Conectar

Ver Versão Completa : Temperatura Opala 4 Cilindros

Sergio Willys
20/01/2006, 22:15
Pessoal, um breve histórico:
O 61 tá com motor de opala 4 cilindros, silenciador de Fiat, radiador original Willys e marcador de temperatura também original. Pois é, andando na cidade, o marcador fica no meio, mas entrou na estrada o ponteiro vai lá pracima !!! Como o marcador é uma B. não dá pra dizer a quantas anda a temperatura, mas medi com termômetro digital, e mostrou 88ºC, (nesta hora o marcador de temperatura estava a 3/4).
Perguntas:Qual a temperatura normal de funcionamento do Opala 4 Cil ?
O fato da temperatura subir na estrada é normal? Dá pra deixar o bicho mais friozinho?

Obrigado antecipadamente !!!!

Kim
24/01/2006, 00:24
Caro Sergio!
Desculpe minha intromissão, mais pela descrição que passou, o problema não é dos aparelhos que fazem parte da medição da temperatura.
Tenho um leve conhecimanto sobre escapamentos e, o modelo que usa, é para um motor que chaga no máximo a 1.5cc e, o GM 151 é 2.5cc, portanto a produção de gases é maior.
Troque o silencioso da sua viatura com uma certa urgencia, pois esta superaquecendo o motor.

Atte,

Gentil Filho.

Carlos ZN
24/01/2006, 08:26
Olá Sergio,

O que entendi é que vc. está com motor de Opala e marcador original??

Vc. está usando qual cebolinha, a do Jeep ou Opala?

Se tiver com a do Opala vá até a Jipebrás e compre a cebolinha e o adapitador para motor de Opala.

No meu na cidade e transito fica no meio e estrada baixa para um pouco mais de 1/4.

Marcos ET
30/01/2006, 13:15
Pois meus amigos... andei lendo algo sobre aquecimento nos motores GM (naquele site "best cars web site") e em outros sites que nao lembro agora... alguns deles falam de um "misterio" que envolve estes motores... alguns (principalmente os modelos a álcool) aquecem sem motivo aparente!

Eu sofro com o mesmo problema, é só pegar um pedaço de estrada ou trecho longo de regime de rotação um pouco mais alto que o motor esquenta até o "vermelho"... antes eu pensei que era o cabeçote (rebaixado), entao troquei o cabeçote por outro... nada! depois pensei que era o ponto de ignição, verifiquei o ponto e... nada! depois pensei que era bomba de água... mandei abrir pra ver e... nada tbem! (nao pensei que era radiador, afinal de contas eu uso radiador do 6cil. com uma ventoinha elétrica na frente e a mecânica atrás do radiador, ambas vetilam na mesma direção)... já revirei o motor atrás de uma possível falha no sistema e nao encontro!

depois de mais d um ano procurando... já tou pensando em vender este motor só pcausa do aquecimento! é coisa de outro mundo... se alguém souber oq mais pode estar errado.... agradeço muito a ajuda!

[]'s superaquecidos...

COLOMBO1
30/01/2006, 13:37
Marcos, experimenta andar sem a valvula termostática

p.peleje
30/01/2006, 13:58
Esse é o mesmo problema do Bf 161. Na estrada conforme se aumenta o giro ele aquece. Esses motores ñ aguentam muito bem giro alto.

Tenho um amigo que teve GM151 a alcool e tinha o mesmo problema, trocou pelo GM250S e o problema diminuiu mas ñ sumiu.

[]s

Peleje

fpandur
30/01/2006, 16:46
No meu CJ tenho um GM 151 ano 90, original a álcool. Nunca tive qualquer tipo de problema com aquecimento, mesmo andando várias horas na estrada a cerca de 100 KM/h. :discordo: E olha que só tenho a ventoinha elétrica na frente do radiador, a mecânica foi retirada porque não tinha espaço ... :roll: Uso válvula termostática e um cebolão que aciona a ventoinha em cerca de 88 graus, se bem me lembro.

Pela especificação deste motor (original alcool), a temperatura normal de funcionamento é entre 90 a 110 graus, maior portanto que o BF-161, que fica na casa dos 80-90 graus.

