PDA

Ver Versão Completa : Pára brisas rebatido (baixado)...é proibido??

MGaZzOnI
20/01/2006, 18:10
Opa...
seguinte pessoal...

estava em Balneário Camboriu para cima e para baixo com meu jeep militar, sem a capota e com o para brisa rebatido (baixado no capo)...
após três dias assim, fui praticamente "cercado" pela policia e me pediram, gentilmente, para erguer o vidro pois senão me aplicariam uma multa.

Já tive problemas com relação a camuflagem do meu jeep (militar, igualzinha a do exército, porém não ha lei que proiba, mas acabei pintando só para não me incomodar) e agora mais essa história.

Pode ou não?? Sem o Santo Antonio já sei que pode...mas e com o vidro abaixado??

Valeu

MGaZzOnI
www.mgazzoni.rg3.net

leopoldo
20/01/2006, 22:51
Não existe, que eu saiba, um artigo que diga: é proibido ao condutor de jeep trafegar como para-brisa abaixado, porém, pense nos seguintes artigos que podem dar margem à interpretação:

Art. 26. Os usuários das vias terrestres devem:

I - abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de pessoas ou de animais, ou ainda causar danos a propriedades públicas ou privadas;

.........

Art. 28. O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito.

.........

Para brisa abaixado e a possibilidade de bater a cara num besouro, passaro, pedra, etc .... não é convidativo!

É por isso que :

Art. 54. Os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão circular nas vias:

I - utilizando capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores;

Entendeu a filosofia da coisa ?

MGaZzOnI
21/01/2006, 10:00
Pois é...foi o que pensei quanto ao uso de óculos...como nos carros antigos de corrida, que usavam aquelas quase "máscaras"...

mas que a gente fica meio chateado fica...poxa...tava andando a uns 10 km/h naquela avenida...e usando óculos de sol...me comportando, nada de aceleradas...nada de cerveja na mão...e sem achar nada na lei que proibisse assim diretamente, somente com algum tipo de interpretação das leis...

para não me incomodar novamente...ergui o parabrisa né...

valeu ai

MGaZzOnI
www.mgazzoni.rg3.net

Elmer_Jeep
21/01/2006, 11:01
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2783

sachetjr
23/01/2006, 10:43
Caro MGaZzOnI

Também já passei por este inconveniente.
O que o policial me disse, é que somente poderia andar com o parabrisas abaixado caso meu jeep tivesse gaiola, pois em caso de capotamento, a minha cabeça não seria a primeira parte a tocar o chão.
Não que eu ache que o quadro do parabrisas tenha a função de segurança em um caso desses. Levantei o vidro e fui liberado.

Abraços

SmootH_
04/03/2006, 23:09
na auto-escola meu professor me disse que poderia no caso de uso de capacete, e/ou santo antonio
abraços

felipe kowalski
05/03/2006, 12:30
Ola!
e no caso de parabrisas basculantes?? será que andar com oparabrisa erguido e vidro levantado tambem da problema??

SmootH_
05/03/2006, 22:49
não da não, eu sempre ando com o basculante aberto
naõ totalmente, mas quase sempre aberto
nunca me encomodaram

du
06/03/2006, 11:45
Outram coisa, que talvez possam atormentar, é a falta do espelho retrovisor central.

Abraços Du.

felipe kowalski
06/03/2006, 11:52
outra coisa que eu sempre acho que vão reclamar é a falta do para sol...
uma vez me falaram que todo carro conversivel o condutor e os passageiros teriam que usar capacete.... imaginem alguem andando em uma mercedes conversivel usando capacete!!! :lol: :lol: :lol:

Elmer_Jeep
06/03/2006, 12:06
para-sol não é obrigatório, afinal não veio assim de fábrica.

felipe kowalski
06/03/2006, 12:14
mas se a gente pega aqueles policiais que estão procurando qualquer deslize no carro pra multar..... pode aceitar a multa ou liberar uns 50 reais.... hehehe

felipe kowalski
06/03/2006, 12:16
e tambem pelo que eu sabia, o carro tem que ir se atualizando conforme a "legislação" salvo os carros que tem placa preta.

