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Ver Versão Completa : Mercedes ML - w163



lcdalzoc
22/11/2014, 10:38
Buenas pessoal...

Depois de certo tempo meio off no fórum, seja por pouco tempo disponível, excesso de trabalho, etc...reapareço!

Por estas bandas do fórum tem mais algum proprietário (ou ex) de Mercedes ML?

Peguei na troca de um ZX-Landmark (clone chinês da Pajero Sport) que adquiri em leilão, uma ML-320 98/99 com 150.000km, por 19 mil vacas, digo, Dilmas...
Aparentemente estava implorando por um dono cuidadoso. Deixei num mecânico conhecedor de Mercedes, que trabalhou nas concessionárias Savarauto e Stern-Sul daqui do RS, pra uma revisada geral.

Pra começar, troca da bomba da direção hidráulica (na marcha lenta, estava falhando a assistência), óleos, filtros, fluídos e alguns sensores. Quarta pego ela e vamos ver os re$ultado$...

No mais, irei informando sobre comportamento, problemas, soluções e detalhes, até pra referência de futuros interessados no modelo. E quem já possuiu e quiser compartilhar alguma informação, seja bem-vindo...

Abraços,

fertag
22/11/2014, 16:11
Boa ideia, Icdalzoc!
Estamos curiosos quanto a esse carro e bastante surpresos em saber que ahi em Farroupilha tem um mecânico conhecedor de Mercedes...quem sabe ele tambem venha a entender de Saangyong(alguns dos modelos são equipados com motores derivados dos MB)...Abraços.

lcdalzoc
22/11/2014, 17:43
Olá fertag,

O mecânico é ali em Caxias, subindo a rua que vai nos pavilhões da festa da uva. Mecânica RT, conheces? Vi um Kyron lá por 2 vezes, não sei se era de cliente ou dele mesmo. Deve entender de Ssangyong com certeza, pois de Mercedes ele me parece um expert, com muito conhecimento e entusiasta da marca.

lcdalzoc
22/11/2014, 17:46
No fórum portalmercedes, tem muita informação a respeito da ML:
W163 - 1997 a 2005 (http://www.portalmercedes.com/f28-w163-1997-a-2005)
;)

fertag
22/11/2014, 19:50
Ola, Icdalzoc,
Creio saber de quem tu falas...ha algum tempo se via aqui pela cidade um Classe A voando baixo e o vi algumas vezes ali por perto da Festa da Uva...deve ser ele ! Eh bom saber que existiria alguma opção a mais nessa linha dos MB e quiça, dos SSY ! Otima informação ! E um bom portal de informação esse do ML ...muita diversão para ver-se em fins de semana com chuva ! A proposito de informação, saberias dizer-me se existe algum mecânico que conhece/atende a marca Subaru por aqui(Caxias/Farroupilha/região)? Gratos pela atenção e Abraços.

lcdalzoc
28/11/2014, 08:02
Opa fertag,
por vezes fico fora e demoro pra responder...

Este mesmo. Sobre os SSY, ele atende apenas os que usam motor e câmbio Mercedes (ficam de fora todos que usam automático de 6 marchas e motores AVL).
Sobre alguém com conhecimento em Subaru, não conheço algum! Minha primeira opção depois de vender a Explorer era um Forester, mas como não conheço ninguém expert em Subaru por aqui, e achei essa ML-320 depreciada ao máximo, e possuía excelentes referências desse mecânico expert em Mercedes, fiquei com ela.

Abraço,

fertag
28/11/2014, 21:05
Ola, Icdalzoc,
Bom saber dessa possibilidade para os SSY com motor e cambio MB. A respeito da mecânica que atende Subaru, nesta semana, uma loja multimarcas daqui indicou-me a BV Imports, como prestadora de manutenção para carros importados(Subaru e outros), ali perto do Iguatemi/Ibis...nunca tinha ouvido falar...E a respeito de teu ML, como esta ele ? A suspensão dele seria macia para andar em nossas lunares ruas e estradas de chão de interior? E o consumo dele, chegaste a ter ideia em alguma viagem inaugural ? Gratos pela atenção. Abçs.

lcdalzoc
15/12/2014, 08:41
Buenas...

