Ver Versão Completa : Frontier 2010 - The Black Ship
Abrindo o tópico de preparação de minha Frontier 2010 LE MT. Adquiri essa Frontier no começo de 2014, no lugar de uma Xterra 2003/4 que deu PT no final do ano passado. Com essa Xterra fui a Canastra, Pantanal e alguns outros locais. Também fiz Patagônia Chilena e Argentina, chegando até Ushuaia e depois subindo pelo Chile e Argentina, foram pouco mais de 30 dias e cerca de 15000 Km de viagem, com direito a uma trilha 4x4 no Lago Escondido, em Ushuaia. Em toda viagem procuro caminhos alternativos, sair do asfalto e ir por estradas de terra, conhecer vilarejos, fazer trekking e andar de bike. Quase sempre estamos com a familia completa, casal e 3 filhos já crescidos. Sempre que possível estamos em camping, com toda os apetrechos de cozinha. Assim a viatura vai carregada não só de bagagens como as "tralhas" de camping. Adicionalmente para a Patagonia, ainda levei 1 estepe extra e 1 galão de combustível. Tanto o porta-malas como o bagageiro de teto foram abarrotados ... rs, rs
Quando a Xterra deu PT, resolvi experimentar uma pickup. Tinha receio pelo fato de ser eletrônica (a Xterra usava MWM 2.8 mecânico), até então só tive carros a diesel mecânicos. A ideia era ficar uns 6 meses com a viatura, se não atendesse aos propósitos, venderíamos. Peguei a Frontier com 53000 Km, único dono (atuamente está com 80000 Km). Fiz algumas viagens com ela, fui vendo os pontos positivos e negativos dela para nosso uso e resolvemos ficar com ela e investir para melhorar alguns de seus aspectos. No meio do ano agora acabei comprando uma outra Xterra, então a Frontier poderia ficar mais para expedições e viagens. Pretendo nesse tópico ir colocando as modificações que vou fazendo e sugestões/discussões são sempre bem-vindas !!
Fotos de alguns lugares que fui com a viatura ainda toda original:
Pantanal MS:
483139 483140 483141 483142 483143
Serras Catarinense e Gaúcha:
483144 483145 483146 483147 483148 483149483150
Nas viagens percebemos logo de cara a dificuldade em relação à segurança das bagagens com a capota marítima. Não tive problemas com relação a isso, mas não queria facilitar. Primeiro optamos por colocar um tampão rígido, mas o preço custava quase o mesmo que uma caçamba de fibra. Deixando a estética de lado, optamos pelo mais prático. Feito o pedido, fui até S.Paulo fazer a instalação (ficou mais barato a viagem que o frete para mandar vir). Optei pelo modelo com reforço no teto para ate 100 Kg, assim futuramente posso instalar travessas para um bagageiro, caso necessário. Falta instalar a iluminação interna, vou providenciar para breve.
483151 483152
Outro detalhe é a suspensão, já comprei sabendo que a Frontier é baixa e dá batente fácil na traseira. Resolvi isso instalando amortecedores Bilstein na dianteira, que permitem regular o quanto se quer de lift. Além de fazer o lift, esses amortecedores são mais firmes que os originais, característica que eu buscava para que a frente não ficasse "afundando" quando instalar o guincho. Na traseira instalei uma lâmina a mais no feixe e arqueou um pouco as molas.
483165
Penso em instalar pneus 265/75r16, equivalente ao 32". No momento está com pneus HT 265/70r16, equivalente ao 31", mas já no fim da vida. Estou indeciso entre o AT e o MUD, ambos da Kumho:
AT: ROAD VENTURE AT - Kumho Tire USA, Inc. (http://www.kumhousa.com/tire/category/truck-suv/8CE40218-BC5C-47D0-AC9C-3207A8C1C3A3)
MUD: ROAD VENTURE MT - Kumho Tire USA, Inc. (http://www.kumhousa.com/tire/category/truck-suv/F8656BD8-0A87-4166-82B5-0DF52D4AC17E)
Encontrei o AT com 10 lonas e o MTud com 8 lonas. Me preocupa um pouco o peso do pneu, 22,3 e 23,8 Kg, respectivamente. Os HT que estou usando pesam cerca de 16 Kg, portanto um aumento considerável.
