PDA

Ver Versão Completa : Motorhomes 4x4 para expedições globais.

Páginas : 1 [2]

mfdomingues
31/01/2017, 14:20
Mfdomingues

Passei vexame parecido na Praia da Pinheira em Santa Catarina, aconteceu o mesmo com a Sportage que tinha na época.

Abs

Fala Amostadeiro, vejo vários posts das antigas seu com sua Sportage, aquela roda livre original da Sportage a vácuo é fera em dar problema quando você menos espera e mais precisa....é trocar pelas manuais da AVM 460 e esquecer essa vida de vácuo.

Amostardeiro
01/02/2017, 00:09
Fala Amostadeiro, vejo vários posts das antigas seu com sua Sportage, aquela roda livre original da Sportage a vácuo é fera em dar problema quando você menos espera e mais precisa....é trocar pelas manuais da AVM 460 e esquecer essa vida de vácuo.

Foi o que fiz depois do vexame, nas duas Sportages que tive.

Abs

Alyssonb
02/02/2017, 19:02
Boa tarde senhores!

Estive lendo alguns posts aqui do fórum! Achei bastante interessante! Também estou nessa empreitada, mas estou na fase inicial que é levantar as especificações ideais do 4x4 e empresas no Brasil que desenvolvem a carroceria.
Hoje até então o modelo que estou considerando é o MB ATEGO 1726 4x4. Estive hoje em uma concessionária da MAN, eles me apresentaram o 17-210 que tem uns 300 caminhões na fábrica, que eram destinados ao exército brasileiro (uma licitação a qual eles não adquiriram todos os veículos) este é 4x4, já com a configuração off road conforme especificações do exército.
Estive na IVECO, me informaram que 4x4 hoje no Brasil somente o Daily, a linha off road, não teria 4x4 e somente o traçado 6x4.

Consegui já avançar quanto a aquisição, agora me falta encontrar um bom parceiro para desenvolver a carroceria , a casa de fato.

Abaixo uma imagem do que imagino para o meu projeto.

542933

Walter da Camper
03/02/2017, 09:49
A Iveco voltou a fabricar/importar o Daily 4x4?

Boa tarde senhores!

Estive lendo alguns posts aqui do fórum! Achei bastante interessante! Também estou nessa empreitada, mas estou na fase inicial que é levantar as especificações ideais do 4x4 e empresas no Brasil que desenvolvem a carroceria.
Hoje até então o modelo que estou considerando é o MB ATEGO 1726 4x4. Estive hoje em uma concessionária da MAN, eles me apresentaram o 17-210 que tem uns 300 caminhões na fábrica, que eram destinados ao exército brasileiro (uma licitação a qual eles não adquiriram todos os veículos) este é 4x4, já com a configuração off road conforme especificações do exército.
Estive na IVECO, me informaram que 4x4 hoje no Brasil somente o Daily, a linha off road, não teria 4x4 e somente o traçado 6x4.

Consegui já avançar quanto a aquisição, agora me falta encontrar um bom parceiro para desenvolver a carroceria , a casa de fato.

542933

mfdomingues
03/02/2017, 10:04
Boa tarde senhores!

542933

Em torno de quanto seria a aquisição do militar renegado?

jauryjr
03/02/2017, 13:05
Estive pesquisando e achei esses dois caminhões 4x4 "novos", alem do conhecido 1726 4x4, acho que o caminhão do exercito é o modelo 15-210 4x4.

Caminhão traçado 4x4 motor MWM 6 cilindros - Caminhões, ônibus e vans - Tijucas, Santa Catarina | OLX (http://sc.olx.com.br/florianopolis-e-regiao/veiculos/caminhoes-onibus-e-vans/caminhao-tracado-4x4-motor-mwm-6-cilindros-298591609?xtmc=4x4&xtnp=1&xtcr=33)

Caminhao Volvo FM Usado 820944 | Seminovos Volvo (http://seminovosvolvo.com.br/produto/volvo-fm-370-2014-2015-820944)

Walter da Camper
03/02/2017, 17:21
Ouvi dizer que o exército cancelou uma compra de caminhões 4x4 que já haviam sido fabricados e foram colocados à venda no mercado civil. Acho que são esses VW 15.210.
Imagino que terá problema hora de emplacar um caminhão desses, porque se ele tem bomba injetora mecânica e não usa ARLA32, não atende à norma Euro5, obrigatória a partir de 2012.
A não ser que a venda seja destinada ao uso fora de vias públicas, como fazendas, terraplanagem, mineração, etc... onde não precisa de emplacamento.

Estive pesquisando e achei esses dois caminhões 4x4 "novos", alem do conhecido 1726 4x4, acho que o caminhão do exercito é o modelo 15-210 4x4.

Caminhão traçado 4x4 motor MWM 6 cilindros - Caminhões, ônibus e vans - Tijucas, Santa Catarina | OLX (http://sc.olx.com.br/florianopolis-e-regiao/veiculos/caminhoes-onibus-e-vans/caminhao-tracado-4x4-motor-mwm-6-cilindros-298591609?xtmc=4x4&xtnp=1&xtcr=33)

Caminhao Volvo FM Usado 820944 | Seminovos Volvo (http://seminovosvolvo.com.br/produto/volvo-fm-370-2014-2015-820944)

Alyssonb
03/02/2017, 22:23
Ouvi dizer que o exército cancelou uma compra de caminhões 4x4 que já haviam sido fabricados e foram colocados à venda no mercado civil. Acho que são esses VW 15.210.
Imagino que terá problema hora de emplacar um caminhão desses, porque se ele tem bomba injetora mecânica e não usa ARLA32, não atende à norma Euro5, obrigatória a partir de 2012.
A não ser que a venda seja destinada ao uso fora de vias públicas, como fazendas, terraplanagem, mineração, etc... onde não precisa de emplacamento.