Se você já checou ponto, bomba d´água, radiador está OK (não entupido internamente), cabeçote, etc, então presumo que possa estar com as galerias internas do motor entupidas por conta de ferrugem. Já fez uma limpeza geral nesse sentido ? :pensativo:

SJKCaio
30/01/2006, 17:03
Se for fazer a limpeza cheque os selos, pois depois da limpeza costuma vazar agua ali :x :x

fpandur
30/01/2006, 17:09
Se for fazer a limpeza cheque os selos, pois depois da limpeza costuma vazar agua ali

Sim, se estiver muito sujo de ferrujem, os selos já podem estar comprometidos. O ideal é trocar todos eles. Neste motor tem selos pequenos na lateral oposta às velas, e 1 ou 2 selos maiores atrás, na face da caixa-seca. :wink:

Sergio Willys
01/02/2006, 15:03
Beleza de dicas pessoal:
A calibração do relógio do painel x sensor (cebolinha) realmente não é a melhor, embora tenha sido feita pelo pessoal da VDO, mas se o ponteiro sobe, definitivamente é porque ficou mais quente, e se abaixa é porque esfriou. E o fato é que na estrada ele sobe. Este fato não acontecia anteriormente, mas passou a acontecer ultimamente. Depois que começou a esquentar, já concertei o radiador, o que incluiu a limpeza, e acertei o ponto. Mas continua esquentando. A hélice é aquela original do Opala, que funciona direto por correia, e gira bem próxima do radiador.
Nunca fiz limpeza das galerias do motor, mas uso fluido mineral e a água não está barrenta, assim acho pouco provável que esteja com entupimetos....
Nenhum fato relevante me vem a memória que seja a diferença entre o antes (qdo não esquentava) e o hoje. :putz:

Sergio Willys
01/02/2006, 15:11
Revendo as dicas, percebi que a informação do Kim passou desapercebida.
O silenciador pode ser um dos problemas sim. O que é recomendado colocar, o silenciador do Opala mesmo?
Abraço

fpandur
01/02/2006, 15:15
O que é recomendado colocar, o silenciador do Opala mesmo?

No meu eu tenho o silenciador do próprio Opala. :wink: Mas fiz a troca recentemente, até então rodava com o que veio no Jeep mesmo. Estava lá desde que o comprei, uns 10 anos atrás. Então não sei de qual carro era. Mas não era "achatado" como os mais modernos, era bem um cilindro mesmo. De qualquer forma, mesmo com esse, nunca tive problemas com aquecimento.

Varela
07/02/2006, 14:21
Pois meus amigos... andei lendo algo sobre aquecimento nos motores GM (naquele site "best cars web site") e em outros sites que nao lembro agora... alguns deles falam de um "misterio" que envolve estes motores... alguns (principalmente os modelos a álcool) aquecem sem motivo aparente!

Eu sofro com o mesmo problema, é só pegar um pedaço de estrada ou trecho longo de regime de rotação um pouco mais alto que o motor esquenta até o "vermelho"... antes eu pensei que era o cabeçote (rebaixado), entao troquei o cabeçote por outro... nada! depois pensei que era o ponto de ignição, verifiquei o ponto e... nada! depois pensei que era bomba de água... mandei abrir pra ver e... nada tbem! (nao pensei que era radiador, afinal de contas eu uso radiador do 6cil. com uma ventoinha elétrica na frente e a mecânica atrás do radiador, ambas vetilam na mesma direção)... já revirei o motor atrás de uma possível falha no sistema e nao encontro!

depois de mais d um ano procurando... já tou pensando em vender este motor só pcausa do aquecimento! é coisa de outro mundo... se alguém souber oq mais pode estar errado.... agradeço muito a ajuda!

[]'s superaquecidos...

Rapaz, eu já tive todos os opalas que voce possa imaginar e nunca fiquei sabendo que estes motores tinha problema de aquecimento.
Agora responda o motor simplesmente aquece ou chega a ferver e jogar água pra fora?
Voce precisa ainda verificar algumas coisas:
1- mande varetar o radiador, se já não o fez;
2 - verifique se está usando a tampa do radiador correta;
3 - veririque se o relógio da temperatura está funcionando certo.
4 - a mangueira de baixo pode estar fechando, coloque uma mola dentro dela.

fugger
07/02/2006, 15:40
Já vi muitas vezes isso acontecer nos motores de opala no jeep.

Em todas os problemas foram (ordem crescente):

:arrow: bomba d`água
:arrow: valvula temostatica
:arrow: regulagem do ponto
:arrow: escapamento entupido / subdimensionado
:arrow: radiador obstruído

Neste último, muitas vezes o que ocorre é que o radiador fura e o cara manda arrumar no borracheiro da esquina que na verdade é auxilar de ajudante de pedreiro. :parede:
Pra ficar baratinho ao invés de trocar a colméia, o cara isola uma parte do radiador. :parede:
Na baixa rotação com alguma velocidade vai sem problemas, mas quando vc força nas trilhas ou sobe muito a rotação na estrada não dá tempo pra água esfriar no radiador. :parede:

Sugestão: Tire o radiador, ponha ele deitado no chão e veja quantos litros de água cabem nele. :wink:

Mas é apenas a minha experiência... :concordo:

[]´s

Varela
07/02/2006, 17:22
Já vi muitas vezes isso acontecer nos motores de opala no jeep.

