Ver Versão Completa : Road Trip SP Ubatuba à Jalapão TO ( com crianças)
Hélio_samurai
04/11/2014, 19:02
Olá galera, eu e minha esposa estamos planejando nossa road trip, saindo de nossa casa em Ubatuba-SP com destino certo ao Jalapão-TO, gostariamos de saber, se alguém tem uma rota que possa ser útil, dicas de camping no trajeto, paradas que valham a pena, restaurantes, etc...estaremos com nosso Samurai e com nossos filhos, Nayanna 5 anos e Yan 2.
Qualquer informação é bem vinda.
Gratidão desde já;
abraços
Seja bem vindo Helio, nunca fiz esse trajeto mas se voce pesquisar em relatos de viagens e no site mochileiros vai encontrar varias informaçoes.
Atraves do proprio yotube da para voce conhecer os lugares ver se vale a pena visita-los, como tambem ter uma noção das estradas que vai enfrentar.
Hélio_samurai
04/11/2014, 20:56
Valeu Prieto,
realmente no mochileiros, tem bastante coisa!
vou continuar pesquisando!
Abraços!
titanium
05/11/2014, 08:56
Bom dia Helio!
Se estive com pressa, melhor ir de Ubatuba para São Paulo (capital) e de lá vir pela Anhanguera até Brasília.
Como você vai sair de Ubatuba e está de Samurai e com crianças, provavelmente vai querer dormir em Uberaba ou Uberlândia, para depois continuar a viagem.
Saindo de Uberlândia, dá para rodar até Brasília e dormir em Alto Paraíso, GO - Chapada dos Veadeiros.
Se optar por ir pela chapada dos veadeiros, vai desviar alguns KMs da BR-020, que é a rota principal para ir ao Jalapão.
Aí dorme em Alto Paraíso, se tiver com tempo passa 1 dia por lá e depois segue viagem.
De alto paraiso para pegar novamente a 020, você pode ir por Flores de Goiás, e de lá ir até Alvorada do Norte.
de Alto paraíso até Mateiros - TO, são 700 km e dá pra fazer em 1 dia.
Abraços
Hélio_samurai
05/11/2014, 10:19
Bom dia Helio!
Se estive com pressa, melhor ir de Ubatuba para São Paulo (capital) e de lá vir pela Anhanguera até Brasília.
Como você vai sair de Ubatuba e está de Samurai e com crianças, provavelmente vai querer dormir em Uberaba ou Uberlândia, para depois continuar a viagem.
Saindo de Uberlândia, dá para rodar até Brasília e dormir em Alto Paraíso, GO - Chapada dos Veadeiros.
Se optar por ir pela chapada dos veadeiros, vai desviar alguns KMs da BR-020, que é a rota principal para ir ao Jalapão.
Aí dorme em Alto Paraíso, se tiver com tempo passa 1 dia por lá e depois segue viagem.
De alto paraiso para pegar novamente a 020, você pode ir por Flores de Goiás, e de lá ir até Alvorada do Norte.
de Alto paraíso até Mateiros - TO, são 700 km e dá pra fazer em 1 dia.
Abraços
Titanium, de Ubatuba, posso pegar a Dom Pedro, na Dutra e ja saio na Anhanguera lá em Campinas, dai ja corto esse trecho de São Paulo, que é meio chatinho, gostei das suas dicas, será que consigo rodar uns 800km/dia?
Entre Alto Paraíso-GO e Mateiros- TO, não tem nenhuma parada que valha a pena, digo, de lugar turístico, algo que compense a parada?
Do Jalapão, será que consigo ir pra Chapada Diamantina? já voltando?
Estou calculando de 15 a 20 dias para esta viagem, não importando o número de lugares visitados mas sim a qualidade.
Abraços e gratidão pelas dicas!!!
Sonhador
05/11/2014, 10:57
Helio
Minha dica e em relação as crianças , qdo vou viajar como tenho duas filhas de 6 e 4 anos , tenho um Dvd portatil de duas telas.
