PDA

Ver Versão Completa : Bomba de óleo



Claudio Cesar
13/11/2014, 17:28
Depois de dois anos parado feitas as devidas revisões(carburador,limpeza do cárter,filtro novo,óleo novo e motor de arranque) botei o motor BF do Jeep para funcionar e desisti porque estou desconfiado que não está circulando o óleo do motor.Olhei no reservatório do filtro e estava seco, e olhei por onde se coloca o óleo do motor e achei que estava muito enxuto.Pergunto tem como eu saber se está circulando o óleo ? Obrigado.

antonio umino
13/11/2014, 17:38
Tira a cebola do óleo (interruptor de óleo do motor).
No motor BF... está colocado na parte trazeira na junção do bloco com o carter.

Vc pode também retirar o flexivel do óleo mais comprido. ele está bem junto à mangueira do radiador inferior...

Dá partida na viatura, se não cuspir óleo por ali, então algo está errado...

Claudio Cesar
13/11/2014, 17:59
Tira a cebola do óleo (interruptor de óleo do motor).
No motor BF... está colocado na parte trazeira na junção do bloco com o carter.

Vc pode também retirar o flexivel do óleo mais comprido. ele está bem junto à mangueira do radiador inferior...

Dá partida na viatura, se não cuspir óleo por ali, então algo está errado...


Mais uma vez você me auxiliando Umino ,obrigado.Amanhã farei o teste e pergunto :a bomba de óleo fica onde sai essa mangueira para o filtro e para tira-la terei que retirar o motor ?

antonio umino
13/11/2014, 18:07
A bomba de óleo no motor bf, fica no lado esquerdo na parte baixa do bloco bem ao lado da saida do escapamento..

Antes de mexer na bomba. faça o teste da pressão do óleo...

andre_agostinho
15/11/2014, 01:23
Ola...o meu ficou sem lubrificação por causa de entupimento...meu comando de válvulas foi pro saco por causa disso...veja a figura em anexo...meu problema foi no destaque..se for possível .tire esse condutor e deixe ele em solução para dissolver o oleo e deixar ele limpo...retire todo oleo antes ...se não trocou o oleo..troque...vale a pena num motor mais velho como o BF TROCAR O OLEO no máximo a cada 5.000. Eu troco com 3,500... Oleo mineral mesmo...esse motor não foi feito pra sintético...

antonio umino
15/11/2014, 20:55
Este cano em destaque....

Ele dá lubrificação aos balanceiros (eixo balancim)...

Na montagem do motor. este cano ficou muito tempo retirarado..
Se não observar geralmente ele fica entupido com barro (tem uma abelha ou mosca que faz ninho dentro do cano) como também todos os orificios que ficam aberto por muito tempo...
Esta abelha ou mosca. faz seu ninho em qualquer orificio que achar.... Meu compressor deixou de funcionar. não carregava.,
depois de muitas tentativas, tinha ninho desta abelha no respiro do compressor...

e vamos que vamos..

abraços

andre_agostinho
16/11/2014, 00:27
Este cano em destaque....

Ele dá lubrificação aos balanceiros (eixo balancim)...

Na montagem do motor. este cano ficou muito tempo retirarado..
Se não observar geralmente ele fica entupido com barro (tem uma abelha ou mosca que faz ninho dentro do cano) como também todos os orificios que ficam aberto por muito tempo...
Esta abelha ou mosca. faz seu ninho em qualquer orificio que achar.... Meu compressor deixou de funcionar. não carregava.,
depois de muitas tentativas, tinha ninho desta abelha no respiro do compressor...

e vamos que vamos..

abraços
Ave Maria Antônio.....essa eu não sabia....kkkk boa dica....
abs

Claudio Cesar
16/11/2014, 12:51
A bomba de óleo no motor bf, fica no lado esquerdo na parte baixa do bloco bem ao lado da saida do escapamento..

Antes de mexer na bomba. faça o teste da pressão do óleo...

Umino fiz o que você falou e não saiu óleo e ainda fiz mais um teste ; tirei o bujão de regulagem da bomba de óleo e botei para funcionar e nem uma gota saiu.Amanhã irei tirar a bomba.Obrigado.

Claudio Cesar
16/11/2014, 12:54
Ola...o meu ficou sem lubrificação por causa de entupimento...meu comando de válvulas foi pro saco por causa disso...veja a figura em anexo...meu problema foi no destaque..se for possível .tire esse condutor e deixe ele em solução para dissolver o oleo e deixar ele limpo...retire todo oleo antes ...se não trocou o oleo..troque...vale a pena num motor mais velho como o BF TROCAR O OLEO no máximo a cada 5.000. Eu troco com 3,500... Oleo mineral mesmo...esse motor não foi feito pra sintético...

