Ver Versão Completa : Hibernação de cherokee sport
Sydney66
24/11/2014, 22:17
Amigos, tenho uma cherokee rubicon 1998 4.0L e vou precisar me ausentar por uns 35 dias. Se fosse o meu CJ-5 tudo bem, desmontava todinho, mas a cherokee, apesar de não ser nova, esses carros já possuem tecnologia bem superior ao velho CJ-5. Minha dúvida: Tenho que tomar alguma providência especial para a viatura?
Sei que a bateria não aguenta esse tempo todo, mas existe alguma recomendação especial para que eu não tenha dor de cabeça quando retornar?
Já respondendo, não terei ninguém para cuidar do carro nesse período, vai ficar sozinho na garagem mesmo.
Pablo.pinto2007
25/11/2014, 05:53
Amigos, tenho uma cherokee rubicon 1998 4.0L e vou precisar me ausentar por uns 35 dias. Se fosse o meu CJ-5 tudo bem, desmontava todinho, mas a cherokee, apesar de não ser nova, esses carros já possuem tecnologia bem superior ao velho CJ-5. Minha dúvida: Tenho que tomar alguma providência especial para a viatura?
Sei que a bateria não aguenta esse tempo todo, mas existe alguma recomendação especial para que eu não tenha dor de cabeça quando retornar?
Já respondendo, não terei ninguém para cuidar do carro nesse período, vai ficar sozinho na garagem mesmo.
Eu fico em dúvida mesmo.... pois dizem que se desligar a bateria o módulo queima... e no manual diz que caso deixe o veículo desligado por um período longo desligar ou é o positivo da bateria ou é o negativo... não posso precisar a informação agora porque to no trabalho, mas no manual da minha fala isso.
Abraços!
Pablo
Amigos, tenho uma cherokee rubicon 1998 4.0L e vou precisar me ausentar por uns 35 dias. Se fosse o meu CJ-5 tudo bem, desmontava todinho, mas a cherokee, apesar de não ser nova, esses carros já possuem tecnologia bem superior ao velho CJ-5. Minha dúvida: Tenho que tomar alguma providência especial para a viatura?
Sei que a bateria não aguenta esse tempo todo, mas existe alguma recomendação especial para que eu não tenha dor de cabeça quando retornar?
Já respondendo, não terei ninguém para cuidar do carro nesse período, vai ficar sozinho na garagem mesmo.
Deixe o tanque cheio, para evitar evaporação do combustível e desligue o cabo positivo da bateria.
E boa viagem.:concordo:
Juliano Nitsch
25/11/2014, 10:12
Deixe o tanque cheio, para evitar evaporação do combustível e desligue o cabo positivo da bateria.
E boa viagem.:concordo:
É isso ai !! Simples assim.
Boa viagem.
Amigo, desde que o carro e a bateria estejam ok, não precisa fazer nada, o tanque com 1/4 se possivel, reserva tem 10 litros, pois 35 dias não é para acontecer nada.....boas ferias....
ftr_santos
25/11/2014, 14:04
Ou não faça nada. Se a bateria descarregar, é só fazer uma chupeta para ligar o carro.
No fim do ano passado fiquei 37 dias fora, não adotei nenhuma medida prévia, e o TJ pegou na primeira quando voltei. Nem a bateria descarregou.
[]s.
Sydney66
25/11/2014, 21:52
Obrigado amigos, meu receio é que já deixei por 20 dias parada e a bateria descarregou. O dono anterior da viatura deixou todas as luzes de cortezia dela desconectadas, a do motor, aquelas abaixo do painel e do teto, então desconfio que havia algum problema de fuga de corrente que descarregava a bateria, não arrisquei (ainda) religar essas luzes apesar de achar muito legal essas abaixo do painel, mas recentemente as do espelho que fica no pára-sol deixou de funcionar, então tenho receio de ao deixar muito tempo a bateria descarregue.
Achoe que vou desligar um polo da bateria e deixar o tanque em 1/4. Com relação a queima do modulo acho que não tem problema, afinal para trocar a bateria precisamos desconectar uma para instalar a outra.
[]
Obrigado amigos, meu receio é que já deixei por 20 dias parada e a bateria descarregou. O dono anterior da viatura deixou todas as luzes de cortezia dela desconectadas, a do motor, aquelas abaixo do painel e do teto, então desconfio que havia algum problema de fuga de corrente que descarregava a bateria, não arrisquei (ainda) religar essas luzes apesar de achar muito legal essas abaixo do painel, mas recentemente as do espelho que fica no pára-sol deixou de funcionar, então tenho receio de ao deixar muito tempo a bateria descarregue.