A razão me diz para pegar os AT, já estava decidido por eles, mas os MT são esteticamente mais bonitos e tem a altura do gomo um pouco maior. Custam mais caro e devem se desgastar mais rápido, pois devo rodar bastante em estrada até chegar nos locais. No exterior esse Mud é bem comentado, mesmo com o uso em asfalto. Até hoje não senti falta de Mud nas viagens, mas nunca se sabe ... ó dúvida ! :? :putz:
Parabéns e assinando o tópico!! Vamos que vamos!
Robertorcv
09/11/2014, 16:08
Parabéns...Eu iria de pneu At! Mud somente para fora de estrada
Parabéns...Eu iria de pneu At! Mud somente para fora de estrada
Ogrigado amigo. Realmente minha ideia inicial seria o AT, mas como sempre estou fazendo incursões mais fora de estrada, sempre fica aquela dúvida. Tá certo que em geral não é trilha e que pra chegar até lá tem que rodar em muito asfalto ... rs, rs
Valeu, obrigado ! :curtir:
Rubens Linhalis
09/11/2014, 17:27
Acompanhando.. ta ficando show o carro. Eu gosto da capota de fibra..
já conhece? 4×1 | 4 Rodas por 1 Continente (http://4x1.com.br/)
abraços
Acompanhando.. ta ficando show o carro. Eu gosto da capota de fibra..
já conhece? 4×1 | 4 Rodas por 1 Continente (http://4x1.com.br/)
abraços
Legal, não conhecia, vou ver com detalhes o site, obrigado !
Atualizando com as últimas novidades da viatura ... Instalei borrachas de vedação na tampa da caçamba, evita entrada de água e poeira. A intenção é que aguente um pouco também uma passagem mais funda por água, vamos ver se funciona pra isso ... rs, rs, rs
Instalei 2 barras de led para iluminar a caçamba internamente.
Fabriquei um painel que fica próximo a tampa superior da caçamba. Tem a chave dos Leds e 2 tomadas 12 V.
Para utilizar a bateria durante a noite nos acampamentos sem sustos para ligar a viatura no dia seguinte, vou montar um sistema com 1 ou 2 baterias extras na caçamba. Vem um cabo lá do motor, ligado diretamente na bateria principal. Na foto a barra de distribuição para ligar nas baterias extras. Desta barra também deriva o 12V para o painel da caçamba e para os faróis do teto (em breve fotos, ainda estou fazendo ... rs, rs). Tenho como desligar esse conjunto de baterias da bateria principal, por um plug no motor, que desconecta o cabo que passei do sistema elétrico do veículo. Assim posso usar as baterias extras com o inversor e geladerinha e pela manhã ligo o carro com a bateria principal. Depois de ligado, é só conectar as baterias extras ao sistema do veículo novamente e elas serão carregadas pelo alternador. Adicionalmente, quando usando o guincho, essas baterias extras poderão dar uma ajudinha na capacidade de fornecimento de corrente para ele.
Detalhe: a caçamba da Frontier é isolada do chassis, pelo menos na minha viatura estava assim. Ela é apoiada sobre coxins de borracha e estava isolada. Tive que ligar um cabo do chassis à lataria da caçamba. Foi bem fácil pois já tinha pontos próximos e com rosca para parafusos. Já a lataria da cabine está ligada ao chassis e portanto, "aterrada".
Instalei um protetor inferior. Só encontrava protetor pequeno, que vai embaixo do radiador. Estava cogitando até fabricar o protetor maior quando encontrei um fabricante que faz o protetor comprido, que protege todo o carter do motor e chega até o câmbio. E consegui comprar direto do fabricante a um preço show. O protetor pequeno está o original, de plástico :x. Para reforçar um pouco a parte debaixo desse plástico, que é a mais sensível em raspar, fabriquei uma sobrechapa em metal, na foto abaixo é a chapa mais preta, logo a frente.
Um acessório que não é específico para o veículo e posso usar com outras viaturas, mas vai ser com a Frontier a primeira viagem com o macaco inflável.
