Ver Versão Completa : Câmbios das Toyotas Bandeirante e Land Cruisers
titanium
13/11/2014, 01:28
Boa noite Pessoal!
Recentemente estive fazendo uma pesquisa sobre os câmbios que são utilizados em nossas Toyotas Bandeirante.
Bom, a conclusão que cheguei é que:
1 - O Câmbio 4 marchas que equipa as nossas Bandeirantes, é o mesmo que equipava os antigos Land Cruisers, desde os anos 60.
2 - O Câmbio 5 marchas de nossas Bandeirantes, com motor OM-364 ou Toyota 14B, também foi utilizado nos Land Cruisers. (salvo engano, até os primeiros modelos da Série 70, que também é um Heavy Duty).
Mas acho que isso todo mundo já sabia, correto!?
O que achei durante as pesquisas e que não encontrei por aqui, foi o manual de Reparação (Repair Manual) desses câmbios.
Outras informações úteis:
1 - O nosso câmbio 4m é conhecido por H42.
2 - O nosso câmbio 5m é conhecido por H55.
3 - O câmbio H55 também é conhecido por H55F.
4 - O câmbio H55 foi utilizado com motores a Gasolina (2F, 3F, etc.) e Diesel (3B, 4B, 1HZ, etc.).
5 - O câmbio H55 utilizado com o input shaft dos motores à gasolina, foi utilizado na versão da Bandeirante que veio com OM-364.
6 - O câmbio H55 utilizado com input shaft dos motores à diesel, foi utilizado na versão da Bandeirante com motor 14B, porém a Capa Seca é diferente.
Aqui está o link para o Manual de Reparação (repair manual) dos câmbios:
https://drive.google.com/file/d/0ByowCQJyC-KzaGhVaVVKdHAzMG8/view?usp=sharing
PS: alguém conhece o mantenedor do servidor ATINET, que armazena outros manuais de Toyotas??? Se puder, peçam para fazer o UP dos arquivos.
Bom, acho que é isso.
Se tiver alguma informação errada, dêem um grito!
:D
Aproveito para compartilhar uma imagem da Toyota, que "categoriza" os veículos produzidos por "Nível de robustez" / "Destinação".
E nesse sentido, gostaria de lembrar que estes câmbios foram criados para Land Cruisers Heavy Duty!
Abraços
Sergio c
13/11/2014, 09:28
Belo trabalho Titanium, mas gastou algumas horas na net pesquisando heheheheheheh
Acho que antes de quebra um câmbio de band, 4 ou 5 marchas, com a manutenção em dia, quebra muiiiiiiita coisa antes desses câmbios arriar......
hercilio.neto
13/11/2014, 09:31
Boa Daniel,
Acho que matou a charada.
Já salvei no meu HD.
titanium
13/11/2014, 09:34
Belo trabalho Titanium, mas gastou algumas horas na net pesquisando heheheheheheh
Acho que antes de quebra um câmbio de band, 4 ou 5 marchas, com a manutenção em dia, quebra muiiiiiiita coisa antes desses câmbios arriar......
Certamente, Sergio!!
Gastei umas 8 horas de pesquisa, pra ser mais exato! kkkkkkkk
Dá-lhe pesquisar nos fóruns dos EUA e daqui da América Latina e juntando as peças aqui e ali, chequei nessa conclusão.
rsrsrsrs
titanium
13/11/2014, 09:41
Boa Daniel,
Acho que matou a charada.
Já salvei no meu HD.
Beleza Hercílio!!
É isso aí, o bacana é que agora temos o manual de reparação dos Câmbios 4m e 5m que vieram nas Bands
E agora sabemos que foram os mesmos que vieram na maior parte das Land Cruisers.
Acho que só não veio na Serie 80.
Mas vieram nas LC série 40, 45, 60, 62, 70......
Isso facilita também a compra de peças, que agora podemos encomendar diretamente dos EUA ou daqui na América Latina, quando o preço não estiver muito bom por aqui.
Aproveito para compartilhar uma foto mostrando a diferença entre os input shafts do câmbio, estria fina (usado nos diesel e nosso mb-364 e 14b) e estria grossa (usado nas gasolina e mb-314).
Abraços
Sérgio Bambirra
13/11/2014, 10:14
Show Titanium! Valeu!
Sds.
Carlo Pecca
13/11/2014, 10:22
TITANIUM,
show de bola esse manual. Parabéns e obrigado por dividir com todos daqui do fórum.
Grd Abç.
titanium
13/11/2014, 15:45
Opa, é isso aí turma!
Estou de férias, então tenho que arranjar coisa pra fazer! rsrsrsrs.
Bom, mas O QUE Vocês acham de pedir para Fixar este tópico?
