Ver Versão Completa : TR4 - Chave da ignição com mau contato
Nobres colegas,
Muitas vezes a chave da ignição, ao tentar dar partida, apresenta mau contato. O painel se apaga, o som apaga, e não dá partida.
OBS: Já eliminei as seguintes possibilidaes:
- Motor de partida: testado e aprovado;
- Bateria nova, problema persiste.
Lendo em fóruns de outros carros, vi tópicos sobre o "comutador da ignição", que é o contato que de fato leva corrente ao motor de partida, que pode estar com defeito.
Na Miltfort esta custa R$ 165,00. Pergunta: faz-se necessário trocar as chaves? Alguém aqui já fez a troca deste componente?
Obrigado,
Amigo, quando tive minha 2005, esse problema estava começando. Quando entreguei na loja, meses depois o dono me falou que teve que mandar arrumar o miolo da chave. Acredito que não precise trocar pois o comutador é encaixado no miolo.
AirtonLieuthier
17/11/2014, 11:08
Nobres colegas,
Muitas vezes a chave da ignição, ao tentar dar partida, apresenta mau contato. O painel se apaga, o som apaga, e não dá partida.
OBS: Já eliminei as seguintes possibilidaes:
- Motor de partida: testado e aprovado;
- Bateria nova, problema persiste.
Lendo em fóruns de outros carros, vi tópicos sobre o "comutador da ignição", que é o contato que de fato leva corrente ao motor de partida, que pode estar com defeito.
Na Miltfort esta custa R$ 165,00. Pergunta: faz-se necessário trocar as chaves? Alguém aqui já fez a troca deste componente?
Obrigado,
O comutador é uma espécie de "interruptor" que vai conectado a parte traseira do sistema da ignição. Vc pode trocar o mesmo sem afetar em nada a chave do veículo.
Abraços
Skandeer
19/02/2015, 16:42
O comutador é uma espécie de "interruptor" que vai conectado a parte traseira do sistema da ignição. Vc pode trocar o mesmo sem afetar em nada a chave do veículo.
Abraços
Prezados, boa tarde!
Depois de sofrer um tempo com este problema (uns 2 anos...), levar o carro em 3 eletricistas e receber orçamentos de inacreditáveis 500,00... 800,00... e de até !!!5K!!! (troca de toda coluna de direção:discordo:) isso mais a mão de obra!, acabei eu mesmo consertando o problema em 10 minutos e retirando apenas 4 parafusos philips. O problema ocorre porque o comutador é acionado por uma vareta de metal que parte do bojo da chave. E onde essa vareta entra, ocorre um desgaste do plástico... veja a peça aí com o respectivo buraco-fenda:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-626038171-comutador-de-partida-pajero-tr4io-_JM
ou aqui
http://www.miltfort.com.br/comutador-ignic-o-pajero-tr4-todas.html
Essa peça fica do lado oposto ao do bojo da chave e é presa apenas por um único parafuso Philips. Sigam os passos:
1º Retire os 3 parafusos philips abaixo do volante da TR4. Feito isso, remova as duas partes plásticas de cobertura da direção (superior e inferior);
2º Remova o único parafuso philips que prende o "comutador". Ele está do lado esquerdo do volante, abaixo, na diagonal que parte seguindo o bojo da chave - se quiser facilitar, pode remover os dois cabos (chicotes) que ligam na peça, mas não há necessidade;
3º Vc precisa "embuchar" o orifício do comutador com alguma peça de metal ou plástico duro, deixando no meio desse "embuchamento" um orifício para que a lâmina que parte da chave entre sem folga (vc verá a lâmina assim que retirar o comutador). Eu usei uma capa de fio 10mm (só o plástico, com comprimento de 0,6cm), grossa o suficiente de forma que tive que forçar um pouco (leve pressão) para recolocar o comutador no lugar;
4º Aperte o parafuso e faça um teste girando a chave normalmente. O meu ficou tão bom que nem tenho que girar a chave até o fundo para o carro ligar. Basta dar um leve toque.
Creio que o embuchamento também possa ser feito com resina epóx (durepox rápido), mas neste caso, vc precisa esperar o tempo de cura antes de usar, para que o mesmo não quebre (e nem cole na vareta, dificultando futuras manutenções) e te deixe na mão de novo.