Rubens Linhalis
09/12/2014, 07:48
fpandur,
Ta ficando muito bom! Com isso já da pra ir muito longe...heheheh
Lucas Nassif
09/12/2014, 08:45
fpandur,
quando tinha picape pra viagem (que também possuía capota de fibra), pedi pra instalar um limpador traseiro no vidro da capota. Ajuda muito na chuva.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/picapes/106227d1199761577-para-os-que-curtem-capota-de-fibra-ou-simplesmente-precisam-dela-dsc07411.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/picapes/106226d1199761158-para-os-que-curtem-capota-de-fibra-ou-simplesmente-precisam-dela-dsc07379.jpg
fpandur,
Ta ficando muito bom! Com isso já da pra ir muito longe...heheheh
Obrigado Rubens. Na semana do Natal saio de viagem com a viatura. Já fiz viagens e expedições mais curtas com ela, mas essa agora vai ser a primeira mais longa, 30 dias e pouco mais de 6000 Km passando pelo Jalapão, Lençois, Jeri e Chapada Diamantina, dentre outros lugares.
fpandur,
quando tinha picape pra viagem (que também possuía capota de fibra), pedi pra instalar um limpador traseiro no vidro da capota. Ajuda muito na chuva.
Boa dica Lucas !!! É uma coisa que realmente sinto falta. Instalou em auto-elétrico ?
locodafronteira
12/12/2014, 11:31
Minha frontier está com um problema nas dobradiças da porta da caçamba, pois a tampa está descendo! Alguém tem uma sugestão?
Lucas Nassif
12/12/2014, 11:39
Boa dica Lucas !!! É uma coisa que realmente sinto falta. Instalou em auto-elétrico ?
:concordo:
Sapatos novos pra viatura, um AT um pouco mais agressivo, 265/75 R16, equivalente ao 32".
Instalei o guincho. Fiz o projeto da base e mandei dobrar as chapas e cortar no plasma. Queria que o guincho ficasse o mais embutido possível, consegui 8--)
Já tinha uma barra com farois de teto da outra Xterra. Na Frontier o ideal seria instalar uma barra de led, mais leve e ficaria mais harmoniosa esteticamente. Mas o tempo pra chegar do exterior e o preço me fez desistir da ideia de instalar agora, então fiz algumas adaptações na barra que eu tinha e instalei ela. As lâmpadas são Xenon 4300 k e tenho capas para os faróis, uso é somente em situações fora de estrada mesmo.
Rubens Linhalis
19/12/2014, 16:47
Ficou MUITO discreto o guincho. Consegue passas as medidas do suporte e o modelo do guicho? Eu tenho vontade de colocar uma na SW4, mas só de ficar tao discreto quanto. Assim, com as medidas do seu suporte eu verifico o que é possivel.
valeu! e parabens!
Ficou MUITO discreto o guincho. Consegue passas as medidas do suporte e o modelo do guicho? Eu tenho vontade de colocar uma na SW4, mas só de ficar tao discreto quanto. Assim, com as medidas do seu suporte eu verifico o que é possivel.
valeu! e parabens!
Rubens, obrigado. Como não achei nada comercial e pronto que me atendesse (deixar o guincho embutido), acabei por fazer o suporte na medida, coloquei o guincho provisoriamente onde eu queria e fui tirando as medidas e fazendo moldes de papelão na escala 1:1. Depois levei todo o projeto pro cara da chapa de aço cortar, furar e dobrar. São várias peças, fiz modular para ficar fácil de montar. O guincho é um ZHME, a "ponte" de solenóides não é tão baixa, já vi guinchos com altura menor, o que sem dúvida ia facilitar e muito a instalação. Mas eu não ia comprar um guincho novo só por conta disso, pois esse eu já tinha e foi usado poucas vezes. Abaixo algumas fotos da etapa já de montagem final e ajustes. Tem 2 suportes que não dá pra ver nas fotos, eles ficam entre a barra de ferro do parachoque original e o chassis e são dobrados para ajudar de apoio na base principal, onde o guincho vai apoiado. Esses suportes são presos nessa base pelos parafusos que se vê na 1ª foto da base. Também fiz um suporte específico para fixar a argola para o gancho ficar preso quando não está usando o guincho. Outro detalhe é que tive que rotacionar a parte onde tem a alavanca de engate/desengate do guincho, para ficar numa posição que permitisse ser utilizada. E claro, não pode ter dó de cortar a capa de plástico do parachoque :twisted: rs, rs. rs
Passar as medidas acho que não adianta muito pois as viaturas são diferentes, mas você pode tirar algumas idéias a partir das fotos. De qualquer modo se você quiser as medidas mesmo assim, eu faço algumas anotações do desenho do projeto, tiro uma foto e envio pra você, sem problemas.
