Ver Versão Completa : Refazer carroceria toda, manter original ou melhorar o Cj5?
randomico
09/11/2014, 20:54
Olá pessoal! alguém por aí ja pensou em refazer a carroceria do cj5 toda de lata ao invés de comprar uma de fibra? pergunto isso pois eu tenho uma calderaria e acho muito fácil fazer uma carroceria nova. A principal vantagem para mim, será modificar alguns detalhes do Cj que me incomodam. Não pretendo mudar o design, pretendo modificar alguns detalhes e conforme eu for , vou colocando as fotos por aqui. Se alguém ja tiver feito isso, seria de grande ajuda repassar a experiência, obrigado.
william_1966
11/11/2014, 09:39
Eu, particularmente, não gosto de fibra. Se você tem facilidade pra isso, vá em frente...
randomico
11/11/2014, 11:23
O jeep cj5 ano 1962
Motor ap 1.8 alcool483423
Pedais suspensos
hidro vácuo
Freio a disco dianteiro
Rodas f1000.
Se alguém puder dar uma opinião sobre algumas alterações na mecânica e lataria para fazer um up-grade e rodar distâncias de até 300 km:
Freio a disco traseiro?
Fazer off set negativo nas rodas com uns 45 mm ou usar alargadores?
Caixa de direção está a do maverick, muito macia. Compensa passar para hidráulica?
Vou fazer uma capota metálica em alumínio, bipartida e de fácil remoção. Vou mandar uma foto da minha primeira f75 que eu reconstrui tudo.
randomico
11/11/2014, 11:31
Essa f75 da foto foi meu primeiro 4x4. Reconstrui ela toda do assoalho até a caçamba.
Exagerei na perfumaria, coloquei vidro elétrico, trava elétrica, alarme, direção hidraulica do opala, enfim mexi nela toda e levei seis meses na empreitada.
Vendi pois achei a cabine pequena, e a espua a deixou ruim para distâncias longas. Separei um ar condicionado e não coloquei na F75, mas agora vou usar no jeep.
483424
kaiser64
11/11/2014, 13:16
Vá em frente amigo, realmente tem alguns pontos que dá para melhorar no CJ, eu tambem prefiro 1000x lata do que fibra.
andre_agostinho
11/11/2014, 14:23
Se ta em ordem...sem muito podre...fique com a lata....
nao tenho nada contra fibra...mas custa caro e vc não consegue tantas mudanças como vc quer fazer como a lata permite
abs
fabiogaucho
11/11/2014, 23:19
Respeito a opinião de cada um mas...lata é lata, penso que a fibra só em uuuuullltimo caso, mete lata e posta fotos, abraço.
o do Elmer foi feito do zero:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/19849-crocodillo-jeep-full-size-revista-4x4-cia-ed-218-e-246-a.html
Agora se o SPOA deixou a f-75 ruim, tem coisa errada nele, provavelmente o cáster...
[]'s
randomico
13/11/2014, 00:03
Valeu tuna, ja tinha lido muita coisa do Elmer jeep mas não sabia da reforma completa que ele fez.
Só de ler as primeiras paginas eu já achei muitas respostas, vou ler as mais de 200 paginas :shock:
aos poucos e ir fazendo. Breve posto fotos da reforma.
randomico
13/11/2014, 21:33
Alguém por aí sabe de quem é este jeep da foto? preciso se possivel de mais algumas fotos, obrigado.483731
Alguém por aí sabe de quem é este jeep da foto? preciso se possivel de mais algumas fotos, obrigado.483731
randomico esse jeep é do usuário pinafioffroad
[]'s
Thiago Rodeghel
15/11/2014, 07:38
Tive carroceria de lata, e troquei pela de fibra da Fiber 4x4... com certeza foi a melhor coisa que fiz na vida...:-)
[s]
randomico
16/11/2014, 11:21
Olá thiago! a carroceria de fibra é quanto mais leve? melhorou o desempenho na estrada, economia? obrigado pela opinião.