Em todas os problemas foram (ordem crescente):

:arrow: bomba d`água
:arrow: valvula temostatica
:arrow: regulagem do ponto
:arrow: escapamento entupido / subdimensionado
:arrow: radiador obstruído

[]´s

Porém voce há de convir que isso não é um problema do motor de opala e sim uma coisa que pode acontecer com qualquer motor.

fugger
07/02/2006, 17:42
Porém voce há de convir que isso não é um problema do motor de opala e sim uma coisa que pode acontecer com qualquer motor.

Em ponto algum escrevi que era exclusividade dos motores de opala. :stop: Apenas são mais frequentes com estes motores por causa das adaptações, que nem sempre recebem a devida manutenção.

Particularmente sou fã dos motores GM151 e GM250 e principalmente o Powertech! :twisted:
Apenas relatei os problemas que vi. :concordo:

[]´s

Marcos ET
11/02/2006, 15:52
Caramba.. jah andei com e sem termostática.... e a mesma coisa aconteceu.. ponteirinho la no vermelho.. nao pode ser radiador entupido, pois uso o do Opala 6Cil NOVO (de aluminio) e continua esquentando...

jah tou pensando em desmontar o motor e verificar ítem/ítem.....

fontana
11/02/2006, 16:14
Pessoal, um breve histórico:
O 61 tá com motor de opala 4 cilindros, silenciador de Fiat, radiador original Willys e marcador de temperatura também original. Pois é, andando na cidade, o marcador fica no meio, mas entrou na estrada o ponteiro vai lá pracima !!! Como o marcador é uma B. não dá pra dizer a quantas anda a temperatura, mas medi com termômetro digital, e mostrou 88ºC, (nesta hora o marcador de temperatura estava a 3/4).
Perguntas:Qual a temperatura normal de funcionamento do Opala 4 Cil ?
O fato da temperatura subir na estrada é normal? Dá pra deixar o bicho mais friozinho?

Obrigado antecipadamente !!!!

verifique tudo oq o pessoal falou anteriormente, cano de descarga, radiador etc...recomendo o uso da valvula termostatica sim, pq sem ela o motor demora a esquentar, mas depois não esfria mais.....
verifique a qualidade do óleo lubrificante usado e a quantidade usada, e o filtro de óleo tmb, do motor 4 e 6 cil são diferentes....
verifique ponto inicial e final....
verifique se não tem valvulas enforcadas, mesmo usando tucho hidraulico...
verifique tmb velas se estão corretas pro motor, se for a gasolina recomendo velas NGK BP6ES e alcool BP7ES...não recomendo velas Bosch
limpe todo o sistema de arrefecimento e coloque 2L de etilenoglicol dentro..

não entendo muito de Jeep....só de Mecanica....hehehehe

mecanicafontana@yahoo.com.br

fpandur
11/02/2006, 16:49
não recomendo velas Bosch

Fiquei curioso ... porque não ? Sempre considerei os produtos da Bosch como sendo de alta qualidade, quaisquer que fossem eles ... :pensativo:

fugger
11/02/2006, 18:11
Marcos ET

Esse teu radiador pode ser novo, mas foi "encurtado né? :pensativo:
Se não me engado o radiador dos opalas modernos (alumínio) é bem mais largo que esse... :pensativo:

[]´s

fontana
12/02/2006, 13:35
não recomendo velas Bosch

Fiquei curioso ... porque não ? Sempre considerei os produtos da Bosch como sendo de alta qualidade, quaisquer que fossem eles ... :pensativo:

sim existem produtos bosch q são da mais alta qualidade e tecnologia...mas as velas são um caso a parte, ja peguei varios defeitos de falhas em carros e eram as velas bosch novas....sem contar q a gama termica da NGK é mais ampla...
por exemplo vela bosch se vc colocar num motor velho queimando oleo e ela sujar uma vez se foi.....ja a NGK aceita uma escovada e fica 0km de novo...

esse é meu palpite e meu gosto....hehehehe....

Carlos ZN
13/02/2006, 08:56
Olá Amigos,

Muita atenção para não ter o prejuiso que tive:

-Cabeçote trincado.

-Com a entrada de agua deu calso hidráulico e explodi uma camisa, "bloco foi para o saco".

