Ver Versão Completa : Pampa Diesel 1.9
Igorzera
26/11/2014, 00:45
Galera, sou novo aqui, para ser sincero acabei de fazer a conta hahaha
procurei algo relacionado e não encontrei nada então vou entrar logo no tema.
Tenho uma Pampa Diesel motor AP 1.9 de golf, legalizada e original de fábrica, foi a informação que obtive no ato da compra, de que foram fabricadas algumas pampas a diesel para exportação e essa por algum motivo ficou aqui no Brasil.
Como faz para deixá-la 4x4? Valor que mais ou menos eu gastarei? tramites de legalização e tal... o motor é mto econômico e para o peso da pampa é muito forte.
Rubens Linhalis
26/11/2014, 08:29
Tenho uma Pampa Diesel motor AP 1.9 de golf, legalizada e original de fábrica, foi a informação que obtive no ato da compra, de que foram fabricadas algumas pampas a diesel para exportação e essa por algum motivo ficou aqui no Brasil.
Como faz para deixá-la 4x4? Valor que mais ou menos eu gastarei? tramites de legalização e tal... o motor é mto econômico e para o peso da pampa é muito forte.
Cria esse post (ou pede transferência para o moderador) e joga ele no topico do "FORD" , lá vão te ajudar.
Troller-a-vista
26/11/2014, 08:58
se a caixa de marchas for igual a da versao a gasolina (o que eu duvido que seja), é relativamente facil de fazer, só nao é muito barato e nem vai ficar bom, simplesmente, pq o 4x4 da pampa/beline nunca foram bons, quebravam bastante e tinham problemas pela relacao entre dianteira e traseira nao serem da mesma reducao (tamanhos diferentes).
prepare para garimpar em ferro velho, ter muita paciencia, desembolsar ai uns 5 mil...
se nao estou enganado, as 4x4 tb eram 4 marchas, o que vai te obrigar a trocar o cambio inteiro, entao pode por ai mais uns 3000 na conta..
Rodrigo Baratti
26/11/2014, 10:13
Vai em pesquisas avançadas e coloca Pampa, selecionando "apenas titulo"
Tem varios tópicos sobre esse carro, com prós e contras, dificuldade com peças,....
Na mina opinião não compensa essa empreitada......mas pra muitos tb não compensa nada o que fazemos em nossos 4x4. rsss
[]'s e boa leitura.
VSilva1978
27/11/2014, 09:59
Amigo voce pode alongar o eixo piloto do cambio para fora da caixa e colocar uma cruzeta na ponta e colocar um cambio na traseira com a mesma relacao do dianteiro para andar 4x2 voce coloca a caixa traseira no neutro e quando for andar 4x4 voce coloca a caixa traseira na 4 marcha.
...mas pra muitos tb não compensa nada o que fazemos em nossos 4x4. rsss
[]'s e boa leitura.
hahahaha melhor analise possivel!!!
pessoal que compra carro sempre pensando no mercado entra nesse fórum e tem um treco...
Múcio Luiz
27/11/2014, 10:50
...mas pra muitos tb não compensa nada o que fazemos em nossos 4x4. rsss
X2.
Já me falaram: "pra que gastar tanto nesse carro que gasta tanto? :confused: Vende logo e compra um Classic 0km que é espaçoso e econômico." Prefiro não responder nada pra não perder a amizade.
Amigo da Pampa:
Eu sei que aqui cada um tem o seu sonho e se vc quiser um carro exclusivo, ou seja, uma Pampa 4x4 diesel, e estiver disposto a quebrar a cabeça e gastar dinheiro, bem vindo, o seu lugar é aqui. :screwy:
Agora: se vc achar mais prático (e é mesmo) e quem sabe até mais barato, venda sua relíquia (ou fique com ela) e parta logo pra uma picape 4x4 diesel. Neste caso, vc tbém é muito bem vindo. :D
[]s!
Troller-a-vista
27/11/2014, 11:02
confesso estou MUITO curioso em relacao essa pampa, nao achei nada na internet a respeito... como ela se comporta? qual o desempenho, consumo etc?
se equipara a qual carro de hj? tem fotos? qtas marchas?