Então normalmente saio cedo quase madrugada , neste momento as meninas estão dormindo e por um bom tempo , qdo acordam, ponho um pouco de DVD ou se ja estiver em tempo ja paro para tomar um cafe ou lanche , ai na sequencia ja deixo o DVD funcionar a vontade com filmes infantis ... qdo elas ja começam a ficar cansadas do DVD , dou frutas, sucos alguma guloseima , converso um pouco com elas , ja mudo o DVD.
Provavelmente nessa hora vc rodou em media de uns 600km aproximadamente dependendo do seu pé e da estrada, e ja esta na hora da segunda parada, abastecer o veiculo , talvez almoço.
Normalmente apos almoço crianças pequenas ja estão ficando com sono...o balanço do carro ate ajuda a dar sono.
O quanto você vai rodar rodar por dia , depende de sua disposição e pontos de interesse no meio do caminho , se tiver tempo pode passar em caldas novas e aproveitar as piscinas de agua quente não sera um grande desvio do seu caminho.
Daqui a dois dias estou saindo de santos e indo para caldas novas , subo para sampa na quinta e na sexta pe na estrada , saio por volta das 4:30 da manha e chego em caldas novas por volta das 14:30 hrs com duas paradas , a primeira para o cafe e sanitarios , a segunda abastecer , sanitarios , esticar as pernas.
Não conheco bem os caminhos para seu destino , mas depois de uberlandia para caldas novas os postos são mais excassos , então e bom manter sempre o tanque cheio.
Hélio_samurai
05/11/2014, 11:49
Helio
Minha dica e em relação as crianças , qdo vou viajar como tenho duas filhas de 6 e 4 anos , tenho um Dvd portatil de duas telas.
Então normalmente saio cedo quase madrugada , neste momento as meninas estão dormindo e por um bom tempo , qdo acordam, ponho um pouco de DVD ou se ja estiver em tempo ja paro para tomar um cafe ou lanche , ai na sequencia ja deixo o DVD funcionar a vontade com filmes infantis ... qdo elas ja começam a ficar cansadas do DVD , dou frutas, sucos alguma guloseima , converso um pouco com elas , ja mudo o DVD.
Provavelmente nessa hora vc rodou em media de uns 600km aproximadamente dependendo do seu pé e da estrada, e ja esta na hora da segunda parada, abastecer o veiculo , talvez almoço.
Normalmente apos almoço crianças pequenas ja estão ficando com sono...o balanço do carro ate ajuda a dar sono.
O quanto você vai rodar rodar por dia , depende de sua disposição e pontos de interesse no meio do caminho , se tiver tempo pode passar em caldas novas e aproveitar as piscinas de agua quente não sera um grande desvio do seu caminho.
Daqui a dois dias estou saindo de santos e indo para caldas novas , subo para sampa na quinta e na sexta pe na estrada , saio por volta das 4:30 da manha e chego em caldas novas por volta das 14:30 hrs com duas paradas , a primeira para o cafe e sanitarios , a segunda abastecer , sanitarios , esticar as pernas.
Não conheco bem os caminhos para seu destino , mas depois de uberlandia para caldas novas os postos são mais excassos , então e bom manter sempre o tanque cheio.
Sonhador,
Suas dicas são realmente preciosas quanto ao planejamento da viagem com os pequenos, vou verificar aqui junto a patroa a idéia de Caldas Novas, mas pensando bem, por ser uma viagem tão longa, com o destino certo em TO, talvez seja melhor aproveitar mais os dias por lá mesmo, e pegar algo na volta.
Acho que consigo rodar sim os 800km no dia, só devo considerar estar no Samurai, motor fraco, e tanque pequeno, calculo que deva caber somente uns 34l naquilo...rs
Então vou ter que ficar esperto com combustível, mesmo!!!
Gratidão pelas dicas, vou tratar de arrumar um dvdzinho...
abraços
Sonhador
05/11/2014, 13:04
Sonhador,
Suas dicas são realmente preciosas quanto ao planejamento da viagem com os pequenos, vou verificar aqui junto a patroa a idéia de Caldas Novas, mas pensando bem, por ser uma viagem tão longa, com o destino certo em TO, talvez seja melhor aproveitar mais os dias por lá mesmo, e pegar algo na volta.
Acho que consigo rodar sim os 800km no dia, só devo considerar estar no Samurai, motor fraco, e tanque pequeno, calculo que deva caber somente uns 34l naquilo...rs
Então vou ter que ficar esperto com combustível, mesmo!!!