Thiago Rodeghel
16/11/2014, 12:09
Olá thiago! a carroceria de fibra é quanto mais leve? melhorou o desempenho na estrada, economia? obrigado pela opinião.
se não me falha a memória são 400kg mais leve, segundo o cara da Fiber, como faz anos isto seria melhor ligar e confirmar com eles. Eu lembro que o caixote em aço, removemos em 4 pessoas, do chassi do Jeep. Já qdo fomos montar em fibra, apenas em 2 pessoas, conseguimos colocar sobre o chassi.
Qto a desempenho, já cheguei a 150km/h no meu Jeep, mas não abuso, a média mesmo é 100 a 110km/h. isto na estrada com uma pista boa... o motor está um pouco mexido tbm...
[s]
Sydney66
16/11/2014, 15:45
Eu também já refiz o caixote do meu jeep, ia só mudar o assoalho, mas quando mexeram descobriu-se que a corroceria tinha muita massa, então optei por refazer completa, foi com o pessoal de Campina Grande, muito bom o trabalho deles, foi em 2000, está até hoje, mas não fiz outras melhorias, foi mantida as características, só me arrependo de não ter feito com chapa zincada. Me ofereceram mas na época achei não necessário, mas depois de 14 anos só agora precisa de alguns retoque, e novamente no assoalho, e olhe que Recife também é litoral.483907483908483909
Reformei a minha carroceria de aço, mandei alongar juntamente com o chassis, ainda está na fase de pintura mas está ficando muito bom, estou usando bons materiais para a proteção da chapa e evitar ao máximo a ferrugem.
Também respeito a opinião de cada um, mas só me desfaria da carroceria de aço se ela estivesse quase irrecuperável.
Abraço.
randomico
17/11/2014, 12:04
Quanto vai ficar a reforma da sua lataria? tem fotos?
randomico
17/11/2014, 12:05
Sabe o recorte da porta? vou recortar até embaixo, próximo ao assoalho e reforçar. Pois vai facilitar a limpeza, o que você acha?
Mandei fazer 2 orifícios no assoalho, embaixo de cada uma das caixas de baterias (vou colocar 2), com isso já será suficiente para a limpeza. Ainda estou pensando em como fazer as portas, mas não mudei o formato, devo usar fibra nas portas, pra isso acho que o peso conta muito pois forçaria menos nas dobradiças e aumentaria a vida útil.
Tenho fotos sim, pesquisei a reforma por um ano e venho montando à quase dois.
randomico
19/11/2014, 16:30
Você ja pensou em fazer as portas de alumínio? eu vou fazer orçamento por aqui e vou postar depois.
Mandei fazer 2 orifícios no assoalho, embaixo de cada uma das caixas de baterias (vou colocar 2), com isso já será suficiente para a limpeza. Ainda estou pensando em como fazer as portas, mas não mudei o formato, devo usar fibra nas portas, pra isso acho que o peso conta muito pois forçaria menos nas dobradiças e aumentaria a vida útil.
randomico
19/11/2014, 16:34
Antes de fazer os orifícios, procure em casas especializadas em borrachas, um tampão para os orificios de limpeza
desta forma você vai poder manter os orifícios fechados e só destampa na hora da limpeza.
desr
randomico
19/11/2014, 16:40
Seu jeep estava precisando reformar exatamente onde o meu está, ou seja, ponto fraco da carroceria pois enferrujou mesmo aqui não sendo litoral
Ainda to pensando em como resolver isso. mas levando em consideração que a chapa durou 50 anos, ta bom refazer com o mesmo material pois
provavelmente vai durar mais que eu aqui na terra.
Eu também já refiz o caixote do meu jeep, ia só mudar o assoalho, mas quando mexeram descobriu-se que a corroceria tinha muita massa, então optei por refazer completa, foi com o pessoal de Campina Grande, muito bom o trabalho deles, foi em 2000, está até hoje, mas não fiz outras melhorias, foi mantida as características, só me arrependo de não ter feito com chapa zincada. Me ofereceram mas na época achei não necessário, mas depois de 14 anos só agora precisa de alguns retoque, e novamente no assoalho, e olhe que Recife também é litoral.483907483908483909
Você ja pensou em fazer as portas de alumínio? eu vou fazer orçamento por aqui e vou postar depois.