respondendo às questões! De fato é 15.210 o Man (vw), quanto a emplacamento não há problemas segundo a própria MAN, pois estes possuem toda papelada junto ao denatran e ao ibama, conforme eles me passaram, efetuando a compra, eles entregam toda papelada, até porque o Exército também não poderia comprar os veículos, o exército não está acima da legislação.
Quanto ao preço ele sai por R$ 190.000,00 mas acredito que esse valor cai bastante. Eu não tive tempo de pesquisar o processo de compra do exército pra saber o preço final, mas com certeza dá pra negociar com a Man. Até porque ninguém prevê uma venda de 1.000 veículos e sobram 300 e fazem cálculo para lucrar somente com a venda de todo o lote.

Alyssonb
03/02/2017, 22:29

Jauryr! Muito bacana esse FMX 370, segunda feira vou ligar lá! Goiânia é aqui perto, é mais um pra analisar.

estevaoza
04/02/2017, 14:09
Realmente esses caminhões são feitos para um verdadeiro Off Road, mas são relativamente "caros".

Pensei nos 815 pois se encontra na faixa dos 50-60 mil reais..

Alguém sabe de alguma adaptação 4x4 nesse 815?

Alyssonb
04/02/2017, 19:03
Realmente esses caminhões são feitos para um verdadeiro Off Road, mas são relativamente "caros".

Estevão, acredito que o gasto para adaptar tornaria o projeto com valor semelhante e capaz de não ter o resultado. De fato os custos são altos, mas nem tudo são cifras, aliás se olhar você não sai de casa.

quintaes
04/02/2017, 20:11
Nas minhas andanças já vi vários caminhões 4x4, a meu ver acho muito peso para encarar um off road. Se atolar só trator para tirar.
A maioria que vi e conheço só ficam andando em estrada boa e dormindo em camping extruturado. Mas gosto cada tem o seu....rsrs

Abraço,

Marcos Quintaes.

estevaoza
04/02/2017, 22:40
Na verdade, o objetivo não é enfrentar um "atoleiro" ou fazer trilhas com ele.. Mas se livrar de situações simples que passamos em uma viagem..

E com o 815 dá pra ir até o Ushuaia sem precisar de tração 4x4?

Alyssonb
04/02/2017, 22:49
Estevão, acredito que sim! Nunca fui a Ushuaia, mas creio eu que seja possível. No meu caso, pretendo ficar uns dois anos viajando e enfrentar situações severas (neve, deserto, atoleiro) então vale o investimento para não tornar uma aventura em um caos.

Alyssonb
04/02/2017, 22:54
Uma coisa eu tenho atentado mais! Só se vive uma vez, e ficamos preso em um só lugar, infelizmente há conflitos no mundo, quem dera se não tivéssemos o sentimento de pertencer a um só lugar. Pertencemos a tudo e eu quero aproveitar um pouco

guimajc
05/02/2017, 17:49

Jaury, que bacana esses dois caminhões 4x4. Se eu fosse solteiro, ou se minha mulher topasse eu venderia minha casa, e compraria um terreno, faria uma edícula, uma garagem galpão, e compraria um truck 4x4, tipo esse VW, e moraria no MH. Fim de semana seria no mato. Mas isso seria no "SE"

guimajc
05/02/2017, 20:35
Um ponto que é positivo em um truck é o valor do IPVA, com alicota muito inferior a picapes, e creio que deva ser um veículo pouco ou nada visado para roubo...

Pelo menos nunca li nada sobre roubo de Motorhome

estevaoza
05/02/2017, 23:34
Simples, parece eficiente, e não muito pesado:

https://scontent.fpoa8-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/16472985_782127391935478_8863511053837199455_n.jpg ?oh=85ef11de3ba95bb2d49cbb693c7a03b0&oe=59029072

quintaes
06/02/2017, 08:11
http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/95857-acidente-com-unimog-na-br-319-a.htm

Muito peso para encarar alguns lugares.
Olha que é um Unimog, bem mais leve que os 4x4 nacionais.

Abraços,

Marcos Quintaes

quintaes
06/02/2017, 08:15
http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/95857-acidente-com-unimog-na-br-319-a.html

estevaoza
06/02/2017, 12:38
http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/95857-acidente-com-unimog-na-br-319-a.htm

Abraços,

Marcos Quintaes

Boa tarde Marcos,

Na sua opinião, qual seria o veículo ideal?

quintaes
06/02/2017, 21:08
Boa tarde Marcos,

Na sua opinião, qual seria o veículo ideal?O Amigo, acredito para aquisição no nosso pais de um veículo leve e com a comodidade de sair da cabine e ir para o habitáculo no caso motor home, seria um veículo camionete cabine simples com um camper pop up. Este camper tem uma passagem da cabine para a traseira.
Porem quem quer espaço para levar muitas tralhas irá faltar nesta configuração.
Sempre vi estes grandalhões 4x4 como um impecilho na locomoção543134 em lugares apertados.

Abraço,

Marcos Quintaes.

Amostardeiro
06/02/2017, 21:25
O Amigo, acredito para aquisição no nosso pais de um veículo leve e com a comodidade de sair da cabine e ir para o habitáculo no caso motor home, seria um veículo camionete cabine simples com um camper pop up. Este camper tem uma passagem da cabine para a traseira.
Porem quem quer espaço para levar muitas tralhas irá faltar nesta configuração.
Sempre vi estes grandalhões 4x4 como um impecilho na locomoção543134 em lugares apertados.