Igorzera
27/11/2014, 19:07
485220485221485222485223485224485225
Cara, está impecável, ela tem resposta rápida em todos os sentidos, até mesmo a resposta do volante que é o que geralmente dizem que a pampa deixa a desejar, o motor, ótimo estado e sem nenhum vazamento, não esquenta pq fica na parte da frente e está bem regulado, bomba injetora está toda revisada, gastei uma graninha nela já hein! hahahaha, mas confesso que valeu cada centavo, o consumo médio de 23 a 25 por litro de diesel (ando muito em rodovias), vc até esquece de abastecer hahaha ...consumo médio antes da revisada na bomba injetora estava fazendo média de 15 a 17 por litro, como disse acima o motor é forte para o peso do carro, então vc atinge os 160 km/h sem esforço algum, só que passando de 110km/h a bomba abre mais e o consumo aumenta, ela foi a primeira pampa que dirigi e a única, então a impressão que tenho de pampa é que é muito boa para curvas, levando em conta de ser uma camionetezinha né, cambio de cinco marchas, a qual carro de hj essa pampa se equipara eu não sei falar, mas sendo 4x2 acho que a Strada (que pelo que ouço falar é o melhor da categoria de hj em dia) perde fácil pra ela hein.
Igorzera
27/11/2014, 19:14
Amigo, traduziu exatamente meu pensamento, carro comum é fácil de comprar, agora uma pampa a diesel e original de fábrica não é fácil de se achar, hahaha agora, 4x4 então, hahahahahahahaha e acho que por ser um motor forte a diesel, ficará uma excelente 4x4 (posso estar enganado) hahaha
Igorzera
27/11/2014, 19:19
Amigo voce pode alongar o eixo piloto do cambio para fora da caixa e colocar uma cruzeta na ponta e colocar um cambio na traseira com a mesma relacao do dianteiro para andar 4x2 voce coloca a caixa traseira no neutro e quando for andar 4x4 voce coloca a caixa traseira na 4 marcha.
Valeu, toda dica é bem vinda hahahaha, vou pesquisando a que ficará melhor e CLARO, custo/benefício né hahahahah apesar que nessas horas é melhor só pensar no benefício, o barato de hj pode sair caro amanhã hahahaha
Igorzera
27/11/2014, 19:21
Vai em pesquisas avançadas e coloca Pampa, selecionando "apenas titulo"
Tem varios tópicos sobre esse carro, com prós e contras, dificuldade com peças,....
Na mina opinião não compensa essa empreitada......mas pra muitos tb não compensa nada o que fazemos em nossos 4x4. rsss
[]'s e boa leitura.
Valeu pela dica, estou me habituando agora com os esquemas do site aqui hahaha
respondi alguns sem por a citação, fica uma conversa de louco né hahahahahah...
mas falou tudo, sempre buscamos o que para outros não faz o menor sentido hahahahah
Junior84
27/11/2014, 19:36
Pô amigo "Igorzera" sua Pampa é supimpa, não de moral pra quem fala que vc tá gastando dinheiro atoa. Continue incrementando seu carrinho amado até deixa-lo no grau.
Mas na minha opinião deixa como tá que já tá massa dimais,,,,,
Troller-a-vista
27/11/2014, 19:40
parece muito o AP diesel, mas nao sou uma boa referencia nesse assunto, pois vi poucas vezes... estou muito curioso pra saber como anda essa pampa. se tivesse dinheiro disponivel pagava FACIL pra ter uma dessas!!!
andei lendo no picapesgm que esses motores tem uns 75cv... da pra turbinar (inclusive tem um la q fez isso na saveiro dele!).
mas la dizem que nao passa dos 120... acho que a sua esta bem reguladinha! show!
babando aqui !
PS: ao menos a alavanca de cambio nao eh das pampas gasolina, talvez seja soh a alavanca mas provavel que seja o cambio inteiro, qtas marchas ela tem?
