PDA

Ver Versão Completa : Soluções para os motores XUD9 (JPX)



denilsonoliveira
21/01/2006, 20:21
Tudo bem pessoal: Nos fazemos a conversao dos motores XUD9 para XUD9 - TF, colocando o fim da problematica desses motores, aquecimento e uma delas. Os motores XUD9-TF, e a versao turbo desses motores que nao exite no brasil. Qualquer duvida entre em contato . E-Mail: demliveira@ig.com.br Um abraco a todos

Esdras JPX/Rural
22/01/2006, 09:46
dê mais detalhes, como o que é feito,onde, qual o custo. :pensativo: pois muitos poderão fazer esta converção :concordo:

ricardolm
24/01/2006, 12:04
Ola All,

Ontem eu enviei um e-mail para ele perguntando, mas nao tive resposta, acho que ele nao entra na internet com frequencia :pensativo: :pensativo: :pensativo:

Assim que ele me responder eu posto a resposta aqui, pois este assunto me interessa muito!! :roll:

[]s

leogc
24/01/2006, 13:48
Fala Ricardo,

O Ramiro aqui do Rio de Janeiro também diz que tem uma solução, ele usa encamisamento do XUD TF, turbina nova, intercooler, novo coletor, mangueiras redimensionadas, radiador de óleo e etc...enfim, um novo projeto do XUD.

agora vem a pergunta: e dá certo!? não sei...mas vou pagar para ver...meu carro tá lá para fazer um orçamento de quanto sairia a brincadeira.

assim que tiver um orçamento eu coloco aqui tb...

abs

Martin Melcop
24/01/2006, 13:56
Leo,

quanto foi que te cobraram no motor da Ranger? Tinha câmbio tb?

denilsonoliveira
25/01/2006, 02:52
Realmente vc tem razao Ricardo meu tempo e embacado. E meio complicado o cara fazer esse projeto so no encamizamento, mas sem comentarios. Bom pessoal o que interessa e a conversao nao o projeto. Os motores XUD9-A sao aspirados originais e os XUD9- TF e uma versao de motores TURBO INTERCOOLER ORIGINAL PEUGEOT. Para converter tem que trocar as pecas internas (pistoes, aneis, bielas, etc....) para aguentar o rojao. Tudo isso dentro das especificacoes tecnicas originais PEUGEOT . O valor gira em torno de 6.0000,00, depende muito do estado que se encontra esses motores( bloco, cabecote, turbina, bomba de oleo, etc......). ""Em breve esses motores repotenciado para 2.0 e 2.2"" UM ABRACO A TODOS denilson :wink: :wink:

leogc
25/01/2006, 09:12
Salve Martin,

V6 Vortec: 5.500 completo no forum das pickupsgm.
Maxion 2.5: 8.000 completo no ferro velho br1000 em itaboraí
Mecanica toyota (motor+cx+transf): 14.000 no Br1000...

enfim, parei de procurar...

essa transformação do denílson deve ser o que o ramiro está se propondo a fazer...pelo menos o custo está próximo...

depois eu posto aqui meu orçamento.
abs

nerinei
25/01/2006, 21:27
vejo dois problemas nessa arrumação: o motor continua fraco (pouco torque, mesmo os jpx com o tf não andam bem) e vai continuar beberrão, já que sua bomba injetora vai continuar não tendo LDA....
se não for pro xud cuspir pelo menos 24 kgfm e fazer mais de 12km/l acho que é muito dinheiro.....
Abraços

denilsonoliveira
25/01/2006, 23:39
Se nos conseguimos, puxar 1.9 nos bloquinhos vw diesel (kombi diesel 1.6) porque nao nos xud9 - tf ""isso tudo com garantia e nota fiscal" . E mais temos um niva 1.9 turbo diesel com LDA na bomba original, e o motor e um AP nao o TDI. Em breve motores XUD-9 repotenciados 2.0 e 2.2 com LDA intercooler, etc... 8) 8)

nerinei
26/01/2006, 11:56
Acredito até que vocês consigam fazer um motor responda bem no fim.....mas a um custo razoável eu acho impossível.....afinal agora já estamos falando de trocar bomba injetora (ou vão aumentar a cilindrada e manter a bomba feita pra o motor 1.9?).....já que vai trocar a cabeça de injeção e colocar LDA, mais fácil trocar a bomba toda.....trocar turbo, colocar intercooler, retífica, jogo de camisas, radiador de óleo e sabe-se mais o que....pra o resultado ter garantia de o que? 30000 km ou 1 ano?
vai ser difícil me convencer que essa montanha de dinheiro está sendo bem investida....se for pra gastar tudo isso, prefiro apostar num mwm 2.8 usado..........
Abraços

Adilson Mancebo
26/01/2006, 14:24
Denilson,
Com que potência, torque e taxa de compressão o motor 1,9 fica após as mudanças?
Sds
Adilson

ricardolm
26/01/2006, 15:36
Denilson,

Voce ja fez algum como teste? quantos km ja rodou? como se comportou? vc fez media de consumo?

[]s

leogc
26/01/2006, 19:00
Acredito até que vocês consigam fazer um motor responda bem no fim.....mas a um custo razoável eu acho impossível.....afinal agora já estamos falando de trocar bomba injetora (ou vão aumentar a cilindrada e manter a bomba feita pra o motor 1.9?).....já que vai trocar a cabeça de injeção e colocar LDA, mais fácil trocar a bomba toda.....trocar turbo, colocar intercooler, retífica, jogo de camisas, radiador de óleo e sabe-se mais o que....pra o resultado ter garantia de o que? 30000 km ou 1 ano?
vai ser difícil me convencer que essa montanha de dinheiro está sendo bem investida....se for pra gastar tudo isso, prefiro apostar num mwm 2.8 usado..........


Nerinei,

permita-me discordar de vc...a adaptação do MWM acho bastante complicada, o motor é muito grande e o investimento mínimo é de 15 K, para ficar bem feito (pelo menos foi a conta que eu fiz)..o mesmo acontece com o Maxion e Toyota (a não ser que vc ja tenha um motor ou consiga um muito barato, o que tá dificil)...

a conta que eu fiz foi a seguinte: a minha caixa é peugeot, apesar de algumas pessoas falarem que essa caixa não presta, pessoas de quem eu considero a opinião elogiaram essa caixa...bom, qualquer motor que eu colocasse no lugar do XUD (com excessão dos TF ou dos Peugeot a gasolina) eu teria que trocar a caixa. Bom, as caixas clark de jpx estão muito valorizadas uma vez que quase não se acha mais no mercado e as caixas peugeot estão desvalorizando...então teria que trocar a caixa para evitar mexer no eixo piloto. Se for colocar outra caixa que não a do JPX tenho que trocar a transferencia. Como a transferencia do JPX é boa, quase ninguem tem problema e ela não tem um mercado secundário...logo, ia ter que trocar tudo.

Os APs estão caros e tem o mesmo torque do XUD, os opala tão baratos mas as peças nem tanto e bebem feito um pinguço, os gasolinas modernos são caros tb...

sem contar que comprar um motor em um ferro-velho é meio loteria, eu vi vários maxions largados no ferro-velho fazendo a alegria do mosquito da dengue. então para gastar 8 mil num maxion, eu teria que abrir para ver como estava...e sabe lá quanto ia gastar...

neste sentido, após conversar com o ramiro umas 3 vezes decidir fazer um orçamento da brincadeira. acho que até a semana que vem já tenho uma idéia.

eu sei que é uma opinião pessoal, mas vamos ver no que vai dar...se me encher o saco, eu vendo esta porcaria de jipe e faço uma gaiola com motor de fusca.

abs

nerinei
27/01/2006, 14:27
leo,
ok, é escolha de cada um, é interessante uma opção que mantenha o máximo de componentes originais.....principalmente por que eu tbm gosto do cambio peugeot.....
mas segundo a descrição da adaptação de 6000 reais não vai resolver, essa adaptação não vai nem de longe converter o 9A em um tf......
antes de fazer questione o seguinte:
troca biela, pistão anel, mas e o bloco?? então o problema de aquecimento não vai ser curado, já que os dutos de água não vão ser alterados? :pensativo:
a alimentação vai continuar sendo feita por uma bomba mecanica que não é feita pra ser casada com um turbo? consumo vai continuar alto? :pensativo:
a idéia é colocar um turbo mais forte pra fazer o motor render mais? o motor vai ter que durabilidade?o torque em arrancadas antes do turbo encher vai continuar sofrível? :pensativo:
gostaria de ter boas respostas.....se me falarem que eles vão arrumar todos esses problema por 6000, talvez realmente seja uma opção a se considerar....

denilsonoliveira
28/01/2006, 03:06
Tudo na paz

Nos nao queremos convencer ninguem, simplesmente mostrar que esses motores tem jeito, e tirar a imagem de que eles nao prestam, e que deixam muitos proprietarios insatisfeitos com o JPX.
O que ancontece com esses motores e que tiveram aplicacao incorreta, nao sao para atender as exigencias a qual sao submetidas (trilhas)muito menos receber turbo (XUD9-A), nao tem pistao nem biela para trabalhar com pressao (turbo), sendo que isso que gera temperatura por causa da tx que e para motor ""aspirado"". Outra e motor de alta por causa da sua relacao DIAMETRO X CURSO o torque desses motores aparece em alta, tem que entender isso pra depois colocar a culpa em dutos dagua, etc.
O nosso trabalho e fazer c/ que os motores fiquem compativeis para cada tipo de aplicacao(trilha,rally,urbano e ate marinizados nautica), e o mesmo caso dos vw diesel, que sao repotenciados para varias aplicacoes, mas isto entra em outro assunto.


