PDA

Ver Versão Completa : Adaptações em Jipes X Homologação INMETRO



leopoldo
02/01/2004, 23:41
Eu não tenho certeza que seja exatamente como me disseram, inclusive vou ver se consigo maiores detalhes mas seria bom que todos procurassem saber:

Ouví dizer, recentemente, que os carros adaptados só seriam homologados nas inspeções veiculares se o tanque de gasolina ou álcool (adaptado) somente seria aprovado se fosse instalado no entre-eixos do veículo. Portanto, tanques atrás do eixo traseiro ou entre o eixo e o para-choque não seriam admitidos.

Luis Assis
03/01/2004, 01:05
Ouví dizer, recentemente, que os carros adaptados só seriam homologados nas inspeções veiculares se o tanque de gasolina ou álcool (adaptado) somente seria aprovado se fosse instalado no entre-eixos do veículo. Portanto, tanques atrás do eixo traseiro ou entre o eixo e o para-choque não seriam admitidos.

Leopoldo,
existe algum lugar, site documento, ou seja lá o que for, que diga quais as regras para homologacao de veiculos? Onde voce conseguiu esta informacao?? Nao dei se procede ou nao, mas todo caso, gostaria de me informar a respeito...
PS: Mas nao existem varios carros nacionais que o tanque fica atraz do eixo trasiro???
[]'s em duvida...
Gustavo

leopoldo
03/01/2004, 13:36
Lassis,

Acabei de falar por telefone com um inspetor e ele confirmou o seguinte:

Os que já saem de fábrica com o tanque atrás, como o engesa, tudo bem, porém, o adaptações como no CJ que tinha o tanque dentro da carroceria, se tivesse que mudar, obrigatóriamente teria de ser no entre eixos.

Por via das dúvidas, eu já assim tinha feito no meu CJ.

Mas segunda feira, vou ao responsável do transito daquí de SJC pois êle me disse que existe uma cartilha de inspeção que será aplicada e quais seriam as normas, que aparentemente são do INMETRO.

Luiz Claudio
03/01/2004, 16:25
Mas segunda feira, vou ao responsável do transito daquí de SJC pois êle me disse que existe uma cartilha de inspeção que será aplicada e quais seriam as normas, que aparentemente são do INMETRO.

Fala Leopoldo,

Essa cartilha seria de muita valia para nós jipeiros!!!!

Praticamente todos nós temos os jipes com inúmeras adaptações e modificações, mas na grande maioria das vezes elas são feitas sem se levar em conta todas as normas existentes para isso.
Digo isso porque aqui no Brasil, mesmo querendo fazer a coisa certa, você não consegue. Por mais que se pesquise, nunca achamos tudo. As leis e normas existentes aqui são totalmente confusas e muitas vezes dependem apenas de "interpretação" da autoridade competente.
No tópico rebocando com towbar em técnicas de condução off-road isso fica bem claro. Não se consegue achar uma lei específica para isso.
Leopoldo, se você conseguir essa cartilha posta ela aqui pra gente...

Valeu!!!

Luis Assis
03/01/2004, 23:39
Lassis,

Mas segunda feira, vou ao responsável do transito daquí de SJC pois êle me disse que existe uma cartilha de inspeção que será aplicada e quais seriam as normas, que aparentemente são do INMETRO.


Como disse o Luiz Claudio, esta cartilha para nós jipeiros, é de fundamental importancia... Se conseguir, por favor, envie-nos, ou então faça uma Xerox, e me mande que eu me viro para coloca-la no fórum!!!
[]'s interessados...
Gustavo

andretomasi
04/01/2004, 21:11
Bah, :shock: só faltava...

Se confirmar essa de o tanque ter que ficar no entre-eixos, me fu :!: :!: porque acabei de instalar o tanque lá atrás, e vou levar pra vistoria e emplacamento daqui a uns dias..

Giovani, no T-Rex o tanque fica no mesmo lugar que o meu, sabes de alguma coisa sobre problemas com a lei a respeito disso?? :?

[ ]´s

monge
04/01/2004, 21:53
Fala Gente... :D

Ou esta cartilha é um tanto quanto necessária pra gente. :D

Meus cabelos já estão começando a cair só de pensar que terei que enfrentar a inspeção veicular em breve... :shock:

Acho que meu jeep nem sai do lugar depois que eles fizerem os testes... :cry:

[]'s

Eugênio

Luis Assis
04/01/2004, 22:06
Bah, :shock: só faltava...