André retirei o cano e ele estava um pouco sujo , mas mesmo depois de limpa-lo a bomba não funcionou.Obrigado.

antonio umino
16/11/2014, 20:45
Claudio.. boa noite.

Ainda não tire a bomba de óleo...
Tire o cárter. logicamente retirando o óleo do motor....
Na parte de dentro do carter tem o pescador de óleo, que é preso por dois parafusos...
Tire este pescador é dá uma limpada....
Cuidado este pescador tem uma panela que na verdade é uma bóia, e tem uma peneira. Deve estar entupido....
este pescador tem uma parte fixa e outra móvel, e entre estas partes tem uma cupilha.....
deixe a parte da bóia e com a parte fixa tente por uma mangueira ou alguma coisa que caiba no furo...
coloque óleo de motor em uma vasilha e tente ver se a bomba puxa óleo e deixe sem o interruptor de óleo..
Se jogar óleo fora. pode ser que o pescador estava entupido..... volte a montar e colocando o cárter faça o teste novamente.

Ok..

abçs

Claudio Cesar
17/11/2014, 19:29
Claudio.. boa noite.

Ainda não tire a bomba de óleo...
Tire o cárter. logicamente retirando o óleo do motor....
Na parte de dentro do carter tem o pescador de óleo, que é preso por dois parafusos...
Tire este pescador é dá uma limpada....
Cuidado este pescador tem uma panela que na verdade é uma bóia, e tem uma peneira. Deve estar entupido....
este pescador tem uma parte fixa e outra móvel, e entre estas partes tem uma cupilha.....
deixe a parte da bóia e com a parte fixa tente por uma mangueira ou alguma coisa que caiba no furo...
coloque óleo de motor em uma vasilha e tente ver se a bomba puxa óleo e deixe sem o interruptor de óleo..
Se jogar óleo fora. pode ser que o pescador estava entupido..... volte a montar e colocando o cárter faça o teste novamente.

Ok..

abçs

Umino esse procedimento eu já tinha feito antes de tentar ligar o motor para você ter uma idéia eu retirei do cárter um pouco mais de uma embalagem de margarina de meio quilo só de borra , e hoje eu levei no mecânico e retirei a bomba e ela estava muito suja e entupida.Obrigado pelas dicas.

cangu
17/11/2014, 21:24
Antonio e como anda o projeto da bomba de óleo com filtro?

antonio umino
17/11/2014, 22:24
Nada como uma boa lavagem e montagem. tem que dar certo..
grande abraço.

Cangu.

Assim que der uma folga. vou fazer...
Por enquanto montando a caixa de cambio da Rural. escapando a marcha Ré...

Acho que agora não escapa mais... hoje, revisando a alavanca de cambio e fazendo a troca do caximbo...

amanhã, vou colocar o conjunto de caixa e reduzida...acabando , continuar a montagem da Pickup do Spin.
484039

Já instalado a caixa e a bomba hidraulica no motor Bf 184...

colocando também o alternador.... (tenho o original) mas vou colocar o alternador de 65 amp da linha gol volkswagem,
mais outra adaptação.... (nunca termina)...
mas vamos que vamos.

abçs.

jairo luiz hubner
24/11/2019, 13:55
Preciso de ajuda. Como fazer para trocar a bomba de óleo willis 161

antonio umino
27/11/2019, 10:46
569926
Preciso de ajuda. Como fazer para trocar a bomba de óleo willis 161

Para trocar a bomba de óleo do motor 6 cil..."faça voce mesmo "..
Primeiramente vc vai ter que achar o ponto de ignição do motor no cilindro numero 1....na polia do virabrequim tem as marcas.
Tire a tampa do distribuidor. veja se o cachimbo está na posição de 5 horas....Ok.
Agora ... é retirar a bomba.... veja que na bomba na engrenagem tem uma cavidade onde vai a ponta do eixo do distribuidor.. Observe que ao tirar os parafusos da bomba (3 parafusos). retira a bomba. (deve dar um pequeno giro..)
Compare a bomba nova com a que retirou... veja a posição da engrenagem. (cavidade ).. e coloque na mesma posição. e recoloque no lugar.....Ok....

Rodrigo Baratti
05/04/2020, 06:50
Fala galera,

To com problema na bomba de óleo do Fernandão, o velho go devil não tá dando pressão depois sem retificado.
Pescador e tubulações todas limpas, mas nada de pressão na primeira partida. Não subiu nem uma gota no filtro.

Saquei a bomba e conectei uma bomba manual na entrada da bomba, puxei e veio óleo, portanto o pescador está legal.