Ricardo e Adilson, ja fizemos sim ja esta c/ 280000 o cara esta contente , torque 16 mkgf 95 cv, faz 13 de media com turbo interc. o cara trabalha no litoral, sobe e desce a serra tds os dias .



abraco a todos 8) 8)

leogc
28/01/2006, 14:48
Salve Nerinei....

realmente fato de não mexer muito no conjunto pesou significativamente na minha decisão...os eixos carraros são excelentes (em muitos aspectos até melhores que os dana)..mas apresentam limitações como as relações e a falta de bloqueios...(inclusive arrumei o contato do representante no brasil da carraro, o que pode tornar possível a importação de novas relações. o bloqueio já tá mais dificil pq eles dizem que tem nas especificações, mas a pessoa me informou que não têm...mas isso é outra história.

Bom, dentro do que o ramiro me propos tem um radiador de óleo, um intercooler, uma turbina com uma parte quente menor (enche mais rápido)...a bomba continuaria a mesma (aliás já ouvi pessoas elogiando a bomba lucas, dizendo que o problema dessa bomba é o nosso diesel)..mas há todo um redimensionamento das mangueiras (trocadas para aço inox), coletor (retrabalhado ou trocado por um de aço inox) e a manutenção do radiador adaptado pela maioria das pessoas (aquele de 12 L)....

isso tudo me pareceu razoável..

em relação a ser beberrão...o que vc chama de beberrão?! essa configuração que o ramiro me propos (inclusive ele tá fazendo no carro dele) seria uma configuração para desempenho. mesmo o XUD beberrão, ele dificilmente vai beber mais do que um motor a gasolina. vc acha que botar uma turbina num AP vai botar em quanto o consumo dele?! vc vai acelerar e vai ver o nível do combustível descendo.

mas e a durabilidade?! bom...é um projeto experimental...como qq um seria...vamos ver no que vai dar...jipeiro é assim mesmo...tem que inventar.

Durante 1 ano e pouco com meu JPX original eu pude perceber algumas coisas, que depois me foram confirmadas por pessoas que conheceram o auverland. o maior erro do jpx foi tentar transformar um carro recordista europeu de durabilidade (auverland) em um carro de estrada. meu carro atingiu temperaturas críticas duas vezes: numa uma das ventoinhas não estava armada e na outra foi viajando à 4000 rpm durante um montao de tempo.... eu acho que jipe não foi feito para correr...e na trilha, os outros que me desculpem mas o jotinha é sinistro....certo dia estavamos um pessoal e um cara com um samurai cheio de sacanagem veio tirar uma onda dizendo que ele não ia passar em um lugar pq o jota não ia passar...eu falei p ele que onde ele fosse, eu ia...e fui!

por todos esses motivos eu decidi testar essa nova possibilidade...

abs

Leo

leogc
28/01/2006, 14:51
ah...me alongando mais um pouco...

o ramiro disse que ele já fez um assim e que colocou no dinanometro...

resultado: 130 cv, 24kgf.m de torque.

se chegar a 20 de torque..eu já to feliz da vida.

abs

nerinei
29/01/2006, 10:47
Tudo na paz

Nos nao queremos convencer ninguem, simplesmente mostrar que esses motores tem jeito, e tirar a imagem de que eles nao prestam, e que deixam muitos proprietarios insatisfeitos com o JPX.



se não querem convencer um potencial cliente, então não querem vender.....vai entender....devem estar com clientes sobrando....
de qualquer forma já começaram a explicar melhor, baixar a taxa de compressão é uma boa saida....embora não acredite que seja a causa, já que o motor 4D56 da pajero tem taxa de 21:1 com turbo e não ferve....continuo colocando a culpa no sistema de refrigeração subdimensionado para o motor receber um turbo.....sim, os dutos de água.....

leo,
com certeza o consumo do xud vai ser melhor que um gasolina, mas me refiro a ele beber mais que motores diesel de maior porte, mas que tem um alimentação casada do turbo com a bomba.....já vi relatos de jotas com mwm fazendo 15km/l, sendo normal fazer 12-13 km/l.....o xud por melhor regulado que esteja não chega nos 12km/l e a maioria faz abaixo de 10 km/l.....
pode ser que ela resolva alguns problemas, mas acho que outros vão persistir......mas pra quem usa o carro só pra trilhas talvez essa diferença de consumo não seja significativa.....se fizer a modificação faz um relato de tudo que foi feito e os resultados pra gente poder ter uma idéia melhor....
Abraços

leogc
29/01/2006, 20:53
Disse tudo nerinei...

tb não sei se reduzir a taxa de compressão resolve..mas me disseram que para fazer isso tem que coloca-la em estado standard...como vem de fábrica.

realmente para um jipe de trilha o consumo importa menos...

assim que tiver um orçamento posto aqui.

abs

manolo
30/01/2006, 10:54
fala galera!!!

não vou concordar e nem descordar desta transformação do jud mas só acho que financeiramente não compensa futucar coisa velha! ou seja a velha idéia de que a jpx fez uma senhora merda nesses motores.

em todo caso vale a pena colocar um motor de opala 4 cil alcool com algumas melhorias ( comando, valvolas ,e rebaixamanto do cabeçote) bem regulado faz 4,5 - 5 km/l tem força e torque para levar o jota muito bem, inclusive com pneu 33. Com relação a peças quem disser que as peças de motor de opala são caras tá maluco. é igual peça de fusca todo lugar tem e a preço de banana.
Esse motor precisa de poucas alterações para entrar no jpx e com tudo não se gasta mais de 2.000,00 R$ ou seja vc ainda guarda 4000,00 para gastar em 2285 litros de alcool. :lol:
o opala mehorado, a alcool tem a vantagem sobre o ap , o torque de 21 kgfm em baixa e 105 cv ( original com 92cv e 19 kgfm ).
Se quiserem eu tenho a fórmula para o ajuste do opalinha 4 cil!

Martin Melcop
30/01/2006, 11:11
Mas esse motor com o câmbio como é?
o Câmbio Peugeot aceita só com flange ou tem que fazer mais coisa?

manolo
30/01/2006, 14:08
NÃO TEM DIFICULDADE NÃO É SÓ O FLANGE E OS CALÇOS DE MOTOR. O EIXO DA CAIXA DO JPX TEM A MESMA ESTRIA DO GM OPALA ANTIGO DE 82 PARA TRÁS ENTÃO NA EMBREAGEM USAMOS UM DISCO DO OPALA ANTIGO E PLATÔ E COLAR DO MAIS NOVO. O TAMANHO DO EIXO E REGULADO PELA LARGURA DO FLANGE NÃO SENDO NECESSÁRIO NEM ABRIR A CAIXA.
aS ALTERAÇÕES DO MOTOR DE OPALA SÃO SIMPLES.

1- COMANDO DE COMPETIÇÃO
2- REBAIXO DO CABEÇOTE
3 JOGO DE VALVOLAS DE DESCARGA MAIORES( LARGAS )

leogc
30/01/2006, 17:19
Manolo...

essa foi a minha primeira idéia quando meu motor morreu...mas logo desisti.

um motor desses tá custando cerca de 500 reais, gastando mais 500 reais para coloca-lo zerado (mas original)...e mais algum para colocar essas peças de competição (bem mais caras que as peças comuns).

depois disso ia ter que trocar o cambio do jpx (o meu é peugeot e a adaptação com esse cambio é mais complicada por causa do eixo piloto)...se vendesse minha caixa por 800 e comprasse uma usada clark por 1800...eram 1000 reais, mais a mão de obra para colocar a caixa no lugar (+- 300)...

isso tudo, mais a flange de adaptação e a mão de obra da instalação do motor (dia desses alguem comentou que era em torno de 2500)..não ia sobrar tanto assim para o álcool ou a gasolina.

se for a álcool então, acho que dificilmente faria mais do que 4 km/l. No um ano em que fiquei com meu jota eu rodei 13000 km...se eu rodar 10.000 eu recupero o investimento rapidamente. apesar das peças do opala serem baratas, existe um grande número de peças de baixa qualidade.

a primeira coisa que pensei foi num motor à gasolina...depois comecei a pensar nos 6 canecos...mas caí na real das adaptações. definitivamente, se meu jota tivesse caixa clark, eu tinha colocado o opala ou o maverick nele...

por isso que decidi arriscar no XUD..além disso, motor velho por motor velho, os XUD são mais novos que os opala..hehe

abs

Martin Melcop
30/01/2006, 17:47
Srs,

segue o meu orçamento para colocar o motor AP2000

Kit feito em sampa para adptação na caixa Peugeot (algumas coisas incluídas) disco de embragem, arranque, suporte do motor, flange, etc - R$ 1.900,00 ou R$ 2.000,00 parcelado em 3x
Motor AP2000 com NF (oferecido pelo cara do Kit) com no máximo 3 anos de uso R$ 2.700,00
Ainda estou vendo a MO para adpatar o motor - num acho que seja R$ 2.500,00, mas na pior das hipóteses tudo dá R$ 7.200,00

Hoje recebi a proposta para compra do meu carro no estado. Balancei :pensativo: :pensativo: :pensativo:

leogc
31/01/2006, 13:15
Oi Martin,

esse kit é da deep tec?! pq eu falei com eles no final do ano e eles não tinham interesse em fazer essa adaptação com o cambio peugeot.

de quanto foi a proposta?!

eu conheço uma pessoa que tá procurando um sem motor...

abs

leogc
31/01/2006, 13:20
Martin,

O telefone do BR 1000 é (21) 2635-9140, procurar Carlos ou Cleiton.

abs

Martin Melcop
31/01/2006, 13:25
Leo,

quanto ao Kit peguei a informação com o Michell da Automix, Rogerio Barcellar é o nome da pessoa, confesso que não peguei informações da empresa dele.

Quanto a proposta me ofereceram 15k pelo carro no estado, eu tiro o guincho e os pneus.

leogc
31/01/2006, 13:37
Vc vai comprar o kit com ele ou vai levar o carro até ele?!

hmmm...boa proposta hein..não aceitou nao?!

abs

Martin Melcop
31/01/2006, 13:49
O cara fica em São Paulo, se comprar, claro primeiro vou averiguar e depois fechar.

O carro virou estimação e é ponto de honra fazer o Camel com ele.

