PDA

Ver Versão Completa : Foto motor OM-314 e OM-364

RodGemini
04/12/2014, 22:47
Boa noite amigos, sou novo aqui no fórum bem como no mundo 4x4 e finalmente vou ser o proprietário de uma Band.
Minha dúvida é a seguinte: estou interessado em comprar uma Band ano 89 curta, o dono disse que ela é motor OM-364, mas no ano de 1989 já fabricavam este motor?
Fiquei na dúvida porque em outro anúncio de uma Band ano 90 peguei as fotos e mandei para o colega Sandro Leite da comunidade TOYOTA BANDEIRANTE e ele disse que o motor é OM-314 (seguem as fotos)

Como identificar visualmente a diferença dos dois? Tem algum lugar escrito na documentação do veiculo ou no próprio motor dizendo que é um OM-314 ou OM-364 (se alguém puder postar fotos das diferenças agradeço.)
Dede já agradeço a todos amigos!

allanmarques
05/12/2014, 00:11
No documento você pode verificar a potência do motor. O OM314 tem 85cv, enquanto o OM364 tem 90cv.
Se no documento estiver 85cv é 314. Se estiver 90cv é 364.

hercilio.neto
05/12/2014, 00:39
É muito fácil reconhecer pela tampa do motor, pois são muito diferentes na aparência.

hercilio.neto
05/12/2014, 01:00
485929
Esse é o OM364. Veja a admissão.
Nesse exemplo (meu jipe) o motor é turbinado, por isso o suspiro não está interligado.

485930
Esse é o OM314.

Fácil reconhecer, né?

ROCKINRIO
05/12/2014, 02:06
Olá RodGemini,

Com as fotos que o Hercílio postou, vc vai matar a charada. Uma coisa interessante nas fotos que vc postou (314), não vi, mesmo ampliando, a tampa do óleo do motor.

A minha é uma CD 89 (fabricada em outubro) com o 314 S, anterior ao 364, que passou a equipar no final do ano, todos os modelos (nov 89 a abr 94).

Veja matéria:

OJ50LV - jipe com capota de aço - motor Mercedes-Benz (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz) OM-364 (novembro de 1989 a abril 1994) - substitui o OJ50LV com motor Mercedes-Benz (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz) OM-314

Bem vindo e divirta-se no mundo das Bands.

Abs,

Vitor.

nirlei
05/12/2014, 08:19
Andei pesquisando e já encontrei Bandeirante ano/modelo 1990 com motor OM-314S. Creio que a mudança para os OM-364 ocorreu em meados ou no final de 1990 e não em 1989. Difícil ter certeza pois não se acha nada oficial.

Abrass.

Fband
05/12/2014, 13:58
Allanmarques,

Minha band é 1973 com o OM314 antigo com o filtro de óleo em pé logo atras da BI.
No documento consta potência de 94cv...

A melhor forma de diferenciar os dois motores é pelas tampas de válvulas como o Hercílio mostrou...

Abraço

RodGemini
05/12/2014, 14:24
Muito obrigado allanmarques , explicação simples e direta, foi de muita ajuda!!!!

RodGemini
05/12/2014, 14:26
obrigado rockinrio,vou curtir!! Abço

RodGemini
05/12/2014, 14:27
MUITO OBRIGADO hercilio.neto E A TODOS DO FORUM, REALMENTE COM A AJUDA DE VOCÊS VOU FAZER UMA COMPRA CONSCIENTE!

T.Azevedo
05/12/2014, 23:38
Olá RodGemini,

Com as fotos que o Hercílio postou, vc vai matar a charada. Uma coisa interessante nas fotos que vc postou (314), não vi, mesmo ampliando, a tampa do óleo do motor.

A minha é uma CD 89 (fabricada em outubro) com o 314 S, anterior ao 364, que passou a equipar no final do ano, todos os modelos (nov 89 a abr 94).

Veja matéria:

OJ50LV - jipe com capota de aço - motor Mercedes-Benz (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz) OM-364 (novembro de 1989 a abril 1994) - substitui o OJ50LV com motor Mercedes-Benz (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz) OM-314

Abs,

Vitor.

