Ver Versão Completa : Solenoide da Turbina - Frontier 2.5 2010
Pessoal, boa tarde.
Com 30.000Km e todas as revisões feitas na Nissan, a válvula solenóide da turbina da Frontier XE 4X4 2010 do meu pai resolveu abrir o bico. A Sinal Nissan (Barueri) quer R$ 1.000,00 pela peca instalada. Achei caro e estamos com o pe atras em relação a concessionárias, pois descobrimos - da pior maneira possível - que o filtro de combustível nunca havia sido trocado! R$ 2.500,00 cada revisão e nao trocam nem a p**** do filtro! Gostaria da recomendação de uma loja que comercialize essa válvula.
Abrass!
ednaldoalencar
23/11/2014, 20:03
[QUOTE=f3l1p3x;2212135]Pessoal, boa tarde.
Com 30.000Km e todas as revisões feitas na Nissan, a válvula solenóide da turbina da Frontier XE 4X4 2010 do meu pai resolveu abrir o bico. A Sinal Nissan (Barueri) quer R$ 1.000,00 pela peca instalada. Achei caro e estamos com o pe atras em relação a concessionárias, pois descobrimos - da pior maneira possível - que o filtro de combustível nunca havia sido trocado! R$ 2.500,00 cada revisão e nao trocam nem a p**** do filtro! Gostaria da recomendação de uma loja que comercialize essa válvula.
Abrass![/QUOTE
Boa noite, caro amigo a minha também pifou, só que eles me falaram que é 2.400,00, ai vai a dica que fiz na minha, pega a mangueirina que vem do motor e liga direto na turbina que o carro fica ótimo e depois você procura uma no mercado de usados.
ednaldoalencar
23/11/2014, 20:10
Boa noite, caro amigo a minha também pifou, só que eles me falaram que é 2.400,00, ai vai a dica que fiz na minha, pega a mangueirina que vem do motor e liga direto na turbina que o carro fica ótimo e depois você procura uma no mercado de usados.
Anderson agp
14/03/2016, 17:49
Alguém pode me dizer se por deixar ligado o vácuo no turbo pode acender a luz da injeção?
Aqui na eurovia nissan no final do ano passado tavam cobrando R$ 1200,00 só a peça.
LaurindoJr
12/05/2016, 18:04
a minha tb deu pau, e quase todas que eu perguntei, deveria haver um recall desse p***, sacanagem, 1800 na concessionaria aqui
Comprei uma válvula no mercado livre similar por R$ 600,00 melhorou a potencia mas continua fumaçando, quando passo dos 2500 rpm, principalmente nas primeiras marchas 1ª a 3ª, da quarta em diante quase não se percebe a fumaça.
Pessoal, boa tarde.
Abrass!
Como vocês identificaram que o solenóide estava com problema?
pradocarlosprado
09/12/2016, 10:50
a válvula da s10 pit bul ou blazer diesel é a mesma , e custa em média R$300 apenas .VALE MUITO A PENA
Sergio c
09/12/2016, 12:24
Valeu pelo relato Prado, bom saber desses detalhes...
a válvula da s10 pit bul ou blazer diesel é a mesma , e custa em média R$300 apenas .VALE MUITO A PENA
enricof18
09/12/2016, 13:00
Melhor é a válvula do VW Delivery 8150, ano 2010, com motor MWW. O conector elétrico é o mesmo da Frontier, então não precisa trocar o conector como o da válvula da S10. Original nas concessionárias VW caminhões, sai mais em conta que o original da S10.
Mas fiquem atentos, geralmente uma limpeza caprichada nessa válvula faz ela voltar a ativa.
Melhor é a válvula do VW Delivery 8150, ano 2010, com motor MWW. O conector elétrico é o mesmo da Frontier, então não precisa trocar o conector como o da válvula da S10. Original nas concessionárias VW caminhões, sai mais em conta que o original da S10.
