PDA

Ver Versão Completa : Galão de Combustível pode ser abastecido nos Postos?

marcelino
19/01/2006, 11:10
Senhores,

Tentei abastecer o meu galão de combustível em um posto BR de São Paulo e me deparei com a negativa INTRANSIGENTE do FDP do frentista em que não poderia faze-lo por determinação do proprietário. Fiquei indignado e argumentei que este recepiente é adequado para o transporte de combustível e no meu caso seria somente para transporte até a viatura que ficara sem combustível ou seja numa emergencia, alguém pode informar qual a legislação especifica que aprova ou não aprova este abastecimento direto da bomba dos postos?

Fui a outro posto BR que nunca abasteci e galão foi abastecido com gasolina sem problemas.....vai entender?

Estou indignado pois abasteço sempre neste posto e fiquei na mão, gostaria de saber quem está errado, eu ou o FDP do frentista que além de folgado é mal educado....

um abraço,

Chacal do Pantanal
19/01/2006, 11:41
Nunca tive problemas com abastecimento de galões. Mas será que não foi como vc disse: por determinação do proprietário?

Ramone
19/01/2006, 11:49
Tb nunca tive problemas com isso... até em garrafa de plastico eu ja pedi pro cara encher.

marcelino
19/01/2006, 11:53
Eu acho que não tem essa de por ordem do proprietário....se voce vende combustivel e a legislação permite (até onde eu sei) dizer que é por ordem do proprietário fere o código do consumidor pois é uma forma de discriminação.....

O que eu gostaria de saber é sobre a legislação, é permitido ou não????

um abraço, obrigado.

Alessandro Henrique
19/01/2006, 18:57
De certo o posto queria te vender um recipiente ...

Sds.

Wallace
19/01/2006, 20:57
Não sei não, acho que o primeiro posto pode estar super correto.
Mas precisa verificar a lei.
Acho que um grande problema no Brasil é que achamos que esta errado tudo que não nos favorece.

rafaelsouza
19/01/2006, 23:13
Uma vez fui comprar gasolina no saquinho de emergencia num posto aqui na marginal tietê e os caras tbm não me venderam, me disseram que existe uma lei que proíbe e que aquele posto já tinha sido multado por causa disso, tentei dobrar o frentista mas não teve jeito :evil: , eles não tinham nem o saquinho pra vender, fui no proximo posto, 500m mais pra frente e o cara me vendeu na boa :shock:

Xédão
20/01/2006, 00:33
Oloko, comigo nunca aconteceu isso... Hj mesmo fiz isso! huehehue
Ja coloquei em saquinho, galão, garrafa de refri... nunca deu nada!

Bom, se foi por determinação do proprietario entao deve ter dado alguma merda pra ele proibir...
Algo que tenha dado errado e sujado o nome do posto... vai saber!
Se for ver pode ser muito perigoso sair abastecendo galão por aí...
Vai saber se o kra não vai tacar fogo na sogra, acabar explodindo o carro... sei la...

Luiz Claudio
20/01/2006, 03:04
Pessoal,

Fui proprietário de posto de gasolina durante 8 anos e, até onde eu sei, a venda de combustíveis em qualquer tipo de recipiente que não o próprio tanque do veículo é proibida.

Infelizmente, pesquisando na internet, não consegui encontrar a legislação que fala a respeito... A única referência que eu encontrei ligada a esse assunto foi no site da ANP, na área de Perguntas Frequentes, que eu destaco abaixo...

Pergunta: Um posto pode vender combustível em recipientes como galões, garrafas e sacos plásticos?

Resposta: Não. O posto revendedor só pode vender combustível diretamente no tanque do veículo. Caso um veículo pare por falta de combustível, deverá ser rebocado até um posto revendedor, pois o transporte de líquidos inflamáveis em recipientes pode causar acidentes.

[]'s...

