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Ver Versão Completa : Diesel S-10 na frontier 2.8 2006 eletrônica



DanielRS
14/11/2014, 11:46
Um mecanico de confiança andou colocando minhoca na minha cabeça a respeito do S-10 no meu carro, e fiz várias pesquisas a respeito. Ele me disse que o S-10 seria aceleraria mais o desgaste da bomba de alta pressão por ser mais fino e talvez menos lubrificante, e ainda provoca aumento no consumo! Fiz várias pesquisas e entendi que o fato de almentar o consumo parece ser fato, apesar de ninguem justificar o porque. Vi também que ele tem maior ação de limpeza, alem das questões de menor teor de enxofre.

Mas enfim, alguem já teve alguma informação se o S-10 é de fato mais agressivo para a bomba de alta pressão desse carro? Ou de algum outro componente? E outras desvantagens tbm? Penso em revezar entre o S-10 e S-500, mas até agora só usei o S-10.

Valeu gente!!

alexterra
22/11/2014, 21:31
Fala Daniel!
Tenho uma XT 2006 à mais de dois anos, e até seis meses atrás, o meu critério na hora de escolher entre o diesel S-10 e o comum era o preço, mas sempre em postos com bandeira, usava mais o comum, mas, se o S-10 estivesse com preço bom, ia dele mesmo, acreditando estar fazendo um bom negócio para a minha vtr, ignorava alguns aspectos desse combustível, um deles é de ser mais solvente, o que para o ano (2006) das nossas viaturas pode ser complicado. bom, o fato é que um dia viajando para o Rio, a luz da injeção acendeu e causou perda de potência na mesma hora, parei, desliguei e liguei o motor e voltou ao normal, fiquei preocupado, mas, segui viagem, demorou acender de novo, mas, acendeu, e cada vez com mais frequência, até o ponto de cortar o diesel e ter que esperar pra ligar novamente. bom, levei pra oficina e o meca começou a investigação, aí, meu irmão! Começou todo o meu dilema, de prima ele condenou a válvula reguladora de pressão, fui buscar na autorizada Bosch, em Cach. do Itapemirim, rodei 160 km ida e volta, precinho da valvulazinha: R$ 350,00 no cash e mais a gasosa do Focus da esposinha, ainda bem que tem, né? Se não, tava a pé. Bem, levei a peça pro meca colocar, na esperança de resolver, pra minha primeira tristeza, nada, td na mesma. Dá-lhe scanner nela, e agora, é a vez dos bicos, tirou e me entregou, vai eu de novo pra Bosch, só pra testar cada bico fica em R$ 80,00, testou um por um, e me condenaram um bico por excesso de retorno, susto! Valorzinho do bico novo é de 900,00 reais, comprei e voltei pra oficina com os bicos injetores, pensando: Pô! agora vai dar certo, já gastei uma grana, vtr parada quase uma semana, só que não, né? Segunda tristeza, colocado os bicos, nada resolvido, ainda na estaca zero! Comecei ficar desesperado, como é possível? Só trocando peça e nada? Aí o meca iniciou uma inspeção, que eu acho, que tinha que ter sido feita desde o começo, começando: Tanque de ferro em bom estado, boia e pescador, ok; Toda linha do diesel, ok; Bomba intermediária, tirou e revisou, ok; Filtro diesel, opa! verificou-se um pequeno estufamento na parte superior, possivelmente provocado por excesso de pressão entre o filtro e a bomba de alta, aí veio a real, vou ter que partir de novo para a Bosch, só que desta vez, com o coraçãozinho da vtr nas mãos, me restava somente rezar mt, rsrs! Só pra colocar a bomba na máquina de teste me custaria quinhentinhos, fora a revisão, mas, valeu a pena rezar, o cara da Bosch, disse que não ia botar na máquina, porque, assim, teria que me cobrar o teste, não era necessário, disse que pelo relato que o meca passou do estado que o filtro ficou, já sabia o que poderia ser, pegou a bomba, sacou o caninho de entrada do diesel, puxou uma peneirinha de dentro, que estava mt suja, colocou uma nova, botou o caninho no lugar,e me entregou a bomba, e falou: Teu problema está resolvido, e, desta vez, vc não vai pagar nada, nem acreditei! Nem a tal peneirinha ele me cobrou. Ele me perguntou qual diesel eu usava, respondi pra ele o que já relatei aqui, e aí ele me deu uma verdadeira aula, falou que jamais eu poderia misturar o diesel comum com o S-10, o comum não é mt puro, contém impurezas que, pelo S-10, por ser mais solvente, são diluidas, passando, assim, pelos filtros e chegando até a bomba de alta, e obstruindo a entrada, como aconteceu na minha vtr. Caso eu optasse pelo S-10, o ideal seria dar uma geral no tanque, em todo sistema de injeção, trocar o filtro, e abastecer só em postos de confiança na qualidade do diesel, agora, o diesel comum, posso usar sem medo, mesmo sabendo que não é um comb. mt puro, usando o mesmo critério de, sempre em postos de confiança, obedecendo o período de trocas de filtro, usando componentes de qualidade, as impurezas que aparecerem, não passarão pelos filtros. Agradeci mt o benfeitor, voltei pra oficina com o coraçãozinho da vtr desobstruído, devido a boa vontade do amigo da Bosch, tinha uma certa convicção que td iria dar certo, e deu, coração no lugar, funcionamento perfeito, resolvido! Vtr zero bala de novo!
Lição que aprendi: Não misturar mais diesel comum com o S-10, se não e o manual não pede o S-10, meu amigo, só use o comum.
Espero ter ajudado! Grande abraço!