victorsouza
30/12/2014, 19:09
Instalei um protetor inferior. Só encontrava protetor pequeno, que vai embaixo do radiador. Estava cogitando até fabricar o protetor maior quando encontrei um fabricante que faz o protetor comprido, que protege todo o carter do motor e chega até o câmbio. E consegui comprar direto do fabricante a um preço show. O protetor pequeno está o original, de plástico :x. Para reforçar um pouco a parte debaixo desse plástico, que é a mais sensível em raspar, fabriquei uma sobrechapa em metal, na foto abaixo é a chapa mais preta, logo a frente.
Pode mandar o contato do fabricante do protetor de carter, cambio etc? Tenho uma Hilux sw4 e gostaria de colocar um na minha. Grato e parabéns por todos a evolução da sua viatura.
sandroesaulo
07/01/2015, 16:11
Pode mandar o contato do fabricante do protetor de carter, cambio etc? Tenho uma Hilux sw4 e gostaria de colocar um na minha. Grato e parabéns por todos a evolução da sua viatura.
Muito legal o projeto!!! estou acompanhando :)
C4 Pinheiro
07/01/2015, 19:39
Sou novo, acabei de realizar meu registro, gostei muito de suas modificações ''fpandur''.
Trabalhei 1 ano como aux. de Mecânico numa oficina autorizada da NISSAN e sempre fazia manutenções na frontier. Parabéns por sua obra prima e agora mesmo que estou mais entusiasmado para comprar a minha, perdi de comprar uma LE M/T 98 km por 60 mil 08/09 e outra LE A/T 08/09 90 km 60 mil, mas tenho certeza que outras oportunidades aparecerão.
Admiro seu prazer em viajar e fazer trilhas, sempre quis ter um 4x4 e será meu primeiro carro... Muito em breve estarei em busca de aventuras assim como o Sr.
Tenho uma dúvida, aconselharia eu comprar uma M/T à uma AT?
Obs.: Qualquer usuário poderá dar uma sua opinião. Agradeço desde já.
Tenho sim o contato do fabricante, mas estou em viagem com a viatura e ficou em casa. Retorno no final de Janeiro e então posso lhe passar sim, sem problemas
Muito legal o projeto!!! estou acompanhando :)
Obrigado amigo, valeu !
Sou novo, acabei de realizar meu registro, gostei muito de suas modificações ''fpandur''.
Trabalhei 1 ano como aux. de Mecânico numa oficina autorizada da NISSAN e sempre fazia manutenções na frontier. Parabéns por sua obra prima e agora mesmo que estou mais entusiasmado para comprar a minha, perdi de comprar uma LE M/T 98 km por 60 mil 08/09 e outra LE A/T 08/09 90 km 60 mil, mas tenho certeza que outras oportunidades aparecerão.
Admiro seu prazer em viajar e fazer trilhas, sempre quis ter um 4x4 e será meu primeiro carro... Muito em breve estarei em busca de aventuras assim como o Sr.
Tenho uma dúvida, aconselharia eu comprar uma M/T à uma AT?
Obs.: Qualquer usuário poderá dar uma sua opinião. Agradeço desde já.
Grato Pinheiro, e fico satisfeito que meu relato possa contribuir de alguma forma. Eu particularmente prefiro as MT, por questão de costume mesmo e o consumo de combustível ser um pouco melhor. Mas em termos de mercado acredito que a AT possa ter alguma facilidade um pouco maior na revenda. Como comprei a viatura para ficar um bom tempo com ela, esse fator não me preocupa.
Estou no meio da viagem de férias, 30 dias fazendo Centro-oeste e Nordeste brasileiro. Deixo 3 fotos das centenas que já foram tiradas: Terra Ronca, Jalapão e Lençóis Maranhenses.
C4 Pinheiro
08/01/2015, 12:01
Aproveite a viagem nos lençóis Maranhenses, provavelmente será uma das primeiras viagens que farei quando adquirir minha viatura, pois é o local mais próximo da minha cidade São Luís. E tenho muitas e muitas dúvidas sobre o seu veículo e modos de preparação para viagens, mas isso com o decorrer dos anos irei aprendendo.