SmootH_
20/01/2006, 08:28
aqui eu abasteço em tudo, so não tentem em saquinho de leite :lol: , os kras nem falam nada
mas isso sempre vai te um posto q abasteça pra gente
essa lei no minimo é pros donos de guincho lucrarem levando os carros pra abastece, e tambem pra da trabalho, pois se tu que por combustivel num carro, pra testa se ele ta funcionando, tu vai leva e traze de guincho
outra opção é i com teu carro, abastece, e chegando em casa, pega uma mangueirinha e cabo o problema
abraços!!

marcelino
20/01/2006, 09:32
Pessoal

Ontem passei no mesmo posto e falei com o gerente, a informação é que o abastecimento a granel em recepiente apropriado é permitido. Proibido seria em qq recebiente, tanto é que eles não tem mais nem os saquinhos que antigamente eram vendidos. O frentista foi informado que poderia vender, desde que neste tipo de galão para combustivel.

Há algum tempo atrás estava tudo proibido até o galão pois alguns postos foram multados.

Agora fica novamente a dúvida: A legislação é omissa, permite ou não? Também pesquisei na internet e não achei nada....

Da minha parte procuro seguir a risca as leis e normas, porém preciso conhece-las para não parecer FAVORECIMENTO.

Se for proibido, ponto final não se abastece e acabou. Agora se permitido for e por ignorancia de algum proprietário de posto ou frentista, que a meu ver deveria estar super informado eu não aceito.

um abraço e aguardo que algum companheiro jipeiro-advogado colabore informando a legislação e tornando claro o procedimento.

Obrigado,

Marcio Vargas
20/01/2006, 12:34
Vai saber se o kra não vai tacar fogo na sogra, acabar explodindo o carro... sei la...

Ehehe
É só chegar em casa e fazer uso da famosa (?) mangueirinha (ops)...

Serviço impo em sem provas!!! ahahaha

Coitada da Veccia...

O Porcão não tinha marcador de combustivel, perdi a conta de quantas vezes fiquei na rua sem combustivel, a garrafa de coca-cola já nem saia mais de dentro do jeep, tava ali sempre a mão... Nunca tive problemas por aki,,,

roger_2
21/01/2006, 19:23
quando vou a capital sempre encho o tanque no posto do carrefour próx. a ponte do limão... lá tem vários cartazes dizendo que não vende gasolina em vasilhame... de certo devido ao preço de R$2,25 a gasolina aditivada...

Jun Okada
22/01/2006, 17:01
Amigos,
Alguns nem eram nascidos, hehe, mas nos anos 80, devido a crise do petróleo, era proibida venda de combustíveis nos fins de semana. Daí, como sempre acontece, proliferou mercado negro onde vendia-se gasolina em fundo de quintal acondicionado em mais diversos recipitentes e a partir daí foi começou a proibição da venda sem ser nos tanques, até por questão de segurança. Tinha cara que tinha um mini posto em casa, hehehe. Aqui em Cuiabá não existe muita restrição. Fazendeiros encostam com tambores nos postos e abastecem sem pbs. Acho que a legislação existe mas não há rigidez no cumprimento.

Romualdo Leitao
27/07/2011, 18:54
Pessoal,

Fui proprietário de posto de gasolina durante 8 anos e, até onde eu sei, a venda de combustíveis em qualquer tipo de recipiente que não o próprio tanque do veículo é proibida.

Infelizmente, pesquisando na internet, não consegui encontrar a legislação que fala a respeito... A única referência que eu encontrei ligada a esse assunto foi no site da ANP, na área de Perguntas Frequentes, que eu destaco abaixo...