curvelo
10/12/2014, 23:52
Complementando o Relato do colega ALEXTERRA,

Umas três semanas atrás estava voltando de uma viagem de (cerca de 700km) usando todo o potencial do meu MWM 2.8 a uns 120, 130km/h quando sem mais e sem menos o motor "apagou". Era como se eu tivesse tirado a chave ou algo do tipo, tirei o pé do acelerador e coloquei de novo: Ela voltou a funcionar, achei estranho e apesar de ficar com aquela cara de :???: segui viagem. O problema voltou a se repetir em umas duas oportunidades, mas ali no meio do nada não tinha muito o que fazer... Fui trazendo "A Gigante" na ponta dos dedos pra casa, ainda pensei... Amanhã você vai me dar dor de cabeça... BATATA!
Na segunda pela manhã ela pegou, esperei um minutinho como faço todos os dias e estava contornando o quarteirão quando ela morreu novamente, só que aí parceiro... não teve milagre pra fazer ela funcionar. Quer dizer, com uma chave 17 tirei o ar dos bicos e achei que havia solucionado o problema, 10km pra frente outra parada... desisti coloquei ela no guincho e levei para uma oficina especializada em bombas.
O resto da conversa é semelhante ao relato do ALEXTERRA, R$2.000 depois, levei uma BAITA BRONCA por usar o S10 e principalmente por misturar S10 com Diesel Comum. Segundo o Mexanico, o S10 prejudica sim a lubrificação das nossas bombas, gera maior desgaste e retorno breve ao mecânico! rsrsrsrs
Vou zerar esse tanque e a partir de agora só D.Comum na cabeça com XP3 uma vez por mês.

ABS!