É uma idéia! Assim que tiver informações por favor avise!
Antes de fazer os orifícios, procure em casas especializadas em borrachas, um tampão para os orificios de limpeza
desta forma você vai poder manter os orifícios fechados e só destampa na hora da limpeza.
desr
Os orifícios encaixam na borracha do êmbolo de uma seringa de 10ml! Fácil de achar e econômico! Mais uma grande idéia a sua! Obrigado!
Ainda estou tentando aprender a mexer nesse fórum, tentando postar umas fotos.484341484341484341
Rodrigo Baratti
20/11/2014, 11:59
Randômico,
Pelo que entendi seu objetivo é viajar com o Jeep.
Minha sugestões:
Alonga na cabine e na caçamba => com isso vc ganha espaço interno
Deixa a porta quadrada como do CJ7 => na capota Atlântica tem porta de fibra para vc copiar
Instala molas de Toyota e freio a disco nas 4, direção hidráulica de S10.
O motor usa o que estiver mais fácil, AP, Astra,....mas economia como um carro de passeio esquece.
[]'s
randomico
20/11/2014, 15:18
Vou alongar a cabine e a caçamba um total de 20cm mas acho que vou alongar o chassis para trás uns 15 a 20cm também.
Estou colocando os freios a disco na traseira também.
O detalhe da porta do Cj7 eu não sabia, vou dar uma copiada.
Meu motor é o Ap 1.8 álcool, acho que vou colocar injeção de 4 bicos.
Estou fazendo uma flange para adaptar uma caixa chevete 5 marchas na tcase willys e no motor ap vou comprar a flange pronta.
Minha direção está o setor do maverick, ta muito macia com pneus 235 75 15, 50% off road.
Sua opinião coincide com a minha idéia de viagens e conforto pois faço apenas trilhas em estrada de chão sem muitos desafios.
A suspensão por enquanto não vou mexer, se não fica muito tempo no estaleiro.
Mas será a próxima da lista.
Randômico,
Pelo que entendi seu objetivo é viajar com o Jeep.
Minha sugestões:
Alonga na cabine e na caçamba => com isso vc ganha espaço interno
Deixa a porta quadrada como do CJ7 => na capota Atlântica tem porta de fibra para vc copiar
Instala molas de Toyota e freio a disco nas 4, direção hidráulica de S10.
O motor usa o que estiver mais fácil, AP, Astra,....mas economia como um carro de passeio esquece.
[]'s
Ulysses Mairi
20/11/2014, 17:26
Sou novato no forum. Comprei um jeep ford 1975 por R$ 13.000,00. Motor 6cc, caixa 4 marchas. Embora não haja podres na carroceria, de um lado há uma imperfeição (torto para dentro em formato de u) e as pontas da parte embaixo da porta estão ou para fora. Pergunto: Tem como alinhar o lado da carroceria. Pendei em passar uma linha da frete ao fundo e mostrar ao lanterneiro o que pretendo alinhar. O que acham da idéia? Há outras formas de se fazer tal serviço?
Rodrigo Baratti
21/11/2014, 09:12
Randômico,
Analisa bem se 20 cm são suficientes, o Jeep é muito pequeno. Já que vai alongar, estica mais um pouco, no mínimo uns 30.
Da uma olhada nas carrocerias no Jeep do Elmer para ver as portas do cj7.
Tem outros com ela aqui no fórum.
A direção do Maverick é leve, mas dá muitas voltas, assim é uma questão apenas de hábito.
randomico
22/11/2014, 01:10
As carrocerias dos jeeps que o Elmer faz são histórias consagradas aqui no forum, hehehe. Tenho constantemente lido e relido os posts dele e são excelentes
referências para novatos como eu. Realmente o jeep é curto e se eu alongar 30 cm, fatalmente vou ter que alongar o chassis. Como eu mesmo é que estou fazendo tudo,
vou estudar um alongamente maior, pois tenho receio de mexer em chassis.
