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Ver Versão Completa : Pesquisa: Motor AP(VW) ou Motor Fire (Fiat)



Favero
18/01/2006, 13:03
Estou fazendo um trabalho e preciso fazer uma pesquisa sobre a preferencia por motores. Então a questão é a seguinte: Digamos que você tem que escolher entre 2 motores, o Motor AP 1.6 da VW ou o Motor Fire 1.6 da Fiat para colocar no seu Jipe, ambos a gasolina e injetados, qual você escolheria e porque?
Sei que muito vão dizer: Coloca um motor Opala, mas para o meu trabalho o que importa é a preferencia e a aceitação do motor.
Desde já agradeço aos que me ajudarem com o meu trabalho.
Obrigado.

Marcelo
18/01/2006, 13:28
Favero,

Tem que ser 1.6?!?! Porque nessa cilindrada o jipe nem sai do lugar... :roll: :roll:

Mas se não tivesse saída, optaria pelo VW, pela robustez conhecida e comprovada, facilidade e preço das peças, manutenção simples e conhecida, gama maior para preparação e fácil adaptação pela quantidade de kits disponível no mercado. :wink:

[s] opinados,

Favero
18/01/2006, 14:08
Na verdade a pesquisa é mais sobre a aceitação dos motores.
Agora vc fez um comentario sobre o 1.6 nao tirar o jipe do lugar. Bem o Motor AP 1.6 da VW tem 97cv @5000 rpm e 14 Nm @3000 rpm de torque e o do Willys 90cv e 13Nm. Ao ver os dois seriam compativeis. E tive um Suzuki grandVitara 1.6 16V (110cv) e ele andava muito bem, faltava uma reduzida mais forte (relação 1,48), mas ia bem.
Essa questão sai um pouco da minha pesquisa, mas bateu a curiosidade.
Obrigado por dar sua opiniao.

rafaelsouza
18/01/2006, 15:10
olá amigo Favero,
sobre os motores, 1000 vezes o AP :palmas:
agora sobre os 1600 o negocio é o seguinte
o BF da 90 hp a 4000 rpm e 13 Nm a 2000 rpm, o problema dos AP de 1.6 é a sensação de ter que espremer o motor pra ele andar entendeu ? ter que andar sempre com o motor "muito cheio"
boa sote na pesquisa :concordo:

Elmer_Jeep
18/01/2006, 16:44
não existe fire 1.6

Marcelo
19/01/2006, 14:02
...agora sobre os 1600 o negocio é o seguinte o BF da 90 hp a 4000 rpm e 13 Nm a 2000 rpm, o problema dos AP de 1.6 é a sensação de ter que espremer o motor pra ele andar...
Exatamente o que quis dizer!! :concordo: :concordo:

[s]

Cotrim
19/01/2006, 14:14
Já tive uma Saveiro 1.6 e possuo uma Palio Weekend 1.6 16V. Os dois motores são excelentes para andar em carros, para jipes, acho que nenhum dos dois prestam. Embora muito potentes e com bom torque, só trabalham em alta rotação.

[]'s

Elmer_Jeep
19/01/2006, 16:00
escoria, vc tá comparando 8v com 16v :putz:

[]'s

Alexandre X
19/01/2006, 17:56
Eu colocaria o GM 2.4

rafaelsouza
19/01/2006, 22:56
segundo jipeiro RR não existe fire 1.6 :shock: tem ou não tem ? :pensativo:
se não tem o AP venceu por W. O. ? :dance:

Zepi
20/01/2006, 00:37
Olá,amigos!Só pra comentar uma coisa:não existe bf com torque de 13 kgf.Com esse torque acho que nem sairia do lugar...Até o 4 cilindros tem mais torque.Se não me engano é 18,67 a 2000rpm.Sem contar outras versões com 19 e 22,3 kgf/m(valores brutos).A diferença é a rpm que no caso do ap tem que subir a rotação para chegar nesses 14kgf,deve ser lá pelos 3000rpm ou mais.Não que um seja melhor que outro só foram fabricados para diferentes funções.Ou vcs acham que crossfox,ecoesporte,palioweekend e cia são realmente carros fora-de-estrada?É... são sim...fora da realidade,isso sim!
Abraços

rafaelsouza
20/01/2006, 07:46
é isso aí zepi,
a confusão tá na conversão!
estou aqui com o manual original do mecanico willys, diz que o motor Bf tem 135 ft. lbs. a 2000 rpm
agora engenheiros de plantão me ajudem
135 ft. lbs. = 18,66 Kgf como disse o nosso amigo Zepi
135 ft. lbs. = 183.03 Nm (de acordo com o conversor que estou usando) :pensativo:
agora confundi tudo :roll:

Favero
20/01/2006, 10:54
Corrigindo: o CJ-5 6 canecos: 90 cv a 4.000 rpm e 18 kgfm a 2.000 rpm
4 canecos: 91 cv a 5.000 rpm e 17 kgfm a 3.000 rpm
Fonte: Planeta Off-road. :oops:

Analisando o motor 4cc tem desempenho semelhante ao AP.

Zepi
20/01/2006, 20:15
É favero se a ford fizesse um 6 caneco aos moldes do OHC,meu deus...