Sergio Willys
14/02/2006, 16:54
Pessoal; Ainda estou para trocar o silenciador, e colocar um de Opala, para ver se o aquecimento diminui. Parei num escapamenteiro (fica perto do Josewal) que faz adaptações em Jeeps e ele deu uma olhada, e também acha que pode ser o escapamento. Mas não garantiu ! Além do silenciados, ele recomendou trocar todo o cano, desde a saída do motor, pois há uma série de emendas, com variação de diâmetro, inclusive na ponteira.
Assim que fizer o serviço contopara vocês !!
Abraço

Alessandro Henrique
14/02/2006, 17:35
Se não me engado o radiador dos opalas modernos (alumínio) é bem mais largo que esse... :pensativo:

Nem digo opalas modernos ja em 1980 o radiador era este mais largo.

Sds.

fpandur
14/02/2006, 19:04
Beleza fontana, bom saber. No meu Jeep, c/ Opala 4cc estou usando NGK.

Marcos ET
15/02/2006, 00:46

Nem digo opalas modernos ja em 1980 o radiador era este mais largo.

Sds.

Agora realmente nao sei... comprei este radiador NA CAIXA, LACRADO... com logo da Chevrolet no papelão... tava escrito "General Motors - Caravan Diplomata 85/86 Álcool" e para motores 6 cilindros.... bom, da maneira que tirei da caixa eu instalei no jeep... as canaletas sao enóooooormes.... mas o radiador nao foi encurtado....

Alessandro Henrique
15/02/2006, 06:21
Marcos ET,
Isso ta estranho :pensativo:
Nao tenho a foto aqui comigo, mas te confirmo que o radiador era maior que este (me refiro ao 250s alcool) tendo inclusive a tampa localizada no lado direito e reservatorio de expansao do lado esquerdo. De qualquerf forma, em funcao do tamanho, acredito que nao seja possivel adaptar este radiador no jeep.
Fazendo uma breve consulta constatei que nos anos 70 o 4100 utilizava um radiador menor. :concordo:

Sds.

Carlos ZN
15/02/2006, 08:28
Desculpe amigos,

Mas os radiadores de aluminio são mais finos que os de outros materiais, pois o seus poder de discipação de calor é bem maior dos feitos em outros materiais.
As difereças estão na aplicação, qual motor.
Se comparar de um Opala 4 cc o de aluminio é mais fino que o de latão.

Marcos ET
18/02/2006, 04:46
Marcos ET,
Nao tenho a foto aqui comigo, mas te confirmo que o radiador era maior que este (me refiro ao 250s alcool) tendo inclusive a tampa localizada no lado direito e reservatorio de expansao do lado esquerdo. De qualquerf forma, em funcao do tamanho, acredito que nao seja possivel adaptar este radiador no jeep.
Fazendo uma breve consulta constatei que nos anos 70 o 4100 utilizava um radiador menor. :concordo:
Sds.

agora tá ficando cada vz mais complicado... pois na caixa do radiador tava escrito de 86 em diante... rsrsrsrs (motores 4.1) o interessante é que na caixa nao indicava este radiador para Opala, somente CARAVAN... sei que sao exatamente o mesmo carro, mas isso foi curioso... rs

Sergio Willys
02/03/2006, 16:46
Para os registros:

Troquei o escapamento. Tudo de Opala. Ficou mais silencioso, e com ronco de Opala (Incrível!!!).
Mas a tempetaura não baixou, na estrada.

Me falaram (conselho de curioso) pra trocar a bomba dágua, que "pode tar cansada". Alguem tem experiência com problemas na bomba d'água?

Abraço

Carlos ZN
03/03/2006, 15:30
Olá Sergio,

A bomba dágua, não cansa e sim ronca ou vaza, solte a correia e gire a helice, se escultar o ronco do rolamento já era, por falar em helice qual a distancia do radiador???

Sergio Willys
03/03/2006, 17:54
Valeu Carlos;

Tudo parece estar bem com a bomba, sem ronco ou vazamento. Pensei no rotor interno se desgastando e perdendo eficiência no bombeio (aquecendo mais).

A Hélice é bem próxima do rediador. na parte de baixo, fica amenos de um dedo do radiador. A adaptação do motor de Opala foi feita mantendo-se tanto opainel corta fogo como o radiador originais, ou seja o motor entrou "exprimido".