Algumas viagens, e vamos às impressões:
Consumo: exclusivamente em rodovias, 90-120 km/h - médias de 9,5 a 11 km/l
Misto, uso geral, de tanque a tanque: 8,5 - 8,7 km/l
Urbano, anda e para, ou uso consistente da reduzida: 5 km/l
Pelo peso, 4x4 integral, e todo o conforto e segurança presentes, não achei nada mal!

Suspensão: macia e confortável, mas com estabilidade fantástica (pneus 265/70 R16 Marshall Road Venture APT). Pra uso em estradas péssimas, achei que poderia ter mais curso e maciez... Pra asfalto e estrada de terra está ótimo assim.

Desempenho espetacular. Tem que se policiar pra conseguir andar só na casquinha.

Câmbio auto excelente, com lógica perfeita, entende exatamente o que se deseja.

Freios potentes. Controle de tração e ESP. Conforto à bordo excelente. Depois de 1.800km andando sem parar não se sente nada de cansaço. Silêncio à bordo e isolamento muito bons.

fertag
15/12/2014, 19:52
Buenas, Tchê!
Boas novas ! Um conhecido tem um MB SLK 1998 e adora o carro, muito bem construido e bem esperto(para 193 cv). E pelo que reportas, estas ratificando o que se espera de um MB, seja 4x4 ou não. E existiria algum ponto em que ao comparar com a tua Explorer(original) anterior o MB ML-320 ficaria devendo ? Abç.

lcdalzoc
18/12/2014, 10:18
Olá fertag,

Minha ex-Explorer de original tinha quase só a casca! Foi toda modificada.

Comparando com a ML-320, perdi em alguns itens, como altura livre, maior curso de suspensão, consumo e autonomia.
Mas para meu uso atual, as vantagens superam as desvantagens...
E essa primeira geração das ML (w163) continua sendo um autêntico SUV: carroceria sobre chassi, 4x4 permanente e reduzida, uma solidez estrutural incomparável.

fertag
20/12/2014, 22:49
Ola', Icdalzoc,
Resumindo, estas mais bem equipado agora, com o ML-320 !!!
Esse teu carro jah esta 'chipado' ou esta' original ? E o estepe dele, seria temporario ? Gratos pelas infos e Abçs.

lcdalzoc
07/01/2015, 09:30
Buenas...

Fertag, o estepe é temporário. E não está chipado.

Retornei de viagem...2.000km perorridos na serra e litoral de RS e serra de SC. Média geral de 9,8 km/l, incluindo muitos trechos de subida de serra em estrada de terra bem ruim. Acho que não está nada mal. Percebo que anda mais solto quando uso Shell Nitro aditivada (R$3,09 em Caxias, perto do NaturaSerra).
Problemas: Zero.

leodbc
07/01/2015, 10:30
E ai lcdalzoc, tudo bem?

Parabéns pela MB!
A melhor parte é
Depois de 1.800km andando sem parar não se sente nada de cansaço. Silêncio à bordo e isolamento muito bons.

E como que fica o custo de manutençao comparado com a explorer?

Abraço!

fertag
10/01/2015, 01:03
Buenas...

Fertag, o estepe é temporário. E não está chipado.

Retornei de viagem...2.000km perorridos na serra e litoral de RS e serra de SC. Média geral de 9,8 km/l, incluindo muitos trechos de subida de serra em estrada de terra bem ruim. Acho que não está nada mal. Percebo que anda mais solto quando uso Shell Nitro aditivada (R$3,09 em Caxias, perto do NaturaSerra).
Problemas: Zero.

Ola, Icdalzoc,
Novamente, gratos pelas infos ! Quanto ao estepe temporário, verificar se por acaso ainda esta na validade, pois alguns outros, de Kyron 2007/08, o pessoal andou descobrindo, em 2014, que esses pneus se esfarelaram sem sequer terem sido utilizados( o prazo de validade geralmente e’ de cinco anos ); no caso de teu ML talvez exista essa informação no manual do carro ! Significativa a info sobre a gasolina nitro da shell...tenho lido por ai opiniões similares...alguma coisa de bom deve ter essa gasolina ! Bom proveito de teu novo ‘brinquedo’ ! Vão faltar estradas bem rapido ! Abraços !

lcdalzoc
09/02/2015, 15:09
Leodbc,
custo de manutenção, só o tempo dirá. Pelo menos não "vive" no mecânico.

Após a revisão inicial, apenas gastos com gasolina (procuro usar Shell Nitro sempre que possível). Média geral agora, após 19.800km rodados: 9,3km/l.