Zepi
20/01/2006, 20:39
Ah,nesse link tem o manual com os valores.



http://ruralwillys.tripod.com/manual/man0607.jpg

dero
20/01/2006, 22:36
Alguem tem os pesos (seco) desses motores?

Penso q o peso do motor tb é um dado a ser considerado, a relação peso do motor x potência oferecida é um ótimo indicativo a saber se na troca compensa um ou outro motor. E o melhor de tudo, saber se está trocando um motor com menor relação p/p (o q é bom), por um de maior relação (o q é ruim) apesar do enganoso indicativo de maior potência.

Se tiverem favor postar aqui ou no tópico abaixo:
"Peso dos Motores"
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=217315

valeu

Gustavo de Olliveira
21/01/2006, 09:05
Zepi, É favero se a ford fizesse um 6 caneco aos moldes do OHC,meu deus...
È Zepi , realmente ! Tenho o ohc , e nunca tinha imaginado esse motor se fosse um 6 canecas , mas acho que seria similar ao opala 4cc e o opala 6cc , só que com mais torque em baixa .
Quanto a " Pesquisa " fire tem 1.0 , 1.3 e 1.4 motorzinho show , potente e econômico , mas acredito que nunca ninguém adaptou em jipe .

Favero
22/01/2006, 09:22
O motor fire propriamente dito não, mas vi algumas adaptações do motor do tempra para o Niva.

No site que vi, disseram so precisar adaptar os apoios ao motor, pois nem flange era necessaria para a caixa do Niva. Não sei dizer a veracidade dessa informação.

Favero
22/01/2006, 09:24
O Motor que equipa o EcoSport 2.0 16V 4WD tem 147 cv. todo feito de aluminio. Aparentemente um bom motor, alguem sabe mais a respeito???

Favero
22/01/2006, 09:33
O motor ap 1.6 e 1.8 pesam cerca de 100KG

Marcelo
22/01/2006, 10:51
O Motor que equipa o EcoSport 2.0 16V 4WD tem 147 cv. todo feito de aluminio. Aparentemente um bom motor, alguem sabe mais a respeito???
Eu tive um Escort Zetec 1.8 16V, e posso dizer que o motor é excelente... pra rua. :concordo: :concordo:
Não tive gastos em manutenção com ele, mas pelo que me disseram, é uma fortuna. :evil: :evil:

Mas mesmo que fosse de manutenção barata não adaptaria num jeep. Motor pra trilha tem que ter torque em baixa, senão precisa andar com ele sempre "cheio" para aparecer o torque. :wink:

[s] torcudos,

Marcos ET
23/01/2006, 01:44
PessoALL....

só pra completar um pouco mais...

O Motor AP 1.6 tem 76cv a 5.600RPM com torque de 13,3 Kgf a 3.200RPM
O Motor AE 1.6 tem 78cv a 5.200RPM com torque de 13,3 kgf a 2.200RPM

Estes dados sao do AP carburado, original dos VW Gol CL 1.6 Gasolina e do AE (Mais famoso como CHT) original dos Ford Escort L 1.6... Os motores com IE e Álcool podem render mais 5 a 8 CV em cada motor.... e ainda podem ser "preparados" para nossos combustíveis atuais (compressao maior, por exemplo)

Os dados sao da revista Quatro Rodas.

Observem que o CHT "bate" no AP, e apresenta melhor faixa de giro para torque identico..... e uma potencia um pouco melhor em giro mais baixo.... para usar um motor pequeno, o CHT é um bom candidato

Mandruva
23/01/2006, 09:38
Deem uma ohada neste site

http://www.rachadores.cjb.net/


Mandruva
:concordo: :concordo:

Cotrim
23/01/2006, 10:59
escoria, vc tá comparando 8v com 16v :putz:

[]'s

Elmer,

Eu não estou comparando nada com nada, apenas coloquei a minha impressão sobre o que conheço como proprietário mas, se você prefere, o motor 1.6 8 V da Fiat é pior ainda, pois tem menos potência, embora o torque seja parecido, ou seja, também não presta para jipes.

[]'s

Elmer_Jeep
23/01/2006, 11:03
embora o torque seja parecido, ou seja, também não presta para jipes.

[]'s

Agora eu concordo com vc :D :concordo:

roger_2
24/01/2006, 00:21
fala ai pessoal...

em se tratando de 1.6 injetado acho que o zetec rocam 8v da ford seria uma outra opção... ele é usado na courrier e acho que no ecosport tb... o torque dele é de 14,2 Kgfm @ 2.250 rpm... duro deve ser achar pra comprar né?!

comentam sobre ele nesse tópico... http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5794&highlight=zetec

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rafaelsouza
24/01/2006, 01:34
Amigos, falando de adaptar motor em jeep, temos sempre que pensar na hora de fazer manutenção ou até substitui-lo, na minha opnião os velhos carburados inda são a melhor opção, quem já esteve na trilha com um amigo com motor injetado e o motor para derrepente :putz: o cara só, pode levantar o capô cutucar uns fios e chorar :(, acho que o opala 4 e o AP 2.0 ainda são imbativeis e serão por algum tempo, principalmente pelo custo baixo de manutenção e facilidades na adaptação.

Zepi
24/01/2006, 08:05
O probelma é que o motor da ecoesporte deve ter pouco torque,e pior ainda(no caso do jipeiro) o momento máximo de força se dá a uma rotação muito alta próxima da potência máxima.