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Ver Versão Completa : Jimny dando soco ao entrar em lombadas



brcampana
04/11/2014, 22:30
Olá companheiros, tenho uma dúvida. Estou com meu Jimny 2013 com menos de 7000km e ele apresenta a seguinte peculiaridade: Ao subir em lombadas apresenta um soco seco na regiao das rodas dianteiras. A primeira vez me assustei mas fui a concessionaria e não consegui mostrar o tal problema. Como é meu primeiro Jimny, gostaria de uma ajuda, se é normal ou não. Obrigado a todos

Leo BA
04/11/2014, 22:53
Olá companheiros, tenho uma dúvida. Estou com meu Jimny 2013 com menos de 7000km e ele apresenta a seguinte peculiaridade: Ao subir em lombadas apresenta um soco seco na regiao das rodas dianteiras. A primeira vez me assustei mas fui a concessionaria e não consegui mostrar o tal problema. Como é meu primeiro Jimny, gostaria de uma ajuda, se é normal ou não. Obrigado a todos
Normal nada!!!
Sugiro colocar no elevador com as rodas penduradas e sair procurando alguma foga....amortecedores, link etc.....

jorgeffn
04/11/2014, 23:06
O seu Jimny está com peito de aço??

falo isso porque o meu apresentava um barulho ao passar em lombadas e irregularidades na pista.... e era o peito de aço pegando na barra. Instalei ele na Css e se arrependimento matasse...

e claro, dá uma conferida em todo o sistema, como o colega acima indicou!

abs!!

Twix
18/11/2014, 11:46
O meu eu tirei semana retrasada da css e apresenta o mesmo problema. Vou levar css e ver se eles descobrem algo. Algo que eu duvido muito, pois eles colocam culpa de tudo no pneu mud (impressionante!!!!)

pedropedreiro
18/11/2014, 14:32
O meu eu tirei semana retrasada da css e apresenta o mesmo problema. Vou levar css e ver se eles descobrem algo. Algo que eu duvido muito, pois eles colocam culpa de tudo no pneu mud (impressionante!!!!)

Muito triste o pós venda da szk. É o que mais tem me decepcionado.

Já relatei aqui uma chateação que tive, de um problema por mal uso que sequer existia, mas a CCS queria me cobrar o reparo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/114233-jimny-nacional-o-que-mudou-elogios-e-criticas-186.html)

brcampana
18/11/2014, 17:20
O meu eu tirei semana retrasada da css e apresenta o mesmo problema. Vou levar css e ver se eles descobrem algo. Algo que eu duvido muito, pois eles colocam culpa de tudo no pneu mud (impressionante!!!!)

Twix, em algumas lombadas mais altas ou buracos, sinto uma pancada muito forte, como se fosse no eixo ou a baixo dos meus pés, o seu está assim tb? Ainda não tive tempo de levar na Suzuki por falta de tempo, mas assim que eu fizer, vou relatar aqui.

thix4
19/11/2014, 13:26
Que isso galera, não tem pancada nenhuma não. Tô com o LeoBA, tem coisa errada aí.


Twix, em algumas lombadas mais altas ou buracos, sinto uma pancada muito forte, como se fosse no eixo ou a baixo dos meus pés, o seu está assim tb? Ainda não tive tempo de levar na Suzuki por falta de tempo, mas assim que eu fizer, vou relatar aqui.

Twix
24/11/2014, 13:22
Twix, em algumas lombadas mais altas ou buracos, sinto uma pancada muito forte, como se fosse no eixo ou a baixo dos meus pés, o seu está assim tb? Ainda não tive tempo de levar na Suzuki por falta de tempo, mas assim que eu fizer, vou relatar aqui.

A sensação que tenho é de fim de curso da suspensão. Como que se tivesse os as molas bem fracas, sei la... Tb não tive tempo de levar na suzuki.
Se tiver novidades, vai nos avisando, por favor.

Abs

Freak
25/11/2014, 11:31
A sensação que tenho é de fim de curso da suspensão. Como que se tivesse os as molas bem fracas, sei la... Tb não tive tempo de levar na suzuki.
Se tiver novidades, vai nos avisando, por favor.

Abs

Bucha da barra estabilizadora? Experimente desconectar a barra e passar pelas lombadas que fazem esse barulho.

503!
26/11/2014, 21:04
Bem apontado, Freak.

Certa vez precisei rebocar meu carro de um atoleiro na diagonal, em uma única parte com aderência na trilha, com uma tracker dando uns trancos. Como a cinta estava presa no ponto de fixação dianteiro do carro, aquele mais comprido que não é lá tão forte, ele empenou pro lado e ficou forçando a barra estabilizadora pra direita.