Antes disso, eu perdia uns 30 segundos apertando a chave até o final e forçando tanto que até ficava com medo de quebrar a chave. É uma coisa muito simples e vc pode usar o processo caso queira trocar o comutador, que custa algo em torno de 160,00 reais.
Espero que tenha ajudado.
Alex.
Rony Alexandre
23/03/2015, 16:40
Amigo Alex,
Quero agradecer sua informação. Acabei de conserta a minha Ignição com suas informações.
Fique 2 dias esperando uma boa vontade de um eletricista e nada.
Hoje eu mesmo consertei.496627Utilizei Essas ferramentas.
Obrigado pela orientação, Alex! Já sofria com esse problema há bastante tempo, mas agora vou adquirir o comutador!
Senhores, obrigado pela dica, tambem sofria com esse problema e resolvi rapidamente conforme as instruçoes do Alex (skandeer).
abraços
Minko
jeffverdao
05/03/2016, 14:20
Boa tarde Alex.
Comprei minha Pajero TR4 2006 a pouco mais de um mes. Ela estava apresentado este problema tbm, graças a sua ajuada consegui resolver o problema em poucos minutos, muito obrigado !!! :palmas:
labaderam
11/05/2016, 18:11
Boa noite galera. Estou com o mesmo proberma mais tô com dificuldade de achar algo pra fazer o enbuchamento. Alguma sugestao?
labaderam
11/05/2016, 18:46
Meu chegado que plástico e esse que vc usou? Vc embuchou os dois lados da fenda ou um lado so?
Marcos Venicio Jankowski
26/09/2016, 12:24
Olá amigo, ajudou mais um........ parabéns, e serve de motivação para todos dividirem experiencias, parabéns.
Usei um pedaço bem pequeno de aluminio amassado, evitou a troca a peça que custo 160 Kilates.
Obrigado camarada resolveu meu problema!!!!
Guedesjunior25
18/02/2017, 18:18
Olá galera. Acabei de comprar meu primeiro 4x4 e veio de brinde este problema. Acabei de fazer o processo e vim agradecer e dizer o que coloquei. Peguei um pedaço de folha de alumínio e fui dobrando até encaixar no buraco do comutador, deixando como o amigo disse somente um buraco no meio para o encaixe. Realmente tive que forçar um pouco para entrar, mas deu tudo certo. Adorei o fórum.
claudiopajero glsb
25/12/2017, 19:40
Beleza galera. Agora estou com uma TR4 2005 e estava com problema no momento de dar a partida, em algumas vezes girava a chave e ela não pegava, li esse tutorial de "Skandeer" - Alex sobre o problema do comutador, fiz o que ele havia orientado e deu muito certo. O serviço foi rápido e facil. Existe os parafusos conforme informado e para me dar uma visão do que iria encontrar realmente, recorri ao mercado livre para ver como é fisicamente a peça e depois foi só meter a cara e correr para o abraço. Bem facil e tranquilo de fazer. Valeu Alex (Skandeer)
claudiopajero glsb
25/12/2017, 19:43
Para fazer o embuchamento recorri a uma mangueirinha plastica fina, cortei uns 6 mm e posicionei dentro da fenda onde encaixa o eixo e assim reposicionei o comutador no lugar e apertei o parafuso.
Felipe canelinha
07/02/2018, 11:50
Obrigado Alex pela dica, acabei de fazer conforme explico deu certinho... eu embuchei com um pedaço de mangueira de chuveiro e fico perfeito.. estava sofrendo faz tempo com esse problema.
tatoscsp
05/06/2018, 10:37
Poxa fiz todos os processos certinho a chave vira dá parida normal agora...
Porem o carro liga é o volante está travado não vira.. Tem algum segredo pra destravar?
Obrigado, Alex! Estava com o mesmo problema e foi muito fácil resolver seguindo suas orientações. Como não entendo nada, dei uma olhada em alguns vídeo no youtube também pra entender o funcionamento da peça e seguir melhor o que vc explicou aqui. Embuchei a vareta e deu certo.. thanks! ;)
Prezados, boa tarde!