Se possível mande mais fotos...
Abraços.
Rammster
08/01/2015, 12:37
Eu gosto muito do visual das picapes com a caçamba de fibra acho até mais legal que uma fechada
bacana00
08/01/2015, 22:52
Ficou muito bom. é isso que estou pensando em fazer na minha. Você tem as medidas? Meu guincho é menor que o seu. Se pude me passar agradeço...
Aproveite a viagem nos lençóis Maranhenses, provavelmente será uma das primeiras viagens que farei quando adquirir minha viatura, pois é o local mais próximo da minha cidade São Luís. E tenho muitas e muitas dúvidas sobre o seu veículo e modos de preparação para viagens, mas isso com o decorrer dos anos irei aprendendo.
Se possível mande mais fotos...
Abraços.
Obrigado amigo, Lençóis nessa época está quase todo seco. Bom para andar sem snorkel (eu não instalei justamente contando com isso), mas só achamos uma lagoa que dava para entrar. Mesmo assim é muito bonito, lugar fantástico é Canto do Atins, recomendo. Mas é tudo areião pesado para andar, 4x4 e reduzida o tempo todo, giro alto e o consumo vai nas alturas. Se tiver alguma dúvida e eu puder ajudar, estou a disposição
Eu gosto muito do visual das picapes com a caçamba de fibra acho até mais legal que uma fechada
Eu também gosto e a praticidade de uso é enorme. Com as vedações adicionais na tampa da caçamba que fiz, toda a bagagem segue sem poeira alguma. Quem não gosta muito do visual são os filhos, reclamaram um monte quando eu disse que iria colocar a caçamba ... rs, rs, rs Mas agora já acostumaram.
Ficou muito bom. é isso que estou pensando em fazer na minha. Você tem as medidas? Meu guincho é menor que o seu. Se pude me passar agradeço...
Medidas do guincho ou suporte ? De qualquer forma posso lhe passar, mas somente quando voltar da viagem. Me avise qual gostaria.
Algumas outras fotos: em Jericoacara, Lagoa Paraiso e começando a voltar para o Sul
Vai rolar uma barraca de camping no teto, tipo da Campingsworld? Um forte abraço.
bacana00
09/03/2015, 16:38
Medidas do guincho ou suporte ? De qualquer forma posso lhe passar, mas somente quando voltar da viagem. Me avise qual gostaria.
Oi pandur, quero colocar um suporte de guincho assim na minha frontier. Meu guincho é até menor que o seu e posso mexer na caixa de solenoides.
Se puder me passar as medidas da chapas eu já adianto um monte aqui...
Muito legal a viagem que você fez...
Valeu,
Bacana
bacana00@ig.com.br
Vai rolar uma barraca de camping no teto, tipo da Campingsworld? Um forte abraço.
Não recebi mais notificação do tópico, não sei o que houve ... :parede:
Herick, por enquanto não está nos planos no momento, pois sempre viajamos em família, 4 ou 5 adultos, daí uma barraca de teto não resolveria.
Oi pandur, quero colocar um suporte de guincho assim na minha frontier. Meu guincho é até menor que o seu e posso mexer na caixa de solenoides.
Se puder me passar as medidas da chapas eu já adianto um monte aqui...
Muito legal a viagem que você fez...
Valeu,
Bacana
bacana00@ig.com.br
Vou pegar sim e te passo. :concordo:
Simplesmente extraordinário! Da montagem do carro ao planejamento dos lugares.
Qual foi o consumo da Frontier na estrada e no off road? Saberia informar?
Quais foram os principais óbices na viagem?
Tenho dois "pseudo planejamentos", um p jalapão e outro p Patagônia, e estou colhendo informações em todo forum.
E mais uma vez, extraordinário!
Não recebi mais notificação do tópico, não sei o que houve ... :parede:
Herick, por enquanto não está nos planos no momento, pois sempre viajamos em família, 4 ou 5 adultos, daí uma barraca de teto não resolveria.
Show de bola meu camarada, acompanhando :pipoca:
Simplesmente extraordinário! Da montagem do carro ao planejamento dos lugares.
Qual foi o consumo da Frontier na estrada e no off road? Saberia informar?
Quais foram os principais óbices na viagem?