Gratidão pelas dicas, vou tratar de arrumar um dvdzinho...
abraços
O DVD realmente e a melhor coisa que tenho no carro para deixar as crianças tranquilas ,
Como disse antes: frutas são a melhor coisa de alimentação para as crianças , pois são leves ,e bom uma bolsa termica para manter as frutas fresquinhas(maça, pera, morangos , uvas) , agua fresca , ate mesmo um sanduiche .
Para mim sempre deixo um energetico gelado , agua , e algum refrigerante , fruta ... deixo umas balinhas a mão , e castanhas, para ajudar a ficar atento.
Eu sempre acho que a volta e mais longa do que a ida , então prefiro ir quase direto na ida , e voltar no pinga pinga, se for socio do sesc e uma hospedagem boa e barata.
Como o tanque e pequeno e melhor apos baixar do meio tanque voce ja procurar postos para abastecer.
Vou viajar de Meriva . a autonomia da meriva e mais de 600km mas depois dos 400 ...ou 500 km dependendo da regiao ja abasteço.
Hélio_samurai
05/11/2014, 17:27
Legal, vou ter que estar sempre abastecendo mesmo, pois o tanque é pequeno.
Agora com relação ao carro, que acessórios seriam imprescindíveis, o Samuca tem bagageiro, e to pensando em colocar aqueles lockers, não sei se é esse o nome, aquele tipo "bauzinho" que vai no bagageiro, mais meu medo é ele ocupar todo o espaço do teto do carro e eu não conseguir carregar mais nada.
Acham que seria necessário ter um radiotransmissor px?
titanium
05/11/2014, 18:44
Legal, vou ter que estar sempre abastecendo mesmo, pois o tanque é pequeno.
Agora com relação ao carro, que acessórios seriam imprescindíveis, o Samuca tem bagageiro, e to pensando em colocar aqueles lockers, não sei se é esse o nome, aquele tipo "bauzinho" que vai no bagageiro, mais meu medo é ele ocupar todo o espaço do teto do carro e eu não conseguir carregar mais nada.
Acham que seria necessário ter um radiotransmissor px?
Hélio,
Se você pretende viajar com calma (o que é Ótimo!), acho melhor ir direto para o Jalapão.
Se você for tranquilo (devagar), vai fazer de 700 a 800 km no dia e não vai ficar tão cansado. Nem você e nem as crianças.
Dessa forma vai levar uns 3 dias para chegar no jalapão, mais ou menos como eu havia descrito no primeiro post.
O jalapão tem muita coisa legal, mas em 6 dias você consegue conhecer bem a região!
PS: leve Galão de 20 litros (Aqueles homologados pelo INMETRO) com gasolina extra, para não ter surpresas desagradáveis no Jalapão.
Do jalapão, você tem algumas Boas opções.
1 - ir direto para o "Sul da Bahia" e voltar para Ubatuba explorando o litoral.
2 - ir para Chapada Diamantina, cuja cidade de ponto de poio poderia ser Lençóis-BA.
3 - fazer Estrada Real, a perna que sai em Paraty. Se for fazer devagar, uns 8 dias está ótimo! Tem muitas fazendas antigas, muita história, muita cultura e Minas Gerais é um Estado fantástico!
4 - Explorar a Serra da Canastra.
EU (com o perfil de viagem que nós gostamos) iria preferir voltar pelo litoral Baiano. É simplesmente fantástico!
Mas como vocês são de Ubatuba, litoral é que não faz falta! kkkkkkkk
O fato é que com 20 dias você pode conhecer muitas coisas!
TALVEZ um roteiro que fique um pouco mais corrido, mas que certamente é um excelente passeio, é fazer JALAPÃO - Lençóis Maranhenses - Jericoacoara e vir voltando pelo litoral.
rsrs
É isso, as dicas do SONHADOR são Ótimas!
Também tenho 2 pequenos (um de 10 e uma de 6) e tenho que providenciar um DVD player! rsrs
Quanto ao Rádio PX, se você for viajar sozinho, eu acho uma boa levar um! Pois caminhoneiros ainda usam bastante!