Uma outra coisa que descobri é que o radiador estava vazando. Devia ser a mais tempo, mas só agora começou a pingar água. Já concertei, mas não peguei estrada ainda pra ver o que acontece. :putz:

Carlos ZN
04/03/2006, 09:12
Grande Sergio,

Matou a charada radiador vazando, não faz pressão no sistema, não funciona direito.
Ufa, já ia colocar um panico em vc., dizendo que vc. teria uma trinca no cabeçote ou camisa.

Sergio Willys
04/03/2006, 20:20
Pis é pessoal.
Botei na estrada e não deu outra, esquentou de novo !
Será que uam regulagem feita no medidor de temperatura no passado pode ter deixado de funcionar e o medidor tá doidão?

Acho que vou passar na VDO que fez o serviço e checar se não é isso, porque tá dificil achar o motivo da encrenca.

Quanto a trinca Carlos, também é possível. Vou acompanhar o nível de água no radiador e ver se abaixa.

Abraço

Carlos ZN
06/03/2006, 07:58
Grande Sergio,

Veja se o nivel de Oleo aumenta tambem, agora sobe no ponteiro ou sente que o motor esquenta mesmo???
Se for só no ponteiro, vc. está usando a cebolinha do Jeep???
Existe a relação de amperagem do relógio X cebolinha.

Marcos ET
14/03/2006, 22:49
PessoALL, fora as questões com o radiador, fui a vários sites que falam sobre motor de opala.... vários destes sites falam do "misterioso" aquecimento de alguns motores GM (é misterioso pq ninguém sabe o problema!)

fiquei meio desanimado com esta notícia... quando tinha cabeçote rebaixado, eu pensei que era isso e troquei o cabeçote (pois o original trincou); quando podia estar fora do ponto, mandei botar no ponto; quando poderia ser sujeira no circuito, mandei limpar; quando poderia ser a bomba de água, troquei; quando pensei em ser carburação falha, tentei regular (carburador velho é f....); quando pensei que era isso, arrumei, quando era aquilo, tbem mandei ver....

NADA RESOLVE! O MOTOR CONTINUA ESQUENTANDO QUANDO PEGO ESTRADA.... (exatamente igual ao Sérgio... exatamente igual ao meu velho Continental 442 GoDevil original)

tou descobrindo manhas incríveis sobre este motor.... mas este problema de aquecimento é um porre... penso em trocar ele por um AP só pcausa disso..............

Sergio Willys
14/03/2006, 23:46
Pois é, ainda é cedo para afirmar, mas tá acontecendo algo, pelo menos interessante.
Depois do concerto do radiador, o dono da oficina (Vasco) me aconselhou a parar de usar aditivo :stop: . Voltando ao passado, logo que peguei o bicho, não usava nada, mas o dia que vi a quantidade de barro (ferrugem) que tava acumulada no radiador resolvi colocar aditivo. Comecei com etileno glicol, que é aquele para os caros modernos, mas depois de um tempo fiquei sabendo que era mais para os radiadores de alumínio, e como o do 61 é de cobre, fui atraz do aditivo específico, que é a base de óleo mineral. Realmente o radiador ficou limpo por dentro, mas segundo o Vasco, os furos que aopareceram na colméia tem a ver com o aditivo. Segundo ele o radiador ainda é o original, e a ferrugem que se forma lá dentro, de certa forma funciona como vedante :idea: . Com o aditivo, remove-se a ferrugem acumulada por décadas, e começam a aparecer uma série de vazamentos!. Ok, Parei de usar o aditivo, e de uns dias pra cá, vejo que a temperatura não está subindo como antes. Não peguei uma estrada pra valer de novo, por isso digo que ainda é cedo, mas em trajetos urbanos onde a temperatura subia pra lá de 1/2 relógio, hoje não sobe mais. Fico devendo um fechamento para a "hipótese", mas pergunto por enquanto se alguém tem uma explicação plausível para - com aditivo esquenta mais???. :pensativo: :pensativo: :?: Abraço

