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Ver Versão Completa : Aditivo refrigerante Motul MoCool.



Caiogaucho
23/11/2014, 14:49
Estava pesquisando qual o melhor aditivo refrigerante para o Troller e deparei-me com este da Motul. Alguém já usa? Vale a pena?
As informações dão conta que é concentrado e orientam a utilizar 5% em água destilada. Deve ser utilizado junto com algum anticongelante (etilenoglicol)? Pois pelo que li, não é anticongelante, porém o o efeito refrigerante parece ser muito eficaz!!!

O que os especialistas dizem????

Abs

Martin427
24/11/2014, 12:44
Uso há um bom tempo no meu e recomendo - funciona mesmo.

Vale lembrar que ele não abaixa a temperatura do motor, que continua a ser regulada normalmente pela válvula termostática. Ele apenas melhora a capacidade térmica do fluído.

Três considerações:

1 - Não sei por que, mas o manual do Mocool diz explicitamente para NUNCA usar mais do que o recomendado, ou seja, 1 frasco de 500 ml para os 11L de água do Troller é suficiente.

2 - Etilenoglicol (Paraflu, etc.) serve para abaixar o ponto de congelamento e levantar o ponto de fervura, além de evitar corrosão - e só para isso e nada além disso. A capacidade térmica do aditivo é mais baixa que a da água destilada, ou seja, quanto maior a proporção de aditivo, menor a eficiência do sistema. Para quem não vai pegar temperaturas abaixo de zero, é suficiente 10 ou 20% de aditivo apenas, de forma a prevenir a corrosão e abaixar um pouco a formação de vapor no sistema (diminuindo a pressão interna, que quanto mais alta, mais força mangueiras e juntas).

3 - Não use o anti-corrosivo MWM vendido na concessionária. Ele provoca corrosão do sistema e entupimento do radiador, além de destruir o rotor da bomba d'agua. Se você já andou muito tempo com o anti-corrosivo original e seu carro está esquentando ao forçar na estrada, seu radiador está entupido. Troque ou mande varetar antes de trocar o fluído.

Melhor receita pro 3.0 NGD, pra quem vai andar só no Brasil: 2L de etilenoglicol orgânico (sugestão: Petronas UP) + .5L de Mocool (1 frasco) + completar com água desmineralizada.

Andei um tempo com essa mesma receita, mas sem o Mocool. A diferença ao coloca-lo foi nítida: após dar várias estilingadas em 3a e 4a num dia quente com a/c ligado (para provocar a subida de temperatura), com o Mocool a hélice acopla mais cedo e o ponteiro volta pro meio em cerca de metade do tempo do que só com aditivo + água.

Mais do que recomendo.
Só vale revisar bem o sistema e eliminar qualquer vazamento/entupimento antes de coloca-lo, pois custa 135 reais o frasco. Ter que jogar a água fora pouco depois de coloca-lo é de doer o saco.

Abraço,

Martin

Caiogaucho
24/11/2014, 13:30
Valeu Martin.
Alem de via web, sabes onde conseguir este aditivo?
Mais uma vez grato pelas dicas!!
abs



Uso há um bom tempo no meu e recomendo - funciona mesmo.

Vale lembrar que ele não abaixa a temperatura do motor, que continua a ser regulada normalmente pela válvula termostática. Ele apenas melhora a capacidade térmica do fluído.

Três considerações:

1 - Não sei por que, mas o manual do Mocool diz explicitamente para NUNCA usar mais do que o recomendado, ou seja, 1 frasco de 500 ml para os 11L de água do Troller é suficiente.

2 - Etilenoglicol (Paraflu, etc.) serve para abaixar o ponto de congelamento e levantar o ponto de fervura, além de evitar corrosão - e só para isso e nada além disso. A capacidade térmica do aditivo é mais baixa que a da água destilada, ou seja, quanto maior a proporção de aditivo, menor a eficiência do sistema. Para quem não vai pegar temperaturas abaixo de zero, é suficiente 10 ou 20% de aditivo apenas, de forma a prevenir a corrosão e abaixar um pouco a formação de vapor no sistema (diminuindo a pressão interna, que quanto mais alta, mais força mangueiras e juntas).

3 - Não use o anti-corrosivo MWM vendido na concessionária. Ele provoca corrosão do sistema e entupimento do radiador, além de destruir o rotor da bomba d'agua. Se você já andou muito tempo com o anti-corrosivo original e seu carro está esquentando ao forçar na estrada, seu radiador está entupido. Troque ou mande varetar antes de trocar o fluído.

Melhor receita pro 3.0 NGD, pra quem vai andar só no Brasil: 2L de etilenoglicol orgânico (sugestão: Petronas UP) + .5L de Mocool (1 frasco) + completar com água desmineralizada.

Andei um tempo com essa mesma receita, mas sem o Mocool. A diferença ao coloca-lo foi nítida: após dar várias estilingadas em 3a e 4a num dia quente com a/c ligado (para provocar a subida de temperatura), com o Mocool a hélice acopla mais cedo e o ponteiro volta pro meio em cerca de metade do tempo do que só com aditivo + água.

Mais do que recomendo.
Só vale revisar bem o sistema e eliminar qualquer vazamento/entupimento antes de coloca-lo, pois custa 135 reais o frasco. Ter que jogar a água fora pouco depois de coloca-lo é de doer o saco.