[]'s...
Olá pessoal, vejam resposta de consulta que fiz ao Jurídico do Sindicombustíveis/Bahia, a proibição tem embasamento legal:

Caro Romualdo Leitão (Jovem Posto),

Em atendimento a consulta sobre venda de combustível em vasilhames PET/ vidro ou plástico, temos a informar que pelas normas editadas pela ABNT NBR nº 15594-1 não se pode fazer abastecimento ou venda de combustível em garrafa PET/ vidro ou em saco plástico. A norma tem eficácia e não pode ser descumprida porquê existe resolução nº 07 do CONMETRO que confere força impositiva as normas.
Assim, já existe norma prevista na regulamentação feita pela a ABNT, constando recipiente rígido e que pode servir para o caso de abastecimento de emergência, conforme divulgado no site www.leone.equipamentos.com.br (http://www.leone.equipamentos.com.br), não se´podendo fazer o atendimento para a venda em vasilhames PET/vidro ou plástico.
Analisando-se no prisma enfocado pela legislação que é edita normas da ABNT, fica evidente que não seria permitido o comércio nos vasilhames acima mencionados. Além disso, tem-se que ter cuidado ao comercializar produtos em tais vasilhames porquê há previsão da Lei nº 8137 de 27 de dezembro de 1990, que estabelece ser crime a venda ou exposição a venda de mercadoria cuja a embalagem esteja em desacordo com as prescrições legais (art. 7º, inciso II). Também o Código de Defesa do Consumidor será aplicado contra o revendedor, mesmo que o abastecimento tenha sido feito a pedido do consumidor portando uma das embalagens aquí já mencionadas.
A questão é de segurança e o posto tem responsabilidade direta quando admite a aquisição de produtos nos vasilhames acima mencionados.

Atenciosamente,

Jurídico - Sindicombustíveis

CDaniel88
05/08/2011, 00:48
Depois que eu comecei a desconfiar do consumo do meu carro, peguei um galão de 20L e fiz uma marcação de 2 em 2 litros usando um recipiente graduado aferido com selo do Inmetro. Em seguida pedi 20 litros nos dois postos em que eu costumava abastecer. Em ambos deu menos de 19 litros.

Após chamar os gerentes e mostrar a situação, ambos juraram pela vida da família inteira deles que meu galão estava errado.
Mas curiosamente agora nenhum dos dois postos abastecem mais em galões. E coincidência ou não, ao abastecer em um dos postos, o consumo do meu carro melhorou 10%. Ao abastecer no outro continua ruim como antes.

Regina Alves
06/12/2011, 17:25
A norma que proibe abastecer em garrafas pet, saquinhos etc, é a norma da ABNT NBR nº 15.594 válida deste 28.08.2008. A multa para o posto que comercializar produto inflamável em recipientes fora da especificação é de R$ 20.000,00.

hercilio.neto
06/12/2011, 23:28
Bom, já fiquei sem diesel e busquei no posto com um galão de plástico. Não teve problema.
Minha dúvida é com relação ao transporte de diesel sobressalente em galões de aço presos ao suporte de estepe. Isso pode?

Desnickadu
08/12/2011, 12:13
pode sim
A importância de um galão num carro 4x4 - Automóvel - Diário do Nordeste (http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1080028)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/4605-transporte-de-combustivel-galao.html

sgrul1
09/12/2011, 02:46
Bem. Uma dúvida é em relação a barcos com motor a gasolina, assim como cortadores de grama etc...como pode ser feito o abastecimento?

Desnickadu
09/12/2011, 22:46
com galão de plastico/metal.
A maioria dos postos vende combustivel nesses recipientes sem pestanejar.
Eu tenho 2 galões de 50 litros de plastico, sempre abasteci [gasolina, alcool, querosene e diesel] em postos diferentes e nunca tive problemas.