Alguém tem alguma sugestão de como checar a bomba? Pois estava funcionando antes e por pior que possa estar alguma coisa tinha que circular.

[]’s

Aristides Jr
05/08/2020, 10:22
Fala galera,

To com problema na bomba de óleo do Fernandão, o velho go devil não tá dando pressão depois sem retificado.
Pescador e tubulações todas limpas, mas nada de pressão na primeira partida. Não subiu nem uma gota no filtro.

Saquei a bomba e conectei uma bomba manual na entrada da bomba, puxei e veio óleo, portanto o pescador está legal.

Alguém tem alguma sugestão de como checar a bomba? Pois estava funcionando antes e por pior que possa estar alguma coisa tinha que circular.

[]’s


Olá Baratti!

Conseguiu resolver o problema de pressão na bomba de óleo do Fernandão?

No meu quando ligo frio o marcador vai em 80, no máximo, depois de uns 10 a 20 km marca de 20 a 40 (1/4 a 1/2 do medidor)
será que é normal?

Abraço Aristides Júnior

Sydney66
05/08/2020, 21:16
Aristides, boa noite! Muito frio ai em Campinas??

Amigo, os óleos hoje, mas cheios de aditivos e outras coisas, possuem características diferentes dos antigos de nosso tempo de criança, que eram apenas minerais, esses quando frios "engrossavam" e quando quentes "afinavam", mas isso não era o ideal, porque quando frio as folgas do motor estão menores, e ao esquentar e atingir a temperatura normal de trabalho, as folgas vão para os valores de projeto, e aumentam.

Então o motor frio e sem folgas o óleo grosso tinha dificuldade de passar, então havia sempre um maior desgaste nos momentos iniciais de trabalho, lembra que a instrução desses veículos era só sair depois do veículo "esquentar", eu me lembro disso (estou ficando velho, rsrs), para o motor não trabalhar "em carga" com baixa lubrificação das partes críticas.

Então os olhos atuais "afinam" quando frios e "engrossam" quando quentes, então na partida e com o motor sem folgas o óleo consegue atingir todas as partes e diminuir o desgaste inicial, quando esquenta e as folgas "aumentam" ele engrossa um pouco para continuar lubrificando bem e não perder tanta pressão.

Então, por isso o comportamento de seu marcador de óleo, entendeu, o que não pode é a pressão ficar muito baixa, que vai prejudicar a lubrificação, nem muito alta, que significa incrustações nos dutos do bloco e baixa lubrificação de algumas áreas.
Não sendo esses extremos, está tudo bem!

Abs

Aristides Jr
06/08/2020, 12:07
Olá Sydney!

Sim e não! Aqui agora estamos passando por um período de uma tal de "amplitude" cedinho 10° e a tarde 30°!

OK! Então é isso que os óleos novos fazem! Melhor assim!

Normalmente uso 20w50 API SL, troco com 3000km ou 2 anos o que vier primeiro!
Lembrando que meu motor não tem filtro de óleo!

O que me passa um pouco de má impressão é que depois que regulei as válvulas da ultima vez, ficaram "batendo" tipo máquina de escrever, parece um pouco o motor diesel!
O barulho é só na marcha lenta.

Não acertei bem desta vez! Qualquer hora tenho que refazer!

Não tenho conseguido tempo para mexer... nem para andar...



Será que o Baratti resolveu o problema do Fernandão?


Att. Aristides Júnior

Rodrigo Baratti
06/08/2020, 21:36
Será que o Baratti resolveu o problema do Fernandão?


Att. Aristides Júnior

Consegui uma vaga ontem no meca, tá lá pra dar partida, regular o ponto e revisar o freio.

Ele já tem um pretendente a compra! :cry:

[]’s

Rodrigo Baratti
14/10/2020, 14:29
Fala galera,

Resolvi trocar a bomba, pra não correr risco.
Fiquei com uma dúvida se a bomba do go devil e do hurricane são intercambiáveis.

Achei esse fabricante nacional - Schadek - e na caixa da bomba vem jeep Willy’s 4 cil 45 a 77.

574570

O vendedor responde o que está na embalagem, claro.
Sei que elas são muito parecidas, mas nunca medi as duas pra ver se são diferentes.

[]’s

Aristides Jr
14/10/2020, 19:10
Grandre Rodrigo!

Não dá para entender o que aconteceu com a bomba que estava no Fernandão?
Tava funcionando! E agora nada?!?!

Sobre o modêlo, infelizmente nunca comparei com outras...

Vendedores são fontes pouco ou nada confiáveis!
Mas... tenta falar com o Celso aqui na Oxford, ele é das antigas, experiente, já deve ter vendido muitas delas, deve saber de cabeça se é diferente ou não!
Toda vez que precisei ele me ajudou prontamente.

