André Rio
04/12/2014, 22:50
Prezados,
Há uma semana, de forma totalmente inesperada, comprei uma Defener 110 97/98 e como não entendo quase nada de carros à Diesel gostaria de umas orientações dos colegas para quais verificações fazer para por o carro em condições confiáveis/seguras. Seguem algumas informações adicionais:
O carro estava parado há cerca de dois anos e com 228000km, mas era regularmente ligado e fazia eventualmente alguns pequenos percursos para abastecer. Segundo o antigo proprietário, a manutenção era sempre feita conforme manual... De fato a água do radiador está verde do aditivo, as correias parecem em bom estado e não percebi indícios de vazamentos no piso da garagem no motor ou em outras partes(caixa de marcha, diferenciais....) Apenas notei que, ao estacionar algumas poucas gotas de diesel caíram n no piso pelo lado esquerdo do carro.
Rodei cerca de 10km e percebi que estava fumaçando um pouco(pensei logo que os bicos estariam sujos). Após abastecer com diesel BR e andar um pouco, notei que ao final do trajeto, quase não se percebe mais fumaça(poderia ser Diesel “velho”). No mais, não notei barulhos, folgas nem trancos. A embreagem está macia(fiquei surpreso, pois pensava que embreagem desses carros fossem duras), a direção e a suspensão sem ruídos e a parte elétrica ok, o ar lógico necessita ao menos de gás...
Antes de rodar mais, quero trocar o filtro e o óleo do motor, a correia dentada, checar os níveis de óleo da caixa a marcha e diferenciais, as pastilhas de freio, ver se tem água no filtro(tem que drenar água, não é isso?) Poderia lubrificar as graxeiras(acho que são da suspensão e eixos, certo?) e a parte externa do assoalho(por debaixo do carro).
Por fim gostaria de sua orientação para onde comprar como trocar a correia dentada(já sei que tem o torque de 1kg no esticador. Queria saber se apenas tem que travar a polia da esquerda com um pino e alinhar os pontos das polias, alinhar a seta com a chaveta da polia do eixo de manivelas, é isso mesmo? é melhor trocar o esticador e o rolamento também?). Vi num site um kit para correia dentada(correia, esticador, rolamento e junta) por cerca de R$ 300. Meu tio é mecânico aposentado, mas não tem experiência com diesel. E se há algo mais a fazer ou o que penso em fazer deva ser complementado, etc. Há alguma dica ou macete ou alguma coisa que devo estar atento. Na sua opinião, o que deve ser feito para poder fazer uma pequena viagem para testar o carro. Em fim, como não sei quase nada qualquer dica é super bem vinda.
Antecipadamente agradeço sua atenção
Há uma semana, de forma totalmente inesperada, comprei uma Defener 110 97/98 e como não entendo quase nada de carros à Diesel gostaria de umas orientações dos colegas para quais verificações fazer para por o carro em condições confiáveis/seguras. Seguem algumas informações adicionais:
O carro estava parado há cerca de dois anos e com 228000km, mas era regularmente ligado e fazia eventualmente alguns pequenos percursos para abastecer. Segundo o antigo proprietário, a manutenção era sempre feita conforme manual... De fato a água do radiador está verde do aditivo, as correias parecem em bom estado e não percebi indícios de vazamentos no piso da garagem no motor ou em outras partes(caixa de marcha, diferenciais....) Apenas notei que, ao estacionar algumas poucas gotas de diesel caíram n no piso pelo lado esquerdo do carro.
Rodei cerca de 10km e percebi que estava fumaçando um pouco(pensei logo que os bicos estariam sujos). Após abastecer com diesel BR e andar um pouco, notei que ao final do trajeto, quase não se percebe mais fumaça(poderia ser Diesel “velho”). No mais, não notei barulhos, folgas nem trancos. A embreagem está macia(fiquei surpreso, pois pensava que embreagem desses carros fossem duras), a direção e a suspensão sem ruídos e a parte elétrica ok, o ar lógico necessita ao menos de gás...
Antes de rodar mais, quero trocar o filtro e o óleo do motor, a correia dentada, checar os níveis de óleo da caixa a marcha e diferenciais, as pastilhas de freio, ver se tem água no filtro(tem que drenar água, não é isso?) Poderia lubrificar as graxeiras(acho que são da suspensão e eixos, certo?) e a parte externa do assoalho(por debaixo do carro).
Por fim gostaria de sua orientação para onde comprar como trocar a correia dentada(já sei que tem o torque de 1kg no esticador. Queria saber se apenas tem que travar a polia da esquerda com um pino e alinhar os pontos das polias, alinhar a seta com a chaveta da polia do eixo de manivelas, é isso mesmo? é melhor trocar o esticador e o rolamento também?). Vi num site um kit para correia dentada(correia, esticador, rolamento e junta) por cerca de R$ 300. Meu tio é mecânico aposentado, mas não tem experiência com diesel. E se há algo mais a fazer ou o que penso em fazer deva ser complementado, etc. Há alguma dica ou macete ou alguma coisa que devo estar atento. Na sua opinião, o que deve ser feito para poder fazer uma pequena viagem para testar o carro. Em fim, como não sei quase nada qualquer dica é super bem vinda.
Antecipadamente agradeço sua atenção