Fabio Geo
22/02/2012, 12:09
Saudações,
Segundo NBR 15.594-1/2008...."a venda de combustíveis fora do tanque do veículo só pode ser feita por meio de recipientes metálicos ou não metálicos, rígidos, certificados e fabricados para este fim e que permitam o escoamento da eletricidade estática gerada durante o abastecimento. Os não metálicos devem ter capacidade máxima de 50 litros e atender aos regulamentos municipais, estaduais ou federais.
Ainda visando o aspecto da segurança, o abastecimento deve acontecer com o recipiente fora do veículo e apoiado sobre o piso, com o bico embutido ao máximo possível dentro dele. E, para evitar que aconteça transbordamento no caso de dilatação do produto, os recipientes devem ser abastecidos em até 95% de sua capacidade." (Fonte: Revista Posto Observação)

JCJ
22/02/2012, 12:28
Poder não pode, mas ......... No posto do Carrefour de Campinas já vi carro abrindo o porta-malas e o frentista colocando 20 litros de gasolina dentro de um galão de água de bebedouro. (na época tirei até foto de tão absurdo que achei)

Não sei o que é pior usar o recipiente retornável de água para colocar gasolina ou transportar gasolina dentro do carro num recipiente de água mineral !

Vai entender ................

[]´s
JCJ

zeca_cj
24/02/2012, 01:15
Certa vez questionei um frentista sobre a restricao e ele assim me respondeu:

Garrafas Pet e sacolas nao podem ser enchidas porque o diametro do bocal desses recipientes é pequeno pro bico da bomba. entao a pressao que esta dentro da garrafa nao consegue sair, acidentes em que espirrava gasolina eram comuns.
http://4.bp.blogspot.com/-NUaaXvzh0mI/TyqQVZiEhnI/AAAAAAAAFQo/AYMImCJ3EhM/s1600/garrafa_pet.jpg

JA os galoes ou bombonas de 5L 10L 20L tem o bocal maior, permitindo os gases sairem sem problema de pressao no recipiente.
http://www.revistafatorbrasil.com/imagens/fotos/bombona_unipac

Nunca tive problema em encher bombona, nem mesmo de 5L. Ja PET é dificil achar lugar aqui em Salvdor que aceitem encher.

Rodrigo Baratti
25/02/2012, 08:58
Sempre enchi o galão do jeep sem problemas.

A única restrição que tive foi ao atravessar a balsa de Ilhabela, onde por segurança é proibido o transporte de combustível em galões.
Precisei passar o volume do galão pro meu tanque e pra um amigo.

[]`s

Will4x4
25/02/2012, 17:38
Eu também nunca tive problemas ao abastecer.
Abastecendo em recipientes e não no tanque fica mais fácil pra descobrir uma diferença na quantidade de combustível, ou para analizar a qualidade do combustível.
Temos que ficar de olho.

Luis-SP
13/09/2012, 17:46
li todo o post, bem ilucidativo, mas fiquei com uma duvida, já que vou comprar um galão para que meu atv não me deixe parado no meio do nada...
Sómente em termos de segurança, sem considerar eventuais fatores legais, qual é mais seguro:
Bombona de plástico com respiro de segurança, ou?
Bombona de aço sem respiro, mas com uma tampa bem lacrada?
Nos vários links que postaram aqui acima aparecem esses 2 tipos de vasilhame
Vou andar com esse vasilhame exposto diretamente ao Sol, e em trilhas com muitos solavancos
Quem me pode ajudar?
Obrigado
Luis

Luis-SP
21/09/2012, 12:45
li todo o post, bem ilucidativo, mas fiquei com uma duvida, já que vou comprar um galão para que meu atv não me deixe parado no meio do nada...
Sómente em termos de segurança, sem considerar eventuais fatores legais, qual é mais seguro:
Vou andar com esse vasilhame exposto diretamente ao Sol, e em trilhas com muitos solavancos
Quem me pode ajudar?
Obrigado
Luis

Alguma sugestão? Preciso comprar logo um destes, meu quadri faz 9km/l de gasolina...
Obrigado

Rodrigo Baratti
23/09/2012, 00:48
O meu é de aço e não vasa, mas faz bastante pressão o que não chega a ser um problema.
A desvantagem é não ter respiro pro ar entrar qdo o combustivel sai é que alem de demorar pra sair todo o combustivel ele fica "pulando" e respinga.
Se no jeep já é ruim no atv sera ainda pior.