Fala Daniel!
Tenho uma XT 2006 à mais de dois anos, e até seis meses atrás, o meu critério na hora de escolher entre o diesel S-10 e o comum era o preço, mas sempre em postos com bandeira, usava mais o comum, mas, se o S-10 estivesse com preço bom, ia dele mesmo, acreditando estar fazendo um bom negócio para a minha vtr, ignorava alguns aspectos desse combustível, um deles é de ser mais solvente, o que para o ano (2006) das nossas viaturas pode ser complicado. bom, o fato é que um dia viajando para o Rio, a luz da injeção acendeu e causou perda de potência na mesma hora, parei, desliguei e liguei o motor e voltou ao normal, fiquei preocupado, mas, segui viagem, demorou acender de novo, mas, acendeu, e cada vez com mais frequência, até o ponto de cortar o diesel e ter que esperar pra ligar novamente. bom, levei pra oficina e o meca começou a investigação, aí, meu irmão! Começou todo o meu dilema, de prima ele condenou a válvula reguladora de pressão, fui buscar na autorizada Bosch, em Cach. do Itapemirim, rodei 160 km ida e volta, precinho da valvulazinha: R$ 350,00 no cash e mais a gasosa do Focus da esposinha, ainda bem que tem, né? Se não, tava a pé. Bem, levei a peça pro meca colocar, na esperança de resolver, pra minha primeira tristeza, nada, td na mesma. Dá-lhe scanner nela, e agora, é a vez dos bicos, tirou e me entregou, vai eu de novo pra Bosch, só pra testar cada bico fica em R$ 80,00, testou um por um, e me condenaram um bico por excesso de retorno, susto! Valorzinho do bico novo é de 900,00 reais, comprei e voltei pra oficina com os bicos injetores, pensando: Pô! agora vai dar certo, já gastei uma grana, vtr parada quase uma semana, só que não, né? Segunda tristeza, colocado os bicos, nada resolvido, ainda na estaca zero! Comecei ficar desesperado, como é possível? Só trocando peça e nada? Aí o meca iniciou uma inspeção, que eu acho, que tinha que ter sido feita desde o começo, começando: Tanque de ferro em bom estado, boia e pescador, ok; Toda linha do diesel, ok; Bomba intermediária, tirou e revisou, ok; Filtro diesel, opa! verificou-se um pequeno estufamento na parte superior, possivelmente provocado por excesso de pressão entre o filtro e a bomba de alta, aí veio a real, vou ter que partir de novo para a Bosch, só que desta vez, com o coraçãozinho da vtr nas mãos, me restava somente rezar mt, rsrs! Só pra colocar a bomba na máquina de teste me custaria quinhentinhos, fora a revisão, mas, valeu a pena rezar, o cara da Bosch, disse que não ia botar na máquina, porque, assim, teria que me cobrar o teste, não era necessário, disse que pelo relato que o meca passou do estado que o filtro ficou, já sabia o que poderia ser, pegou a bomba, sacou o caninho de entrada do diesel, puxou uma peneirinha de dentro, que estava mt suja, colocou uma nova, botou o caninho no lugar,e me entregou a bomba, e falou: Teu problema está resolvido, e, desta vez, vc não vai pagar nada, nem acreditei! Nem a tal peneirinha ele me cobrou. Ele me perguntou qual diesel eu usava, respondi pra ele o que já relatei aqui, e aí ele me deu uma verdadeira aula, falou que jamais eu poderia misturar o diesel comum com o S-10, o comum não é mt puro, contém impurezas que, pelo S-10, por ser mais solvente, são diluidas, passando, assim, pelos filtros e chegando até a bomba de alta, e obstruindo a entrada, como aconteceu na minha vtr. Caso eu optasse pelo S-10, o ideal seria dar uma geral no tanque, em todo sistema de injeção, trocar o filtro, e abastecer só em postos de confiança na qualidade do diesel, agora, o diesel comum, posso usar sem medo, mesmo sabendo que não é um comb. mt puro, usando o mesmo critério de, sempre em postos de confiança, obedecendo o período de trocas de filtro, usando componentes de qualidade, as impurezas que aparecerem, não passarão pelos filtros. Agradeci mt o benfeitor, voltei pra oficina com o coraçãozinho da vtr desobstruído, devido a boa vontade do amigo da Bosch, tinha uma certa convicção que td iria dar certo, e deu, coração no lugar, funcionamento perfeito, resolvido! Vtr zero bala de novo!
Lição que aprendi: Não misturar mais diesel comum com o S-10, se não e o manual não pede o S-10, meu amigo, só use o comum.
Espero ter ajudado! Grande abraço!

HERICK
11/12/2014, 05:43
Ótimos relatos! Assino de embaixo, misturar nunca S10 e Comum, o problema é que o Diesel comum vai acabar, aí meus amigos o bicho vai pegar hehehehehe.

sergiopincelli
11/12/2014, 12:23
Não acredito que o diesel s-10 tenha causado algum problema, uso o S-10 desde que começou sua comercialização e nunca tive nenhum problema. A única diferença é que ele é mais limpo com muito menos enxofre e como resultado uma queima mais limpa e motor menos carbonizado. Acho, minha opinião que muitas críticas são infundadas.

sergiopincelli
11/12/2014, 12:33
Outra informação infundada, " o diesel S-10 é mais solvente", amigos ele só é mais limpo, nada mais, suas propriedades lubrificantes continuam as mesmas, a minha PKP é 2005/2006 eletrônica e não boto mais o S=500, primeiro que nos grandes centros está difícil de achar e o filtro de óleo diesel tem o dobro de durabilidade.

RODVOTISCH
11/12/2014, 13:01
Eu na minha mecanica 2003, uso apenas o S10, que foi sugerido pelo bombista e pelo mecanico que mexe nela...mas vendo esses relatos sempre fico em duvida se estou fazendo o correto.
Porém nunca misturo S50 com S10, salvo em alguma viagem longa que nao consiga encontrar o S10, ai vai se S50 mesmo ...