Mas fiquem atentos, geralmente uma limpeza caprichada nessa válvula faz ela voltar a ativa.
desculpe-me a ignorancia, mas como faz esta limpeza?
enricof18
15/12/2016, 21:49
Eu faço na cuba de ultrassom da maquina de limpeza de bicos injetores.
joaogabriel
28/12/2016, 11:56
Bom dia Enrico, como fica o funcionamento da válvula do VW 8.150 ? Ela faz o motor despejar a potencia total? Pergunto isso, porque a minha XE 2010 perdeu potencia, aí foi testada uma válvula original usadinha e a caminhonete ficou muito boa; o mecânico comentou que a minha é de outro modelo (diferente da original) e que costumam por a da s10 por ser mais barato (mas a mesma não abre o suficiente, segurando um pouco o motor)
Agora estou em dúvida, porque a original do 8.150 nova está $ 600, ele quer $ 700 pela usada original.. o que acham?
Alguém que testou a do 8.150, ou s10, ou blazer, poderia me ajudar informando como ficou a caminhonete?
Obrigado
enricof18
28/12/2016, 12:50
Essas válvulas funcionam da mesmíssima maneira. Não tem diferença em desempenho comparando com a original. Não esqueça de ligar as mangueiras corretamente na válvula, inclusive a da entrada ATM, que deve ser ligada na mangueira que vai no filtro de ar. Muitos deixam essa entrada aberta, ela puxa poeira e trava bem antes do tempo.
joaogabriel
30/12/2016, 08:38
Problema resolvido!
Retirei minha válvula e joguei bastante descarbonizante car 80 pra dentro dela através dos 3 dutos que ligam as mangueiras, depois de reagir um pouco, peguei um bico de ar com pouca pressão e fui mandando ar em cada um dos 3 dutos (até no que era de saída) depois retirei uma tampinha que tem no topo da válvula (estava meio oxidado por dentro) e limpei bem, passei spray limpa contato elétrico nesta parte e no plug que tem dois pinos/fios, montei tudo com cuidado e fui testar, e pra minha sorte, a caminhonete ficou ótima! Estou rodando a 3 dias e até agora continua 100%!
Obrigado pelas valiosas dicas, acho que vale apena tentar limpar/destravar ela antes da troca, e caso a minha venha apresentar problema novamente, vou pegar a dica do enrico e comprar a do vw. 8.150 2010 delivery que nova original está custando $ 600,00 aqui na concessionária
-
Essas válvulas funcionam da mesmíssima maneira. Não tem diferença em desempenho comparando com a original. Não esqueça de ligar as mangueiras corretamente na válvula, inclusive a da entrada ATM, que deve ser ligada na mangueira que vai no filtro de ar. Muitos deixam essa entrada aberta, ela puxa poeira e trava bem antes do tempo.
Gabriel Toledo
27/06/2018, 13:14
Boa Tarde Pessoal
Tenho uma Frontier 2.5 11/12
Ela tem hora que para de funcionar válvula da turbina ai eu desligo ela e ligo novamente ai a válvula volta a funcionar perfeitamente. Alguém consegue me ajudar
enricof18
27/06/2018, 13:41
Boa Tarde Pessoal
Tenho uma Frontier 2.5 11/12
Ela tem hora que para de funcionar válvula da turbina ai eu desligo ela e ligo novamente ai a válvula volta a funcionar perfeitamente. Alguém consegue me ajudar
Explica isso melhor.
Como você verifica que ela está ou não está funcionando?
Clovesvec
27/06/2018, 22:33
Olá.. sou novo por aqui!. Estou com uma Frontier que troquei a solenóide da turbina... Coloquei a solenóide da S10.. original MWM! Meu scaner da o código P234, que é de pressão da turbina alta!
O MAP vai bem, porém quando ultrapassa 2360bar, ele trava nesses 2360, é só volta quando desliga a chave!.. quando ele ultrapassa essa marca de pressão, a camionete perde potência e fumaceia bastante..
Vi boas explicações do Enrico na internet. gostaria de saber se tem alguma "carta na manga"..?
enricof18
28/06/2018, 13:11
Olá.. sou novo por aqui!. Estou com uma Frontier que troquei a solenóide da turbina... Coloquei a solenóide da S10.. original MWM! Meu scaner da o código P234, que é de pressão da turbina alta!