Alessandro Henrique
15/03/2006, 06:48
Os aditivos a base de etileno glicol possuem vantagens e tambem desvantagens.
A finalidade do etileno glicol no sistema de arrefecimento e a de elevar a temperatura de ebulicao da agua(mistura). O etileno glicol puro entra em ebulicao a 190 C sob pressao atmosferica. Misturado a agua, evita a oxidacao e mantem o sistema limpo (evita crostas).
De acordo com as recomendacoes ao se efetuar a mistura correta ( 40% de aditivo, 60% agua), tem-se como resultado a elevacao da ponto de ebulicao da agua para cerca de 118 C, contribuindo desta forma com a reducao da formacao de vapor no sistema. Outra caracteristica e a de evitar o congelamento da agua a 0 C, passando a ocorrer proximo dos -25 C.
Ate entao, tudo de bom. Acontece que esta mistura altera a quantidade de calorias que uma dada porcao(massa) de agua pode transmitir/receber. E esta alteracao e para menos! Devido a este inconveniente, os veiculos concebidos para utilizar tal mistura possem radiadores maiores e de materiais diferentes, justamente para auxiliar na tarefa de troca de calor.
De certa forma, pode-se afirmar que se a mistura estiver incorreta e ainda, em radiadores de veiculos antigos, certamente o sistema trabalhara sob uma temperatura maior, embora limpo.
Vale salientar que cerca de 33% da energia proveniente do combustivel e dissipada em forma de calor atraves do sistema de arrefecimento. Isso representa disperdicio de energia sendo um dos motivos pelos quais as maquinas termicas possuem baixo rendimento. Ha alguns anos atras, havia uma ideia/conceito de que os motores deveriam trabalhar o mais proximo possivel da temperatura ambiente ou seja, "frios".
O emprego de novas tecnicas de usinagem e emprego de outros materiais/ligas, estudos de dilatacao, contribuiram para tornar os motores mais leves e de certa forma, elevar o rendimento cortando disperdicios onde possivel. Resumo, o objetivo e fazer com que o mesmo trabalhe mais "quente".
Atualmente, o sistema e projetado para permitir que o motor chegue a temperatura de trabalho mais rapido possivel de forma mais homogenea e que possa manter esta temperatura em diferentes regimes. Sendo assim, a valvula termostatica e muito importante!
Como o controle deve ser feito de modo mais preciso houve a necessidade de emprego do ventilador eletrico, sendo acionado apenas quando necessario.

Sds.

Sergio Willys
15/03/2006, 10:09
Beleza de comentário Alessandro :palmas: , e a menor capacidade de troca de calor reforça o aumento de temperatura verificado.
Conforme falei, ultimamente estava usando o aditivo de base mineral, em concentração de 4%. Este aditivo trabalha de forma diferente do etileno glicol.Será que a quantidade era o suficiente para modificar sensivelmente a capacidade de troca de calor? Este tipo de aditivo (mineral) trabalha fazendo uma emulsão com a água e aí (por haver uma modificação molecular), pode ser que os parâmetros de taxa de troca de calor se modifiquem....

Mas que pelo que tudo indica, a conclusão parece ser:

Se é radiador velho (Willys de cobre), não se deve usar aditivo na água!! :concordo:

Alessandro Henrique
15/03/2006, 16:08
Sergio,
Eu nao sei qual o aditivo que voce esta utilizando. Existem muitos aditivos sendo comercializados. Alguns sao empregados por um periodo curto apenas para limpeza, tendo desta forma PH elevado. Utilizar aditivos deste tipo por tempo prolongado ou com concentracao inadequada e chamar pelo problema. Nao estou dizendo que este seja seu caso, apenas faco este comentario para chamar a atencao para este fato.
Acredito que a utilizacao de 4% deste aditivo que voce mencionou nao seja o suficiente para causar grandes inconvenientes no processo de troca de calor. De qualquer forma, tente obter alguma informacao com o fabricante.
O fato do radiador ser de cobre ou aluminio nao constitui em empecilho para a utilizacao do aditivo porem, acredito que a sua concentracao deva ser ajustada.
Sds.

Marcos ET
18/03/2006, 01:22
Aditivo a base de óleo mineral?!?

PUUTZ, depois o pessoal me fuzilou quando eu falei que usava FLUIDO DE CORTE (óleo solúvel para usinagem) no meu velho continental.... e olha que era uma MARAVILHA!

como eu jah falei, os fluidos de corte tem dupla função: auxiliar na troca de calor e evitar a oxidação precoce da peça que se está usinando!

FLUIDO DE CORTE! nem lembrava mais disso....

Sergio Willys
18/03/2006, 17:10
Pois é Marcos !!!
Basicamente a formulação é essa. Aliás o produto que eu tenho veio de um fabricante de fluido de corte mesmo. Vai ter gente que realmete vai assustar com esta história, mas ainda bem que você tá aí pra me ajudar com Ela !!!!

Mas pelo que parece, no caso do 61 não foi bom não. Agora tá sem nada (só água é claro) e parece estar esquentando menos.

