Ver Versão Completa : trinca no curvão
Sérgio Bambirra
26/11/2014, 12:03
Salve galera!
Há dois anos atrás, quando comprei a Esmeralda, ela passou por um serviço de conserto e reforço da lataria do curvão onde é afixado o suporte do estepe. O que me foi dito na época é que havia ocorrido um incidente com o suporte tendo se enganchado em alguma coisa e assim ocorreu o estrago na lataria, que foi devidamente consertada e reforçada de modo que não houvesse mais esse tipo de problema.
No entanto, nos últimos dias surgiu um barulho novo que achei que vinha do banco traseiro, mas hoje, quando fui dar uma conferida mais cuidadosa me deparei com trincas na região do suporte conforme mostram as fotos.
485031485032485033485034
Antes de apelar para os "eiros" (lanterneiros, serralheiros, etc), gostaria de conferir as sugestões para resolver esse problema sem ter que refazer o serviço a cada dois anos. O estepe pesa aproximadamente 35 Kg, portanto pretendo fazer algo que dê conta, com alguma folga, desse peso chacoalhando pelos maus caminhos que tenho tido o prazer de conhecer e frequentar. rsrsrs
Desde já agradeço as colaborações.
Sds.
Sérgio Bambirra
Lavras-MG
Sérgio
Problema crônico na minha Band. Modifiquei com um suporte preso ao chassi e para-choque. Fotos em http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/130495-band-90-voluntaria-4.html
guilhermeabreu
26/11/2014, 12:41
SERGIO BAMBIRRA
Qdo tive uma BAND , corrigi dois pontos de quebra crônico nas BANDS .
1- Foi neste local , eu soldei por dentro da caixa de rodas onde esta na sua 1ª foto uma cantoneira U de chapa dobrada de 1/8 x 3" de cima embaixo fazendo a costura da solda até na dobra da lata onde tem este reforço que tem um furo , mas antes retirei esta massa da fábrica para que a cantoneira ficasse bem junto a lata ddo curvão . e nunca mais quebrou alí .
2- Foi na saia traseira onde é fixado os calços da carroceria , alí sempre quebrava , neste local eu soldei uma cantoneira L de fora a fora de um lado ao outro de toda a raseira da BAND indo de um paralama ao outro , neste caso eu retirei/recortei a saia traseira da largura da cantoneira L que é da mesma largura daquela beirada que fica abaixo da soleira da tampa traseira , com isto toda a parte de baixo da traseira da BAND ficou com esta cantoneira L e por dentro da caixa de rodas onde o calço da carroceria é fixado , fiz a mesma coisa que fiz no lugar do estepe , ou seja : soldei por dentro a mesma cantoneira U de chapa virada , com isto nunca mais quebrou alí tb .
Não sei se me fiz entender .
fabiano r
26/11/2014, 13:28
Sergio, dependendo do estepe que você usa não vai ter suporte que não trinque a lata, um amigo aqui do fórum fez um tutorial bem explicado no qual usei por base para construir o meu suporte e nunca mais tive problema. Segue o link.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/115872-suporte-de-estepe-do-chico-bicalho-medidas-e-fotos.html
Abraço, Fabiano.
Sérgio Bambirra
26/11/2014, 14:38
Prezados Fabiano, Guilherme e Sofiati, agradeço as dicas. Gostaria, se for viável, de tentar manter meu suporte antes de partir para um novo projeto, como é o caso do suporte do Chico Bicalho, que parece ser show mesmo! Assim, Guilherme e Sofiati, agradeço se puderem mandar mais detalhes das soluções apresentadas por vcs.
Sofiati, achei muito interessante a sua solução de fixar no chassis e no parachoque, mas gostaria de mais detalhes do projeto, pois pelo que pude perceber e entender nas fotos no post indicado me pareceu pouco firme, mas desconfio que não consegui ver e entender tudo do projeto de reforço.
Guilherme, sua sugestão é mais simples, mas gostaria de ver o resultado final. Por acaso tens fotos?
Mais uma vez, agradeço as dicas.
Abs.
Sérgio
Sérgio
Mantive o suporte antigo e acrescentei uma barra qua vai fixada do chassi até a parte de cima onde antes era conectada na carroceria.
Num primeiro momento também desconfiei que era frágil mas resolvi arriscar. Deu certo. Em seis meses nenhum problema.
O princípio é o mesmo do suporte do Chico Bicalho, já descrito em post anterior.
Vou providenciar fotos melhores e posto aqui.
Abraço
Sérgio Bambirra
26/11/2014, 21:16
Tá valendo Sofiati! Vai ser bom ter uma alternativa dessa, que melhora a resistência, poupa a lata e me permite manter o meu suporte. Ficamos no aguardo das fotos então.
Abs.
esse reforço e muito pequeno, tem que ser uma cantenira em U como nas bands com estepe original de fabrica , nas minhas duas o unico problema ate hoje foi substituir a bucha, na lata nenhum tipo de rachadura
guilhermeabreu
28/11/2014, 13:38
Prezados Fabiano, Guilherme e Sofiati, agradeço as dicas. Gostaria, se for viável, de tentar manter meu suporte antes de partir para um novo projeto, como é o caso do suporte do Chico Bicalho, que parece ser show mesmo! Assim, Guilherme e Sofiati, agradeço se puderem mandar mais detalhes das soluções apresentadas por vcs.
Sofiati, achei muito interessante a sua solução de fixar no chassis e no parachoque, mas gostaria de mais detalhes do projeto, pois pelo que pude perceber e entender nas fotos no post indicado me pareceu pouco firme, mas desconfio que não consegui ver e entender tudo do projeto de reforço.
