PDA

Ver Versão Completa : Trepidação na Hilux SR5 2000



marceloagrobr
03/12/2014, 21:13
Boa Noite a todos, tenho uma Hilux SR5 ano 2000 2.8 e a mesma estava tremendo muito acima dos 80km/h. Inicialmente descobrimos que o cardã traseiro estava empenado e o mesmo foi torneado e balanceado, a partir daí, começaram aparecer os problemas, rolamento do cardã trocado, retentor da caixa trocado, calço da caixa trocado, calços do motor trocados, embreagem trocada, ou seja, já não sei mais o que fazer. A tremedeira ja diminuiu muito, porém o carro acima de 80km, principalmente quando se exige do carro, a trepidação aumenta. Consultei mecânicos da região a respeito do volante do motor e me informaram que está normal. Pode ser o diferencial traseiro? Quando estou em velocidade de cruzeiro, sinto uma folga entre a aceleração e folga no pedal, na trepidação, tipo, quando acelero treme e quando tiro o pé sem deixar o carro frear na caixa o motor soa suave por um leve instante. Alguém ja teve algum problema do tipo? Obrigado...

Elias_qf
03/12/2014, 21:42
marcelo o carda ficou bom?

digo isso pois mandei fazer o meu sai da loja e o serviço ficou uma merda... voltei e ele teve que refazer td o serviço ai ficou bom... e ainda teve a cara de pau de falar q eu devo ter dado um tranco muito grande no carda para ter desalinhado

detalhe tirei o carro na av acelerei o carro achei que ia desmontar td voltei a loja estava fechada e outra coisa por maior que seja o tranco de aceleração de um carro o carda tem que aguentar

apenas desculpas para nao assumir a merda que fez...

Elias_qf
03/12/2014, 21:49
coloque o carro no cavalete com cuidado hein muito perigoso isso... ou num elevador porem nao ergue o carro alto...

pedi para alguem engatar o carro e deixar as rodas girarem e olhe para ver o que pode estar errado...

detalhe meu carro vibrava muito quando esqueço de desengatar a alavanca do 4x4 pois vai girar o carda dianteiro e ele por ser curto ele não tem o mesmo balanciamento do trazeiro acaba gerando uma certa vibração...

verifica se seu carro esta desengatando a roda livre... pois pode estar suja e ter travada acionando o diferencial dianteiro e o carda vai gerar vibração

marceloagrobr
03/12/2014, 22:01
coloque o carro no cavalete com cuidado hein muito perigoso isso... ou num elevador porem nao ergue o carro alto...

pedi para alguem engatar o carro e deixar as rodas girarem e olhe para ver o que pode estar errado...

detalhe meu carro vibrava muito quando esqueço de desengatar a alavanca do 4x4 pois vai girar o carda dianteiro e ele por ser curto ele não tem o mesmo balanciamento do trazeiro acaba gerando uma certa vibração...

verifica se seu carro esta desengatando a roda livre... pois pode estar suja e ter travada acionando o diferencial dianteiro e o carda vai gerar vibração
Então Elias, retirei o cardã e levei a um torneiro amigo meu, colocamos no torno e observamos o alinhamento. Está milimetricamente acertado. O que gera dúvida é com relação ao balanceamento, pois para desempenar, o outro torneiro cortou e soldou as partes acertando-as. Me informaram que este procedimento é normal e que se tivesse de tremer, ao se jogar numa "banguela" o carro continuaria vibrando, o que não acontece. Quando se acelera sente-se que o motor está áspero... Amanhã vou mandar abrir o diferencial traseiro, e como estou com vontade de alonga-lo, dependendo já troco tudo...

Elias_qf
03/12/2014, 22:20
ai fica dificil rs

pois se na banguela ele nao vibra pode ser o rolamento do carda vc ja vio como esta?

pois quando vc acelera o rolamento cede e exagerando ele faz um "L" no carda ali na junção e quando vc desengata o carro o carda para de receber a força do motor deixando de forçar o rolamento

marceloagrobr
04/12/2014, 23:28
ai fica dificil rs

pois se na banguela ele nao vibra pode ser o rolamento do carda vc ja vio como esta?

pois quando vc acelera o rolamento cede e exagerando ele faz um "L" no carda ali na junção e quando vc desengata o carro o carda para de receber a força do motor deixando de forçar o rolamento
Cara, vc me atiçou a curiosidade... Amanhã vou mandar olhar isso... Pode ser que seja algo simples... Amanhã posto umas fotos... Obrigado...