HERICK
12/12/2014, 05:28
Se usar aditivo no S10 fica tudo certo! Nas mecânicas é o mais indicado, essa é a minha experiência com o uso do S10, acredito sim que a polêmica nunca vai acabar, mas o fórum vive disso, foristas vamos postar os seus relatos ok!

RODVOTISCH
12/12/2014, 09:28
Herick, vc usa aditivo com qual frequencia? E qual aditivo ? O tal do tekkon? Acha facil?

sergiopincelli
12/12/2014, 12:41
Muitos mecânicos executam trabalhos por experiência e não por estudos de atualização. Misturar S-10 com S-500 poderia acontecer o quê ? Apenas aumentar a quantidade de partículas de enxofre que foram filtradas no S-10, isto é fumaça negra, carbonização etc. Os dois não são como água e óleo que não se misturam e sim formam uma nova mistura, abaixo de 500 a acima de 10 dependendo da quantidade de cada um na mistura. Mecânicos inventam muitas histórias para justificar sua ignorância no assunto e assim vão levando.

Albertofs
12/12/2014, 18:07
Só uso comum... Xterra 2005 bomba mecanica. Preço melhor, manual recomenda e artigo técnico da Petrobras que explica o menor poder de lubrificação da BI (e BI é lubrificada pelo diesel), então amigos, daqui uns 4 anos voces me digam se vão ter ou não problema na BI. Rodo 350 KM/dia, com média de 80Km em estradas de barro, na Xterra e ate agora só alegria com diesel de R$ 2,49 e fazendo média de 11.5 km/l.

HERICK
13/12/2014, 05:49
Herick, vc usa aditivo com qual frequencia? E qual aditivo ? O tal do tekkon? Acha facil?

Como uso o S500, tá de boa, mas o pessoal utiliza o aditivo para diesel a cada tanque cheio ok!

Salviano
16/12/2014, 22:17
Herick, vc usa aditivo com qual frequencia? E qual aditivo ? O tal do tekkon? Acha facil?

Olá! Rodvotisch.
Não falo pelo Herick, eu uso o S-10 com Teccom 10, porque o antigo proprietário usava. A proporção é de 1:1000, ou seja, para um tanque de 70 litros vc coloca 70ml, se for completar o tanque e der 40 litros, vc coloca 40ml.

Isso nos primeiros 5 tanques, depois pode reduzir para 1:2000 como manutenção. É o que estou fazendo até hoje. Estou com a Xterra a 6 meses, fazendo média de 10/11 Km p/lt.

OBS. Comprei em Santos pelo correio.

HERICK
17/12/2014, 03:47
Assino embaixo Salviano!

pulim
17/12/2014, 11:35
usei o s10 em minha x 2005 mecânica algumas vezes.... sem qualquer problema aparente.... como gosto de fazer manutenção preventiva, fui até um bombista conceituado aqui em Brasília e pedi para revisar a bomba e ajustar ela para um melhor rendimento (reduzir lag e aumentar um pouco a injeção de diesel)... quando abriu viu resquícios de ferrugem, não nas peças, mas no diesel que estava dentro... como havia deixado o carro no meca dois meses antes para uma revisão geral, inclusive do tanque e linhas de combustível e tudo estava ok, relatei ao bombista que tinha utilizado s10...

o que ele me falou foi que nossas bombas não foram concebidas para o s10... que podem funcionar sem problemas desde que haja um preparo do veículo que sempre utilizou o s500, mas que normalmente em bombas mecânicas há desgaste maior devido ao material de sua construção e da menor lubricidade do s10...

recomendou nunca sair do s500.

Fabio_318
17/12/2014, 12:45
Se me apresentarem um trabalho técnico com provas e laudo até acredito, mas em achismos de mecânicos não dou credibilidade. O S10 está aí e veio pra ficar, com todos os seus benefícios e, ao meu ver só o valor em malefício, pois custa cerca de 0,15 a 0,30 a mais por litro.

gperius
17/12/2014, 23:13
Esqueçam o S10. Isso pra quem tem motores anteriores a 2012. Minha PAJERO 2.8, que há 4 anos (50.000 KM) vem sendo abastecida com S10 de posto confiável, me deu um prejuízo essa semana: os quatros bicos estavam "mijando", ou seja, não mais pulverizando o diesel. Por que? Por causa do S10, que possui muito menos poder de lubrificação que o S500. A bomba estava normal, mas os bicos estavam todos desgastados nas agulhas.

