PDA

Ver Versão Completa : Tracao manual do troller feito em casa por mim...... E FUNCIONA!!!hehehe

Carolino
07/11/2014, 21:48
Pessoal, minha tracao eletrico queimou tudo, ai como gosto de fucar e fucar muito, acabei encarando a encrenca e coloquei a mao na massa.

Fui em um ferro velho e consegui um "redutor de velocidade" que sai da caixa de marchas e liga o cabo do velocímetro ao velocimetro, eu acho que e uma peca dessa mesmo, se for mesmo não sei de que carro e.

As fotos sao bem claras, eu peguei a carcaca do motor de tração e fiz rosca nela e acoplei esse trem nela, coloquei o acoplador original do eixinho da tração da caixa e fui ajeitando ate achar o ponto certo.

Fiz uma junta no varao tipo um carona, para no casa de alguma torcao ele acompanhar o movimento e não comprometer o equipamento todo.

Pelas fotos vai dar pra entender, eu acho.

Gastei 10 conto na peca e mais 30 com um cachimbo e umas miudezas, mais meu tempo de servico, gastei dois dias ate ajeitar tudo.

Aciona macio absurdo, modestia aparte ficou bem bao, amanha vou pro pau testar no barro, na rua ficou ótimo mesmo.

48307548307648307748307848307948308048308148308248 3083483084

Giuberto
07/11/2014, 23:57
Primeiramente Parabéns! Não deixe de colocar o máximo de detalhes possíveis!

RcPM
08/11/2014, 07:32
Fantástico!!!!
Vc pode irar uma foto detalhada da plaqueta do redutor?
Ai tentamos descobrir de qual carro é.

heartland
08/11/2014, 07:47
To tentando é entender como isso funciona??????? :roll:

Carolino
08/11/2014, 08:33
Obrigado pessoal, quanta a plaquinha, ela esta toda danificada, não da pra ler nada, uma pena mesmo.

Quanto ao funcionamento e a coisa mais simples, e uma alavanca, na foto numero 9, mostra direitinho, um eixo dentro do carro que e ligado ao acionado mecanico, gira ele e pronto, cai na posição que quer.

Mais nao esta prontinho, vou ajeitar umas coisinhas ainda, so vou fazer uma trilha hoje e ver se aparece mais algum detalhe.

Mais funcionou como um relógio suíço.

Abs

solanocardia
08/11/2014, 10:32
Obrigado pessoal, quanta a plaquinha, ela esta toda danificada, não da pra ler nada, uma pena mesmo.

Quanto ao funcionamento e a coisa mais simples, e uma alavanca, na foto numero 9, mostra direitinho, um eixo dentro do carro que e ligado ao acionado mecanico, gira ele e pronto, cai na posição que quer.

Mais nao esta prontinho, vou ajeitar umas coisinhas ainda, so vou fazer uma trilha hoje e ver se aparece mais algum detalhe.

Mais funcionou como um relógio suíço.

Abs

Parabéns, engenhosidade purinha!!!

Carolino
08/11/2014, 19:51
Cheguei agora.

So o 4x4H que não ficou no lugar certinho, num sei se e falta de costume, segunda confiro direitinho se coloquei no lugar certo, de resto foi como o original mesmo.

Também vou dar um jeito de colocar as luzes do painel pra acender quando estiver traçado e reduzido como no original.

Devo ter armado e desarmado umas 20 vezes, tudo ok, so no deslocamento em 4x4H que deu a falta de sincronismo, mais com uma mexidinha achava.

candango 4x4
09/11/2014, 18:25
Muito bom descobre de que carro e pra gente esse redutor .

Carolino
09/11/2014, 18:37
Muito bom descobre de que carro e pra gente esse redutor .

Candango, o pior que não tem como, a plaquinha esta danificada, mais vou leva-lo em uma oficina de caminhões e ver se descobrem o que e, ai posto aqui.

Paulo_CW
09/11/2014, 19:22
Parabéns pela iniciativa e tbm sucesso..... Muito legal...
Acompanhando...

Vermeio
10/11/2014, 13:47
mas q baita adáte hehehe
show!!