Igorzera
27/11/2014, 19:58
parece muito o AP diesel, mas nao sou uma boa referencia nesse assunto, pois vi poucas vezes... estou muito curioso pra saber como anda essa pampa. se tivesse dinheiro disponivel pagava FACIL pra ter uma dessas!!!
andei lendo no picapesgm que esses motores tem uns 75cv... da pra turbinar (inclusive tem um la q fez isso na saveiro dele!).
mas la dizem que nao passa dos 120... acho que a sua esta bem reguladinha! show!
babando aqui !
PS: ao menos a alavanca de cambio nao eh das pampas gasolina, talvez seja soh a alavanca mas provavel que seja o cambio inteiro, qtas marchas ela tem?
Exato, motor AP 1.9, cara, ela passa dos 120 brincando
as saveiros Diesel geralmente são AP 1.8 e 75cv
a pampa no documento vem com 82cv
mas creio eu que tenha mais (NÃO SEI, É UM ACHISMO) hahahaha
quanto ao cambio não é o mesmo das pampas a gasolina não, esse cambio é de cinco marchas..
da pra turbinar sim, mas do jeito que esse motor está redondinho eu não vejo pq turbinar, AINDA hahahahaha... amanhã já não sei hahaha
ela já tem umas mudanças dessa foto, está com o spoiler de fibra com farol de milha original, e a tampa da caçamba foi colocado uma nova, nessa foto não da pra perceber mas a tampa estava um pouco torta.
Igorzera
27/11/2014, 20:02
Pô amigo "Igorzera" sua Pampa é supimpa, não de moral pra quem fala que vc tá gastando dinheiro atoa. Continue incrementando seu carrinho amado até deixa-lo no grau.
Mas na minha opinião deixa como tá que já tá massa dimais,,,,,
Valeu mesmo cara, aos pouquinhos vai ficando do jeito que a gente quer, eu gosto de pegar carro, ir arrumando devagar e ir curtindo as mudanças do carro aos poucos, depois vendê-lo, pegar outro e fazer a mesma coisa hahahahaha tipo um hobbie sabe... só que essa quero deixar única MESMO!
VSilva1978
28/11/2014, 10:34
Igorzera voce pode alongar o eixo piloto do cambio para fora da caixa e colocar uma cruzeta na ponta e colocar um cambio na traseira com a mesma relacao do dianteiro para andar 4x2 voce coloca a caixa traseira no neutro e quando for andar 4x4 voce coloca a caixa traseira na 4 marcha.
Pessoal, os motores AP por fora são idênticos, seja álcool, gasolina ou diesel (diferenciando apenas as peculiaridades de cada um, como injeção, carburador, bomba injetora, etc). E no bloco, lado direito, possui estampado em alto relevo a litragem do mesmo e se é ou não diesel. O 1.6 diesel, que saiu na kombi, tem inscrito 1.6D. Este motor na Saveiro anda bem, mesmo sem turbina. Eu tive um motor desse, turbinado, em um niva. Rodei mais de 200 mil kms. Acredito que na Pampa fique ainda melhor que na Saveiro, porque na pampa o radiador ocupa toda a área frontal. Se turbinar, fica melhor ainda. Se for o 1.9 então, espetacular. Quanto à potência, ignorem porque às vezes a que consta no documento do veículo nem é a real... e não existe motor VW 1.8 a diesel original, só os que são transformados a partir do motor 1.8 à álcool com cabeçote do 1.6 diesel. Abraços
Igorzera
28/11/2014, 12:53
Igorzera voce pode alongar o eixo piloto do cambio para fora da caixa e colocar uma cruzeta na ponta e colocar um cambio na traseira com a mesma relacao do dianteiro para andar 4x2 voce coloca a caixa traseira no neutro e quando for andar 4x4 voce coloca a caixa traseira na 4 marcha.
Por questão de curiosidade, isto ficaria quanto mais ou menos? tu tem uma noção?
valeu pela dica.
