Conectar

Ver Versão Completa : Carburador Solex H 30/31 PIC t para motor boxer VW 1600 (BAJA)



CAPT GOTTLIEB
25/11/2014, 13:25
Quem tem um VW-BAJA com motor VW 1600, um carburador geralmente usa o Solex H 30 PIC e funciona muito bem. Mas existe o Carburador Solex Brosol H 30/31 PIC t (modelo exportação) que também pode ser usado. Todavia custa pelo menos 3 vezes mais, é relativamente raro, seus reparos custam o triplo e são difíceis de encontrar, seu consumo é um maior no trânsito das cidade. Todavia este H 30/31 PIC t tem um venturi mais largo e gicleurs mais calibrosos e podem melhorar o desemprenho do motor em até 10%, na estrada. Como a maioria dos BAJAs de trilha não precisam velocidade muito elevadas penso que o gasto com este Carburador H 3/31 é desnecessário.

484894484895484896484897484898484899

CAPT GOTTLIEB
25/11/2014, 13:38
Carburador Solex Brosol H 30/31 PIC t
É maior que o H 30.
Tem a mais:
- Afogador térmico (automático).
- Alavanca de aceleração com parafusos calibrados de fábrica e lacrados.
- Parafuso de ajuste da mistura.
- Parafuso de da marcha lenta suplementar
- Venturi mais largo.
- Gicleurs mais calibrosos.

48490048490148490248490348490448490548490648490748 4908

PitucoDH
25/11/2014, 14:37
legal o carburador, mas qual o real objetivo desse tópico?

CAPT GOTTLIEB
27/11/2014, 20:08
legal o carburador, mas qual o real objetivo desse tópico?

É para dar informação sobre este carburador (tipo exportação) H 30/31 PIC t e que pode ser usado num VW motor 1600. Em relação ao conhecidíssimo H 30 PIC ele tem algumas vantagens: afogador térmico (automático) e venturi e gicleur um pouco maiores. Na estrada isto pode melhorar o desempenho do motor em 5 a 10%. Pessoalmente tenho mais simpatia pelo H 30 PIC, muito mais fácil de desmontar, limpar, consertar e montar... e muito mais barato. Mas fica a sugestão para quem desejar ter um pequeno ganho de rendimento com um carburador tão falado e ao mesmo tempo pouco conhecido.

A alavanca de aceleração vem regulada de fábrica e os parafusos lacrados. A regulagem da marcha lenta se faz apenas pelo parafuso da mistura. Existe ao lado deste um parafuso de latão, bem maior e que é chamado de gliceur da marcha lenta suplementar. Também vem regulado de fábrica e só deve ser mexido se o carburador for muito usado e estiver com dificuldade de se conseguir a marcha lenta apenas com o parafuso da mistura.

485228

CAPT GOTTLIEB
28/11/2014, 12:13
REGULAGEM DO CARBURADOR SOLEX BROSOL H 30 PIC

Basicamente se resume a dois itens:
1. Regulagem do parafuso da mistura.
2. Regulagem do parafuso da marcha lenta.
A regulagem do carburador na aceleração plena já vem pronta de fábrica. Alterar o tamanho dos gicleurs e demais orifícios (para mais ou para menos) é errado, prejudicial e inútil. Colocar um gicleur maior pode eventualmente dar um ligeiro aumento de potência, mas será acompanhado de um absurdo gasto de combustível e desgaste prematuro do motor. Colocar um gicleur menor vai prejudicar o desempenho do motor, além de causar uma mistura pobre e potencialmente nociva para os pistões. NÃO INVENTE!
A única regulagem que o carburador requer é a da marcha-lenta e a da mistura ar-gasolina, aliás, muito simples de serem executadas. Ambas só atuam na marcha-lenta.
Identifique os parafusos da mistura e da aceleração

485295 485296

Nesta regulagem o motor deve estar funcionando a temperatura normal de trabalho (10 minutos rodando já são suficientes) e a regulagem se faz por meio de 2 parafusos: o da marcha-lenta (ou aceleração), situado na parte externa, na ligação do comando da borboleta, e o parafuso da mistura, localizado na parte inferior do carburador.
1. Mistura Ar-Gasolina
Com o motor ligado vamos aparafusando levemente o parafuso da mistura até que o motor comece a oscilar a rotação. PARE!
Esquema A-) A partir desse ponto destorce-se o regulador ½ de volta ou ¼ de volta. Desligue o motor e dê a partida. Se não funcionar destorce-se o parafuso um pouco mais. E está feita a regulagem da mistura.
Esquema B-) A partir deste ponto desaparafuse lentamente (contando as voltas) até a rotação do motor começar a oscilar novamente. PARE! Aparafuse novamente metade das voltas que desaparafusou. E está feita a regulagem da mistura.
O esquema B costuma funcionar melhor.
Cuidado! Ao montar o carburador nunca aperte o parafuso da mistura até o final, pois irá danificar sua ponta. O certo é apenas aparafusa-lo pouca voltas e durante a regulagem ir aparafusando cuidadosamente.

485297
2. Marcha-lenta (aceleração)
Atua-se então sobre o parafuso regulador da aceleração (rotação) até que se obtenha uma rotação satisfatória. Se necessário, atua-se novamente sobre o regulador da mistura até que o motor funcione regularmente, sem trancos e de modo uniforme.
A marcha-lenta estará bem regulada se, ao se calcar o acelerador e soltá-lo em seguida, o motor continua funcionando normalmente.

