Ver Versão Completa : Som Original, Console Multimídia, tablet ou o que?
blackbr1
11/11/2014, 10:25
Amigos,
Essa é minha primeira postagem mas já acompanho os temas do forum a algum tempo. Sempre quis ter um 4x4 a diesel.
E decidi minha compra por uma Ranger Diesel Turbo 2001/2001.
O carro está lindo, mecanica ok, funilaria praticamente zerada mas tem algo que vai me incomodar muito, o som original do carro.
O mundo não é perfeito, rs.
Li bastante sobre o assunto, eu avaliei instalar uma central multimídia ou adaptar o painel a um tablet de 7", enfim...
O que eu queria mesmo é manter esse som original e adicionar um bluetooth + usb para iPod conectados a um amplificador e trocaria as caixas acústicas das portas.
Alguém já fez isso antes? Quais equipamentos utilizou?
Abs,
Blackbr1
micheltakashima
11/11/2014, 11:54
Amigos,
Essa é minha primeira postagem mas já acompanho os temas do forum a algum tempo. Sempre quis ter um 4x4 a diesel.
E decidi minha compra por uma Ranger Diesel Turbo 2001/2001.
O carro está lindo, mecanica ok, funilaria praticamente zerada mas tem algo que vai me incomodar muito, o som original do carro.
O mundo não é perfeito, rs.
Li bastante sobre o assunto, eu avaliei instalar uma central multimídia ou adaptar o painel a um tablet de 7", enfim...
O que eu queria mesmo é manter esse som original e adicionar um bluetooth + usb para iPod conectados a um amplificador e trocaria as caixas acústicas das portas.
Alguém já fez isso antes? Quais equipamentos utilizou?
Abs,
Blackbr1
Se você manter o original onde pretende colocar o outro aparelho com entrada usb, saída para ipod? esse som original por sí só já é bem ruim, o seu ainda é k7, aproveite que o console é 2din (double din) e coloca uma central da pionner, você terá saída usa, ipod, gps, e camera de ré, além de tv digital e outras filuras, mas que seja pionner, nada de caska, vaska, motor one, booster, alguns vão falar que são bons, a verdade é que são bem mais lentos e tem equalização ruim e baixa voltagem nas saídas rca o que é fundamental quando se quer o mínimo de qualidade.
Troller-a-vista
11/11/2014, 11:57
e qual sua intencao com tudo isso?
qual gasto disponivel?
o que pretende atingir de resultados?
vc mesmo vai fazer? caso contrario, os instaladores da sua regiao sao tudo vidaloka ignorante, sao instaladores de som com anos de vivencia fazendo um anos de cagadas e se achando os fodas por participarem de campeonato de som ou sao gente gabaritada com uma oficina limpa e perfeita, com equipo de medicao e amperagem, com foco em qualidade?
td isso tem que se levado em conta....
qto mais tecnologia vc coloca, a complexidade de regulagem do som fica exponencialmente mais dificil, já tentou regular um som com 3 bandas de equalizacao? tipo bass mid e treble? facinho.... coloca 5 bandas e vc ja se perde... coloca uma central multimidia, tablet, processador etc e tera entre 15 e 30 bandas de equalizacao, vou te dizer, a menos que vc seja um audiofilo e tenha uma paciencia incrivel, vai ficar pior que um eq de 3 bandas apenas...
invariavelmente em se tratando de som, qto maior a tecnologia visivel, menor a qualidade audivel, para quebrar esse paradigma, apenas investindo pesado, com processadores acima de 5 mil, PU de 3 mil, cabos de 1 mil, e por ai vai... basicamente é o seguinte: tudo que faz mais que uma unica coisa, tende a fazer mais coisas mal feitas. no meio de sonorizacao automotiva isso é quase uma lei, a menos que vc invista valores astronomicos...
dito isso, se vc quer apenas um sonzinho legal, gastando relativamente pouco, usando a MO especializada disponivel do Zoinho Som e Car ou do FIM DO SILENCIO tunning e som.... nao inventa grandes coisas nao...
coloca um radio simples que tenha um usb e aux e ipod integrado, kit 2 vias nos falantes dianteiros, um sub de umas 10 polegadas atras, tudo isso ligado num amp 4 canais bridge e problema resolvido, custo 2 a 3 mil reais.... completo com instalacao...
voltando ao seu post inicial, qdo vc diz:
som original é sempre ruim, é capado e tem internamente peças ruins, nao compensa investir nele, e raramente é possível fazer uma intervenção (gambiarra) para agregar usb, ipod, bluet.
portas nao tem caixas acusticas, tem alto falante, em 99% dos casos, de pessima qualidade, investir num falante bom sem investir em amplificador bom e em radio bom, é a mesma coisa que colocar pneu de ferrari em fusca, fica bonito mas nao serve pra nada alem disso.
temos que ter claro que o som deve acompanhar de forma homogenea todos seus componentes,nao adianta vc ter um elo muito fraco ou muito forte, o resultado vai ser INFERIOR se fosse tudo ruim ou td bom.