Só observe que o PX tem que pagar para ter uma "licença" de uso. Não é prova, acho que só paga a taxa.
Abração!
Hélio_samurai
05/11/2014, 20:32
Bom, organizei um roteiro, considerando que MA e CE, vou deixar pra uma outra ocasião...rs
1º Dia – Ubatuba (SP) x Uberlândia (MG)
Distância – 811 km
Estimativa de gasto com percurso – R$350,00
2º Dia – Uberlândia (MG) x São Jorge (GO)
Distância – 670 km
Estimativa de gasto com percurso – R$215,00
3º Dia – Chapada dos Veadeiros
4º Dia – Chapada dos Veadeiros
5º Dia – São Jorge (GO) x Mateiros (TO)
Distância – 737 km
Estimativa de gasto com percurso – R$240,00
6º Dia – Japalão
7º Dia – Jalapão
8º Dia – Jalapão
9º Dia – Jalapão
10º Dia – Mateiros (TO) x Lençóis (BA)
Distância – 814 km
Estimativa de gasto com percurso – R$270,00
11º Dia – Chapada Diamantina
12º Dia – Chapada Diamantina
13º Dia – Chapada Diamantina
14º Dia – Lençóis (BA) x Trancoso (BA)
Distância – 740 km
Estimativa de gasto com percurso – R$240,00
15º Dia – Trancoso Praia
16º Dia- Trancoso Praia
17º Dia – Trancoso (BA) x Guarapari (ES)
Distância – 646 km
Estimativa de gasto com percurso – R$230,00
18º Dia - Guarapari (ES) x Ubatuba (SP)
Distância – 845 km
Estimativa de gasto com percurso – R$320,00
A idéia inicial é essa, vamos moldando de acordo com o que aparecer,
Titanium, a idéia do galão de gasolina soou muito bem, estou em busca de um destes tipo militar que seja homologado pelo Inmetro, estou pensando também em arrumar uma dessas barracas automotivas, pois não temos problema quanto ao camping, e assim economizamos nas diárias também, além de quê, eu e minha esposa adorarmos camping.
Vou buscar também o radiotransmissor, mas minha preocupação maior é a bagagem, não sei se um destes maleiros será suficiente para as bagagens visto que o Samuca não tem bagageiro interno.
Bem é isso, o que acham???
Hélio,
conheço um pouco deste roteiro que pretende fazer. Só sugiro uma pequena alteração no percurso entre Ubatuba-SP e Goiás. Já que é do Estado de SP e acredito que conheçam seu interior, sugiro um caminho alternativo até o interior do país. Trace no Google Maps para ficar mais fácil um roteiro.
ETAPA I: UBATUBA - PATOS DE MINAS/MG (cidade famosa por sua história, culinária, pistoleiros e mulher bonita. Ahh, e a famosa "festa do milho") via FORMIGA-MG. São +- 770km.
ETAPA II: PATOS DE MINAS-MG - SÃO JOÃO D'ALIANÇA-GO (cidade que fica um pouco antes da Chapada dos Veadeiros), passando por BRASÍLIA-DF para as crianças conhecerem!!! São +- 550km. Se não quiser passar por dentro de Brasília, tem opção de contornar a capital federal e ir direto. Em São João D'Aliança tem umas poucas cachoeiras, alambique e um restaurante rural com hotel integrado muito bom, barato chamado Chapéu de Couro. Este hotel é bem melhor e mais barato que hotéis piores em Alto Paraíso, que fica na Chapada. Na chapada, aconselho a gastar um pouco mais e ficar próximo à entrada do Parque, no povoado chamado São Jorge (o asfalto termina um pouco antes desta currutela). Tem hotéis bons e até camping.
ETAPA III: CHAPADA DOS VEADEIROS - JALAPÃO-TO. São +- 600km. Deixou de sugerir porque não conheço o Jalapão. Só fui até Palmas-TO.
ETAPA IV: JALAPÃO-TO - CHAPADA DIAMANTINA-BA. Sugiro pernoitar em Lençois-BA, uma cidade magnífica dentro da chapada. Conhecida internacionalmente. Esta perna é puxada, são +- 1000kms. Se fizer em um dia, será recompensado por pernoitar em Lençois. Faça sua programação em Lençois, Parque Nacional e região.