Abraço,

Marcos Quintaes.

Marquinhos

O camper da foto é teu?

Abs

Amostardeiro
06/02/2017, 21:37
Na semana passada no Chui, encontrei uns viajantes de motor home, os que me chamaram mais atenção foram estas Kombis das fotos, a branca da Argentina e a bege do Chile, pena que chovia muito e as fotos não sairam bem, outro que não consegui fotografar, era um MB 180D com com meia dúzia de pranchas em cima.

Abs

quintaes
07/02/2017, 07:53
Marquinhos

O camper da foto é teu?

Abs Grande Amigo Antônio!!
Este camper é de uma aventureira que passou aqui em casa.
A minha estrutura continua a mesma..rsrs, mas esta configuração está nos meus planos...

Abraços,

Marquinhos.

quintaes
07/02/2017, 08:02
543140

Esta viatura vi numa feira motor home no Brasil, o proprietário importou o conjunto de tração e instalou. Não lembro o valor, mas não ficou barato.
Ele estava pedindo 200 pilas neste motor home sprinter 4x4.

Marcos.

guimajc
07/02/2017, 08:28
Na semana passada no Chui, encontrei uns viajantes de motor home, os que me chamaram mais atenção foram estas Kombis das fotos, a branca da Argentina e a bege do Chile, pena que chovia muito e as fotos não sairam bem, outro que não consegui fotografar, era um MB 180D com com meia dúzia de pranchas em cima.

Abs

Se não me engano, a Victória Motorhomes tem um MH em Kombi: kombinet

É uma opção interessante, e Kombi roda bem pela maioria das estradas de chão batido...

Alyssonb
07/02/2017, 11:07

Abraços,

Marcos Quintaes

Marcos,

Acredito que isso é mais imperícia do que limitações de veículos, é claro que um 4x4 vai ter suas limitações em certas cidades e etc, assim como qualquer motorhome, mas pode ter certeza, vai mais além que uma mera caminhonete, mas tudo vai do planejamento que pretende ter, se você quer viajar somente por cidades, ótimo um veículo X pode atender suas necessidades, agora quando você pretende ir a locais onde o acesso é difícil aí sim, vale apenas levar em consideração um 4x4 desse porte.
Eu quando criança, atravessei a trans amazônica na década de 80 com meu pai (fomos de kombi) com certeza vi que o local não era para aquele tipo de carro, até caminhonete sofria pra andar por lá. Sei que muitos trechos continuam a mesma coisa, enfim. Ao menos ao que planejo vejo que esse veículo é a melhor opção pra mim.

Hoje estou na fase de analisar os países a qual vou passar, vi que eles vão determinar qual chassi comprar (Mercedes, Man, Volvo) um ponto é a questão do Arla (adblue), tem países onde o diesel já é ruim e não existe o Arla. Aí motores euro 3 pra mais antigo seria o ideal, nesse caso o Man (volks) 4x4 estaria a frente.

estevaoza
09/02/2017, 22:20
Me surgiu a oportunidade de comprar um Engesa EE-15, oque acham?

Teria que dar uma boa adaptada na cabine (ou trocar), alongar o chassi, e fazer a casa ligada com a cabine..

Alyssonb
12/02/2017, 00:29
Me surgiu a oportunidade de comprar um Engesa EE-15, oque acham?

Teria que dar uma boa adaptada na cabine (ou trocar), alongar o chassi, e fazer a casa ligada com a cabine..

Estevao

Se tiver recursos empolgação para colocar no jeito que você deseja aí vale apena.

estevaoza
13/02/2017, 12:17
Estevao

Se tiver recursos empolgação para colocar no jeito que você deseja aí vale apena.

Eu penso em usar principalmente o conjunto chassi, suspensão, eixos, motor e cambio. Talvez trocar o motor por algum mais novo e menos barulhento..

Seria possível apenas colocar outra cabine ? E como fica a documentação?

Alyssonb
14/02/2017, 13:17
Eu penso em usar principalmente o conjunto chassi, suspensão, eixos, motor e cambio. Talvez trocar o motor por algum mais novo e menos barulhento..

Estevão,

Você tocou um ponto complicado, pois eu ainda estou vendo a legislação a respeito, uns dias atras estive em reunião no ministério das cidades e conversei com o pessoal do Denatran, sei que é uma papelada enorme, fora as taxas e etc.

Walter da Camper
14/02/2017, 18:29
Se tiver que trocar o motor e a cabine, vai sair mais barato adquirir outra plataforma mais adequada ao projeto.

Quanto à documentação, sei que é bastante comum os donos de caminhão regularizarem a mudança de carroceria aberta para fechada e vice-versa. Igualmente é fácil modificar ônibus para motorcasa.

No caso de um truck-home, não sei como ficaria a documentação. Será que basta constar baú fechado ou é possível/obrigatório constar motorcasa?
A segunda hipótese parece mais interessante, pois muitos lugares impõe restrições para a circulação de caminhões.

Rubens Linhalis
15/02/2017, 15:51
Se tiver que trocar o motor e a cabine, vai sair mais barato adquirir outra plataforma mais adequada ao projeto.

Quanto à documentação, sei que é bastante comum os donos de caminhão regularizarem a mudança de carroceria aberta para fechada e vice-versa. Igualmente é fácil modificar ônibus para motorcasa.