Se não se conseguir regular a marcha-lenta pense em:
· Carburador sujo ou muito gasto
· Ponto do distribuidor incorreto (muito atrasado ou muito adiantado)
· Bobina defeituosa
· Velas e/ou cabos de vela em mau estado
· Condensador e platinado ruins
· Módulo de ignição ruim
· Cabeçotes, pistões, cilindros, anéis ruins

CAPT GOTTLIEB
28/11/2014, 12:20
REGULAGEM DO CARBURADOR SOLEX BROSOL H 30/31 PICt e H 31 PIC

Este carburador era chamado de "tipo exportação" equipou alguns fuscas que utilizavam outro tipo de filtro de ar e alguns opcionais que não vieram nos nossos fuscas comuns, por isso a tomada de vácuo extra (tubo de vácuo na parte posterior). O parafuso de aceleração era lacrado, pois vinha regulado de fábrica, pois já na época (década de 80) em outros países as normas de emissão de gases já eram mais rígidas que no Brasil. (nota: na marcha lenta muito devagar a queima é bastante incompleta e aumenta a eliminação de hidrocarbonetos no escapamento e reprova na Controlar. Por isso a alavanca de aceleração era lacrada, pois mantinha uma marcha lenta sempre mais acelerada... embora com um mais de gasto de combustível). Entretanto muitos mecânicos quebravam o lacre de plástico do parafuso maior da alavanca de aceleração e faziam fenda no parafuso menor para regular o H 30/31 da maneira que julgassem melhor. Os parafusos de regulagem de mistura são dois e funcionam como no carburador simples do Passat 1500, isto é: um regula apenas o ar (parafuso menor) e o outro regula a gasolina (latão). O equilíbrio entre os dois que define a mistura ideal. Este parafuso de latão não deve ser mexido, pois já vem calibrado de fábrica. Todavia em um carburador bastante usado, que não está se conseguindo mais regular a marcha lenta só com a entrada de ar (parafuso menor) pode ser necessário regular o parafuso de latão. Ele é também chamado de gicleur de marcha lenta suplementar.

485298 485299 485300 485301 485302

CAPT GOTTLIEB
28/11/2014, 12:24
Sistema de marcha lenta suplementar:

Alguns carburadores, como o H 30/31 PIC t, apresentam esse sistema que acrescenta aos demais componentes do sistema normal o parafuso de regulagem suplementar, também conhecido como agulha suplementar, derivado ou by-pass.
Nesse sistema o combustível sai da cuba, passa pelo giclê principal, é dosado no giclê de marcha lenta e recebe uma quantidade de ar do respiro de marcha lenta, formando a mistura. A partir daí, a mistura é direcionada para dois canais distintos; um desce ao parafuso de regulagem normal, e o outro ao parafuso de regulagem suplementar.
O primeiro fluxo recebe, pelos furos de progressão, um volume de ar proveniente da câmara de mistura que fica empobrecida antes de atingir o parafuso de regulagem normal.
O outro fluxo, que se dirige ao parafuso de regulagem suplementar, tem sua mistura empobrecida por uma entrada de ar adicional oriunda da câmara de mistura.
Finalmente, os dois fluxos juntam-se no orifício existente logo após o parafuso de regulagem suplementar. Nesse sistema, a posição da borboleta aceleradora é fixada e lacrada.
O acerto da mistura é efetuado pelo parafuso de regulagem de mistura (parafuso menor). Raramente é necessário regular também o parafuso de regulagem suplementar (de latão).

485303 485304 485305

CAPT GOTTLIEB
28/11/2014, 12:37
Sistema Econostat® - Carburadores Brosol

O econostat ou sistema suplementar de mistura, constitui-se basicamente de um tubo de saída, voltado para o interior da câmara de mistura do carburador, ligado à um outro captador ou pescador de combustível, que fica mergulhado no interior da cuba de nível constante. Essa captação de combustível, em alguns carburadores, se faz por meio de um canal usinado no próprio corpo, ligando então, a cuba de nível constante, com o tubo de saída existente na tampa.
Quando no captador existir, acima do nível constante, um orifício ligando o circuito do econostat com o ar atmosférico, o sistema será aerado e através do tubo de saída, teremos a aspiração de uma pré-mistura ou emulsão primária que irá enriquecer a mistura final fornecida ao motor. Assim, nos regimes elevados de plena carga, a velocidade do ar na câmara de mistura do carburador, faz baixar a pressão, aspirando combustível do tubo de saída do econostat e corrigindo a relação de mistura.
Essa correção de mistura através do econostat, é progressiva e aumenta até que o regime mais elevado do motor seja atingido, permitindo-o dispor de sua máxima potência com o menor consumo possível.
Simplificando: Econostat é uma maneira simples e engenhosa de fornecer mais combustível ao motor em elevada rotação, aumentando o seu rendimento. O combustível da cuba passa a ser drenado pelo gicleur principal e também por um segundo gicleur (chamado de gicleur de potência) que só se abre quando o motor atinge elevada rotação.

485306

485307
motor em marcha lenta


485308
Motor em aceleração moderada



485309
Motor em aceleração rápida
É necessário a ação do injetor


485310
Motor em aceleração plena
Gicleur de potência foi aberto
Econostat funcionando

CAPT GOTTLIEB
28/11/2014, 12:53
O carburador é em última análise um BORRIFADOR de combustível no tubo de admissão.
Todo carburador vem calibrado de fábrica, pois ali foram realizados projetos, cálculos e testes para a melhor relação ar-combustível e desempenho daquele motor. A única coisa que pode e deve ser regulada é a MARCHA LENTA. E esta regulagem não modifica o trabalho do carburador quando o motor trabalha acelerado.
É desaconselhável alterar o calibre dos gicleurs, orifícios, galerias, etc. Quem desejar melhorar o desempenho do motor pode optar pela dupla carburação ou a injeção eletrônica.

485312