O MAP vai bem, porém quando ultrapassa 2360bar, ele trava nesses 2360, é só volta quando desliga a chave!.. quando ele ultrapassa essa marca de pressão, a camionete perde potência e fumaceia bastante..
Vi boas explicações do Enrico na internet. gostaria de saber se tem alguma "carta na manga"..?
Sobre a moduladora da turbina, para verificar o funcionamento é o seguinte: No meio da turbina, entre os dois caracóis, tem a haste da variação da geometria, ligada na wastegate. A wastegate é aonde vai a mangueira de vácuo da turbina. A haste da variação tem que ficar oscilando rapidamente com o motor ligado na marcha lenta e tem que ter um movimento pra baixo quando pisa fundo no acelerador com ela desengatada.
Nessa Frontier, a haste da variação está atuando dessa forma?
Há algum indício de vazamento de ar, seja em mangueiras, intercooler?
Clovesvec
28/06/2018, 18:19
Olá Enrico!.. hj testamos vazamento de ar!.. nosso teste foi com pressão de 2 kilos... Um mínimo vazamento na mangueira que acopla na EGR.
E quanto a haste, ela está atuando sim!..
Estou ficando louco com esse carro!
O MAP segue travando em 2360, fumaceia do preto, um cheiro de combustível mau queimado. Potência até que está normal, mas essa fumaça preta, e o defeito código P234 estão dando trabalho!
enricof18
28/06/2018, 19:25
Olá Enrico!.. hj testamos vazamento de ar!.. nosso teste foi com pressão de 2 kilos... Um mínimo vazamento na mangueira que acopla na EGR.
E quanto a haste, ela está atuando sim!..
Estou ficando louco com esse carro!
O MAP segue travando em 2360, fumaceia do preto, um cheiro de combustível mau queimado. Potência até que está normal, mas essa fumaça preta, e o defeito código P234 estão dando trabalho!
Já verificou o sensor de pressão do intercooler, se ele não está com defeito? Se for possível, troque esse sensor para teste. Ele é o MAP da história.
Clovesvec
28/06/2018, 21:06
anteriormente tínhamos 2 falhas presentes. P234 e P238, respectivamente, excesso de pressão na turbina e falha no sensor de pressão da turbina. Eu coloquei um usado. Apagamos os defeitos da memoria. Funcionou bem daí! Sumiu a falha do sensor, porém quando acelera e a pressão sobe, o sensor trava e a fumaça tá constante...
enricof18
29/06/2018, 19:20
anteriormente tínhamos 2 falhas presentes. P234 e P238, respectivamente, excesso de pressão na turbina e falha no sensor de pressão da turbina. Eu coloquei um usado. Apagamos os defeitos da memoria. Funcionou bem daí! Sumiu a falha do sensor, porém quando acelera e a pressão sobe, o sensor trava e a fumaça tá constante...
Verificou a fiação do sensor até o módulo? Defeito no conector? Defeito no chicote?
Verificou a geometria da turbina?
Gabriel Toledo
02/07/2018, 10:25
Explica isso melhor.
Como você verifica que ela está ou não está funcionando?
Eu retiro a mangueira que vai da válvula para a turbina e vejo que ela não esta produzindo vácuo, a haste da turbina também fica parada, ai é só desligar e ligar novamente a frontier que ela volta ao normal, isso costuma acontecer umas 4 ve
zes por dia.
enricof18
02/07/2018, 11:36
Eu retiro a mangueira que vai da válvula para a turbina e vejo que ela não esta produzindo vácuo, a haste da turbina também fica parada, ai é só desligar e ligar novamente a frontier que ela volta ao normal, isso costuma acontecer umas 4 ve
zes por dia.
Aí quando desliga e liga novamente, vem vácuo pra mangueira e ela volta a oscilar a haste?
Gabriel Toledo
02/07/2018, 12:55
Aí quando desliga e liga novamente, vem vácuo pra mangueira e ela volta a oscilar a haste?
Sim, ela volta a oscilar a Haste.
enricof18
02/07/2018, 13:29
Mas ela faz isso sempre? Porque depois de um tempo funcionando na lenta, essa válvula "desliga" e só volta a ligar quando você pisa no acelerador. Não tem necessidade de desligar e ligar o motor.