Elmer_Jeep
06/03/2006, 12:37
e tambem pelo que eu sabia, o carro tem que ir se atualizando conforme a "legislação" salvo os carros que tem placa preta.

Essa foi a piada do dia :!: :putz: :lol:

felipe kowalski
06/03/2006, 12:43
hehehe acho que falei besteira mesmo.... :lol: :lol: :lol:
mas é por isso que inventaram o forum não é??

Abraço
Felipe Kowalski

Irakita Borges
09/04/2006, 12:12
:mrgreen: A função do rebetimento do para brisa no Jeep seria para utrapassar condições adversas em trilhas, no caso do seu uso militar, ao qual foi projetado, tanto é que os bancos originais ficavam na mesma altura do painel, para facilitar esses eventuais contratempos.
Se vc já desmontou uma grade dessas, pode observar que existem duas barras de ferro bastante resistentes que sevem para sustentação em caso de capotada, ficando a carroceria do jeep sustentada por ela, evitando a decaptação dos condutores. Nosso amigo "baleia" do JCRN, faleceu por causa de um acidente nessas condições...
Se puder evitar por medida de segurança é melhor, não espero o bolso doer, a dor de cabeça é bem pior, ainda masi se ela estiver um pouco distante do corpo!
Abraço.

SmootH_
09/04/2006, 12:25
e alguns ainda dizem que santo antonio não serve pra nada, so pra ocupa espaço dentro do jeep... eu é que não tiro o meu
e ainda tenho vontade de converte em uma gaiola

MauroPJ
10/04/2006, 12:18
Realmente andar com o pára-brisa rebatido dá um clima de liberdade que poucos carros podem dar. Apesar do prazer, o pessoal bem colocou a respeito da segurança. Se você estava a 10Km/h seria muito difícil uma capotada(mesmo porquê apesar da barra citada, não creio mesmo que o quadro do pára-brisa aguente logo a frente do Jeep de ponta-cabeça). O problema aqui no Rio são as pipas. Sofrer um corte no pescoço com linha encerada(cerol de vidro) é quase sempre fatal. Eu mesmo vinha da praia com a antena do meu carro suspensa, de repente senti que algo bateu na traseira. Era a antena que havia sido literalmente cortada por uma linha de pipa. Parei pra procurar o responsável e descobri que era um garotinho de uns 09 anos mais ou menos! Acabei ficando com o prejuízo! Fazer o quê!

Celso CJ5 diesel
13/04/2006, 11:02
Bem pessoal,
Eu tenho a mesma opinião do Leopoldo. Tudo depende da interpretação da lei, que pode não nos ser favorável. Eu já vi a polícia rodoviária encrencar com Towbar. Aumentando um pouco mais a polêmica :D Há algum tempo passei meu Jeep por uma Via Sacra :putz: Precisei fazer uma vistoria no INMETRO e Delegacia de Trânsito, para regularizar a documentação do meu Jeep (gasolina X diesel). TUDO mas TUDO mesmo foi inspecionado, inclusive a presença de para-sol, retrovisor interno, acesso ao banco traseiro, etc., etc., etc. Deu um trabalho da muléstia colocá-lo dentro dos padrões exigidos. Vocês me dirão que em tal lugar é só engraxar o inspetor e tá feito, mas em Bauru não foi assim. Eu também presenciei um amigo sendo multado, devido a sua Band não ter para-sol do lado do passageiro. Deveria ser como o Elmer disse, ou seja, não foi fabricado com o equipamento, logo não precisa ter. Mas, :lol: o seu gualda é quem interpreta a lei naquele momento.
Abraços com o Jeep no forno,
Celso