Quanto a motor, liguei para o Ferro Velho Olá Peças e achei um AP2000 por 1.600,00 sem direção hidraulica!!!

leogc
31/01/2006, 13:57
saquei...

onde fica esse ferro-velho?!

de que carro era?! qual o ano?! injetado?! com documento?!

abs

Martin Melcop
31/01/2006, 14:36
Fica em Itaborai tb

Quanto as outras informações eu num sei, falei rapidamente pelo telefone.

gvogetta
31/01/2006, 22:21
Caros,

A minha humilde opinião sobre o assunto em tela é a de que é no mínimo temerário mexer em um motor com uma média de 10 anos de uso, bastante "judiado" pelo desgaste, pela manutenção na maioria das vezes descuidada (preço$ x erros) e pelo sobreaquecimento a que a maioria foi submetida nestes anos. Creio que a repotencialização do XUD-9, como proposta pelo Denilson, pode até resolver o problema e se tornar uma boa opção, ao menos para aqueles que não podem ou não estão dispostos a investir cerca de R$ 12 mil numa repotencialização da viatura com outro motor diesel, mas creio que o custo para remendar este motor de 10 anos ainda é alto.

Me desculpem a franqueza mas continuo achando que a melhor pedida, apesar das dificuldades, é andar com o XUD até onde ele agüentar (fazendo uma poupança) e depois trocar por um MWM ou Maxion, para quem pode optar por um a diesel, ou, na pior das hipóteses passar o Jota para álcool ou gasolina.

Fica o convite para o Denilson melhorar ainda mais a sua explicação e divulgar o trabalho que está desenvolvendo, um artigo a respeito seria bem-vindo. O espaço deste Fórum e do site Mundo JPX ( http://jpx.4x4brasil.com.br ) está aberto a estas iniciativas :D

Saudações,

Martin Melcop
01/02/2006, 06:13
Olha o contato do Kit

Kit de adaptação motor AP no JPX (Cambio Peugeot)

ROGERIO BACELLAR,
11 69529078 –
R. Pe Leão Peruche, 358
Tucuruvi – São Paulo – SP

leogc
01/02/2006, 10:59
Concordo com vc Getúlio, mas o problema atual é o preço das repotencializações. Pelas contas que fiz, o investimento seria de cerca de R$ 20 mil (no caso do diesel) e cerca de R$ 8 mil (no caso da gasolina/álcool) ..

E isso não te impede de pegar um motor que vc não conhece a manutenção que foi dada...e que não sabe o que aconteceu. como eu disse antes, eu vi motores maxion abertos ao relento no ferro-velho aqui no rio. já os motores a gasolina vc pode pegar um AP que era usado em um táxi e ver que apesar de poucos anos de uso ele pode ter rodado muito mais do que um XUD.

no fim...se vc não pode pegar um motor zero (seja ele qual for)..é tudo loteria.

abs

Hudson Buck
01/02/2006, 11:46
Leonardo,

Acho 20 mil muita coisa para por um diesel, fiz as contas e deve ficar em torno de uns 15 mil, levando em conta um motor MWM 2.8 em bom estado e com garantia. A semana passada encontrei um por 11.000 zero km, estava na caixa e vinha com nota, completo, etc. Não entrei em detalhes e conversei só por telefone, mas é uma loja de confiança. A própósito, alguém sabe me dizer como fica o acoplamento do câmbio clark do JPX nos motores maxion e MWM? O qué e necessário fazer?

Abraços.

Martin Melcop
01/02/2006, 11:53
Hudson,

só que com o MWM vc vai ser obrigado a trocar de eixo.

Então no final das contas, sabendo que vc dificilmente quando entrar na onda das adptações vc nunca para, acho que 20k não está tão distante assim.

Eu vendo para trocar o motor por um AP e num vai sair por menos de 7K, fazendo direito.

leogc
01/02/2006, 12:27
É como o Martin disse Hudson

A questão é justamente essa. A colocação de um motor muito diferente no jota exigirá a mudança de uma série de outras coisas. E o eixo é talvez a mais complicada, uma vez que os encaixes são diferentes e a solda dos novos suportes no eixo é dificil (pelo menos na minha opinião). E no meu caso a coisa era pior já que teria que trocar o cambio e acabaria trocando também a caixa de transferência.

Estamos falando aqui, claro, de adaptações bem feitas..e não umas porcarias que a gente ve por aí :wink:

Pergunte pro Andre do Guaiamu quanto ele já gastou no carro dele.

abs

Marcelo R. A. da Cunha
01/02/2006, 21:04
Pessoal

Quer salvar um DINDIN :roll:
Então :shock: só

O mais importante da adaptação e parar para avaliar quais são os seus desejos e qual será a utilização do veiculo, no meu caso eu comprei este Jota que tenho hoje sem motor, mas eu já tinha todo o projeto em casa e na cabeça, depois de comprar todas as peças necessárias foi como montar um LEGO, é lógico que algumas pequenas pedras surgiram pelo caminho, mas nada que uma noite sem dormir(ou varias) não resolva. O meu carro ficou +- num total parado uns cinco meses sem contar os seis meses que fiquei na procura do motor antes de começar a adaptação.

Eu posso dizer que uma adaptação bem planejada torna um veiculo ate melhor que o projeto original, palavra de quem já rodou mais de 70.000km depois de adaptado.

Adaptação sem :pensativo: e jogar dinheiro fora :parede: :putz: , :stop: converse com quem ja fez, troque ideias, te garanto que vc vai conseguir poupar uma boa grana, quando eu fiz a minha adaptação não tinhao nenhum carro rodando ainda no RJ (pelo menos que eu saiba) com essa configuração, resultado muitas noites sem dormir, alguns kg perdidos, mas sem desperdicios ja que em hora nenhuma entrei em desespero. Apos a conclusão da minha adaptação eu ajudei algumas pessoas e fico muito feliz em poder dividir o conhecimento adquirido :concordo: .

Há e para quem não leva fé na caixa Peugeot eu vou dizer que vocês não sabem o que estão perdendo, pois já fiz dezenas de trilhas leves, medias e pesadas, Raids, já desatolei F-4000 com carga máxima de bananas e com o eixo traseiro no chão na lama (eu digo muita lama) e neste ultimo final de semana fizemos um passeio de Itaipuaçu a Arraial do cabo pela areia e desatolei ate uma Toyota Bandeirante na areia fofa.

Caso algum de vocês precise de alguma ajuda ou opinião pode me ligar

22 9999-6702 o preço da ligação e de apenas USD $2,00 por segundo :mrgreen: .

leogc
01/02/2006, 23:19
Salve Marcelo,

Em relação às adaptações, eu compreendo o que vc quis dizer para fazer as coisas com calma (eu to realmente tentando), mas ao contrário do que fiz anteriormente, estou pensando bem antes de fazer qualquer :putz: . Mas infelizmente, se eu falar para a patroa que vou gastar mais 15 K no JPX só para fazer uma reforma, eu acho que meu casamento acaba (a não ser que eu tivesse $$$ sobrando para fazer isso e ainda comprar um outro carro para ela - o que eu vou ter que fazer, de qq maneira)...por isso me interessei pela proposta. se eu consigo um motor que anda bem, com uma durabilidade razoável mantendo o conjunto mecanico original...pq não seria bom?! (é nisso que eu estou acreditando)...

mas já que vc ofereceu ajuda, começa a ligar o taxímetro...o que vc fez na suspensão do seu jota?!

abs

ricardolm
02/02/2006, 09:03
Marcelo,

nesta sua adaptacao, qto vc gastou?

[]s

Martin Melcop
02/02/2006, 09:26
Marcelo,

vc está usando qual relação nos Dana?
Vc colocou o Kit da ensimec?
O seu Dana é o de CJ com espaçador? se não, qual outro?
Vc está usando pneu 33''?

Pelo que estou vendo vou seguir o seu caminho, só que o meu J vai no "mé" pelo visto muito "mé" :dance: :dance:
Pelo menos agora vou ter um bom companheiro nas biritas!!!! :concordo: :concordo:

Martin Melcop
02/02/2006, 09:32
Leo,

olha o contato do André

André Luiz Pereira
Worldscap BH
31-9113-8223

Marcelo R. A. da Cunha
02/02/2006, 11:46
Salve Marcelo,

Em relação às adaptações, eu compreendo o que vc quis dizer para fazer as coisas com calma (eu to realmente tentando), mas ao contrário do que fiz anteriormente, estou pensando bem antes de fazer qualquer :putz: . Mas infelizmente, se eu falar para a patroa que vou gastar mais 15 K no JPX só para fazer uma reforma, eu acho que meu casamento acaba (a não ser que eu tivesse $$$ sobrando para fazer isso e ainda comprar um outro carro para ela - o que eu vou ter que fazer, de qq maneira)...por isso me interessei pela proposta. se eu consigo um motor que anda bem, com uma durabilidade razoável mantendo o conjunto mecanico original...pq não seria bom?! (é nisso que eu estou acreditando)...

mas já que vc ofereceu ajuda, começa a ligar o taxímetro...o que vc fez na suspensão do seu jota?!

abs


Leo

A suspensão do meu J esta basicamente original com apenas uma pequena modificação nas molas que são maiores, e com amortecedores rancho, estou atualmente em fase de testes com um amortecedor nacional com maior curso para poder acompanhar a suspensão maravilhosa dos nossos carros, retirei também aquelas cintas limitadores e aumentei o tamanho da tubulação de freio. Se me lembrar de algo mais colocarei aqui.

rgds

Marcelo R. A. da Cunha
02/02/2006, 12:01
Marcelo,

nesta sua adaptacao, qto vc gastou?