ETAPA V: LENÇOIS-BA - RIO DE CONTAS-BA. São +- 250km. Rio de Contas é uma cidade pequena, porém com rios maravilhosos e uma história muito legal, cidade antiga mesmo. Tem opção de pernoite.
ETAPA VI: RIO DE CONTAS-BA - ILHÉUS-BA. São 450km. Vai desfrutar deste litoral baiano, terra do cacau, próximo à famosa Itacaré.
ETAPA VII: ILHÉUS-BA - TRANCOSO-BA. São +- 330km. Próximo à Porto Seguro, pode pernoitar e conhecer e desfrutar a região.
ETAPA VIII: TRANCOSO-BA - GUARAPARI-ES. Daqui em diante entra a sua programação acima descrita.
É o que sugiro, nobre amigo!
Boa viagem, vá com Deus!
Hélio_samurai
06/11/2014, 19:34
Raphael, adoramos sua idéia, vamos repensar a rota de talvez ja na ida ir aproveitando o Estado de MG, outra mudança será com relação a volta que pensamos em passarna região serrana do RJ, mais precisamente em Casimiro de Abreu, onde há também muitas cachoeiras...
Raphael, obrigado pela dica,
gostaria de ressaltar que se alguém quiser se juntar a nós neste viagem é super bem vindo, viajar em mais pessoas garante maior segurança e também alegria, desde que venham com bom astral e disposição para a trip.
Estamos pensando em sair logo após ano novo, tipo dia 2/01, algo assim, tendo 20 dias para todo o trajeto, mas nada está definido ainda.
Bom é isso...estamos nos preparativos!!!!!
Qualquer dica é bem vinda"
Abraços
Que bom que gostaram da idéia! Quanto à viagem, se eu soubesse antes, poderia tentar planejar algo sim. Mas infelizmente já paguei passagens aéreas, hotel, etc... Boa viagem. Qualquer coisa, estamos às ordens!
paulosergio
10/11/2014, 16:08
Olá galera, eu e minha esposa estamos planejando nossa road trip, saindo de nossa casa em Ubatuba-SP com destino certo ao Jalapão-TO, gostariamos de saber, se alguém tem uma rota que possa ser útil, dicas de camping no trajeto, paradas que valham a pena, restaurantes, etc...estaremos com nosso Samurai e com nossos filhos, Nayanna 5 anos e Yan 2.
Qualquer informação é bem vinda.
Gratidão desde já;
abraços
Helio, qual a data da sua viagem?
Estou programando eu e meu filho de 12 anos sairmos dia 26/12 para la tambem, só que eu retorno até dia 04/01.
Hélio_samurai
10/11/2014, 18:44
Helio, qual a data da sua viagem?
Estou programando eu e meu filho de 12 anos sairmos dia 26/12 para la tambem, só que eu retorno até dia 04/01.
Paulo,
Estamos planejando sair dia 2/01, mas nada está certo ainda, vocês vão diretamente para TO?
paulosergio
11/11/2014, 08:19
Paulo,
Estamos planejando sair dia 2/01, mas nada está certo ainda, vocês vão diretamente para TO?
Sim, pretendo ir direto para la, no maximo dar uma passada pela chapada dos veadeiros, mas o foco é jalapao, vou e volto pelo mesmo caminho pois o meu tempo é curto.
Como minha esposa nao vai poder ir junto, eu tenho que guardar outras extensoes que deveriam ser dessa viagem como lençois maranhense e volta pelo litoral, para fazer com ela.
mauroL200quad
18/11/2014, 23:30
Amigo Hélio. Eu, minha esposa e nossa filha de 3 anos acabamos de fazer mais ou menos o roteiro acima. Moramos em Niterói e despachamos nossa L200 para Brasilia via cegonha e iniciamos nossa viagem de lá. Fomos para Alto Paraíso, depois Mateiros, depois Lençóis, depois Porto Seguro e de volta para casa em Niterói. Pelo que experimentamos durante nossa viagem, me parece que o seu roteiro está muito puxado para as crianças. Caso tenha interesse, posso detalhar nossa viagem, dificuldades e principalmente te passar informações sobre o trajeto Mateiros / Lençóis, que é o mais crítico da viagem.