Minha CD é 91 com motor OM364 S turbinado pelo antigo dono

Sérgio Bambirra
07/12/2014, 20:59
Salve galera!

Será que alguém sabe o que significa o "S" na identificação do motor?

Sds.

fmklock
20/06/2016, 15:09
Allanmarques,

Minha band é 1973 com o OM314 antigo com o filtro de óleo em pé logo atras da BI.
No documento consta potência de 94cv...

A melhor forma de diferenciar os dois motores é pelas tampas de válvulas como o Hercílio mostrou...

Abraço

Amigo você poderia postar uma foto do detalhe descrito acima, pois quando você fala em filtro de óleo em pé acredito ser aquele no final do bloco, de dificil acesso tendo que retirar por baixo do filtro de ar, veja na foto da minha que o meu filtro de óleo também é em pé, mas fica bem próximo da bomba injetora, olhando a minha foto você diria que é um 314 ou 324?

fmklock
20/06/2016, 15:29
Olá RodGemini,

Veja matéria:

Abs,

Vitor.

Caro Rokinrio, quando a tampa do motor não tem a tampa para entrada do óleo, siginifica que usaram na Toyota a tampa do motor do caminhão 608, pois a entrada de óleo no caminhão fica em outro lugar, com um cano bem longo.

Paresqui
08/09/2016, 21:00
Recentemente comprei uma Bandeirante, o filtro de oleo é igual ao da foto, na vertical, mas não estou achando pra comprar. Alguem sabe qual é o modelo, onde posso encontrar?

Estive pesquisando, acho q o motor om 314 tem 3 modelos de filtros de óleo diferentes? Alguem sabe tbm se isto procede?

Desde ja grato pela atenção!

Sergio c
09/09/2016, 08:30
Se não me engano esse filtro de óleo é dos primeiros motores a diesel da band, o OM 324, depois vei um filtro menor e inclinado para a esquerda, nos OM 314 e OM 364.

Giovanni Cadorin
13/03/2017, 22:49
Pessoal sou novo de Toyota Bandeirante e tbm neste chat. Sempre sonhei ter uma Band. Lendo estes dialogos super interessantes e tecnicamente muito uteis acabei descobtindo que a minha Toyota tem um motor OM 364 apesar de ter nos documentos 85cv. A mesma é de 1990. Obrigado a todos e espero em breve poder retriduir todas estas in formações que recebi hoje. Abraço

Denise Ávila
14/03/2017, 10:36
Pessoal sou novo de Toyota Bandeirante e tbm neste chat. Sempre sonhei ter uma Band. Lendo estes dialogos super interessantes e tecnicamente muito uteis acabei descobtindo que a minha Toyota tem um motor OM 364 apesar de ter nos documentos 85cv. A mesma é de 1990. Obrigado a todos e espero em breve poder retriduir todas estas in formações que recebi hoje. Abraço

Se for mesmo OM364 (porque 90 foi um ano de transição do OM314 para o OM364), o certo seria 90 cv. 85 cv é do OM314.Talvez se vc levar o Manual isso possa ser corrigido

Giovanni Cadorin
31/03/2017, 20:44
Se for mesmo OM364 (porque 90 foi um ano de transição do OM314 para o OM364), o certo seria 90 cv. 85 cv é do OM314.Talvez se vc levar o Manual isso possa ser corrigido
Boa noite Denise obrigado pela dica, estou super empolgado com a minha Band 90 que está passando por uma revisão completa mesmo se o seu estado é ótimo. Estou trocando os líquidos e fazendo uma regulagem geral. Tive um problema com a inspeção no detran pois disseram que a quilometragem estava inferior à última inspeção....eles talvez não sabem que o odômetro tem apenas 5 dígitos e zera depois de 99.999km....depiois de três inspeções e duas semanas resolveram aprovar omlaudo. Achei melhor deixar os 85 CV mesmo com unm motor OM 364 S Você saberia me informar o que significa o "S" ? Abraço