Achoe que vou desligar um polo da bateria e deixar o tanque em 1/4. Com relação a queima do modulo acho que não tem problema, afinal para trocar a bateria precisamos desconectar uma para instalar a outra.
[]
Verifique a capacidade de carga de bateria; ela pode ser antiga e não aguentar muita carga.
A minha ex Sport 1999 tinha alarme de fábrica. Isso consome energia, mesmo sem os sensores de movimento.
A sua não tem alarme?:pipoca:
Sydney66
26/11/2014, 20:11
Sim, tem alarme original da jeep, aquele preto quadrado de 2 botões (imobilizador). Neste caso talvez seja melhor desconectar mesmo a bateria não?:brinde:
Troller-a-vista
26/11/2014, 20:53
35 dias?
nada d+ , deixe a bateria ligada, calibre o pneu (pra essa qtidade de dias, calibre no normal, se fossem mais, tipo uns 60 dias ou mais, calibraria com bem mais) , deixe pouco combustivel (gasolina estraga com 30 dias, ou seja, 35 dias + os dias que esta no posto + no estoque da refinaria, com certeza vai passar dos 45/50 dias, ou gaste o maximo possivel e coloque 1/4 ou menos de gasolina podium (que tem uma validade maior))
Se for possivel, deixe o alarme desligado ou desligue o fusivel dele desligado, isso diminuirá o consumo de energia, mas lembre-se, o alarme normalmente corta a maioria dos outros equipo eletricos qdo esta acionado, justamente, para evitar que a bateria descarregue, se teu carro esta com fiacao velha, gambiarra, outros periféricos instalados, convem nao deixar o alarme desligado pois td isso pode estar consumindo energia sem vc perceber.
ademais, convem aspirar o carro pra evitar proliferacao de fungos e mofo, ou se possivel, jogue bastante lisoform no ar condicionado, bancos e carpete (gaste um lata inteira), isso como prevençao claro.
se o carro fica no tempo, convem lavar, encerar e deixa-lo apenas sobre algum ponto de ancoragem nos pneus (pau, pedra, etc) e sem o freio de mao , isso evita das lonas colarem e outros problemas de freio. Se fica protegido de chuva, agua, sol etc... deixa com o freio puxado mesmo.
Juliano Nitsch
27/11/2014, 01:12
O lance de encher o tanque, é não deixar espaço para umidade. Através da condensação a umidade vai para o fundo do tanque. Pior ainda se for ficar exposta ao tempo.
Gasolina não estraga em 30 dias. Onde viu isso ?
Quanto a bateria, é muito simples, desligue o polo positivo e vai viajar tranquilo.
Até mais.
Já está dando muita discussão.
Deixa aqui em casa que eu cuido.
Ando com saudades daquela tração fulltime.:mrgreen:
Vão até umas fotos só para desanuviar a cabeça.:concordo:
Troller-a-vista
27/11/2014, 09:26
O lance de encher o tanque, é não deixar espaço para umidade. Através da condensação a umidade vai para o fundo do tanque. Pior ainda se for ficar exposta ao tempo.
Gasolina não estraga em 30 dias. Onde viu isso ?
Quanto a bateria, é muito simples, desligue o polo positivo e vai viajar tranquilo.
Até mais.
Juliano, em todos os postos falam isso, a PTBRAS antigamente falava isso no site deles (fui procurar e agora só falam da podium), a recomedacao de todas as montadoras, especialmente de motos e motores de popa dão enfase nisso em seus manuais, centenas de sites (googleia ai), etc...
A gasolina nao sofre condensação, quem tem tendencia a acumular condensação é o DIESEL (que contem um pouco de agua naturalmente) , portanto a recomendacao de usar um tanque cheio para evitar a condensação é com o diesel, não com a gasolina. Isso se deve há diversos fatores, mas principalmente porque nos postos os diesel tem um giro menor, alem de um tanque maior, logo a condensação se faz presente lá, o diesel também contribui para a formação de bactérias e outras sujidades que deveriam ser limpas pelos filtros pré-bomba (e nunca são). Dessa forma o diesel sofre mais com a umidade e condensação (embora muitos tanques hoje tem naturalmente uma vedação melhor para evitar isso).