Abraços,
Mauro
Hélio_samurai
19/11/2014, 10:37
Amigo Hélio. Eu, minha esposa e nossa filha de 3 anos acabamos de fazer mais ou menos o roteiro acima. Moramos em Niterói e despachamos nossa L200 para Brasilia via cegonha e iniciamos nossa viagem de lá. Fomos para Alto Paraíso, depois Mateiros, depois Lençóis, depois Porto Seguro e de volta para casa em Niterói. Pelo que experimentamos durante nossa viagem, me parece que o seu roteiro está muito puxado para as crianças. Caso tenha interesse, posso detalhar nossa viagem, dificuldades e principalmente te passar informações sobre o trajeto Mateiros / Lençóis, que é o mais crítico da viagem.
Abraços,
Mauro
Mauro, se for possível sim, gostaríamos que detalhasse a sua viagem para termos uma base, porque acha estar puxado para as crianças?
forte abraço
mauroL200quad
20/11/2014, 00:11
Bem Helio, é claro que depende do quanto seus filhos aguentam o tranco de passar horas dentro do carro. Apenas como referência, nossa filha viaja conosco desde 1 ano de idade, ou seja, está acostumada a viagens e NO NOSSO CASO, não viajamos mais do que 7 horas por dia com ela, pois começa a rolar um stress, especialmente se forem dois dias seguidos, e olha que temos DVD no encosto de cabeça com uma farta coleção de desenhos para entretê-la. Mas, cada caso é um caso...
De qualquer forma, vou te passar nossa recente experiência no roteiro:
Conforme falei, moramos em Niterói e tínhamos 16 dias de férias para curtir, iniciando em 30 de outubro. Decidimos começar a viagem por Brasilia, para onde despachamos nossa L200 de cegonha e fomos de avião para a capital. A decisão de não ir de carro do Rio para Brasília foi apenas em função de não perdermos 2 dias neste trajeto e sobrar mais tempo para onde estávamos focados - Chapada dos Veadeiros, Jalapão, Chapada Diamantina e Porto Seguro.
Dia 1 - Como não conhecíamos Brasília, fizemos um city tour pelos principais pontos da cidade (você pode ir no seu carro ou de ônibus 2 andares que saem do Shopping Brasília) e dormimos na Capital Federal no Calango Aero Hotel (61)31216444. Boa opção para passar a noite por R$ 150,00, café da manhã incluso.
Dia 2 - Após café, partimos para Alto Paraíso de Goias na Chapada dos Veadeiros onde ficamos na Pousada Veadeiros (62)34462060 ao custo de R$ 100,00 a diária com café da manhã (aprovado). De Brasilia são 250 km que são percorridos facilmente numa manhã, sobrando tempo à tarde para passear pela cidade de Alto Paraíso.
Dia 3 - A Chapada tem várias atrações mas em função de estarmos com nossa filha de 3 anos optamos por passar a manhã na Cachoeira dos Cristais. Fácil acesso, bom para crianças e tem estrutura de lanchonete e banheiro. À tarde, fomos a São Jorge para conhecermos o Vale da Lua, mas começou a chover e melou o passeio, pois fica perigoso sofrer uma queda nas pedras. De qualquer forma, curtimos São Jorge e voltamos no final da tarde para Alto Paraíso.
Dia 4 - Cachoeira da Loquinhas. Muito legal, com várias opções de banho ao longo da trilha mas leve comes e bebes pois não tem estrutura de apoio e você pode levar de uma manhã a um dia inteiro passeando, se quiser. No nosso caso, passamos somente a manhã na Loquinhas e saímos em direção a Mateiros logo após o almoço (com previsão de dormir em Natividade a 400 km - passamos a noite no Veredas Hotel (63)33721133 - aprovado).
Dia 5 - Saímos cedo para Mateiros (330km sendo uns 210 de terra), passando por Ponte Alta do Tocantins. Os 170km de PAT até Mateiros está com MUITA costela de vaca, fazendo nossos 4x4 quicarem bastante e com criança a bordo a situação fica ainda mais crítica. Então, em vez de ir direto para Mateiros de uma vez só, procure ir parando nas atrações do caminho. Sugiro a Cachoeira da Velha e as Dunas do Jalapão (controle seu tempo na Velha para conseguir chegar nas Dunas antes das 5 da tarde - o por do sol lá de cima vale a pena). Chegamos a Mateiros à noite e ficamos na Pousada Vereda Tropical (63)35341071, ao custo de R$ 150,00 a diária com café incluso (aprovado).
