PDA

Ver Versão Completa : Tracker - Direção endurece quando liga ar condicionado

Tiago da Cunha
02/12/2014, 15:44
E aí pessoal,

Dei uma olhada no fórum e não achei nada do tipo.

Ontem, pela manhã, liguei o carro com o ar condicionado ligado e saiu um cheiro estranho (um dia antes mandei lavar o carro, mas não sei se pode ter relação).
Logo depois, a direção ficou completamente dura (quase bati ao fazer uma curva bem leve).
Quando desliguei o ar condicionado a direção voltou a funcionar.
O limpador de parabrisas e o vidro do carona estão MUITO lentos e, hoje, quando liguei o ar condicionado, a luz da bateria ficou acesa.

Alguém tem ideia do que pode ter ocorrido?
Procurei na internet e achei coisas como ruptura da correia de acessórios ou o chicote encostar no escapamento e derreter os fios.

Fiquei atucanado pois se estivesse em uma velocidade maior me arrebentaria certo.

Bom, desculpa o tamanho da mensagem.
Se alguém puder dar uma ideia aí, agradeço.

Abração

Rainer 89
02/12/2014, 15:55
Estranho esse problema,

Com o AC ligado e acelerando um pouco a direção continua dura? Já verificou o estado das correias?

Att,

Tiago da Cunha
02/12/2014, 16:00
Estranho esse problema,

Com o AC ligado e acelerando um pouco a direção continua dura? Já verificou o estado das correias?

Att,

Pois é cara,

Achei bem estranho, embora tenha achado casos parecidos em outros carros GM pela internet, como nesse vídeo do Dr. Carro: https://www.youtube.com/watch?v=Qi33tXBiwQk

Não cheguei a olhar as correias pq deixei o carro na praia.
Acho que minha namorada vai levar o carro no mecânico amanhã.

No telefone ele disse que a correia poderia estar trancando a direção, mas não entendo nada disso, então fiquei só com a informação mesmo.

As correias eu olhei a uns dois meses e estavam ok.

Valeu pela resposta.

Vellasco
02/12/2014, 19:41
Tiago,

Se a direção fica pesada só quando liga o A/C provavelmente é o compressor do A/C que ta travando a correia, já aconteceu comigo. Leva pra alguém que entenda de A/C dar uma olhada, se der sorte vai precisar trocar só a embreagem magnética do compressor..

abraço,

Tiago da Cunha
02/12/2014, 21:19
Tiago,

Se a direção fica pesada só quando liga o A/C provavelmente é o compressor do A/C que ta travando a correia, já aconteceu comigo. Leva pra alguém que entenda de A/C dar uma olhada, se der sorte vai precisar trocar só a embreagem magnética do compressor..

abraço,

Valeu cara.

Amanhã terei a resposta.
O mecânico chegou a citar isso. Tomara que seja.
E que essa embreagem seja barata tb. Hehe.

Abrass

PHMello
02/12/2014, 21:51
Valeu cara.

Amanhã terei a resposta.
O mecânico chegou a citar isso. Tomara que seja.
E que essa embreagem seja barata tb. Hehe.

Abrass

Olá! Arrisco a dizer que não é a embreagem. A correia não faz travar. Para estar travando, pode ser algum problema interno no compressor ou entupimento no circuito de gás. Melhor levar numa boa loja de A/C.
Abç e boa sorte.

Tiago da Cunha
03/12/2014, 09:07
Más notícias (para mim, claro).

O mecânico olhou e disse que o problema é a Polia Multi V do virabrequim.
Uma foi por cima da outra e nem a bateria carrega.
O problema é que nas concessionárias custa R$1.500,00, mais mão de obra.
Na internet vejo vários preços, mas tb vejo várias polias diferentes, então estou meio sem saber o que fazer.
Não sei se é uma polia dupla, ou não. Nem sei se tem peças de outros carros que posso usar.
Sei que vou gastar uma banana nessa. :shock:

Se tiverem alguma dica aí, agradeço de novo.

Abração.

Vellasco
03/12/2014, 13:07
Tiago,

Pra começar essa polia, original, na suzucar custa +/- R$ 500,00 não entendi pq essa mão de obra vai ficar tão cara. Não entendi o o diagnóstico do meca mas veja bem, essa polia não tem dentes no contato com a correia mas sulcos, ou seja, é difícil de desgastar. O que pode acontecer é a correia do alternador estar folgada e escorregando aí a bateria não carrega direito e o ajuste é feito posicionando o próprio alternador, nada de mais.
Cara leva seu carro em outra oficina e fala do problema da direção, nada mais, e pede uma avaliação.

boa sorte,

Tiago da Cunha
03/12/2014, 13:55
E ai Vellasco,

Realmente, o preço da peça que ele me passou era da concessionária, pois ele não tinha.
Liguei e confirmei.
A peça está em falta em todos os lugares que liguei, mas, achei na "Alternativa 4x4" à pronta entrega por R$ 595,00. Comprei, pois tenho viagem à Patagônia marcada para o dia 20/12, ou seja, to meio apavorado.
O mecânico disse que tendo a peça, no stress, é rapidíssimo de arrumar.
Parece que estava bem gasto e as polias nem giravam quando acelerava (já confirmando um problema de potência em algumas aceleradas, que eu andava notando).
A mão de obra será uns R$250, pelo que ele me passou, é grana, mas não sei se está muito fora do preço.