[]s

Ricardo

Ja tem bastante tempo e para te falar a verdade eu não fiz as contas no final, mas na epoca paguei R$5.500,00 no motor completo com nota fiscal e baixa do veiculo (uma S-10 do ano com apenas 3.580 km rodados, que para minha sorte tinha sofrido um impacto lateral), na adaptação dos eixos coloquei todos os rolamentos novos, freios etc. Acho que hoje para uma adaptação igual a minha com Motor + Eixos + Mão de Obra a media de gastos seria algo em torno de uns R$12.000,00 ou ate um pouco menos, mas tudo vai depender do projeto e do estado das peças.

rgds

Marcelo R. A. da Cunha
02/02/2006, 12:09
Marcelo,

vc está usando qual relação nos Dana?
Vc colocou o Kit da ensimec?
O seu Dana é o de CJ com espaçador? se não, qual outro?
Vc está usando pneu 33''?

Pelo que estou vendo vou seguir o seu caminho, só que o meu J vai no "mé" pelo visto muito "mé" :dance: :dance:
Pelo menos agora vou ter um bom companheiro nas biritas!!!! :concordo: :concordo:

Martin

Relação 47/11.

Sim eu tenho o Kit completo da Ensimec (Bengalas + Full LockV)

Os meus eixos são de F-75 militar.

:putz: ainda estou com 31"s.

Martin pode ter certeza que vai ficar muito bom com o motor AP, mas vc vai trocar os eixos??? Qual o tamanho de pneu que vc esta pensando em usar?? Qual e o estado geral dos seus Carraros??

rgds

ricardolm
02/02/2006, 12:36
Caramba, se eu achasse um motor completo por 5.5k eu tb comprava :shock:

[]s e boa sorte!

Martin Melcop
02/02/2006, 12:49
Estou querendo trocar sim, e pelo que estou vendo vou com o Dann 44 de CJ com o Kit da ensimec
Pneu eu vou usar no mínimo 33'' com recape para 34''
Os meus Carraro aparentemente estão bons, não sei como anda o bloqueio traseiro.

Marcelo R. A. da Cunha
02/02/2006, 12:56
Caramba, se eu achasse um motor completo por 5.5k eu tb comprava :shock:

[]s e boa sorte!

Ricardo

Isso foi em 2002!! :wink:

rgds

leogc
02/02/2006, 13:41
Ricardo, vc mexeu na barra estabilizadora?! eu tava pensando em aumentar a cinta, trocar molas, amortecedores e mexer na barra..será que resolve?! qual seria o ponto fraco do sistema?!

Como vc fez para adaptar o eixo piloto do cambio peugeot com o MWM?? a sua embreagem hoje é de carro?!

se eu achasse que ia gastar 12K eu fazia na hora...mas as contas que eu fiz dão bem mais que isso....só de motor, o mais barato que vi foi 7-8 K no maxion. e somando as modificações de caixa e transferencia (se tivesse que fazer o negócio fica absurdo).

Martin,

em relação aos eixos, eu fico com eles por enquanto (acho que estão bons)..mas realmente faz falta um bloqueio full. pelo que o ramiro me disse, reforçando alguma coisa no eixo, eles aguentam o 33"(o maior problema é a largura do pneu). a minha dúvida agora é entre comprar um 33" novo ($$$), ou achar um recape de um 32" com desenho agressivo. ou até mesmo usar um 285x80x16 que é equivalente a um 33"x10,5...

qual a relação que vc vai usar no AP?! tem que ser algo muito curto, pq senão o carro não vai andar. não se esqueça que o AP original é equivalente em torque ao XUD turbinado. a não ser que vc envenene o bixim...mas aí já é outro tópico.

abs

Martin Melcop
02/02/2006, 13:51
Eu vi as pessoas rodando com 33' no carraro original.

Quanto a relação vou de 5,89 que é a mais curta

kaducrema
02/02/2006, 17:56
Pessoal

Quer salvar um DINDIN :roll:
Então :shock: só

O mais importante da adaptação e parar para avaliar quais são os seus desejos e qual será a utilização do veiculo, no meu caso eu comprei este Jota que tenho hoje sem motor, mas eu já tinha todo o projeto em casa e na cabeça, depois de comprar todas as peças necessárias foi como montar um LEGO, é lógico que algumas pequenas pedras surgiram pelo caminho, mas nada que uma noite sem dormir(ou varias) não resolva. O meu carro ficou +- num total parado uns cinco meses sem contar os seis meses que fiquei na procura do motor antes de começar a adaptação.

Eu posso dizer que uma adaptação bem planejada torna um veiculo ate melhor que o projeto original, palavra de quem já rodou mais de 70.000km depois de adaptado.

Adaptação sem :pensativo: e jogar dinheiro fora :parede: :putz: , :stop: converse com quem ja fez, troque ideias, te garanto que vc vai conseguir poupar uma boa grana, quando eu fiz a minha adaptação não tinhao nenhum carro rodando ainda no RJ (pelo menos que eu saiba) com essa configuração, resultado muitas noites sem dormir, alguns kg perdidos, mas sem desperdicios ja que em hora nenhuma entrei em desespero. Apos a conclusão da minha adaptação eu ajudei algumas pessoas e fico muito feliz em poder dividir o conhecimento adquirido :concordo: .

Há e para quem não leva fé na caixa Peugeot eu vou dizer que vocês não sabem o que estão perdendo, pois já fiz dezenas de trilhas leves, medias e pesadas, Raids, já desatolei F-4000 com carga máxima de bananas e com o eixo traseiro no chão na lama (eu digo muita lama) e neste ultimo final de semana fizemos um passeio de Itaipuaçu a Arraial do cabo pela areia e desatolei ate uma Toyota Bandeirante na areia fofa.

Caso algum de vocês precise de alguma ajuda ou opinião pode me ligar

22 9999-6702 o preço da ligação e de apenas USD $2,00 por segundo :mrgreen: .

Oi Marcelo,

Já que o "taxímetro" está ligado, vou pegar carona na lotação. A caixa Peugeot que você se referiu é a de câmbio ou de transmissão?

Abraço,

Martin Melcop
02/02/2006, 20:29
Carlos,

posso estar enganado, mas ele se refere a de câmbio, a T-case do J é muito boa, dificilmente alguem troca essa.

[]´s

leogc
02/02/2006, 21:45
além disso, a t-case é auverland e não peugeot.

mas, se vc for trocar de caixa, às vezes vale a pena trocar a t-case tb, já que a caixa clark do jota tá ficando meio rara..e cara.

abs

leogc
02/02/2006, 22:01
martin, se vc vai colocar o AP pq trocar de eixo?!

to pensando em colocar um selectraction (aqueles dois freios de mão)...já que não tem bloqueio.

abs

kaducrema
02/02/2006, 22:26
além disso, a t-case é auverland e não peugeot.

mas, se vc for trocar de caixa, às vezes vale a pena trocar a t-case tb, já que a caixa clark do jota tá ficando meio rara..e cara.

abs

Leo,

Cê tem razão a cx de transmissão é auverland.

Valeu,

Martin Melcop
03/02/2006, 06:28
Leo,

para poder colocar pneus maiores, colocar uma relação curta e ter bloqueios

Martin Melcop
03/02/2006, 12:59
Srs,

recebi hoje a cotação oficial do kit:
- Flange 27mm aço SAE 1020 tratado
- suporte de motor lado esquerdo projetado
- suporte de motor der. esq. de chassi projetado
- coxin de motor
- volante de motor sobre medida
- bucha de bronze piloto 19x12
- kit de embragem Plator 2.0 VW Disc Peugeot
- motor de arranque especial bosche
- bocal da bomba de agua golf

Adicionais
- coletor escapamento turbo/malha de aço
- mangueiras de água
- reservatório de água com suporte
- tubo de água especial
- conjunto de base do filtro de ar
- cod. de módulo
- projeto de chicote da injeção

Tudo - R$ 2.533,80 :shock:

leogc
03/02/2006, 13:30
Fala Martin,

Esse preço inclui os adicionais?!

isso é para caixa peugeot, certo?! não repare a pergunta, mas as pessoas com quem falei sobre AP no JPX me falaram que não gostavam de fazer essa adaptação com a peugeot...

Em relação aos eixos, como vc vai fazer com a bitolla, já que os eixos de CJ são mais estreitos que o jota?! mesmo com espaçador e rodas com offset mais negativo, acho que isso pode prejudicar o centro de gravidade...

abs

Martin Melcop
03/02/2006, 13:49
Leo,

inclui sim, todos os opcionais

Bem eu não vou colocar mais 2k por uma caixa clark, então vai de Peugeot mesmo.

Quanto aos eixos eu vou colocar numa segunda fase, dependendo da situação pego os de rural que são maiores.
Mas pelo que vi com espaçado de 1,5 cm eu fico com a mesma bitola do carraro.

Primeiro agora é mudar o motor mesmo.

leogc
04/02/2006, 09:58
Ontem peguei o orçamento da recuperação do XUD.


Retifica 2700
Peças do motor 4400
Total 8100
ainda faltaria turbina nova (~1700), intercooler (~500), reforma da bomba, novas mangueiras (de aço inox) e o coletor (tb de aço inox), esses tres eu não tenho ideia do preço.

bom, facilmente passa dos 10K....o que é bem ruim.

pensando no AP...instalação completa (motor incluído): 6.000 + kit rogerio bacelar (2500) = 8500, se somar aí a turbina e o intercooler para o AP andar...chega a 10K fácil...

conclusão: se correr o bicho pega se ficar o bicho come! não sei o que fazer.

abs

Martin Melcop
05/02/2006, 20:18
Leo,

eu sou contra "salgar carne podre" que no caso seria investir no XUD, eu por exemplo consigo recuperar o meu motor por menos do que vou gastar colocando o AP.

Andre Canario
05/02/2006, 20:35
Leo,

Mas o que essa retifica vai fazer p/ cobrar isso tudo?
No meu motor, retifiquei eixo, cilindros, bielas, alinhamento de bloco e geral no cabeçote por R$940,00.
Geral na bomba injetora com os 4 bicos novos = R$560,00
E nao foi numa retifica de fundo de quintal.

Ja as peças, como voce vai ter q trocar bielas por outros modelos, ja nao digo nada.

abs

leogc
06/02/2006, 10:29
Martin, salgar carne podre?! eu acho que a questão é resolver o problema de vez! ele está dizendo que os motores em que ele fez isso não tiveram problema nenhum desde então...

além disso, motor velho, todos eles são...a única opção onde não existe esse problema é comprar um motor novo. mas aí o preço é bem maior.