Eu tenho que por uma coisa na cabeça: jeep é jeep. Mas tem como melhorar muita coisa desde que se saiba qual a finalidade e o meu
não é trilha pesada, nem lama até o pescoço (embora as vezes inevitável). Sendo assim, vou exagerar na perfumaria, mas vou manter o aspecto da praticidade.
Agora me responde uma coisa? no documento do jeep ta lá: 5 lugares, eu queria saber onde vai o quinto elemento? Ta parecendo minha S 10 que tem "3 lugares", mas quem vai no meio teria que amputar a perna esquerda kkkkk.
Obrigado pela ajuda, desculpa as brincadeiras.
Randômico,
Analisa bem se 20 cm são suficientes, o Jeep é muito pequeno. Já que vai alongar, estica mais um pouco, no mínimo uns 30.
Da uma olhada nas carrocerias no Jeep do Elmer para ver as portas do cj7.
Tem outros com ela aqui no fórum.
A direção do Maverick é leve, mas dá muitas voltas, assim é uma questão apenas de hábito.
randomico
22/11/2014, 01:20
Seu jeep está ótimo perto do meu que estava andando normal até eu parar para uma reforma brava. Para vc ter uma idéia, da para ver o chão pelo assoalho
do jeep em todos os cantos, quase da para por um pé pelos buracos. O que eu quero dizer é o seguinte: Se vc vai fazer umas trilhas leves para comecar,
não mexe na lataria agora não. No começo, mesmo que só um simples passeio em trilha leve, vc acaba amassando a lata em galhos, beira de barrancos etc...
Então, se vc for lanternar para a lataria ficar bakana, vai acabar perdendo o investimento. Se for só para andar na areia, pela orla marítima ou passeios
no campo, manda numa lanternagem e mostra o que vc quer que façam, pois pelo que disse, é serviço simples, só vai depender do uso que vai ter seu jeep.
Sou novato no forum. Comprei um jeep ford 1975 por R$ 13.000,00. Motor 6cc, caixa 4 marchas. Embora não haja podres na carroceria, de um lado há uma imperfeição (torto para dentro em formato de u) e as pontas da parte embaixo da porta estão ou para fora. Pergunto: Tem como alinhar o lado da carroceria. Pendei em passar uma linha da frete ao fundo e mostrar ao lanterneiro o que pretendo alinhar. O que acham da idéia? Há outras formas de se fazer tal serviço?
Rodrigo Baratti
22/11/2014, 20:56
Da uma olhada nas portas do Jeep do Thiago.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/8111-jeep-cj5-1957-ap-2-0-16v-gti-20.html
randomico
24/11/2014, 10:25
484722Gostei dessa porta, aliás gostei do jeep todo incluindo a capota que é mais fácil de reproduzir que a do jeeo vermelho que
eu tinha postado antes. A porta tem um recorte semelhante ao do link que me passou para espiar, gostei, ficou confortável.
Da uma olhada nas portas do Jeep do Thiago.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/8111-jeep-cj5-1957-ap-2-0-16v-gti-20.html
o quinto elemento do jeep vai no mesmo lugar da s-10, ou seja, no meio dos bancos da frente. que originalmente era um sofá 2/3 - 1/3.
[]'s
randomico
24/11/2014, 19:39
Então ta explicado, eu tenho um banco traseiro de mercedes classe A que cabem 3 pessoas, mais no estilo S10 se é que me entende. Vou colocar ele no lugar dos 2 bancos que eu tenho pois coloquei provisoriamente na S10 enquanto arrumava
a capotaria da S10, os bancos traseiro do mercedes classe A 190 tem regulagem de inclinação
independentes, espuma de alta densidade e ocupa metade do espaço dos bancos da S10, dando
mais espaço atrás do jeep, cerca de 10 cm, é pouco mas ja é um avanço.
o quinto elemento do jeep vai no mesmo lugar da s-10, ou seja, no meio dos bancos da frente. que originalmente era um sofá 2/3 - 1/3.
[]'s