Espero que dê tudo certo.

Volto a postar aqui pra dar um retorno de como ficou.

Abração

sptracker
03/12/2014, 15:56
Leve em outra oficina para buscar outra opinião. Mantenha calma e pesquise no fórum, ou torça para alguém ter tido o mesmo problema para te ajudar facilmente.

MARCANGIANE
03/12/2014, 16:58
E aí pessoal,

Dei uma olhada no fórum e não achei nada do tipo.

Ontem, pela manhã, liguei o carro com o ar condicionado ligado e saiu um cheiro estranho (um dia antes mandei lavar o carro, mas não sei se pode ter relação).
Logo depois, a direção ficou completamente dura (quase bati ao fazer uma curva bem leve).
Quando desliguei o ar condicionado a direção voltou a funcionar.
O limpador de parabrisas e o vidro do carona estão MUITO lentos e, hoje, quando liguei o ar condicionado, a luz da bateria ficou acesa.

Alguém tem ideia do que pode ter ocorrido?
Procurei na internet e achei coisas como ruptura da correia de acessórios ou o chicote encostar no escapamento e derreter os fios.

Fiquei atucanado pois se estivesse em uma velocidade maior me arrebentaria certo.

Bom, desculpa o tamanho da mensagem.
Se alguém puder dar uma ideia aí, agradeço.

Abração

pode ser algum curto na instalação(água) ou problema na bomba da dir. hidráulica

Ivo Paris
08/12/2014, 23:03
Troque a polia do Virabrequim, comprei na Suzucar SP faz umas 3 semanas.
Ela tem duas partes metálicas com uma borracha no meio para não transmitir impactos ao virabrequim.
Com o tempo a borracha gasta e as partes patinam não transmitindo o giro para o sistema de correias que acionam o ar, alternador e bomba dágua.
É simples trocar, só tem que tirar a hélice do radiador e a respectiva polia, depois soltar o parafuso e sacar a polia com uma ferramenta específica. Ficou perfeito.

Boa sorte
Ivo

Tiago da Cunha
09/12/2014, 00:12
Pois é pessoal.
A polia do virabrequim chegou certinha (comprei na Alternativa 4x4).
Quarta feira levarei no mecânico para troca, pq não manjo dessas paradas, então vou ter que pagar mesmo.
Tomara que o problema seja só esse e fique resolvido.
Volto a postar para dar o feedback.

Valeu pela ajuda aí.

Abração.

Tiago da Cunha
17/12/2014, 10:03
Bom pessoal,

O problema era exatamente o que o Ivo falou. A borracha entre as duas partes metálicas estava destruída.
Troquei a polia e a viatura está voando novamente.

Minha embreagem está bem dura, então a próxima aquisição será um kit de embreagem, mas farei isso após minha viagem à Patagônia, que vou esse sábado.
Será um bom gasto, mas acho que vale a pena, caso veja que o carro seguirá na minha garagem.

Agradeço todas as respostas e ajudas.

Abração.

Ivo Paris
21/12/2014, 00:07
Coloquei a da valeo Suzucar e não tive problemas. Ficou uma manteiga.

mas.marco
21/12/2014, 14:46
Tem foto disso aí? :pensativo:

Vellasco
30/12/2014, 20:09
Bom pessoal,

O problema era exatamente o que o Ivo falou. A borracha entre as duas partes metálicas estava destruída.
Troquei a polia e a viatura está voando novamente.

Minha embreagem está bem dura, então a próxima aquisição será um kit de embreagem, mas farei isso após minha viagem à Patagônia, que vou esse sábado.
Será um bom gasto, mas acho que vale a pena, caso veja que o carro seguirá na minha garagem.

Agradeço todas as respostas e ajudas.

Abração.

Que bom que resolveu o pobrema Tiago.
Posta umas fotos dessa expedição pra gente hein cara.

abraço,

FabioGermano
01/06/2016, 10:31
Desculpa estar respondendo nesse tópico antigo mas é pq tive esse problema e aqui na minha cidade resolvi recuperando a polia do virabrequim não precisa comprar outra basta retira lá e ir em um torneiro de borracha, ele refaz e fica ótimo já é minha segunda tracker que faço isso gastei 140