaram estar oficialmente fora do Brasil e estar sem reposição e atualização, mas conseguem instalar Kits desta marca. Alguém sabe se procede isso?

Celsogvs
05/01/2018, 15:42
Agendei a instalação na minha XLT 2014 pra dia 02/01.

Gasolina aqui ta batendo R$4,30 o litro e o GNV R$ 1,68 o m³.

A principio vou instalar embaixo, dois cilindros de 12,5m³, e kit KGM, tudo por R$ 6.500 em até 7x sem juros.

Perguntei sobre o kit BRC, me informaram estar oficialmente fora do Brasil e estar sem reposição e atualização, mas conseguem instalar Kits desta marca. Alguém sabe se procede isso?

Pessoal, alguém sabe dizer se a ranger 2015 saiu de fabrica com o kit para GNV?
Pergunto porque me ofereceram uma e o proprietário disse que ela veio com kit GNV de fabrica, que bastaria colocar o cilindro.
Isso procede?

Desde já obrigado,

Cassambito
08/01/2018, 18:22
Pessoal, alguém sabe dizer se a ranger 2015 saiu de fabrica com o kit para GNV?
Pergunto porque me ofereceram uma e o proprietário disse que ela veio com kit GNV de fabrica, que bastaria colocar o cilindro.
Isso procede?

Desde já obrigado,

Cara, eu pelo menos nunca ouvi falar sobre isso para este ano. Dei até uma olhada no manual, que é o mesmo para todas as Rangers do ano e pelo menos não achei nada que se refere ao GNV...

https://www.ford.com.br/servlet/BlobServer?blobtable=DFYBlob&blobcol=urlblob&blobheader=application%2Fpdf&blobwhere=1249247828499&blobnocache=true&blobkey=id&menu-brochure

Cassambito
08/01/2018, 18:31
Instalei e peguei na sexta-feira o carro. Não conseguiram regular com ela andando pois "não deu tempo".

Dá pra sentir uma pequena diferença andando, principalmente em retomadas após lombadas e em subidas de morro em cidade, mas segundo o mecânico, isso já estava previsto, tenho que levar lá novamente pra fazer os ajustes.

O consumo não consegui tirar uma média exata ainda. Quando peguei já estava com um pouco de GNV e completei, quando acabou completei novamente, mas completei de novo antes de acabar pois não era viável pelo percurso que estou fazendo agora. Vou esperar acabar este abastecimento pra dai fazer a média corretamente...

A saga agora é saber onde colocar o estepe, acho que vou bolar alguma coisa pra ficar parecido com a D-20 e F1000, ou talvez junto com a parte traseira da cabine...

Cassambito
30/01/2018, 09:03
Rodados 1.600 km já, tudo na cidade. Média de 9,51 km/m³ com ar sempre ligado e pegando congestionamento.

Andei até acabar, completei e andei até acabar de novo.

Ela passa pro GNV somente com temperatura a 45 °C, leva em média 1km rodando pra passar pro GNV, isso pra mim acontece sempre na primeira partida do dia, o restante como o motor já está quente, passa na hora que dá a partida já. Esse 1 km na partida a frio devidamente descontado para tirar a média.

aapinheiros
13/02/2018, 10:07
Bom dia amigos, sou leigo no assunto GNV, estou para adquirir uma Ranger 2012 XLS c/ GNV, alguem que tenha a mesma no forum e que usa GNV teve algum problema? É mito ou verdade essa de ter que rodar com gasolina para nao ressercar mangueiras e etc? desculpe se postei no lugar errado minha dúvida

Assini
19/02/2018, 23:44
Senhores, existe alguma maneira de fazer uma picape flex ser configurada para ser utilizada apenas na gasolina, com toda a programação da central neste sentido? Imagino que ela ficaria mais eficiente e economica.

Cassambito
17/07/2018, 16:26
Rodados 1.600 km já.....

Atualização: Chegando nos 15.000 km com o GNV. Até o momento tudo certo.

Algumas considerações:
- No inverno, com as temperaturas baixas, cabem cerca de 2m³ a mais no sistema, dependendo do posto.
- No inverno ela roda mais ou menos 500m a mais até que atinga os 45°C do motor para passar para o GNV.
- Devido a não usar o ar-condicionado sempre no inverno, senti uma leve economia, já descontando o trajeto feito na gasolina até esquentar, aumentou para em média 9,8km/m³.

As vezes liga a luz da injeção, mas nem me preocupo muito. Normal nos carros GNV

Marcio Reibolt
22/07/2018, 14:38
Fala pessoal, tenho uma ranger xls 2013 e vou colocar GNV, porém os preços aqui no Rio andam meio altos!
Pelos valores pretendia colocar um cilindro de 16m3, gostaria de ter uma noção de autonomia, pois já me disseram que é pequeno, uns 200 km de autonomia para mim já seriam o suficiente.
Outra dúvida que eu tenho é se é possível colocar o cilindro em baixo da caçamba no lugar do estepe.

Obrigado

caiorsiqueira
04/02/2020, 10:59
Bom dia, desculpe ressuscitar o tópico, vi que está meio parado, mas de repente alguém pode tirar a minha dúvida. Instalei o kit GNV de 5ª geração na minha Ranger 2014, e desde então o computador de bordo fica apitando quando chega nos 80km, 40km, 20km de autonomia, e só refaz a "conta" quando chega no 0km, e fica nesse ciclo. Alguém mais teve esse problema? Conseguiu corrigir? Li em um lugar que pode ser erro da instalação. Sei que não irá funcionar o consumo do computador de bordo, mas esse mensagem de autonomia atrapalha, principalmente porque não consigo usar as outras funções já que quando esta com esse alerta o computador de bordo foca nesta função. Obrigado