[]'s

Desnickadu
23/09/2012, 12:30
quanto mais cheio estiver o galão menor vai ser a pressão, pq o combustivel vai balançar menor e produzir menos gases.

ecoperegrino
26/09/2012, 09:04
Quem me pode ajudar?
Obrigado
Luis

O problema das bombonas de plastico, é que a rosca da tampa desgasta facil com o uso, quando já não vem com rosca folgada, e o combustivel começa a vazar pela rosca...

sandro-natal
09/10/2012, 09:13
NORMA ABNT NBR 15594-1 Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis – Posto revendedor de combustível veicular (serviços) Parte 1: Procedimento de operação

5 Operação de abastecimento

5.3 Abastecimento de recipientes de combustíveis
Os recipientes de combustíveis devem ser rígidos, metálicos ou não metálicos, devidamente certificados
e fabricados para este fim, permitindo o escoamento da eletricidade estática gerada durante o abastecimento para
os recipientes metálicos. Os recipientes não metálicos devem ter capacidade máxima de 50 L e atender aos
regulamentos municipais, estaduais ou federais aplicáveis.
O abastecimento desses recipientes deve ser feito conforme 5.1, no que couber. Os recipientes devem ser
abastecidos até 95 % de sua capacidade nominal para permitir a expansão por dilatação do produto, evitando
o transbordamento, e deve ser mantido o contato entre o bico e o bocal do recipiente para permitir o escoamento
da eletricidade estática.
Os recipientes com capacidade inferior ou igual a 50 L devem ser abastecidos fora do veículo, apoiados sobre
o piso, com a vazão mínima da unidade abastecedora e embutindo ao máximo possível o bico dentro do recipiente.
Ainda, nestes recipientes, deve ser direcionado o escoamento do produto para a parede do recipiente, para que
o produto seja descarregado próximo ao fundo, de forma a minimizar a geração de eletricidade estática.
O abastecimento de volumes superiores a 50 L deve ser feito em recipientes metálicos certificados pelo INMETRO
e pode ser feito sobre a carroceria do veículo, desde que garantida a continuidade elétrica do aterramento, durante
o abastecimento, através de no mínimo o contato do bico com o bocal do recipiente. Nestes recipientes, deve ser
direcionado o escoamento do produto para a parede do recipiente, para que o produto seja descarregado próximo
ao fundo, de forma a minimizar a geração de eletricidade estática.

5.1 Abastecimento de veículos automotores
A operação de abastecimento somente deve ser iniciada quando:
a) não houver fonte de ignição na área de abastecimento e as instalações/equipamentos elétricos estiverem em
conformidade com a ABNT NBR 14639;
b) o motor do veículo estiver desligado;
c) não existir pessoas fumando;
d) o atendente confirmar com o motorista o combustível a ser abastecido no veículo; e
e) o mostrador mecânico ou display da unidade abastecedora estiver totalmente zerado.
Para iniciar o abastecimento, deve-se posicionar o veículo de forma conveniente para o abastecimento,
evitando-se que a mangueira permaneça transpassada por baixo do veículo, inclusive quando o veículo possuir
dois ou mais bocais de abastecimento.
O atendente deve:
a) acionar manualmente os teclados da unidade abastecedora eletrônica, nunca utilizando canetas ou outros
objetos;
b) retirar do suporte da unidade abastecedora o bico de abastecimento, posicionando a ponteira do bico para
cima;
c) operar manualmente a alavanca de acionamento da unidade abastecedora mecânica, nunca utilizando o bico
de abastecimento ou outros objetos;
d) manter a mangueira estendida, evitando a formação de pequenos laços, não tracionando-a nem torcendo-a
excessivamente; e
e) inserir o bico de abastecimento no bocal do tanque do veículo.
Durante o abastecimento, o atendente deve:
a) manter o contato entre o bico de abastecimento e o bocal do tanque do veículo até que o abastecimento seja
concluído;
b) permanecer na área de abastecimento, podendo realizar outras tarefas inerentes à atividade, quando o
abastecimento for efetuado por meio de bico automático;
c) operar de maneira contínua quando o abastecimento, for efetuado por meio de bico simples, sendo proibida a
utilização de qualquer tipo de objeto para travamento do gatilho e não podendo realizar outras tarefas
inerentes à atividade; e
d) interromper imediatamente a operação, em caso de derramamentos, iniciando prontamente a remoção do
produto derramado, utilizando material absorvente, conforme Seção 13, que deve ser manuseado e
armazenado conforme Seção 12.
Após o abastecimento, o atendente deve:
a) destravar o bico automático de abastecimento, caso ainda esteja acionado;
b) retirar o bico de abastecimento do bocal do veículo, mantendo a ponteira do bico para cima; e
c) desligar a unidade abastecedora recolocando o bico de abastecimento no suporte da unidade.
d) em caso de anormalidade constatada no abastecimento, o responsável pelo posto revendedor veicular deve
ser imediatamente comunicado, devendo ser os equipamentos inspecionados conforme ABNT NBR 15594-3.