Depois de sofrer um tempo com este problema (uns 2 anos...), levar o carro em 3 eletricistas e receber orçamentos de inacreditáveis 500,00... 800,00... e de até !!!5K!!! (troca de toda coluna de direção:discordo:) isso mais a mão de obra!, acabei eu mesmo consertando o problema em 10 minutos e retirando apenas 4 parafusos philips. O problema ocorre porque o comutador é acionado por uma vareta de metal que parte do bojo da chave. E onde essa vareta entra, ocorre um desgaste do plástico... veja a peça aí com o respectivo buraco-fenda:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-626038171-comutador-de-partida-pajero-tr4io-_JM
ou aqui
Pagina nao encontrada – Miltfort – Assistencia Tecnica Especializada na marca Mitsubishi (http://www.miltfort.com.br/comutador-ignic-o-pajero-tr4-todas.html)
Essa peça fica do lado oposto ao do bojo da chave e é presa apenas por um único parafuso Philips. Sigam os passos:
1º Retire os 3 parafusos philips abaixo do volante da TR4. Feito isso, remova as duas partes plásticas de cobertura da direção (superior e inferior);
2º Remova o único parafuso philips que prende o "comutador". Ele está do lado esquerdo do volante, abaixo, na diagonal que parte seguindo o bojo da chave - se quiser facilitar, pode remover os dois cabos (chicotes) que ligam na peça, mas não há necessidade;
3º Vc precisa "embuchar" o orifício do comutador com alguma peça de metal ou plástico duro, deixando no meio desse "embuchamento" um orifício para que a lâmina que parte da chave entre sem folga (vc verá a lâmina assim que retirar o comutador). Eu usei uma capa de fio 10mm (só o plástico, com comprimento de 0,6cm), grossa o suficiente de forma que tive que forçar um pouco (leve pressão) para recolocar o comutador no lugar;
4º Aperte o parafuso e faça um teste girando a chave normalmente. O meu ficou tão bom que nem tenho que girar a chave até o fundo para o carro ligar. Basta dar um leve toque.
Creio que o embuchamento também possa ser feito com resina epóx (durepox rápido), mas neste caso, vc precisa esperar o tempo de cura antes de usar, para que o mesmo não quebre (e nem cole na vareta, dificultando futuras manutenções) e te deixe na mão de novo.
Antes disso, eu perdia uns 30 segundos apertando a chave até o final e forçando tanto que até ficava com medo de quebrar a chave. É uma coisa muito simples e vc pode usar o processo caso queira trocar o comutador, que custa algo em torno de 160,00 reais.
Espero que tenha ajudado.
Alex.
Perobelli
18/05/2021, 21:36
Poxa fiz todos os processos certinho a chave vira dá parida normal agora...
Porem o carro liga é o volante está travado não vira.. Tem algum segredo pra destravar?
Boa noite amigo, também fiz estes passos, com muita tristeza, o meu aconteceu a mesma coisa, o volante esta travado e a chave não sai da ignição, como conseguiu resolver o problema? me ajude por favor estou desesperado.
Elias1994
20/08/2021, 23:04
Fiz exatamente como explicado pelo Skandeer, pondo uma mangueira fininha ( como um canudo), e tb ficou muito bom. Excelente partilha de conhecimento. Obg e valeu demais, pq só eu conseguia dar partida no carro ( tinha q encarcar a chave, ao girar),e agora ficou show. Qdo cansar é só comprar o comutador.
gutolalb
16/02/2025, 08:39
Boa noite amigo, também fiz estes passos, com muita tristeza, o meu aconteceu a mesma coisa, o volante esta travado e a chave não sai da ignição, como conseguiu resolver o problema? me ajude por favor estou desesperado.
Bom dia.
Como conseguiu resolver esse problema? aconteceu o mesmo comigo
gutolalb
16/02/2025, 15:25
Bom dia.
Como conseguiu resolver esse problema? aconteceu o mesmo comigo
Deu trabalho, mas resolvido.
Ao tentar colocar o comutador de ignição no lugar, empurrei o pino do contato e travou o volante com a chave na posição ACC.
Depois disso, só tirando o contato, abrindo para poder destravar e soltar a chave.
Quando for colocar o comutador de partida, não deixe a chave no contato e observe se a fenda do comutador coincide com o pino da ignição.
Passos para destravar:
. Desligar a bateria
. Tirar o acabamento da direção
. Tirar o comutador e desconectar os fios
. Desconectar os fios da cinta do ABS e da buzina na base do volante
. Soltar os 04 parafusos (chave 12) que prendem o eixo do volante
. Soltar os parafusos que prendem o cilindro
. Abrir o cilindro e destravar o pino.
Depois é só montar na ordem inversa.
Lembrando que é uma TR4 ano 2008
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