Ver Versão Completa : Caixa de redução
Valdir Antonio da Silva
23/11/2014, 17:02
Prezados,
fiz a caixa de redução por três vezes do meu toyota bandeirante/89, porém continua escapando a redução.
Na primeira vez ficou com zunindo, na segunda foram colocadas peças novas e depois de alguns meses quebrou alguns dentes, mas antes de quebrar ficou escapando a redução.
Agora pela terceira vez ficou colocado tudo novo e mesmo assim continua escapando.
alguém teria alguma sugestão do que fazer?
obrigado
Valdir
Sergio c
23/11/2014, 21:29
Primeiro tu teria que verificar se a alavanca da reduzida não fica perto demais da lata, pois mesmo parecendo que tem uma folga, tipo 1,5cm, quando tu acelera o motor e a cx podem movimentar para os lados e a lata tb pode se mexer para os lados, além da torção do chassi, o que pode fazer a lata dar um leve empurrão na alavanca e qdo tu força, ela escapa mesmo.
Até um caroneiro vai encostando a canela da perna na alavanca, sem querer, fazendo tb a alavanca entrar no neutro.
Na caixa que eu tinha de 4M, escapou duas vezes, sendo que na revisão levei as engrenagens em um torneiro que entende do riscado, qual, com uma pequena retífica, deixou os dentes do engate da reduzida com um ângulo negativo em relação ao início deles, sendo que depois de engatado, não escapa mais nem querendo, só forçando a alavanca.
Devo ter umas fotos dessa engrenagens em outro tópico.
Valdir Antonio da Silva
24/11/2014, 22:04
Obrigado Sérgio.
Sergio c
25/11/2014, 21:40
Valdir, segue uma foto da engrenagem da reduzida, que ainda estava com o pó da retífica, sendo que a parte em vermelho fica mais alta que a parte verde(negativa), o que é feito na luva de engate também. Depois de engatada a reduzida, só forçando a alavanca, e bem forçada para desengatar. Um abraço.
Aproveitando o assunto qual a quantidade de óleo vai na reduzida e cambio?
Sergio c
01/01/2015, 22:47
Pelo que eu vi é em torno de 04 litros na caixa e uns 03 na reduzida, mas as tampas das caixas estiverem abertas, coloca óleo até atingir o parafuso do nível, e se tiver que colocar por esse parafuso, eu coloco até o buraco começar a derramar óleo pela borda. Um abraço.
Pelo que eu vi é em torno de 04 litros na caixa e uns 03 na reduzida, mas as tampas das caixas estiverem abertas, coloca óleo até atingir o parafuso do nível, e se tiver que colocar por esse parafuso, eu coloco até o buraco começar a derramar óleo pela borda. Um abraço.
Boa noite Sergio,
Obrigado por responder.
Essa tampa seria onde vai a tomada de forca? La tem um bujão onde coloquei quase 4 litros de óleo e não derramou...
Sergio c
03/01/2015, 09:08
Edwint, as tampas que me referi seriam a que vai a alavanca de marchas e a que fica na parte de cima da caixa de reduzida, pois as vezes, tira-se essas tampas e o óleo e dá para vistoriar 95% das caixas a procura de defeitos, sem ter que desmontá-las.
A tampa que está na lateral esquerda da reduzida que vai a tomada de força, fica muito alta em relação as engrenagens da reduzida e se tu encher até em cima de óleo, vai ficar com excesso.
Ao lado da tampa da tomada de força, na parte traseira da reduzida, tem um parafuso, deve ser 22 ou 23mm, que coloca-se o óleo e é o limite do nível, assim como, ao lado da tampa da tomada de força, em direção ao motor, tem o parafuso do nível do óleo da caixa de marcha.
Se eu não tiro as tampas das caixas, eu vou colocando óleo nesses furos até que começa a sair, nunca tive problemas.
A caixa de 5M vai mais óleo, mas é só completar até começas a sair pelo furo do parafuso.
Um abraço e feliz 2015.
pedrofarmacia
03/03/2015, 18:39
Olá, aproveitando este topico, tenho uma band sem redução o que preciso para colocar uma redução nela.
Seria trocar a caixa toda por uma com redução? ou tem como somente a redução?
Desculpe não entendo nada disto.
obrigado
Sergio c
03/03/2015, 21:55
Olá, aproveitando este topico, tenho uma band sem redução o que preciso para colocar uma redução nela.
Seria trocar a caixa toda por uma com redução? ou tem como somente a redução?
Desculpe não entendo nada disto.
obrigado
Pelo que eu entendo não dá p colocar a reduzida nessa caixa antiga, teia que partir p um câmbio 4m com reduzida e já sincronizado.
pedrofarmacia
03/03/2015, 22:26
Minha caixa é de 4M,
hercilio.neto
03/03/2015, 22:29
Transcrevo o post do amigo Estevão, lembrando que "White Bird" dele é longa, por isso ele fala do cardã trabalhando em diagonal. O que não é viável em uma Band curta.
Opa dessa brincadeira eu entendo um pouquinho.
Gallep na minha Band tinha tambem o câmbio seco, coloquei o 04 marchas sincro e pra isso necessita alem do câmbio é claro, uma capa seca, travessa, coxim, suporte do cilindro inferior da embreagem. Alem de que o cardã trazeiro terá que ser reduzido seu tamanho e trabalhará em diagonal se não trocar o eixo trazeiro por um com o miolo lateralizado.
Não gostei pois a band continua muito sem apetite para andar.
(...)
Devo ter esquecido de alguma coisa, mas depois alguem se lembra Ok.
Espero que tenho dado alguma ajuda.
Forte abraço.
Estevão
Obs: transcrito do tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/99892-adaptacao-cambio-para-toyota-band.html
Sergio c
03/03/2015, 22:43
Minha caixa é de 4M,
Sim Pedro, as bands são 4m, mas até o ano de 1982 elas eram sem redução, sendo que a 1ª e a 2ª marcha não eram sincronizadas, somente a 3ª e a 4ªm.
A 1ª marcha era bem reduzida, compensando a falta d a caixa de redução, ao que chamavam de primeira trator.
pedrofarmacia
03/03/2015, 22:55
Entendi, vou tentar trocar a minha numa que tenha redução!