Se confirmar essa de o tanque ter que ficar no entre-eixos, me fu :!: :!: porque acabei de instalar o tanque lá atrás, e vou levar pra vistoria e emplacamento daqui a uns dias..

[ ]´s

Mas por que? :? Desculpem a Ignorancia total sobre o assunto legais, é preciso fazer inspeção no IMETRO, pra emplacar um Jipe? :shock:
[]'s
Gustavo

monge
04/01/2004, 22:54
Fala Gente... :D

Gustavo, o certo seria fazer :D Não é o que acontece... mas... :shock: :roll:

No Brasil o inmetro é que verifica a qualidade dos produtos e serviços. Fazem aqueles testes todos, e se suas adaptações provarem ser, ou estar aptas a rodar, sem colocar em risco sua vida e a de terceiros... eles autorizam. :D

Pra vc ter uma idéia, um amigo colocou ranchos 9000 no jipe dele. :D

Um engenheiro do inmetro criou caso com o amortecedor,... disse que era pra competição e que ia homologar o carro dele como carro de competição.. ele não poderia rodar nas ruas... :roll:

Até a gente conversar o cara que os ranchos são uma melhoria, e etc etc etc... foram 2 dias de briga... :D

Isso com a gente tendo de ir até Poços de Caldas, pois era o lugar que tinha inmetro mais perto da gente... :D

Tem uma banquinha do inmetro itinerante... esta os caras só querem dinheiro... pagou.. homologão tudo o que vc conseguir inventar... :D :oops: :shock:

[]'s

Eugênio

Luis Assis
04/01/2004, 23:02
Bom se meu jipe tiver que passar pelo imetro, nao vai ser homologado nunca... Suspensao aletrada, Spoa, Pneu Grande, Tanque fora do entre eixo, e isso é apenas o começo...
[]'s
Gustavo

monge
04/01/2004, 23:14
Fala Gente.... :D

Gustavo, se servir como consolo... :oops: :D

O meu também não passa.... e acredito que com a maiora dos jeeps que rodam hoje... mesmo os originais, adaptados, modificados... :? :x

O que vai ter de jeep sendo encostado neste ano de 2004 não vai ser brincadeira.... :cry: :cry: :cry: :cry:

[]'s com medo da Inspeção Veicular

Eugênio

Thiago Rodeghel
05/01/2004, 01:35
É Monge :D

Se tudo q tiver adaptado no CJ tiver q passar por inspeção :roll: já começa pelos cintos de segurança :D nos jeeps originalmente não tem e se vc levar sem, o q aconteceria :shock: E outra esse tanque embaixo de nós, vamos dizer assim "bem embaixo da nossa bunda" :P já é um perigo, deixaria lá tráz mesmo é menos risco :D Aí o cara vai perguntar do pisca alerta, no meu naum tem 8)

Se criarem caso por qualquer coisa vou falar assim EMA EMA

[s]

Luis Assis
05/01/2004, 13:20
Hoje, Liguei numa oficina credenciada do INMETRO. Perguntei sobre a tal cartilha e a moça protamente, que nao fazia a menbor idéia do que eu estava falando, me passou para um rapaz, que embora tb desconhecesse a tal cartilha, me deu algumas informações...

Ele disse, que na oficina existem varios aparelhos, para medir:
- Frenagem do sistema de freios, ver se todas as rodas freiam por igual, se o carro nao vai sair de lado.
- Direçao, se tem folgas no sistema de direção
- Suspensao, se esta estavel, se não tende para nenhum dos lados, em movimento

Ele disse que alem destes testes, o carro, passa por uma inspeção geral em relação a luzes de sinalisação, etc etc...

Nao disse que outros itens como posição de tanque, etc etc são havaliados... Ele disse que não tem grande mistério nisso tudo não...