Walter da Camper
10/11/2014, 14:32
Parabens pela iniciativa e pela criatividade.
Tô achando esse redutor grande demais para ser apenas de velocímetro. Tá mais parecendo coisa do tipo tomada de força para implemento agrícola, principalmente por ter plaqueta própria, o que indica que é algo vendido separado para ser acrescentando a um sistema já existente.

Carolino
10/11/2014, 19:47
O nome certo e transmissao angular, mas não achei ninguém que soubesse de que e, mas tem umas pra caminhões que devem aguentar também, são grandinhas.

Abs.

Augusto Schimidt
10/11/2014, 22:27
Parabéns Carolino pela criatividade e engenhosidade.

Tem vários modelos e preços desta transmissão no ML, não fica caro este projeto. Se a minha der pau novamente vou partir para esta solução tb.

[]`s.

Rodrigo.44
10/11/2014, 23:02
Parabéns ! Ótima ideia , simples, barato e funcional !
Tenho uma duvida , vc colocou algum tipo de batente pra limitar o movimento ou vc sente "estalar" quando entra a 4x4H e 4X4L??
Se puder postar um video do funcionamento , seria ideal !!

Sua ideia vai resolver o problema crônico do meu troller rf ! ahaha

rfdex
11/11/2014, 00:12
Excelente a idéia. Brasileiro tem uma genialidade monstruosa!!! Parabéns. Acho que o único teste a ser feito é quanto à durabilidade e trinca no equipamento, pois pelo que vi parece que fica um "peso" enorme, em forma de alavanca, preso unicamente àquela rosca. Talvez se fizer a haste de acionamento de material leve, como tecnil, diminua a chance de quebra/trinca, pois é menos peso... Tente tirar uma foto bem aproximada daquela plaqueta, talvez algum de nós consiga decifrá-la. Abraço!!!

Carolino
11/11/2014, 01:35
Parabéns ! Ótima ideia , simples, barato e funcional !
Tenho uma duvida , vc colocou algum tipo de batente pra limitar o movimento ou vc sente "estalar" quando entra a 4x4H e 4X4L??
Se puder postar um video do funcionamento , seria ideal !!

Sua ideia vai resolver o problema crônico do meu troller rf ! ahaha

Rodrigo,

Vc sente quando chega no final do curso no 4x4 L e no 4x2, so no 4x4H que não achei o macete ainda, mais e coisa de costume mesmo.

Carolino
11/11/2014, 01:38
Excelente a idéia. Brasileiro tem uma genialidade monstruosa!!! Parabéns. Acho que o único teste a ser feito é quanto à durabilidade e trinca no equipamento, pois pelo que vi parece que fica um "peso" enorme, em forma de alavanca, preso unicamente àquela rosca. Talvez se fizer a haste de acionamento de material leve, como tecnil, diminua a chance de quebra/trinca, pois é menos peso... Tente tirar uma foto bem aproximada daquela plaqueta, talvez algum de nós consiga decifrá-la. Abraço!!!

Rafhael, essa foto eu tirei antes de ficar prontinho, fiz um suporte justamente pensando nisso que vc falou, ficou bem bao também, problema de quebra acho que não vai ter, pelo menos por esse motivo não, pois e preso na própria caixa, e acompanha todo o movimento dela.

Vou tirar uma foto do suporte amanha e posto, tenho que dar uma lavada, ta um barro besta nele.

Carolino
12/11/2014, 09:46
So tirei a foto agora, tinha esquecido.

Ta ai o suporte que fiz, acho que não vai ter problema.

483567

rfdex
12/11/2014, 10:21
O suporte ficou bem feito, mas ele está trabalhando junto com o câmbio? Digo, ele está preso ao chassi diretamente ou está preso junto ao câmbio? O câmbio trabalha sobre um coxim, dai é normal ele se "mexer" um pouquinho, tipo torcer. Se o suporte que você fez não acompanhar esta torção, poderá quebrar até a carcaça da caixa. Abraço!

Carolino
12/11/2014, 11:37
Na foto da pra ver, ele esta no suporte da caixa de tracao, vai acompanhar todo movimento da caixa, acho que não quebra.

Abs.

rfdex
13/11/2014, 14:43
Então agora é patentear a idéia amigão!!! Abraço

Carolino
13/11/2014, 22:00
Então agora é patentear a idéia amigão!!! Abraço

Patentear a gambiarra.......:violao:

Abs