Abraços
o cambio das series 60 é parecidissimo com o nosso 5 marchas, inclusive o joao lucena adaptou um 14b numa serie 60 facilmente... eu tenho uma copia do manual de reparação da toyota do brasil do cambio 5 marchas fonrecido pelo Joao, vou perguntar pra ele sobre compartilhar com o forum, mas acho pouco provavel devido a forma estupida como alguns moderadores trataram ele...
titanium
13/11/2014, 16:50
o cambio das series 60 é parecidissimo com o nosso 5 marchas, inclusive o joao lucena adaptou um 14b numa serie 60 facilmente... eu tenho uma copia do manual de reparação da toyota do brasil do cambio 5 marchas fonrecido pelo Joao, vou perguntar pra ele sobre compartilhar com o forum, mas acho pouco provavel devido a forma estupida como alguns moderadores trataram ele...
Dudu,
Foi justamente a conclusão que cheguei e decidi compartilhar com o pessoal neste tópico: O Câmbio 5m das Land Cruisers SÃO IGUAIS !! Inclusive iguais às toyotas bandeirantes.
Também botei o manual em inglês que encontrei.
Mas se você conseguir o em Português com ele, compartilha aqui conosco para agregar o tópico.
Abraços
MarcioNatal
14/11/2014, 01:48
Dudu,
Foi justamente a conclusão que cheguei e decidi compartilhar com o pessoal neste tópico: O Câmbio 5m das Land Cruisers SÃO IGUAIS !! Inclusive iguais às toyotas bandeirantes.
Também botei o manual em inglês que encontrei.
Mas se você conseguir o em Português com ele, compartilha aqui conosco para agregar o tópico.
Abraços
Boa noite Mr. Daniel, como você está? Parabéns pelo manual!
Encontrei um em português, só acho que seja uma tradução, e por sinal, meio capenga. Caso o dudu83 não consiga com o amigo dele para postar, como devo fazer para compartilhar o "capenguinha" aqui com o grupo?
Um abraço.
Márcio Humberto
ROCKINRIO
14/11/2014, 02:26
Gde Daniel,
Sempre surpreendendo! Já salvei. E a Lenda?
Abs,
Vitor.
fabiano r
14/11/2014, 13:47
Opa, é isso aí turma!
Estou de férias, então tenho que arranjar coisa pra fazer! rsrsrsrs.
Bom, mas O QUE Vocês acham de pedir para Fixar este tópico?
Abraços
Dai Daniel! Tudo em paz meu amigo!
Bom já que você está precisa arranjar o que fazer eu tenho um terreno para capinar e uma lenha para rachar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Abraço!
bandoleiro
19/11/2014, 14:57
Excelente tópico. Com essas informações em mãos pude estudar e ver que fora do Brasil existe uma caixa da ranger od, que pode ser adaptada nos câmbios brazucas. O preço lá fora é alto, em torno de 1300 dólares. Particularmente eu acho que vale a pena, apesar de chegar por aqui acredito eu por volta de 7000-8000 reais. Levando em conta o custo de uma caixa 5 marchas, além de que essa da ranger od alongar em 27% todas as marchas quando acionada e reduzir tb 17%, eu acho sim que vale a pena. vou engordar o porquinho e ver como faço para trazer uma para cá. Mais tarde posto os links.
bandoleiro
22/11/2014, 21:54
segue o link
760024M-27 : Toyota Land Cruiser 4 speed Ranger Torque Splitter Overdrive 27% | Advance Adapters (http://www.advanceadapters.com/products/760024m-27--toyota-land-cruiser-4-speed-ranger-torque-splitter-overdrive-27/)
paulinho_haiti
04/12/2014, 14:42
Será que por aqui na América do Sul não encontramos??? Dai da para pegar direto, sem ter de pagar importação.
bandoleiro
05/12/2014, 07:45
Será que por aqui na América do Sul não encontramos??? Dai da para pegar direto, sem ter de pagar importação.
Seria ideal. Agora botei na cabeça que eu quero isso. É caro, mas a relação custo benefício na minha opinião é bem melhor que um cambio usado de 5 marchas.
titanium
29/05/2015, 19:51
Eita esqueci o tópico! hehehehe
Turma, compartilhando uma informação que recebi hoje de um amigo forista (o Menon - que ficou com a Lendinha)...
O PINO CHORÃO DEVE SER TROCADO a CADA 80 Mil KM!!
Vocês sabiam disso?
Eu não sabia..
Sergio c
30/05/2015, 17:54
De todas as caixas, de bands e Lands?????
Sergioporto
30/05/2015, 19:49
Eita esqueci o tópico! hehehehe
Turma, compartilhando uma informação que recebi hoje de um amigo forista (o Menon - que ficou com a Lendinha)...
O PINO CHORÃO DEVE SER TROCADO a CADA 80 Mil KM!!
Vocês sabiam disso?
Eu não sabia..