Tenho dois "pseudo planejamentos", um p jalapão e outro p Patagônia, e estou colhendo informações em todo forum.
E mais uma vez, extraordinário!
Obrigado amigo. O consumo foi na faixa de 8 a 8,5 na estrada, muito carregado. Nos areiões dos Lençois na faixa de 4,5 a 5Km e num trecho de 35 Km para chegar em Barreirinhas / MA, pouco menos de 3 Km/lt :shock: Mas esse trecho foi reduzida e giro alto o tempo todo. E no trecho final, fiz puxando uma Tracker que estava conosco e na altura original, ela não passava pois enroscava nos bancos de areia da "estrada". A viatura se portou muito bem, perdi um parafuso da braçadeira da estabilizadora dianteira, mas já sai com ele meia-boca. O ilustre camarada que trocou os amortecedores fez o favor de espanar ele apertando com a máquina pneumática ... :mad: Tirando isso, sem qualquer outro problema durante a viagem. Agora essa semana troquei a embreagem, começou a patinar quando em alta rotação, bem de vez em quando. Como vou viajar no feriado da Páscoa agora para o Pantanal do MS, resolvi já trocar. Pelo indice de desgaste do disco ainda daria para usar mais uns 20.000 Km.
Já fiz a Patagônia, mas foi com uma Nissan Xterra.Foi uma viagem de 30 dias aproximadamente, como fiz com a Frontier agora para o centro-oeste e nordeste. Recomendo os 2 destinos, sem dúvida alguma ! :)
Fpandur Parabéns pela bela viatura ta muito top mesmo...
a viagem que vc fez a patagonia con a xterra (que também é uma baita camionete) vc relatou aqui pelo forum?
Abraços
Fpandur Parabéns pela bela viatura ta muito top mesmo...
a viagem que vc fez a patagonia con a xterra (que também é uma baita camionete) vc relatou aqui pelo forum?
Abraços
Obrigado leoss. Não cheguei a abrir um post da viagem pra Patagonia aqui no Forum.:-( Mas caso queira saber algo a respeito e eu puder ajudar, estou a disposição.
bacana00
09/04/2015, 14:20
Oi Pandur, vi que voltou de viagem. Você pode me passar as medidas do suporte?
Agradeço desde já...
Bacana
bacana00@ig.com.br
Oi Pandur, vi que voltou de viagem. Você pode me passar as medidas do suporte?
Agradeço desde já...
Bacana
bacana00@ig.com.br
Beleza ? Estava procurando os "croquis" dos projetos, pois lá tem os desenhos das peças e as medidas. Encontrei !! rs, rs, rs, Vou digitalizar e enviar pra você, acho que é mais fácil que eu tentar explicar, nem sei como poderia fazer. Daí se tiver alguma dúvida, fica mais fácil conversar com os desenhos em mãos. Abçs !
bacana00
14/04/2015, 18:30
Valeu, Qualquer coisa tira umas fotos e manda mesmo...
Valeu, Qualquer coisa tira umas fotos e manda mesmo...
Enviei email para você com os detalhes :concordo:
Fred Miranda
16/04/2015, 20:36
Obrigado leoss. Não cheguei a abrir um post da viagem pra Patagonia aqui no Forum.:-( Mas caso queira saber algo a respeito e eu puder ajudar, estou a disposição.
Se vc puder passar um resumo do trajeto, quais as facilidades e quais dificuldades enfrentou.
Abraços
Andre Frederico
08/06/2015, 19:00
Conheci essa figura e essa barca, ficou nota 10! Pense num carro com 5 adultos, material de camping com cadeira, mesa, ventilador, transformador, extensão, bagagem pessoal esse cidadão ainda levou 2 bicicletas dentro da caçamba!!!
Vi uma possível atualização futura da minha xterra, mas, por enquanto vou copiando algumas ideias daqui!!!
Flávio, aquela gambiarra que vc fez no ar condicionado está rodando até agora, já chegou a resistência nova mas o descarado aqui ainda não trocou!!!
Grande abraço.
Conheci essa figura e essa barca, ficou nota 10! Pense num carro com 5 adultos, material de camping com cadeira, mesa, ventilador, transformador, extensão, bagagem pessoal esse cidadão ainda levou 2 bicicletas dentro da caçamba!!!