De qualquer forma, a condensação dentro do tanque dos carros é muito pequena, muito mesmo, qualquer um que tenha trabalhado e estudado diesel e biodiesel sabe que a qtidade de gotas de agua é muito pouca, nao sendo determinante para o funcionamento do motor, o que não se pode dizer dos tanques dos POSTOS, onde o volume é MUITO maior e o combustivel fica inerte muito tempo (anos e anos) sem contar vazamentos e outras coisas que nao vem ao caso... esses sim acumulam agua.
um tanque inteiro nao pode conter nem 100 ml de agua de diesel mesmo abastecido em lugares duvidosos, e com o tempo a condensação desses 100 ml é minima... nao vai ser isso que vai parar uma viatura facilmente (claro estamos falando de combustivel de verdade, nao batizado).
Já a gasolina é diferente, tanto o tanque dos carros como dos postos tem altissima rotatividade, nao acumula bacterias (caracteristica da gasolina), e possui um sistema de fabricacao diferente do diesel, nao acumula agua em sua formula. Pode ficar tranquilo.
Só um ultimo adendo, a nossa gasolina é rica em alcool, embora o alcool demore mais para estragar que a gasolina (até um ano se de boa qualidade), o alcool corroi bombas, linhas de combustivel, motor, bicos, etc... Por isso o problema de esgotar os motores de popa no brasil é MUITO mais sério que lá fora ...
Sydney66
27/11/2014, 22:35
Já está dando muita discussão.
Deixa aqui em casa que eu cuido.
Ando com saudades daquela tração fulltime.:mrgreen:
Vão até umas fotos só para desanuviar a cabeça.:concordo:
Ok Glaicon, se não fosse pela distancia de SC até que deixava com você. rsrsrs
Realmente é um ótimo carro e a full-time é ótima. Muito bonita sua viatura.
485249
A coisa tá ficando profissional. Agora foi uma aula de gasolina. Valeu, já estou mais tranquilo com o que vou fazer.
Juliano Nitsch
27/11/2014, 22:46
Juliano, em todos os postos falam isso, a PTBRAS antigamente falava isso no site deles (fui procurar e agora só falam da podium), a recomedacao de todas as montadoras, especialmente de motos e motores de popa dão enfase nisso em seus manuais, centenas de sites (googleia ai), etc...
A gasolina nao sofre condensação, quem tem tendencia a acumular condensação é o DIESEL (que contem um pouco de agua naturalmente) , portanto a recomendacao de usar um tanque cheio para evitar a condensação é com o diesel, não com a gasolina. Isso se deve há diversos fatores, mas principalmente porque nos postos os diesel tem um giro menor, alem de um tanque maior, logo a condensação se faz presente lá, o diesel também contribui para a formação de bactérias e outras sujidades que deveriam ser limpas pelos filtros pré-bomba (e nunca são). Dessa forma o diesel sofre mais com a umidade e condensação (embora muitos tanques hoje tem naturalmente uma vedação melhor para evitar isso).
De qualquer forma, a condensação dentro do tanque dos carros é muito pequena, muito mesmo, qualquer um que tenha trabalhado e estudado diesel e biodiesel sabe que a qtidade de gotas de agua é muito pouca, nao sendo determinante para o funcionamento do motor, o que não se pode dizer dos tanques dos POSTOS, onde o volume é MUITO maior e o combustivel fica inerte muito tempo (anos e anos) sem contar vazamentos e outras coisas que nao vem ao caso... esses sim acumulam agua.
um tanque inteiro nao pode conter nem 100 ml de agua de diesel mesmo abastecido em lugares duvidosos, e com o tempo a condensação desses 100 ml é minima... nao vai ser isso que vai parar uma viatura facilmente (claro estamos falando de combustivel de verdade, nao batizado).
Já a gasolina é diferente, tanto o tanque dos carros como dos postos tem altissima rotatividade, nao acumula bacterias (caracteristica da gasolina), e possui um sistema de fabricacao diferente do diesel, nao acumula agua em sua formula. Pode ficar tranquilo.
Só um ultimo adendo, a nossa gasolina é rica em alcool, embora o alcool demore mais para estragar que a gasolina (até um ano se de boa qualidade), o alcool corroi bombas, linhas de combustivel, motor, bicos, etc... Por isso o problema de esgotar os motores de popa no brasil é MUITO mais sério que lá fora ...