Agora é que não sei mais de nada... :cry:

[]'s perdidos em relação a Homologação do INMETRO
Gustavo

EduardoLang
05/01/2004, 14:31
Pessoal,

Recentemente fiz adaptação de KIT a GAS NAtural em meu veículo (Diplomata 6cc). em função disso, tive que passar pela vistoria do IMETRO. Pude perceber que o grau desta vistoria depende muito do humor, da boa vontade e do (fui com a sua cara). No dia que eu cheguei lá, as pessoas já me olharam de canto dos olhos....... então comecei a conversar e fazer uma brincadeiras (bem leves) quebrou o gelo e o clima ficou outro!!!!!!!!

De qualquer forma, eles verificaram o sistema de freio das quatro rodas, amortecedores, folga nas direçoes, travamento elétrico das portas, folga na suspensão (buchas e etc), cinto de segurança se estava travando ou não, retrovisores, painel, estepe macaco chave de roda triângulo, farol e lanternas em geral, pisca alerta, buzina, EMISSÃO DE POLUENTES PELO SISTEMA CONVENCIONAL (GASOLINA) E PELO SISTEMA ADAPTADO (GAS), regulagem do motor e acho que algo a mais.... me esqueci do insulfilm, que foi o ÚNICO fator que reprovou meu carro na inspeção.

Sabe o que eu FIZ?????????????


a seguinte pergunta:

COMO É QUE PODEMOS RESOLVER ESTA SITUAÇÃO......... ( sem contar que eu já estava lá ha umas duas horas....)

Então o cara me falou que era só eu dar uma caixinha e estava tudo resolvido. Foi o que fiz....... sem contar que na vistoria de chassi foi a mesma coisa, tive que molhar a mão do vistoriador e fui embora sem ao menos ele olhar pro meu carro!!!!!!!!!


ISSO É BRAZIL MINHA GENTE!!!!!!!!!!!


Um forte abraço a todos vcs e BOA SORTE!!!!!!!!

Cícero Franco
05/01/2004, 14:36
Ele disse, que na oficina existem varios aparelhos, para medir:
- Frenagem do sistema de freios, ver se todas as rodas freiam por igual, se o carro nao vai sair de lado.
- Direçao, se tem folgas no sistema de direção
- Suspensao, se esta estavel, se não tende para nenhum dos lados, em movimento

Eu acho que ninguém vai ter problema com estes itens acima!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Polvora
05/01/2004, 14:39
Fala rapaziada tudo beleza ???

Bom pesquisei isso no inmetro :
http://www.inmetro.gov.br/kits/resolucaocontran2598.pdf

Pelo que eu pude observar é que os nossos "brinquedos" estão isentos destas burocracias, desde que feito por orgão certificado pelo inmetro.

Até mais

Cícero Franco
05/01/2004, 14:41
Pólvora, o órgão certificado é a oficina??? :shock: :shock: :shock:

Polvora
05/01/2004, 14:48
Esse eu tirei do Site do Detran : http://www.detran.sp.gov.br/servicos/sis/exibe_procedimento.asp?Id_pr=297

EduardoLang
05/01/2004, 14:49
Foi exatamente o que tive que fazer!!!!!!!!


É CRUEL ! ! ! ! ! ! ! ! !

Polvora
05/01/2004, 14:50
Pólvora, o órgão certificado é a oficina??? :shock: :shock: :shock:

Isso mesmo :D .

monge
07/01/2004, 01:08
Ele disse, que na oficina existem varios aparelhos, para medir:
- Frenagem do sistema de freios, ver se todas as rodas freiam por igual, se o carro nao vai sair de lado.
- Direçao, se tem folgas no sistema de direção
- Suspensao, se esta estavel, se não tende para nenhum dos lados, em movimento

Eu acho que ninguém vai ter problema com estes itens acima!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Fala Gente... :D

Bom eu terei todos os problemas assim:

Meu sistema de freio está com uma roda traseira isolada... ainda não arrumei por falta de vergonha na cara mesmo. :roll:
Amortecedores nào estão dos melhores... :roll:

Direção mesmo sendo a do maverick, os pivôs já foram pro saco... mas tão lá ainda.... :roll:

[]'s

sendo reprovado

Cícero Franco
07/01/2004, 08:05
E será que alguém será aprovado?????????? Vamos fazer uma enquete sobre isto?????????? :wink:

orlando
11/01/2004, 16:29
A vistoria para emplacar veículos está sendo feita pelo inmetro? Aqui no Rio é feita em um posto autorizado do Detran, e não adianta tentar dar um por fora, que não é aceito.