Vi uma possível atualização futura da minha xterra, mas, por enquanto vou copiando algumas ideias daqui!!!
Flávio, aquela gambiarra que vc fez no ar condicionado está rodando até agora, já chegou a resistência nova mas o descarado aqui ainda não trocou!!!
Grande abraço.
kkkkk, grande figura você André. Realmente fomos bem carregados naquela viagem, afinal foram 30 dias na estrada, e como você citou, em 5 adultos. Não acredito que o AC ainda esteja daquele jeito .... Toma jeito rapá !! :lol: Vamos ter de nos encontrar de novo para fazer a troca dessa peça ?! kkkk
GALEGUITO
01/10/2015, 15:26
Fotos de alguns lugares que fui com a viatura ainda toda original:
Serras Catarinense e Gaúcha:
483149
Pandur, há quanto tempo você usa a barraca quechua 2 seconds?
A sua é para quantas pessoas?
É a que tem ventilação lateral?
Quais as suas considerações sobre ela?
Lauro Paiva
01/10/2015, 18:34
Gostei das adaptações e de todo projeto, muito sóbrio e funcional, gostaria só de saber se a colocação do guincho não prejudicou o resfriamento dos radiadores:?:
E o principal, a vtr esta sendo usada (me da uma pontinha de inveja ja que o meu esta a sete anos no estaleiro,kkk)
Parabéns!
Pandur, há quanto tempo você usa a barraca quechua 2 seconds?
A sua é para quantas pessoas?
É a que tem ventilação lateral?
Quais as suas considerações sobre ela?
Tenho a uns 2 anos mais ou menos. A minha é pra 3 pessoas, com ventilação lateral sim. Gosto da barraca, já ficamos 30 dias viajando e acampando quase todo dia com ela. Aguentou bem o tranco e ainda não apresenta sinais de desgaste no nas costuras do "tecido". Ainda não peguei uma chuva pra valer mesmo com ela, mas a especificação é coluna d´água de no mínimo 2000 mm. Aqui uma explicação um pouco mais detalhada dos testes que a Quechua faz:
http://fuiacampar.com.br/impermeabilidade-das-barracas-da-quechua/
Para montar ela é uma beleza, pra fechar dava um pouco de trabalho até que pegamos o jeito com o tempo. Mas fica bem mais fácil fechar a barraca em 2 pessoas.
Gostei das adaptações e de todo projeto, muito sóbrio e funcional, gostaria só de saber se a colocação do guincho não prejudicou o resfriamento dos radiadores:?:
E o principal, a vtr esta sendo usada (me da uma pontinha de inveja ja que o meu esta a sete anos no estaleiro,kkk)
Parabéns!
Obrigado, era justamente isso que busquei: discrição e funcionalidade. Não notei absolutamente nada de anormal no quesito temperatura do motor. A ventoinha viscosa só acoplou uma única vez, quando estava andando nos Lençóis Maranhenses, areião pesado, reduzida o tempo todo e giro alto. E com certeza, a viatura está sendo utilizada sim, tanto em expedições como no uso urbano.
Lauro Paiva
16/10/2015, 21:44
Cade as novidades:?:
Ta na hora de mais fotos!!!!
Cade as novidades:?:
Ta na hora de mais fotos!!!!
rs, rs, rs, por enquanto nada, estou esperando chegar umas "tranqueiras" que comprei no Aliex, deve chegar logo. E pra "ajudar" desde Maio ou Junho que não consigo fazer uma viagem com a Frontier, já estou com tremedeira de abstinência kkkkk
LeandroVaranda
23/11/2015, 10:24
Um amigo me indicou esse tópico para ver a adaptação que fez para colocar o guincho, achei muito legal as adaptações que fez. Ficaram bem discretas.
Creio que agora a caminhonete já esteja com mais de 100mil Km rodados, tenho curiosidade em saber se ela dá muita manutenção ou só troca o óleo e pastilha de freio como a Hilux que eu tinha.
A alguns anos eu tinha uma conta nesse fórum mas fiquei tanto tempo sem acessar logado que tive que fazer outra conta.
Um amigo me indicou esse tópico para ver a adaptação que fez para colocar o guincho, achei muito legal as adaptações que fez. Ficaram bem discretas.