Abraço,

Martin

Martin427
24/11/2014, 13:37
Valeu Martin.
Alem de via web, sabes onde conseguir este aditivo?
Mais uma vez grato pelas dicas!!
abs

Eu não gosto muito da ideia de comprar pela internet. Por ~270 reais o litro, acho que a tentação de falsifica-lo é grande demais. Prefiro comprar em loja.

Você encontra no Rei do Óleo.

Abraço,

Martin

TDI.MS
31/10/2017, 13:17
Boa tarde. Gostaria de saber impressoes sobre esse aditivo mocool, detalhes, relatos de uso e se realmente cumpre o que promete no rótulo.
Ja ouvi falar que ele abaixa ate 15 graus na temperatura, tambem ouvi falar que ele aguenta ate 15 graus a mais no momento de ferver, inves dessa historia de abaixar temperatura, ja ouvi falar que ele nao abaixa e nem aguenta, ele apenas segura um certo periodo de tempo a temperatura. Estou bem confuso

Se tiver alguem mais expert no assunto e puder me explicar como funciona esse resfriamento, agradeço.

TDI.MS
31/10/2017, 13:21
Boa tarde caros.
Gostaria de saber informacoes, detalhes, relatos, sobre esse aditivo mocool que promete controlar ate 15 graus a temperatura do motor.
Vi no topico do troller que alguns usaram, porem nao deram detalhes. Eu gostaria de saber se ele realmente cumpre o que promete e de que forma ele cumpre, mantendo temperatura estavel, aumentando capcidade de suportar temperatura, abaixando temperatura, gostaria de saber exatamente como esses 15 graus é colocado na picape.
Se alguem puder dar relatos pra mim, nao quero gastar dinheiro atoa, ja vi gente falar que funciona e outros falar que nao é tudo o que promete

JAIME
03/11/2017, 09:45
Acho que isso é uma coisa simples, não há dificuldade. Uso 50% de agua desmineralizada e 50% de aditivo Coolant (concentrado). Esse se acha em qualquer lugar, acho que substituiu o Paraflu. Resultado, meu Troller 2010 esta com 220 mil quilômetros rodados, sistema de resfriamento perfeito, zero problema, cor da agua de piscina. Contra fatos não ha argumentos,atende muito bem.

JAIME
03/11/2017, 09:46
Estava pesquisando qual o melhor aditivo refrigerante para o Troller e deparei-me com este da Motul. Alguém já usa? Vale a pena?
As informações dão conta que é concentrado e orientam a utilizar 5% em água destilada. Deve ser utilizado junto com algum anticongelante (etilenoglicol)? Pois pelo que li, não é anticongelante, porém o o efeito refrigerante parece ser muito eficaz!!!

O que os especialistas dizem????

Abs

5% não serve para nada. E´de 30 a 50%. Eu uso, como disse acima, Coolant concentrado 50% (existe um já diluído, mas sai mais caro) , zero problemas.

urso branco
03/11/2017, 12:13
concordo 100% a dilucao deve ser50 /50 aditivo etilenoglycol com Aqua destilada... e tudo vai ser bom !

na tem razao de fazer misturas com "aditivos " demais.... o etilenoglycol da FORD por exemplo serve por mais de 5 anos

Vale a Pena de usar

Abs

lhneves
06/11/2017, 08:45
Vou dar o meu palpite. Compre nas concessionárias Ford o produto indicado e usado por anos nas ranger. É um pouco caro mais é o que as ranger usam. Tem muito mais ranger do que troller rodando por aí certo. Não complica, considerando-se que a troca do líquido de arrefecimento se eu não me engano é a cada 60 mil Km. Use o indicado e testado durante muitos anos. Estas experiencias com aditivo sempre acabam mal. Micro furos no cabeçote, radiador e etc. coloque o produto testado durante muitos anos e muitos carros, ok.

JAIME
07/11/2017, 10:52
Vou dar o meu palpite. Compre nas concessionárias Ford o produto indicado e usado por anos nas ranger. É um pouco caro mais é o que as ranger usam. Tem muito mais ranger do que troller rodando por aí certo. Não complica, considerando-se que a troca do líquido de arrefecimento se eu não me engano é a cada 60 mil Km. Use o indicado e testado durante muitos anos. Estas experiencias com aditivo sempre acabam mal. Micro furos no cabeçote, radiador e etc. coloque o produto testado durante muitos anos e muitos carros, ok.

Não ha duvida que é adequado e funciona, a propria Ford comercializa. Apenas tenho como regra olhar a bula, uma vez que o produto quimico é o mesmo de inumeros outros disponibilizados no mercado, evidentemente de marca confiavel como a Petronas, e que não tem contrato comercial fechado com a Ford. Isso vale para tudo na vida.

Rodrigo Galego
28/05/2024, 13:52
Bom dia pessoal.
Alguém já usou o Mocool da Motul no sistema de arrefecimento do BF161 ?
O produto promete um aumento na troca térmica.
Percebi uma aumento na temperatura de trabalho do meu motor depois que passei a usar aditivo (Paraflu rosa 40/60), pelo que pesquisei o aditivo diminui a troca térmica.
Alguém fez testes com concentrações menores que podem promover os benefícios do aditivo sem afetar tanto a troca térmica ?
Abs enlameados !