Luis-SP
09/10/2012, 12:34
Rodrigo, Desnickadu e Ecoperegrino

Obrigado pleas vossas respostas, que infelizmente só vi hoje
Vou então pelo tanque em aço, que de inicio eu estava inclinado a escolher por temer que o plástico debaixo do sol e calor fortissimo, viesse a deformar-se

Obrigado, valeu!

Desnickadu
28/01/2014, 10:20
Revivendo o topico pra informar aos companheiros que desde Janeiro/2014 a ANP soltou uma norma onde somente será possivel abastecer recipientes próprios para combustivel nos postos. O recipiente tem que ter o selo do INMETRO.

Jornal Nacional - Postos ainda vendem combustíveis em embalagens irregulares (http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/01/postos-ainda-vendem-combustiveis-em-embalagens-irregulares.html)

Rodrigo Baratti
28/01/2014, 18:46
Só falta selo no Inmetro na cueca!! rssss

Vai ser mais uma que não pega, como a dos engates.

Desnickadu
29/01/2014, 09:16
Essa semana fui impedido de abastecer meu galão velhinho, agora estou a procura de galões com inmetro pra comprar... ta dificil :s

HERICK
29/01/2014, 11:05
Essa semana fui impedido de abastecer meu galão velhinho, agora estou a procura de galões com inmetro pra comprar... ta dificil :s

Acredito que em cidades interioranas, a prática de abastecer em garrafas pet seja bem comum!

Willian Del Piero Rocha
29/01/2014, 12:44
Mais uma lei para ficar no papel ,,, nas grandes cidades um posto ou outro vai até seguir ,principalmente agora que a lei está fresquinha. Mas nas beiradas de rodovia e nas cidades do interior ,,,,duvido.

xibiu!!!
29/01/2014, 20:49
Só falta selo no Inmetro na cueca!! rssss

Vai ser mais uma que não pega, como a dos engates.

.........como a dos faróis com lâmpadas de xenon em veículos sem dispositivo de regulagem automática de altura dos faróis , ... dos pneuzões largos demais e excessivamente fora dos para-lamas , ... das telas de DVD instaladas no painel do veículo ,... como o excesso de fumaça em algumas camionetes à diesel que propositalmente tem a bomba desregulada (aberta só pra fazer fumaça preta na cara dos outros, e acham lindo isso..........)

Dioclecio
09/04/2014, 21:14
Aqui no RS a determinação "pegou" porque eu tentei abastecer com galão antigo em duas cidades diferentes (Santa Cruz do Sul e Santa Maria) e só consegui o combustível após comprar um galão plástico de 20 litros por 31,00.

Rodrigo Baratti
10/04/2014, 18:23
Tb tive dificuldade em alguns postos ao usar o galão de metal do exército, mas achei um que o cara não falou nada.

Leco1974
15/04/2014, 21:18
Eu comprei um desses e aqui em Porto Alegre não complicam...