Fiquei exatamente com essas pancadas secas nas lombadas. Tão logo desentortei o ponto de ancoragem e puxei de volta a barra pro local correto o barulho sumiu. Dê uma olhada na barra...

Roger_RJ
15/01/2015, 15:55
Lembrando que o Jimny não tem amortecedor de direção. Não seria isso o motivo dessa sensação de pancada ao passar mais forte numa lombada ou buraco?

silvio.neri
09/05/2015, 14:12
Retomando um pouco esse tópico, aconteceu comigo essa semana: primeiro um estalo na saída, esterçando a direção na saída de uma vaga. Depois disso, qualquer irregularidade no piso, lombada, grelha, qualquer coisa mesmo, passou a ser sentida no volante e até mesmo nos pedais.

Pensei que fosse algum coxim, bucha, qualquer coisa simples assim. Levei ontem na concessionária (o meu tem só 3.000 km e está na garantia), levantaram, apertaram parafusos, verificaram homocinética, soltaram barra estabilizadora e não descobriram nada. O menino teve de ficar internado para exames. E eu sem ele justo no fim de semana...

Parece que o problema é na própria caixa de direção. Um dos mecânicos da Rakki, que trabalha lá há sete anos, disse que nunca viu nada igual. Depois eu conto o diagnóstico.

Pelos relatos, parece que um amortecedor de direção seria muito bem vindo. Alguém tem informação se é encontrável no Brasil o Rough Country? Ou um outro bom kit confiável?

MATOSWR
09/05/2015, 21:37
Amigo. Tenho Jimny a bastante tempo. barulhos na dianteira como relatado podem ser:

Batida seca em lombada - fim de curso da suspensão. É da mola e não é raro quando se passa em lombadas mais altas, ou um pouco mais rápido. (o quando isso ta acentuado no seu carro eu não sei) - para testar se é esse tipo de barulho basta ver o batente da sua mola. Fica no meio dela. Se não tiver dando fim de curso ele deve estar empoeirado, sujo mesmo. Se tiver com marca de borracha significa que ele bate. A solução pode ser uma simples adequação na hora de passar nas lombadas. Quem vem de Jeeps mais altos estranha mesmo isso.


Barulho na dianteira - estalo quando se manobra o carro:

1o. Pode ser as buchas da barra estabilizadora (troquei as minhas com 50mil km), geralmente quando são elas você pode ver marcas de atrito na área de contato com a barra. As vezes um aperto nos parafusos de fixação resolve.

2o. Estalos também podem ser causados por desgastes no rolamento superior dos munhões. Isso é mais comum em veiculos com mais de 1 ano de uso ou 30.000 km.

3o. Pode ser as buchas do link da suspensão. Eu nunca tive esse problema em todos esses anos e km. acho menos provável.

Muitas vezes o melhor é levar num mecânico e confiança e mandar ele fazer um aperto nos parafusos e ver se tem algo errado. Ai vc já vai na ccs dizendo o que é para eles verificarem. Percebendo que você entende é mais difícil para eles tentarem te enrolar.

silvio.neri
15/05/2015, 15:47
Sobre o penúltimo post. O diagnóstico não foi fácil, mas o problema era quase banal, e a experiência pode servir aos suzukeiros.

Segundo o mecânico da concessionária, o problema foi que os parafusos da barra de direção foram apertados com torque acima da especificação. Resultado: um deles espanou. O conserto: troca dos parafusos, com aperto no torque especificado e aplicação de threadlocker (um líquido "tranca-rosca" da Loctite).

O mecânico também recomendou instalação de amortecedor na direção, mas não sabia informar sobre as peças adequadas.

jorgeffn
06/12/2016, 18:07
Hoje notei um barulho na dianteira do Jimny, do lado esquerdo...... acontecia ao passar por irregularidades ou na troca de marchas mais "fortes" tirando o pé mais rápido da embreagem.... colocamos na rampa e viram que era no suporte do motor, ele havia perdido uma porca.... fica aí o relato para quem transita muito por pisos irregulares...

abs!

guilhermejcp
11/12/2016, 10:05
Toda vez que passo mais forte num quebra molas o carro da fim de curso. Segundo o mecânico da fábrica é porque as molas são macias e dão fim de curso rápido.

Sugestão é colocar calço de 1" na suspensão para elas ficarem mais comprimidas e firmes. Ainda não coloquei, mas assim que fizer falo como ficou.