Creio que agora a caminhonete já esteja com mais de 100mil Km rodados, tenho curiosidade em saber se ela dá muita manutenção ou só troca o óleo e pastilha de freio como a Hilux que eu tinha.
A alguns anos eu tinha uma conta nesse fórum mas fiquei tanto tempo sem acessar logado que tive que fazer outra conta.
Está com 110.000 Km rodados. Somente manutenção básica mesmo, única coisa que tive de fazer fora isso foi a troca da embreagem, com cerca de 100.000 Km, pois forçou bastante nos Lençois Maranhenses. Pelo índice de desgaste da peça que saiu, daria pra rodar mais uns 20.000 Km ainda, mas começou a patinar de vez em quando um pouquinho em alta rotação, resolvi já antecipar a troca.
Está com 110.000 Km rodados. Somente manutenção básica mesmo, única coisa que tive de fazer fora isso foi a troca da embreagem, com cerca de 100.000 Km, pois forçou bastante nos Lençois Maranhenses. Pelo índice de desgaste da peça que saiu, daria pra rodar mais uns 20.000 Km ainda, mas começou a patinar de vez em quando um pouquinho em alta rotação, resolvi já antecipar a troca.
Boa noite. Esqueceu do tópico amigo? Rsrs
Imagino que já tenha andado bastante desde o último post. E como está a viatura? Abraços
Lucas Diego
30/04/2018, 12:55
Olá Amigo, Sei que o tópico é antigo mas vale a tentativa.
Acabei de comprar uma Frontier Platinum 2014 e gostaria de fazer o projeto como o seu "o mais embutido possível", você ainda tem as anotações das medidas? Pelas fotos nao consegui ver o que precisou cortar do parachoque.
Obrigado,
Abs
Rubens, obrigado. Como não achei nada comercial e pronto que me atendesse (deixar o guincho embutido), acabei por fazer o suporte na medida, coloquei o guincho provisoriamente onde eu queria e fui tirando as medidas e fazendo moldes de papelão na escala 1:1. Depois levei todo o projeto pro cara da chapa de aço cortar, furar e dobrar. São várias peças, fiz modular para ficar fácil de montar. O guincho é um ZHME, a "ponte" de solenóides não é tão baixa, já vi guinchos com altura menor, o que sem dúvida ia facilitar e muito a instalação. Mas eu não ia comprar um guincho novo só por conta disso, pois esse eu já tinha e foi usado poucas vezes. Abaixo algumas fotos da etapa já de montagem final e ajustes. Tem 2 suportes que não dá pra ver nas fotos, eles ficam entre a barra de ferro do parachoque original e o chassis e são dobrados para ajudar de apoio na base principal, onde o guincho vai apoiado. Esses suportes são presos nessa base pelos parafusos que se vê na 1ª foto da base. Também fiz um suporte específico para fixar a argola para o gancho ficar preso quando não está usando o guincho. Outro detalhe é que tive que rotacionar a parte onde tem a alavanca de engate/desengate do guincho, para ficar numa posição que permitisse ser utilizada. E claro, não pode ter dó de cortar a capa de plástico do parachoque :twisted: rs, rs. rs
Passar as medidas acho que não adianta muito pois as viaturas são diferentes, mas você pode tirar algumas idéias a partir das fotos. De qualquer modo se você quiser as medidas mesmo assim, eu faço algumas anotações do desenho do projeto, tiro uma foto e envio pra você, sem problemas.
Brwnno Araujo
27/07/2019, 07:57
Amigo bom dia! Você poderia me disponibilizar as medidas? Meu carro é igual ao seu e achei a base arretada! Me ajudaria muito para fazer as peças iguais!
Brwnno Araujo
27/07/2019, 08:01
Amigo bom dia seu guincho ficou excelente a melhor base que já vi até agora! Tem como me mandar as medidas, meu carro é igual ao seu, vai me ajudar bastante a fazer igual!
rafaambro
22/10/2019, 22:09
Vou pegar sim e te passo. :concordo:
Fala fpandur, acabei de adquirir uma frontier para ir a ushuaia com a familia, queria algumas dicas dos acessorios como protetor inferior de carter e cambio e sua capota de fibra..
vc colocaou algum inversor de voltagem no carro? aumentou a bateria?
henriquemazzi
31/08/2020, 12:53
Boa tarde. Voce prendeu os suportes no chassi ou somente nessa alma?