Outro dia perguntei pra um mecânico se ele achava bom colocar aditivo. Aí ele me perguntou: O que diziam pra fazer no manual daquela época. Respondi que não mandavam por nada. Então ele veio com aquela: E o que que você tá inventando? Nesta altura melhor ficar quieto :parede: :parede:

Marcos ET
20/03/2006, 23:18
Pois é Marcos !!!
(...) O que diziam pra fazer no manual daquela época. Respondi que não mandavam por nada. Então ele veio com aquela: E o que que você tá inventando? Nesta altura melhor ficar quieto :parede: :parede:

HAHAHAHAHAHA muito boa esta! o cara é um gênio! ainda nao tinha pensado nisso.....

Uma coisa interessante aconteceu quando eu coloquei fluido de corte no velho GoDevil..... como eu estava com o radiador original e este estava "um pouco" furado (mas vedado pela ferrugem), eu resolvi tacar uns 350ml de óleo solúvel nele... hahahaha foi só andar alguns quilometros que o radiador "abriu" todo... parecia uma peneira! o óleo de corte limpou tudo tudo! ficou uma maravilha.... pena que acabou desentupindo até os furos da colmeia.... rsrsrsrs

mesmo depois de meses, ao abrir a tampa do radiador o "fluido" refrigerante (água mais óleo soluvel) ainda estava branco! nada daquela meleca marrom.... e olha q naquela época eu morava no morumbi e trabalhava na moóca... e ia e voltava de jeep todos os dias!!!!

Alessandro Henrique
21/03/2006, 09:57
O óleo solúvel utilizado como fluido de corte funciona para este propósito porém, não estou certo quanto ao preço. Alguém sabe quanto custa o litro? Também existe o óleo integral sendo que este ainda não vi ser utilizado até por ser mais caro.

Sds.

Sergio Willys
21/03/2006, 11:49
Pois é Marcos;
Realmente fica limpinho por dentro, dá gosto de ver !!! :pensativo: :pensativo:
No meu, deve ter sobrado um pouco de fluido na água ainda, tanto é que o RADIADORISTA (especialista em radiadores ???) só deu garantia de 1 mês para o concerto. Deve tá antevendo o efeito "peneira" que você falou !!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

Sergio Willys
21/03/2006, 12:19
Hi Alessandro;
Hope things are oK in Birminghan UK !!!
Send my best wishes to the Queen, and tell her that "we're the Chanpignons !!

Tem trilha boa aí pelos campos Ingleses. Tem que se enturmar, mas rolam evento interessantes. Tudo dentro da metodologia e dos cuidados dos Ingleses, com seguro e assinatura de termos de responsabilidade... porque multa em Libra$$$ é f., mas rolam coisas legais. Pelos menos pra matar as saudades, tem alguns eventos em circuitos fechados, que funcionam tanto para eventos corporativos e lazer (tipo o que eram os Kart Indoor). Você paga o ingresso e se joga na lama.

Um litro de óleo solúvel (mineral) custa entre 6 e 10 Reais,mas não é fácil de achar. Como a aplicação primária é industrial, não se acha nos postos de gasolina, tem que se achar uma revenda especializada. E a embalagem normal é balde de 20 litros !!

Mas, principalmente se o radiador é velho, com bastante incrustação dentro, cuidado, e reveja comentário do Marcos ET sobre a peneira !!

Tem sujeira velha que é melhor não mexer !!??

Best Regards

Alessandro Henrique
21/03/2006, 13:11
Sergio,
Em Birmingham tudo bem e temperaturas em torno de 1°C neste momento. Pode deixar que assim que a rainha estiver disponível para me receber, transmito o teu recado. :D :dance:
Existem algumas trilhas mas a coisa não é bem divulgada, é difícil localizar o pessoal. Os ingleses não gostam de se sujar... Como o meu trabalho está diretamente relacionado a Land Rover (um dos nossos clientes), vez que outra posso dar uma pequena brincada. O interessante é que a Land possui centros de treinamento espalhados pelo país sendo assim, você efetua a inscrição, faz o curso, ganha brindes e ainda pilota os diferentes veículos da marca.
Bem, voltando aos radiadores..., não tenho planos para utilizar o óleo solúvel ou integral, perguntei o preço como curiosidade pois acredito que seja mais caro que o etileno-glicol comercializado em postos. Tenho um conhecido que utiliza o óleo solúvel a um bom tempo no radiador de seu carros e até então segundo ele, sem problemas. Para ele é fácil obter já que possui uma tornearia. :concordo:

Sds.

Sergio Willys
22/03/2006, 16:07
Para rechear o tópico; hoje peguei estrada, e a temperatura não subiu. Ou seja o problema sumiu!!

Mexi:
- Escapamento
- Vazamento do Radiador
- Fluído do Radiador

Pelo que observei, a principal causa era realmente o vazamento no Radiador, depois o problema com o fluido e finalmente o escapamento, mas acho que mais de 90% se devia ao radiador (que furou por causa do fluido ??!!)