é complexo de explicar mas vou tentar ser suscinto, um falante original de papelao nao precisa de energia alta pra se mover, ou seja, potencia, cada vez que vc melhora os ingredientes do falante, tb precisa melhorar o sinal que ele recebe (radio) pois do contrario mais sujeira e ruidos vao ser reproduzidos e ao mesmo tempo que precisa melhorar a potencia que vai pro falante, do contrario ele nao vai tocar, ou seja, vai ter que aumentar o volume com isso vc aumenta a distorcao, causa superaquecimento que pode queimar, ou aumenta descontroladamente a amperagem ou no mais normal aumenta o ruido produzido.
vou dar um exem;plo, qto mais duro o cone do falante, melhor a dissipacao do som , menor o ruido, maior a qualidade, maior a necessidade de potencia aplicada para mover o falante (a grosso modo ok? teria que entrar em bobinas, aneis, carcaça etc nao convem complicar muito). Logo se vc coloca algo pouca coisa superior vc ganha rapidamente em sonoridade, mas perde em qualidade visto que vai precisar AUMENTAR o volume pra ouvir o que antes ouvia em volume menor, como vc nao tem a mesma qualidade acompanhando, vai aumentar a distorcao gerada e portanto vai ter uma faixa muito peqna de som audivel, abaixo de certo volume nao escuta, acima de certo volume é só distorcao....
com um falante original de papelao, td eh mais leve, mais simples, mole, vc pode nao ter qualidade sonora nenhuma, mas certamente vai ter uma faixa maior de volume , ou seja, vai poder ouvir baixo ruim , medio ruim , alto ruim, muito alto pessimo eheheh
enfim.. primeiro defina o que pode gastar, pra onde vai, quais suas necessidades, o que vai gostar de ouvir na maior parte do tempo e principalmente se tem gente pra instalar ou vai ser o zézim da esquina.
sandersondf
11/11/2014, 23:10
Tem um esquema antigo de adaptar uma fita a uma saída de audio.. vinha com os jurassicos discman..
Mas fica ruim. Se for pra fazer isso deixa o celular tocando direto..
O melhor mesmo pro que você quer fazer é uma central multimidia, um bom amplificador e bons alto falantes na porta.
Tem umas centrais multimidia da Pioneer excelentes e completas (usb, camera de re, GPS, tv, bluetooth, sincroniza com smartphone), mais em conta e mais potentes que as caska da vida.
Eu cheguei a comprar uma central multimidia no Paraguai, mas tenho medo de chamar ladrão. Como só uso o som acabei vendendo a central e ficando com meu rádio.
Recomendo também levar em um instalador bom. Pagar barato em serviço no carro é bobeira e vai te trazer problemas futuros.
Acredito que com uns 2000 a 3000 você monta um sistema completo e de boa qualidade.
Junior84
12/11/2014, 00:49
Também queria colocar um som na minha ranger sem tirar o aparelho original.
O que acham de usar um GPS automotivo? daria para encaixar um amplificador e uns 4 triaxiais?
GPS Discovery Channel MTC 2132 Slim Tela 5.0" - TV Digital, Mp3 e Mp4 Player - Shoptime (http://www.shoptime.com.br/produto/7526842/gps-discovery-channel-mtc-2132-slim-tela-5.0-tv-digital-mp3-e-mp4-player?opn=GOOGLEXML&epar=googlepla&WT.srch=1)
São bem mais em conta que DVD 2DIN, e só quero um som legal no carro não um cinema.
Amigos,Essa é minha primeira postagem mas já acompanho os temas do forum a algum tempo. Sempre quis ter um 4x4 a diesel.E decidi minha compra por uma Ranger Diesel Turbo 2001/2001.O carro está lindo, mecanica ok, funilaria praticamente zerada mas tem algo que vai me incomodar muito, o som original do carro.O mundo não é perfeito, rs.Li bastante sobre o assunto, eu avaliei instalar uma central multimídia ou adaptar o painel a um tablet de 7", enfim... O que eu queria mesmo é manter esse som original e adicionar um bluetooth + usb para iPod conectados a um amplificador e trocaria as caixas acústicas das portas. Alguém já fez isso antes? Quais equipamentos utilizou?Abs,Blackbr1e ai amigo blz? antes de mais nada coloca umas fotos e uma breve (longa) apresentação da máquina tipo onde comprou? quantas latinhas pagou? se já fez alguma manutenção? são coisas que a galera fica curiosa ( ou pelo menos eu) pra saber.... valew abraç
Troller-a-vista
12/11/2014, 09:28
a menos que teu GPS tenha duas saídas RCA, vc nao vai liga-lo a modulo/amplificador nenhum. Ainda que tivesse as tais saídas, voce não teria qualidade alguma, provavelmente, seria pior que qqr radio do mercado, inclusive os xing lings.
No máximo um GPS terá uma saída p2 única, que por melhor que seja a gambiarra, não vai te dar jamais uma qualidade e nem possibilitar regulagem alguma.
Logo, esquece.
4 triaxiais? Nussa.. fica com o som original .
Sugiro que leia com muita atençao esse topico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/143270-auto-falantes-originais-nissan-frontier-2013-a.html
nao gaste 1 real pra ficar pior o seu som! menos ainda quase 1 mil pra piorar....