PDA

Ver Versão Completa : Cherokee, barulho na suspensão dianteira



Mauricio Chibata
19/01/2006, 20:54
Notei que quando passava por alguns buracos minha cherokee apresentava um barunho como se estivesse pegando ferro com ferro na parte dianteira.
Levei em varios mecanicos e o diagnostico foi que haviam duas buchas do tirante do diferncial estouradas e tambem que os batentes estavam estourados.
Já troquei as buchas porem o barulho ainda continua, será pq ainda não troquei os batentes?
na concessionária os mesmos custam 200 reais cada, alguem sabe onde posso encontra-los mais em conta?

Wallace
19/01/2006, 21:16
Batente? Que batente? o da mola é de borracha assim não tem barulho em uso normal.
Buchas das bieletas estão ok?
Buchas da barra estabilidadora estão ok?
O peito de aço esta bem fixo?

Mauricio Chibata
19/01/2006, 22:47
Sim, obatente da mola que é de borracha, ele esta estourado, será que há necessidade de troca :pensativo: ?
Existe um coxim do amortecedor? será daí o barulho?
Vou pedir para verificar estas outras buchas, caso necessite trocar voce as tem?

Wallace
20/01/2006, 12:59
Eu acho dificil ser qualquer um destes, mas sem estar ao lado do veiculo é dificil.

Filipinho
20/01/2006, 14:23
A cherokee do meu pai tanbe faz um barulho desse, ele disse que o mecanico falou que é por causa das pastilhas de freio serem novas...

Engracado que ja vi varios SUV´s fazendo este tipo de barulho... :pensativo:

Wallace
22/01/2006, 21:25
As pastilhas das Cherokee tem uma mola que é uma lata metalica.
Se o esperto que montar a pastilha não montar e lata ou montar errado vai fazer barulho, mas isso é sinonimo de mecanico imconpetente.

Mauricio Chibata
22/01/2006, 22:02
Filipinho, o barulho que eu relato nao é das pastilhas pois elas estão batendo e muito, já levei em uma loja de freios e fizeram um reparo que nao adiantou muito pois logo voltaram a bater, se voce pisar um pouco no freio o barulho das pastilhas desaparece.
Vai uma pergunta ao Wallace, se trocar estas pastinhas em quem entenda e monte de maneira correta com a mola este barulho desaparece? pois já me disseram que este defeito de bater as pastilhas é um defeito cronico das cherokees.

Wallace
22/01/2006, 23:13
Claro, não tem nada de cronico, fora mecanicos ruins... :evil:
O cara desmonta uma coisa e não sabe montar igual... :parede:
E que fica mais facil para os espertinhos montarem sem ela, e o freio funciona sem ela.
Mas quando voce vai andar é barulho direto.
Acabei de fazer o freio da minha e não tem nenhum barulho...

Mauricio Chibata
23/01/2006, 07:58
Wallace, vou ter que trocar as pastilhas pois as tais molas nem existem mais, voce conhece as pastilhas syl para cherokee que são nacionais e tem um preço mais em conta?R$90,00. ou temos que colocar as originais mesmo.

Wallace
23/01/2006, 11:51
Já me falaram que é boa, mas o preço era maior, uns R$ 150,00

Mauricio Chibata
23/01/2006, 13:30
Wallace, caso lhe interesse o endereço das pastilhas é este:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-37590662-pastilha-de-freio-jeep-cherokeegrand-cherokee-jeep-wrangler-_JM

Fernando Magalhaes
15/08/2008, 18:23
Meu jovem meu XJ fazia um barulho parecido quando eu passava por quebra molas, era um estampido seco e o som de ferro contra ferro!! Leva no meca e diagnostico __ Batente foi pro saco___ Original 200 cada um AIIIIII meu bolso, solucao do meca, o FDP adaptou os da S10, resultado perfeito , 15 reais cada um mais 40 a mao de obra, ufa foi por pouco!!!

RAFAEL KIPPER
16/08/2008, 12:15
Ola, minha XJ apresentava um forte barulho apenas quando pisava no freio, apos trocar as pastilhas e retificar o disco o barulho de como se tivese ferro com ferro continua.
Verifiquei que existe folga nas crusetas do semi-eixo dinateiro, ao funcionar o veiculo com as 4 rodas no ar e a traçao acionada o barulho realmente é terivel.
Alguem já troucou estas cruzetas, onde encontro , e quanto custa ?