Guilherme, sua sugestão é mais simples, mas gostaria de ver o resultado final. Por acaso tens fotos?
Mais uma vez, agradeço as dicas.
Abs.
Sérgio
Amigo SÉRGIO
O que fiz realmente é muito simples de ser feito e o suporte fica como esta , infelizmente isto foi feito em 2000 e não tirei fotos na época e sou do tempo das cavernas , sou éssimo em computador , vou pedir ao meu filho se ele pode mandar uns desenhos que posso fazer para ver se vc vai entender melhor , pois com palavras realmente fica mais difícil de entender .
Abraço
Sérgio Bambirra
28/11/2014, 20:57
Ok Guilherme,
Agradeço a atenção e a boa vontade!
Abs.
Sérgio
As fotos não ficaram lá essas coisas, então vou tentar explicar o que fiz para modificar o suporte.
Utilizei duas chapas com perfil em "L". Uma passando por dentro do para-choque e fixando no chassi. Outra vertical onde fixei os suportes que antes ficavam presos no curvão.
Aproveitei a estrutura antiga, com o mesmo sistema de travamento.
485363 485364 485365
Esquema Vista interna Vista externa
Sérgio Bambirra
07/12/2014, 22:48
Show de bola Sofiati!
Valeu pela explicação, que deixou bem claro o esquema. Ainda assim me pareceu frágil... Ando por caminhos de terra fartos em buracos, pedras, valetas e costelas trepidando e chacoalhando os 35 kg do estepe e penso que não demoraria muito para ocorrer a fadiga do material, mas valeu pela ideia, que talvez dê para aproveitar num esquema um pouco mais reforçado.
Por acaso tens ideia do peso do seu estepe?
Abs.
Sergio c
07/12/2014, 23:08
Na minha idéia, eu fixaria a parte que segura o peso no chassi-para choque e, no curvão, colocaria uma chapa com um cano soldado, e a parte que subiria do chassi, passasse no final por dentro desse cano, só atuando como guia da parte de baixo que segura o estepe, para este não ficar jogando paro os lados e forçando as soldas no chassi e para choque.
Além também de compensar a oscilação do chassi e da lataria, que se mexem bastante, dava até para por uma graxa nesse cano para melhorar o trabalho. Esse cano preso no curvão não suportaria peso nenhum, só atuaria como guia para o estepe não ficar jogando para os lados e forçar as solda do suporte mais em baixo.
É minha idéia hehehehe
hercilio.neto
08/12/2014, 18:08
Na minha idéia, eu fixaria a parte que segura o peso no chassi-para choque e, no curvão, colocaria uma chapa com um cano soldado, e a parte que subiria do chassi, passasse no final por dentro desse cano, só atuando como guia da parte de baixo que segura o estepe, para este não ficar jogando paro os lados e forçando as soldas no chassi e para choque.
Além também de compensar a oscilação do chassi e da lataria, que se mexem bastante, dava até para por uma graxa nesse cano para melhorar o trabalho. Esse cano preso no curvão não suportaria peso nenhum, só atuaria como guia para o estepe não ficar jogando para os lados e forçar as solda do suporte mais em baixo.
É minha idéia hehehehe
Sergio,
O chassi suporta tranquilamente os esforços cortantes e os momentos fletores (que no caso atuarão tanto no sentido da longarina, quanto da travessa).
Se restar algum receio, pode ser feito um reforço na junção do chassi - onde fica a mão francesa - sem, no entanto, travar o movimento de torção do chassi.
Deve-se evitar incluir peças ou acessórios que interajam simultaneamente com o chassi e o caixote.
No projeto do suporte que farei (sabedeusquando!) terá interação, mas através de uma barra com terminais rotulados.
Show de bola Sofiati!
Valeu pela explicação, que deixou bem claro o esquema. Ainda assim me pareceu frágil... Ando por caminhos de terra fartos em buracos, pedras, valetas e costelas trepidando e chacoalhando os 35 kg do estepe e penso que não demoraria muito para ocorrer a fadiga do material, mas valeu pela ideia, que talvez dê para aproveitar num esquema um pouco mais reforçado.
Por acaso tens ideia do peso do seu estepe?
Abs.
Sérgio
Quando estávamos alterando o suporte colocamos o pneu preso na armação em uma balança, daquelas bem antigas, e calculamos +/- uns 30 kg. Sem a parte fixa no chassi.
Quanto a possíveis trincas, estou monitorando o conjunto e até agora tudo bem. Também ando bastante em estradas de terra, inclusive trechos com erosões bem nutridas.
Dia desses fiquei em "X" em subida íngreme. Lado esquerdo um corte reto em pedra, lado direito despenhadeiro com uns 300 metros de profundidade. Para sair do sufoco encostei de ré no paredão, pancada brusca no estepe. Rasgou a capa mas o suporte aguentou bem o tranco.
Não estava fazendo trilha. Era manutenção de uma das nossas repetidoras no Morro do Ipiranga, barra pesada aquilo lá.
Outro aspecto a considerar é que o conjunto quando fechado permanece apoiado no para-choque sobrando somente a possibilidade de inclinação vertical, porém aí o perfil em "L" com bom reforço segura sem problemas.
Abraço
Sérgio Bambirra
09/12/2014, 18:54
Valeu Sofiati!
Vou ver o que arrumo por aqui, gostei da ideia. :curtir:
Abs.