Igorzera
28/11/2014, 13:06
Pessoal, os motores AP por fora são idênticos, seja álcool, gasolina ou diesel (diferenciando apenas as peculiaridades de cada um, como injeção, carburador, bomba injetora, etc). E no bloco, lado direito, possui estampado em alto relevo a litragem do mesmo e se é ou não diesel. O 1.6 diesel, que saiu na kombi, tem inscrito 1.6D. Este motor na Saveiro anda bem, mesmo sem turbina. Eu tive um motor desse, turbinado, em um niva. Rodei mais de 200 mil kms. Acredito que na Pampa fique ainda melhor que na Saveiro, porque na pampa o radiador ocupa toda a área frontal. Se turbinar, fica melhor ainda. Se for o 1.9 então, espetacular. Quanto à potência, ignorem porque às vezes a que consta no documento do veículo nem é a real... e não existe motor VW 1.8 a diesel original, só os que são transformados a partir do motor 1.8 à álcool com cabeçote do 1.6 diesel. Abraços
Obrigado pela aula cara, não sabia que o 1.8 era adaptação.
Esse motor turbinado deve ficar uma beleza, mas por enquanto não vejo necessidade disso, quem sabe quando eu conseguir passar para 4x4 seja uma boa né.
Igorzera
28/11/2014, 13:26
Tenho uma Pampa Diesel motor AP 1.9, legalizada e original de fábrica, foi a informação que obtive no ato da compra, de que foram fabricadas algumas pampas a diesel para exportação e essa por algum motivo ficou aqui no Brasil.
Como faz para deixá-la 4x4? Valor que mais ou menos eu gastarei? tramites de legalização e tal... o motor é mto econômico e para o peso da pampa é muito forte. Já fiquei sabendo de outros tópicos com o mesmo tema, porém sou novo aqui e não sei mexer direito haha
e também não sei se as mesmas informações para pampa a gasolina se aplica a minha, grato desde já.
Igorzera
28/11/2014, 13:28
Cria esse post (ou pede transferência para o moderador) e joga ele no topico do "FORD" , lá vão te ajudar.
acabei de criar lá, agora que consegui achar esse tópico da Ford hahaha
grato.
Rubens Linhalis
28/11/2014, 13:48
E né que se procurar acha ainda p vender.. igualzinha a sua.. só que 1.6. Fiquei abismado com o consumo..
Pampa L 1.6 Disel, 1996 - Carros - Redenção, Vitória | bomnegócio.com (http://es.bomnegocio.com/norte-do-espirito-santo/veiculos/carros/pampa-l-1-6-disel-47477856)
Juliano_SBO
28/11/2014, 16:01
Na década de 80 foram fabricadas Pampas e Belinas 4x4. Há alguns meses eu vi uma Belina toda detonada rodando, talvez se você conseguir comprar um carro desses poderá transferir os eixos / câmbio.
Igorzera
28/11/2014, 16:11
E né que se procurar acha ainda p vender.. igualzinha a sua.. só que 1.6. Fiquei abismado com o consumo..
Pampa L 1.6 Disel, 1996 - Carros - Redenção, Vitória | bomnegócio.com (http://es.bomnegocio.com/norte-do-espirito-santo/veiculos/carros/pampa-l-1-6-disel-47477856)
legal cara, nunca tinha visto outra, somente uma pampa diesel cabine dupla, mas cabine simples, tirando a minha, essa foi a primeira... então, por incrível que pareça o consumo dela ficou menor depois que o bombista abriu mais a bomba, ele disse que o carro faria menos esforço para atingir e manter os 100km/h e por consequência o consumo melhoraria... dito e feito, o consumo melhorou e MUITO.
Rubens Linhalis
28/11/2014, 16:33
Acho que o caminho é esse. Procura uma pampa/belina 4x4 beeeemm detonado, pega o sistema deles, revisa, troca pelo seu.
E ainda depois vende o que sobrar.
Acho que o sistema não casa com o motor AP (só se adaptar). As Pampas/Belinas usavam o CHT. E mesmo assim não era o melhor dos sistemas, basta pesquisar pelo google para ver a complexidade. Mas se é o que quer, vai fundo! Lembrando que a Pampa 4x4, quando em 4x2 ela traciona pela dianteira mesmo. Daí quando engata a 4x4 ela joga tração no eixo traseiro. Abraço.
ricarvalhal
12/12/2014, 13:49
Aqui na minha cidade (Taubaté) tem uma Belina 4x4, se quiser tiro fotos....