Dia 6 - Manhã no Fervedouro, altamente recomendável para as crianças... E à tarde para satisfazer a necessidade de comprinhas da Patroa, fomos ao povoado Quilombola para comprar artesanato de capim dourado.
Dia 7 - Podíamos ficar mais tempo em Mateiros mas decidimos partir para Lençóis na Chapada Diamantina (850km) saindo de Mateiros em direção a Bahia - a idéia era dormir no caminho e não fazer estes 850km em apenas um dia. Partimos cedo, e mesmo munido de mapas, gps, referências, etc, não encontramos o caminho para a Bahia, pois estávamos focados em passar pela BA-225 em direção a Formosa do Rio Preto (ver googlemaps ou Earth) e este caminho se revelou intransitável. Após percorrermos mais da metade da estrada, nos deparamos com erosões que exigiram primeira reduzida para passar e logo depois, encontramos a estrada sendo "anexada" à fazenda vizinha; tinham passado o arado e com as chuvas você pode imaginar como ficou o lamaçal. Como eu viajava sozinho, sem outro carro para ajudar em caso de necessidade, decidi não encarar e procurar outro caminho que não a BA-225, mas já estava tarde e optamos por voltar para Mateiros e recomeçarmos tudo de novo na manhã seguinte. Então ATENÇÃO, NÃO recomendo passar pela BA-225. Deixei esposa e filha no hotel e fui na Cia de Eletricidade em Mateiros para conversar com o pessoal (eles conhecem todos os caminhos, já que trabalham energizando tudo...) e consegui boa orientação de como sair de Mateiros em direção a Bahia.
Dia 8 - Saímos para a Bahia logo cedo. Abaixo as dicas do pessoal da Cia de eletricidade:
a. zere o odômetro na saída de Mateiros
b. no km 22 encontrará a Pousada Galhão - siga em frente
c. no km 28 a estrada faz uma curva para a esquerda, mas tem uma entrada secundária em frente. Siga na secundária.
d. no km 48 cruza em diagonal uma estrada - siga em frente
e. no km 52 você vai dar de cara com uma cerca de fazenda, vire à direita contornando a cerca e logo depois à esquerda contornando a cerca. Siga sempre ao lado da cerca até o km 78 onde existe um posto fiscal.
f. dobre a direita no posto fiscal e no km 110 encontre o entroncamento com a BR-135 que leva a Formosa do Rio Preto.
Nós levamos 5 horas de Mateiros até Formosa. Continuamos na estrada para Lençóis, mas já havíamos decidido dormir em alguma cidade no caminho, o que aconteceu em Ibotirama, cidade cruzada pelo Rio São Francisco.
Dia 9 e 10 - Depois de uma dormida boa e acordando sem pressa, partimos para Lençóis na Chapada Diamantina, onde chegamos na hora do almoço. Ficamos na Pousada da Rita, R$ 120,00 a diária com café (aprovado). Lençóis é muito legal e dá para curtir bem a cidade. Já as atrações são em sua maioria para quem não está com crianças pequenas, pois as caminhadas são longas e cansativas. De qualquer forma, fomos a gruta da Pratinha, que é ótimo para a criançada e não perca o por do sol no morro do Pai Inácio, mas cuidado pois o acesso ao morro se encerra às 5 da tarde.
Dia 11 a 16 - Saímos para Porto Seguro onde ficamos 4 dias e voltamos para casa em Niterói.
Espero ter ajudado, especialmente no trecho de saída de Mateiros para Bahia e mais uma coisa...
Estou com minha esposa aqui do lado e ela me pede para falar para sua esposa novamente: PODE NÃO PARECER, MAS RODAR MAIS DE 6 OU 7 HORAS POR DIA NESTE ROTEIRO É EXTREMAMENTE CANSATIVO PARA AS CRIANÇAS. Assim, aproveite as estradas e curta os caminhos. Afinal de contas é por isso que vamos de 4x4 e não de avião.