Andre,

eu não sei se tá caro ou não...duas pessoas já viram o orçamento e acharam razoável..segue o orçamento da retifica detalhado:

desmontagem parcial R$ 30,00
encamisar bloco STD R$ 250,00
jogo de camisas STD R$ 250,00
retificar e recuperar eixo c/ desempeno e fazer rasgo da cruzeta R$ 450,00
alinhar aço das bielas R$ 80,00
lavagem quimica R$ 30,00
retifica do cabeçote c/ troca das valvulas de admiçao e escape R$ 260,00
TOTAL PEÇAS R$ 1.350,00
M.O R$ 1.350,00
TOTAL R$ 2.700,00

o valor do bombista eu chutei...confesso...mas to começando a me acostumar a levar trolha...daqui a pouco compro um troller...para rimar.

abs

Andre Canario
06/02/2006, 16:30
Leo,

Caro mesmo essa retifica. O meu motor saiu por R$940,00 tudo, com algumas diferencas:

1 - Eu nao encamisei o motor, como eu tinha pistoes 0,50, mandei abrir o bloco p/ essa medida. Geralmente nos motores OM352-A da Mercedes (tenho 2 aqui), fazemos isso na primeira vez, e só da proxima vez que mexemos no motor, é que mandamos encamisar p/ voltar p/ STD... segui a mesma linha de pensamento.

2 - Do total de R$940,00, o cabeçote foi o mais caro: saiu por R$520,00 (arrumado na Esbra-RJ), ou seja, todo o resto (eixo, bielas, bloco, etc) custou R$420,00.

Tenho um virabrequim aqui, se te interessar, mando retificar e podemos fazer um rolinho no seu ar-condicionado... o que acha?

abs

Andre

leogc
06/02/2006, 17:26
Fala Andre,

Pelo que eu entendi, o encamisamento é uma das partes críticas do projeto. eu não sei se meus cilindros ainda tava num tamanho bom, mas eu vi que tinha folga nos pistões.

Eu até faria rolo com vc...mas conversei com meu amigo que tá me ajudando...e to voltando a pensar no opalão...já to até olhando para comprar um opala velho caído para arrancar fora o motor e vender o restante (ainda não sei como)...

o problema do virabrequim é que o animal da retifica já fez o trabalho nele antes de eu autorizar o serviço...vai ficar no prejuízo.

bom, amanha vou dar uns telefonemas e espero me resolver logo do que fazer...se quiser o ar, ou portas ou capota, ou turbina (e pelo jeito, vai ter muita coisa mais para ser vendida)...é só falar. :D

abs

Martin Melcop
07/02/2006, 08:58
Leo,

decidiu por qual motor?

Com que flange vc vai adptar?

Vai rodar no "mé" mesmo?

leogc
07/02/2006, 16:14
Salve Martin,

Ainda não me decidi, mas provavelmente vou de opala 4c e to pensando em aumentar a cilindrada dele para 3.0 e turbinar.

Martin Melcop
08/02/2006, 11:41
Mas vc vai colocar qual flange?

leogc
08/02/2006, 12:26
ainda não sei...to pesquisando...mas vou trocar de caixa.

abs

leogc
09/02/2006, 12:52
Fala Martin,

seguinte...to praticamente resolvido pelo opapa. ja achei uma caixa clark a um preço razoavel e descobri que a caixa seca para ligar essa caixa no motor é moleza (custa umas ~400 pratas).

liguei para a murari para pedir um orçamento e o cabra me disse que é 1 barão para colocar no lugar o opala.

agora to procurando um motor. já até pensei na possibilidade de comprar um opala velho, tirar o motor e algumas outras peças e vender o resto no mercado livre.

o krug me disse que vc queria ir no BR 1000. cara, lá eles só tem praticamente motor diesel...e eu achei os preços bem salgados. se vc ainda assim quiser ir lá me liga.

aqui no rio já vi que tá ruim de arrumar motor bom, apesar de que os motores a gasolina vc acha com mais facilidade. o gustavinho tinha me indicado uma vez um tal de força1, eu não tenho mais o telefone, mas achei na www.riolistas.com.br, de uma olhada.

sábado vou começar a ligar para são paulo para ver o que eu consigo.

abs

Martin Melcop
09/02/2006, 13:11
Leo,

fechei já o meu caso, comprei o Kit com o Rogério, motor+flange+acessórios

ricardolm
09/02/2006, 13:44
Ola Martin, beleza?

Qual motor vc comprou? é IE?

[]s

Martin Melcop
09/02/2006, 13:54
Comprei o AP2000 com IE mesmo.
Motor de 2002 ou 2003 tenho que verificar ainda!!!
A principio num vou fazer nenhum alteração nele por falta de tempo$$$$$
Mas como casei de vez com o JPX ele vai ter muito tempo para ser alterado.

ricardolm
09/02/2006, 13:56
Boa sorte!!!

Martin Melcop
09/02/2006, 14:00
Vou precisar.... ainda mais que a minha viagem para o Ushuaia foi desviada para este motor :( :putz:

Mas faze o que, esse é o meu vício!!! :palmas: :palmas: :concordo: :concordo:

leogc
09/02/2006, 14:49
Fala Martin,

quem vai colocar seu motor?! o rogerio bacelar?!

abs

Martin Melcop
09/02/2006, 14:58
Leo,

não vai não, e pelo que vi nem o Gustavinho, vou na Continental na Penha, por indicação do Sandro.

A MGL me cobrou 2,5k se fosse carburado, como é injetado vai sair mais caro.
Por esse preço prefiro a outra oficina.

leogc
09/02/2006, 16:26
como ficou o orçamento deles?! e do rogerio bacelar?!

abs

Martin Melcop
09/02/2006, 17:05
O do Rogério eu não vi....
O deles eu estou vendo ainda!!!

leogc
09/02/2006, 17:36
qdo souber, coloca aqui para a gente ver. se puder, claro...

eu estou tendendo a fazer com a murari em sampa..apesar do custo de transporte.

abs

Beto
10/02/2006, 08:58
Amigos, a quem possa interessar.

Tenho um motor AP 2.0 MI, preciso confirmar se é 2002 ou 2003. Era de uma sucata comprada em um leilão, com nf.do leilão, baixa do veiculo, etc.....

O motor esta tipo parcial, estava pensando em guardar para usar em alguma encrenca que fosse montar, mas como a $$ tá curta vou colocar ele pra vender.

Vou pedir R$ 1.100,00, se alguem interessar dá um alo. Depois tiro fotos dele e anuncio no lugar certo.

Até mais.
Beto.

leogc
10/02/2006, 10:34
valeu beto..

depois posta mais informações, tipo o que é parcial?!

abs

Beto
10/02/2006, 10:50
Parcial que eu digo é sem as peças de injeção, distribuidor, etc......

Imagina vc. montando um motor, depois que colocou o cabeçote, carter. É isso que tem nele, dai pra frente não tem, tipo caneta, bicos, distribuidor, coletor de admissão, etc....

Ele esta com cabeçote, bloco montados, tudo no lugar, mas depenaram a parte de fora.

Fiz uma cotação das peças que faltam e iria ficar +/- R$ 600,00, em desmanche.

Até mais.

Martin Melcop
14/02/2006, 12:44
Senhores,

falei com o Rogério Bacellar quanto a instalação do Kit, sai aproximadamente por R$ 1.500,00
Resta saber o custo de levar o carro para sampa.

kaducrema
15/02/2006, 20:16
Pessoal,

Outro dia eu estava comprando um relógio para pressão do turbo e vi um radiador de óleo que é usado em baixo do pára-choque dianteiro de fusca. Não medi, mas tive a impressão de que talvez possa ser instalado por dentro do pára-choque dianteiro original do JPX, com corte para entrada de ar e a fixação de uma grade de proteção. Como o radiador é pequeno, fiquei pensando se seria viável colocar um de cada lado e a placa central. Vocês acham que se as medidas permitirem traria benefícios que compensassem os cerca de R$210 por radiador mais MO?

Abraço,

Martin Melcop
16/02/2006, 09:55
Senhores,

depois de pensar, e ver algumas opçõe$ mudei de ideia.
Vou ver o meu motor mesmo, o velho XUD.

Para colocar o AP o valor estava se tornando proibitivo.

Além de colocar adaptações em um conjunto já "cansado".

Sendo assim mais uma vez o meu carro está indo para a oficina. :putz: :putz: :putz:

leogc
16/02/2006, 10:02
Fala Martin,

O que houve?! tá levando o jota para onde?! desistiu do projeto?!


Kaducrema,

pelo que andei conversando com o mecanico, a maior dificuldade do radiador de óleo é a ligação com o cárter. não que seja impossível, mas que tem que ser uma coisa pensada.

abs

Martin Melcop
16/02/2006, 10:07
Leo,

o que ocorreu foi que comecei a somar todas despesa$ e elas ficaram MUITO altas para colocar um motor que vai me consumir mais, mais um ponto de stress (adaptação) então vamos de XUS mesmo, apesar de não ser a melhor opção, mas é o que o meu bolso pode pagar.

Ele esta indo para a MGL :pensativo:

leogc
17/02/2006, 13:12
Fala Martin,

vc recebeu minha MP!?

abs

Martin Melcop
17/02/2006, 13:24
Leo,


recebi sim.

E concordo com vc, tanto que já mudei de ideia.

Depois eu mando mais informações.