Gabriel Toledo
02/07/2018, 13:59
Todo o dia que ando nela ela faz isso umas 3 vezes, já até acostumei kkkkkk eu coloco ela no Neutro desligo e ligo ai ela volta ao normal.
enricof18
02/07/2018, 18:47
Todo o dia que ando nela ela faz isso umas 3 vezes, já até acostumei kkkkkk eu coloco ela no Neutro desligo e ligo ai ela volta ao normal.
Estranho isso, deve ser problema elétrico, talvez problema de aterramento. Teria que verificar essa parte.
antoniopinheirojml
27/07/2018, 22:48
Se ligar essa mangueira que vem do motor direto na turbina, funciona de forma correta?
antoniopinheirojml
27/07/2018, 22:49
[QUOTE=f3l1p3x;2212135]Pessoal, boa tarde.
Abrass![/QUOTE
antoniopinheirojml
27/07/2018, 22:50
Não vai dar problemas?
Heleandro Betanin
25/10/2018, 20:07
Este vídeo tem a solução
https://www.youtube.com/watch?v=NECn37gyA_M&feature=youtu.be
Fabinho013
12/11/2018, 10:13
Recentemente tive problemas na estrada durante uma viagem que fiz onde cortava o giro entre 3000 e 2500 rpm, ficava oscilando, parei em uma oficina e depois de vários testes foi constatado defeito no modulador da turbina, o mecânico colocou uma MWM da S10 e ficou perfeito. Quando retornei fiz teste com 2 vva's importadas da China e na lenta a haste da geometria fica oscilando, mas quando ando com ela ainda tem falta de potência e fumaça, será que o problema está nas 3 vva's, pois a original apresenta o mesmo sintoma das novas importadas, diferente da MWM?
enricof18
12/11/2018, 19:48
Recentemente tive problemas na estrada durante uma viagem que fiz onde cortava o giro entre 3000 e 2500 rpm, ficava oscilando, parei em uma oficina e depois de vários testes foi constatado defeito no modulador da turbina, o mecânico colocou uma MWM da S10 e ficou perfeito. Quando retornei fiz teste com 2 vva's importadas da China e na lenta a haste da geometria fica oscilando, mas quando ando com ela ainda tem falta de potência e fumaça, será que o problema está nas 3 vva's, pois a original apresenta o mesmo sintoma das novas importadas, diferente da MWM?
Com a da MWM não tem esse problema em alta rpm?
Fabinho013
14/11/2018, 20:37
Voltei o modulador da MWM e ficou normal, não sei o que acontece com a original e as outras 2 importadas de mesmo código.
enricof18
14/11/2018, 20:55
Voltei o modulador da MWM e ficou normal, não sei o que acontece com a original e as outras 2 importadas de mesmo código.
Pelo visto as outras solenoides deram problema então.
Fabinho013
19/11/2018, 19:44
Tbm estou acreditando nisso. Sabe dizer o pq em lenta o atuador da turbina fica oscilando normalmente mais qdo acelera não responde? Troquei todas as mangueiras do sistema de vácuo mais não resolveu e a da MWM fica de boa, só pode ser os moduladores msm, mais tem como testar fora do carro?
Águia Frontier SEL 2008
06/12/2018, 19:40
a noite pessoal estou com problema na minha Frontier 2008 automático ela não tem força para arrancar parece um carro manual arrancando em quinta marcha mais após andar normal mas não troca da quarta marcha já passei scanner não acusou nada na caixa Nem turbina a única coisa que mostrou um pouco diferente foi o sensor MAF onde eu tirei e limpei com limpa contato e não alterou nada alguém tem uma luz para me dar? Obrigado
Anderson1984
30/12/2018, 04:21
Pessoal tenho um 2010Xe, percebi a perca de potência vim aqui no fórum e peguei as ótimas dicas e troquei a solenoide, porém ela para de funcionar em alguns meses, comprei outra e coloquei, parou novamente. Comprei aquelas importadas mesmo foi a que eu achei, alguém tem alguma dica por favor!!!!