Marcelo Sandim
15/04/2006, 21:01
O meu tem motor da GM tb :pensativo: ...ontem andei 100 km em estrada....na ida o bicho ferveu! Digo, chegou a jogor agua pra fora :shock: :shock: e o motor ficou aquela beleza....tudo barrento ...completei com a pura água da montanha :mrgreen: e na volta não houve problema algum... :pensativo: ! Como comprei ele ha um mês e meio, não sei se o antigo dono usava aditivo....mas o escapamento dele sái em baixo do banco do motorista e é barulhento pra kct! Vou mudar pra ver se melhora....
Vou fazer as verificações sugeridas e em breve dou o meu parecer!
Vale Galera.

Carlos ZN
16/04/2006, 10:22
Olá Amigos,

No meu o problema estava quando pegava transito coisa que é normal aqui em SP, e cheguei até trincar o bloco, o problema era a distancia da ventoinha do motor em relação ao radiador e para completar desalinhado com a coméia.
Troquei o bloco e coloquei um ventoinha elétrica, com um cebolão no radiador fim dos problemas.

Marcelo Sandim
16/04/2006, 12:15
O meu tem duas ventoinhas.... a do motor e mais uma elétrica com acionamento na cebola e no painel...quando vejo que o morro é muito longo (alguns kms) já ligo pra não deixar o motor aquecer muito... :twisted: :twisted:
Mas na verdade o que esquentou ele foi a estrada...fora isso não tive problema algum de aquecimento!!
No transito é uma maravilha....
[]s.

Sergio Willys
18/04/2006, 21:20
Carlos;
Legal a foto !! No meu caso quem fez a adaptação, deixou o motor muito colado no radiador. Não dá pra por nada lá. A Adaptação foi feita mantendo o painel corta fogo original, aí já viu, motor colado no radiador e a caixa da direção hidráulica lá pra fora, no para-choque. Mas por enquanto a temperatura parou de subir, e tá tudo beleza !!

Carlos ZN
19/04/2006, 09:03
Olá Grande Sergio,

No seu caso foi feito certo, no meu já peguei assim, e não só a distancia que deicharam mas tambem não respeitaram a inclinação original do motor.

Marcelo Sandim
01/05/2006, 19:59
Aparentemente o problema do meu era a água....soltei a mangueira e desceu um barrão nervoso!! :shock:
Pura ferrugem...
Depois disso andei um bocado até agora não aqueceu!! :mrgreen: :mrgreen:

COLOMBO1
03/05/2006, 08:37
sera que poss instalar uma ventoinha dessas no motor GM 4cc, nãose é do FOX ou do GOLF.

Carlos ZN
03/05/2006, 15:19
Olá Amigo Colombo,

Pode Sim!!!!
Precisa ver só alguns detalhes:
1º Se ela puxa ou empurra o ar, para definir onde colocar se ela puxa colocar entre o motor e radiador,
se empurra tem que ser entre a grade e radiador.
2º Se for entre o radiador e motor ver se não atrapalha a entrada e saida de agua.
3º usar cebolão de 87° a 92°.

COLOMBO1
03/05/2006, 16:53
Obrigado pela dica Carlso, eu ainda não comprei, estou só tirando a duvida para não fazer cagada.

Marcelo Sandim
03/05/2006, 17:26
A minha além de ter o cebolão, ainda tem um interruptor no painel! 8)
Se a cebola falhar e eu ver que a coisa esta esquentando eu posso ligar manualmente!

Carlos ZN
04/05/2006, 08:00
Grande amigos,

Olá Colombo,

Qualquer duvida dê um alô e a dica do amigo Marcelo é boa, como diz o ditado, homem previnido vale por dois.

Chiari
04/05/2006, 17:22
Olá pessoal, creio que posso ser util para essa questão.
Meu jeep está com um motor de opala 4 cc, e quando fui compra-lo consegui um preço bom pois o dono disse que estava esquentando e que não sabia a solução, como já conhecia o problema comprei mesmo assim, e abrindo o motor foi batata.

COMANDO DE VÁLVULAS GASTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Troquei o comando por um em bom estado e não tenho o menor problema.

Vale lembrar que tenho 10.5:1 de taxa, ando a alcool, radiador original, e ventuinha elátrica, no caso a do "passatinho", que é barata cabe legal e venta pra diabo.

Então foca a diga, VERIFIQUEM SE NÂO A DESGASTE NO COMANDO HIDRÀULICO.

Abraço a todos.