Em tempo vc vai no encontro nacional de JPX?

leogc
17/02/2006, 13:38
Ó,

eu to querendo ir...ia a sp amanha para procurar um motor, mas acabei de saber que a viagem furou...então, agora só depois do carnaval...logo, dificilmente o fio entupido volta a ativa antes de maio (isso considerando que levará mais ou menos 1 mes para colocar o motor no lugar e mais um mês para arrumar toda elétrica (incluindo o novo painel).

sinceramente, to começando a ficar desanimado de ver o carro parado todo dia.

abs

kaducrema
17/02/2006, 18:59
Ó,

eu to querendo ir...ia a sp amanha para procurar um motor, mas acabei de saber que a viagem furou...então, agora só depois do carnaval...logo, dificilmente o fio entupido volta a ativa antes de maio (isso considerando que levará mais ou menos 1 mes para colocar o motor no lugar e mais um mês para arrumar toda elétrica (incluindo o novo painel).

sinceramente, to começando a ficar desanimado de ver o carro parado todo dia.

abs

Coragem Léo! O JPX é uma fênix motorizada.

Abraço,

nerinei
17/02/2006, 20:32
Fala Martin,
Kaducrema,

pelo que andei conversando com o mecanico, a maior dificuldade do radiador de óleo é a ligação com o cárter. não que seja impossível, mas que tem que ser uma coisa pensada.

abs

Será que não ficaria bom um radiador desses logo antes do turbo?? o óleo seria resfriado, passaria pelo turbo e seguiria pro carter...
Abraços

leogc
17/02/2006, 21:04
Coragem Léo! O JPX é uma fênix motorizada.


pois é...eu sei...mas que to agoniado to. e o pior é que ainda não me decidi...primeiro ia reformar o xud, mas o orçamento ficou caro.

aí ia colocar opala, mas descobri que o cara cobrava o mesmo para colocar o vortec e que em SP esse motor não é tão caro quanto eu tava achando.

aí não não conheço nada de mecanica para ver motor sozinho.

conclusão....to perdido. quero uma solução boa, bonita e barata...os diesel eu desisti, tão muito caros.

o projeto da vez agora é o 4.1. vamos ver quanto fica para colocar no lugar. aliás, alguem sabe como fica o consumo desse motor em um jipe!?



Será que não ficaria bom um radiador desses logo antes do turbo?? o óleo seria resfriado, passaria pelo turbo e seguiria pro carter...


Fala Nerinei,

Pois é...esse, teoricamente, seria o melhor lugar. eu não entendo nada de mecanica, mas uma vez que comentei isso com um mecanico ele disse que era uma logistica meio complicada.

abs

Martin Melcop
18/02/2006, 07:37
Leo,

pelo que andei me informando o 4.1 não cabe no cofre do motor.

kaducrema
18/02/2006, 09:14
Coragem Léo! O JPX é uma fênix motorizada.


pois é...eu sei...mas que to agoniado to. e o pior é que ainda não me decidi...primeiro ia reformar o xud, mas o orçamento ficou caro.

aí ia colocar opala, mas descobri que o cara cobrava o mesmo para colocar o vortec e que em SP esse motor não é tão caro quanto eu tava achando.

aí não não conheço nada de mecanica para ver motor sozinho.

conclusão....to perdido. quero uma solução boa, bonita e barata...os diesel eu desisti, tão muito caros.

o projeto da vez agora é o 4.1. vamos ver quanto fica para colocar no lugar. aliás, alguem sabe como fica o consumo desse motor em um jipe!?



Será que não ficaria bom um radiador desses logo antes do turbo?? o óleo seria resfriado, passaria pelo turbo e seguiria pro carter...


Fala Nerinei,

Pois é...esse, teoricamente, seria o melhor lugar. eu não entendo nada de mecanica, mas uma vez que comentei isso com um mecanico ele disse que era uma logistica meio complicada.

abs

Léo,

Preparei uma lonnnnnga revisão no rascunho da Bíblia para você (he he he he).

Aqui em Brasília, tem pelo menos 3 JPX com motor GM 2.4 gasolina da Blazer/S-10 (Clarivaldo, Paulo e o Alexandre Cerqueira que está na fase final da adaptação). Já andei em um e gostei. Fica mais esperto e naturalmente mais silencioso. O Clarivaldo me informou que o consumo está entre 7 e 8,5 km/l. A adaptação pode ser com câmbio Peugeot ou Clark. Andei pesquisando e vi motor completo (chicote, injeção, caixa seca, alternador, motor de partida e embreagem) entre R$4.000 e R$6.000. O mecânico que fez o do Paulo pede um mês de prazo para entrega, R$1.200 de MO + R$200 para o torneiro dar passe no eixo piloto para umentar a fenda de encaixe do disco e platô, mas não gostei quando ele falou que usa solda elétrica. Um outro mecânico, ex-dono de JPX, tradicional em adaptaçãos e confecções de gaiolas, pediu R$1.500 de MO com solda MIG. Já o Valderico, outro colega de Brasília, está adaptando o GM 2.2, assim como o Junot de BH já havia feito.
Espero ter R$, quando chegar a minha vez de trocar o motor, pois eu prefiro o diesel. A opção pelo diesel é emocional. No racional eu considero o GM 2.4 mais vantajoso para quem, como eu, anda cerca de 12.000 Kms/ano. Se na época eu tiver que optar pelo motor 2.4, acho que a razão/bolso irão me consolar rapidinho.

Apesar das opções acima envolverem certo montante de recursos, você passa a ter assistência técnica em todo o Brasil e com preços mais racionais. Para se ter uma idéia, mês passado sai de Brasília para fazer a Estrada Real (Diamantina-MG até Parati-RJ). Minha bomba injetora pifou a 100 KM de BH. Levei num mecânico especializado em diesel em Barão de Cocais e ele disse que nunca tinha visto o motor Peugeot diesel e não mexeria no carro. Paguei R$250 para mandar o JPX para a Chevromec, ex-concecionária em BH. Lá me informaram que minha bomba estava condenada, pediram R$4.400 numa nova ou R$3.000 numa recondicionada. Paguei R$590, entre cegonha e plantaforma, para entregar o carro em uma oficina aqui em Brasília. Na Internet vi anuncios de bomba usada por R$400 e acabei adiquirindo uma aqui em Brasília por R$450 com um ano de garantia. O custo de se manter o motor Peugeot é alto. Muito mais pela falta de oficinas especializadas e pelas despesas que incoremos até chegarmos na opção mais em conta.

Apesar da perspectiva de um dia ter que mudar o motor, vale a pena. Fiquei quase dois anos analisando o custo benefício das diversas alternativas de 4x4 do mercado e no conjunto o Jota sempre ganhava (olha que eu já computava a troca de motor).

Abraço,

leogc
18/02/2006, 10:44
pelo que andei me informando o 4.1 não cabe no cofre do motor.


Martin, eu tb já ouvi essa versão. mas tem um cara de minas que tem um. então, impossível não é...sóo consumo que me preocupa.



Andei pesquisando e vi motor completo (chicote, injeção, caixa seca, alternador, motor de partida e embreagem) entre R$4.000 e R$6.000.


Carlos,
essa é a questão, para pagar isso num motor a gasolina é melhor colocar um maxion.



No racional eu considero o GM 2.4 mais vantajoso para quem, como eu, anda cerca de 12.000 Kms/ano. Se na época eu tiver que optar pelo motor 2.4, acho que a razão/bolso irão me consolar rapidinho.


Sinceramente, se vc rodar 12 mil km por ano, for gastar 5Kpara adaptar um gasolina ou 13K para adaptar o diesel, e se tiver os 13K, é melhor optar pelo diesel. Eu fiz as contas, a diferença não é tão grande assim. A minha primeira opção sempre foi o diesel. Mas, no momento, eu prometi a minha esposa comprar um carro normal com ar para ela..e deixar o jipe para mim. então, não to podendo gastar 13 mil no jpx.

Esse seu problema com o xud eu, graças a deus, nunca tive. fui a bahia, rodei 3K km e o carro não me deu (muita dor de cabeça). tive um problema no arranque, mas enguiçei ao lado de um oficina onde o cara mexia nas 504. e na volta qdo o carro ferveu, eu dirigi +de 700km com o carro fervido.

em relação a escolha eu tb não me arrependo. ainda mais pq sei que meus problemas foram causados por imprudencia minha.

bom, vou continuar estudando as alternativas.

abs

nerinei
18/02/2006, 12:01
Martin, eu tb já ouvi essa versão. mas tem um cara de minas que tem um. então, impossível não é...sóo consumo que me preocupa.



leo,
tudo é possível, mas tem seu custo: esse cara falou na lista do yahoo que teve que dar um lift de 15cm na suspensão pra caber o motor....o consumo, se for injetado acho que não deve ser tão horrível...
Abraços

leogc
18/02/2006, 13:53
É Nerinei,

Eu já bati um papo com o pai do dono desse jota, que foi quem idealizou o projeto.....tem uma série de modificações na suspensão, inclusive no triangulo, além do lift. :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:, mas ninguem me respondeu sobre o consumo. aliás, essa é a informação mais dificil de obter no momento.

Na verdade, vou continuar pensando :pensativo: :pensativo: e procurando até achar uma alternativa que me atenda plenamente.

Essa semana vou ligar para um sujeito que me recomendaram lá em São Paulo que já fez algumas transformações em jotas e que me disse que arrumava o motor que eu quisesse. Do jeito que as coisas andam, o carro vai para SP de qq maneira para fazer a transformação.

Para quem quiser, tem um cara do RJ no Mercado livre vendendo um AP injetado acho que 2002 0km. Preço: R$ 3200. acho que é um bom preço.