Galão De Polietileno De Alta Resistência 20l P/ Combustível - R$ 120,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-541472937-galo-de-polietileno-de-alta-resistncia-20l-p-combustivel-_JM)

Renan Gustavo
17/04/2014, 17:41
Boa tarde pessoal!

Sou proprietário de posto, e aqui na região ninguém está arriscando, o INMETRO está toda semana circulando ao redor.
Já temos casos aqui de pessoas que levaram multa, e olha que não é barato.

Sem contar que os galoes do INMETRO são a mesma porcaria que as demais que utilizávamos.
É chato ter que negar a venda as pessoas, e cobrar o olho da cara nesses galoes, que não são tao baratos .

Acredito que o galão que utilizamos nos jipes se não houver o selo no INMETRO não pode ser utilizado.

valeu
abraço

[] alimentando o governo :parede:

Jean Lima
17/04/2014, 18:06
Renan Gustavo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/78900.html)
Como proprietário de posto de combustíveis, você é "O CARA" para me tirar aqui uma dúvida cruel. :?

Tenho duas máquinas do tipo pá carregadeira, as quais são usadas em serviços diversos e quase sempre em locais que não tem acesso para caminhões "comboio"(para abastecimento). Sempre transporto diesel em uma RANGER, em tambores de 50 litros, daqueles que vem originalmente com produtos químicos, alguns tem em alto relevo o aviso de NÃO REUTILIZÁVEL, porém outros não(os que eu utilizo)sendo que todos tem o simbolo do INMETRO. Tem alguma orientação repassada aos proprietários de postos de combustíveis nesse sentido???

Renan Gustavo
18/04/2014, 13:37
Renan Gustavo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/78900.html)
Como proprietário de posto de combustíveis, você é "O CARA" para me tirar aqui uma dúvida cruel. :?

Tenho duas máquinas do tipo pá carregadeira, as quais são usadas em serviços diversos e quase sempre em locais que não tem acesso para caminhões "comboio"(para abastecimento). Sempre transporto diesel em uma RANGER, em tambores de 50 litros, daqueles que vem originalmente com produtos químicos, alguns tem em alto relevo o aviso de NÃO REUTILIZÁVEL, porém outros não(os que eu utilizo)sendo que todos tem o simbolo do INMETRO. Tem alguma orientação repassada aos proprietários de postos de combustíveis nesse sentido???

jean Lima

Tendo o selo do INMETRO ou até mesmo em alto relevo, você pode utilizar para o transporte de combustível.
Os galoes do INMETRO que estão sendo vendidos agora, também diz em cima que é não reutilizável, (que pela resolução é o correto), mas como você vai comprar um galão novo toda vez que for pegar combustível? ridículo seria.
Então pode reutilizar ele sempre sim, mas é preciso ter o selo.

Esta resolução já existia a algum tempo, mas apenas agora entrou em ação.
E o pior que elas já são caras por preço de custo, não estamos ganhando nada em cima da venda.
Mas prefiro pagar 50 reais em um galão do que 10k em uma multa, hehe

abraço
[]' cada vez mais revoltado com o governo '

xibiu!!!
19/04/2014, 09:50
Essa lei de não poder abastecer galões plásticos sem o selo no Inmetro,ganhou mais força ainda depois das manifestações que estão acontecendo em todo o País onde vândalos , por diversos motivos (que aliás não se justificam), queimam ônibus,colocando a vida do cidadão em risco.
Como se só com isso ,evitasse o indivíduo de fazê-lo.
Já ouvi muitas vezes uma frase que diz:
"As pessoas inventam dificuldades para venderem facilidades...",mas graaaaaças a Deus ,isso não acontece no nosso Brasil! Aaaaaaquiii nããããããooooo.....!!!!