E o porque desta orientação ?Nunca ouvi falar disso ,deve haver uma explicação lógica.
marciorank@gmail.com
16/07/2015, 12:59
E o porque desta orientação ?Nunca ouvi falar disso ,deve haver uma explicação lógica.
bom dia pessoal, estou com uma duvida, tirei o cambio da minha band ( 5 marchas ) para torcar os sincronizados pois estava ruim o engate principalmente o da terceira, porem me assustei com o preço da 1° e 2° que so vendem o conjunto montado. alguem tem uma dica de onde poderia comprar somente os aneis?
bom dia pessoal, estou com uma duvida, tirei o cambio da minha band ( 5 marchas ) para torcar os sincronizados pois estava ruim o engate principalmente o da terceira, porem me assustei com o preço da 1° e 2° que so vendem o conjunto montado. alguem tem uma dica de onde poderia comprar somente os aneis?
Marcio,
Entra em contato com o Paulo da Tropa4x4!
paulo@tropa4x4.com.br
Abs!
helder.dir
16/07/2015, 17:42
Pessoal, o mesmo mecanico que me disse que ao trocar um cambio pelo outro pode haver a quebra do girabrequim, se algum dos itens da linha cambio/plato/girabrequim/polia estiver desalinhado, devendo ser feito um tal do balanceamento dinamico, também me disse isso sobre o pino chorao, enfatizou! Assim, realmente deve proceder essa informação.
marciorank@gmail.com
16/07/2015, 18:52
Marcio,
Entra em contato com o Paulo da Tropa4x4!
paulo@tropa4x4.com.br
Abs!
opa! vou ver se consigo falar com ele amanha.
voce sabe se eles tem bastante diversidade de peças para band, e como são em prazos de entrega e valores? nunca comprei deles, sempre comprei com a tração mania.
marcelbs007
25/01/2016, 11:59
Boa noite Pessoal!
Recentemente estive fazendo uma pesquisa sobre os câmbios que são utilizados em nossas Toyotas Bandeirante.
1 - O Câmbio 4 marchas que equipa as nossas Bandeirantes, é o mesmo que equipava os antigos Land Cruisers, desde os anos 60.
2 - O Câmbio 5 marchas de nossas Bandeirantes, com motor OM-364 ou Toyota 14B, também foi utilizado nos Land Cruisers. (salvo engano, até os primeiros modelos da Série 70, que também é um Heavy Duty).
O que achei durante as pesquisas e que não encontrei por aqui, foi o manual de Reparação (Repair Manual) desses câmbios.
4 - O câmbio H55 foi utilizado com motores a Gasolina (2F, 3F, etc.) e Diesel (3B, 4B, 1HZ, etc.).
5 - O câmbio H55 utilizado com o input shaft dos motores à gasolina, foi utilizado na versão da Bandeirante que veio com OM-364.
6 - O câmbio H55 utilizado com input shaft dos motores à diesel, foi utilizado na versão da Bandeirante com motor 14B, porém a Capa Seca é diferente.
https://drive.google.com/file/d/0ByowCQJyC-KzaGhVaVVKdHAzMG8/view?usp=sharing
PS: alguém conhece o mantenedor do servidor ATINET, que armazena outros manuais de Toyotas??? Se puder, peçam para fazer o UP dos arquivos.
Bom, acho que é isso.
Aproveito para compartilhar uma imagem da Toyota, que "categoriza" os veículos produzidos por "Nível de robustez" / "Destinação".
E nesse sentido, gostaria de lembrar que estes câmbios foram criados para Land Cruisers Heavy Duty!
Abraços
Bom dia meu amigo, so agora com calma consegui baixar o arquivo.... agora com calma e pacienci mexer na sensations... rss
Abs
wchiorato
08/05/2017, 20:53
Olá Daniel
Obrigado por compartilhar. Acabei de salvar o arquivo aqui.
E a Lenda II? Está a caminho?
abraço
Wagner
Boa noite Pessoal!
Repair Manual Cambio Toyota h41-h42-h50-h55f.pdf - Google Drive (https://drive.google.com/file/d/0ByowCQJyC-KzaGhVaVVKdHAzMG8/view?usp=sharing)
Bom, acho que é isso.
Abraços
rbgarcia
05/03/2025, 20:49
Boa noite Pessoal!
Pagina nao encontrada (https://drive.google.com/file/d/0ByowCQJyC-KzaGhVaVVKdHAzMG8/view?usp=sharing)
Bom, acho que é isso.
Abraços
Olá Amigo @titanium, tudo jóia!
Estou precisando desse manual de reparação dos câmbios da Bandeirantes e o link do Google Drive não existe mais.
Poderia disponibilizar novamente o material?
Abraços,
Rodrigo
Juniorbahiano
16/03/2025, 18:08
Saudações. De tanto acompanhar esse forum acabei adquirindo uma toyota bandeirante 85. Comecei a me dedicar nas manutenções, mas jé me deparei com alguns problemas. Fui completar o oleo da caixa e o mesmo pegou dois litros. Antes não tinha vazamento. Agora tá vazando pela caixa d transferência. Achei estranho pegar dois litros. Essa caixa de 4m sinconizada pega qtos litros no total? pode ser besteira minha mais achei que estava enchendo pela cambio a caixa de transferência. Como sou novo no ramo e estou aprendendo com vocês. Gostaria, de informações. Desde já agradeço a todos.