Denise Ávila
31/03/2017, 23:52
Boa noite Denise obrigado pela dica, estou super empolgado com a minha Band 90 que está passando por uma revisão completa mesmo se o seu estado é ótimo. Estou trocando os líquidos e fazendo uma regulagem geral. Tive um problema com a inspeção no detran pois disseram que a quilometragem estava inferior à última inspeção....eles talvez não sabem que o odômetro tem apenas 5 dígitos e zera depois de 99.999km....depiois de três inspeções e duas semanas resolveram aprovar omlaudo. Achei melhor deixar os 85 CV mesmo com unm motor OM 364 S
Você saberia me informar o que significa o "S" ? Abraço

Que loucura essa do Detran, não sabem que o odômetro tem 5 dígitos? Pelo amor de Deus, É SÓ OLHAR!!!!!! Não se dão nem ao trabalho disso.

Quanto ao motor, normalmente o "S" quer dizer que o motor é aspirado, sem turbina. Além desse há o OM 364-A (do MB-912) e o OM 364-LA (do MB-710 e do MB-914).
O que foi instalado originalmente nas Bands foi o aspirado.

Giovanni Cadorin
01/04/2017, 21:41
Que loucura essa do Detran, não sabem que o odômetro tem 5 dígitos? Pelo amor de Deus, É SÓ OLHAR!!!!!! Não se dão nem ao trabalho disso.

Quanto ao motor, normalmente o "S" quer dizer que o motor é aspirado, sem turbina. Além desse há o OM 364-A (do MB-912) e o OM 364-LA (do MB-710 e do MB-914).
O que foi instalado originalmente nas Bands foi o aspirado.
Muito obrigado Denise. A minha band tem turbina, certamente colocada depois, dir hid, duas baterias no motor, tanque de 63 litros e toda original com um OM 364 S em perfeitas condições. Um achado. Como disse anteriormente além da revisão geral, troquei os 5 pneus nas medidas originais também. Assim q estiver pronta postarei uma foto. Me disseram que roubam muito estes carros, é verdade? O que vcs usam como proteção? Rastreadores? Seguro? Estou pensando em colocar duas travas de combustível o que acham? Abraço.

Sergio c
01/04/2017, 22:10
Giovani, a primeira dica p não furtarem uma band é não deixá-la "dando sopa" muito tempo em via pública, sem dar uma olhada seguidamente, pois os meliantes furtam até com plataforma de guincho, aí não adianta travas, cadeados, corta combustível e trava carneiro.
O único que poderia ajudar depois dessa situação seria o rastreador, mas em uma band um bom expert acha ele em menos de 05 minutos e o quebra, aí já era.

Giovanni Cadorin
02/04/2017, 04:16
Falou Sergio obrigado, acho q vou colocar mesmo dois dispositivos de corte do diesel e um rastreador pelo menos para dificultar um pouco. Mudando de assunto, que diesel vcs preferem para a Band? O normal ou o S10?

Sergio c
02/04/2017, 08:36
Eu sempre usei o normal(S500), pois esses motores foram projetados na época do S1800 e olhe lá hehehe. Eu usaria o S10 em motores modernos e eletrônicos.
Falou Sergio obrigado, acho q vou colocar mesmo dois dispositivos de corte do diesel e um rastreador pelo menos para dificultar um pouco. Mudando de assunto, que diesel vcs preferem para a Band? O normal ou o S10?

Denise Ávila
02/04/2017, 11:05
Esse lance do diesel é um assunto polêmico. Como disse o colega, esses motores não foram desenvolvidos para o S10. No teu caso ainda é menos mal pois seu motor tem BI de linha que, ao contrário da rotativa, tem lubrificação própria, não necessitando do enxofre presente no diesel para isso.
Outro ponto negativo do S10 é que, pela menor diluição de enxofre, sua ação é mais adstringente, semelhante ao querosene, então irá soltar e arrastar pra BI e pro motor toda a borra e incrustações que houver na linha de combustível. Nesse caso o indicado seria usar o S10 somente em casos extremos e, se há a possibilidade mesmo que remota de isso acontecer, procure manter a linha de combustível sempre o mais limpa possível (troque seu tanque por de plástico se ainda for de metal). Adicione óleo 2T no abastecimento
(200 ml num tanque cheio) pra compensar a baixa lubricidade