No caso de um truck-home, não sei como ficaria a documentação. Será que basta constar baú fechado ou é possível/obrigatório constar motorcasa?
A segunda hipótese parece mais interessante, pois muitos lugares impõe restrições para a circulação de caminhões.

É obrigatorio mudar o documento para motorcasa.

estevaoza
23/02/2017, 20:38
Pessoal, nunca pensaram nos FurgoVans da Agrale? É maior que uma van comum e com chassi mais resistente..

Walter da Camper
23/02/2017, 20:46
Sim, pensamos, mas o problema é a falta de tração 4x4.
Contudo, é bem mais fácil adaptar 4x4 no Agrale que utiliza eixo rígido do que numa van moderna com suspensão independente na dianteira.
Inclusive, tem um cara no forum que fez isso com excelentes resultados.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/99210-micro-onibus-4x4.html

Pessoal, nunca pensaram nos FurgoVans da Agrale? É maior que uma van comum e com chassi mais resistente..

Rubens Linhalis
24/02/2017, 12:21
Sim, pensamos, mas o problema é a falta de tração 4x4.
Contudo, é bem mais fácil adaptar 4x4 no Agrale que utiliza eixo rígido do que numa van moderna com suspensão independente na dianteira.
Inclusive, tem um cara no forum que fez isso com excelentes resultados.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/99210-micro-onibus-4x4.html

Saíram alguns agrales 4x4.. caminhaozinho.. nao sei se presta o conjunto eixo e transmissão.

Jean Bilek
09/10/2018, 09:31
Onde se compra esses caminhões?Leilão?

Walter da Camper
09/10/2018, 12:58
As forças armadas e prefeituras às vezes fazem leilões com Agrale Ultravan (1600D e 1800D) nas versões microonibus e furgão.
Os modelos 4x4 são muito raros e nunca vi nenhum em leilão. Além disso, até agora só vi 4x4 na versão caminhão carroceria aberta. Furgão e microonibus tem alguns adaptados 4x4.

Onde se compra esses caminhões?Leilão?

Walter da Camper
09/10/2018, 13:02
O conjunto eixo-transmissão que saiu nos Agrale 4x4 é bom. A caixa de transferência (sem reduzida) é feita pela Engesa e o eixo dianteiro é o mesmo dos caminhões militares Engesa EE34 (Braseixos 405 ou 406..., não me lembro).

Saíram alguns agrales 4x4.. caminhaozinho.. nao sei se presta o conjunto eixo e transmissão.

Robério12
09/12/2018, 19:31
so para dar agua na boca .....

Demonstracao de Viatura militar - Caminhao GM D65 4x4 Engesa - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Mb_K_rRqMmU)

Fiquei muito empolgado com a performance deste caminhão. Como disse já vi diversos vídeos em que depois de diversas tentativas o motorista consegue ou desiste. Bem, estou iniciando um projeto de um motor-home para expedições pois conforme for adquirindo experiência pretendo fazer uma expedição pela América do Sul e, claro, sob variações climáticas diferentes. Penso em fazer este motor=home com um motor ultra-valente partindo de um 1113 (cabine antiga) e o habitáculo em um container de 20 pés. Penso em um 6x6. Qual a motorização mais adequada? No Rio há alguém que faça este tipo de serviço? Fora do Rio? Podem me orientar, inclusive quanto a prazos, custos ou mesmo se o projeto é viável? Grato.

Walter da Camper
10/12/2018, 16:17
O projeto é plenamente viável, principalmente pela alta disponibilidade de caminhões 4x4 e 6x6 que foram vendidos pelas forças armadas em leilões.
É possível adquirir um caminhão com sistema de tração original e adaptar somente o baú habitável.
Para um motorhome, eu daria preferência para caminhões de eixo traseiro simples (4x4), porque os trucados (6x6) tem transmissão muito reduzida e a despesa para alongar é alta, já que são 3 eixos para mandar fazer coroa e pinhão.

Segundo ouço dos comentários de donos de caminhões militares, um 1213 6x6 não passa de 60 Km/h e um 1519 6x6 mal chega a 70 Km/h.

Na minha opinião o melhor modelo é o MB 1418 4x4, que tem cabine quadrada, direção hidráulica e usa motor OM366, de fácil manutenção e boa potência. Original deve andar a 80Km/h e com relação alongada deve ser capaz de passar dos 100.
Tenho visto alguns anúncios na faixa de R$85mil.

Fiquei muito empolgado com a performance deste caminhão. Como disse já vi diversos vídeos em que depois de diversas tentativas o motorista consegue ou desiste. Bem, estou iniciando um projeto de um motor-home para expedições pois conforme for adquirindo experiência pretendo fazer uma expedição pela América do Sul e, claro, sob variações climáticas diferentes. Penso em fazer este motor=home com um motor ultra-valente partindo de um 1113 (cabine antiga) e o habitáculo em um container de 20 pés. Penso em um 6x6. Qual a motorização mais adequada? No Rio há alguém que faça este tipo de serviço? Fora do Rio? Podem me orientar, inclusive quanto a prazos, custos ou mesmo se o projeto é viável? Grato.

tspluiz
12/12/2018, 14:00
Amigos, recebi em grupos de WhatsApp a notícia que Não é mais necessário utilizar empresa que faça emissão do cat para montar um motor home,
Sendo possível fazer de maneira artesanal, sujeitando o veículo apenas a vistoria de inmetro e seguindo, claro, algumas normas de contrucao, entre elas de que o número de passageiros do veículo transformado seja sempre inferior ao projeto original. Procede? Isso facilitaria e muito a viabilidade dos nossos sonhos. Abraços