Ok Troller a vista
Pesquisei sim, apesar do assunto ser bem escasso, e o site que mais achei interessante foi este de Portugal.
A gasolina estraga-se? - Nomad's Club Portugal (http://www.nomadstrail.net/site/index.php?option=com_content&task=view&id=31&Itemid=98)
De uma visitada, é bem interessante !
Resumindo... Gasolina não vai estragar, a ponto de ter que jogar fora, em 30 ou 35 dias. Já funcionei motores de veículos há 1 ano parados na garagem com Gasolina que estava no tanque. É o certo ? Não, não é, mas era a única opção ! E funcionou, tinha dificuldade na partida e etc... mas funcionou. Logico que este é um caso extremo, mas oque quero dizer é para não se preocupar com Gasolina parada no tanque por 30 ou 35 dias. Condensação há sim. Eu acredito que deixar o tanque cheio é melhor, ocupando o espaço vazio. Faca um teste simples, coloque em uma garrafa uma quantidade de Gasolina que achar interessante e deixe-a inerte por 30 dias.
Ate mais.
Troller-a-vista
27/11/2014, 23:03
o site aki nao abriu, mas vou ler qdo abrir,claro.
ha gasolinas e gasolinas, qm gosta de ver sobre restauracao de carros, ve que nao raramente se tenta dar a partida em motores com decadas paradas e funciona... discovery chanel esta ai mostrando isso todos os dias.
tb nao precisa jogar fora gasolina com 30 dias contados, mas obviamente ela ja perdeu muito de suas propriedades, especialmente as porcarias vendidas no brasil. concordo com vc nesse quesito, nao vai jogar fora.
mas ai eu penso da seguinte forma: é preferivel torrar sei la, 10 litros de gasolina marromeno ou torrar 60 litros? principalmente se depois dos dias hibernados vc levar no posto e dar aquela misturada com 10 litros de gasolina nova, sei la... soh acho melhor a primeira opcao.
o tanque nao é um sistema emerticamente fechado, ao contrario, tem respiro, tem fugas pela bomba e pelo bocal de enchimento, entao alem da condensacao ser minima, tb eh evaporada por esses locais..
enfim, fazemos aquilo q sentimos seguros, mas eu nao encheria o tanque :)
Juliano Nitsch
27/11/2014, 23:17
o site aki nao abriu, mas vou ler qdo abrir,claro.
ha gasolinas e gasolinas, qm gosta de ver sobre restauracao de carros, ve que nao raramente se tenta dar a partida em motores com decadas paradas e funciona... discovery chanel esta ai mostrando isso todos os dias.
tb nao precisa jogar fora gasolina com 30 dias contados, mas obviamente ela ja perdeu muito de suas propriedades, especialmente as porcarias vendidas no brasil. concordo com vc nesse quesito, nao vai jogar fora.
mas ai eu penso da seguinte forma: é preferivel torrar sei la, 10 litros de gasolina marromeno ou torrar 60 litros? principalmente se depois dos dias hibernados vc levar no posto e dar aquela misturada com 10 litros de gasolina nova, sei la... soh acho melhor a primeira opcao.
o tanque nao é um sistema emerticamente fechado, ao contrario, tem respiro, tem fugas pela bomba e pelo bocal de enchimento, entao alem da condensacao ser minima, tb eh evaporada por esses locais..
enfim, fazemos aquilo q sentimos seguros, mas eu nao encheria o tanque :)
Quando puder de uma olhada sim.
Não vai adiantar nada ficar discutindo com vc. Pensamos de forma diferente. Respeito a sua, mas prefiro oque eu já vivenciei.
Ate mais.
andre_agostinho
27/11/2014, 23:38
Pessoal....gasolina por 30 dias no tanque não da problema não....o único problema é se o tanque for de ferro como o meu Bóris tinha...porque aí corrói tudo e vai sujeira pro sistema todo..
a podium é mais indicada para deixar no tanque por longos períodos porque ela não tem detergentes e etc e portanto...não sofre com o tempo tanto...e mesmo que perca suas propriedades um pouco a octanagem dela é maior...então o poder de fogo tb é..
de qqer forma...30-40 dias não faz mal nenhum...
só faça o esquema de desligar o alarme ou bateria porque se ela não estiver nova vai pro saco...
abracao
heartland
29/11/2014, 14:39
Jesus, tanque de ferro é de matar mesmo.