Denise Ávila
02/04/2017, 11:15
Muito obrigado Denise. A minha band tem turbina, certamente colocada depois, dir hid, duas baterias no motor, tanque de 63 litros e toda original com um OM 364 S em perfeitas condições. Um achado. Como disse anteriormente além da revisão geral, troquei os 5 pneus nas medidas originais também. Assim q estiver pronta postarei uma foto. Me disseram que roubam muito estes carros, é verdade? O que vcs usam como proteção? Rastreadores? Seguro? Estou pensando em colocar duas travas de combustível o que acham? Abraço.

kkkk, é fácil ficar empolgado com uma Band, e um "achado" deste não tem mesmo como não ficar, só cuidado com o amigo "Jaque", ok?
Sim, a turbina foi instalada depois (originalmente nenhuma Band saiu de fábrica turbinada).
Ela é sim muito visada, mas não há relatos de roubo, apenas de furto, e geralmente por encomenda. Então, como disse o Sergio, é não deixar de bobeira. Não deixar exposta sempre no mesmo lugar, os meliantes ficam de olho na sua rotina pra encontrar a melhor hora.
Tudo o que puder instalar pra dificultar, é bom. Pra começar instale alguma coisa visível, tipo trava de pedal (fotos da minha como sugestão) que por si só já desestimula pois a maioria necessidade de rapidez, e adicione outros escondidos como corta solenóide, chave geral da bateria, volante bobo ou trava carneiro (pode combinar um ou mais deles). Qdo o espertinho achar que desarmou um, dará de cara com outro e e por aí vai.
Qto a duas travas de combustível não sei como isso iria funcionar, acho pode dar problema.

Giovanni Cadorin
02/04/2017, 11:33
Ótima ideia Denise simples e e bem feita é muito eficaz! Vou sim colocar na minha! Muito obrigado mesmo. Estou aprendendo um bocado com este forum! Existem pelo Brasil encontros de pessoas felizes proprietários e prprietarias de Band? Abraço a todos.

Denise Ávila
02/04/2017, 11:41
Sim, além de encontros realizados entre os clubes de offroads (Jipes Clubes), há grupos no whasapp e encontros como o ENT (Encontro Nacional dos Toyoteiros) e ERT (Encontro Regional dos Toyoteiros). Final de Março fizemos um ERT em Visconde de Mauá.
Há tbm no Facebook um grupo fechado "Toyota Bandeirante"

Sergio c
02/04/2017, 21:29
Denise, boa ideia essa trava nos dois pedais, com um custo mínimo(duas pequenas chapas furadas e a solda nos pedais). Custa mais o cadeado bom do que a trava em si heheheh.

Denise Ávila
03/04/2017, 09:26
Denise, boa ideia essa trava nos dois pedais, com um custo mínimo(duas pequenas chapas furadas e a solda nos pedais). Custa mais o cadeado bom do que a trava em si heheheh.

Verdade, ideia e execução do Celinho, o Mago das Toyotas kkkkk.
Sei que, por si só, ele não adianta muita coisa, mas de cara já inibe, já faz pensar duas vezes.
O resto é seguir as recomendações já faladas aqui.

Deco Adventure
17/05/2017, 20:45
Todas essas travas mais uma BOA CORRENTE DE NAVIO E UM CADEADO MASTER.. HEHEH

fmklock
02/07/2017, 13:42
Caro Paresqui.

A foto do filtro mais fino e inclinada era da minha. Então sempre ficava encucado com este filtro e acho que foi uma adaptação barata do OM 324.
Nunca encontrava o refil para troca. Como era de metal lavava e usava a mesma novamente. Até que um dia encontrei um inclinado e fiz a troca hoje estou com o uso correto.
Pergunto. Vc encontrou o filtro desejado/necessário?