Rubens Linhalis
12/12/2018, 16:23
Amigos, recebi em grupos de WhatsApp a notícia que Não é mais necessário utilizar empresa que faça emissão do cat para montar um motor home,
Sendo possível fazer de maneira artesanal, sujeitando o veículo apenas a vistoria de inmetro e seguindo, claro, algumas normas de contrucao, entre elas de que o número de passageiros do veículo transformado seja sempre inferior ao projeto original. Procede? Isso facilitaria e muito a viabilidade dos nossos sonhos. Abraços

Recebi essa informação de diversos grupos de whatsapp, mas até ver alguém que conseguiu fazer, eu nao acredito. Então é esperar ate os primeiros fazerem.

titanium
13/12/2018, 14:16
Recebi essa informação de diversos grupos de whatsapp, mas até ver alguém que conseguiu fazer, eu nao acredito. Então é esperar ate os primeiros fazerem.

Olá Rubéns!

Acho que não é bem questão de acreditar.. o troço saiu de lá (a tal exigência de um CAT para regularizar modificação em um carro que já existe, e, por óbvio, já foi apresentado o CAT pela fabricante/montadora) da norma.

O lance é fazer direito.

Pessoal quer chegar no detran de qualquer jeito e sair regularizado e não é assim que funciona.

Primeiramente é pedir a autorização para modificação das características.
Possivelmente terá de fazer uma vistoria.

Depois é realizar a modificação.

Levar ao INMETRO (uma empresa afiliada/representante) e fazer a vistoria.

Claro e evidente que lá os caras fazem pente fino.
Vão verificar a distribuição do peso no veículo e as características originais dele, bem como tudo o que foi modificado.

Se o trem for bem feito, eles liberam.

Agora se chegar com o carro bagunçado lá e fora da legislação, vai ter que voltar e corrigir.

Sei que em lance de soldas, por exemplo, é importante ser feita no processo MIG. Mas se aparecer com uma solda feita em eletrodo revestido BEM FEITA, com boa penetração e bom acabamento (sem Contaminação), eles liberam.

Para se ter uma ideia do que eles verificam, basta ver a regulamentação para veículos artesanais.. aí se terá uma ideia do critério dos caras.

Em suma, fazendo bem feito, passa.

É minha opinião.

Abraço

valmirjunior
13/02/2019, 15:58
Resolução CONTRAN nº 743/2018

http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/51523850

lhneves
02/08/2019, 15:22
Segue um link que achei na internet. Não sou o vendedor nem mesmo o conheço. É apenas para dar folego a discussão:

https://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-1276751302-motorhome-4x4-mb-motorcasa-n-trailer-camper-mercedes-unimog-_JM

Com um 1418 4x4 o maximo de comprimento do Baú seria em torno de 4,5 metros. Como tenho mulher e filhos mais a sogra precisaria de no mínimo um quarto e pelo menos uma beliche para as crianças. Acho que teria que fazer em um baú de no mínimo 6 metros, mas neste caminhão prejudicaria o angulo de saída. O 1418 4x4 é bem curtinho o chassi. Aqui na minha cidade (Bauru-SP) tem um que fica estacionado na rua, e passo todo dia para dar uma olhadinha.
Abraços

Ulrich Boer
03/08/2019, 13:10
Ótima explicação, parabéns pela argumentação, eu assino embaixo. Procedemos exatamente desta forma, e não tivemos problemas na vistoria e regularização da nossa Camper Ranger. O importante é seguir as normas de segurança, não exceder dimensões e respeitar os limites de peso (nesse caso até o seu veículo vai agradecer, independentemente de leis e normas). Grande abraço e boas aventuras!

Fábio Henrique Dotti
04/08/2019, 10:14
galera, bom dia... estou começando a construir meu trailer, não sei se seria aqui o local mais indicado para isso, mas teria alguém no grupa para trocarmos umas idéias ?

Mmoloki
04/04/2020, 21:33
Uma Bongo 4x4, já pensaram nesta possibilidade ???

envie-me o link completo para essas fotos. Quero ver as medidas claramente

roberto.cardoso@ig.com.br
17/04/2020, 11:05
Fala galera!!! Blz??

Após quase 8 anos viajando de defender... sendo 5 deles acampando em barraca de teto, resolvi investir um pouco mais e comprei um caminhão 4x4.

Comprei um Atego 1725 4x4 2009, com apenas 70.000KM, foi muita sorte encontrar um caminhão 4x4 com baixa KM e com poucas coisas pra fazer.

Os próximos passos serão: redução do entre-eixo e chassi para o tamanho original, aquisição de um baú e a montagem artesanal interna do MH.

Seguem fotos do brinquedo novo!

Procurei uma área específica de caminhões 4x4 no fórum e não encontrei.

Seria interessante trocar informações com amigos que já tenham MH.

Abraços

Rubens Linhalis
26/04/2020, 11:00
Fala galera!!! Blz??

Após quase 8 anos viajando de defender... sendo 5 deles acampando em barraca de teto, resolvi investir um pouco mais e comprei um caminhão 4x4.

Comprei um Atego 1725 4x4 2009, com apenas 70.000KM, foi muita sorte encontrar um caminhão 4x4 com baixa KM e com poucas coisas pra fazer.

Os próximos passos serão: redução do entre-eixo e chassi para o tamanho original, aquisição de um baú e a montagem artesanal interna do MH.