Estou sentindo um leve cheiro de gasolina após encher o tanque, que persiste até rodar uns 50km, talvez seja o filtro de vapores (canister) que está sem eficiência...

Fertag, ainda não analisei a data de validade do estepe, mas suponho que ainda seja original (1998!). Mas sempre carrego junto um vedante de pneus e um compressorzinho portátil. E tenho que achar um jeito de apertar melhor aquela bandeja, pois fica fazendo uns barulhinhos em piso ruim...

fertag
12/02/2015, 23:15
Leodbc,
custo de manutenção, só o tempo dirá. Pelo menos não "vive" no mecânico.

Após a revisão inicial, apenas gastos com gasolina (procuro usar Shell Nitro sempre que possível). Média geral agora, após 19.800km rodados: 9,3km/l.

Estou sentindo um leve cheiro de gasolina após encher o tanque, que persiste até rodar uns 50km, talvez seja o filtro de vapores (canister) que está sem eficiência...

Fertag, ainda não analisei a data de validade do estepe, mas suponho que ainda seja original (1998!). Mas sempre carrego junto um vedante de pneus e um compressorzinho portátil. E tenho que achar um jeito de apertar melhor aquela bandeja, pois fica fazendo uns barulhinhos em piso ruim...

Icdalzoc, quanto ao cheiro de gasolina, estás enchendo o tanque até a boca ou parando de abastecer ao tal primeiro clique ? O tanque bem cheio pode vir a ocasionar esse tipo de ocorrência. E quanto ao estepe, se usas viajar por estradas de chão e/ou com muitas pedras, para prevenir-te(e não ficares na mão) de cortes nos pneus ou mesmo estouros, seria bom pensares em certificar-te de que teu estepe está, realmente, em bom estado, visto ser original...não sei se é fácil de encontrar esse tipo de peça; dificilmente as lojas de pneus têm esses estepes; talvez somente em ccs...E já rodaste um bocado, hein, 19.800km ? Mais um que gosta de estrada ! Abçs.

Antônio Elias
15/02/2015, 19:09
Caros, possuo uma Mercedes ML320 há praticamente 5 anos, ela está atualmente com 118.00 Km, passou por 3 recalls recentes realizados na Concessionária Minasmaquinas, a minha é ano/modelo 2000 com algumas diferenças no câmbio (c/ tiptronic) e no acabamento em relação às primeiras 98/99, o motor V6 3.2 apresenta a mesma média de consumo em estradas conforme já informado no post, média geral em torno de 9,5 a 10,4 conforme o trecho e a tocada.
No meu modo de ver, é um Jipão realmente muito resistente até pela estrutura da carroceria/chassis montada sobre longarinas com ótimo nível de torsionamento do conjunto (2006 adiante já W164 passa a ser monobloco), a função reduzida "low range" atrelada eletronicamente ao ESP todo terreno para off-road, é um SUV que apresenta poucos problemas, consumo elétrico considerado baixo, a unica dificuldade na manutenção ao meu ver é que requer mecânico especializado na marca e frequentar oficina que tenha StarDiagnózis Mercedes, no geral se bem cuidado é só revisões de rotina mesmo.
Na eletrônica nesse tempo todo de quase 5 anos de uso diário incluindo viagens, só precisei trocar o sensor de aceleração transversal que acende as luzes de advertência de avaria nos sistemas ESP/BAS; na parte mecânica precisei substituir aos 100.000 Km o conjunto de amortecedores Sachs, esse SUV não usa molas na dianteira e a altura pode ser regulada pela barra de torsão, mais recentemente troquei o reservatório de expansão que tem problema considerado crônico nesse modelo e em todas elas costuma rachar naqueles bicos de conexões com mangueiras do arrefecimento, algumas buchas da suspensão trocadas por desgaste normal e/ou tempo de uso, fora isso somente as revisões normais com atenção especial à troca do óleo do câmbio eletrônico 722.6 a cada 4 anos e as pastilhas de freio que genuínas não são baratas, considero um SUV de excelente custo x benefício, quando boa difícil de ser substituída.
Abraços a todos,

lcdalzoc
17/03/2015, 11:05
Antonio Elias,
Excelente relato. Vc é membro do forum portal Mercedes também certo?