Sydney66
30/11/2014, 20:10
Tenho que, infelizmente, admitir que nossa gasolina não parece ser das melhores. Tenho um jeep 1978 a carburador e gasolina e uma pampa a alcool também a carburador. Por problemas no radiador da pampa, e por eu ser do tipo "faça você mesmo", resolvi que eu mesmo iria trocar o radiador, mas levei 6 meses para fazer isso (rsrsrs, procura pelo radiador e $), e nesse período o que fiz na pampa foi desligar a bateria.
Quando resolvi o problema, já estava pensando o que deveria fazer para dar a partida no motor (um pouco de gasolina para ajudar a pegar, wd40 etc), mas resolvi dar a primeira partida e ver como estava a bateria, não tinha mais gasolina no reservatório de partida a frio, puxei o afogador e ...... ela pegou, 6 meses de alcool no tanque e evaporado no carburador, não durou 5 segundos a partida na chave, foi suficiente para o motor pegar e segurar.
Já meu jeep a gasolina, se passasse mais de uma semana sem usar, tinha que limpar o carbura, e era umas pequenas borras pretas, além de que sempre entupia o gicle da mistura.
Outra coisa, trocava o óleo da pampa com 10.000 km, o óleo usado saia claro. O jeep trocava com 5000km, o óleo saia escuro, preto mesmo.
O próprio reservatório de gasolina da partida a frio da pampa, eu só colocava gasolina aditivada, e com o tempo, dava para ver que ela ficava como uma "graxa", mais densa e escura.
Se eu tivesse um carro flex, e o preço do alcool pelo menos ficasse no limite daquela relação de benefício, eu optava, polui menos a agride menos o motor.
Juliano Nitsch
01/12/2014, 22:50
Abastece sempre no mesmo posto ? De marca ou bandeira branca ?
Bem estranho oque vc relatou, não é pra ser tao ruim assim. Acho que esta mais relacionado com a qualidade do combustível do que com a Gasolina em si.
Gasolina adulterada é muito pior que álcool adulterado. Na Gasolina usam solvente de borracha e outras porcarias para adulterar. No álcool colocam agua, por isso a Gasolina adulterada é bem pior que o Álcool ou Etanol adulterado.
Até mais.
Pablo.pinto2007
02/12/2014, 15:46
Vou botar meu dedo nessa discussão boba (pra aumentar ainda mais a polêmica, claro)!!!
GAsolina é gasolina em qualquer lugar e em qualquer posto, no Brasil gasolina é mistura e ponto final. O que tem dentro dela é que vai dizer sua duração... no meu jeep quando ele era matuto (morava no interior), cansamos de passar 6 meses com o jeep parado e quando ia ligar acontecia isso aí do amigo da pampa, era só rever a parte elétrica (que a original é chata pra caramba), e pronto a gasolina velha logo era queimada (usada andando) e logo vinha um tanque cheio novamente para queimar pelas bonitas praias do meu interior!!!
Mas no meu entender, de petroleiro que sou (alguns vão tacar o pau)... gasolina não condensa, gasolina evapora, e como!!! Por isso, "virou" graxa no reservatório do outro aí. E todos sabemos que o que pega fogo na gasolina não é o líquido e sim o gás, por isso existe o carburador (bicos, etc)... então gasolina velha no tanque não vai render a mesma coisa que gasolina nova, ou seja, ela perde a validade sim... perde seus gases mais voláteis e fica mais concentrada, o que não é vantagem nenhuma...
Conclusão, vai deixar o carro muito tempo parado? pouca gasolina nele. Ah mas tem aquela vertente de pensamento de que quanto maior a quantidade de gasolina no tanque menos espaço para os vapores serem liberados, concordo desde que o suspiro (ou ladrão) esteja fechado... ou seja só de entrada para dentro do tanque (para evitar vácuo no tanque).
Façam suas apostas....
Abraços!
Pablo
Alex Viana
07/12/2014, 12:31
Amigos, sou aquele perdido que está se convencendo de entrar a bordo de uma XJ. Rss..
Mas eu me preocupo quando vejo preocupação de deixar um carro robusto como o Cherokee (pelo menos todo mundo diz que é) parado 35 dias!!!! Se fossem 6 meses, talvez eu achasse normal. Mas 35 dias??? Quanto a gasolina, ok.. Mas um carro que se destina a qualquer terreno, neve (Alaska), calor (Arizona)... será que é realmente é problema deixar ele parado? Qualquer Uno fica numa boa! kkkkk... Abs a todos.
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