Abraços

Parabens Roberto, acompanho o blog desde a Ranger a gasolina..rs. Bem legal a evolução.
Existe um grupo de whatsapp de caminhoes de expedição. Se quiser, me manda seu whatsapp que adiciono. O grupo é bem tecnico e focado, há diversas pessoas contruindo caminhoes pra expedição lá. Abraços

30/04/2020, 12:30
Parabens Roberto, acompanho o blog desde a Ranger a gasolina..rs. Bem legal a evolução.
Existe um grupo de whatsapp de caminhoes de expedição. Se quiser, me manda seu whatsapp que adiciono. O grupo é bem tecnico e focado, há diversas pessoas contruindo caminhoes pra expedição lá. Abraços

Olá Rubens,

Estive em 2018 no camping em Mucuge... uma pena que vc não estava por lá na época... acabei conhecendo o Gustavo do Destinados por Ai....

Claro, segue meu contato (11) 947182899

Estou em dois grupos, e quero absorver o máximo de informações...

Obrigado por nos acompanhar!!! :)

Rubens Linhalis
08/05/2020, 11:52
Olá Rubens,

Estive em 2018 no camping em Mucuge... uma pena que vc não estava por lá na época... acabei conhecendo o Gustavo do Destinados por Ai....

Claro, segue meu contato (11) 947182899

Estou em dois grupos, e quero absorver o máximo de informações...

Obrigado por nos acompanhar!!! :)

Verdade.. lembrei que passaram lá junto o o Ricardo. Numa outra oportinidade nos conheceremos! Ja pedi pra add lá no grupo.

Se pouder compartilhar no forma de blog, ou outro tipo a contrucao do MH, sera incrivel.. hj fica tudo no whatsapp.. e rapidamente se perde.

Forte abraço!

11/05/2020, 12:46
Verdade.. lembrei que passaram lá junto o o Ricardo. Numa outra oportinidade nos conheceremos! Ja pedi pra add lá no grupo.

Se pouder compartilhar no forma de blog, ou outro tipo a contrucao do MH, sera incrivel.. hj fica tudo no whatsapp.. e rapidamente se perde.

Forte abraço!

Obrigado Rubens!!!

Quero registrar e publicar tudo... só não defini como, mas provavelmente devo registrar através de vídeos curtos de cada etapa, além de publicar no site do permitido...

Devo começar o projeto em janeiro de 2021... preciso definir muitas coisas que ainda são duvidas para começar a executar o projeto.

Abraços

Nilton J
26/05/2020, 15:42
Fala galera!!! Blz??

Abraços

Parabéns pela compra, praticamente novo por ser um caminhão 2009 4x4 com apenas 70.000 Km.

Parabéns também pela iniciativa deste projeto de grande porte que será acompanhando por muitos aqui no fórum, não economize nas fotos de cada etapa de construção a serem aqui postadas.

Que chegue logo 2021!

jucadm
05/07/2020, 21:50
Fala galera!!! Blz??

Abraços

Boa tarde Roberto, tudo bom? Também tenho uma defender e estou olhando um desses Atego para comprar e montar um motorhome. Uma duvida que fiquei foi quanto ao consumo. Conseguiu já ter uma ideia do consumo na cidade e estrada. E quanto as dimensões você saberiam me dizer o entreixos e comprimento? Grande Abraço.

Rubens, se puder me adicionar ao grupo do whatsap ficaria grato. 027988892657. Abraço

06/07/2020, 13:34
Boa tarde Roberto, tudo bom? Também tenho uma defender e estou olhando um desses Atego para comprar e montar um motorhome. Uma duvida que fiquei foi quanto ao consumo. Conseguiu já ter uma ideia do consumo na cidade e estrada. E quanto as dimensões você saberiam me dizer o entreixos e comprimento? Grande Abraço.

Rubens, se puder me adicionar ao grupo do whatsap ficaria grato. 027988892657. Abraço

Opa... ainda não tenho noção do consumo, não consegui rodar com o caminhão, está guardado desde a aquisição. Vendo alguns vídeos no youtube do pessoal que utiliza o Atego pra transporte e rodando na média de 12T de carga.. tem feito algo entre 4,5km/l e 4,8km/l, sonho em conseguir uns 5,5km/l kkkkkkkk

O meu está alongado, entre-eixos com 6,20m, mas original ele tem entre-eixos de 4,16m. Anexei um PDF que tem todas as dimensões originais dele.

Qualquer dúvida estou à disposição!

Abraços,

jucadm
07/07/2020, 20:31
Opa... ainda não tenho noção do consumo, não consegui rodar com o caminhão, está guardado desde a aquisição. Vendo alguns vídeos no youtube do pessoal que utiliza o Atego pra transporte e rodando na média de 12T de carga.. tem feito algo entre 4,5km/l e 4,8km/l, sonho em conseguir uns 5,5km/l kkkkkkkk

O meu está alongado, entre-eixos com 6,20m, mas original ele tem entre-eixos de 4,16m. Anexei um PDF que tem todas as dimensões originais dele.

Qualquer dúvida estou à disposição!

Abraços,

Muito obrigado Roberto.
Pois é, meu medo de sair da defender e ir para um caminhão é justamente o consumo. As viagens são longas. rsrs

09/07/2020, 13:19
Ainda que virtualmente kkkkk, começamos aos poucos o projeto e dando forma para algumas coisas.

Começamos a usar o SketchUp e depois de muitas brigas com a forma de desenhar, conseguimos evoluir o projeto nas dimensões reais de como será.

Agora é dar continuidade em colocar todas as ideias no projeto para iniciar a construção com o máximo de informações possíveis.

Abraços

ivan138
24/07/2020, 13:36
Fala galera!!! Blz??