Grande abraço e boa viagem.
Mande notícias depois...
Mauro, Jaqueline e Bia.
Sonhador
20/11/2014, 10:14
Gostei das dicas do Mauro ,
e no meu caso com minhas meninas ...para poder rodar mais , eu sempre saio na madrugada enquanto elas estão com bastante sono , cubro as janelas laterais para ficar mais tempo escuro.
Nesse mes fui ate caldas novas partindo de SP rodei em torno de 800 km de ida sai as 5 hrs e cheguei as 15 hrs . foram 10 horas rodando. mas foi so um dia para ir e depois de uma semana mais um dia para voltar.... na volta por causa da hospedagem acabei saindo um pouco mais tarde ...o trajeto foi um pouco mais stressante para as meninas(viajem toda feita de dia). na volta ainda demorei um pouco mais por um desvio que tive de fazer por vontade da esposa , e pelo transito na chegada a SP.
Como ja citei antes alem do DVD , tem algumas paradas que demorei um pouco mais, principalmente quando tem algum parquinho . as vezes fazer algumas paradas a mais ...principalmente em postos bons assim como graal ou frango assado.
Alem de ajudar a descansar as crianças ...tbem descansa o piloto.
A ideia do Mauro de mandar o carro por cegonha a um ponto mais a frente e depois dirigir os trechos menores e muito boa , ainda mais qdo serão varios dias de viajem.
mauroL200quad
20/11/2014, 22:43
Helio, corrigindo meus comentários, note que no item "f" do trajeto de Mateiros saindo para a Bahia, no km 110 você chegará na Coaceral e não no entroncamento com a BR 135. Para o entroncamento com a BR 135 você ainda vai rodar mais ou menos uma hora de um asfalto extremamente esburacado.
mauroL200quad
20/11/2014, 22:45
Helio, corrigindo meus comentários, note que no item "f" abaixo, do trajeto de Mateiros saindo para a Bahia, no km 110 você chegará na Coaceral e não no entroncamento com a BR 135. Para o entroncamento com a BR 135 você ainda vai rodar mais ou menos uma hora de um asfalto extremamente esburacado.
Hélio_samurai
11/12/2014, 11:43
Mauro, muito obrigado pelas dicas, estaremos saindo no dia 26/11 ja de Ribeirão Preto.
Ainda não definimos toda a rota, mas talvez haverá mudanças, devido a diminuição de tempo disponível para esta viagem.
Abração!!!
Caros,
Pretendo ir em breve ao Jalapão, embora ainda não tenha data, acompanhei a discuçao de vcs gostei muito das dicas de todos (tb tenho um criança de 4anos que nos acompanha) ... Obrigado !
Helio,
Quando puder, pf nos relate sua viagem ...
Abs
Mtportilho
22/01/2015, 03:56
Também estarei indo este ano em breve ao jalapão, criei ate um novo topico buscando companhia pra realizar o trajeto, visto q vai somente eu e a patroa, estamos pensando em ir ainda no primeiro semestre, ja estou preparando a viatura colocando um guincho e tentanto providenciar uma campings world ou uma sumatra mas o preco e um absurdo kkkk!
AngelSteckel
16/01/2016, 09:40
Também estarei indo este ano em breve ao jalapão, criei ate um novo topico buscando companhia pra realizar o trajeto, visto q vai somente eu e a patroa, estamos pensando em ir ainda no primeiro semestre, ja estou preparando a viatura colocando um guincho e tentanto providenciar uma campings world ou uma sumatra mas o preco e um absurdo kkkk!
e ai Mtportilho eu to morando em goianésia tbm e acho que vou ao jalapão em maio ainda estou definindo a data por trabalho a temporada tenho uma sw4 , vamos falando ai uma hra combinar umas trilhas... qlqer coisa add no whatsapp (62) 96998283
wagner4wd
10/04/2016, 17:16
encarou a trip com o samuca ou não?
Hélio_samurai
19/06/2017, 10:37
encarou a trip com o samuca ou não?
Wagner, acabamos por conta de contratempos não concluindo a viagem com o Samurai, hoje estamos com uma SW4, e temos os roteiros salvos, estamos replanejando a trip.
Grande abraço