Vellasco
12/12/2016, 11:45
Amigo se vc está achando a suspensão muito macia vc tem duas alternativas: trocar a mola ou o amortecedor por um de um carro mais pesado, assim a suspensão vai ficar mais "firme". Nesse caso eu optaria por trocar a mola.
Agora no caso do calço, vc vai ter uma suspensão mais longa e consequentemente o fim de curso vai demorar mais a chegar mas, não vai deixar a mola mais firme não.

Cleo
13/12/2016, 09:55
Olá companheiros, tenho uma dúvida. Estou com meu Jimny 2013 com menos de 7000km e ele apresenta a seguinte peculiaridade: Ao subir em lombadas apresenta um soco seco na regiao das rodas dianteiras. A primeira vez me assustei mas fui a concessionaria e não consegui mostrar o tal problema. Como é meu primeiro Jimny, gostaria de uma ajuda, se é normal ou não. Obrigado a todos

Qual a medida de pneu que está usando? Pergunto que quando troquei os meus originais pelos 215/75, nos quebramolas dava fim de curso nas molas originais, troquei pelo kit suspensão 2" e o problema sumiu.

guilhermejcp
18/12/2016, 16:54
Amigo se vc está achando a suspensão muito macia vc tem duas alternativas: trocar a mola ou o amortecedor por um de um carro mais pesado, assim a suspensão vai ficar mais "firme". Nesse caso eu optaria por trocar a mola.
Agora no caso do calço, vc vai ter uma suspensão mais longa e consequentemente o fim de curso vai demorar mais a chegar mas, não vai deixar a mola mais firme não.

A ideia é reduzir a quantidade de vezes que dá fim de curso. Então o calço vai ajudar, até colocar um kit completo. A maciez do conjunto não incomoda.

Valeu pela dica.

wagner4wd
25/12/2016, 17:51
se o problema for as molas originais moles demais isso pode ajudar
1 pair Tamanho C Rear Shock Absorber Primavera Bumper Poder Cushion Buffer de SEBS Para Suzuki Jimny em ATV Parts & Accessories de Automoveis & Motos no AliExpress.com | Alibaba Group (https://pt.aliexpress.com/item/1pair-Size-C-Rear-Shock-SEBS-Bumper-Power-Cushion-Absorber-Spring-Buffer-For-Suzuki-Jimny/32778763698.html?spm=2114.30010508.3.1.1iSqip&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_3_10065_10 068_10000009_10084_10083_10080_10082_10081_10060_1 0061_10062_10056_10055_10054_10059_10099_10078_100 79_427_10073_10103_10102_10096_10052_10050_10051,s earchweb201603_3,afswitch_5&btsid=4c433cac-6a3c-454c-a130-af9da8534ec8)

Peguei um Jimny 2012 street essa semna com 47 mil rodados e percebi que se entrar um pouco mais rapidos em lombadas da esse soco mesmo e inclusi na traseira depois que a frente passa na lombada

guilhermejcp
26/12/2016, 22:28
se o problema for as molas originais moles demais isso pode ajudar
1 pair Tamanho C Rear Shock Absorber Primavera Bumper Poder Cushion Buffer de SEBS Para Suzuki Jimny em ATV Parts & Accessories de Automoveis & Motos no AliExpress.com | Alibaba Group (https://pt.aliexpress.com/item/1pair-Size-C-Rear-Shock-SEBS-Bumper-Power-Cushion-Absorber-Spring-Buffer-For-Suzuki-Jimny/32778763698.html?spm=2114.30010508.3.1.1iSqip&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_3_10065_10 068_10000009_10084_10083_10080_10082_10081_10060_1 0061_10062_10056_10055_10054_10059_10099_10078_100 79_427_10073_10103_10102_10096_10052_10050_10051,s earchweb201603_3,afswitch_5&btsid=4c433cac-6a3c-454c-a130-af9da8534ec8)

Peguei um Jimny 2012 street essa semna com 47 mil rodados e percebi que se entrar um pouco mais rapidos em lombadas da esse soco mesmo e inclusi na traseira depois que a frente passa na lombada

O produto parece fazer milagre no sistema de suspensão. Alguém já usou isso?

wagner4wd
27/12/2016, 07:08
O produto parece fazer milagre no sistema de suspensão. Alguém já usou isso?

Esses chinas são fodas ...Já vi cada coisa nesse Aliexpress, algumas hilárias...O problema aí nesse produto seria na hora do off road , talvez com esse kit as molas não "abririam" muito e limitariam o curso de suspensão..