Abraços

pooo muito legal! eu sonho e ter um motorhome 4x4, ta distante ainda mas um dia chego la.
poste fotos do projeto se puder!
abraços!

mvssr
06/08/2020, 15:28
Pessoal, tem um casal que tem um canal no Youtube e eles estão construindo um motorhome em um caminhão Mercedes 1418 4x4.

Estão postando todos os detalhes da construção e das alterações no veículo:

https://youtu.be/zS082rNw7TU

PCeneviva
16/08/2020, 21:06
Fala galera!!! Blz??

Curiosidade: é câmbio automático?? No painel aparece o "N".

17/08/2020, 11:45
Opa... não... mas existe um sensor que indica se o câmbio está no "neutro" para evitar ligar o motor com o câmbio engatado.

Investigando mais, descobri que é um dispositivo de segurança, pois no motor existem botões para ligar e desligar o motor quando a cabine está basculada, evitando ter que entrar no veículo para ligá-lo.

Sexta passada, realizando uma manutenção, tive que tirar o ar da linha de combustível e esses botões de liga / desliga foram importantes, pois estava sozinho.

Vou tentar subir um vídeo que fiz aqui.

Abraços,

17/08/2020, 12:00
Como não é possível upload de vídeo, achei esse no youtube que é mais ou menos o que tenho no OM906.

Sistema de Start Stop OM 926 LA - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Q4olfdPdiFo)

A diferença o meu motor é que são dois botões, um para ligar e outro para desligar.

Acredito que esse dispositivo de segurança para não ligar o motor com o câmbio fora do N seja para o sistema start / stop funcionar com segurança.

Abraços,

afinotti
16/11/2020, 12:58
Leilão de 3 unidades Iveco Magirus 4x4 até amanhã! No momento estão por 53 mil reais sem documentação (pode ser um pepino documentar).

Regina Aude Leiloes Judiciais (https://www.reginaaudeleiloes.com.br/leilao/leilao-de-ativos-de-infraero-palmas-to/1114)

17/11/2020, 10:16
Esses Ivecos Magirus são um sonho de consumo.

Conheço uma pessoa que arrematou um da infraero de Belém, PA... esta no processo de documentação.

Abraços,

Leilão de 3 unidades Iveco Magirus 4x4 até amanhã! No momento estão por 53 mil reais sem documentação (pode ser um pepino documentar).

Regina Aude Leiloes Judiciais (https://www.reginaaudeleiloes.com.br/leilao/leilao-de-ativos-de-infraero-palmas-to/1114)

PCeneviva
15/12/2020, 10:15
Opa... não... mas existe um sensor que indica se o câmbio está no "neutro" para evitar ligar o motor com o câmbio engatado.

Investigando mais, descobri que é um dispositivo de segurança, pois no motor existem botões para ligar e desligar o motor quando a cabine está basculada, evitando ter que entrar no veículo para ligá-lo.

Sexta passada, realizando uma manutenção, tive que tirar o ar da linha de combustível e esses botões de liga / desliga foram importantes, pois estava sozinho.

Vou tentar subir um vídeo que fiz aqui.

Abraços,

Oi Roberto.
Como está evoluindo o projeto?
Gostaria de acompanhar, se possível.
Obrigado.

15/12/2020, 10:22
Oi Roberto.
Como está evoluindo o projeto?
Gostaria de acompanhar, se possível.
Obrigado.

Opa bom dia.!!

Com todos esses transtornos da pandemia, o projeto está parado!

Acredito que em janeiro iniciarei a parte de redução de entre-eixos e encurtamento do chassi.

Também devo iniciar a construção da base do baú, com a utilização do sistema pivotante.

Aproveitei o tempo parado e aprendi a usar o sketchup para desenhar toda a parte da casa, que já evoluiu uns 90%.

Assim que tiver novidades postarei aqui no fórum.

Abraços,

augustofelicio
17/02/2021, 13:06
Olá, amigos, tudo bem?
Sou novo aqui e fico contente de ter encontrado esse meio para conversar com pessoas com sonhos parecidos com os meus e com muito mais experiência.
Li todo o tópico e já aprendi bastante.
Assim como muita gente tenho o sonho de viajar o mundo desde criança. Felizmente agora as coisas estão caminhando pra que isso aconteça.

Estou no momento de escolher o veículo para uma expedição global de pelo menos quatro anos por todos os continentes, com uma filha de 10 anos e se Deus quiser, esposa grávida.

Os fatores que considero para escolher o veículo são mais ou menos os mesmos que já vi algumas vezes no tópico:

1 - Segurança/confiabilidade

Preciso de um veículo com uma mecânica boa, que não me deixe na mão no meio de um deserto. Que tenha uma manutenção "fácil" ao redor do mundo ou o mais próximo disso possível. Algo já aprovado por quem entende.

2 - Espaço/conforto

Por sermos quatro pessoas de fato morando em um veículo, preciso de espaço suficiente para ter todas as necessidades supridas sem que a viagem se torne exaustiva ao longo do tempo principalmente diante de uma gravidez.
Por outro lado não quero que seja um caminhão grande demais que me limite muito dentro das cidades.
Queremos algo que nos de segurança e algum conforto para que a viagem não nos esgote mas não precisamos de muito.

Depois de pensar e pesquisar muito entendi que o Atego apesar de um caminhão fantástico, seria muito grande pra mim, me traria limitações nas cidades, velocidade de cruzeiro baixa, consumo alto. Acho que consigo me virar com algo menor e mais ágil na cidade. Cheguei então ao Iveco Daily que parece fantástico mas que gostaria de entender de vocês se realmente a transformação para 4x4 é suficiente para rodar o mundo. Como é a manutenção da Iveco? Aguentaria essa empreitada? Por fim, me deparei com o que mais me agrada até agora que é o VW delivery 11180 4x4.