Elias_qf
09/12/2014, 21:26
alguma noticia conseguiu resolver o problema?

marceloagrobr
09/12/2014, 23:08
alguma noticia conseguiu resolver o problema?
Boa noite Elias, cara, tudo ok com diferencial. Estamos levantando suspeita de balanceamento do eixo cardan. Ele empenou em mandei um torneiro mecânico da região fazer o serviço. Definitivamente ele não tem empeno, porém, quanto ao balanceamento fiquei em dúvida pois o mesmo não tinha equipamento adequado para fazer tal serviço. Li em outros posts aqui no fórum, de alguns membros relatando algo parecido, e a solução estava sempre relacionada ao cardan. Agora é que vem o problema, onde vou conseguir mão de obra especializada nisso? Pelo que vi em Betim-MG tem uma empresa muito boa. Mandei um e-mail pra lá hoje e estou aguardando... Tomara que seja, e se for o caso vou comprar outro...

kenjimkm
10/12/2014, 21:31
Boa noite.
Eu tbm estou com o problema de trepidacao na prado mas ocorre acima de 110km/h. Hoje deixei ele numa oficina que faz balanceamento eletronico de cardans. Conversando com o mecanico ele me disse que toyota e chato com balanceamento de cardans e ele disse que a margem e de alguns gramas para que nao gere vibracao no carro. E qualquer troca de peca relacionada ao cardan, cruzeta, luva, rolamento e necessario balancear o cardan.

marceloagrobr
11/12/2014, 12:17
Boa noite.
Eu tbm estou com o problema de trepidacao na prado mas ocorre acima de 110km/h. Hoje deixei ele numa oficina que faz balanceamento eletronico de cardans. Conversando com o mecanico ele me disse que toyota e chato com balanceamento de cardans e ele disse que a margem e de alguns gramas para que nao gere vibracao no carro. E qualquer troca de peca relacionada ao cardan, cruzeta, luva, rolamento e necessario balancear o cardan.
Pois é aí que está meu problema. Mora no interior do interior do interior dá nisso. Os mexanicos que trocaram cruzeta, rolamento e alinharam meu cardan, falaram que nao precisava balancear. Não precisava, ou eles não tinham ferramentas pra isso? Estou buscando em cidades vizinhas quem faz esse serviço. Creio que após o balanceamento vai resolver o problema, pq já fis tudo que se possa imaginar... Agora no caso da sua Prado, vc já conferiu se as cruzetas estão alinhadas umas com as outras? Rolamentos? Tudo isso influencia nas vibrações... Vê lá e vai postando os resultados... Grande abraço e boa sorte...

kenjimkm
12/12/2014, 23:49
Pois é aí que está meu problema. Mora no interior do interior do interior dá nisso. Os mexanicos que trocaram cruzeta, rolamento e alinharam meu cardan, falaram que nao precisava balancear. Não precisava, ou eles não tinham ferramentas pra isso? Estou buscando em cidades vizinhas quem faz esse serviço. Creio que após o balanceamento vai resolver o problema, pq já fis tudo que se possa imaginar... Agora no caso da sua Prado, vc já conferiu se as cruzetas estão alinhadas umas com as outras? Rolamentos? Tudo isso influencia nas vibrações... Vê lá e vai postando os resultados... Grande abraço e boa sorte...

Boa noite.
Eu moro no abc tive que atravessar a cidade de sp para consertar o carro.
As cruzetas estavam alinhadas. O problema era mesmo balanceamento levei nas cardans proenca e o carro ficou 1 dia e meio, agora ta tudo zerado nao vibra e tbm nao tem ressonancia testei o carro ate 140km/h e nao deu nenhum sinal de vibracao ou coisa parecida. Nao precisei trocar nenhuma peca, somente balanceamento. segundo mecanico a tolerancia e de cerca de 5-10g no cardan para ter o balanceamento ideal ou seja somente com maquinario eletronico para balancear.
No meu caso eram 380g no cardan traseiro(muito fora da tolerancia) e cerca de 200g no cardan dianteiro.

feitosac
13/12/2014, 10:42
Kenjimkm,
Quanto custou este serviço de balanceamento ????
Abs.

kenjimkm
13/12/2014, 16:17
Boa Tarde Feitosac.
Paguei R$420,00 pelo balanceamento.

marceloagrobr
15/12/2014, 22:49
Boa noite.
Eu moro no abc tive que atravessar a cidade de sp para consertar o carro.
As cruzetas estavam alinhadas. O problema era mesmo balanceamento levei nas cardans proenca e o carro ficou 1 dia e meio, agora ta tudo zerado nao vibra e tbm nao tem ressonancia testei o carro ate 140km/h e nao deu nenhum sinal de vibracao ou coisa parecida. Nao precisei trocar nenhuma peca, somente balanceamento. segundo mecanico a tolerancia e de cerca de 5-10g no cardan para ter o balanceamento ideal ou seja somente com maquinario eletronico para balancear.
No meu caso eram 380g no cardan traseiro(muito fora da tolerancia) e cerca de 200g no cardan dianteiro.
Boa cara, vou fazer e além vou revisar minha embreagem... Acabei de buscar a bruta hj na concessionária onde troquei a correia dentada e o tensor. Morri em 1183,00 mas pelo menos foi um serviço garantido...