Para os céticos, recomendo a leitura do artigo do link abaixo:

O que você precisa saber sobre o novo Diesel no Brasil - Companytec Automação e Controle Ltda. | Automação de Postos de Combustíveis (http://www.companytec.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=403%3As-10&catid=1%3Anoticias&Itemid=125)

Apesar de que no final ele diz que em motores novos não há necessidade de alterações, antes ele cita que o S10 lubrifica menos e compromete os bicos, como pode se ver a seguir no trecho:

Presença de Enxofre e Lubrificação

O “antigo” diesel diferenciava-se da gasolina pelo maior ponto de fulgor e pelo maior poder de lubrificação, esta última, característica essencial para a durabilidade das agulhas dos injetores.
O maior poder de lubrificação era consequência da presença do enxofre, mas, para que houvesse a diminuição no teor de enxofre, houve o aumento da participação do biodiesel na composição do óleo diesel. Importante para compensar a diminuição do teor de enxofre, mas que trouxe outros problemas pontuais, principalmente relacionados à lubrificação e à formação de bactérias, como durabilidade menor do combustível, obstrução dos bicos injetores, desgaste nas agulhas dos injetores, entupimento do filtro de combustível e formação de sedimentos, problemas que podem estar relacionados à formação de bactérias, corrosão do sistema de injeção, e até à contaminação do óleo lubrificante.

Espero ter ajudado. Mas nunca mais ponho diesel S10 no meu carro. Senti no bolso!

Faltou esclarecer que eu tinha colocado bicos novos há 50.000 KM atrás.

Fabio_318
18/12/2014, 14:55
Tirando também do artigo acima:
2. Os caminhões e ônibus antigos poderão utilizar o Diesel S-10?Sim. Os benefícios do diesel de baixo teor relacionados à conservação do motor podem ser usufruídos pelos veículos fabricados antes de 2012. No entanto os benefícios ambientais serão menores quando comparados com os que veículos P7 proporcionam, e até mesmo nulos no caso de veículos muito antigos.Nos motores atuais, com tecnologia P5 (equivalente ao Euro 3), o benefício é a redução de 10 a 15% na emissão de material particulado.3. Caso algum veículo a diesel antigo queira utilizar o Diesel S-10, há necessidade de se fazer alguma adaptação?Nenhuma adequação é necessária nos veículos antigos.

DanielRS
19/12/2014, 15:31
Puxa vida...o post deu polêmica geral!!! Muito bom!!!

Li atentamente cada tópico e fiz varias pesquisas.

Inclusive li o manual tecnico do S10 da Petrobras abaixo:

http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/bbf8ea004de4797c8e8adf73cb9b3dc7/manual-tecnico-diesel-s-10.pdf?MOD=AJPERES

Li mais no manual sobre a lubricidade do S10...mas ela não me convenceu muito, porque não acho que apenas 5% de biodiesel conseguiriam corrigir a lubricidade reduzida dos outros 95% de S10!! Acho que o biodiesel teria que ter uma lubricidade absurda para corrigir uma porção muito maior!! E tem ainda a questão de formação mais fácil de bactérias no combustivel, o que o prejudica com o tempo.

Acho que mesmo diante de tanta polêmica, considerando também tantos relatos de bombistas sobre essa lubricidade duvidosa do S10 e de varios aqui do forum, e pelo fato da minha frontier ser 2006, acho que vou optar em usar o diesel comum mesmo, e fazer uma limpeza do sistema com certa regularidade! Abastecendo sempre em postos de confiança ou que pelo menos tenham uma boa movimentação!

Mas ainda quero fazer pelo menos umas 3 medias com cada um para observar se há mesmo diferenças notável no consumo e desempenho! Mas duas coisas foram faceis de notar no caso da minha frontier: partida a frio um pouco melhor e muito menos cheiro no escapamento!!

Abraços!!

Alex Prado
04/09/2015, 12:42
Tenho uma Frontier LE 2011, a qual
Comprei em 2014. Caí na asneira de colocar S10. Quase tive prejuízo. A caminhonete ficou 5 dias na NISSAN e nada descobriram. Perda de potência, fumaça preta e engasgando quando precisava ultrapassar algum veículo.
No Scanner dava falha na válvula de controle de pressão do rail. Tomei um susto.
Foi então que um amigo, que vende carros sugeriu colocar diesel comum. Problema resolvido. Nunca mais deu problema.
Agora a questão é: as novas à partir de 2012 dão o mesmo problema?
Por que a 2011 não roda com diesel s10?
Forte abraço!