Anderson1984
30/12/2018, 04:29
A minha tbm!!! E logo em seguida para de funcionar
enricof18
30/12/2018, 20:03
Pessoal, quem visualiza o funcionamento da solenoide da turbina, através da oscilação a haste da wastegate na marcha lenta, deve estar atento a uma coisa: Qualquer vazamento de ar de admissão ou de escape faz essa oscilação parar e dar a entender que a válvula não está funcionando, quando na verdade o problema é outro. Então o diagnóstico deve ser completo, quem fica trocando pra ver se resolve está perdendo tempo e dinheiro.
Façam teste de pressão na admissão para verificar existência de vazamentos, chequem coletor de escape e turbina quanto a vazamentos de escape, façam limpeza no sensor de pressão do intercooler e no MAF, chequem todas as mangueiras de vácuo para ver se não estão ressecadas, quebradas, furadas, etc. Tudo isso influencia o funcionamento da geometria da turbina da Frontier.
Jean R Silva
21/05/2019, 20:58
Boa noite........mesmo na Frontier 2.5 serve a Solenoide da S10 e do vw8150....... vi em anúncios no mercado livre que serve na com motor 2.8......obrigado
TITAO WALTRICK
03/11/2019, 12:31
Tbm estou acreditando nisso. Sabe dizer o pq em lenta o atuador da turbina fica oscilando normalmente mais qdo acelera não responde? Troquei todas as mangueiras do sistema de vácuo mais não resolveu e a da MWM fica de boa, só pode ser os moduladores msm, mais tem como testar fora do carro?
porque esta tendo vazamento de ar em algum lugar, na minha por exemplo a solenoide tem a parte de traz uma capa palstica encaixada, ela esta folgada e vazando ar ai a turbina ficava loca na geometria, passei silicone e encaixei de volta, ai ficou bem vedado nao deu mais problema
Sgtmarcos22
23/02/2020, 19:08
Boa tarde meus amigos. Vou compartilhar uma situação que está acontecendo com a minha camionete. (Frontier 2007 2.5 espanhola). O carro tá com fumaça preta quando passa de 2 mil giro, já isolei a egr (melhorou um pouco, mas continua com fumaça), filtros (óleo e diesel novos), tá razoavelmente econômica (9 cidade, 11 estrada), alcança finais boas, mas tá um pouco preguiçosa na arrancada... na verdade achava que tava normal, mas hoje dei uma volta com a de um amigo, também automática e me espantei com a puxada na arrancada... lendo alguns comentários fui testar a tal da moduladora, então percebi o seguinte. Tá fazendo vacuo (quando ligada), porém não fica oscilando a haste wastegate na lenta e também não oscila quando acelera, ou seja, quando da a partida ela puxa a haste, dai fica o tempo todo puxada, só volta se desligar...😕. Alguém sabe algo acerca deste problema? Desde já agradeço 👍👊
enricof18
25/02/2020, 18:17
Boa tarde meus amigos. Vou compartilhar uma situação que está acontecendo com a minha camionete. (Frontier 2007 2.5 espanhola). O carro tá com fumaça preta quando passa de 2 mil giro, já isolei a egr (melhorou um pouco, mas continua com fumaça), filtros (óleo e diesel novos), tá razoavelmente econômica (9 cidade, 11 estrada), alcança finais boas, mas tá um pouco preguiçosa na arrancada... na verdade achava que tava normal, mas hoje dei uma volta com a de um amigo, também automática e me espantei com a puxada na arrancada... lendo alguns comentários fui testar a tal da moduladora, então percebi o seguinte. Tá fazendo vacuo (quando ligada), porém não fica oscilando a haste wastegate na lenta e também não oscila quando acelera, ou seja, quando da a partida ela puxa a haste, dai fica o tempo todo puxada, só volta se desligar.... Alguém sabe algo acerca deste problema? Desde já agradeço
Da uma olhada no link a seguir. Nele eu dou o passo a passo de diagnóstico do controle da geometria da turbina da Frontier.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/173786-nissan-frontier-2008-2012-valvula-moduladora-da-turbina-como-diagnosticar.html