Fernando Magalhaes
17/08/2008, 11:19
Olha ontem fiquei deitado embaixo da Cheroka analisando a suspensão da maquina, vi que eh muito complexo, dai ocorre q se algum dos componentes estiver ruim pode advir esses barulhos. Atenção redobrada para os retentores de ponta de semi eixo, eles costumam vazar contaminando o disco, atenção para as cruzetas de ponta de semi eixo dianteiro, elas se desgastam e eh dificil de achar no mercado!! Atenção para uma bucha q fica na extremidade da barra estabilizadora, fica uma de cada lado, olhando para a dentro da caixa de roda ela estara do lado da frente um tanto acima da linha de centro da roda, elas se afrouxam causando um barulho tipo nhoc nhoc, atenção para as bieletas q nessa caranga sao curtas e se o engraxamento for pro saco a peça vai junto, causando um barulho tipo tuc tuc quando se passa sobre qualquer buraco ou desnivel, o amortecedor de direçao tambem eh outra coisa q pega pq vc olha la pra ele e ele ta lindo limpinho, mas e o da porta da mala q tbm ta lindo e nao vale mais nada!!!!!!! Atenção!!!!!!!! Componentes da caixa de direção atenção para eles, existe uma cruzeta na ponta da barra de direção´proximo a uma mangueira de agua do lado esquerdo do box do motor, fica abaixo do filtro de ar, na minha ela eh selada, tipo rebitada, o q se causar defeito sera dificil arrumar, devendo a peça ser substituida, nas cherokees existe grande numero de relatos de folga na direção, a minha tinha inclusive mas o antigo dono arrumou antes de me entregar agora fiquei curioso pra saber onde eles mexeram, ele me disse q foi necessario trocar uma bucha tipo tcnil!!! Existem 4 braços articuladores eles estao localizados na parte dianteira do chassi dois de cada lado um em cima e outro abaixo, eles tem buchas dentro e ja vi gente q vende as peças inteira um absurdo cerca de 700 reais cada braço, sera q vende so as buchas para esses braços???????????? tem tambem as molas q gostaria de saber o tempo de vida util??? Sera q posso trocalas por uma similar nesses postos de molas da mesma medida????????? e amortecedor eu uso o sensatrac, pessimo, quero trocar por um rancho mas ja ouvi dizer q um tal de Pro Comp ta roubando a cena, Qual o melhor????????? Experts por favor be my guest!!!!

nzardo
19/08/2008, 11:20
Fernando,

As buchas dos braços da suspensão são vendidas separadamente sim, o q ocorre é q as vezes o pessoal roda muito com as buchas ruins, e cria folga no encaixe da bucha no braço... dai já viu né.... :parede:

Os amortecedores Sensa Trac, não são péssimos não.... não sei se ainda ocorre, mas uma época tinha uns made 'México' q andaram dando problemas... e nem sei se a Monroe tem fabrica lá... :pensativo:, obviamente os Procomp e Rancho são superiores, mas sempre atento ao modelo, se não vc vai trocar 6 por meia dúzia....., verifique também os amortecedores, pode ser q algum esteja com defeito te dando essa impressão, ou até mesmo algo na suspensão... :concordo:

Fernando Magalhaes
18/10/2008, 12:32
ATENCAO: No Jeep Cherokee existe um sistema composto por duas barras estabilizadoras, uma eh do tipo classica e fica na frente do veiculo, ela possui buchas normais e possui ainda duas bieletas , uma em cada estremidade. A outra barra estabilizadora fica paralela com o eixo dianteiro bem proximo, essa pussui uma bucha em uma ponta e um pino em outra. ATENCAO: ESSE PINO POSSUI UM BICO ENGRAXANTE, E TBM POR DENTRO UMA BUCHA DE TECNIL, APOS UNS MILHARES DE KM RODADOS ESSA BUCHA DE TECNIL SE DESGASTA CAUSANDO UM BARULHO QUANDO SE VIRA O VOLANTE E TBM QUANDO SE PASSA POR TERRENO IRREGULAR. PARA ESSE PROBLEMA PODE FAZER A RECONSTRUCAO DA BUCHA DE TECNIL E REMONTAR TUDO DE NOVO Q FICA BOM!!!! Abraco!!

ronaldo mendes ferreira
24/10/2008, 16:28
O ruido de pastilhas batendo é realmente um problema crônico da cherokee e eu, depois de todas as providências convencionais como substituição de pastilhas, substituição dos reparos, que incluem troca de guarda pó retentores etc. e sem nenhum sucesso adotei uma solução radical modificando o sistema da pinça de freio. Tirei as pinças de freio dianteira, levei a um torneiro mecânico expus o problema e ele encontrou a solução. Ficou perfeito infinitamente melhor que o sistema original.

Rones Jr
24/10/2008, 21:17
ok....agora conta o santo!!??

Fernando Magalhaes
25/10/2008, 12:46
Ow Ronaldo as pastilhas soh batem se o porco do seu mecanico pegou as plaquinhas travantes e socou no c....... Caso contrario nao batem nada. Vai ver quanto custa essas meninas na concessionaria e faz uma falta neh vei???