Walter da Camper
12/12/2014, 14:42
As Belina e Pampa 4x4 sairam todas com motor CHT e câmbio de 4 marchas, com transferência integrada na mesma caixa.
Terá que comprar o câmbio, cardam e eixo traseiro.
Para servir o câmbio no motor, terá que estudar a adaptação de uma flange na caixa seca, além de ver a compatibilidade platô do AP x disco do CHT.
Não é um 4x4 para trabalhos pesados, pois não tem reduzida, mas em estradas de chão, lama, areia (plana, não dunas) funciona satisfatoriamente bem.
Amauri CJ
11/01/2015, 21:07
Olá. Já tive uma Pampa cabine dupla fabricada pela Engeralto chamada Topazzio, motor 1.6 da Kombi e cambio provavelmente de Santana, cambio linha volks, mas tive que vendê-la. Agora comprei uma ano 86 Cht, penso em colocar primeiro a mecânica AP e mais para frente colocar diferencial trazeiro da 4x4 e um cambio de chevete com cardan para trás, vai ficar 4x2 mas com tração trazeira. Depois penso no 4x4. Obs. Esse motor 1.9 diesel equipa carros da Volks na Argentina, Paraguai e etc.
Igorzera
29/03/2015, 19:21
Galera, muito obrigado pelas dicas, mas preferi colocá-la a venda, vou pegar um carro maior e com mais lugares, fiz umas reformas e ela está mais bonitinha ainda. Mas obrigado pelas dicas, sem duvida sanaram as minhas dúvidas e de outras pessoas que tem uma pampa.
Edintruder
30/03/2015, 14:24
Igor, antes de vender posta pra gente o valor e o link!
Infelizmente só vi esse tópico agora.
Esse motor 1.9 diesel é muito bom.
Para transformar em 4x4 a melhor forma de fazer isso e que fica bom é colocar um par de eixos do samurai, com caixa do chevette com kit BR e transferência do jipe. Elevando a suspensão fica um espetáculo de picape. Fica de parar o trânsito, transformando ela num 4x4 de verdade. Outro detalhe, no barro, com pneus cross nessa configuração que eu te falei, ela anda muito melhor que a maioria dos 4x4 pois e bem leve.
Igorzera
30/03/2015, 22:51
Igor, antes de vender posta pra gente o valor e o link!
Infelizmente só vi esse tópico agora.
Esse motor 1.9 diesel é muito bom.
Para transformar em 4x4 a melhor forma de fazer isso e que fica bom é colocar um par de eixos do samurai, com caixa do chevette com kit BR e transferência do jipe. Elevando a suspensão fica um espetáculo de picape. Fica de parar o trânsito, transformando ela num 4x4 de verdade. Outro detalhe, no barro, com pneus cross nessa configuração que eu te falei, ela anda muito melhor que a maioria dos 4x4 pois e bem leve.
Então cara, não coloquei em nenhum link ainda, tentei por nos classificados daqui do 4x4 mesmo, mas não sei se consegui fazer certo... recentemente eu troquei a tampa da caçamba, o parachoque dianteiro, coloquei spoiler com farol de milha, tudo isso por questão de estética mesmo, foi feito toda a embreagem dela, a bomba injetora, troquei o tanque de combustível, o motor foi feito a retífica e eu andei uns 20 mil km no máximo, foi feita inteirinha, não há nada nela que não tenha sido feito o reparo por questão de melhoria mesmo, ela já estava um carro bom quando comprei, mas agora está tipo saindo de fábrica hahahahahahaha um mecânico da Ford avaliou ela em 45 mil pela raridade, aparência e condições mesmo, só que estou pedindo 37 mil. todos os serviços tem nota, e conferindo as notas o comprador vai ver que não há exatamente nada a se fazer nela... perfeita mesmo!