Gostaria de saber qual é a opinião de vocês sobre este veículo.

Forte abraço!
Augusto.

23/02/2021, 10:40
Augusto,

Das pesquisas que fiz, o 11180 4x4 estava na lista, um projeto de 11T para um caminhão 3/4 com uma excelente mobilidade, trata-se de um excelente veículo. A única coisa que me incomoda nele é o fato de só poder utilizar diesel S10 e também a necessidade de utilização do ARLA32, fora do Brasil conhecido como AdBlue.

Hoje tanto o S10 como o ARLA 32 é facilmente encontrado em todo território nacional, mas em alguns países da américa do sul, não é tão fácil de encontrar esses produtos.

Abraços,

Olá, amigos, tudo bem?
Sou novo aqui e fico contente de ter encontrado esse meio para conversar com pessoas com sonhos parecidos com os meus e com muito mais experiência.
Li todo o tópico e já aprendi bastante.
Assim como muita gente tenho o sonho de viajar o mundo desde criança. Felizmente agora as coisas estão caminhando pra que isso aconteça.

Estou no momento de escolher o veículo para uma expedição global de pelo menos quatro anos por todos os continentes, com uma filha de 10 anos e se Deus quiser, esposa grávida.

Os fatores que considero para escolher o veículo são mais ou menos os mesmos que já vi algumas vezes no tópico:

1 - Segurança/confiabilidade

Preciso de um veículo com uma mecânica boa, que não me deixe na mão no meio de um deserto. Que tenha uma manutenção "fácil" ao redor do mundo ou o mais próximo disso possível. Algo já aprovado por quem entende.

2 - Espaço/conforto

Por sermos quatro pessoas de fato morando em um veículo, preciso de espaço suficiente para ter todas as necessidades supridas sem que a viagem se torne exaustiva ao longo do tempo principalmente diante de uma gravidez.
Por outro lado não quero que seja um caminhão grande demais que me limite muito dentro das cidades.
Queremos algo que nos de segurança e algum conforto para que a viagem não nos esgote mas não precisamos de muito.

Depois de pensar e pesquisar muito entendi que o Atego apesar de um caminhão fantástico, seria muito grande pra mim, me traria limitações nas cidades, velocidade de cruzeiro baixa, consumo alto. Acho que consigo me virar com algo menor e mais ágil na cidade. Cheguei então ao Iveco Daily que parece fantástico mas que gostaria de entender de vocês se realmente a transformação para 4x4 é suficiente para rodar o mundo. Como é a manutenção da Iveco? Aguentaria essa empreitada? Por fim, me deparei com o que mais me agrada até agora que é o VW delivery 11180 4x4.

Gostaria de saber qual é a opinião de vocês sobre este veículo.

Forte abraço!
Augusto.

06/05/2021, 15:56
Olá amigos,

Depois de um tempo parado estou retomando aos poucos o projeto do overlander truck.

O primeiro passo foi reduzir o entre-eixos do caminhão para o tamanho original de 4,20m, estava com 6,20m de entre-eixos.

Algumas fotos da etapa de redução do chassi.

Aos poucos vou postando a evolução do projeto.

Abraços,

11/05/2021, 14:34
Olá Amigos,

Fui buscar hoje o caminhão após a execução do encurtamento do entre-eixos e do chassi, incrível a diferença que deu no caminhão, nem parece o mesmo. Mudou muito até na dirigibilidade, eu pensei que o caminhão ficaria mais duro, pulando mais, e por incrível que pareça ficou mais macio e mais firme.

O próximo passo é a instalação do baú para finalmente iniciarmos a montagem artesanal do interior.

Seguem algumas fotos.

Abraços,

18/05/2021, 14:38
Olá Amigos,

E os trabalhos não param! Enquanto o Atego ainda revisa alguns itens da parte mecânica, continuamos com o projeto de como ficará a parte da casa.

Seguem algumas fotos do projeto.

Abraços,

renatoprintmac
25/05/2021, 20:06
Parabéns pelo projeto! Vou acompanhar por aqui, sucesso.

, vou
Olá Amigos,

E os trabalhos não param! Enquanto o Atego ainda revisa alguns itens da parte mecânica, continuamos com o projeto de como ficará a parte da casa.

Seguem algumas fotos do projeto.

Abraços,

GRANTHOM
23/10/2022, 22:37
Fala pessoal...

Há tempos venho estudando a opção de caminhão para um MH. Meu candidato é um F12000 (cummins pitbull).
Possuem ideia do que usar para traçar ele?
Já viram algum projeto assim?

02/07/2024, 13:49
Olá pessoal... faz um tempão que não posto aqui... saudades dos fóruns... hoje muitas coisas se perdem nos grupos de whats...

Continuo com a construção do projeto, agora em março completamos 4 anos ... e ainda temos um longo trecho até terminar..

Umas fotos de como está o caminhão...

as vezes postamos a evolução na nossa página do Insta... @atego4x4br

AdrianoJPX
03/07/2024, 16:54
Olá pessoal... faz um tempão que não posto aqui... saudades dos fóruns... hoje muitas coisas se perdem nos grupos de whats...

Continuo com a construção do projeto, agora em março completamos 4 anos ... e ainda temos um longo trecho até terminar..

Umas fotos de como está o caminhão...

as vezes postamos a evolução na nossa página do Insta... @atego4x4br

Grande Roberto. Estamos por aqui também. Adriano Karlo @milicaohometruck