Gadelha
31/10/2008, 13:32
Ow Ronaldo as pastilhas soh batem se o porco do seu mecanico pegou as plaquinhas travantes e socou no c....... Caso contrario nao batem nada. Vai ver quanto custa essas meninas na concessionaria e faz uma falta neh vei???

Que plaquinhas? Os grampos? Aquilo não adianta nada...
O problema está onde a pastilha corre. Tem que fazer enchimento ou adaptar uma placa.

T+;)

gutoxj98
31/10/2008, 22:18
pode tambem colar as pastilhas no cilindro.....com cola de alta temperatura, assim ela nao fica solta.


OU usar silicone assim preenche o espaço e nao bate mais tbem.....


abs

Walther
05/11/2008, 23:01
Na minha apenas cortei uma tira de lata de Coca-Cola e coloquei no batente da pastilha. Adeus barulho.

Fred Parente
09/11/2008, 09:34
Ola Pesoal,
Estou necessitando fazer uma manutençáo na minha Cherokee 98 Rubicon (original) e gostaria de algumas dicas sobre;
- Qual a marca dos amortecedores dianteiros originais, o preço e se existe algum similar bom, que voces costumam usar e se o preço e se vale a pena;
- Notei que há um pequeno vazamento de liquido perto da roda esquerda e o mecanico me falou que era um retentor. Verifiquei no manual, pois não tenho expeirencia nenhuma, e acho que é a vedaçao do semi eixo que fica localizada ao lado da "articulaçao da direçao" (será esse o nome da peça?). Observei que o fluido que esta vazando bem pouquinho, e fica melando o pneu por dentro. Verifiquei a mangueira do freio e esta tudo ok. Ele escorre por essa peça que parece um telefone (Articulação da direção?); Favor me orientem o que devo fazer e qual a peça realmente que devo trocar!;
- Nos amortecedores trazeiros preciso trocar as borrachas ou buchas inferiores. Ela esta fazendo um barulho de ferro com ferro, por causa da borracha que envolve o parafuso está estourada, gasta. Quais devo comprar?
- Estou pensando em trocar também o amortecedor de direçao, qual a marca e o preço?;
O restante da suspenção, molas, lâminas, etc., está ok!
Agradeço antecipadamente e fico no aguardo das dicas!
Abraços a todos e bom final de semana!
Fred Parente (Fortaleza-Ce)
Rubicon 98 original!

geezer
09/11/2008, 21:32
Acho que deve ser o retentor mesmo, tá parecendo :pensativo:

Agora se vai trocar os amortecedores dianteiros, troque tambem os traseiros. Se forem os originais há uma grande possibilidade de não estarem o tanto quanto bons, ainda... Você pode aproveitar e trocar por amortecedores de dupla ação, nitrogenio...

Procure entre os anunciantes do Forum (banners) que você encontrará lojas com o que você está procurando.


Abs

Fabio_RJ
15/08/2009, 22:12
Caros colegas de forum, sou proprietário de uma cherokee sport 2000, e a minha apresentava um estalo metálico qdo girava a direção dando a ré ou partia à vante nos primeiros movimentos. Era um ruído metálico tipo um estalo. Após verificações nas cruzetas, molas, barra estabilizadora, amortecedores das rodas dianteiras e amortecedor de direção, foi detectada a necessidade de troca de uma cruzeta e todo o embuchamento da suspensão dianteira. Procedido o reparo, o estalo continuou. Após uma segunda verificação foi constatado que a bucha de um dos braços da suspensão dianteira estava correndo, ou seja o braço apresentava folga no encaixe da bucha ( pq não sei ) . Como esse braço é o que fica ligado ao diferencial dianteiro, o mesmo se deslocava com o movimento da direção e batia no diferencial ocasionando o ruído de choque metálico, pois a bucha corria, ou seja a origem do problema estava nos braços. Existem duas soluções para o problema. A primeira é a caseira, soldar a bucha para ela não correr ( não sei se funciona ) entretanto me garantiram que sim. A Segunda seria a mais correta, porém mais cara, a troca dos braços da suspensão dianteira.

tusa
16/08/2009, 18:16
Ola Mauricio
existe sim os batentes dos amortecedores ,daí pode ser o barulho !
Verifique tambem os pivos da suspensão ,pois podem ocasioanr barulho quando se freia a viatura e o peso é deslocado para a frente, fazendo um toc toc ...
Abçs

tusa
16/08/2009, 18:18
Desculpe respondi fora da pagina ( Esta na pagina 3) ,sou novo tambem e não sei ainda como postar.
Abçs