Abraço, Aristides Júnior

Sydney66
14/10/2020, 20:47
Rodrigo e Aristides, boa noite.

Está ai um problema!! Por se tratar de coisa antiga os caras que conheciam são cada vez mais raros.

Vi no seu texto que seu modelo é um CJ3A, então ele é um GoDevil, o Hurricane foi a partir do CJ3B até o CJ5 de 1957.

A diferença entre o GoDevil e o Hurricane é que no primeiro todas as válvulas eram no bloco, no segundo eles passaram as válvulas de admissão para o cabeçote, mas aproveitando o mesmo local onde passavam as válvulas de admissão, passando as varetas dos balancins, o cabeçote passou a ter um eixo de balancins, ficando mais alto, razão pela qual o capuz do jeep teve que ser alongado para cima, nascendo o famoso CJ3B que foi apelidado de "cara de cavalo", e esse motor ficou no CJ5 até 1957, quando em 58 passou a usar o 6cc BF-161.

Por isso acho que na etiqueta da caixa da bomba deve ter havido erro na digitação, e ser de 1947 a 1957, apesar de não ser bem assim, vou explicar:

O CJ2A teve 3 modelos de bomba de óleo, mas as diferenças eram mínimas, o primeira foi até a série 44417, o segundo tipo foi dessa série até 163075, neste houve mudança apenas na engrenagem de acoplamento com o eixo de cames (eixo das válvulas), este durou até a série 163075, este último modelo foi até a última série do CJ3A, mas a mudança foi apenas no corpo da bomba, que passou a ser de alumínio, para o CJ3B houve uma pequena mudança na engrenagem de acoplamento com o eixo de cames e no corpo da bomba, não sei se essa modificação impede a intercambialidade, mas a engrenagem é substituída apenas com a retirada de um pino que a prende ao eixo da bomba.

Mas esse detalhe eu deixo para os mais experientes.

Abraços

Rodrigo Baratti
14/10/2020, 21:47
Pesquise isso melhor agora.
Puxei pelo código 804484 e achei varias referencias dessa bomba para o CJ3A e tb para o CJ3B. Inclusive em lojas gringas.
Ou seja, devem realmente ser intercambiáveis.

Vou arriscar e depois conto aqui.

[]’s

Rodrigo Baratti
14/10/2020, 21:51
Grandre Rodrigo!

Não dá para entender o que aconteceu com a bomba que estava no Fernandão?
Tava funcionando! E agora nada?!?!

O cara da retifica fez um esquema de rodar a bomba no motor com a furadeira e colocou o manômetro.
Achou a pressão muito baixa, mesmo pros padrões já baixos do go devil.
Não vou arriscar perder uma retifica por isso.

[]’s

Aristides Jr
15/10/2020, 11:33
Agora entendi!

Melhor mesmo não arriscar!
Este teste é feito com a bomba fria! Quando esquenta baixa mais ainda!

No tempo "em que se amarrava cachorro com linguiça", todo motor que a gente retificava montávamos com bomba de óleo nova! Era um procedimento comum!

Meu motor que está barulhento! Parece barulho de motor diesel em lenta!
Ficou assim depois que regulei as válvulas.... Devo ter feito algo errado!
Para refazer é trabalhoso pois tem que tirar as tubagens....
Também com esta situação atual não tô nem andando, ultima vez foi em Fevereiro...acho que vou até cavaletar.....

Se puder postar como ficou o motor, quanto de trabalho e uma idéia do custo.

Abraço Aristides Júnior

Rodrigo Baratti
17/10/2020, 00:33
Agora entendi!

Melhor mesmo não arriscar!
Este teste é feito com a bomba fria! Quando esquenta baixa mais ainda!
Exatamente, com o óleo frio e mais grosso a pressão não veio bem, então.....



Se puder postar como ficou o motor, quanto de trabalho e uma idéia do custo.

Abraço Aristides Júnior

Entre retifica do vira e peças (bronzinas) foram 2k + 1,1k de m.o. pra montar

[]’s

Aristides Jr
23/10/2020, 13:07
Fala galera,

Resolvi trocar a bomba, pra não correr risco.
Fiquei com uma dúvida se a bomba do go devil e do hurricane são intercambiáveis.

Achei esse fabricante nacional - Schadek - e na caixa da bomba vem jeep Willy’s 4 cil 45 a 77.

574570

O vendedor responde o que está na embalagem, claro.
Sei que elas são muito parecidas, mas nunca medi as duas pra ver se são diferentes.

[]’s

Olá Rodrigo! Hoje estive na Oxford, falei com o Celso ele disse que está correto a bomba é a mesma!