Ver Versão Completa : Defender 110 98, com freio pesado.
andersonr
09/11/2014, 21:10
Caros colegas, tenho minha 110 a 1 ano, e tive poucos problemas com a vtr, fiz varias manutenções preventivas e agora de uma hora para outra o freio ficou bastante pesado e sem eficiência, pesquisei em outros tópicos fiz alguns testes e verifiquei que o problema esta na bomba de vácuo, nesses tópicos li que para retirar a bomba para efetuar a devida manutenção ou troca é necessário a colocação do motor em PMS.
Mas não sei exatamente como saber que esta correto o posicionamento do motor, já vi alguns comentários a respeito da Perim que recondiciona esta bombas com bastante qualidade. Mas para isso preciso retirar ela do motor. mas prefiro fazer eu mesmo estas manutenções pois tenho a vontade de fazer algumas expedições em breve e sempre e bom ter o maior conhecimento possível sobre a vtr.
obrigado.
Caros colegas, tenho minha 110 a 1 ano, e tive poucos problemas com a vtr, fiz varias manutenções preventivas e agora de uma hora para outra o freio ficou bastante pesado e sem eficiência, pesquisei em outros tópicos fiz alguns testes e verifiquei que o problema esta na bomba de vácuo, nesses tópicos li que para retirar a bomba para efetuar a devida manutenção ou troca é necessário a colocação do motor em PMS.
Mas não sei exatamente como saber que esta correto o posicionamento do motor, já vi alguns comentários a respeito da Perim que recondiciona esta bombas com bastante qualidade. Mas para isso preciso retirar ela do motor. mas prefiro fazer eu mesmo estas manutenções pois tenho a vontade de fazer algumas expedições em breve e sempre e bom ter o maior conhecimento possível sobre a vtr.
obrigado.
Aderson
Para facilitar a retirada e colocação da bomba de vácuo, o pistão Nº1 debe estar em seu ponto morto superior. Retirando o plug da capa seca do volante e desconectando a solenoide da bomba injetora, engata uma marcha e pede para alguém empuxar o carro, quando aparecer uma marca ou fenda no volante significa que está no ponto certo para retirar a bomba(ver figura superior direita da folha anexa).
Show Hugo! anotado no alfarrabio.
andersonr
12/11/2014, 18:38
Agradeço pelo auxilio, e já arrumei um passatempo para fim de semana. hehehe.
Muito obrigado!!!
Nelson Defender 110
14/11/2014, 18:04
Anderson,
também já tive esta dúvida e um colega experiente do forúm me ajudou...
Outra maneira de encontrar o PMS é a seguinte:
O motor estar no PMS é mais relevante na montagem da bomba de vacuo e menos na desmontagem.
A bomba de vacuo é acionado pelo movimento do motor, onde um eixo excentrico similar a um virabrequim faz subir e descer a alavanca interna da bomba.
Então depois de desmontada a bomba, vc pode por o dedo dentro da cavidade no bloco do motor e vai conseguir observar o eixo que citei.
Agora, com uma das rodas do eixo dianteiro levantada, vc engrena a 1 marcha e vai girando a roda que está no alto para frente.
Isso provocará o movimento dos pistões do motor.
Ao movimentar o motor vc consiguirá observar o eixo que aciona a bomba subindo e descendo.
A posição PMS é quando o eixo está mais retraído e permite que a alavanca da bomba seja posicionada facilmente.
Eu já fiz a operação e não tem mistério.
Siga toda a sequencia desmontagem do workshop manual e não mexa no suporte do filtro de ar que fica no caminho !!!
Só lembre de calçar bem as rodas traseiras para ficar seguro.
Espero ter ajudado. Boa sorte e bom trabalho !