Edintruder
31/03/2015, 08:48
37.000,00? Realmente é para um público bem específico mesmo.
Espera que sempre aparece alguma proposta.
Para uso diário o pessoal pega algo mais barato, até porque com 37.000,00 o pessoal pega uma Ranger ou F1000 para pôr no batente, e não uma pampa zero km! kkk
Igorzera
31/03/2015, 09:59
37.000,00? Realmente é para um público bem específico mesmo.
Espera que sempre aparece alguma proposta.
Para uso diário o pessoal pega algo mais barato, até porque com 37.000,00 o pessoal pega uma Ranger ou F1000 para pôr no batente, e não uma pampa zero km! kkk
cara, um mecanico da ford avaliou em mais, mas estou pedindo abaixo pq sei que seria demorado vender naquele preço, não sei se é a pampa que deu uma valorizada, pelo menos no PR, mas vi duas pampas a álcool, uma por 18 e outra por 20 conto... e nessa gastei mais ou menos 43/45 mil entre compra, reparos, melhorias... to jogando no 37 pra cair no máximo até 35, ela tem 1.9 e ta mais econômico do que o 1.6 dos motores ap diesel, tem feito média de 23 fácil.
odair vicente
29/01/2016, 22:24
485220485221485222485223485224485225
Cara, está impecável, ela tem resposta rápida em todos os sentidos, até mesmo a resposta do volante que é o que geralmente dizem que a pampa deixa a desejar, o motor, ótimo estado e sem nenhum vazamento, não esquenta pq fica na parte da frente e está bem regulado, bomba injetora está toda revisada, gastei uma graninha nela já hein! hahahaha, mas confesso que valeu cada centavo, o consumo médio de 23 a 25 por litro de diesel (ando muito em rodovias), vc até esquece de abastecer hahaha ...consumo médio antes da revisada na bomba injetora estava fazendo média de 15 a 17 por litro, como disse acima o motor é forte para o peso do carro, então vc atinge os 160 km/h sem esforço algum, só que passando de 110km/h a bomba abre mais e o consumo aumenta, ela foi a primeira pampa que dirigi e a única, então a impressão que tenho de pampa é que é muito boa para curvas, levando em conta de ser uma camionetezinha né, cambio de cinco marchas, a qual carro de hj essa pampa se equipara eu não sei falar, mas sendo 4x2 acho que a Strada (que pelo que ouço falar é o melhor da categoria de hj em dia) perde fácil pra ela hein.
Att Sr Igorzera - vendeu a pampa relíquia ou desistiu da venda e se tem dado manutenção ou quebra informe por gentileza, mande se poder um link. OK Odair Vicente.
Td blz Igor? Me diga uma coisa, vc ainda tem a Pampa? Vende ela?
Diogogcamargo
16/04/2020, 22:28
Ola amigo tenho uma Pampa 88 4x4 a alcool, primeiro passo que vc deve ser atentar é com o cambio, pois na minha queria por um cambio 5 marchas pois estou com dente da ré pulando, mas perderia a tração devido ao 4 marchas dela ser diferenciado, tem uma caixa de acionamento do cardam acoplado nele.
Apartir dai é só garimpar, cardam, diferencial, roda livre ( na minha ta com acionamento manual na roda, igual da Toyota, pois quebra menos pelo fato do original de acinamento sincronizado na alavanca as vezes nao desengrenar), ai precisar do console com a alavanca extra da traçao( acredito dar pra adpatar) e as rodas aro 13 furadas( que tbm da pra adaptar furando) A minha tem dois tanques de combustível, o que ajuda no peso extra na traseira.
Trabalho dará, mas se esse é seu sonho vá em frente.
Diogo, já que você desenterrou esse interessante tópico, desta pickup peculiar, coloque fotos para a comunidade quando possível por favor, vlwww.
sallespickup
23/04/2020, 12:15
pampa com 1.9? nunca foi e nunca sera original, pois o 1.9 diesel foi fabricado apenas em 99 e a pampa parou em 97, ai fica dificil, alguem colocou e conseguiu documentar, e ponto