Infelizmente, ainda não tenho certeza sobre o AP, já que teria que fazer um veneno nele para empurrar os 33" com sobra de motor.

abs

nerinei
18/02/2006, 20:11
se serve de referencia, meu primo tem um cj5 com motor 4.1 carburado, faz 5 km/l de alcool e 8 km/m3 de gás, na cidade, na estrada faz até um pouco mais, dependendo do pé, já chegou a fazer 10km/m3 de gás....é a única referencia que eu tenho....eu acredito que no jota não ficaria muito diferente....o cj do meu primo está calçando bf mud 33", o que eu acho que contribui pra beber mais....e o motor tá ignorante: dá 130km/h de terceira e ninguém teve coragem de ver a final de quarta...... :shock:
Abraços

leogc
18/02/2006, 23:50
eis uma boa comparação. :palmas: :palmas: :palmas: ...agora só resta ver o custo da instalação... :x :x :x

abs pensativos :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:

Rangel Cesar
23/05/2006, 20:40
Como é feita a adaptação do motor ap no jpx??Tem alguns kit para tal serviço??Qual é o melhor motor neste caso 1.8 ou 2.0?
abraços
Rangel César

leogc
23/05/2006, 22:26
Rangel,

De uma olhada no historico deste topico que tem os custos/kits de transformação...

melhor o 2.0, o 1.8 não sozinho tem que esguelar para empurrar o jota.


abs

Sandroc
01/11/2008, 18:10
Pessoal,

Alguém pode me falar do último motor que o JPX saiu de fábrica (XUD9-TF).

Augusto Braga
02/11/2008, 14:44
Sandro,


È um motor que já nasceu turbinado, se não me engano tem 112 CV e parece que não deu problema. Este motor tb veio p/ Brasil nos Gran Vitara, só que na versão eletrônica, que não aceita o diesel Brasileiro.

Abrs

Andrejur
03/11/2008, 00:52
Fala Augusto, o Xud 9A TF não é o mesmo motor Peugeot que saiu no Suzuki Grand Vitara e no Tracker da GM.

Abs.

Eduardo Tescarollo
03/11/2008, 09:03
O Xud TF só saiu no Brasil nas ultimas e raras versões do JPX. É um motor turbinado e intercoolado pelo próprio fabricante (peugeot), com peças internas como pistões e bielas diferente do Xud 9A, pelo que dizem este motor não dá problemas e é bem mais esperto que o anterior.

Abç

Sandroc
03/11/2008, 19:58
E quanto as peças, é muito difícil?

Eduardo Tescarollo
04/11/2008, 08:55
E quanto as peças, é muito difícil?

Sim as peças e o motor são dificies de se achar, voçê conseguira só na Argentina.
Mas se voçê esta pensando em transformar o Xud 9A em TF, não precisa trocar as peças, eu fiz no meu e ficou muito bom, se for esta sua idéia a gente troca umas informações.

Blz

Domingos Cassiano
04/11/2008, 11:06
Sandro tenho um XUD A completo so valta eixo coma ndo e mancal do mesmo o Adriano ai de Barasilia tambem tinha ambos desistimos do XUD se interesar podemos negosiar

leogc
04/11/2008, 13:42
Salve Sandro,

Se vc está pensando em comprar um Jota 2001, creio que não seja problema. Aqui no rio conheço tem o andre, ex-dono da MGL, o pai dele tem um 2001 e me parece que não há problemas de peças. Aliás, pelo pouco que sei, uma grande parte das peças é semelhante ao XUD 9, e o restante nossos amigos michel da automix e cesar da torque máximo conseguem importar. inclusive, dia desses precisei de uma correia dentada pro xud e o cesar teve que importar, levou 4 dias até chegar na minha casa....logo, peças não são problema.

abs

joão k. chikui
04/11/2008, 19:54
Leo
O Pai do André ainda tem o 2001?

netto mietto
04/11/2008, 21:49
Sandro tenho um XUD A completo so valta eixo coma ndo e mancal do mesmo o Adriano ai de Barasilia tambem tinha ambos desistimos do XUD se interesar podemos negosiar
qto vc pede pelo motor

leogc
05/11/2008, 07:37
Fala João, acho que ainda tem sim....se não me engano tem mais um 2001 aqui no rio. um vermelho....mas nunca mais o vi.

e tem o do luiz henrique que ele transformou para TF, trocando o motor na alpina..

abs

Antonio Miceli - Dr.Eiras
05/11/2008, 11:53
:mrgreen::mrgreen::mrgreen: Leonardo , bom dia , tudo bem ? você deve estar falando da minha pick-up JPX 2001 vermelha conhecida como Dona Monstra com motor XUD TF , bomba injetora bosch , caixa clarck , turbina KKK (1 KG de pressão) e relógios cronomac . Comparando a pick-up com um jpx 1995 que eu tinha e vendi , é notório dizer que as diferenças são grandes , a força do motor XUD TF é muito grande , a resposta são muito mais rápidas , a pick-up é um trator e um detalhe o problema de aquecimento com o XUD TF foi totalmente superado . Lembro ainda que quando a comprei em abril de 2005 , eu , gaúcho e gustavinho fomos fazer da trilha da serra da bocaina chovendo muito , com os pneus do gaúcho mud bem gastos , impressionante o desempenho da Dona Monstra, fez a trilha sem problemas e ainda resgatou samurai , jipes Willys etc , que pena que a fábrica fechou , pois o modelo 2001 seria hoje com certeza o melhor jipe do mercado brasileiro. Um abraço a todos os joteiros do Brasil.

Sandroc
05/11/2008, 12:06
Pessoal,
Na verdade já tive um JPX, comprado zero KM em 95, e agora estou querendo voltar. Vi um anúncio de um com este motor mas fiquei em dúvida, por isto abri este tópico.

leogc
05/11/2008, 14:03
fala miceli, lembrei do seu agora também, mas tinha um outro que até andou a venda...era um jipe.

Sando, se não me engano tinha um colega aqui do forum vendendo um vermelho, acho que de s j dos campos.

abs

Antonio Miceli - Dr.Eiras
05/11/2008, 15:30
:parede::parede: Léo , lembro também desse vermelho e um azul lá de Niterói , o gustavinho conhece . :palmas::palmas::palmas:O Fio Entupido com o motor de opala àlcool vai ficar o bicho . Um abraço à todos.

leogc
05/11/2008, 16:16
:parede::parede: Léo , lembro também desse vermelho e um azul lá de Niterói , o gustavinho conhece . :palmas::palmas::palmas:O Fio Entupido com o motor de opala àlcool vai ficar o bicho . Um abraço à todos.

:?::?::?::?: tomara....tomara....

abs

Adilson Mancebo
13/11/2008, 15:10
Leo,
Se não me engano, o J que está a venda em S J dos Campos é o que era aqui do Rio.
Ele estava no II ENJ.
Adilson

leogc
15/11/2008, 17:54
salve adilson,

eu lembro dele do encontro....mas não sabia que era o do rio.

abs

ccr3637
29/05/2009, 17:54
Estou pensando em ir para Argentina comprar um xud tf. Será que é plug and play com o cambio peugeot do JPX? Detalhe, quero ir rodando com o meu velho xud e voltar rodando com o novo. Será que é possivel?

Marcelo luz
29/05/2009, 18:19
AMigo segundo Gustavinho da antiga mgl com certeza é plug and play pois tive essa ideia e conversando com ele o mesmo me disse q ja tem um cliente q fez isto e nao se arrependeu

Abraços MArcelo

crmendesme
14/06/2009, 03:24
Sandro tenho um XUD A completo so valta eixo coma ndo e mancal do mesmo o Adriano ai de Barasilia tambem tinha ambos desistimos do XUD se interesar podemos negosiar

quero comprar um xud pra mim, vi sua mensagem domingos poderia entrar em contato, crmendesme@gmail.com

celio grudzin
15/08/2009, 16:06
AMigo segundo Gustavinho da antiga mgl com certeza é plug and play pois tive essa ideia e conversando com ele o mesmo me disse q ja tem um cliente q fez isto e nao se arrependeu

Abraços MArcelo
Aí Marcelão, beleza? Vc. vendeu o resto do seu XUD 9?

celio grudzin
15/08/2009, 16:08
quero comprar um xud pra mim, vi sua mensagem domingos poderia entrar em contato, crmendesme@gmail.com
CRMENDES....qual XUD está querendo?

jorge heitor
15/03/2010, 20:34
Sim as peças e o motor são dificies de se achar, voçê conseguira só na Argentina.
Mas se voçê esta pensando em transformar o Xud 9A em TF, não precisa trocar as peças, eu fiz no meu e ficou muito bom, se for esta sua idéia a gente troca umas informações.

Blz
eduardo o vc mudou tanto no seu motor me passa teu telefone

Eduardo Tescarollo
16/03/2010, 09:33
eduardo o vc mudou tanto no seu motor me passa teu telefone


Te mandei uma MP.

White Tumbler
03/12/2010, 14:52
Para não criar um novo tópico, resolvi ressuscitar este.
Será que atualmente alguém possui algum motor XUD9-TF à venda?
OU algum dos senhores sabe dizer onde encontrá-lo na Argentina?

Abraço a todos.

betorick
17/12/2015, 12:22
Olá Pessoal, estou com uma duvida e gostaria da ajuda de vocês, Estou com um motor XUD9(Peugeot 504 1.9 Diesel), e estou achando que a bomba de freio esta produzindo pouco vácuo, porem antes de sair mexendo gostaria de saber de alguém já mediu o quanto de vácuo essa bomba produz, pode ser em 'Bares' ou algum outra medida para eu poder comparar como a minha e ver se o problema esta nela ou não. Agradeço a atenção.

augustobru
24/12/2015, 14:59
ola amigo, tenho um jpx 1997 xud9 A

mas quero compra um motor xud9 tf

alguém pode me dar umas sujetões ou ate informações onde posso encontra. obrigado

leogc
24/12/2015, 20:29
xii augusto....

dificil achar esses motores por ai.

tem um pessoal que andou comprando um dw8 (a evolução desses motores) no mercado livre, mas acho que acabaram.

uma outra opcao (nao sei quanto custa hoje) seria comprar toda a parte interna do tf (bielas, pistões e virabrequim) e transformar seu xud A em TF. meu jota ja teve um motor desses, so desisti pq o cara da retifica fez merda e so descobri quando ja tava de saco cheio.

abs

andre_belem
21/04/2019, 21:39
Prezados...por motivos pessoais fiquei afastado do grupo e encostei meu Jota uns 4 anos atrás (JPX 1995 amarelo capota de lona com XUD refeito pelo Valdemar/MAXIMA em 2012-2013).
Fato é que agora estou querendo retornar e colocar ele em cima, mas o tempo cobrou seu tributo. O motor está parado e os dutos de combustivel ressecaram. Precisa de uma revisão completa mas não creio que tenha muito trabalho em cima dele porque o motor funcionava bem e eu andava com o carro tranquilamente quando parei ele anos atrás.