Domingo de madrugada, chegando de viagem após 1.600km direto e sem paradas, e puxando um reboque com um Land Rover Series 1 1954 em cima, faltando 10km pra chegar em casa e quase no final da subida de serra, percebo o ponteiro de temperatura se aproximar de 100 ºC (nunca passa dos 90ºC) e uma nuvem de vapores que saia por trás... Encostei no posto que ficava 200m adiante, abri o capô, e nuvem de vapores aí sim que aumentou! Pensei, putz... o motor superaqueceu e foi pro espaço... Abri a tampa do reservatório calmamente, peguei um litrão de água e adicionei devagarinho no reservatório, que parecia quase seco... Aí percebi que o bendito reservatório estava com a solda plastica ao meio dele toda aberta.

Deixei tudo lá. Ontem fui buscar tudo com a plataforma do mecânico. Removemos o reservatório, Orçamos em várias distribuidoras. Nem vou citar os preços. R$ 1.300,00 pra cima. Vão tomar no orifício corrugado!.. Pesquisamos modelos de reservatórios que coubessem no local e tivesse as mesmas saídas...e achamos: um de Fiesta 1.4 16v ano 98 que o mecânico estava desmanchando nos fundos da oficina. Custo: R$ 35,00. Após 200km rodados, tudo perfeito.

lcdalzoc
07/07/2015, 09:34
Buenas pessoal.

Após 35.000km em minhas mãos (beirando os 185.000km agora), sendo abusada em nossas estradas lunares da serra gaúcha, a ML continua espetacular.
Problemas zero.
Só abastecer, e trocar óleo e filtro a cada 5.000km. E militec a cada 2 trocas de óleo.
Sobre o combustível, parece que ela se sente bem melhor com Shell V-Power Nitro.

Supercharger
08/07/2015, 21:54
Põe aí umas fotos da barca, por fora, por dentro mostrando os bancos, o porta malas, o motorzão, etc! Não tenho uma dessas e sinceramente não está nos planos, mas é sempre legal admirar as viaturas!

fertag
25/01/2016, 23:15
Ola, Icdalzoc !
Conte-nos a respeito de como esta’ andando o teu ML !
E poderias esclarecer-me uma duvida a respeito da suspensão de teu carro ?
Existem batidas secas de fim de curso dos amortecedores(traseiros) ao andar em estradas muito irregulares ? Pergunto isso pois o Rexton 2,7 AWD, que e’ baseado no MB ML, tem essa característica(bastante chata, diga-se de passagem!). SE existiam e as tiraste, como foi que o fizeste ? Gratos e Abraços.

lcdalzoc
17/02/2016, 10:39
Ola, Icdalzoc !
Conte-nos a respeito de como esta’ andando o teu ML !
E poderias esclarecer-me uma duvida a respeito da suspensão de teu carro ?
Existem batidas secas de fim de curso dos amortecedores(traseiros) ao andar em estradas muito irregulares ? Pergunto isso pois o Rexton 2,7 AWD, que e’ baseado no MB ML, tem essa característica(bastante chata, diga-se de passagem!). SE existiam e as tiraste, como foi que o fizeste ? Gratos e Abraços.

Fertag,
Desculpe, só vi hoje seu post. Estou com pouco tempo e acabo acessando pouco o forum.
Na ML não ocorrem batidas secas. Tem pouco curso de suspensão, mas o controle de tração se vira quando alguma roda perde o contato com o chão. Cansei de andar em 3 rodas nas "estradas" (que mais parecem leitos de rio) de Jaquirana, Cambará, Passo do S, Josafaz, Ausentes, serra da rocinha...

A ML está "internada" desde o final de ano no mecânico. Uma carreta enroscou o para-choque na lateral dianteira (bem no pisca) e prensou a lateral do radiador, e fugiu! Eu não percebi na hora o estrago pq não consegui abrir o capô (prensou a trava que libera) e andei mais 80km serra acima até chegar em casa. Vazou todo o fluído do radiador, o ponteiro da temperatura não acusou nada e derreteu 2 bielas. Mas percebi isso somente quando fui dar a partida 2 dias depois e não pegou mais. Como consegui pegar a placa do "fujão", entrei com ação e vamos ver no que vai dar. Arrumar o motor custa R$ 20 mil, mas consigo motor usado em excelente estado por R$ 4,5 a 5 mil, mais R$ 1,5 mil de mão de obra.

