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Ver Versão Completa : Será que a retífica me enrolou?



Zepi
20/01/2006, 20:59
Minha história é a seguinte:
Meu motor um willys 3.0 estava com cilindro número 3 de arrasto,ou seja,quando,na lenta,se tirava o cabo de vela o motor continuava na mesma(não dava aquela rateadinha).Tá,reformei o motor e continua a mesma coisa.Será que a retífica foi feita "nas coxas"???Ou esse teste não é tão preciso assim,já que em alta parece não haver falha.Olhei a vela e estava um pouco mais preta que as outras,e uma cor avermelhada,eu acho,no pé do eletrôdo.Tô preocupado com isso..se tiver que abrir meu motor de novo ,acho que mato um :evil: :evil:
Imagina só,depois de gastar a maior grana,saber que não foi feito o que devia... :evil: :evil: :evil:
E o pior é que quando reformei,a rural estava desmontada,ou seja,o prazo de garantia passou com o motor paradinho... :evil: :evil: :evil:
Se alguém puder contribuir com o aumento de minha preocupação ou com a diminuição,eu agradeço!

rafaelsouza
20/01/2006, 21:57
Fala amigo Zepi,quando vc tirava o cabo de vela vc reparou se tinha faisca ou não?

Zepi
20/01/2006, 22:18
FALA AMIGO JIPEIRO!

PIOR QUE TINHA,E CHEGAVA A SAIR PELA BORRACHA QUE COBRE A VELA,PELA PARTE DE TRÁS.FAÍSCA DE UNS DOIS CENTÍMETROS!!!

rafaelsouza
20/01/2006, 22:26
Cara, uma das formas que eu posso te dizer se o cara fez um serviço meia boca é pelo preço que ele te cobrou diz aí quantas pilas ? como se diz na tua terra

Zepi
20/01/2006, 22:32
MAIOS OU MENOS UNS 2500 r$!!!
DÓI NÉ?
E ERA UM FIRMA CONHECIDA,PELO MENOS DO MEU MECÂNICO.SEGUNDO ELE FAZIA MOTORES HÁ ANOS NA MESMA RETÍFICA.POXA CONFIEI NO SERVIÇO DOS CARAS!!!
vOU MEDIR A COMPRESSÃO PRA TER UMA IDÉIA MELHOR :pensativo: :pensativo:
qUE ACHA?

Zepi
20/01/2006, 22:35
Ah,esse valor é de toda a retífica com cabeçote,bloco,pistões novos assim como bronzinas,juntas,retentores e tal.só não fiz o que era externo com bomba de gasolina e d´agua.

rafaelsouza
20/01/2006, 22:45
o preço não está baixo nem alto para os padrões de SP, mas o cara cobrou tem que ficar bom né?Medir a compressão é uma boa, se ela estiver baixa, verifique o serviço que os caras fizeram no cabeçote, principalmente o balanceiro e as guias de valvulas os caras não gostam de ter muito trabalho com isso.
boa sorte :concordo:

Zepi
20/01/2006, 22:50
VALEU PELA AJUDA!SE O PROBLEMA FICAR SÓ NO CABEÇOTE JÁ FICO MAIS FELIZ :) :)

Carlos_bass
21/01/2006, 14:13
Tambem tive este problema com meu OHC. A retifica deixou um cilindro com 0 de compressão. Por ser 4 cil o motor nem ligou. Bastou tirar a vela e dar partida para peceber que a retifica tinha feito caca nas valvulas. Mandei de volta e corrigiram o problema. Mas perdi um tempão pra retirar e colocar o motor novamente.

Mede a compressão de todos os cilindros retirando as todas as velas. Na hora de medir não esqueça de deixar o acelerador pisado no ultimo.

Arnaldo Tomazetti
21/01/2006, 16:07
Vc vai mandar conferir a compressão ? Se tiver legal confira a parte elétrica e olhe também o eixo do distribuidor, se todos os ressaltos estão da mesma altura (com um cálibre de folga), veja se não tem folga no eixo do distribuidor (em baixo) veja também se a tampa do distribuidor não está trincada (fuga de corrente)
Se está tudo ok, só pode ser a válvula de admissão que não está abrindo como deveria (isso vc pode medir com um paquímetro (medir todas as válvulas, a diferença de altura no prato da mola aberta e fechada)
abs

Zepi
24/01/2006, 07:53
Obrigado a todos pela ajuda!Tô ficando mais tranqüilo...