Procuro uma oficina de muita confiança e que não "me arranque as tripas" para colocar o jota em ordem, aqui na região da baixada santista. Sei que é difícil, mas....se alguém tiver uma indicação eu agradeço. Ja andei sondando algumas mas os "picaretas" de plantão querem cheque em branco e isso não vou fazer. Sei muito bem o que o jota precisa mas me falta tempo para arrumar eu mesmo. Por isso minha preocupação em conseguir um mecânico honesto !

Agradeço de antemão qualquer idéia
André

Sonhador
22/04/2019, 20:43
Andre
o que vou sugerir nao e bem uma oficina e sim uma retifica .... quando tinha minha hilux , era gasolima , rodei em algumas oficinas e retifica e a que senti mais confianca em deixar foi a retifica santista , deixei a hilux eles desmontaram , retificaram e remontaram e entregaram funcionando ... de uma passada la e converse com o pessoal , se eles não puderem fazer a revisao podera indicar quem possa fazer essa revisao ... na epoca achei o melhor preço ...e uma oficina referencia na baixada ... eu poderia indicar meu mecanico para uma outra revisao da parte mecanica mas acredito que ele não trabalha com a parte diesel , mas ele talvez possa indicar algume que trabalhe a oficina dele e a Rm reparos automotivos ... a oficina e na afonso pena proximo ao canal 5 mas no momento esta com a oficina no canal 6 .... Telefone (https://www.google.com/search?rlz=1C1ASRM_enBR789BR789&q=rm+reparos+automotivos+telefone&ludocid=10260789889902535748&sa=X&ved=2ahUKEwiI5beN8eThAhUFGLkGHTUcBhEQ6BMwEnoECBAQD g): (13) 3227-4108 o nome dele e Robson teu e minha familia levamos o carro para ele arrumar a mais de 20a
...vai la troca uma ideia que ele pode ter alguem para indicar que mexa com diesel ...

andre_belem
22/04/2019, 21:26
Meu amigo...vc foi um dos poucos que falou algo BEM coerente. Realmente eu não havia pensado nisso e a Retifica Santista é muito boa ! Vou conversar com eles para ver os custos de preparar e remontar o motor (não vejo necessidade de retífica pois isso já foi feito). Já ouvi falar do Robson e em princípio o XUD não é um bixo de 7 cabeças. Pelo contrário. Vou conversar com ele. Muito obrigado.

Sonhador
23/04/2019, 01:01
Só recomendo em quem confio , pessoas honestas , preços justos , quando fui fazer a retifica do meu rodei bastante atrás de quem fizesse e eu sentisse firmeza .... e como disse recomendo o Robson da Rm e lá na Santista conversa se mal me engano e o carlos .... fala que quem indicou era o cara da Hilux branca gasolina , aí qdo estiver pronta me convida para dar uma volta !!! Kkk

Sonhador
23/04/2019, 01:03
Já vi um jpx no Robson mas estava com motor gasolina acho que de santana

Sonhador
01/05/2019, 10:25
Novidades ??

Li seu antigo post sobre a retifica do motor do Jpx agora entendo bastante seus comentarios sobre picaretas ,
realmente passou por mal bocados , mas como falei antes os dois profissionais que recomendei a voce são realmente profissionais ...
Oficina aberta tanto que no Robson ate acompanho a execução dos servicos dos meus carros ....
Realmente e bom fazer uma boa revisão no motor pois o motor diesel bem ajustado e um motor que vai longe ....

andre_belem
07/06/2019, 22:39
Olá a todos e Sonhador....obrigado pelas dicas !
Ao final tenho sim novidades (que serão brevemente postadas no meu blog http://semeujotafalasse.blogger.com).
Arrumei um mecânico "parceiro" que vamos tocar o projeto aos poucos, limpando e consertando as pequenas falhas até reviver totalmente o Jota em toda sua glória ! (e o mais original possível).

Obrigado pelas mensagens de apoio.

Sonhador
23/06/2019, 10:13
ja fui no blog e nao vi as atualizacoes !!

Felipefalconijpx
04/11/2020, 06:08
Olá bom dia,adquiri recentemente um jota (jeep jpx) ano 1996 e não consigo saber ao certo quantos litros de óleo pega no motor tendo em vista que o antigo dono diz ser 8 litros, pois então coloquei os oito litros o carro está jogando óleo pelo respiro alguém pode me informar?

Paulo André BR
30/11/2020, 13:43
Felipe,

Com atraso de 26 dias:

Use a vareta medidora do nível de óleo.
Vá completando o óleo e medindo na vareta após entrar 3L, a cada meio litro tire a vareta e meça.
Se tiver trocado filtro de óleo, quando a vareta indicar nível máximo, ligue o carro espere a luz do óleo apagar.
Aguarde uns minutos e meça novamente. Deverá ficar entre o mínimo e máximo. Esse é o ideal.
Se o motor é o original, duvido pegar 8L.
Faça essa operação e saberá quantos litros cabem no carter.

T+

andre_belem
27/12/2020, 21:27
Amigos - que ano ! haaha e ele cobrou seu tributo. Já se passaram 1.5 anos desde que comecei o processo de "ressucitar" o meu Jota. "Sonhador" - realmente eu não atualizei o Blog como eu queria. mas muita coisa foi feita e agora sim que estou em férias vou escrever um longo post lá com tudo que fiz até o momento.

Comecei por baixo: eixos.
Eu consegui um bom mecânico que tem por "hobby" mexer nisso e decidimos fazer com calma, desmontar os dois eixos e coloca-los em uma revisão profunda. Demorou todo esse tempo (praticamente 1 anos pois demorei 6 meses para encontrar esse mecânico e arrumar um bom torneiro para alguns serviços).
Segue o que foi feito:
- elétrica inteira saiu (lixo - os fios estavam ruins, resultado de um serviço de porco feito na primeira reforma)
- caixa de direção que estava babando (foi feito reparo completo)
- Coluna de direção: refizemos trocando por um eixo telescópico para diminuir a pancada na direção
- eixos - frontral ok. desmontado, trocado retentores e rolamentos, ajustado com perfeição. O eixo traseiro foi mais complicado. Já havia uma boa deformação e algumas peças destruidas, mas ajeitamos com novos rolamentos e retentores, acoplamentos, espaçadores e até mesmo aquela ferramenta de regulagem de fábrica nós fizemos para poder ajustar os eixos. Segue uma foto apenas para ter uma idéia da faina (ainda estou organizando as fotos).
- tudo foi pintado e estamos planejando montar agora em Janeiro (vejam as fotos de antes e depois).

575202

Agora vem o mais complexo. Depois de montar os eixos no lugar minha idéia é sacar o motor+cambio fora para dar uma reforma. Vou tentar a retífica santista primeiro. Se conseguir acertar isso, ao mesmo tempo que o motor está sendo limpo vou mandar para pintura tanto a carroceria quanto o chassi (e reformar aquele cofre "porco" que o último mecânico deixou).

Está demorando ? óbvio ! mas vai ficar bonito e mais seguro. Tenho 120% de confiança sobre o serviço feito nos eixos e eles irão durar muito !

Abraços

souza13alex
13/01/2021, 09:19
Muito bem feito, ótimo trabalho!

Sonhador
07/08/2021, 20:42
Demorei a ver que havia atualizado seu post , fico feliz que seu projeto esteja em andamento, me doi muito quando passo em algum lugar e vejo um bom carro abandonado (ainda mais um jeep , pick up ou similar ).
Meu sonho sempre foi um antigo , mas sempre meu ponto basico e que ele tinha de estar funcional , aparencia so cuidar para nao estragar( , mas mecanica em ordem ; so não poderia ficar parado...
Meu sonho esta em segundo plano ...por prioridades da famila ....
Torcendo para ver seu brinquedo rodando pela cidade !!

Sonhador
07/08/2021, 20:43
Nao consegui mais acessar seu Blog !!

andre_belem
23/08/2021, 17:44
Desculpe...eu acabei desativando o blog. O Mecânico casou, a pandemia veio e a reforma ficou muitoooo mais lenta.
Mas ja vou postar mais fotos aqui.

andre_belem
23/08/2021, 17:50
Enfim - montagem dos eixos e peças que foram consertadas (incluindo uma caixa de direção reformada e pintada). Agora a coluna de direção é telescópica e com um pequeno amortecedor para melhorar o conforto.

Preciso ainda colocar óleo nos diferenciais (que sofrimento !!! aquela velha discussão de qual óleo, mas já estou seguindo as orientações pesquisadas aqui no fórum), e mover ele para uma oficina para tirar o motor para limpeza/regulagem, e nesse momento vou separar a carroceria, pintar o chassi e consetar pequenas coisinhas, limpar o tanque...e remontar tudo. Feito isso, partiu freios e suspensão, pintura, etc etc.

Abraços

576990
576991
576992
576993

REQUE
28/01/2023, 08:14
Estou comprando um jpx com motor xud9-tf original, o que vcs acham desse motor?

REQUE
28/01/2023, 08:34
Salve Sandro,

Se vc está pensando em comprar um Jota 2001, creio que não seja problema. Aqui no rio conheço tem o andre, ex-dono da MGL, o pai dele tem um 2001 e me parece que não há problemas de peças. Aliás, pelo pouco que sei, uma grande parte das peças é semelhante ao XUD 9, e o restante nossos amigos michel da automix e cesar da torque máximo conseguem importar. inclusive, dia desses precisei de uma correia dentada pro xud e o cesar teve que importar, levou 4 dias até chegar na minha casa....logo, peças não são problema.

abs


Michel da Automix e Cesar, QUAL O CONTATO? ESTOU COMPRANDO UM JPX. E é bom ter estes contatos