Por enquanto estou tentando me virar com uma carroça que comprei de um primo (um Gol 1.0 16v ano 2000, impecável), que com 2 meses nas minhas mãos já está caindo aos pedaços. De bom tem só o motor, um pouco de câmbio e um consumo espetacular (média de 18 km/l em modo wot).

fertag
18/02/2016, 21:02
Ola’, Icdalzoc !
Mas que lastima o que aconteceu com o teu carro...pelo menos não te feriste ! e o MB ML foi valente por ter conseguido te levar para casa antes de dar o ‘ultimo suspiro’ ! A carreta deve ter feito de proposito, pelo tipo do teu carro, infelizmente...!Que trabalheira, correr atras agora das peças para recompor o ML! Agora, quanto ao teu Gol, naõ esqueças que nossas estradas e ruas, ruins e mal-conservadas como costumam ser, em especial por aqui no RS, ajudam e muito, a desmontar com qualquer carro...e por isso costumamos usar nossos 4x4s, que são mais robustos e podem demandar oficina com menor frequencia !
Desejo-te sorte para recuperares teu carro e tambem na ação movida contra o irresponsavel que te causou isso e todos esses transtornos .
De meu lado, levei o carro(Rex) num especialista em suspensões, na Av. Sertorio, em PoA, e ele modificou alguma coisa que já’ ajudou bastante a ‘isolar’ as pancadas para os ocupantes(batentes de molas traseiras, novos batentes internos de amortecedores traseiros, bem como nova regulagem para estes quanto ao curso) .
Abração.

barijan
21/04/2016, 19:17
...A ML está "internada" desde o final de ano no mecânico. Uma carreta enroscou o para-choque na lateral dianteira (bem no pisca) e prensou a lateral do radiador, e fugiu!...

Olá amigo. Que lástima esse estrago em sua ML. Eu tenho uma e sei bem que danos dessa monta podem ficar uma facada pra arrumar. Espero que o serviço fique bom.

Se precisar de qualquer dica sobre a ML é só me perguntar. De tanto mexer com ela fique expert em lidar com os melindres desse carro. São poucos, mas às vezes surgem pequenos defeitinhos chatos, que um mecânico inexperiente pode não saber diagnosticar e acabar trocando o que não precisa e no fim não resolve o problema. Por isso para 99% das necessidades, eu mesmo mexo no carro. Só passo a bola para o mecânico se precisa de alguma ferramenta especial ou coisa parecida.

É um excelente carro, se bem cuidado vai longe. A minha já está com quase 300 mil km, motor e câmbio originais, firmes e fortes.
Probleminhas simples, mas que se não cuidados podem virar grande dor de cabeça. Normalmente são aquelas coisas que se deterioram com o tempo, como borrachas, vedações, etc. Mas se consertar logo e não deixar acumular problemas, fica fácil e barato manter.
Coisas praticamente inevitáveis de ter que trocar eventualmente: Filtro de combustível integrado a regulador de pressão (caro), o-rings dos injetores, um ou outro cabo de vela, bomba d'água, polia-louca, coxins do motor, corrente da caixa de tração (depois dos 200 mil km), sensor de rotação (CPS).

Uma coisa importante. Não acredite na história de que o óleo da caixa de tração (transfer case) e dos diferenciais são "para vida toda". Se você nunca trocou, faça isso. É fácil, rápido, barato e pode te poupar de estourar um desses componentes caríssimos. E esses óleos tem que ser específicos, se for trocar me pergunte.
Mesma coisa para o óleo do câmbio. Esse tem que ser trocado por quem entende mesmo do carro, pois o procedimento errado pode estragar tudo.

Abraços!
Ricardo

chansen
31/01/2018, 15:41
Saudações,

Não sei se ainda acompanham esse tópico, mas vamos lá.

Eu comprei uma ML 350 CDI 2010, já é a W164. Motor V6 3.0 turbo diesel... Maravilha. Consumo muito baixo, é uma alegria só.

@lcdalzoc: como está a tua viatura? Já está rodando com ela de novo?

Abraço!

lcdalzoc
05/02/2018, 10:45
Bom dia Chansen,

Não tenho mais a ML, acabei trocando ela em outro veículo. Um cidadão ali de POA se interessou em ficar com ela e consertar, e me ofereceu uma boa proposta. Pra mim foi mais vantajoso.

Foi um excelente veículo enquanto esteve em minhas mãos.