PDA

Ver Versão Completa : Descida íngreme: 1ª marcha em 4x2 ou marchas reduzidas em 4x4?



Múcio Luiz
03/12/2014, 23:28
Boa noite a todos!

Hoje eu fui a alguns sítios em S. Bento do Sapucaí (SP) e peguei descidas muito íngremes. Toda semana eu vou a estes sítios em 4x2, 1ª marcha e pé no freio. Mas hoje fiz diferente: engatei a 4x4 reduzida, 2ª ou 3ª marcha e nada de freio, usando o freio-motor. A minha pergunta é: o que é o melhor para poupar todo o conjunto? Economizar a tração dianteira e gastar mais freios (que no caso da Explorer são disco nas 4) ou economizar freios e fazer mais uso da tração dianteira?

[]s!

Glaicon
04/12/2014, 06:41
Boa noite a todos!

Hoje eu fui a alguns sítios em S. Bento do Sapucaí (SP) e peguei descidas muito íngremes. Toda semana eu vou a estes sítios em 4x2, 1ª marcha e pé no freio. Mas hoje fiz diferente: engatei a 4x4 reduzida, 2ª ou 3ª marcha e nada de freio, usando o freio-motor. A minha pergunta é: o que é o melhor para poupar todo o conjunto? Economizar a tração dianteira e gastar mais freios (que no caso da Explorer são disco nas 4) ou economizar freios e fazer mais uso da tração dianteira?

[]s!
Por que "poupar" o conjunto?
No caso das Toyotas, por exemplo, o manual até manda andar 16 Km´s por mês em 4X4 para ativar o sistema e mantê-lo lubrificado.
Acredito que nas outras viaturas tenha a mesma necessidade.
Taca-lhe pau no 4X4 e vai ser feliz!:concordo:

Christen Eagle
04/12/2014, 08:22
Considerando a durabilidade e fadiga de um freio e de um diferencial dianteiro, use 4x4 reduzida nas decidas ingrimes...

Múcio Luiz
04/12/2014, 10:33
Obrigado pelas respostas.
Com relação a "poupar" o conjunto o que eu quis dizer é "qual forma de condução me dará menos manutenção na viatura". Obviamente ando em 4x4 pelo menos uma vez por semana, mesmo em situações onde passaria tranquilamente em 4x2, justamente para a ativação e lubrificação do sistema.

[]s!

Guilherme L200
04/12/2014, 14:14
Em questão de economia acredito que a manutenção do sistema de freio seja mais em conta.. Mais em questão de segurança é muito mais seguro descer com freio motor...

andre_agostinho
05/12/2014, 00:35
Reduza...4x4 ...a segurança acima de tudo...