Barros
13/05/2015, 17:49
Alguém sabe se já existe à venda galão de metal com o selo do Inmetro, tipo este daqui:

Willian Del Piero Rocha
13/05/2015, 23:42
Barros ,a resolução 57/2014 da ANP revogou a resolução 35/2014 ,que dava um prazo maior para a resolução 41/2013 ,esta a que exigia o selo do INMETRO nos galões ,,, ou seja ,não existe nenhuma resolução sobre os galões ,então assim sendo esse galão metálico pode ser usado sim. Segue até um esclarecimento do INMETRO recebido por um colega nosso aqui do Fórum.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-off-topic/137009-galao-de-metal-militar-x-nova-legislacao-venda-de-combustivel.html

Barros
14/05/2015, 18:45
Obrigado, Willian, pelo esclarecimento!

Barros
29/06/2015, 19:38
Ainda com relação ao galão de metal para combustível, alguém sabe se ele pode ser transportado dentro do carro ou apenas preso por suporte do lado de fora?

Rodrigo Baratti
30/06/2015, 14:19
Ainda com relação ao galão de metal para combustível, alguém sabe se ele pode ser transportado dentro do carro ou apenas preso por suporte do lado de fora?

É proibido o transporte de combustivel no interior do veiculo em qualquer recipiente.

Barros
02/07/2015, 23:15
...não existe nenhuma resolução sobre os galões ,então assim sendo esse galão metálico pode ser usado sim...

É proibido o transporte de combustivel no interior do veiculo em qualquer recipiente.
Pelo que eu entendi, esse galão metálico poderia ser usado, mas não no interior do veículo, certo? Ou seja, eu poderia transportá-lo em um suporte instalado na traseira do carro, mas não dentro do porta-mala. Minha idéia seria usá-lo apenas em viagens mais longas com meu Jimny, cujo tanque comporta apenas 40 litros de gasolina. Mas acho que vou desistir dessa idéia, pois não vale a pena instalar esse suporte permanentemente para um uso tão eventual.

HERICK
03/07/2015, 05:40

Bom dia Rodrigo! Realmente é muito complicado, mas aqui no RJ capital todos os postos de combustível tem oferecido recipientes de 5lts de plástico chancelados pelo Inmetro, agora acredito que dentro da mala seja permitido, forte abraço.

Willian Del Piero Rocha
03/07/2015, 10:13
Herick, vc pode até comprar os recipientes com a chancela do Inmetro ,mas os postos não podem recusar vender em outro recipiente qualquer ,pois o próprio Inmetro já divulgou que não tem nenhum recipiente homologado para combustível ,pois não existe norma ABNT a ser seguida , , ,estão efetuando estudos conjuntos para efetuar essa homologação,, por enquanto pode em qualquer um. Quanto a transportar dentro do veiculo ou no porta malas ,aí complica pois existem normas falando ser proibido o transporte de combustível fora do tanque,,,, é complicado.

Lucas Diego
02/01/2017, 17:49
Pessoal, ia abrir um tópico mas vou tentar reviver este aqui.

Algumas tem informação como funciona o transporte de combustivel na Argentina, Chile, Uruguai e claro Brasil?

A idéia é transportar fora do carro mesmo: Tem algum galão que recomendam? Pode ficar exposto ao sol? caso vá no bagageiro.

Obrigado!

xibiu!!!
07/01/2017, 12:33
Pessoal, ia abrir um tópico mas vou tentar reviver este aqui.

Algumas tem informação como funciona o transporte de combustivel na Argentina, Chile, Uruguai e claro Brasil?

A idéia é transportar fora do carro mesmo: Tem algum galão que recomendam? Pode ficar exposto ao sol? caso vá no bagageiro.

Obrigado!

Caro Lucas Diego.

Agradeço o cumprimento às regras de postagem, e não abertura de novo tópico com assunto já sendo comentado no fórum.
Anexo abaixo link com matéria sobre o assunto.
Embora seja de 2014, as leis Brasileiras citadas na matéria ainda estão vigentes nos dias atuais.

abraço;

http://www.sulpetro.org.br/jornal/1402024115.pdf