Se está tudo ok, só pode ser a válvula de admissão que não está abrindo como deveria (isso vc pode medir com um paquímetro (medir todas as válvulas, a diferença de altura no prato da mola aberta e fechada)
abs

Pode me detalhar um pouco melhor como posso fazer isso?
Quanto a parte elétrica troquei a pouco tempo por ignição eletrônica,e quando coloquei GNV trocaram cabos e velas em dezembro/2005.Então acredito não ser elétrica(o que me dá medo!)
Uma questão muito importente:Se o problema for válvula,em qual momento prejudicaria mais o desempenho,em baixa rotação,alta ou ambas?

Muito agradecido!

Arnaldo Tomazetti
24/01/2006, 09:10
O fato de terem sido substituidas algumas peças por outras novas, não garante que estejam funcionando perfeitamente, podem estar com defeito, é comum isso...tem que conferir ou medir com aparelhos (se for elétrica) uma boa oficina equipada tem condições de ver isso.
Como vc mensionou que apenas um cilindro não está bom, pode haver uma remota possibilidade de que a válvula de admissão esteja abrindo menos do que as outras, consequentemente o cilindro não "enche" e o motor não trabalha redondo.
Pra conferir é só medir a mola da válvula quando fechada e quando aberta, tipo: suponha que fechada ela tenha 42,16 mm do prato até a base da mola (no cabeçote) e aberta 35,56 mm...então é conveniente que todas estejam apresentando essa mesma medida, se constatar esse problema significa que um dos colos do comando de válvula está com o excentrico desgastado. Outra maneira sería medir direto no comando, mas aí tería que desmontá-lo.
abs

abs

Zepi
24/01/2006, 09:43
Mas se fosse o caso problema elétrico aquela faísca de 2cm de comprimento no cabo do referido cilindro não existiria,não é mesmo?Estou rezando para que não tenha que abrir esse motor... :putz:
Se for válvula estou perdendo muito rendimento??

Abraços

Zepi
24/01/2006, 09:46
Ah,e como eu faço medir fechada e aberta a válvula?Girando o motor desligado serve?
Obrigado.

Zepi
27/01/2006, 06:42
Carlos,Rafael e Arnaldo,

Caras nem precisou medir compressão...
Sábado passado a ruralita começou a perder força,perder força....perder força...até que começou a apagar,aí passei para gasolina,e foi piorando...
Até parar totalmente.
resumindo foi para o cambão.Chegando na oficina e abrindo o cabeçote se descobriu que a retífica não me enganou,só não quis apertar os parafusos do cabeçote!Quase tirarão com a mão alguns parafusos!O que aconteceu?A junta foi queimando naquele ponto onde um cilindro tangencia o outro,e começou a falhar,depois queimou entre outros dois,e falhou mais ainda até queimar e despedaçar a junta!
Mas sorte que a água ficou quietinha no lugar dela,só a compressão que vazava pra tudo quanto era lugar....O estranho é que mesmo assim andava bem....Vou arcar com junta e M.O. e claro o serviço de arquae as molas né!Bem altinho agora!
è isso aí galera,Valeu!
Abraços!

Arnaldo Tomazetti
27/01/2006, 08:19
Confesso que cheguei a pensar na tal da junta, mas daí achei tão absurdo comentar que acabei descartando...como vc disse que tinha acabado de sair da retífica... :roll:

Zepi
31/01/2006, 21:49
Um alerta aos jipeiros que usam bf e gnv!
Queimei minha junta novamente 4 dias depois de ter colocado uma nova!
Claro que viajei no final de semana(800km) e em todo percurso a uma velocidade de 80-100km/h.O ponteiro ficava um pouco depois de 80 graus!
Agora pra não me incomodar mais vou colocar uma juntas metálica :evil: :evil:
Fica um aviso pra galera.