Já fiz a vistoria do ano passaddo no jeep, que estava com direção hidráulica, motor de opala 4 cil., freio a disco nas quatro, rodas mangel, etc, e passou numa boa.

monge
11/01/2004, 17:48
Fala Gente.... :D

Este negocio de cidadezinha pequena ser as ultimas tá por fora... :?

Aqui na minha cidade já tem Centro de Inspeção Veicular... :shock: :?

A vantagem é que o dono é larápio toda vida... então se molhar a mão dele, ele deve liberar tudo... :D

[]'s preocupados com isso ainda...


Eugênio

Cotrim
12/01/2004, 16:26
Pessoal,

Como disse o Orlando, no Rio já existe a vistoria há mais de 6 anos e, se o carro estiver irregular, é reprovado. O Escória foi comprado no interior do Rio e passou pela vistoria, com folga na direção, vazando óleo, etc. Essas coisinhas que ninguém tem.

É verdade que nenhuma lampada estava queimada, todos os sistemas estavam funcionando e que o extintor estava novo. Conversando com o vistoriador, ele disse que o problema são carros sem condições de segurança, mas que os Jeeps, quando tem tudo funcionando, eles nem verificam o índice de poluição, para não sacanear os proprietários.

[]'s vistoriados e aprovados com louvor

Marcio Lutterbach
01/06/2006, 08:45
Estou com um problema parecido,só que com a retirada do banco dianteiro para acomodar outro menor.Com isso a Band passou de 6 para 5 passageiros(Alteração das características do veículo).
Obs.:Com 6 passageiros o teste de emissão de poluentes seria mais regoroso,segundo me informaram,também

Mauro_PJ
01/06/2006, 12:23
Olá pessoal.
Um assunto foi levantado e cada um fala o que fez no carro mas o assunto em si fica de lado. Problemas muitos de nós temos com melhorias que fazemos nos Jipes e que por falta de conhecimento acabamos esbarrando em entraves legais. A consulta não deve ser feita no Inmetro ou com o inspetor do Detran de seu Estado. Todos nós podemos fazer essa consulta diretamente ao Denatran em Brasília. Tive um problema parecido com o uso dos faróis auxiliares pois um me dizia uma coisa, outro me dizia outra e por fim o mecânico eletricista me respondeu com uma terceira resposta que nada tinha a ver com as duas anteriores. Com essa confusão toda enviei um e-mail para Brasília(Denatran/Contran) e eles não me responderam. Insisti e mais uma vez não me responderam mas tive uma surpresa ao receber aqui no meu trabalho a legislação inteira sobre uso de faróis em automóveis. Eu queria saber só sobre os auxiliares e acabei recebendo material sobre os auxiliares(de milha e neblina), sobre os originais, luzes, lanternas etc... e também sobre os testes que o Inmetro pode fazer. De porte desse documento com timbre do Governo Federal, não haverá inspetor de Detran ou vistoriador do Inmetro que poderá contestar. O Denatran é autroridade máxima em trânsito no Brasil. Quanto a questão do tanque, a resolução que trata é a 181 de 1º de setembro de 2005(http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/resolucao181_05.doc). Porém acho que não fala sobre o posicionamento mas fala sobre o aumento da galonagem.
Seria interessante a gente se prender ao assunto e pesquisar para responder e colher informações oficiais. Ficar dizendo que não sabe só enche o tópico e na hora da gente fazer uma pesquisa, acaba encontrando tanta coisa pra ler que acabamos criando um novo tópico com o mesmo assunto.
Se alguém souber de outra resolução que fale sobre o posicionamento do tanque, por favor nos informe o número e o link se possível.
O e-mail do Denatran é: denatran@mj.gov.br

Mauro_PJ
01/06/2006, 12:36
O link do Denatran para consultas as Resoluções é:
http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm

Obs: Algo só é proibido se estiver previsto nas resoluções. Ninguém pode proibir nada se o Denatran não probir.

wagroad
01/01/2008, 23:59
meu amigo...tenho um problema...eu tinha uma rural e ru tirei a lata e fiz um tipo de um gaiolao nela...e agora estou com problema d documentaçao..teria eu acho ser documento como prototipo ou coisa assim, vc sabe quem poderia conheguir este documento p mim???